segunda-feira, 14 de junho de 2010

QUEM É ESSE COM PODER SOBRE A MORTE?

Conhecendo Jesus e Carregando a Cruz
Série de Estudos no Evangelho de Marcos
Marcos 5:21-43- (Mt 9:18-26; Lc 8.40-56) 21 Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar. 22 Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés 23e lhe implorou insistentemente: “Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e que viva”. 24 Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. 25 E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. 26 Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. 27Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, 28 porque pensava: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”. 29 Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. 30 No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: “Quem tocou em meu manto?” 31 Responderam os seus discípulos: “Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim?’ ” 32 Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo. 33 Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade. 34 Então ele lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”. 35 Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. “Sua filha morreu”, disseram eles. “Não precisa mais incomodar o mestre!” 36 Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: “Não tenha medo; tão-somente creia”.37 E não deixou ninguém segui-lo, senão Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. 38 Quando chegaram à casa do dirigente da sinagoga, Jesus viu um alvoroço, com gente chorando e se lamentando em alta voz. 39 Então entrou e lhes disse: “Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme”. 40 Mas todos começaram a rir de Jesus. Ele, porém, ordenou que eles saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança. 41 Tomou-a pela mão e lhe disse: “Talita cumi!”, que significa “menina, eu lhe ordeno, levante-se!”. 42 Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos. 43 Ele deu ordens expressas para que não dissessem nada a ninguém e mandou que dessem a ela alguma coisa para comer.
Introdução:
Com a Queda do homem no Jardim do Éden a raça humana foi completamente afetada pelo efeito devastador do pecado! Do momento que somos gerados no ventre, já somos gerados no pecado (Sl.51:5)– a gente já nasce escravo do pecado.
E tudo é poluído e afetado! Nossos pensamentos, nossas ações, nossa saúde e a nossa eternidade.
Mas existe alguma esperança para isso? Existe algum livramento para esse pecado que nos escraviza desde o nascimento?
A resposta é dada no 1° versículo de Marcos! “O Evangelho=as boas noticias de Jesus Cristo o Filho de Deus!”. SIM!!! Há esperança! É isso que temos visto através de esse estudo, quem realmente é Jesus e seu poder sobre o domínio do pecado!
Jesus continua a mostrar não ser apenas um mero mestre de éticas ou somente um grande profeta, mas o todo poderoso Deus encarnado. Após um longo período de ensino (4:1-34), Jesus começa a demonstrar toda Sua autoridade/ἐξουσία. Já havíamos visto a autoridade de Jesus no ensino (1:22), autoridade sobre um demônio (1:27), sobre a febre (1:31), sobre a lepra (1:41-42), sobre a paralisia (2:10-11), autoridade em perdoar (2:5-7) e chamar os pior dos piores (2:14), autoridade sobre as tradições religiosas (2:18-3:12).
*** Agora vemos a autoridade de Jesus para acalmar o mar e os ventos (4:35-41), autoridade para libertar as vidas da opressão demoníaca (5:1-20) e autoridade para trazer vida aos mortos (5:21-43)!
Mais do que simplesmente mostrar seu poder nessa nova sessão de milagres Jesus responde as 2 grandes perguntas ocorridas no barco:
1) “Não se importa que estamos sendo destruídos?” (4:38)
2) “Quem é esse que até o vento e o mar lhe obedecem?” (4:41)
Os milagres de Jesus revelam sua misericórdia para com a raça humana!
Essa história é mais um dos sanduíches de Marcos, onde ele coloca 2 ou 3 história juntas complementando uma a outra. Temos aqui um milagre dentro de um milagre! Semelhanças e Contrastes são vistos nessa história:


JAIRO
MULHER
RICO
POBRE
HONRADO
DESPREZADA
RESPEITADO
ENVERGONHADA
LÍDER DA SINAGOGA
EXCLUÍDA DA SINAGOGA
FILHA DE 12 ANOS MORRENDO
SOFRENDO POR 12 ANOS


Divisão do Estudo:
I) A PREOCUPAÇÃO (Vs.21-24):
II) O PODER DE RESTAURAR (Vs.25-34) :
III) O PODER DE RESSUSCITAR (Vs.35-43):
I) A PREOCUPAÇÃO (Vs. 21-24)
21 Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar. 22 Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés 23 e lhe implorou insistentemente: “Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e que viva”. 24 Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia.
V.21 – Jesus estava na região da Gerasa, o povoado ao perceber o que aconteceu com os porcos e quem era esse homem que tinha poder sobre os demônios implorou para que Ele saísse daquele lugar (5:17). Então Jesus volta para território judeu, provavelmente de volta a Cafarnaum. Em Cafarnaum o povo estava ansioso para recebê-lo, oposto de Gerasa!
v.22-23 – Algo assustador é revelado nesses versículos. Um dos “chefões” da máfia da sinagoga se chega a Jesus.
Jairo é o ἀρχισυναγώγων da sinagoga – ele cuidava fisicamente da sinagoga, fazia as programações, cuidava e ensinava.
Essa aproximação de Jairo revela-nos 2 coisas:
1) A ineficácia da religião judaica em ajudá-lo nesse momento.
2) A completa dependência em Jesus. Jairo estava disposto a perder seu cargo e ser desprezado por todos, mas ele via Jesus como um valor maior que tudo isso.
Jairo sabia que Jesus era muito mais que um mero rabino e que um simples mestre de éticas – esse chefe da sinagoga sabia que só Deus poderia curar sua filha e por isso ele vai até Jesus.
Eu não iria atrás de Ghandi, nem Buda e nem de Maomé para curar a minha filha, eu vou atrás de um Deus vivo que tem poder sobre toda doença!
Enquanto os líderes religiosos queriam matar Jesus, Jairo se prostra diante dEle em reverência e adoração!
* Acessibilidade --- Jesus era acessível às pessoas! Hoje em dia os “grandes” ministros são completamente inacessíveis, se escondem em hotéis e em mansões, não se misturam com as pessoas! Você precisa agendar com antecedência um encontro!
Quão bom é saber que o nosso Senhor e Salvador é acessível a todos!! Quando a gente mais necessita, Ele está pertinho.
** v.23 -- Enquanto as pessoas de Gerasa imploraram para que Jesus fosse embora, esse homem implora para que Jesus vá com ele --- παρακαλέω = implorar. No Evangelho de Marcos sempre tem o sentido de implorar por algo.
** Jairo já havia escutado Jesus ministrar, ele já havia visto Jesus curar, mas nunca havia aceitado a Jesus. Deus permite uma doença fatal sobre a filha dele para que ele se quebrante e vá atrás de Jesus.
Imagine a mente e o coração desse homem. No desespero Jesus estava acessível!
Obs. Como pai, Jairo demonstra um amor imenso pela filha. Esse homem estava disposto a perder tudo, toda reputação, toda honra ao buscar Jesus em público. Mas ele fez mesmo assim. Ele amava sua filhinha e tinha fé que Jesus poderia curá-la!
v.24 – “Jesus foi com ele.” -- Jesus larga tudo o que estava fazendo e vai a casa desse homem. Provavelmente Jairo já havia desprezado Jesus, mas Jesus mostra que Ele verdadeiramente se importa com os que estão sendo destruídos!
Além de ser Acessível, Jesus é Disponível! Disposto a ir a casa desse homem que um dia, provavelmente, havia o desprezado!
4:38 – “Não te importas que estamos sendo destruídos?”. Jesus poderia ter dado mil desculpas, mas Ele simplesmente vai curar essa menininha!
Ele não é só acessível, mas também disponível! Disposto a largar tudo e ir!
** “Uma grande multidão o seguia e o comprimia.”-- A multidão presente mais uma vez. O pessoal que queria ver o show, receber uma bençãozinha ou iam para falar mal de Jesus!
O pessoal estava fascinado com o PODER/AUTORIDADE de Jesus. Ninguém ensinava, curava e fazia as coisas que Jesus fazia!
Imagina, eles não tinham UTI – todos os doentes eram trazidos!
O interesse não era tanto no conteúdo da mensagem, mas nos benefícios! Primeiros seguidores do evangelho/teologia da prosperidade!!
“e o comprimia” - Esse relato é muito importante, pois é isso que nos faz entender como a mulher tocou Jesus. Muita gente comprimia (συνθλίβω –v.31) e tocava em Jesus!
II) O PODER DE RESTAURAR (VS.25-34)
25 E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. 26 Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. 27Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, 28 porque pensava: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”. 29 Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. 30 No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: “Quem tocou em meu manto?” 31Responderam os seus discípulos: “Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim?’ ” 32 Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo. 33 Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade. 34 Então ele lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”.
* Enquanto Jesus ia para casa de Jairo um outro incidente ocorre! A cura de mulher que por muito tempo passara doente e desprezada!
V.25 – 12 anos sofrendo de hemorragia! Quando a filha de Jairo havia nascido, essa mulher ficou doente e nunca mais foi curada!
Palavra-Chave é Hemorragia - ῥύσει αἵματος (fluxo/hemorragia de sangue)
A sua enfermidade física era uma anormalidade no sistema uterino, normalmente, cada mulher apresenta um padrão de menstruação, durante toda a sua vida todo o mês o organismo da mulher, sob o efeito de diversas substâncias chamadas hormônios, libera o óvulo que será fecundado este preparo é desfeito ocorrendo a descamação da parte interna do útero, chamada endométrio, advindo a menstruação; uma mulher normal perde em média 40ml (25 a 70 ml) de sangue a cada menstruação, que deve durar de 2 a 7 dias com um intervalo entre cada de ciclo de 21 a 35 dias. Hoje a atual medicina apresenta os fatores desta espécie de hemorragia como deficiência de factor XI ou hemofilia C, causado por um defeito ou falta de uma proteína sanguínea (Factor XI) que ajuda o sangue a coagular; mas, naquela época a dificuldade de sarar desta enfermidade era quase impossível, e os tratamentos eram limitados.
Fora o desgaste físico de ter uma constante hemorragia, havia ainda o devastador aspecto religioso!
* Lev. 15:19-27
Essa mulher tinha pouquíssimo contato com pessoas, não ia à sinagoga e nem ao Templo.
Sangue = Vida (Lev.17:14 - Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue;) e Morte!
Perda de Sangue = Perda de Vida = Morte = Impureza
**A mulher era considerada impura, pois a menstruação representava a perda da vida. Os 7 dias de afastamento simbolizavam como o pecado se não for banido contamina a comunidade. Isso levava as pessoas de volta ao Jd. do Éden quando o pecado entrou e com ele a morte!
Mais um exemplo claro de como a religião judaica sem Jesus não traz conforto algum para as vidas! As Leis foram criadas com o fim de apontarem para Jesus, levarem as pessoas a reconhecerem a carência de um Salvador. (Rom.10:4 – Pois Cristo é o fim da lei;Mat.5:17;Gal.3:24 - De maneira que a lei nos serviu de tutor, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.)
As Tradições da Época:
Os rabinos ensinavam que se os maridos teimassem em relacionar-se com elas nesse período, a maldição viria sobre os filhos. Eles também decretavam que até o cadáver de uma mulher que morreu durante sua menstruação devia passar por uma purificação especial com água, de tão sério que aquele assunto era perante a lei Judaica.
Essa mulher era completamente desprezada e rejeitada pela sociedade.
** Marcos usa 7 verbos no particípio para caracteriza-la (vs.25-27):
‘tido hemorragia”; “havia sofrido”; “havia gastado”; “não foi ajudada”; “tinha ido a pior”; “havia escutado”; “tendo ido a Jesus”.
Esses 7 particípios constroem uma imagem positiva e de carência para com a mulher – antes de relatar que ela tocou Jesus!
Se Marcos apenas narrasse que ela sofria de hemorragia por 12 anos e tocou Jesus a audiência se escandalizaria! Por isso ele caracteriza essa mulher como sofredora!
Além do aspecto físico, havia a questão psicológica, a sua condição moral como mulher estava profundamente afetada, pois a honra de uma mulher judia era se casar e gerar filhos ao seu esposo e com aquela enfermidade ela estava impossibilitada de realizar seu sonho. A segregação conjugal. Se ela era solteira não podia casar-se; se era casada, não podia relacionar-se com o marido e possivelmente seu casamento já estava abalado.
V.26 – Além da exploração emocional, havia também a exploração financeira! Anos e anos sendo explorada! Assim como hoje em dia, as pessoas exploram as pessoas necessitadas.
É muito mais fácil destruir uma vida que carece urgentemente de uma cura. A pessoa dá tudo para conseguir o que ela tanto anseia. As pessoas buscam “tudo” quando estão desesperadas, e qualquer esperança de melhora a pessoa se entrega completamente.
Hoje as pessoas usam essa passagem para explorar as vidas. Quantos sermões nessa história e as pessoas buscam conseguir o “sacrifício” dos que carecem de um milagre!
** O grande doutor e evangelista Lucas (Col.4:14) nem menciona esse aspecto da exploração dos médicos. Ele apenas diz ter sido uma doença incurável! J
O Talmude fala de alguns tratamentos que eram pura superstição. Você não consegue estancar uma hemorragia? Leve um ovo de avestruz embrulhado em um trapo de linho no verão e de algodão no inverno. Se não funcionar, leve um grão de cevada encontrado no esterco de uma jumenta. Mas certifique-se de que seja o esterco de uma jumenta branca, ou você estará desperdiçando seu dinheiro. (William Barclay, The Daily Study Bible Series: The Gospel of Mark (Philadelphia, PA: The Westminster Press, 1975) - .
A cura divina, a salvação não pode ser comprada! É um dom de Deus! É dado! Diferentemente do que é pregado hoje em dia!
Essa mulher emblema perfeitamente o estado da raça humana sem a graça de Deus - completamente sem esperança e incapaz!
V.27-29 – “Quando ouviu falar de Jesus” --- Vemos a importância de falar de Jesus para as pessoas.
Essa é a única esperança! Por isso em 5:19 Jesus ordena que o ex-endemoninhado vá proclamar a misericórdia do Senhor.
A fé, a convicção de que Jesus poderia curá-la só veio, pois ela havia ouvido falar de Jesus!
Rom. 10:14 - Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?
O Ouvir gerou a fé e a fé/convicção gerou ação – uma ação que venceu todo temor da vergonha! – Heb.11
** Ela podia ter ficado em casa e dado várias desculpas: “Deus me fez assim!”, ‘Não posso ir até lá’, “Se Ele quiser me curar Ele vai vir até mim”. Mas não, ela age! Pois fé verdadeira leva a ações!
Ao tocar ela é instantaneamente curada fisicamente, mas e espiritualmente?
v.30-32 - 30 No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: “Quem tocou em meu manto?”
A grande beleza desse versículo: “Jesus percebeu que havia saído poder!”
No meio da Sua missão, Ele se deixa ser interrompido, pois Ele sabe que alguém havia sidotocado por Ele.
Ele sabe quando o poder dEle é manifestado! O poder dEle é pessoal!!! Os milagres de Jesus são sempre manifestações de misericórdia!
Deus não é uma bola de força e de poder que fica agindo sem saber quem e o que Ele está fazendo.
Ele está completamente envolvido na sua vida.
Ele sentiu o poder que saiu dEle para te salvar, que sai para santificar e que sairá para te glorificar e julgar os outros!
Ao acordar e entrar no carro Ele sentiu o poder que saiu dEle para que te permitisse fazer isso!
“Não se importas que estamos sendo destruídos?” – Ah, sim! Como Ele se importa!
A Pergunta: “Quem tocou em meu manto?”
* Jesus não está perguntando para saber algo novo, não é por que Ele não sabe. Marcos já havia nos falado da onisciência de Jesus (2:8).
Ele pergunta, pois ele quer tirar essa mulher da multidão! Ele quer trazer a publico o que acabou de acontecer!
Ele quer fazer disto algo profundo e impactante e não superficial! A salvação é algo profundo e não uma mera “aceitação” de apelo de um pastor!
** Mais do que isso - Jesus quer mostrar a essa mulher que não foi o tocar na vestes que curou ela, mas a FÉ! Talvez, ela tenha ido com a supertisção de que se tocasse aquele manto seria curado, mas Jesus deixa claro que não foi o manto e nem o toque, mas FÉ! A convicção daquilo que não se vê, mas daquilo que se espera (Heb.11:1)
31 Responderam os seus discípulos: “Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim?’ ”
* Os discípulos acham que Jesus ficou louco. Como eles saberiam dizer quem tocou se um monte gente se achegava para tocá-lo.
32 Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo (Jesus ignora a resposta dos discípulos). 33 Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade.
Aí vemos a “Graça Irresistível” de Deus – Aqueles que Deus chama, esses vem!
E essa mulher se aproxima com a mais alta reverência! Ela se prostra aos pés de Jesus em adoração e humilhação.
A reação mais normal diante desse Deus que é totalmente santo e soberano: TEMOR(φοβηθεῖσα - φοβέω) e TREMOR (τρέμουσα - τρέμω).
Esse tremor e temor não é do que poderia acontecer com ela (ser ridicularizada em público), mas do que ela sabia que havia ocorrido nela -- a frase no grego se lê assim, “Mas a mulher temendo e tremendo sabendo o que aconteceu com ela...”
Isso é um santo temor e tremor por estar perante o Deus todo santo e todo poderoso!
Isso é completa reverencia e é disso que a igreja hoje em dia carece! Reverência e Temor por um Deus santo e vivo!
Sl. 2:11 - Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor.
Sl.128:1 - Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Sl.119:120 - O meu corpo se arrepiou com temor de ti, e temi os teus juízos.
Sl. 147:11 - O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.
Prov.3:7 - Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.
Prov. 10:27 - O temor do SENHOR aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados.
Lucas 12:4-5 - “Eu lhes digo, meus amigos: Não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. 5 Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocês devem temer.
At.9:31 - A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.
Filip. 2:12-13 - Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, 13 pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.
Essa é a mesma fobia que aterrorizou os discípulos no barco (4:41) e os moradores de Gerasa (5:15).
Esse tremor e temor é de saber que o Deus vivo e poderoso está presente e que Ele requer toda reverência e adoração!
A partir do momento que perdemos o temor pelo Senhor, nós nos tornamos tolos! Prov. 1:7O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. – o Temor do Senhor é o começo da sabedoria!”.
V.34 - Então Jesus lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”. ---
FILHA = agora essa mulher que era desprezada faz parte de uma família!
A palavra usada para curar é a palavra usada para salvar (σώζω). A fé da mulher em Jesus trouxe cura física e mais do que isso, salvação!
12 anos de sofrimento acabaram instantaneamente!
12 anos de sofrimento que foi a ponte para esse encontro maravilhoso!
Jamais despreze o sofrimento na sua vida. O sofrimento te faz conhecer Jesus como nenhum outro livro vai poder te ensinar (Filip.3:10 - Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte 11para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.)
Agora ela vai embora em “paz” --- livre de todo sofrimento e preocupação!
PAZ = shalom ---- Mais do que um estado de espírito, paz é a volta a um relacionamento com Deus!
Somente Jesus pode conceder essa paz.
Rom.5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo 2 por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
Col.1:20 – Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,20 e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. 21 Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mauprocedimento de vocês. 22 Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo , mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, 23 desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu.
Aquela mulher que esteve como morta por 12 anos, agora recebe cura! Mais do que cura ela recebe salvação – vida por meio da fé em Jesus. E agora ela tem paz com Deus!
III) O PODER DE RESSUSCITAR (VS.35-43)
35 Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. “Sua filha morreu”, disseram eles. “Não precisa mais incomodar o mestre!” 36 Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: “Não tenha medo; tão-somente creia”.37 E não deixou ninguém segui-lo, senão Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. 38 Quando chegaram à casa do dirigente da sinagoga, Jesus viu um alvoroço, com gente chorando e se lamentando em alta voz. 39 Então entrou e lhes disse: “Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme”. 40 Mas todos começaram a rir de Jesus. Ele, porém, ordenou que eles saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança. 41 Tomou-a pela mão e lhe disse: “Talita cumi!”, que significa “menina, eu lhe ordeno, levante-se!”. 42 Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos. 43 Ele deu ordens expressas para que não dissessem nada a ninguém e mandou que dessem a ela alguma coisa para comer.
V.35 – “Jairo, sua filha morreu, não precisa mais incomodar o mestre!”.
O contraste: v.34 – FILHA – sua fé te SALVOU
v.35 – sua FILHA – está MORTA
Para esses homens Jesus era somente um grande rabino e um grande profeta.
Eles não viam em Jesus o poder para ressuscitar! Ele era apenas um grande mestre e curandeiro. Como muitos hoje vêem!
V.36 – Almeida Revista e Corrigida – “E, Jesus, tendo ouvido essas palavras disse: Não temas, crê somente!”
NVI - Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: “Não tenha medo; tão-somente creia”.
O verbo grego παρακούω significa: sobre-ouvir/escutar; ouvir paralelamente; ou ignorar/recusar ouvir (Mat.18:17 -“Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. 16 Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’. 17 Se ele se recusar a ouvi-los (παρακούω), conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.)
Ignorar parece ser a tradução mais adequada devido a atitude de Jesus! Ele simplesmente ignora as palavras desses homens e encoraja Jairo.
“NÃO TEMAS” -- Jesus repreende o medo e encoraja a fé! Esse medo não é o temor de reverência, mas o temor que paralisa a pessoa de agir! Aquele mesmo temor que havia travado os discípulos no barco. O temor que intimida é repreendido.
“SOMENTE CREIA/tendo fé” – SOMENTE TENHA FÉ (μόνον πίστευε/ πίστις -FÉ) – SOLA FIDE
Esse é o foco das duas histórias: SOMENTE TENHA FÉ!
*Não é a quantidade de fé, a quantidade de coisas boas realizadas por esse homem, a falta de fé dos outros – APENAS TENHA FÉ!
*** Jairo talvez achasse que Jesus precisava colocar a mão (o toque) para salvar sua filha – Jesus volta a atenção de Jairo para a fé!
Vs.37-40 – Jesus chega na casa de Jairo, o povo todo chorando e Ele diz que a menina não estava morta, mas que apenas dormia – Para Ele a morte não passava de um sono.
As pessoas começam a rir de Jesus, por que a menina estava literalmente morta.
*** Eles não conheciam alguém que tinha poder sobre a morte, e por isso riram e zoaram de Jesus.
Então Ele coloca todo mundo para fora. Ele ἐκβαλὼν – manda embora meio que a força. Uma palavra forte.
Vs.41-43 --41 Tomou-a pela mão e lhe disse: “Talita cumi!”, que significa “menina, eu lhe ordeno, levante-se!”. 42 Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos. 43 Ele deu ordens expressas para que não dissessem nada a ninguém e mandou que dessem a ela alguma coisa para comer.- .
Ao tocá-la, Jesus mais uma vez se torna “impuro”: Num. 19:11 -Aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, imundo será sete dias.
Ele pega a menina pela mão com todo carinho e diz, “Cordeirinha, levante-se!”
Ele toca o cadáver com todo carinho e simplesmente fala vida para a menina que instantaneamente se levanta como se nada tivesse ocorrido!
E Jesus ordena que alimente a criança para suprir a saúde dela e mostrar que ela não é um espírito desmembrado perambulando.
CONCLUSÃO:
Quem é Esse com Poder Sobre as Morte?
1) Somente a Fé em Jesus pode trazer a verdadeira e única salvação!
Jesus faz questão de enfatizar a FÉ nessa história! Em nenhum momento Ele permite a idéia de que a ação é que traz a cura.
Para a mulher Ele diz, “Sua fé a salvou!” e para Jairo, “Apenas continue tendo fé!”.
Ef. 2:8-9 - 8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;9 não por obras, para que ninguém se glorie.
Rom. 3:21-24 - Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, 23 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus..
2) Esse é Jesus que tem o poder e autoridade para nos livrar da esfera da morte. Assim como a mulher que por 12 anos esteve como morta e a menina de 12 anos que morrera, somente Jesus tem o poder e a autoridade para libertar dessa esfera. Jairo temia a morte de sua filha, o que era algo muito comum (60% das crianças nessa idade morriam). Jesus vence a morte e o temor da morte!
Heb. 2:14-15 - 14Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, 15 e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveramescravizados pelo medo da morte.
Atos 2:24 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.
II Tim. 1:10 - Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,10 sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante/aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.
3) Esse é Jesus rico em Misericórdia e Compaixão! Ele não demonstra favoritismo! ** Mulheres eram desprezadas nessa cultura! Jesus mostra sua compaixão para com todos (endemoninhado, criança e mulher).
4) Como essas duas mulheres – antes da graça concedida – nós estávamos mortos. Jesus nos concede misericórdia, graça e até mesmo a fé!
Ef. 2:1-9 - Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. 4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, 5 deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. 6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, 7 para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. 8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;9 não por obras, para que ninguém se glorie.
Heb.12:2 - tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário