segunda-feira, 28 de junho de 2010

Jesus Faz do Ordinário Extraordinário!

Conhecendo Jesus Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 6:7-13 - Então Jesus passou a percorrer os povoados, ensinando.7 Chamando os Doze para junto de si, enviou-os de dois em dois e deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos. 8 Estas foram as suas instruções: “Não levem nada pelo caminho, a não ser um bordão. Não levem pão, nem saco de viagem, nem dinheiro em seus cintos; 9 calcem sandálias, mas não levem túnica extra; 10 sempre que entrarem numa casa, fiquem ali até partirem; 11 e, se algum povoado não os receber nem os ouvir, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem de lá, como testemunho contra eles”. 12 Eles saíram e pregaram ao povo que se arrependesse. 13 Expulsavam muitos demônios e ungiam muitos doentes com óleo, e os curavam.

Introdução e Contextualização:

Temos aqui mais um dos famosos “sanduíches” de Marcos, onde ele coloca duas ou três histórias juntas para dar um sentido mais amplo! A gente tem os discípulos indo pregar (vs.7-13), depois Herodes procura saber sobre Jesus (vs.14-29) e os discípulos voltam para Jesus para contar o que aconteceu (6:30).

Nessa história Jesus começa a cumprir Sua promessa para com os discípulos. Quando Jesus chamou esses 12 homens Ele prometeu que eles seriam pescadores de homens (1:16-20). Ele prometeu que os enviariam (3:14-15).

3:14-15 Escolheu doze, designando-os apóstolos , para que estivessem com ele, os enviasse a pregar 15 e tivessem autoridade para expulsar demônios..

A primeira parte desse chamado foi amplamente cumprida. Eles estiveram com Jesus o tempo todo. Eles puderam observar por mais de um ano o que e como Jesus ministrava. Até agora eles foram expectadores, uma audiência privilegiada! Mas ainda não foram enviados para pescar homens!

É o segundo aspecto do chamado dos discípulos que Marcos vai narrar nessa nova seção – o envio dos 12 para pregar e expulsar demônios!

Devido ao curto tempo que resta para Jesus e a grande popularidade é necessário que os discípulos recebam um treinamento mais profundo e mais prático!

A ação dos 12 eleva ainda mais a fama de Jesus, e essa fama é que abre as portas para a próxima história quando Herodes ouve a respeito de Jesus!

Essa história relata a primeira missão dos 12 homens, esse é o começo da liderança da igreja, pela primeira vez eles estão levando a pregação e o poder de Jesus para as outras vidas!

Divisão do Estudo:

I)COMO SE COMPORTAR SENDO DISCÍPULO DO SENHOR (Vs.7-11)

· TOTAL dependência do senhor (vs.7-10)

· Quando forem desprezados (v.11)

II)COMO MINISTRAR SENDO DISCÍPULO DO SENHOR (V.12-13)

· Seguindo o Exemplo de Jesus e sendo Obediente AOS SEUS comandos

I)COMO SE COMPORTAR SENDO DISCÍPULO DO SENHOR (Vs.7-11)

· TOTAL dependência do senhor (vs.7-10)

· Quando forem desprezados (v.11)

7 Chamando os Doze para junto de si, enviou-os de dois em dois e deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos. 8 Estas foram as suas instruções: “Não levem nada pelo caminho, a não ser um bordão. Não levem pão, nem saco de viagem, nem dinheiro em seus cintos; 9 calcem sandálias, mas não levem túnica extra; 10 sempre que entrarem numa casa, fiquem ali até partirem; 11 e, se algum povoado não os receber nem os ouvir, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem de lá, como testemunho contra eles”.

Após ser rejeitado em sua própria terra Jesus parte para as regiões vizinhas e começa a colocar em prática o que havia sido relatado em 3:13-19 -Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele. 14 Escolheu doze, designando-os apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar 15 e tivessem autoridade para expulsar demônios. 16 Estes são os doze que ele escolheu: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que significa “filhos do trovão”;18 André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o zelote; 19 e Judas Iscariotes, que o traiu.!

Após um longo período de tempo juntos, ouvindo Jesus ministrar, vendo seus milagres, observando as reações das pessoas, Jesus decide que é hora deles irem.

Após quase um ano de treino agora é a hora de irem sem a presença física de Jesus!

Esse mandamento é temporário, por enquanto essa é uma missão curta. Ela pré-figura o que haverá de acontecer quando Jesus ressuscitar e o Espírito Santo chegar (16:15-20).

Ele chama os 12 e os envia de dois em dois:

Jesus constantemente julgava a hipocrisia e o pecado do povo. A mensagem de Jesus tinha muito julgamento, não um julgamento hipócrita, mas um julgamento que toda verdade traz sobre a mentira e o pecado!

As parábolas, algumas ações como limpar o Templo eram julgamentos.

Ao chamar 12 homens ordinários para se tornarem os líderes espirituais de Israel, 12 homens sem nenhuma tradição religiosa, Jesus está condenando o sistema religioso!

Ao chamar pescadores, um terrorista (Simão Zelote), um impostor (Levi) Jesus está mostrando a profundidade da decadência religiosa em Israel!

Por isso o título “Jesus faz do Ordinário Extraordinário” (parte desse título é tirado do livro do John MacArthur).

Ele pega 12 homens ordinários e fazem deles extraordinários líderes da igreja, homens que se tornaram os pilares da igreja. Com a exceção de Judas Iscariotes e o acréscimo de Matias e Paulo são as doutrinas deles que fortificaram a igreja (At.2:42).

Esses 12 homens que não eram nada se tornam os grandes líderes do cristianismo! Deus escolhe os pobres e desprezados para que Ele receba toda a glória e homem nenhum possa se vangloriar (I Cor. 1:28-31).

Os 12 discípulos representam as 12 tribos de Israel! Eles representam a continuação da história de salvação do povo de Deus. Eles não representam só algo novo como a fundação da igreja, mas eles representam também ser a continuação da salvação do povo de Deus!

Esses 12 homens ordinários tomam o lugar dos 12 patriarcas! Lucas 22:28- Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações. 29 E eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim,30 para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel.

“De 2 em 2” --- Em dupla você tem mutua proteção e você pode combinar dois dons diferentes (Ecl.4:9-10 -Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10 Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. ).

Você tem a verdade do testemunho estabelecida por 2 ou mais testemunhas como era falado na Lei Mosaica (Deut.19:15 - Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniqüidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato.).

Essa virou uma prática na igreja primitiva, em Atos os discípulos sempre saem de dois em dois!

“Deu-lhes autoridade” --- A autoridade (ξουσα) de Jesus é um dos grandes focos de Marcos na vida de Jesus (1:22,27;2:10). Muitos ficaram maravilhados com essa autoridade e poder! E agora Ele passa essa autoridade para seus discípulos.

Assim como Moisés passou parte sua autoridade para Josué, agora Jesus investe sua autoridade nos discípulos (Num.27:20-Então disse o SENHOR a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele. 19 E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe as tuas ordens na presença deles. 20 E põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.).

Jesus cumpri o chamado que Ele havia feito com os 12:

3:15 – 14 Escolheu doze, designando-os apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar 15 e tivessem autoridade para expulsar demônios.

TOTAL DEPENDÊNCIA DO SENHOR:

V.7Chamando os Doze para junto de si, enviou-os de dois em dois e deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos. 8 Estas foram as suas instruções:...

1°) “CHAMANDO-OS” - Jesus é quem chama.

2°) “ENVIOU-OS” – Jesus é quem envia.

3°) “DEU-LHES AUTORIDADE” – todo poder e autoridade vem dEle que é o cabeça de todas coisas! Col. 2:10 - Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, 10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

4°) “SUAS INSTRUÇÕES” (v.8) – Jesus é quem dita o nosso modo de viver e comportamento!

Desde o chamado até o modo de agir deve haver uma total dependência da nossa parte e uma total soberania do nosso Senhor!

Filip. 2:11-12 -ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, 13 pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

*** AS INSTRUÇÕES (παραγγέλλω – transmitir ordem, essa palavra tinha um peso, não são meras instruções, mas instruções de guerra que devem ser obedecidas) do Senhor (vs.8-10):

  • “não levem nada” --- Quando as pessoas saiam para viajar é normal levar algumas coisas básicas, mas nem isso Jesus permite! Ele quer total dependência do Pai!
  • “somente um bordão/cajado/vara” --- essa vara era usada em caminhadas – ajudava na locomoção e na defesa contra animais ou ladrões.

Mateus e Lucas relatam que eles não deviam levar a vara, isso é eles não deviam levar uma vara de reserva o que era de costume!

Muito provável esse cajado está relacionado com a vara dada aos doze líderes das tribos de Israel, sendo assim um sinal de autoridade desse novo Israel!

Num.17 - 1Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 2 Fala aos filhos de Israel, e toma deles uma vara para cada casa paterna de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, doze varas; e escreverás o nome de cada um sobre a sua vara. 3 Porém o nome de Arão escreverás sobre a vara de Levi; porque cada cabeça da casa de seus pais terá uma vara. 4 E as porás na tenda da congregação, perante o testemunho, onde eu virei a vós. 5 E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós.

Em Êxodo 12:11, os Israelitas devem participar da Páscoa com um cajado na mão – “Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, as vossas sandálias nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.!”

Temos então esses novos líderes prontos para o Novo Êxodo! A libertação de uma escravidão eterna!

  • “não levem pão” --- Se o tema de Marcos é realmente o Novo Êxodo, vemos que o pão seria providenciado por Deus, assim como o maná que caia do céu.

Ex.16:4 - Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.

  • “nem saco de viagem” --- Esses sacos eram usados para colocar os bens carregados, já que eles não devem levar nada, então não vão precisar desse saco!

Vários filósofos helenistas da época carregavam essas bolsas e carteiras para acumularem as doações financeiras enquanto perambulavam pelas cidades.

* Ao ministrarem curas e maravilhas as pessoas iriam querer oferecer dinheiro e outros bens, mas Jesus não deixa eles levarem esses cintos com essas bolsas para que eles não coloquem nada!

Jesus ao proibir isso distancia qualquer tentação de ministrar por lucro!

  • “nem dinheiro em seus cintos” --- Esqueça da “grana”! Não vão levar e nem vão adquirir! Pois de graça receberam e de graça darão!
  • “calcem sandálias” --- Mateus e Lucas relatam que eles não deviam levar um outro par de sandálias. Na história do Êxodo eles vestiam sandálias! A sandália de couro era muito comum.
  • “não levem túnica extra” --- Eles carregavam uma túnica extra para as noites frias, serviam como uma cobertinha. Jesus proíbe a segunda túnica, pois o Senhor providenciaria tudo!
  • “fiquem na casa que te receberam até partirem” --- Aprendam a ser contentes com o que lhes derem! Não vão ficar pulando de casa em casa procurando quem pode oferecer algo melhor!

Jesus traz a mente dos discípulos uma ocasião muito parecida, Êxodo 12:11 - .

Ao instruir isso Jesus está associando o ministério dos discípulos com um NOVO ÊXODO do povo de Deus, enquanto caminhamos nesse deserto precisamos depender totalmente do nosso Senhor para chegar a Terra Prometida!

Não levariam PÃO nem DINEHIRO -- no deserto Deus proveu o maná! Aqui Deus providenciaria todo o necessário para eles!

O princípio básico que tiramos desses mandamentos de Jesus é a total dependência de Deus em todos os detalhes e o afastamento daquilo que pode trazer tentação!

Longe de distrações o foco passa a ser a missão, que é pregar o evangelho de Jesus!

Em nenhum momento Jesus prioriza o asceticismo, como muitos monges fazem, pois Ele diz que eles devem ficar nas casas oferecidas, Jesus está dando uma lição, uma missão temporária e dura para que eles possam aprender algo muito profundo nesse começo de ministério! A lição é que lealdade ao Reino de Deus não permite espaço para com ligações a segurança material!

Quando forem desprezados (v.11):

11 e, se algum povoado não os receber nem os ouvir, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem de lá, como testemunho contra eles”.

Eles tinham acabado de ver que com certeza tais desprezos e rejeições viriam sobre eles, visto que Jesus tinha acabado de ser expulso de Nazaré (6:1-6).

sacudam a poeira dos seus pés” – Isso era um sinal muito usado por judeus para demonstrar total separação desse povo, largando o local para receber o justo julgamento de Deus por rejeitar o Evangelho.

O local passava a ser considerado como lugar de julgamento e nem a poeira eles carregavam com eles!

Lucas 10:8-12 - “Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam o que for posto diante de vocês. 9 Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: O Reino de Deus está próximo de vocês. 10 Mas quando entrarem numa cidade e não forem bem recebidos, saiam por suas ruas e digam:11Até o pó da sua cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vocês. Fiquem certos disto: o Reino de Deus está próximo.12 Eu lhes digo: Naquele dia haverá mais tolerância para Sodoma do que para aquela cidade.

At. 13:51 –(em Antioquia) A palavra do Senhor se espalhava por toda a região. 50Mas os judeus incitaram as mulheres piedosas de elevada posição e os principais da cidade. E, provocando perseguição contra Paulo e Barnabé, os expulsaram do seu território. 51 Estes sacudiram o pó dos seus pés em protesto contra eles e foram para Icônio.

At.18:6 - Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo. 6 Opondo-se eles e lançando maldições, Paulo sacudiu a roupa e lhes disse: “Caia sobre a cabeça de vocês o seu próprio sangue! Estou livre da minha responsabilidade. De agora em diante irei para os gentios”.

É o princípio de “dar pérolas aos porcos”! A pessoa rejeita o Evangelho, você não precisa ficar forçando, a decisão foi feita pela pessoa!

Quando desprezam o Evangelho e rejeitam o mensageiro (nós), a gente não deve lutar, como os muçulmanos fazem ou como fizeram durante as Cruzadas, mas apenas deixar para o julgamento de Deus. Então quando te desprezarem e ridicularizarem por causa do Evangelho, você não precisa brigar, apenas sai fora!

A vingança e o julgamento é do Senhor e não nosso, por isso Jesus os ensina a apenas sacudirem o pó das sandálias!

Isa. 5:16 – Porém o SENHOR dos Exércitos será exaltado em juízo; e Deus, o Santo, será santificado em justiça.

Isa. 66:16 – Porque com fogo e com a sua espada entrará o SENHOR em juízo com toda a carne; e os mortos do SENHOR serão multiplicados.

Naum 1:2 - O SENHOR é Deus zeloso e vingador; o SENHOR é vingador e cheio de furor; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos.

II) COMO MINISTRAR (V.12-13)

· Seguindo o Exemplo de Jesus e sendo Obediente AOS SEUS comandos

12 Eles saíram e pregaram ao povo que se arrependesse. 13 Expulsavam muitos demônios e ungiam muitos doentes com óleo, e os curavam (θεραπεύω - aqui é cura apenas e não salvação como com a mulher com hemorragia).

Exemplo no Conteúdo da Mensagem:

V.12 ---Os discípulos seguem o exemplo de Jesus na pregação: Marcos 1:14-15 - Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus. 15 “O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!”.

Para os judeus isso era algo inimaginável, pois eles jamais chamavam outros judeus para se arrependerem. Por isso quando Deus chamava os israelitas a se arrependerem através dos profetas eles eram perseguidos!

A mensagem do ARREPENDIMENTO passou a ser algo inseparável da proclamação do Evangelho. Não existe Evangelho sem arrependimento!

Atos 2:38; 3:19; 8:22; 17:30; 26:20 --- Hoje as igrejas pararam de pregar ARREPENDIMENTO, pois arrependimento requer uma transformação da mente e das ações.

ARREPENDIMENTO (μετανοέω) – mudança da mente

As pessoas não querem largar os vícios, elas não querem ouvir que precisam muda, que precisam largar a cobiça do dinheiro, a idolatria dos bens. Então, as igrejas param de pregar essa mensagem para que as pessoas fiquem confortadas!

Não existe FÉ sem ARREPENDIMENTO! Os dois aspectos andam juntos e de forma inseparável. Não existe conversão sem arrependimento e não existe arrependimento sem regeneração!

Vejam o estudo em Marcos 1:2-8, lá fala da mensagem do arrependimento!

E essa mensagem levou João a morte como veremos no próximo estudo.

Lucas 9:1-2, fala o que Jesus ordenou que eles pregassem: Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, 2 e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.

Precisamos pregar o Reino de Deus, que não é o reino dos homens como vem sendo pregado hoje em dia!

O Reino de Deus é o governo de Deus através do Rei Jesus. O Reino de Deus não é comida e nem bebida – não são as coisas materiais e carnais. Mas JUSTIÇA- justiça adquirida por meio da fé na vida, morte e ressurreição de Jesus. /PAZ – paz com Deus, pois não somos mais inimigos uma vez que somos justificados. /ALEGRIA – alegria por sermos salvos e termos um Senhor como Jesus!

Exemplo da Compaixão de Jesus:

V. 13 – Eles seguem o exemplo na Compaixão! No versículo 7 Jesus havia lhes dado autoridade sobre os espíritos imundos, eles usaram a autoridade dada por Jesus obedientemente!

“UNGIAM” --- o ungir tem dois significados:

1) o Ungido de Deus é Cristo = = ungido (At. 4:27). A cura era realizada no nome e no poder de Jesus Cristo, Jesus o Ungido de Deus!

2) No Antigo Testamento o ungir era um sinal de consagração a Deus, alegria e misericórdia!

** Quando ungimos alguém e oramos estamos mostrando que estamos consagrando aquela ocasião a Deus e que oramos pelo poder de Cristo, aquele que é o Ungido de Deus!

Ao pregarem ARREPENDIMENTO para entrarem no Reino de Deus e operarem curas e libertações, as pessoas viam que o Reino de Deus se manifestava na terra, não da forma política e econômica que era esperado, mas da forma espiritual. As pessoas eram libertas das forças demoníacas que os prendiam!

** O ministério de Jesus começa a se espalhar mais e mais, sua fama passa a crescer e até mesmo o rei Herodes procura saber quem é esse (6:14-29)!

CONCLUSÃO:

1) Que possamos viver uma vida de completa dependência do Pai. Tomando todo cuidado para não sermos presos pelas preocupações do dia-dia, e sabendo que Ele cuida de nós.

Ele cuida de nós, não precisamos nos preocupar!

Mat.6:25-34!!!

E Deus providenciou para eles!

Lucas 22:35 -Então Jesus lhes perguntou: “Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou-lhes alguma coisa?” “Nada”, responderam eles.36 Ele lhes disse: “Mas agora, se vocês têm bolsa, levem-na, e também o saco de viagem; e se não têm espada, vendam a sua capa e comprem uma.

2) Deus usa pessoas ordinárias para que através da misericórdia e graça dEle elas se tornem extraordinárias!

As características do discípulo-ministro/servo:

1) Totalmente dependente de Deus! Por isso Jesus disse para eles não levarem nada, nem pão, nem dinheiro, nem pares extras de roupas e sandálias!

Salmo 20:7 - Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus. 8 Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé. 9 Salva-nos, SENHOR; ouça-nos o rei quando clamarmos.

2) Não faz do ministério comércio! “Não levem bolsas/cintos”, onde poderiam colocar dinheiro! Se o cara que pensa em ir para o ministério fica imaginando o quanto ele pode tirar, ele já está desqualificado!

Mt.10:8-10 -Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça.9 Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos; 10 não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.

I Pe.5:2 - Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada2 pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir..

I Tim.3:3 -Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função. 2 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; 3 não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro.

3) Proclama a mensagem COMPLETA do Reino de Deus!

Mat. 28:20 -Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei..

O servo de Jesus proclama tudo sem medo das conseqüências e rejeições que podem vir!

4) Cheio de Compaixão! Assim como Jesus os discípulos curaram muitos e libertaram pessoas do poder demoníaco!

Col.3:12 -Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

5) Contentamento com pouco, muito ou nada! “Aprenderam a ficar na casa de pessoas simples!”

Filip.4:12 – Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo.11 Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.12 Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. 13 Tudo posso naquele que me fortalece.

Heb.13:5 – O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. 5 Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei” 6Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?.

I Tim. 6:8 -6 De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, 7 pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;8 por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.9 Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, 10 pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males..

6) Discernimento! Uma vez que a pessoa rejeita a mensagem de Jesus, a gente precisa ter discernimento do momento certo de deixar a pessoa para o justo juízo de Deus!

** Temos Jesus fazendo dos ordinário, homens extraordinários. Homens que eram desprezados, os líderes espirituais de Israel! Homens que dependiam do dinheiro, principalmente Levi, aprender a depender de Deus somente. E assim a mensagem do Evangelho foi se espalhando e chegou a Herodes que é a próxima história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário