segunda-feira, 21 de junho de 2010

JESUS – O DESPREZADO!

Conhecendo Jesus e Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 6:1-6 - 1 Jesus saiu dali e foi para a sua cidade, acompanhado dos seus discípulos. 2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam ficavam admirados. “De onde lhe vêm estas coisas?”, perguntavam eles. “Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes milagres que ele faz? 3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs?” E ficavam escandalizados por causa dele. 4 Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra”. 5 E não pôde fazer ali nenhum milagre, exceto impor as mãos sobre alguns doentes e curá-los.6 E ficou admirado com a incredulidade deles.

Introdução:

Com as histórias passadas, Jesus demonstrando toda sua autoridade sobre as forças da natureza, sobre os demônios, doença e até mesmo a morte, tudo parece indicar que o sucesso de Jesus é algo automático, não tendo como ser evitado! Mas será mesmo? Será que esse homem que cura, liberta e ressuscita pode ser rejeitado por alguém?

Marcos relata uma história que é o oposto da ultima narrada. Em 5:21-43, vimos Jairo e a mulher que sofria de hemorragia sendo resgatados e exaltados pela fé em Jesus. Agora veremos que a cidade onde Jesus cresceu não o aceitou como Salvador, e a falta de fé desse povoado trouxe admiração a Jesus!

Essa história é bem contrastada com as duas anteriores:

5:21-43

6:1-6

FOI PROCURADO

FOI REJEITADO

FÉ É O FOCO

FALTA DE FÉ É O FOCO

GRANDES MILAGRES

POUCOS MILAGRES

ADORADO

DESPREZADO

A Bíblia relata duas vezes em que Jesus tem uma reação de espanto e admiração:

1) Com a fé do centurião (Lc.7:9 - Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé”.).

2) Com a falta de fé (incredulidade) de Nazaré.

Essa história nos mostra o poder da incredulidade, assim como vimos o poder da fé nas histórias anteriores, nessa veremos a conseqüência da falta de fé!

Gostamos muito de falar da fé, dos heróis da fé, do poder de mover montanhas, mas qual é o resultado da incredulidade?

Logo no “comecinho” da Bíblia vemos o devastador efeito da incredulidade na vida de Adão e Eva, ao não crerem na Palavra de Deus o resultado foi de conseqüências eternas!

As pessoas ao não crerem na mensagem de Noé foram todos mortos!

E muitas outras histórias nos relatam a extrema força que existe na incredulidade!

João 3:16-18 - “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

Apocalipse 21:8 - Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. 7 O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.8 Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

Assim como a fé é uma poderosa força por meio da qual a pessoa é capaz de receber cura e salvação, a incredulidade é também uma arma poderosa para levar a pessoa para o inferno – pois ela ativa a justa ira de Deus!

Divisão do Estudo:

I) UM ENSINO QUE CAUSA ADMIRAÇÃO (Vs.1-2):

II) UM HISTÓRICO QUE CAUSA REJEIÇÃO (V.3) :

III) UMA INCREDULIDADE QUE CAUSA ADMIRAÇÃO (Vs.4-6):

I) UM ENSINO QUE CAUSA ADMIRAÇÃO (Vs. 1-2)

1 Jesus saiu dali e foi para a sua cidade, acompanhado dos seus discípulos. 2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam ficavam admirados. “De onde lhe vêm estas coisas?”, perguntavam eles. “Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes milagres que ele faz?

V.1 – Jesus saiu dali = provavelmente Cafarnaum -- A gente entra numa nova seção do Evangelho de Marcos, onde Jesus larga a sua base ministerial que era Cafarnaum e vai ministrar em outros lugares.

Cafarnaum viu muitas obras e ouviu muito do Senhor Jesus, várias vezes eles ficam admirados, mas admiração e espanto são bem diferentes de fé, arrependimento e salvação.

Cafarnaum passa a ser um território de julgamento (Lc.10:13-15 - “Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês o fossem em Tiro e Sidom, há muito tempo elas teriam se arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas.14 Mas no juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês.15 E você, Cafarnaum: será elevada até ao céu? Não; você descerá até o Hades!”).

**Agora Jesus vai para “sua cidade (πατρίδα/πατρίς)”= patrida = pater = pai --- pátria!

Jesus nasceu em Belém, mas foi criado em Nazaré (Mc.1:9 -Naquela ocasião Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão; Mt. 2:19-23 -Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20 e disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e vá para a terra de Israel, pois estão mortos os que procuravam tirar a vida do menino”.21 Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel.22 Mas, ao ouvir que Arquelau estava reinando na Judéia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Tendo sido avisado em sonho, retirou-se para a região da Galiléia 23 e foi viver numa cidade chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que fora dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno” )

Sua cidade = Nazaré (Lucas 4:16)

Nazaré ficava nas colinas da Galiléia, com uma população de mais ou menos 500 pessoas – ficava a 40 km do Mar da Galiléia. Acredita-se que depois da invasão da Assíria em 730 a.C. essa região ficara desabitada por um longo período. Ela foi restabelecida como uma cidadezinha agrícola por volta do século 3 a.C. Não havia nenhuma importância econômica, nem política e nem religiosa, por isso não é mencionada em nenhum documento histórico. Algumas pessoas que voltaram do cativeiro babilônico se estabeleceram naquela região e viam aquele lugar com expectativa messiânica. Eles via o estabelecimento daquela cidade com a esperança da chegada do messias - especula-se que a etimologia de Nazaré deriva de netser, um "ramo" ou "broto" (neser – ramo – Isa.11:1 - Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.)

** Em Marcos 3:21, a gente tem o relato da família de Jesus saindo de Nazaré e chegando em Cafarnaum na tentativa de parar o ministério de Jesus.

Ele não está indo para Nazaré para visitar amigos e almoçar com a família. Ele está indo para mostrar algo muito mais profundo o desprezo daquele lugar e familiares para com Ele.

Esse acontecimento é apenas uma pequena demonstração do desprezo de Israel como nação.

  • “Seguido pelos seus discípulos” --- Muito importante, pois eles estão para assistir uma aula muito prática e realística do que significa seguir a Jesus e pregar o Evangelho!
  • O que esses homens estão prestes a ver é o que vai acontecer com eles!

V.2 - Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam ficavam admirados. “De onde lhe vêm estas coisas?”, perguntavam eles. “Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes milagres que ele faz / ACR – “e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?”

Sábado era o dia principal de culto na sinagoga – assim como para nós é o domingo!

At.13:14-16 - De Perge prosseguiram até Antioquia da Pisídia. No sábado, entraram na sinagoga e se assentaram. 15 Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga lhes mandaram dizer: “Irmãos, se vocês têm uma mensagem de encorajamento para o povo, falem”. 16 Pondo-se em pé, Paulo fez sinal com a mão e disse: “Israelitas e gentios que temem a Deus, ouçam-me!.

Como de costume o rabino visitante era convidado a ministrar. Por isso eu acredito que esse evento é o mesmo que Lucas 4, pois eles jamais convidariam Jesus para ministrar novamente.

Aquele jovem judeu (o menino prodígio de Nazaré) que havia feito milagres e pregado com autoridade em outras sinagogas foi convidado para pregar – um grande erro dos líderes da sinagoga como veremos a seguir J!

Muitos ao ouvirem e verem Jesus ministrando – ficaram κπλήσσω – admirados, fora de si com espanto, chocados. Essa é uma reação que Marcos frequentemente usa (1:22;1:27; 2:12; 5:20) , mas de modo nenhum quer dizer que admiração resulta em conversão!

Muitos admiram Jesus, mas poucos os seguem com Senhor e Salvador!

A admiração deve levar a FÉ e a fé em Jesus é comprovada através de uma vida comprometida com o Evangelho!

Eles se perguntam:

** De onde vem tais coisas? De onde vem essa sabedoria que lhe foi dada? Esses poderes (dunamis) que por suas mãos são feitos? --- Muito provável que as curas narradas no versículo 5 ocorreram antes do ensino!

O ensino e a autoridade no modo de ensinar geram um espanto, as pessoas ficam admiradas com Jesus.

***O grande problema é que eles estão mais interessados de onde vem essa sabedoria do que com o conteúdo da mensagem.

A INCREDULIDADE OBSCURECE O ÓBVIO!

O óbvio é que esse conjunto de SABEDORIA e PODER vem de Deus! Ninguém ensina e liberta as pessoas da esfera da morte senão o Deus todo sábio e onipotente!

Mas a incredulidade dessas pessoas não deixam elas verem o mais simples.

O foco deles vai para “de onde vem?

A única resposta seria de Deus.

Jo. 8:45-47 - “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.45 No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade! 46 Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim? 47Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus”..

Jo.10:37 - Se eu não realizo as obras do meu Pai, não creiam em mim.38 Mas se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai”.39 Outra vez tentaram prendê-lo, mas ele se livrou das mãos deles.

A incredulidade daqueles corações obscurece o óbvio: que Jesus era o Messia!

Sabe quando você tenta falar para alguém sobre Jesus e mostra que os Evangelhos são documentos históricos e que mais de 500 pessoas viram Jesus ressuscitado, que a sua vida foi totalmente mudada, mas a pessoa continua querendo mais evidências e mais provas – é exatamente isso, a incredulidade rejeita o óbvio!

II) UM HISTÓRICO QUE CAUSA REJEIÇÃO (V.3)

3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs?” E ficavam escandalizados por causa dele.

Vemos a resposta da pergunta, “De onde vêm tais coisas?” O pessoal quer saber de onde vem essas coisas.

A INCREDULIDADE ELEVA/RESSALTA O DESCENSSÁRIO ou o IRRELEVANTE!

O foco desses homens é no aspecto terreno de Jesus, ignorando o aspecto espiritual e eterno!

a) “Não é este o carpinteiro?” – carpinteiro = τέκτων = alguém que trabalha com materiais duro – madeira, pedra, metais (somente Marcos menciona Jesus como tekton) – não é necessariamente só carpinteiro! Esse tipo de trabalho era extremamente físico, o tekton tinha que construir materiais para a agricultura, para casas e até mesmo consertar barcos.

Esses homens não tinham semelhança alguma com os “Jesus” dos filmes de TV.

Numa vila como Nazaré o tekton tinha que ser muito versátil!

As pessoas dessa profissão eram pessoas normais, não se esperava sofia nem dunamis deles!

** Eles não acreditam que as mãos que operaram aqueles milagres possam ser as mesmas mãos que construía enxadas e mesas! Pois a incredulidade eleva o irrelevante!

b) “Não é este o filho de Maria?” --- esse é o único lugar da Bíblia que aparece essa expressão “ υἱὸς τῆς Μαρίας.

Esse título não é carinhoso!!

Um homem era sempre identificado pelo nome do seu pai. Ser identificado pelo nome da mãe poderia ser um insulto. * Alguns acreditam que esse título é de desprezo já que havia uma história entre os judeus que Jesus era filho de um relacionamento com um outro homem.

Jo. 8:41 - Vocês estão fazendo as obras do pai de vocês”.Protestaram eles: “Nós não somos filhos ilegítimos/de pecado sexual (porneia). O único Pai que temos é Deus” – (Talvez se referindo as idéias de que Jesus houvera sido concebido ilegalmente).

** É provável, também, que o título “filho de Maria” venha devido à morte de José. Jesus como o filho mais velho teria naturalmente assumido o negócio do pai e ficou conhecido como filho de Maria.

Maria estava sempre por ali, eles eram pessoas normais no meio deles.

c) “Não é este o irmão Tiago, José, Judas e Simão?” --- a palavra irmão é δελφός. Os católicos gostam de alegar que essa palavra significa “primo”, para provarem a idéia de virgindade perpétua de Maria. O problema é que Paulo alega que Tiago era irmão (adelphos) de Jesus (Gal.1:19; I Cor. 9:5), ele não usa a palavra anepsioi como já usou em outros lugares (Col.4:10).

Tiago = άκωβος = Jacó e José ---- 2 patriarcas de Israel.

Simão e Judas = 2 famosos Macabeus.

** Uma família com forte expectativa de redenção para Israel.

Tiago se tornou um dos líderes da igreja de Jerusalém e escreveu a carta de Tiago. Judas escreveu a epístola de Judas.

As irmãs não são mencionadas, pois reflete a cultura da época que excluía as mulheres!

*** Seu histórico familiar e profissional sugerem que esse Jesus não passa de um homem qualquer! O foco dessas pessoas é no laço terreno de Jesus!

Diferente dos demônios que vêem Jesus como Filho de Deus (3:11;5:7)!

A incredulidade eleva o irrelevante e obscurece o óbvio!

“E Eles Se Escandalizaram por causa dEle!” ----

Marcos não nos conta o que Jesus estava ensinado na sinagoga naquele dia. Para o autor mais importante que a mensagem foi a reação das pessoas.

* σκανδαλίζω/ skandalizó --- escandalizar, profunda ofensa religiosa. Nesse caso uma rejeição e negação a respeito de Jesus.

O relato de Lucas nos faz entender melhor o porquê de tamanho escândalo! Veja o que Jesus pregou:

Lc. 4:16-30 - Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler.17Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito: 18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos 19 e proclamar o ano da graça do Senhor”. 20 Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; 21 e ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”. 22 Todos falavam bem dele, e estavam admirados com as palavras de graça que saíam de seus lábios. Mas perguntavam: “Não é este o filho de José?” 23 Jesus lhes disse: “É claro que vocês me citarão este provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo! Faze aqui em tua terra o que ouvimos que fizeste em Cafarnaum’ ”. 24 Continuou ele: “Digo-lhes a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra. 25 Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra. 26 Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom. 27 Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia, nenhum deles foi purificado — somente Naamã, o sírio”.28 Todos os que estavam na sinagoga ficaram furiosos quando ouviram isso. 29 Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo. 30 Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se.

Não sabemos se era a leitura do dia ou se Jesus escolheu essa passagem, mas sabemos que Ele alega ser o cumprimento daquela Escritura. A passagem de Isaias 61:1-2 e 58:6 fala do Ano da Salvação – as pessoas sendo curadas, restauradas e libertas do cativero. Ele aplica esse texto ao seu ministério de salvação e libertação!

E se não bastasse Ele fala das boas novas sendo pregadas aos gentios.

O povo fica profundamente ofendido e nega que esse homem tenha autoridade para falar essas coisas!

Se antes Jesus havia crescido em favor (Lc.2:52 - Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.) com os homens daquela cidade, agora Ele cresce em desprezo!

Toda vez que o evangelho é pregado por completo ele traz escândalo e rejeição!

É impossível pregar verdadeiramente todo o evangelho de Jesus e não receber crítica ou desprezo!

Toda vez que eu escuto que um livro “cristão” é o mais vendido fora do meio evangélico eu tenho a plena certeza de algo foi omitido! Quando olho para “Vida com Propósito”, “A Cabana”, “7 Passos para Encontrar a Felicidade” (Joel Osteen) – eu SEI que a mensagem da cruz não está sendo verdadeiramente e completamente exposta!

Por quê? Pois o Evangelho ESCANDALIZA!

I Cor. 1:23 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.19 Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”. 20 Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 21Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. 22 Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; 23 nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.

I Pe. 2:4-8 - À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — 5vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. 6 Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.7 Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”, 8 e, “pedra de tropeço/escândalo e rocha que faz cair”. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.

João 6:61 – (contexto Jesus fala de participar do sofrimento dele) Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: “Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?” 61 Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: “Isso os escandaliza? 66 Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.

O Evangelho é uma grande OFENSA!

Falar que todo homem é gerado em pecado e que do momento que nasce carece de um salvador, pregar que Jesus que era totalmente homem e totalmente Deus viveu uma vida sem pecado, morreu e ressuscitou e aqueles que Deus, pela sua soberana misericórdia, escolheu salvar são salvos mediante a fé nesse Jesus e que mediante a fé a justiça de Jesus é imputada no homem e esse homem é visto como justo diante de um Deus que é totalmente justo, santo e soberano, e esse Juiz o declara livre do inferno eterno é realmente LOUCURA e OFENSA!!!

Uma vez que as pessoas se escandalizam elas atacam o MENSAGEIRO!

As pessoas rejeitam a verdade e se irritam com o mensageiro!

João 15:18 - “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. 19 Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. 20 Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês. 21 Tratarão assim vocês por causa do meu nome, pois não conhecem aquele que me enviou. 22 Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.

III) UMA INCREDULIDADE QUE TRAZ ADMIRAÇÃO (VS.4-5)

4 Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra”. 5 E não pôde fazer ali nenhum milagre, exceto impor as mãos sobre alguns doentes e curá-los.6 E ficou admirado com a incredulidade deles.

V.4 –“Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra”

Vemos uma graduação: Própria Terra ---- Parentes ---- Casa!

Em todo lugar, até mesmo entre seus familiares havia o desprezo!

Mat.10:34 - “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. 33 Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. 34 “Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.

Contato com o Evangelho, ou com Jesus como foi o caso, não gera a fé salvadora! Só o contato com o Evangelho não é suficiente, a fé é um dom de Deus!

PROFETA” --- Os profetas de Deus sempre foram desprezados pelo povo de Israel (Moisés, Elias, Eliseu, Isaias, Jeremias, Ezequiel) - todos eles foram desprezados e rejeitados!

V.5 --- Não significa que Jesus ficou limitado! Muito provável que Ele havia imposto as mãos antes do ensino na sinagoga, por isso as pessoas ficaram admiradas com Ele, pois logo depois de pregar as pessoas querem o matar e Ele precisa fugir, por isso mais nenhum milagre foi realizado!

V.6 --- Somente 2 vezes Jesus tem essa reação:

1) Com a fé do centurião!

2) Com a incredulidade de Nazaré!

O grau de profundidade da rejeição para com Jesus gerou espanto nEle! Isso é assustador!

A incredulidade é uma força poderosa!

Heb. 3:19 - Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito? 17 Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? 18 E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes? 19 Vemos, assim, que por causa da incredulidade não puderam entrar

Rom.11:20 - Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira cultivada,18 não se glorie contra esses ramos. Se o fizer, saiba que não é você quem sustenta a raiz, mas a raiz a você. 19 Então você dirá: “Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado”.20 Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema.21 Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você.

CONCLUSÃO:

1) Assim como a Fé a Incredulidade tem muito poder! Ela obscurece o óbvio e eleva o irrelevante e leva a pessoa para o inferno!

2) O Evangelho é escândalo para o mundo, por isso entenda que ser cristão e pregar o Evangelho de Jesus vai trazer perseguição e ofensa!

3) Familiaridade com o Evangelho e com Jesus não traz salvação. É necessário uma fé verdadeira. É necessário crer que Ele realmente é o Messias, o Deus encarnado que veio libertar os cativos, dar vista aos cegos e trazer salvação! Sinais e maravilhas, por si só, não convertem ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário