segunda-feira, 12 de julho de 2010

Quem é Esse que Pastoreia com Compaixão?

Conhecendo Jesus / Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 6:30-44 - (Mt 14.13-21; Lc 9.10-17; Jo 6.1-15) 30 Os apóstolos reuniram-se a Jesus e lhe relataram tudo o que tinham feito e ensinado. 31 Havia muita gente indo e vindo, ao ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco”. 32 Então eles se afastaram num barco para um lugar deserto. 33 Mas muitos dos que os viram retirar-se, tendo-os reconhecido, correram a pé de todas as cidades e chegaram lá antes deles.34 Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas. 35 Já era tarde e, por isso, os seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já é tarde. 36 Manda embora o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar algo para comer”. 37 Ele, porém, respondeu: “Dêem-lhes vocês algo para comer”. Eles lhe disseram: “Isto exigiria duzentos denários! Devemos gastar tanto dinheiro em pão e dar-lhes de comer?” 38 Perguntou ele: “Quantos pães vocês têm?Verifiquem”. Quando ficaram sabendo, disseram: “Cinco pães e dois peixes”. 39 Então Jesus ordenou que fizessem todo o povo assentar-se em grupos na grama verde. 40 Assim, eles se assentaram em grupos de cem e de cinqüenta. 41 Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, entregou-os aos seus discípulos para que os servissem ao povo. E também dividiu os dois peixes entre todos eles. 42 Todos comeram e ficaram satisfeitos, 43 e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. 44 Os que comeram foram cinco mil homens.

Introdução e Contextualização:

· Essa é uma história bastante conhecida. A maioria das pessoas já ouviu falar do “milagre da multiplicação”, mas poucas pessoas entendem o profundo significado que ela tem na revelação da glória de Deus através da compaixão, soberania e providência de Jesus!

· Precisamos conhecer nosso Senhor e Salvador, precisamos ter entendimento e contato com as ações de Jesus, por isso temos estudado por quase um ano o evangelho de Marcos.

Deus nos deu 4 Evangelhos, livros, antes de entrarmos nas outras cartas do Novo Testamento. Se nós não conhecemos o nosso Salvador fica impossível de entender o resto.

O meu prazer é expor para vocês a vida de Jesus nos seus mínimos detalhes, pois só assim podemos ser transformados (santificados) e outras pessoas sejam convertidas.

II Cor. 4:5-6 -Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.

II Cor. 3:18 -Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

· Nessa história fantástica vemos a glória de Deus – o Yahweh Jireh = o Deus que providência, na face de Jesus! Ele providência descanso, a Verdade e alimento!

· Somente dois milagres são relatados nos 4 Evangelhos: esse da multiplicação dos 5 pães e 2 peixes; e a ressurreição de Jesus! Então vemos que realmente esse milagre é de extrema importância!

· Muitos usaram e usam de alegoria para interpretar essa passagem. Esse não é o meu objetivo. Vamos ver qual foi o objetivo de Jesus em alimentar essa multidão e qual o propósito de Marcos!

Contextualização:

· Essa história continua dois temas já estabelecidos por Marcos:

1 – Continua a narrativa na qual Jesus enviou seus discípulos para pregarem e ministrarem com a Sua autoridade (6:7-13). Agora eles voltam para relatar o que aconteceu (v.30).

2 – Continua a desvendar a pergunta feita pelos discípulos no barco – “quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (4:41).

· O ministério de Jesus na região da Galiléia está chegando a seu fim, esse é o ultimo grande milagre feito para o público naquela região antes de Jesus partir. A partir daí Jesus focará mais nos 12 e a multidão diminuirá.

· Esse acontecimento é muito importante, pois mais do que o show da multiplicação dos pães e peixes Jesus quer ensinar uma lição para seus discípulos. Uma lição que veremos em 6:52 eles não entenderam, e começando com essa história os discípulos são mostrados de forma “negativa”, no sentido de que eles fracassaram muitas vezes em compreender quem era realmente Jesus.

· A história anterior nos mostra que muitos ainda têm dúvidas de quem é esse Jesus. Seria Ele apenas um profeta como João Batista e Elias? Seria Ele apenas um operador de milagres? Ou seria Jesus um novo líder revolucionário como essa multidão pensa ser?

Jesus se revela ser muito mais que apenas um grande profeta. Ele se mostra ser o “Bom Pastor” de Salmo 23, aquele que tem compaixão pelas vidas e nutri o rebanho de Israel. Ele revela ser o Deus todo poderoso que tem autoridade sobre as leis da física e do natural. Ele se mostra ser o novo Josué que lidera um povo no deserto sem líder. Ele se revela como o deus todo poderoso que providenciou o maná no deserto!

· Enquanto Herodes tem seu banquete num palácio com os grandes da Galiléia, Jesus está num lugar solitário com uma multidão de pessoas sem importância comendo uma comida simples.

Divisão do Estudo:

I – JESUS TEM COMPAIXÃO PARA COM SEUS DISCÍPULOS (vs.30-32)

ELE PROVÊ DESCANSO

II – JESUS TEM COMPAIXÃO PARA COM A MULTIDÃO (vs.33-44)

ELE PROVÊ A VERDADE E ALIMENTO

I – JESUS TEM COMPAIXÃO PARA COM SEUS DISCÍPULOS (vs.30-32)

30 Os apóstolos reuniram-se a Jesus e lhe relataram tudo o que tinham feito e ensinado. 31 Havia muita gente indo e vindo, ao ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco”. 32 Então eles se afastaram num barco para um lugar deserto.

Em 6:7-13 temos o relato de que Jesus, após ser desprezado em sua cidade, enviou seus 12 discípulos para pregarem e ministrarem através de sua autoridade, cumprindo assim o chamado feito em 3:14-15. Ao pregarem por algumas semanas (ou meses) o nome de Jesus se espalhou ao ponto de cair nos ouvidos do tetrarca Herodes (6:14-16).

Agora Marcos relata a volta dos discípulos após a primeira curta missão deles sem a presença física de Jesus. Eles voltam ansiosos para contar tudo o que eles tinham feito.

Jesus vê que eles trabalharam bastante e decide sair para um “retiro” com esses homens.

Jesus tem compaixão dos seus discípulos e provê descanso!

V.31 “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco”– duas palavras importantes:

Lugar Deserto (ἔρημον(s) τόπον(s))= lugar solitário ou inabitado, não necessariamente deserto, visto que havia grama (v.39) e aldeias ao redor (v.36).

Frequentemente Jesus tirava seus discípulos do meio da multidão (4:34; 9:2,28; 13:3) para descanso e instruções particulares.

Descansem (ναπαύω)= descasar, cessar trabalho para ganhar força. Era uma palavra militar usada para os soldados descansarem.

Jesus vê que seus homens precisam sair do meio de todos e descansarem de tudo, literalmente cessarem todo trabalho.

Nesses versículos temos a compaixão de Jesus para com seus discípulos. Alguém que se importa com o que eles estavam passando.

Jesus sabia do cansaço, ele havia estado exausto – em Marcos 4:38 Jesus dormiu na popa do barco durante a tempestade – então Ele chama os seus homens para descansarem.

Ministrar é cansativo, pregar a Palavra de Deus é uma grande responsabilidade que exausta o físico e o espírito.

Jesus revela a esses homens que Ele se importa muito com o bem-estar dos seus seguidores.

Ele leva esses homens para junto dele para que eles possam contar tudo e descansarem!

Ao saírem com Jesus para um lugar solitário e contarem as coisas para Ele eles achariam descanso!

Mat.11:28 - Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

** Mas dentro desse retiro Jesus ainda lhes ensinaria uma lição!

II – JESUS TEM COMPAIXÃO PARA COM A MULTIDÃO (vs.33-44)

33 Mas muitos dos que os viram retirar-se, tendo-os reconhecido, correram a pé de todas as cidades e chegaram lá antes deles.

(o pessoal foi correndo literalmente alguns bons quilômetros) - 34 Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas. 35 Já era tarde e, por isso, os seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já é tarde. 36 Manda embora o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar algo para comer”. 37 Ele, porém, respondeu: “Dêem-lhes vocês algo para comer”. Eles lhe disseram: “Isto exigiria duzentos denários! Devemos gastar tanto dinheiro em pão e dar-lhes de comer?” 38 Perguntou ele: “Quantos pães vocês têm?Verifiquem”. Quando ficaram sabendo, disseram: “Cinco pães e dois peixes”. 39 Então Jesus ordenou que fizessem todo o povo assentar-se em grupos na grama verde. 40 Assim, eles se assentaram em grupos de cem e de cinqüenta. 41 Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, entregou-os aos seus discípulos para que os servissem ao povo. E também dividiu os dois peixes entre todos eles. 42 Todos comeram e ficaram satisfeitos, 43 e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. 44 Os que comeram foram cinco mil homens.

Marcos não relata muitos detalhes nesta história, pois o foco dele é outro. Quando colocamos os relatos de Marcos e João em paralelos vemos que todas essas pessoas correram atrás de Jesus, pois eles tinham visto os milagres (João 6:1-2 -Algum tempo depois, Jesus partiu para a outra margem do mar da Galiléia (ou seja, do mar de Tiberíades) 2 e grande multidão continuava a segui-lo, porque vira os sinais miraculosos que ele tinha realizado nos doentes.) e viram em Jesus o poder e o carisma de um líder.

Talvez estivessem instigados em levantar Jesus como um novo líder revolucionário.

É Jesus Um Líder Revolucionário Militar como eles queriam e esperavam?

Pela quantidade de gente essas pessoas já estavam na expectativa de ver Jesus e seus discípulos, não parece ter sido algo do momento. O que parece é que esses 5 mil homens estavam na expectativa de receberem esses homens como um exército revolucionário!

Jesus passou a ser conhecido por muitas pessoas, até mesmo Herodes ouviu sobre Jesus. O carisma, o cuidado e a autoridade de Jesus e seus discípulos instigaram alguns homens de Israel a ver Jesus como um revolucionário.

Tudo leva a crer que era uma tentativa político-militar de levantar Jesus:

*A linguagem de Jesus reflete uma linguagem militar.I Reis 22:17 - Então Micaías respondeu: "Vi todo o Israel espalhado pelas colinas, como ovelhas sem pastor (nesse contexto é o exército de Israel sem um líder), e o Senhor dizer: ‘Estes não têm dono. Cada um volte para casa em paz’ ".

*As fileiras de 50 e 100 homens refletem a organização militar do exército romano.

*O deserto era um lugar onde começavam as grandes revoltas (Qumran, Teudas (At.5:36) e vários outros).

*Veja o relato de João sobre o mesmo incidente: “Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: "Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo". Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte.” (6:14-15).

· Tudo dá a entender que esses homens querem um novo “rei”, um novo líder. Mas Marcos nada nos informa a respeito do que os 5 mil homens estavam pensando.

Jesus usa esse contexto todo, toda essa expectativa do povo para revelar uma outra coisa:

COMPAIXÃO, ENSINO e SUA DIVINDADE ao invés de organização militar!

**Ao invés de providenciar uma revolta armada tirando do poder Herodes, Pilatos e Cesar – Jesus prove 2 outras coisas: Alimento para a Alma e Alimento para o Corpo!

V.34 - - o versículo-chave dessa passagem. “Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas.”

Imagine a Cena: Jesus havia saído com seus discípulos para um “retiro” espiritual com o objetivo de ir para um lugar solitário para ter um tempo mais profundo com seus homens. Quando Jesus sai do barco Ele vê aquele grande alvoroço, aquela barulheira de mais de 10 mil pessoas querendo tocar-lhe e falar com Ele - muitos líderes evangélicos, hoje em dia, teriam ficado irritados e se locomoveriam para outro lugar - mas o Senhor Jesus olha para aqueles milhares de pessoas, pessoas sem entendimento algum de quem Ele era e qual era Sua missão e Ele tem compaixão (σπλαγχνίζομαι – ser comovido internamente, literalmente ter o estômago movido, pois achavam diziam que o estômago era o centro das emoções)!

O coração dEle se quebra ao ver todas aquelas pessoas perdidas!Pessoas sem proteção e cuidado espiritual algum!

· “Como Ovelhas sem Pastor” --- Isso representa um povo vulnerável, incapaz de chegar a lugar algum. Um povo que necessita urgentemente de cuidado para que não sejam devorados pelos predadores. Ovelha sem pastor e termo conhecido no Antigo Testamento e para uma sociedade agricola era facil de se entender.

· A metafora de “pastor” é usada para Deus (Sl.23; 80:1; Jer.13:17) e para homens (II Sam.5:2; Jer.10:21;23:1) no Antigo Testamento.

“porque eram como ovelhas sem pastor - Essa frase tem uma associação muito grande com Números 27, onde o texto trata de um sucessor para Moisés. Após Moises ser lembrado por Deus que ele não entraria na Terra Prometida (vs.12-14), ele pede ao Senhor por um sucessor, pois ele via Israel como um rebanho sem um pastor.

Josué seria aquele em quem o Espírito de Deus capacitaria para essa nova tarefa.

Num.27:15-18 - Moisés disse ao Senhor:"Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade para conduzi-los em suas batalhas, para que a comunidade do Senhor não seja como ovelhas sem pastor".Então o Senhor disse a Moisés: "Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele.

Visto que Marcos tem toda uma ênfase no Novo Êxodo proclamado por Isaias não é de se estranhar essa metáfora. No contexto de Marcos essa metáfora é aplicada principalmente com relação ao Êxodo liderado por Yahweh – Salmo 78:51-55, 70-72 – E feriu a todo primogênito no Egito, primícias da sua força nas tendas de Cão. Mas fez com que o seu povo saísse como ovelhas, e os guiou pelo deserto como um rebanho. E os guiou com segurança, que não temeram; mas o mar cobriu os seus inimigos. E os trouxe até ao termo do seu santuário, até este monte que a sua destra adquiriu. E expulsou os gentios de diante deles, e lhes dividiu uma herança por linha, e fez habitar em suas tendas as tribos de Israel....70-72 Também elegeu a Davi seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas; E o tirou do cuidado das que se acharam prenhes; para apascentar a Jacó, seu povo, e a Israel, sua herança. Assim os apascentou, segundo a integridade do seu coração, e os guiou pela perícia de suas mãos.

Salmo 77:20 relata o pastoreio de Moisés e Arão– v.14 Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos.v.20 Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão..

Isaias usa essa imagem do pastoreio como chave para o tema do novo Êxodo!

Isaias 40 relata a libertação do povo do cativeiro babilônico, mas muito além do cativeiro babilônico ele fala do verdadeiro Êxodo – da libertação do povo de Deus cativeiro da morte e do pecado que era simbolizado por Babilônia.

Em Isaias 40, o profeta descreve Deus como um Poderoso Guerreiro e Carinhoso Pastor:

40:1-11! Ver versículos 10 e 11 - Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face. Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.

Isaias fala do rei persa Ciro como um pastor que levaria o povo de Deus de volta a sua terra 44:28 - Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado.- Ciro nada mais foi que sombra do que Jesus iria fazer de forma espiritual e real.

Para Isaias o Messias, o Servo Sofredor seria ao mesmo tempo o Guerreiro Yahweh e o Cuidadoso Pastor de Israel.

Após a grande liderança de Moisés o povo de Israel ficou na expectativa de um rei. O rei que Israel mais adorou foi um pastor de ovelhas chamado Davi Salmo 78:70-72 - Escolheu o seu servo Davi e o tirou do aprisco das ovelhas, do pastoreio de ovelhas para ser o pastor de Jacó, seu povo, de Israel, sua herança. E de coração íntegro Davi os pastoreou, com mãos experientes os conduziu.! E foi da linhagem de Davi que se esperavam o messias, um rei-pastor como Davi!

Agora veja Ezequiel 34, onde o profeta relata o sofrimento do povo sob o governo opressivo de Israel, líderes sem compaixão nenhuma pelas vidas, o oposto de Davi.

Ezequiel 34:1-25 – ver em especial versículos 6, 8 e 11-16!

Nessa passagem assim como em Isaias 40:11, o Senhor irá ele mesmo resgatar as suas ovelhas e leva-las aos pastos verdes. E colocará sobre elas um rei-pastor como Davi (vs.23-24).

“O entendimento de Israel de Yahweh como um Pastor carinhoso e poderoso vem do primeiro Êxodo, quando o Senhor os guiou, os cuidou e os alimentou através da liderança de Moisés. Da mesma forma no novo Êxodo profetizado por Isaias o Senhor que é Guerreiro e Pastor Carinhoso irá guiar seu povo através de um novo líder. Apesar de Josué ser o sucessor de Moisés em Números 27 é Davi quem realmente se torna o rei-pastor de Israel – e é da linhagem desse grande rei que há a esperança do Messias!” (Commentary on the New Testament Use of the Old Testament – G.K. Beale and Carson, Baker).

No contexto de Marcos ao vermos toda a hostilidade e falta de compaixão dos líderes religiosos de Israel para com Jesus e a violencia de Herodes ao assassinar João Batista, o profeta de Deus – Israel é realmente como ovelha sem pastor!

Jesus se revela como o tão esperado bom pastor! * O povo no deserto (como estava Israel); * Jesus ensina sobre o Reino de Deus (como Moisés passou o Tora); * A organização da multidão em formação de 50 e 100 (como Israel em Ex. 18:21); * A providencia de alimento no deserto (como Israel foi alimentado no deserto).

E assim como em Números 27 houve um Josué, homem cheio do Espírito, aqui há um novo comandante militar Jesus (grego para Josué), homem cheio do Espírito (Mc.1:10) que lidera o Israel de Deus numa nova conquista - destruindo legiões (5:9,15).

Jesus o rejeitado “pastor” (6:1-6), cheio de compaixão (6:34) e poder (6:7) é quem expõe os pecados e a incapacidades dos líderes de Israel e fielmente lidera suas ovelhas para o pasto verde!

Interessante que assim como no Salmo 78, o salmista liga o cuidado de Deus para com Israel ao demonstrar o poder de Deus sobre o mar e na provisão de alimento (78:12-20) com o estabelecimento de Davi como pastor-rei (78:70-72), Marcos também apresenta Jesus como o pastor-rei num contexto de provisão de alimentos e autoridade sobre o mar!

Por mais semelhante que Jesus seja com Moisés, Josué e Davi toda semelhança murcha diante da autoridade e poder desse novo Rei. Ao acalmar a tempestade, libertar os endemoninhados, ressuscitar os mortos Jesus revela ser o Guerreiro e Pastor Deus encarnado!

O Deus todo poderoso e cheio de compaixão foi em pessoa, encarnado, resgatar Suas ovelhas!

Ao falar que essas pessoas eram como ovelhas sem pastor, Jesus declara toda a incapacidade e ignorância dos líderes de Israel. Líderes que não se importavam com o povo. Herodes foi um exemplo claro em 6:14-29 e os lideres religiosos serao acusados!

· “Teve Compaixão Deles e Começou a Ensinar!” --- A compaixão de Jesus não o leva a apenas fazer muitas curas, providenciar dinheiro, restaurar lares, mas a ensinar a Palavra do Pai!

A compaixão de Jesus não faz com que Ele levante homens e guerreie contra Roma, como muitos assim fizeram e queriam que Ele fizesse.

O Bom Pastor começa a cuidar dessas ovelhas – nutrindo, curando e guiando elas através da Palavra de Deus!

Jesus Provê a Verdade! Yahweh Jireh – o senhor proverá – Provê a Verdade!

Veja a conversa de Jesus e Pedro em João: “Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros". Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas". Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas.” (João 21:15-17).

O sinal de um pastor que ama Jesus e ama as ovelhas é cuidado na alimentação delas! A pregação, o ensino e a vida de estudo de um pastor dizem MUTO sobre o amor dele para com Jesus e para com o rebanho de Deus.

É a Escritura, a Palavra de Deus que cura, santifica, guarda e converte!

Salmo 119:9 – Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.

119:11 – Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

119:28 – A minha alma se consome de tristeza; fortalece-me conforme a tua palavra.

119:76 – Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua palavra ao teu servo.

119:105 – A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.

Rom.10:17 – Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Jo.17:17 - Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

A Preocupação dos Discípulos:

35 Já era tarde e, por isso, os seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já é tarde. 36 Manda embora o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar algo para comer”.

“Já era Tarde” -- - isso quer dizer que já era final da tarde – por volta das 17h, hora do jantar.

Os discípulos ficam preocupados com todas aquelas pessoas e eles tentam lembrar Jesus que era hora de parar de ensinar e enviar as pessoas embora!

Consigo imaginar Pedro chegando pertinho de Jesus e dizendo,“Oh Jesus, você está pregando já faz maior tempo, o pessoal está ficando com fome, está na hora da janta – talvez tenha esquecido que a gente está num lugar meio distante de tudo, não tem nenhuma padaria aqui. Acho melhor você mandar essa gente embora!”

Apesar de Jesus sempre ser o líder, vemos que várias vezes os discípulos sentem a necessidade de informar Jesus de algo (1:36-37; 4:38; 10:13). Com certeza Jesus tinha um grande senso de humor!

O Teste de Jesus para os Discípulos:

* Como falei no começo Jesus chamou seus discípulos para um retiro espiritual, para que pudessem descansar, mas também para aprender uma nova lição!

A lição do Milagre da Multiplicação!!!!

37 Ele, porém, respondeu: “Dêem-lhes vocês algo para comer”.

“Poxa, quando vocês foram, as pessoas não providenciaram alimento para vocês? Agora é a vez de vocês! Vocês não fizeram um monte de milagre? Faz mais um!”

Jesus coloca sobre esses homens a responsabilidade de providenciar alimento para todas essas pessoas.

Eles não gostam da resposta de Jesus! Eles lhe disseram: “Isto exigiria duzentos denários (denário era o salário de um dia de trabalho – isso mostra que seria mais de 200 dias de trabalho, mais de ½ ano de trabalho para providenciar para um bando de estranhos)! Devemos gastar tanto dinheiro em pão e dar-lhes de comer?”

A história lembra o ocorrido com Eliseu em II Reis 4:38-44 - Depois Eliseu voltou a Gilgal. Nesse tempo a fome assolava a região. Veio um homem de Baal-Salisa, trazendo ao homem de Deus vinte pães de cevada, feitos dos primeiros grãos da colheita, e também algumas espigas verdes. Então Eliseu ordenou ao seu servo: "Sirva a todos". O auxiliar de Eliseu perguntou: "Como poderei servir isso a cem homens? " Eliseu, porém, respondeu: "Sirva a todos, pois assim diz o Senhor: ‘Eles comerão, e ainda sobrará’ Então ele serviu a todos, e conforme a palavra do Senhor, eles comeram e ainda sobrou. "..

E também a história de Moisés em Números 11:22-24 - Disse, porém, Moisés: "Aqui estou eu no meio de seiscentos mil homens de pé, e dizes: ‘Darei a eles carne para comerem durante um mês inteiro!’ Será que haveria o suficiente para eles se todos os rebanhos fossem abatidos? Será que haveria o suficiente para eles se todos os peixes do mar fossem apanhados?" O Senhor respondeu a Moisés: "Estará limitado o poder do Senhor? Agora você verá se a minha palavra se cumprirá ou não"..

Pães e Peixes:

Jesus pergunta quantos pães eles tinham. Havia um total de 5 pães e dois peixes! Os números não são para ser alegorizados (5 pães = 5 livros da Lei; 12 cestos = 12 tribos de Israel etc.), mas mostra a historicidade do fato!

João 6, nos diz que André achou um garoto com 5 pães e 2 peixes

O interessante é que esses dois alimentos são referidos no tempo em que Israel esteve no deserto:

Num.11:5-6 - Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná!.

Ex.3:4-5 - Disseram-lhes os israelitas: "Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão!" Disse, porém, o Senhor a Moisés: "Eu lhes farei chover pão do céu.

Jesus usa o pão e o peixe para alimentar essas pessoas e mostrar compaixão para com eles!

Vs.39-40 - 39 Então Jesus ordenou que fizessem todo o povo assentar-se em grupos na grama verde (um milagre - mais de 15 mil pessoas, como num estádio, todos obedecem em ordem). 40 Assim, eles se assentaram em grupos de cem e de cinqüenta (ficava fácil de organizar).

Na Grama Verde” - - - mostra talvez a época do ano, por volta da primavera.

E caracteriza Jesus como o Bom Pastor do Salmo 23 (O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar).

***A linguagem militar de “ordenou” (v.39) e “grupos de 100 e 50” (v.40) juntamente com a linguagem de festa “grupos” (συμπόσιον - grupos que comem e bebem em festas) – nos leva a ter uma visão de um grande grupo de pessoas com ordem, mas muita alegria e festa!

Esse ar de ordem e festividade aponta para o grande Banquete do Messias quando Jesus voltar!

Vs.41- Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, entregou-os aos seus discípulos para que os servissem ao povo. E também dividiu os dois peixes entre todos eles.

Apesar desses 4 verbos aparecerem na Ultima Ceia (tomar o pão, quebrar, partir e agradecer) eles eram normalmente usados pelos cabeças das famílias antes da refeição!

A tradição judaica tinha uma grande ênfase na oração antes e depois do comer!

Até agora só fomos informados dos 5 pães e 2 peixes, nada mais! E é sobre esses 7 elementos que Jesus ora.

Vs. 42-43 - Todos comeram e ficaram satisfeitos, 43 e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe.

Jesus Provê o Alimento!

O milagre da multiplicação! Aquele que criou todas as coisas do nada tem o poder para criar alimento do nada! (Heb.11:3 - Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.).

Muitos estudiosos tentam explicar esse milagre como sendo o “milagre da repartição”, eles dizem que Jesus não multiplicou o alimento do nada, mas que as pessoas foram tocadas pelo ensino e começaram a dividir tudo o que tinha.

O que fica claro é que Jesus tinha autoridade e o poder para fazer esse milagre! Ele partia os pães e eles eram multiplicados sobrenaturalmente!

A ênfase é dada: eles não só comeram, mas também ficaram satisfeitos (no grego – ficaram cheios, engorda de animais)!

O Bom Pastor supriu toda necessidade.

Assim como Deus providenciou o maná no deserto, agora Jesus providência pão no deserto!

Jesus se revela como alguém superior a Moises e Eliseu! Ele prova ser o Messias, visto que no judaísmo havia a expectativa de que o Messias daria o maná na era escatológica (Apoc.2:17).

Sobram 12 cestos --- esses cestos era um cesto normal de viagem para levar comida.

V.44 - Os que comeram foram cinco mil homens. --- a população da região toda de Cafarnaum era de +- 10 mil pessoas. O número de pessoas é completamente adequado, já que versículo 33 nos diz que pessoas de todas as regiões vieram vê-los. Um total de mais de 15 mil pessoas comeram!

*** Essa multidão toda continua não crendo que Jesus era o Deus vivo. Por um momento eles acreditam que Jesus é o profeta verdadeiro (Jo. 6:14), mas logo que o tempo e a emoção do momento passam e a noite vem, já no outro dia eles esquecem e começam a procurar Jesus para receberem mais pães! Eles gostaram dessa idéia de receber pão de graça, e agora querem o café da manhã. Jesus usa essa oportunidade para pregar a verdade sobre o que é comer o pão verdadeiro, isto é participar dos sofrimentos dEle.

O povo não gosta e se escandaliza! Muitos dos discípulos o abandonam (6:60). Em 6:67 ele pergunta se os outros discípulos querem partir também, veja a resposta de Pedro (6:68-69).

Por isso a região de Betsaida é condenada por Jesus – Lucas 10:13-14 - "Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês o fossem em Tiro e Sidom, há muito tempo elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas. Mas no juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês..

Conclusão:Quem é Esse que Pastoreia com Compaixão?

Esse é Jesus o único capaz de prover o descanso verdadeiro! Jesus se importa com a nossa situação e nos chama a descansar nEle! Mat.11:28 - Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

2) Esse é Jesus o Bom Pastor – que tem compaixão das Suas ovelhas e as alimenta, as cuida e as guia com a Palavra de Deus.

3) Esse é Jesus que provê para as nossas necessidades!

4) Esse é Jesus o Deus encarnado capaz de fazer milagres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário