domingo, 20 de novembro de 2011

Falsa Religiosidade, Ostentação e Condenação - Marcos 12:38-40

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Falsa Religiosidade, Ostentação e Condenação - Marcos 12:38-40

Pregado na manhã de Domingo, do dia 20 de Novembro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 12:38-40 38Ao ensinar, Jesus dizia: "Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, de receber saudações nas praças 39 e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes. 40 Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses receberão condenação mais severa!

Introdução e Contextualização:

Hoje em dia o que mais vemos são as pessoas buscando de todas as formas a tolerância religiosa (o ecumenismo). Dentro das próprias igrejas está havendo esta tentativa de integrar pessoas de diferentes denominações e religiões.

Essa semana eu vi que o programa Elephant Room (programa evangélico liderado por James MacDonald que entrevista líderes evangélicos) convidou T.D. Jakes para participar do segundo Elephant Room, em janeiro de 2012. Jakes é um tele-evangelista pregador do falso evangelho da prosperidade, famoso por ser anti-trinitário e por falsas profecias.

Essa é só uma das várias tentativas que vemos das pessoas tentarem conciliar e aceitar as pessoas e líderes de diferentes religiões com a alegação que temos muito que aprender com as pessoas de opiniões religiosas diferentes da nossa.

Essa moda de aceitar tudo e todos tem sido claramente visto nos púlpitos das igrejas – ou melhor, na falta de púlpitos. Muitos têm ensinado que a pregação é a pior coisa que pode existir no cristianismo, eles alegam que a igreja precisa é de conversas tolerantes. Por isso, as pessoas agora chamam o tempo que deveria ser de pregação (exortação, ensino, proclamação) de palestras. Alguns ‘pastores’ não se denominam mais com o termo bíblico de pregador, mas sim de palestrante. Ao invés da pregação as pessoas se juntam para conversar sobre algum tema, e nessas conversas, líderes religiosos também são convidados a conversar com a alegação que mesmo os cristãos têm muito que aprender com pessoas de outras religiões.

A grande desculpa para essa tendência é Jesus, pois os líderes religiosos desses movimentos dizem que Jesus não rejeitava e não condenava ninguém, Ele sentava e conversava com as pessoas que pensavam diferentemente dEle.

Vejamos uma dessas conversas de Jesus em Lucas 11:37-46. Que conversa, não!?

Jesus falava e conversava com compaixão, mas isso era feito com as ovelhas que careciam de pastores. Para com as pessoas que se aproximavam em humildade e conscientes dos pecados e da soberania de Cristo, Ele falava com extremo carinho e compaixão. Ele chamava algumas pessoas de ‘filhinha’, ‘filha’, ‘cordeirinho’, ‘filho’.

Mas com as pessoas religiosas e orgulhosas que ensinavam falsas doutrinas a conversa e as palavras de Jesus eram bem diferentes (‘víboras’, ‘filhos do inferno’, ‘filhos do diabo’, ‘tolo’, ‘hipócrita’...).

Jesus sempre advertiu severamente as pessoas para tomarem cuidado com os falsos pastores e falsos líderes religiosos. Ele nunca convidou os escribas, herodianos e saduceus para uma conversa amigável sobre temas comuns de suas crenças, pelo contrário, Ele os condenou ainda mais severamente.

A Bíblia nos mostra que o maior perigo para o povo de Deus, na maioria das vezes, vem de dentro do próprio grupo religioso. Eram os falsos profetas na época de Israel e os falsos pastores e líderes na igreja.

Últimas palavras de Paulo para os presbíteros de Éfeso - Atos 20:17-32.

A igreja tem o dever de tomar TODO cuidado com os falsos ensinos e repreender os falsos líderes religiosos. Não existe tolerância religiosa com falsos ensinos e falsos mestres.

* esse sermão deve ser estudado com Marcos 9:38-41 – Jesus Confronta o Orgulho Sectarista dos Discípulos pregado em 16/01/2011 (http://sdgestudosmarcos.blogspot.com/2011/01/jesus-confronta-o-orgulho-sectarista.html)

CONTEXTO:

Esse é o terceiro dia da última semana do nosso Senhor Jesus. Somente 2 (ou 3 – depende se Jesus entrou no domingo ou na segunda-feira em Jerusalém) dias antecedem a crucificação do nosso Salvador e agora estamos diante das últimas palavras proferidas para a multidão.

Essa é a última pregação de Jesus para o público antes de Sua morte, pois depois desse ocorrido, Ele voltará a ensinar somente aos discípulos em particular.

Quais são as últimas palavras proferidas para as multidões?

O que arde no coração de Jesus para que as pessoas fiquem sabendo?

O que Jesus deseja que as pessoas escutem em seu último discurso gravado no Templo para milhares de pessoas?

Divisão do Estudo:

i – A PRECAUÇÃO (V.38A)

ii – A DESCRIÇÃO (V.38-40)

III – A CONDENAÇÃO (V.40B)

I – a PRECAUÇÃO (vs.38A)

38 Ao ensinar, Jesus dizia: "Cuidado com os mestres da lei.”

Esse é o último ensino público de Jesus que foi deixado para nós. As últimas palavras são sempre com um peso maior, pois geralmente a pessoa olha para trás e olha para a frente e tenta deixar algo impactante, algo profundo e prático.

Jesus começa seu ensino repetindo o que Ele já havia ensinado antes:

CUIDADO’ (gk. βλέπω – é o verbo ‘olhar’ que passou a significar ‘olhar com atenção’, ‘olhar com cuidado’, ‘tomar cuidado’).

- Ver Marcos 8:15; 13:5,9,23,33.

Cuidado com quem? Cuidado com o que?

CUIDADO COM OS MESTRES DA LEI’ – Jesus avisa toda aquela a multidão de ovelhas sem pastores a tomarem cuidado com os líderes religiosos.

Os MESTRES DA LEI eram os escribas, os peritos nas Escrituras, os grandes conhecedores da Palavra de Deus, os grandes mestres de Israel e é contra eles que Jesus adverte as pessoas.

O último discurso de Jesus não é uma mensagem para que todos preservem o meio ambiente, não é uma mensagem para que as pessoas amem umas as outra e façam caridade, não é para que elas busquem o ‘melhor’ de Deus nessa vida, não é uma mensagem para levantar a auto-estima delas, não é um show engraçado para que as pessoas dêem risada e se sintam mais felizes – não! A última mensagem de Jesus que nós temos para a nação de Israel é um alerta.

E esse alerta, essa precaução para com os falsos pastores e falsos líderes religiosos permeia toda a Palavra de Deus – o Senhor várias vezes nos avisa dos perigos de falsos líderes:

Dt 13:1-4 Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio,2 e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: "Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los",3 não dêem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma.4 Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele ;

Jr 14:14 Então o Senhor me disse: "É mentira o que os profetas estão profetizando em meu nome. Eu não os enviei nem lhes dei ordem nenhuma, nem falei com eles. Eles estão profetizando para vocês falsas visões, adivinhações inúteis e ilusões de suas próprias mentes"

Mt 7:15 Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

Fp 3:2 Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com os que mutilam a carne!

II Pe 2:1-3 1 No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. 3 Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.

Gl 1:8-9 Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! 9 Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!

II Pe 3:3 Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões.

I Tm 4:1-2 O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.2 Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada.

E todo esse cuidado é bem claramente resumido nas palavras de João:

II Jo 8-11 Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente. 9 Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. 10 Se alguém chega a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. 11 Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas.

Hoje, os líderes das igrejas não avisam mais o rebanho dos perigos de falsos pastores e ainda os convidam para participar de reuniões e encontros. A Palavra de Deus claramente adverte contra tais práticas.

Falsos pregadores da teologia da prosperidade, pessoas que negam as básicas doutrinas do cristianismo e aqueles que acrescentam à Palavra, devem ser tratados como a Bíblia nos ensina.

Por que esse cuidado e precaução?

Pois falsos ensinos destroem as vidas! Falsos ensinos vêm através de falsos pregadores, por isso precisamos ser radicais.

II Tm 2:17 O ensino deles alastra como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto. 18 Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé.

Falso ensino é como ‘câncer’ (Gk. γγγραινα- uma doença que vai infeccionando e apodrecendo e se espalhando). Vai necrosando, aumentando e matando.

A imagem de uma necrose é terrível! Isto mostra quão terrível são os falsos ensinos.

II – a DESCRIÇÃO (vS.38-40A)

Eles fazem questão de andar com roupas especiais, de receber saudações nas praças 39 e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes. 40 Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações.

Agora Jesus parte para a descrição desses falsos pastores. Jesus mostra como essas pessoas, com as quais nós devemos ter todo o cuidado, se comportam.

Aqui em Marcos nós temos 6 características, mas para termos um entendimento mais amplo desse discurso todo de Jesus é importante olharmos o relato paralelo em Mateus 23 – lá temos uma descrição bem abrangente das duras palavras de Jesus [provavelmente Mateus visava “atingir os cristãos legalistas e conservadores de sua igreja” (Craig Blomberg, Jesus e os Evangelhos, pg. 418)]. Mateus mostra quão severo é esse sermão pelo uso constante da palavra ‘ai´(23:13,14,15,16,23,25,27) – ai é muito usado no oráculos de julgamentos trazidos pelos profetas (Is. 5:8, 11,18,20; 10:1;29:1;Jr 22:3) – interjeição que representa a condenação que virá.

Ao olharmos para essas 6 ações que marcam esses falsos líderes religiosos, que nós prestemos toda atenção para não cairmos nos mesmos pecados. A grande característica dessas pessoas é a hipocrisia e, como já vimos, todos estão vulneráveis ao pecado da hipocrisia.

De todos os pecados nos quais os homens podem cair, nenhum parece tão excessivamente pecaminoso quanto a falsa profissão religiosa e a hipocrisia. Em todo o tempo, ninguém ouviu da boca do nosso Senhor palavras tão ásperas nem denúncias tão pesadas quanto essas” (J.C.Ryle, Meditações no Evangelho de Marcos – Fiel, pg. 160)

Olhemos e tomemos cuidado!

1) ‘Eles fazem questão de andar com roupas especiais

Jesus diz que esses homens desejam que todos vejam as roupas especiais que essa classe de pessoas podia usar. Essas ‘roupas especiais’ (gk. στολ) eram franjas especiais adicionadas às vestes. Eram borlas amarradas aos cantos da veste. Ou também pode se referir ao manto de linho branco usado pelos escribas.

Nm 15:38-40 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. 39 E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo. 40 Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus.

De acordo com Números 15 essas franjas deveriam servir de lembrete de quão pecadores eles eram e de quanto eles careciam da misericórdia de Deus – através da lei. Mas com o passar do tempo essas franjas se tornaram a marca de uma elite religiosa, somente os estudiosos (escribas) e oficiais usavam as franjas especiais.

Eles não mais usavam essas franjas para lembrarem da Lei de Deus e do estado pecaminoso deles, mas para serem vistos de longe pelas pessoas:

Mt 23:5 Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas

[Eles usavam roupas especiais para serem vistos como pessoas mais espirituais. A igreja católica romana tem os papas e os padres que usam suas vestes especiais. A igreja anglicana e outras denominações requerem o ‘colarinho clerical’ com a falsa humildade de que ele mostra que o pregador é servo da Palavra. Em nenhum lugar do N.T. o ministro da Palavra (pastor/presbítero) é requerido usar uma roupa especial. Essas tradições de homens que o ministro deve usar terno e gravata, colarinho clerical, toga e outras coisas são grandes tentações para o ministro parecer e se achar mais importante do que os outros]

Cuidado com o que vestimos para querermos parecer mais religiosos e mais santos. O cristão é chamado a se vestir com decência e modéstia, não há um tipo específico de roupa (só saia, só terno, gravata...) – independente do ofício.

2) ‘de receber saudações nas praças’

As roupas especiais serviam para chamar a atenção de todos e assim que as pessoas viam que eles eram líderes religiosos eles esperavam as saudações.

Não há problema nenhum com saudações – devemos saudar uns aos outros como demonstração de amor e respeito [Rm 16:16 Saúdem uns aos outros com beijo santo. Todas as igrejas de Cristo enviam-lhes saudações; I Co 16:20 Todos os irmãos daqui lhes enviam saudações. Saúdem-se uns aos outros com beijo santo].

O problema é o tipo de saudação que a pessoa espera. Tem pessoas que desejam e anseiam ser saudados com os títulos de honra.

Mt 23:6-10 E amam ...,7 as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. 8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. 9 E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.

Adoram o título de:

a) Rabi (v.7) --- ‘grandíssimo’, ‘mais honrável mestre’. Esse título era dado somente para aqueles que dominavam as leis judaicas. Seria como o mestre ou doutor de hoje em dia.

Quantos hoje ficam tristes se não são reconhecidos como ‘doutor fulano’, ou ‘mestre em ...’.

Cuidado como você anseia ser saudado! [no trabalho – cuidado para não ficar desejando títulos; na igreja – cuidado para não esperar que as pessoas te saúdem pelo nome e não pelo título]

Uma das marcas de um falso pastor (ou de uma pessoa cheia de falsa religiosidade) é o desejo desenfreado de ser reconhecido pelo título: ‘pastor’, ‘missionário’, ‘profeta’, ‘apóstolo’...

b) Pai (v.9) --- o sentido desse termo é de genitor, procriador, fonte de vida espiritual.

Não há problema nenhum em chamar alguém de ‘pai espiritual’, pois o próprio Paulo se considerava um (I Co 4:15 Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho; I Tm 1:2 a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé; Flm 10 apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso). Eu mesmo tenho pais espirituais e acabei me tornando para alguns.

O problema está na pessoa obrigar e desejar ser chamada de ‘pai’, pois ela se vê como a fonte de vida espiritual, aquela que providencia e nutri as ‘crianças’ espiritualmente.

Falsos líderes espirituais e hipócritas requerem títulos das pessoas para que eles pareçam e se sintam mais espirituais.

c) Mestre (ACF)/Chefe (NVI) (v.10) – a palavra grega é καθηγηταί – (kathēgētēs -singular) – significa LÍDER – alguém que vai a frente e lidera.

Não há problemas em chamar alguém de líder, pois a própria Bíblia fala de liderança na igreja (Hb 13:17 Obedeçam aos seus líderes (Gk. hegeomai) e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas).

O problema está em querer que as pessoas te chamem pelo título de ‘líder’. As pessoas querem ser reconhecidas como ‘líder de louvor’, ‘líder disto e daquilo’. Chegam a chamar as que estão sob a liderança de ‘liderados’, um verdadeiro absurdo!

Tenho visto muita igreja e cristãos vivendo aquilo que Jesus tão severamente condenou. As pessoas querem títulos – pastor de jovens, pastor de casais, pastor de crianças, líder de célula, líder dos adolescentes – todos esses títulos não estão na Palavra e só servem para exaltar o ego dessas pessoas.

Hoje nas conferencias evangélicas os pregadores são sempre apresentados como ‘doutor...’, ‘reverendo ....’, ‘missionário...’ bem diferente de como somos ensinados pela Palavra – não vejo problema em apresentar alguém como pastor ou doutor, desde que o título seja realmente algo que vem do coração e não um mero exibicionismo como ocorre na maioria das vezes.

Quanto a mim, deixa eu dizer uma palavrinha. Primeiro, vamos parar com esse negócio de me chamar ‘reverendo’! Eu realmente não gosto de ouvir esse título e não gosto de ser chamado por ele. Essa palavra aparece uma vez só na Bíblia. Ela é achada no Salmo 111:9 que diz, ‘Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo (na KJV está ‘reverendo’ – digno de ser temido) é o seu nome’. Nenhum homem nesse mundo se qualifica para esse título. É o título de Deus e não deveria ser usado para homem algum. Eu não preciso, não quero e nem demando ser chamado de ‘reverendo’ ou ‘doutor’. Eu não sou diferente e nem melhor do que você. Eu sou apenas um homem salvo pela graça de Deus e isso me basta” (http://sermonnotebook.org/mark/Mark%2062%20-%20Mark%2012_38-44.htm)

Jesus era chamado Jesus, Paulo era chamado escravo Paulo, Pedro era escravo Pedro – Por que as pessoas se sentem mais importantes do que esses homens?

Uma das grandes marcas de quão longe uma pessoa está do Evangelho da Bíblia é o anseio e desejo de que sejam saudadas com títulos.

3) v.39 ‘e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas’

Jesus não está condenando as pessoas que sentam nas primeiras fileiras – pelo contrário, é bom sentar na frente, pois você fica mais livre de distrações. Jesus está falando de sentar na frente para ser visto.

A terceira característica desses falsos líderes é o desejo de sentar na frente de todos para assim serem vistos e temidos. Nas sinagogas tinha os assentos que ficavam virados de frente para o público (‘assento de Moisés’) - esse lugar era reservado para a pessoa mais importante.

Eles queriam os lugares que todos pudessem vê-los como líderes espirituais.

Semelhante às igrejas atuais que têm os pastores/presbíteros assentados de frente para a congregação. Como se eles fossem mais importantes. Em algumas igrejas as cadeiras possuem até os nomes dos pastores.

4) ‘os lugares de honra nos banquetes’

O anseio de serem vistos como pessoas importantes. Nas festas haviam os sofás nos quais os convidados se reclinavam para comer e conversar, os lugares mais importantes eram ao lado do dono da festa, pois toda a atenção estava lá.

Assim as pessoas iam ver quão importante esses líderes religiosos eram.

Hoje tem muito cristão que se vangloria e se exalta em ser convidado para festas de pessoas ‘importantes’ na sociedade, postam as fotos no Facebook e Orkut para que todos possam ver quão importantes eles são – isso é abominado pelo Senhor.

A característica básica até aqui é a ostentação. Eles são hipócritas que escondem o orgulho atrás de faixadas espirituais.

Jesus que era Deus encarnado se prostrou e lavou os pés dos discípulos, por que pastores e outros líderes religiosos acham que merecem títulos e lugares de honra?

5) v40 ‘Eles devoram as casas das viúvas’

Os escribas não recebiam do Templo como os sacerdotes. Eles viviam basicamente de ofertas.

O que eles faziam era abusar da boa vontade das pessoas.

VIÚVAS – juntamente com órfãos representam a classe mais vulnerável de pessoas no Antigo Oriente. O Antigo [Dt 24:17 Não neguem justiça ao estrangeiro e ao órfão, nem tomem como penhor o manto de uma viúva; Jr 22:3 Assim diz o Senhor: Administrem a justiça e o direito: livrem o explorado das mãos do opressor. Não oprimam nem maltratem o estrangeiro, o órfão ou a viúva; nem derramem sangue inocente neste lugar] e o Novo Testamento [Atos 6; I Timóteo 5] mostram o cuidado de Deus para com as viúvas, mas esses homens revelam quão pouco eles se importam com o que Deus quer.

DEVORAM - κατεσθίω – como um animal devora a sua presa. A consequência é a destruição daquilo que foi devorado.

Como falsos líderes devoram as viúvas?

- Eles abusavam da hospitalidade (comiam e bebiam tudo que havia na casa).

- Prometiam ajuda a essas mulheres que não tinham maridos, mas depois cobravam preços absurdos pelos conselhos.

- Como muitas dessas viúvas não tinham como pagar as dívidas os escribas confiscavam as casas dessas mulheres.

Hoje a mesma atitude continua nas igrejas. Vemos vários tele-evangelistas prometendo bênçãos e ajuda às mulheres idosas, simples e viúvas, devorando todo o dinheiro delas. Silas Malafia e sua Bíblia de R$ 900,00, Edir Macedo e a ‘água de Jerusalém’, Valdomiro e a ‘unção poderosa’, Show da Fé, Sonia e Estevam Hernandes – essas pessoas adoram devorar as pessoas mais simples.

6) ‘para disfarçar, fazem longas orações’

O problema não está em fazer longas orações.

A condenação está na razão, no motivo pela qual essas longas orações são feitas: ‘para disfarçar’ (NVI) / ‘com pretexto’ (ACF) - πρόφασις – algo que vai na frente.

As longas orações são como belas máscaras que evitam a podridão interior de ser vista.

Fazer o certo com o motivo errado é pecado!

Jesus já havia condenado a motivação da oração em Mateus 6:5-6 "E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.6 Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.

Veja como falsos pastores oram belas e longas orações, na verdade essas orações são escudos que protegem a superficialidade, a cobiça e a iniquidade que há dentro desses homens.

Eles acham que podem esconder a podridão do coração de um Deus que tudo vê!

Podemos iludir a pobres e míopes seres humanos, com um pouco de conversa e protestos de religiosidade, com alguns poucos jargões e com uma devoção fingida. Porém, Deus não se deixa zombar. Ele discerne os pensamentos e intenções do coração.” (J.C.Ryle, Meditações no Evangelho de Marcos – Fiel, pg. 160)

III – a CONDENAÇÃO (v.40B)

Esses receberão condenação mais severa! [Ou ‘mais grave’ (ACF)]

A ideia de que as pessoas religiosas receberão uma punição mais leve é oposta ao claro ensinamento de Jesus. As pessoas mais religiosas receberão pior condenação!

Ver 2 Pedro 2

Jesus diz que:

1 – a recompensa deles já foi dada aqui (Mt 6:5) – eles receberam o que tanto ansiavam que era ser visto e admirado pelas pessoas e o lucro desonesto.

2 – a condenação final, o julgamento final será mais severo, pois Eles estiveram mais perto da Luz, alegavam conhecer a Jesus mais que os outros e propagavam os falsos ensinos criando piores discípulos (Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês - Mt 23:15).

Judas 1:10-13 Todavia, esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem.11 Ai deles! Pois seguiram o caminho de Caim, buscando o lucro, caíram no erro de Balaão e foram destruídos na rebelião de Corá.12 Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz.13 São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas.

Jesus encerra seu último sermão no Templo com CONDENAÇÃO! Assim como Ele abriu os ensinos no Templo condenando aquele lugar (Mc 11:15-19) agora Ele encerra com o mesmo tópico. Isso revela a santidade de Jesus, o zelo pela glória do Pai, e um alerta que Ele dá para a Sua igreja! Mostra também quão diferente Ele é dos ‘Jesuses’ pregados hoje em dia, que aceita tudo e todos!

CONCLUSÃO:

O último sermão público de Jesus em Jerusalém é um alerta a Sua igreja e a todas as pessoas sobre a existência de falsos pastores, pessoas que alegam amar a Deus, alegam servir a Jesus mas que, na verdade, só amam a si mesmos e só servem a cobiça que há dentro deles.

Como igreja devemos nos afastar o máximo possível desses homens que se dizem pastores mas que são lobos ferozes. Jesus nos dá algumas características fundamentais dessas pessoas para que possamos vigiar e cuidar da santidade da igreja.

Apesar das seis características serem dadas a falsos líderes, nós sabemos que todas elas podem se infiltrar em nosso caráter independente da posição que temos, por isso – CUIDADO!

Cuidado:

- como você deseja ser saudado? Que os cristãos desejem ser saudados como escravos de cristo (seja na igreja, em casa, na vizinhança ou no trabalho).

- com os lugares que você deseja ocupar - não deseje os lugares na frente e de eminência apenas para serem vistos pelos homens. Se você quer ser visto pelos homens, você receberá toda a recompensa aqui. Cuidado com a ostentação!!!

- com as aparências religiosas para serem vistos como santos - que as ações sejam realmente fruto de um coração que adora ao Senhor. Cuidado com a religiosidade!!!

Quão bom é saber que esses falsos pastores já têm a condenação deles decretada! Isso mostra a santidade e justiça do nosso Deus que vê todas as coisas!

Que o Senhor nos conceda graça sobre graça, misericórdia e mentes alertas para podermos vigiar! Judas 22-25

Que Jesus Cristo, e Ele crucificado seja o âmago dos nossos ensinos!

Um comentário:

  1. muito bom, reverendo! =D

    q Deus nos livre de mais esse mal q nos condenamos pelo pecado e temos de condenar

    ResponderExcluir