segunda-feira, 19 de julho de 2010

Quem é Esse que Anda Sobre as Águas?

Conhecendo Jesus / Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 6:45-56 (Mt 14.22-36; Jo 6.16-24) 45 Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. 46 Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar. 47 Ao anoitecer, o barco estava no meio do mar, e Jesus se achava sozinho em terra. 48 Ele viu os discípulos remando com dificuldade, porque o vento soprava contra eles. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar; e estava já a ponto de passar por eles. 49 Quando o viram andando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma. Então gritaram, 50 pois todos o tinham visto e ficaram aterrorizados. Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu! Não tenham medo!” 51 Então subiu no barco para junto deles, e o vento se acalmou; e eles ficaram atônitos, 52 pois não tinham entendido o milagre dos pães. O coração deles estava endurecido. 53 Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré e ali amarraram o barco. 54 Logo que desembarcaram, o povo reconheceu Jesus. 55 Eles percorriam toda aquela região e levavam os doentes em macas, para onde ouviam que ele estava. 56 E aonde quer que ele fosse, povoados, cidades ou campos, levavam os doentes para as praças. Suplicavam-lhe que pudessem pelo menos tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocavam eram curados.

Introdução e Contextualização:

· Continuamos a olhar a glória de Deus na face de Jesus para que nossas vidas sejam transformadas de glória em glória. Nada melhor que contemplarmos a glória do Pai na vida de Jesus revelada no Evangelho de Marcos.

Essa historia do barco não pode ser confundida com a outra que vimos em 4:35-41, apesar de haver varias semelhanças há também algumas profundas diferenças:

Semelhancas:

4:35-41

6:45-52

A atravessia se da de madrugada (4:36)

A atravessia se da de madrugada (6:47)

Há uma tempestade (4:37)

Há uma tempestade (6:48)

Os discípulos tem medo (4:38,40)

Os discípulos tem medo (6:49-50)

Jesus acalma a tempestade (4:39)

Jesus acalma a tempestade (6:51)

Os discípulas reagem com temor e se maravilham (4:41)

Os discípulas reagem com temor e se maravilham (6:51)

As diferenças:

Os discípulos estão a sós no barco (6:45).

Jesus estava orando e não dormindo.

Jesus anda sobre as águas (não só acalma a tempestade).

Jesus se aproxima como um ser sombrio e misterioso não como um companheiro que pode ser acordado.

· Como vimos na história passada (milagre da multiplicação) Jesus continua a responder aquela tão profunda e intrigante pergunta feita pelos discípulos no barco durante a tempestade, “Quem é este que o vento e o mar lhe obedecem?”. Milagres e poderes são realizados por Jesus:

* Liberta um endemoninhado.

*Cura a mulher com hemorragia.

*Ressuscita a filha de Jairo.

* Cura e Prega em Nazaré.

* Alimenta mais de 15 mil pessoas com 5 pães e dois peixes.

E mesmo revelando toda a autoridade de Deus sobre tudo e todos, as pessoas continuam com dúvida e sem entender quem é esse Jesus.

Enquanto Jesus se revela como Deus – o Bom Pastor do Salmo 23, as pessoas querem as coisas! As pessoas o querem como rei para aliviar a dor, a doença e para prover comida! Elas não querem Jesus como o rei sobre os corações delas.

O povo não se arrepende, nunca o chama de “senhor” – querem apenas receber as coisas.

No dia seguinte a multiplicação as pessoas se achegam a Jesus querendo mais comida, talvez o almoço – mas ao invés de comida Jesus prega um sermão bem duro (Jo. 6:22-71). Ele diz que não veio alimentar o físico, mas a alma e que seus milagres apontavam para a divindade, a divindade que venceria a morte e traria verdadeira libertação, mas para isso as pessoas precisariam participar da comunhão e sofrimento com Ele! Ele prega que ninguém pode se achegar a Ele se Deus não “arrastar” (gk. ἑλκύω) a pessoa primeiro (Jo. 6:44,65).

As pessoas não gostam do sermão e se escandalizam, muitas pessoas que estavam andando e aprendendo com Ele (discípulos) o abandonam (6:66).

· Quanto mais Jesus se revela ser o Deus encarnado, mais difícil fica das pessoas e até mesmo os discípulos de verem e entenderem que Ele é!

· Os discípulos eram homens normais como a gente, homens cheios de falhas --- Marcos pinta uma imagem negativa desses homens para que ninguém os idolatre. A expectativa messiânica e a escatologia desses homens eram as mesmas da população judaica. Quando Jesus aparece para eles após a ressurreição eles perguntam, “Agora você vai estabelecer o seu reino?” (At.1:6).

· Essa história nos relata o porquê desses homens não terem abandonado Jesus quando Ele perguntou se eles queriam abandoná-Lo junto com os outros discípulos (Jo. 6:67). Muito mais que o milagre de andar sobre as águas, Jesus revela a esses homens o amor por eles. Amor que faz Pedro dizer, “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente” (Jo. 6:68-69)

Divisão do Estudo:

I – JESU SAI PARA ORAR (vs.45-46)

II – JESUS CUIDA DOS DISCÍPULOS (vs.47-52)

III – JESUS E SUA COMPAIXÃO (vs.53-56)

I – JESUS SAI PARA ORAR (vs.45-46)

45 Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. 46 Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar.

V.45 - - “LOGO EM SEGUIDA”, ou “E LOGO” -- literalmente “imediatamente” (euthus).

Imediatamente após o milagre da multiplicação dos pães e peixes, Jesus sabendo que aqueles homens iriam querer forçá-Lo a ser rei, Jesus manda seus discípulos para o barco para irem para outro lugar.

Insistiu com os discípulos” ou “Obrigou” --- ναγκάζω - forçar, restringe o direito deles ficarem, obrigar.

* Jesus obriga que seus discípulos entrem no barco e saiam para não entrarem na euforia daquela multidão.

Jesus cuida dos corações desses homens mandando-os para outro lugar.

*Betsaida (casa do peixe/pesca) --- Lucas nos diz que eles estavam em Betsaida, provavelmente eles estavam em Betsaida Julias (nordeste de Cafaranaun) e Jesus os manda para Betsaida da Galiléia (de onde eram Pedro, Filipe e André) na região e em direção de Cafaranaun (Jo. 6:17)??

Então Jesus se despede dos discípulos, primeiro, e da multidão e vai para um monte sozinho orar!

V.46 - - “Subiu a um monte para orar” ---- Uma das coisas que mais me chamam a atenção na vida e ministério de Jesus foi o tempo que Ele sempre tirava para orar.

Na história anterior temos toda a divindade de Jesus revelada ao multiplicar pães e peixes, aqui vemos toda sua humanidade em se retirar e ter comunhão com o Pai.

Jesus constantemente orava (Mc.1:35; Lc. 5:16; 6:12; 9:18,28; 11:1; 22:41-44; Jo. 17:1)

Como Deus, nós O adoramos! Como Homem, nós seguimos Seu exemplo!

** Se Jesus que era Deu orava, quanto mais nós devemos orar?!

* Ele não orava só pelo alimento (6:41)! Como muitos de nós só fazemos.

Quanto você tem seguido o exemplo do seu Senhor na área da oração?

Muitos se dizem seguidores de Jesus, mas poucos têm a coragem e a disposição de segui-Lo em Suas devoções de madrugada ou cedinho.

Jesus constantemente orava pelos seus discípulos!

Jo.17:9 - Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus

Lc.22:31 - "Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos".

** E provavelmente Ele saiu para orar por forças para Si (devido a grande pressão de forçá-lo a ser rei) e principalmente para os seus discípulos.

Jesus continua com seu ministério sacerdotal de interceder pelos seus:

Heb. 2:17-18 - Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.

Rom. 8:33-34 - Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

II – JESUS CUIDA DOS DISCÍPULOS (vs.47-52)

47 Ao anoitecer, o barco estava no meio do mar, e Jesus se achava sozinho em terra. 48 Ele viu os discípulos remando com dificuldade, porque o vento soprava contra eles. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar; e estava já a ponto de passar por eles. 49 Quando o viram andando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma. Então gritaram, 50 pois todos o tinham visto e ficaram aterrorizados. Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu! Não tenham medo!” 51 Então subiu no barco para junto deles, e o vento se acalmou; e eles ficaram atônitos, 52 pois não tinham entendido o milagre dos pães. O coração deles estava endurecido.

V.47 - - “Ao anoitecer” – Por volta das 18 às 21h. Eles haviam começado a comer no fim da tarde (6:35) até recolher tudo e irem para barco seria por volta das 20h.

Temos um contraste:

Os discípulos sem Jesus num barco no meio do mar.

Jesus sozinho num monte.

Os discípulos desta vez não têm Jesus no barco com eles!

V.48 - - “Ele viu os discípulos” --- esses homens estavam muito longe de Jesus e já era de madrugada.

2 Opções:

1) Jesus viu a luz do barco de longe.

2) Jesus, através da onisciência, viu que seus homens estavam com dificuldade – tendo aqui mais um milagre.

remando com dificuldade” --- lit. torturados pelo desgaste físico.

*“Alta Madrugada” ou “Quarta Vigília” --- os romanos dividiam a noite em 4 vigília (para os soldados) os hebreus e os gregos dividiam em 3 vigílias de 4 horas:

- 18-21h; - 21-0h; 0-3h; - 3-6h.

Esses homens estavam no mar por, talvez, mais de 8 horas.

Parecia que Jesus havia abandonado esses homens e pouco se importava com eles. Parecia até que Jesus havia se tornado um homem “religioso” mais preocupado com as ações religiosas do que com a vida deles. Mas enquanto Jesus orava por eles, Jesus sabia e via todas as dificuldades que eles estavam passando!

*** Enquanto Jesus intercede por nós, Ele sabe TUDO o que estamos passando!

*“E Jesus dirigiu-se a eles” --- No meio da tempestade, no meio das fortes ondas – Jesus caminha por sobre essas águas. Ele andou por sobre as águas, não foi sobre uma ribanceira de areia, foi sobre as águas!

Jesus não fez nenhum milagre como esse para suprir seus próprios desejos, como quando tentado por satanás, mas Ele fez, ele quebrou as leis da física para confortar os seus discípulos.

*“Estava a Ponto de Passar por Eles” --- Isso não quer dizer que Jesus queria passar adiante deles. A linguagem de “passar por alguém” no Antigo Testamento tem o significado de Deus revelar Sua majestade, glória e transcendência!

Ex.33:19-23 - Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.

Am.8:2 – condenação sobre Israel - E disse: Que vês, Amós? E eu disse: Um cesto de frutos do verão. Então o SENHOR me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.

V.49 – Ao verem Jesus andando sobre as águas, eles acham que estão vendo um fantasma (phantasma) e berram de medo.

Fantasmas – eram vistos como espíritos da noite ou do mar que viam atormentar as pessoas. Eles acham que Jesus é algum demônio do mar.

“Ficaram Aterrorizados!” (ταράσσω) – tremendo, confusos, completamente perdidos!

V.50 - Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu! Não tenham medo!”—No meio de todo o caos, Jesus fala com eles 3 coisas de extrema importância:

1 – “Coragem!” – θαρσέω – ter coragem, ser valente (oposto de covarde)- “segura firme”, “agüenta ai!”– sempre usado por Jesus.

At. 23:11 - Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: "Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma". ;

Jo. 16:33 -Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" ;.

2 – “Sou Eu!” – ἐγὼ εἰμι ego (eu - ênfase) eimi (eu sou/existo).

Aqui está a resposta feita a pergunta no barco (4:41 – quem é este?) --- Êxodo 3:14 - v.10 - Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?12 E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Isaias 43:25 - Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.

Isaias 48:12- Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último.

Jesus se apresenta com o título divino do Deus do Antigo Testamento! Assim como o Senhor encorajou Moisés no 1° êxodo, agora Jesus encoraja seus discípulos neste novo êxodo.

Ele se revela como o Deus do Antigo Testamento, pois Ele é o Deus criador e citado como o que anda sobre as águas!

Habacuque 3:15 - Pisaste o mar com teus cavalos, agitando as grandes águas.

Sl. 77:19 - A tua vereda passou pelo mar, o teu caminho pelas águas poderosas, e ninguém viu as tuas pegadas.

Isa.43:15-16 - Eu sou o Senhor, o Santo de vocês, o Criador de Israel e o seu Rei". Assim diz o Senhor, aquele que fez

um caminho pelo mar, uma vereda pelas águas violentas,

Jó 9:8-11 – v.1 Então Jó respondeu, dizendo: Na verdade sei que assim é; porque, como se justificaria o homem para com Deus? Se quiser contender com ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder. 4Ele é sábio de coração, e forte em poder; quem se endureceu contra ele, e teve paz?5Ele é o que remove os montes, sem que o saibam, e o que os transtorna no seu furor...7O que fala ao sol, e ele não nasce, e sela as estrelas.8O que sozinho estende os céus, e anda sobre os altos do mar.9O que fez a Ursa, o Orion, e o Sete-estrelo, e as recâmaras do sul.10O que faz coisas grandes e inescrutáveis; e maravilhas sem número.11 Eis que ele passa por diante de mim, e não o vejo; e torna a passar perante mim, e não o sinto.12Eis que arrebata a presa; quem lha fará restituir? Quem lhe dirá: Que é o que fazes?

3 – “Não Tenham Medo” --- Assim como Moisés e Elias - Ex. 14:13 -Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem. ; I Re. 17:13 -Elias, porém, lhe disse: "Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho.. Jesus encoraja seus homens a não temerem!

Assim como Deus encorajava a nação de Israel:

Isa.41:10,13 - 8 "Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo,9 eu os tirei dos confins da terra, de seus recantos mais distantes eu os chamei. Eu disse: "Você é meu servo"; eu o escolhi e não o rejeitei. Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

O medo, o temor sufoca a fé. Uma vez que a fé é sufocada, não há esperança e não há ação positiva!

Rom.5:1-3 - Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu..

I Jo. 4:18 - No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

**A tempestade dentro desses homens era pior do que fora, sabendo disto Jesus acalma os corações e traz coragem!

Jesus é a fonte de coragem em meio às tempestades!

*** Não há tempestade e caos que Ele não saiba que você está passando e não há situação pela qual Ele não ore e não venha ao teu encontro!

Jesus é a nossa Rocha! Quando passamos por momentos aterrorizantes e de tribulação – Ele sempre está por perto para nos dar coragem e tirar todo temor!

Jo. 14:1,27 -Não se perturbe (mesma palavra usada para os discípulos) o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. 27 Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. .

Jesus é o Pastor que “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” (Sl.23:4)

Sl.5:11 – Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome.

Sl.9:3-4 -Quando os meus inimigos contigo se defrontam, tropeçam e são destruídos. Pois defendeste o meu direito e a minha causa; em teu trono te assentaste, julgando com justiça..

Deus usa os elementos e os meios que nos geram temor para fortalecer nossa fé e nos trazer mais perto dEle!

Ele usa os momentos de temor e terror para nos confortar!

** Esteja no centro da obediência dEle (como os discípulos estavam) e não se preocupe com as coisas!

São essas tempestades que fortalecem e aumentam nossa fé!

**A fé cresce não através de coisas materiais ganhas, mas através de situações que você requer e necessita a voz de Jesus dizendo, “Tenha coragem! Sou eu! Não tenha medo!”

***Foi essa situação que fez com eles ficassem com Jesus no próximo dia! Foi isso que fez com que Pedro dissesse, “Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir? Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus"" (Jo. 6:68-69).

V.52 -- 51 Então subiu no barco para junto deles, e o vento se acalmou; e eles ficaram atônitos, 52 pois não tinham entendido o milagre dos pães. O coração deles estava endurecido.

Se eles tivessem entendido o milagre dos pães eles não teriam ficado apavorados e nem atônitos!

No Salmo 78, Deus demonstra seu poder sobre as águas e provendo alimentos (78:12-20), o salmo termina com o rei-pastor Davi sendo colocado sobre o povo.

Nessa ocasião Jesus provê alimento e mostra poder sobre as águas, revelando ser o pastor-rei da descendência de Davi.

Se eles tivessem compreendido o significado da multiplicação, eles não teriam ficado com medo e nem atônitos!

II – JESUS E SUA COMPAIXÃO (vs.53-56)

53 Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré e ali amarraram o barco. 54 Logo que desembarcaram, o povo reconheceu Jesus. 55 Eles percorriam toda aquela região e levavam os doentes em macas, para onde ouviam que ele estava. 56 E aonde quer que ele fosse, povoados, cidades ou campos, levavam os doentes para as praças. Suplicavam-lhe que pudessem pelo menos tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocavam eram curados.

V.53 - - Jesus e seus discipulos chegam Genesaré, desembarcam e a multidão vem para conseguir mais comida, mas Jesus alimenta-os com a verdade do Evangelho (Jo. 6:25-71)

Vs.55-56 – Uma descrição geral do ministério de Jesus. Isso é graça comum! Todos recebem cura.

Pessoas querem o show e recebem os benefícios de Jesus.

Muitos tentam tocar as vestes de Jesus, talvez ouviram sobre a mulher com hemorragia, a maioria vem de forma supersticiosa, mas mesmo assim Deus é bondoso e cura e restaura essas vidas.

O que você quer? Você quer ser como essa multidão que só queriam as curas? Só quer carro, casa, roupa, saúde?

Ou você quer ser como esses 12 homens que foram mandados para o meio do mar em meio a uma tempestade para que você conheça o verdadeiro amor de Jesus, para que você conheça as palavras de vida eterna?

Conclusão:Quem é esse que anda sobre as águas?

1) Esse é Jesus que intercede por nós e vê nossas angustias.

2) Esse é Jesus que vem em nossa direção e passa por nós revelando toda sua majestade e compaixão em meio às tempestades da vida. Que diz, “Fica firme! Eu Sou – o Criador de todas as coisas que sustenta todas as coisas. Não precisa ficar com medo!”

3) Esse é Jesus – o Bom Pastor que alimenta nossa alma com palavras de vida eterna, que nos manda para as tempestades, mas que sempre está nos cuidando!

4) Esse é Jesus a quem você deve escolher se quer que Ele seja o senhor da sua vida, que te envie para as tempestades para quebrantar seu coração – ou se você quer ser como a multidão que só queria Jesus pelos bens materiais que poderiam conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário