segunda-feira, 5 de julho de 2010

O Pânico de Um “rei” ao Ouvir Sobre o Rei!

Conhecendo Jesus / Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 6:14-29 - 14 O rei Herodes ouviu falar dessas coisas, pois o nome de Jesus havia se tornado bem conhecido. Algumas pessoas estavam dizendo: “João Batista ressuscitou dos mortos! Por isso estão operando nele poderes miraculosos”. 15 Outros diziam: “Ele é Elias”. E ainda outros afirmavam: “Ele é um profeta, como um dos antigos profetas”. 16 Mas quando Herodes ouviu essas coisas, disse: “João, o homem a quem decapitei, ressuscitou dos mortos!” 17 Pois o próprio Herodes tinha dado ordens para que prendessem João, o amarrassem e o colocassem na prisão, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, com a qual se casara. 18 Porquanto João dizia a Herodes: “Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão”. 19 Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo. Mas não podia fazê-lo, 20 porque Herodes temia João e o protegia, sabendo que ele era um homem justo e santo; e quando o ouvia, ficava perplexo. Mesmo assim gostava de ouvi-lo. 21 Finalmente Herodias teve uma ocasião oportuna. No seu aniversário, Herodes ofereceu um banquete aos seus líderes mais importantes, aos comandantes militares e às principais personalidades da Galiléia.22 Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem: “Peça-me qualquer coisa que você quiser, e eu lhe darei”.23 E prometeu-lhe sob juramento: “Seja o que for que me pedir, eu lhe darei, até a metade do meu reino”. 24 Ela saiu e disse à sua mãe: “Que pedirei?” “A cabeça de João Batista”, respondeu ela. 25 Imediatamente a jovem apressou-se em apresentar-se ao rei com o pedido: “Desejo que me dês agora mesmo a cabeça de João Batista num prato”. 26 O rei ficou aflito, mas, por causa do seu juramento e dos convidados, não quis negar o pedido à jovem. 27 Enviou, pois, imediatamente um carrasco com ordens para trazer a cabeça de João. O homem foi, decapitou João na prisão 28 e trouxe sua cabeça num prato. Ele a entregou à jovem, e esta a deu à sua mãe.29 Tendo ouvido isso, os discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o colocaram num túmulo.

Introdução e Contextualização:

Diante de nós está uma história muito triste, até mesmo macabra, que relata a morte do maior profeta e maior homem que já existiu antes de Jesus (Mt.11:11-Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele). João Batista foi o grande proclamador da vinda do Messias! Ele preparou o caminho para a chegada do Rei (Mc.1:2-8), quebrando um silêncio profético de mais de 400 anos em Israel!

Esse relato mostra também o desprezo de Israel para com o privilégio dado por Deus. Deus escolheu essa nação para ser o canal de benção. Israel teve o maior privilégio, mas eles jogaram fora esse privilégio! Paulo fala que a eles foram dados a Lei, a adoção, as promessas, o culto (Rom.9:4-5). Deus inclusive deu a eles os profetas, homens que chamavam a nação para se arrependerem e voltarem para Deus para serem abençoados, mas eles rejeitaram os profetas!

Mateus 23:29 - “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês edificam os túmulos dos profetas e adornam os monumentos dos justos. 30 E dizem: ‘Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos tomado parte com eles no derramamento do sangue dos profetas’.31 Assim, vocês testemunham contra si mesmos que são descendentes dos que assassinaram os profetas. 32 Acabem, pois, de encher a medida do pecado dos seus antepassados! 33“Serpentes! Raça de víboras! Como vocês escaparão da condenação ao inferno? 34 Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.35 E, assim, sobre vocês recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem vocês assassinaram entre o santuário e o altar. 36 Eu lhes asseguro que tudo isso sobrevirá a esta geração. 37 “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram. 38 Eis que a casa de vocês ficará deserta.

Vemos que a história do assassinato de João Batista relata o contínuo enchimento da medida do pecado da nação em matar os que traziam a Palavra de Deus, assim como mataram João eles matão Jesus e então o copo da ira do Senhor se transborda e não há mais volta!

Esse relato mostra a morte de João Batista e mais um passo na morte espiritual da nação judaica.

Em Marcos 1:14, temos um breve relato da prisão de João, mas nada mais havia sido comentado. Agora Marcos nos relata como se deu a prisão e morte daquele que veio anunciando a vinda de Jesus!

Nenhum outro homem no N.T., além de Jesus, tem tanto espaço para a narrativa do nascimento e morte como João Batista.

Temos 5 versículos relatando o ministério de João Batista, mas 14 falando de sua morte.

Essa é única história em Marcos que não tem o foco todo em Jesus. Mateus usa 136 palavras para narrar esse acontecimento, enquanto Marcos usa 249 – pois para Marcos essa história reflete muita luz no caminho de Jesus para a cruz!

A paixão de João nos alerta para a paixão de Jesus!

João começou seu ministério prepararando o caminho para a chegada de Jesus e Jesus continuou o ministério estabelecido por João – pregando a chegada do Reino de Deus e o arrependimento como chave para entrar nesse Reino. Se você despreza um, consequentemente desprezará o outro! Não tem como aceitar o ministério de Jesus e rejeitar o de João e vice-versa!

A morte de João é um micro-reflexo da morte de Jesus e dos que seguem seus passos!

Se João veio preparando o caminho para Jesus pregando um batismo de arrependimento e Jesus pregava o arrependimento e os discípulos saíram pregando arrependimento, então o fim deles todos pode ser muito parecido!

Divisão do Estudo:

I – O PROCLAMADO É CONFUNDIDO COM O PROCLAMADOR (vs.14-16)

II – O FIM DO PROCLAMADOR (vs.17-29)

I – O PROCLAMADO É CONFUNDIDO COM O PROCLAMADOR (vs.14-16)

14 O rei Herodes ouviu falar dessas coisas, pois o nome de Jesus havia se tornado bem conhecido. Algumas pessoas estavam dizendo: “João Batista ressuscitou dos mortos! Por isso estão operando nele poderes miraculosos”. 15 Outros diziam: “Ele é Elias”. E ainda outros afirmavam: “Ele é um profeta, como um dos antigos profetas”. 16 Mas quando Herodes ouviu essas coisas, disse: “João, o homem a quem decapitei, ressuscitou dos mortos!”

V.14 - - “O rei Herodes ouviu falar dessas coisas” --- Quais coisas? Pelo contexto as coisas que Herodes ouviu foi o aumento da popularidade de Jesus, principalmente agora com seus discípulos indo por várias regiões proclamando a chegada do Reino de Deus através do nome de Jesus!

Interessante que o que se espalhava era o NOME (onoma) de Jesus e seu PODER (dynamis)! Não era o nome dos discípulos nem o poder dos seus seguidores, mas o nome e poder de Jesus!

Essas coisas que todos estão ouvindo agora começam a gerar uma série de duvidas e temores. Para um governante romano soava bem estranho a proclamação de um novo Reino, pois se há um novo reino há também um novo rei, mas quem seria esse novo rei cujo nome é Jesus?

Como governante da Galiléia e Peréia Herodes tinha toda razão em se preocupar com qualquer novo movimento religioso que se levantasse. A popularidade dos ministérios de João Batista e Jesus e o vocabulário da chegada de um novo “reino” geraram uma grande curiosidade e temor!

As Diferentes Opiniões:

1) “Algumas pessoas estavam dizendo: “João Batista ressuscitou dos mortos! Por isso estão operando nele poderes miraculosos”

Algumas pessoas achavam que Jesus era na verdade João Batista que ressuscitou da morte!

Algumas facções dos fariseus e algumas pessoas da sociedade romana acreditavam em ressurreição.

Batista não operava milagres como Jesus, por isso algumas pessoas acreditavam que Jesus era João que ressuscitou, mas agora com poder! (Jo. 10:41 - e muita gente foi até onde ele estava, dizendo: “Embora João nunca tenha realizado um sinal miraculoso, tudo o que ele disse a respeito deste homem era verdade”.)

2) “outros diziam Ele é Elias” ---- Não é de se estranhar acharem que Jesus era Elias, pois havia uma grande expectativa no judaísmo que um profeta como Elias, senão o próprio Elias, viesse antes da chegada do Messias. Ao verem e ouvirem de tudo que Jesus vem realizando eles acham que Jesus é Elias! Malaquias 4:5-6 - Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.

João Batista já havia sido descrito com muita semelhança a Elias (1:6). Se Jesus é comparado a um outro João Batista então não é de se estranhar que Ele seja comparado a Elias.

** 3) “E ainda outros afirmavam: “Ele é um profeta como um dos antigos”” --- Outras pessoas achavam que Jesus era um profeta comum, ou o ressurgimento de um dos antigos profetas, como acharam que Ele era Jeremias (Mat.16:14 - Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os outros dizem que o Filho do homem é?” 14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”.)

O consenso é claro: Jesus é um profeta! Mas em qual esfera Ele se encaixa é o que traz tanta controvérsia!

Outra coisa importante, em nenhum momento há menção de reencarnação, sempre mencionam ressurreição!

V.16 - -“Mas quando Herodes ouviu essas coisas, disse: “João, o homem a quem decapitei, ressuscitou dos mortos!”

No meio de todas aquelas especulações Herodes tem a sua própria opinião: “Jesus é João Batista ressuscitado dos mortos!”.

Como e Por Que Herodes Teria Essa Opinião?

1 - Herodes, provavelmente, não sabia do ministério de Jesus até algum certo tempo depois da morte de João, então não seria nada fora do comum ele acreditar que João havia ressuscitado visto que ele não conhecia Jesus.

2 - A essa altura Herodes já havia matado João Batista e os relatos que o “rei” ouve é que os mortos estão sendo ressuscitados (Mt.10:8)! Talvez boatos de que João havia ressuscitado caíram em seus ouvidos.

Para os romanos isso não era uma idéia tão bizarra, já que sabemos do mito de Nero redivivus. Havia a lenda de alguns grandes heróis que voltavam da morte, e Herodes sabia que João era um homem santo (v.20). Herodes conhecia João. João passou mais de um ano preso no palácio de Herodes, onde seus discípulos tinham liberdade vê-lo e ouvi-lo, Herodes sabia que João Batista era um homem justo e santo e que ele havia matado aquele homem de forma injusta e bizarra. Ao ouvir tais coisas Herodes acredita que João voltou dentre os mortos para aterrorizá-lo e se vingar da morte injusta.

*** Um aspecto muito importante sobre esses versículos é que o nome de Jesus estava se propagando e com isso um grande número de conceitos de quem realmente era esse Jesus.

Assim como hoje, se você sair na rua perguntando quem é Jesus, você irá ouvir mais de cem diferentes respostas. Essa pergunta é de extrema profundidade, pois quem você crer ser Jesus vai ditar todo um estilo de vida e até mesmo sua eternidade!

Você pode acreditar que Jesus foi:

Um mero professor de éticas.

Apenas um grande rabino.

Apenas um (grande) profeta.

Apenas um espírito evoluído.

Apenas existiu como um homem qualquer.

Todas essas interpretações de quem era Jesus estão muito abaixo do que a Palavra de Deus nos ensina e não levam o homem a uma radical mudança de comportamento!

Mas se você acredita que Jesus é o único Senhor e Salvador, o único que pode justificar os pecadores diante de um Deus santo e justo e que todas suas palavras são fonte de vida eterna – você vai viver de um outro jeito!

Filipenses 2:5-12 -.Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremo.

I Cor.6:9-11 -Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,10nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.11Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

Quem é Jesus e qual o impacto do Nome de Jesus nas nossas vidas? é apenas um nome qualquer como o de Buda, Maomé, Confúcio e tantos outros nomes, ou é o nome de Jesus o nome sobre todo nome pelo qual voce é justificado e lavado e se prostra em reverência?

Esse questionamento sobre quem é Jesus abrirá a porta para a grande pergunta que Jesus irá fazer a Pedro em 8:27-29, e no qual muda todo o trajeto de Jesus partindo então para Jerusalém!

João proclamou o seguinte a respeito de Jesus:

Jo.1:29-30 - No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim.

Quando confundimos o Proclamado (Jesus) pelo proclamador (João Batista) temos conseqüências profundas e eternas!

João Batista fez questão que todos soubessem que Jesus era infinitamente superior a ele e de modo nenhum o proclamado deve ser confundido com o proclamador!

*** A partir dessa declaração Herodes fica ansioso para ver a cara de Jesus, pois ele quer ver se Jesus é realmente João.

Lucas 9:9 - Mas Herodes disse: “João, eu decapitei! Quem, pois, é este de quem ouço essas coisas?” E procurava vê-lo.

A paranóia por liderança e poder gerou um grande temor nesse homem, pois todo movimento social trazia desconforto para ele. Uma vez que João foi muito procurado e agora esse Jesus começa a ser proclamado, Herodes quer vê-lo para saber se Jesus é realmente João Batista que voltou dos mortos para aterrorizá-lo, pois se Jesus fosse João Batista ele o mataria novamente.

Lucas 13:31-32 - Naquela mesma hora alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Saia e vá embora daqui, pois Herodes quer matá-lo”. 32 Ele respondeu: “Vão dizer àquela raposa: Expulsarei demônios e curarei o povo hoje e amanhã, e no terceiro dia estarei pronto.

Herodes passou a ter Jesus como seu novo alvo, visto que Ele poderia ameaçar seu cargo.

Até o dia que ele se encontra com o Rei dos reis – mas quando esse dia chegou Jesus já havia cumprido seu dever!

Lc.23:8 - E Herodes, quando viu a Jesus, alegrou-se muito; porque havia muito que desejava vê-lo, por ter ouvido dele muitas coisas; e esperava que lhe veria fazer algum sinal.E interrogava-o com muitas palavras, mas ele nada lhe respondia..

II – O FIM DO PROCLAMADOR (vs.17-29)

Agora nessa seção Marcos explica como e por que Herodes matou João Batista.

A história desse casal traz a memória do leitor o relato de I Reis 21Acabe (um rei mau que teme o profeta de Deus, mas que se prostra diante das macabras vontades de sua esposa) as e Jezabel – Acabe quer o vinha de Nabote, então Jezabel gera uma falsa audiência contra Nabote que é morto. Elias (nesse caso João Batista) é chamado por Deus para confrontar o pecado do casal.

Entramos numa seção que parece um filme ou uma trama de novela!

V.17- Pois o próprio Herodes tinha dado ordens para que prendessem João, o amarrassem e o colocassem na prisão, -- Por mais de um ano Herodes teve João preso.

Por que Herodes Prendeu João Batista?

V.17 – “Por causa de Herodias, mulher de Filipe (o autor se nega a descrever essa mulher como esposa de Herodes Antipas), seu irmão com a qual se casara!V.18 – “Porquanto João dizia a Herodes: “Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão”.

Lucas 3:19-20 - Todavia, quando João repreendeu Herodes, o tetrarca, por causa de Herodias, mulher do próprio irmão de Herodes, e por todas as outras coisas más que ele tinha feito, 20 Herodes acrescentou a todas elas a de colocar João na prisão.

João foi preso por confrontar os pecados de Herodes!

Conhecendo os Personagens dessa trama de novela: Herodes, Herodias, João Batista e filha de Herodias!

Que HERODES é este? Na Bíblia temos o relato de pelo menos 4 Herodes mencionados.

Herodes, o Grande --- esse é o que mandou matar as crianças quando Jesus nasceu (Mat.2:13). Ele foi chamado de rei da Judéia. Ele construiu Masada (gigantesco forte no topo de uma montanha) e reformou o 2° Templo. Ele morreu por volta de 4 a.C. e o território de Israel foi dividido entre seus filhos.

* Herodes, o Grande teve mais de 10 esposas e vários filhos.

Com Cleópatra - - - Filipe (um dos tetrarcas).

Com Doris - - - Herodes Antipater

Com Malthace (samaritana) - - - Herodes Antipas (tetrarca), Arquelau (tetrarca), Olímpias

Com Mariane I - - - Aristóbulo (cuja filha Herodias casou-se com Filipe), Alexandre e Cipro

Com Mariane II - - - Herodes Filipe

Herodes Antipas - - ele era o tetrarca da região da Galiléia durante todo o ministério de Jesus. Ele viu o que seu pai tanto ansiou, isto é, ver Jesus morto! Governou a região da Galiléia como tetrarca de 4ª.C. até 39 d.C, quando foi deposto por Caligula.

Herodes Agripa I - - esse era neto de Herodes o Grande, ele era filho de Aristóbulo com Berenice. Ele também foi tetrarca e obteve o título de rei. Ele executou Tiago, irmão de João (At.12:1-2) e prendeu Pedro com a intensão de mata-lo, mas o anjo do Senhor apareceu e libertou-o (At.12:6-10).

Esse homem morreu comido por vermes com julgamento de Deus (At.12:21-23).

Herodes Agripa II - - Filho de Herodes Agripa I e bisneto de Herodes o Grande. Ele era bem querido pelo Imperador Cláudio e obteve o cargo de tetrarca da região de Filipe e Lisanio (Cesaréia Filipe). Paulo apareceu diante deste homem em seu julgamento (At.25:13-27;26:1-32).

**O Herodes mencionado aqui é o Herodes Antipas.

Herodes Filipe casou com Herodias (filha de Aristóbulo, irmão de Herodes Filipe). Herodias era uma daquelas mulheres que você tem que ter o máximo de distância possível (Prov.6-7) – mulher adúltera e obsecada por poder!

Eles ficaram em Roma e tiveram uma filha, Salomé.

Numa visita a Roma Herodes Antipas se apaixonou por Herodias (não sabemos quem seduziu quem) e decidiu casar com ela, mas para isso ela obrigou que ele largasse sua esposa Falsaléia, que era filha do rei nabateu Aretas IV – isso gerou guerras na região e o desagrado da população e de Roma.

Herodes Antipas casou-se com sua cunhada (e sobrinha) Herodias e viveram na região da Judéia com sua filha Salomé.

*** João Batista constantemente pregava que era errado o que eles haviam feito e que deveriam se arrepender.

Muito provável que quase toda vez que João ministrava ele aproveitava para falar do pecado de Herodes expondo, talvez, as passagens de Levítico 18:16 e 20:21.

Isso irritou demais tanto Herodes quanto sua esposa Herodias!

V.19 - Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo.

Imagine a cena de novela, o tetrarca com seu “filme queimado” e sua esposa de um casamento ilegal sendo toda hora criticado por esse novo líder religioso.

*** A grande jogada de Marcos é chamar Herodes de “rei” (βασιλεὺς).

O imperador romano Augusto negou o título de rei para Herodes Antipas. E Herodes e sua esposa Herodias foram exilados devido a essa busca pelo título de “rei”.

Então Marcos ironiza esse homem ao chamá-lo de “rei”!

“Ele bem que tentou, junto ao Senado Romano, ser reconhecido como rei, mas apesar de ter gasto muito dinheiro com presentes e propinas, não obteve êxito, e teve que se contentar com o que lhe foi concedido.Quem não se contentou foi Herodias, a ex-mulher de seu irmão, Herodes Filipe, que deixara o marido para viver com ele (em 27 d.C.): ela sempre ambicionou a condição de rainha e essa ambição acabaria custando caro ao casal.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Herodes_Antipas).

Herodes Antipas já não tinha um bom relacionamento com o povo judeu devido ao seu alto grau de contato com os romanos e por ter uma mãe samaritana, quando João Batista denuncia o pecado deles a má reputação cresce ainda mais, fazendo que João seja um alvo ainda mais fácil para a ira de Herodes e Herodias.

Vs.19-20 - -19 Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo. Mas não podia fazê-lo, 20 porque Herodes temia João e o protegia, sabendo que ele era um homem justo e santo; e quando o ouvia, ficava perplexo (aporeo). Mesmo assim gostava de ouvi-lo.

Herodes odiava João e sua mensagem, mas ele temia que o povo se revoltasse ainda mais contra ele caso ele matasse João Batista, por isso ele esperou o máximo possível.

Para Herodes o contato com João Batista durante esse um ano deve ter sido algo estranho, pois repetidas vezes João falava para ele do pecado e ao mesmo tempo que ele odiava essa mensagem ele via em João alguém diferente das outras pessoas – ele sabia que João era justo/inocente e santo/sagrado!

O mais estranho é que Herodes gostava de ouvi-lo, era como entretenimento. Ezequiel 33:31-33 -O meu povo vem a você, como costuma fazer, e se assenta diante de você para ouvir as suas palavras, mas não as põe em prática. Com a boca eles expressam devoção, mas o coração deles está ávido de ganhos injustos.De fato, para eles você não é nada mais do que alguém que entoa cânticos de amor com uma bela voz e que sabe tocar um instrumento, pois eles ouvem as suas palavras, mas não as põem em prática."Quando tudo isso acontecer — e certamente acontecerá — eles saberão que um profeta esteve no meio deles".

Na antiguidade muitos ricos na busca intelectual contratavam filósofos com o propósito cultural e de entretenimento, Herodes sendo da alta-classe e de cultura grega gostava de ter esse homem filosofando para ele!

Herodes manteve João vivo, pois sabia que poderia gerar mais revolta, por isso ele temia matá-lo.

Entramos agora na Tolice de Herodes:

v.21 - Finalmente Herodias teve uma ocasião oportuna!

No aniversário de Herodes --- os aniversários de Herodes ficaram famosos pela extravagância e baixaria --- ele dá uma grande festa!

Convida 3 grupos de pessoas:

No seu aniversário, Herodes ofereceu um banquete aos seus líderes mais importantes, aos comandantes militares e às principais personalidades da Galiléia.

Líderes mais Importantes = judeus nobres de alto padrão social (Mc.3:6).

Comandantes Militares = hojem em dia seriam os majores e coroneis!

Principais personalidades da Galiléia = muitos judeus nessa classe da sociedade.

Vemos que os judeus estavam presentes nessa festa e de alguma forma deram a aprovação para matar João, assim como com os outros profetas e Jesus.

A Grande Baixaria:

22 Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem: “Peça-me qualquer coisa que você quiser, e eu lhe darei”.23 E prometeu-lhe sob juramento: “Seja o que for que me pedir, eu lhe darei, até a metade do meu reino”. 24 Ela saiu e disse à sua mãe: “Que pedirei?” “A cabeça de João Batista”, respondeu ela. 25 Imediatamente a jovem apressou-se em apresentar-se ao rei com o pedido: “Desejo que me dês agora mesmo a cabeça de João Batista num prato”. 26 O rei ficou aflito, mas, por causa do seu juramento e dos convidados, não quis negar o pedido à jovem. 27 Enviou, pois, imediatamente um carrasco com ordens para trazer a cabeça de João. O homem foi, decapitou João na prisão 28 e trouxe sua cabeça num prato. Ele a entregou à jovem, e esta a deu à sua mãe.29 Tendo ouvido isso, os discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o colocaram num túmulo.

V.22 – A filha de Herodias era Salomé, sobrinha de Herodes. Ela entra na festa, na parte reservada para os homens e dança – coisa que era feita por prostitutas ou escravas!

Ela dança de forma muito sensual e sedutiva fazendo com que Herodes que já estava bêbado cobice sexualmente essa jovem de idade entre 12-15 anos e prometa na frente de todos que ele estava disposto a dar o que ela quisesse!

Vemos um pai e uma mãe sem preocupação nenhuma com a pureza da filha!

O pai, ou padrasto quer dormir com essa menina, enquanto a mãe usa a garota para conseguir o que tanto queria – a morte de João!

A mãe queria aquela mensagem que condenava seu estilo de vida sufocada, ela ansiava por aquela mensagem morta a tal ponto de usar a pureza de uma menina de 12-15 anos para conseguir isso.

V.23 – Herodes promete sob juramento na frente de todos que ele estava disposto a dar qualquer coisa para aquela menina. Ele jamais poderia dar metade do reino, pois ele não tinha autoridade para isso, mas ele poderia dar status, casa, roupas etc.

Vemos como a bebida e a cobiça sexual leva o homem literalmente à loucura. Às vezes vemos pessoas de grande influência se envolvendo com imoralidade sexual e destruindo toda uma vida, pois a cobiça leva a pessoa a agir sem pensar nas consequências!

Vs.24-28 - - A menina vai pedir o conselho da mãe dela sobre o que ela deveria pedir para Herodes – talvez a menina achasse que a mãe tinha mais sabedoria. Herodias sem exitar-se e sem refletir muito fala o que esta no topo da lista de prioridades, a morte daquela mensagem que tanto a incomodava!

Herodias pede a cabeça de João, semelhante ao que aconteceu com Cícero e Marco António. Cícero passou a criticar a política de Marco António e este decaptou Cícero.

“Cícero foi a única vítima das proscrições a ter este tratamento. Segundo Dião Cássio (numa história por vezes atribuída a Plutarco por engano), a esposa de Marco António, Fúlvia, pegou na cabeça de Cícero, arrancou-lhe a língua, e trespassou-a com o seu gancho de cabelo numa vingança final contra o seu poder de discursar.”

Nero tambem trazia partes das vítimas para mostrar.

Herodes não tem a humildade de voltar atrás e mesmo com temor ele ordena a morte de João Batista afim de que receba aquela menina e mostra sua autoridade diante dos seus convidados.

Vemos Herodes um monte completamente depravado e diabólico. Ele tomou para si a esposa do seu irmão, que era sua sobrinha, depois quis ter sua filha e matou João, homem santo e justo!

Vemos como o maior profeta que já existiu (depois de Jesus) vai em paz para a casa do Pai!

João Batista agora vai receber seu galardão por anos de fidelidade à mensagem de Deus e por não temer a vida!

V.29 - - Marcos nos fala que, “os discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o colocaram num túmulo.” Essa era a tarefa dos familiares, mas a essa altura João só tinha esses homens.

Diferente de como foi com Jesus aqui vemos os discípulos de João mais valentes que os de Jesus, pois quando Jesus morreu seus discípulos fugiram!

Imagine a mente e os corações desses homens, a confusão que estava ocorrendo, ‘Como pode João morrer dessa forma? Cadê o Messias e seu reino?”.

Mateus 14:12-13 - Os discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o sepultaram. Depois foram contar isso a Jesus. Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto.

Jesus após ouvir sobre a morte de João, ele nao vai atras dele para ressuscitá-lo, mas vai para um lugar e fica sozinho. Talvez contemplando o que estava por vir, orando pela sua vez!

Conclusão:

1. Assim terminamos a história desse maravilhoso profeta de Deus, João Batista - um exemplo de homem fiel a mensagem de Deus. Ele não temeu a sua propria vida.

Heb.11:35-40 -Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior.Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas.Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.

Alguns homens são chamados para confrontar os pecados políticos de nossas nações, de modo nenhum devemos julgá-los, mas como João Batista nos mostrou ele sempre condenou o pecado, mas apontava para aquele que podia tiar o pecado do mundo!

2. A morte de João Batista reflete a morte de Jesus. O proclamador e sombra do proclamado!

Para refletir:

1) Como foi Jesus magnificado e exaltado através da vida e morte de João Batista?

2) Quais exemplos práticos nós podemos aplicar em nossas vidas da vida de João Batista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário