segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uma Ovelha no Covil – Marcos 12:41-44

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: Uma Ovelha no Covil – Marcos 12:41-44
Pregado na manhã de Domingo, do dia 28 de Novembro de 2011,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros
Marcos 12:41-44 41Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. 42 Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. 43 Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. 44 Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver".
Introdução e Contextualização:
As pessoas adoram falar sobre dinheiro! Falam sobre como gastar o 13° e o que querem comprar, falam de roupas e viagens que planejam fazer, mas assim que falamos em dar e ofertar, as emoções mudam – as pessoas começam a sentir desconforto e tentam mudar de assunto o mais rápido possível. Quando o assunto é o ‘dízimo’/oferta para a igreja, as coisas ficam ainda piores.
Nós temos visto uma explosão no quadro econômico do nosso país. Temos comprado, viajado e saído mais do que alguns anos atrás. Mas quanto mais cresce o conforto social, a facilidade para comprar, sair e viajar, mais cresce o número de pessoas que não são fiéis ao dízimo e ofertas na igreja. As pessoas investem cada vez mais na indústria Pet (animais de estimação) e cada vez menos no apoio financeiro aos missionários. Aumenta a ida para shoppings e restaurantes, e diminuem as ofertas para o Reino de Deus. Crescem as poupanças, mas cada vez menos investem em tesouro nos Céus. As pessoas cada vez mais viajam para o exterior para conhecer a Europa e os EUA, fazem cruzeiros, mas cada vez menos viajam para fazer missões.
A triste realidade é que há pessoas dispostas a perderem a vida no campo missionário por amor ao Evangelho, mas não vão, pois não há pessoas dispostas a abrirem mão do dinheiro.
O coração da pessoa vai ficando cada vez mais duro e assim ela consegue ler o Novo Testamento e não ser impactado e transformado pela clareza dos ensinos sobre a importância e responsabilidade de dar. E assim, a igreja está cheia de ‘ricos tolos’ - Lucas 12:13-21 – pessoas que cada vez menos se ‘tornam ricas para com Deus’.
Não vejo como podemos ler o Novo Testamento, olhar para dois bilhões de pessoas ainda não evangelizadas e continuar construindo celeiros novos para uso pessoal. Só é possível justificar nosso estilo de vida exorbitante se ignorarmos o desamparo dos não alcançados e a miséria dos pobres” (John Piper, Irmãos Nós Não Somos Profissionais – Fiel, pg. 186).
É isso o que está acontecendo: as pessoas ignoram o desamparo espiritual e a miséria econômica – as pessoas acumulam cada vez mais para si, mas cada vez menos se tornam generosas!
O Senhor tem feito pessoas prosperar, mas elas se tornam cada vez mais egoístas.
O problema não está no recebimento do salário alto. Mas no acúmulo contínuo de artigos de luxo que logo passam a ser vistos como necessidades. Caso você deseje ser um condutor da graça divina, sua fiação não precisa ser de ouro; a de cobre já é suficiente” (John Piper, Irmãos Nós Não Somos Profissionais – Fiel, pg. 188).
A pior coisa é a hipocrisia das pessoas nas igrejas. Elas saem, compram, viajam, cuidam dos animais de estimação, mas quando o assunto é dízimo/ofertas elas sempre dizem que não têm dinheiro. Queridos, isso é mentira e hipocrisia. A verdade é que as pessoas não priorizam o Senhor e querem dar o que sobra a Deus, e como Deus e Seu Reino não são as prioridades, elas nunca têm dinheiro para a igreja.
Que essa história da viúva e sua oferta seja realmente algo que te desafie, te incomode e te encoraje a ser fiel nessa área que é tão ‘delicada’ para tantas pessoas que estão na igreja.
Essa história nos deixa sem desculpas, pois ninguém está passando a situação que essa viúva estava! Hoje você se torna indesculpável!
CONTEXTO:
No meio da podridão toda do templo, Jesus nos mostra que há esperança, há pessoas fiéis, há ovelhas verdadeiras – a graça de Deus ainda opera.
Antes de sair do Templo, Jesus ensina novamente a lição de quão diferente é o Reino de Deus. Por divérsas vezes Jesus mostra que o Reino dEle é o oposto do que as pessoas esperam e a história da vúva é mais uma dessas demonstrações de Jesus. Ele já havia mostrado que para ganhar é preciso perder, para viver é preciso morrer, para ser o maior é preciso ser o menor, para ser rico é preciso ser pobre, que os desprezados têm lugares e agora Jesus mostra o contraste na área de contribuição.
Dentro do covil de ladrões e homens orgulhosos havia ainda ovelhas simples, humildes e cheias de generosidade para com Deus. E o nosso Senhor nos deixa essa maravilhosa história de fidelidade em meio a toda corrupção.
** Alguns teólogos têm tentado fazer dessa história uma crítica de Jesus a essa mulher e todo o sistema religioso (por exemplo John MacArtur), mas é preciso fugir muito do texto para não ver que Jesus louva essa mulher e bem diz a sua ação ao invés de criticá-la.
O discurso no Templo começou com a condenação dos que amavam o dinheiro e fizeram daquele lugar um covil de ladrões, mas Jesus encerra com a demonstração de que há pessoas que se importam mais com Deus do que com o dinheiro.
Essa mulher simboliza o que é ser discípulo de Jesus. Essa viúva traz um enorme contraste para com o jovem rico. No capitulo 10 nós vimos um homem que aos olhos do mundo e das pessoas ‘religiosas’ era o melhor candidato ao discipulado, mas o amor dele pelo dinheiro fez com que ele permanecesse na estrada para o inferno. Já essa viúva é o oposto, aos olhos dos homens ela é um desprezo total, mas seu amor por Deus e despreocupação com o dinheiro tira louvores dos lábios de Jesus! Com quem você se assemelha?
Divisão do Estudo:
i – JESUS OBSERVA (VS.41-42)
ii – JESUS COMENTA (VS. 43-44)
I – JESUS OBSERVA (vs.41-42)
41Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. 42 Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor.
v.41 – “JESUS SENTOU-SE EM FRENTE DO LUGAR ONDE ERAM COLOCADAS [βλλω - jogar] AS CONTRIBUIÇÕES
Há uma mudança de lugar aqui. Até então Jesus estava no Pátio dos Gentios e agora Ele se encontra no Pátio das Mulheres. Nesse lugar havia 13 caixas em formato de shofar que serviam para coletar as ofertas. “lugar onde eram colocadas as contribuições” -- γαζοφυλακίου – de onde tiramos ‘gazofilácio’.
CONTRIBUIÇÕESχαλκς – esse não é o imposto que todo homem maior de 18 é obrigada a dar, mas sim uma oferta voluntária. Toda essa oferta era para a manutenção do templo.
Jesus e seus discípulos vão para o Pátio das Mulheres onde milhares de pessoas iam levar suas ofertas.
e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas
Jesus para de ensinar na Corte dos Gentios para ‘observar’ [θεωρω – assistir como um telespectador com atenção].
O que Jesus observava?
a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas” (NVI)-
observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro” (ACF) ἐθεώρει πς ὁ ὄχλος βάλλει χαλκὸν εἰς τὸ γαζοφυλάκιον --
Jesus assistia com atenção COMO (πς advérbio de modo) as pessoas davam suas ofertas.
Jesus ainda hoje se posiciona para ver como você oferta. Muitos aqui esqueceram que Jesus vê todas as coisas e que Ele se posiciona para assistir a maneira como nós contribuímos para o Reino.
Você já parou para pensar que Jesus está assistindo como você dá o seu ‘dízimo’ (se é que você dá)?
3 COISAS QUE JESUS ASSISTE COM ATENÇÃO:
1) QUEM --- ‘Jesus observava a multidão’.
O Senhor assisti a todas as pessoas e sabe quem é generoso e quem prioriza o Reino dEle.
Cuidado com a idéia de que ninguém está vendo que você dá ou que você não dá. Muitas vezes homens não saberão, mas aos olhos de Deus nada escapa e Ele se importa com isso:
Atos 10:1-4 - Havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio, centurião do regimento conhecido como Italiano. 2 Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus. 3 Certo dia, por volta das três horas da tarde, ele teve uma visão. Viu claramente um anjo de Deus que se aproximava dele e dizia: "Cornélio!" 4 Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: "Que é, Senhor? " O anjo respondeu: "Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus.”
As esmolas, as ofertas de Cornélio foram vistas por Deus.
Hb 6:10 Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los; Pv 19:17 Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará; Mt 6:3-4 Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, 4 de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará
Atos 5 mostra que o Senhor está assistindo o nosso ofertar.
O Senhor vê e recompensa aqueles que dão. Alguns Ele retribui com julgamento e outros com bênçãos.
Toda vez que você se achega para dar, para ofertar para o Reino de Deus o Senhor está te assistindo – e toda vez que você ignora o ofertar Ele também está assistindo.
No meio de toda a multidão Ele vê aquela pessoa que ninguém vê. Para alguns isso é motivo de imenso conforto, saber que o Senhor tem visto o seu sacrifício em dar. Para outros isso é aterrorizante, pois Deus tem visto a sua ganância e mesquinhez.
2) COMO A PESSOA DÁ --- “Jesus observava como a multidão lançava o dinheiro”
O Senhor tem grande zelo pela maneira como a ação é feita.
Dar é de extrema importância, mas mais importante do que a ação de dar é o coração da pessoa.
Os fariseus davam com o objetivo de serem vistos pelo povo (Mt 6:1-4).
Ananias e Safira deram com a intensão de parecer generosos.
José de Arimatéia deu como demonstração de reconhecimento que Jesus era o Rei dos reis e dono de tudo.
Zaqueu deu como gratidão e demonstração de arrependimento.
II Co 9:7 Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação [não dê com amargura ou arrependimento], pois Deus ama quem dá com alegria.
Dt 15:10 Dê-lhe generosamente, e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer.
Como você dá? Quando você escreve o cheque ou saca o dinheiro no banco para dar ao Senhor COMO você se sente?
O cristão deve sentir se muitíssimo grato por poder participar na expansão do Reino de Deus.
Como o cristão deve dar?
Com extrema alegria e entendimento do privilégio da graça que recebeu:
2 Co 8:1-4 Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. 2 No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. 3 Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria 4 eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.
Há pessoas aqui que não fazem a mínima noção do que é esse privilégio, pois vivem na mesquinhez e egoísmo de sempre achar que não têm dinheiro para dar.
Note que o nosso Senhor toma conhecimento de como contribuímos; se damos com liberalidade ou com moderação, se damos com alegria ou com relutância e má vontade, Ele olha para o coração, ele observa quais são os princípios que nos movem, e se fazemos para o Senhor ou apenas para sermos vistos pelos homes” (Matthew Henry´s Commentary).
Então o Senhor vê quem dá e como é dada a oferta.
3) Ele vê o quanto é dado --- “Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. 42 Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros
Hoje em dia as pessoas gostam do famoso jargão, ‘não importa quanto você dá, pois Deus olha o seu coração’. Cuidado, pois por Ele olhar nosso coração e saber o quanto cada um pode dar isso pode acabar em grande condenação.
v.41Muitos ricos lançavam ali grandes quantias” --- Grande quantidade é muito bom! Quanto mais o Senhor lhe dá, maior deve ser a quantidade ofertada. As pessoas com maiores rendas devem dar mais [veja o caso de Baranbé, Lídia, José de Arimatéia, Zaqueu].
Aqueles que são ricos têm a obrigação de dar ricamente; Se Deus nos dá em abundância, Ele espera que nós demos com abundância” (Matthew Henry´s Commentary in Mark)
*Quem não tem recebido em abundancia do Senhor? Então, por que você não tem dado em abundância?
v.42Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor.
Imagina a cena: Aquela multidão de pessoas, milhares e milhares de pessoas no Templo na época da Páscoa trazendo suas ofertas, os ricos despojando grandes quantias e de repente chega essa viúva [sem marido, sem suporte e apoio financeiro, pessoa vulnerável] e pobre [πτωχός – pessoa totalmente destituída, que mendigava para viver].
É dito que ela colocou ‘duas pequenas moedas de cobre, de muito pouco valor’ (NVI) ou ‘duas pequenas moedas, que valiam meio centavo’ (ACF).
ἔβαλεν λεπτ δύο, ὅ ἐστιν κοδράντης
A frase no grego diz que ela jogou dois ‘lepta’ que é um ‘quadrans’ [Marcos explica para a audiência romana]. “A lepton era ume pequenina moeda de bronze com o menor valor entre todas as moedas em circulação no tempo de Jesus na Palestina, valia quase 1/8 de um assarion romano. Os dois lepta valiam um quadrans, a menor moeda romana. Quatro quadrans valiam um assarion que valia 1/16 de um denarius. Se um dia de trabalho era recompensado com um denarius, essa mulher tem 1/64 de um denarius. Se isso é tudo o que ela tem, então ela é realmente uma pessoa destituída de bens” (Zondervan Bible Background Commentary - Mark, pg. 277).
Os olhos do Senhor estão nela! Ele vê o rico jogando grandes quantias e Ele também vê essa viúva jogando suas duas moedinhas. As grandes moedas dos ricos faziam muito barulho e chamavam muita atenção, mas as moedas dessa mulher nenhum barulho fizeram. Mas apesar de ser pouco aos olhos daquelas pessoas, para Jesus essa é a maior das ofertas.
O Senhor vê quanto essa mulher dá. Ele vê e por isso bem diz/louva a ação generosa dela!
O Senhor se importa com o quanto cada um dá, por isso Ele louva e encoraja a GENEROSIDADE:
2 Co 8:1-4 Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. 2 No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.
II Tm 6:17-18 Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. 18 Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos [Gk. εὐμετάδοτος– liberal em dar]e prontos para repartir.
II Cor 9:6 Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.
Ele se importa com o quanto nós damos, pois a quantia revela muito sobre prioridades.
- quanto você gasta em roupa, cinema, esporte, entretenimento, comida e viagens demonstra muito sobre suas prioridades.
Jesus se move para um outro lugar para assistir como as pessoas contribuem financeiramente. E Ele assiste: quem dá, como é dada a contribuição e quanto é dado.
II – JESUS COMENTA (vS.43-44)
43 Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. 44 Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver".
Jesus e seus discípulos assistiam a interessante cena das pessoas colocando o dinheiro nos gazofilácios e de repente Ele chama a atenção dos Doze para uma pessoa que não tinha a atenção de ninguém. Ao chamar a atenção dos discípulos para essa viúva Jesus diz:
μν λέγω μν” – ‘Em verdade vos digo’ – tudo o que Jesus disse é verdade, mas algumas coisas têm mais peso do que outras, e essa é uma delas!
Essa é uma maneira frequentemente usada por Jesus, quando Ele estava prestes a declarar algo muito importante, e difícil de ser acreditado, algo que requeria atenção dos ouvintes.” (http://gill.biblecommenter.com/mark/12.htm)
Prestemos atenção nas palavras de Jesus.
Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros
Está Jesus ficando louco? Como pode Ele afirmar isso se os outros estão dando grandes quantias de ouro e prata e essa mulher deu as duas moedas mais sem valores que existia em circulação?
Provavelmente nessa hora Pedro se levantou e disse, “Com certeza Jesus não está batendo bem das ideias. Você já disse que o Messias vai sofrer, que nós seremos batizados em sofrimentos, você aceitou a presença de crianças no nosso meio, você desprezou o melhor dos candidatos ao discipulado, você amaldiçoou o Templo e agora diz que essa velhinha deu mais que os outros? Como isso Rabi?”.
v.44 – A explicação Daquele que vê todas as coisas, a razão dada por Aquele que tem olhos de fogo e vê as intenções do coração, Aquele de quem nada fica escondido:
Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver” (NVI)
Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento” (ACF)
πάντες γρ (Conj. Causativa) κ το περισσεύοντος ατος βαλον
Essa mulher sem status social e religioso é louvada pelo nosso Senhor devido à motivação do coração dela. O Senhor ouviu o que ninguém naquele lugar ouviu, enquanto as pessoas escutavam os sons das grandes moedas de ouro e prata sendo lançadas, Jesus ouviu o som dessas duas ‘folhinhas’ de bronze em meio aquele barulho todo.
Semelhante à história da mulher que tocou a roupa de Jesus em meio todo o ‘empurra-empurra’ da multidão e Ele sentiu um toque diferente (Mc. 5:30-34).
Ele conhece os corações e as intenções. Ele sente e vê o que as pessoas fazem.
O que Jesus vê em seu coração quando você oferta ou quando você ignora a caixa de ofertas com a desculpa de que não tem nada? Ele vê alegria, felicidade em poder participar, ou Ele vê hipocrisia, mentira, mesquinhez?
O Senhor Jesus louva a atitude dessa viúva. Ele exalta e mostra que essa mulher sem importância para a sociedade, segue o padrão de um discípulo verdadeiro.
Todos deram do que lhes sobrava” --- Essa é a grande diferença!
Os cristãos hoje se comportam exatamente como as pessoas que não são louvadas por Jesus. Os cristãos tratam Jesus e a Sua Igreja como brechós de mendigos, ‘Goodwill’, ‘Salvation Army’, orfanatos – dão o que sobra e o que não gostam ou usam mais.
Hoje as pessoas ofertam/dizimam quando sobra, ou do que sobra. As pessoas nas igrejas calculam todas as despesas e depois, SE sobrar algo, elas dão. Mas na maioria das vezes não sobra nada.
A grande desculpa é: ‘Deus me deu esse dinheiro para eu aproveitar. Eu trabalhei duro e agora tenho todo o direito de curtir esse salário. Deixa eu pagar as contas e depois se sobrar eu dou!’
Muitos que dão, dão, pois não irá afetar o saldo final. É sobra!
Queridos, a sobra não é agradável ao Senhor! Ela pode fazer bem a igreja, mas nas narinas do Senhor essa oferta não tem cheiro de aroma suave, mas sim de podridão.
Por mais belo que seja, por maior que seja a quantia, se é o que sobra, o Senhor não tem prazer.
Há um princípio de ‘primícias’ ou ‘primeiros frutos’na Bíblia. As primícias eram a garantia de sobrevivência e sustento – mas o Senhor sempre requeria esses primeiros frutos, pois eram Dele e mostravam o andar pela fé dos que ofertavam.
Se você é como muitos que nunca conseguem guardar dinheiro (e ainda por cima faz contas no crediário), é muito pouco provável que terá algo para semear na obra de Deus além de algumas migalhas que lhe sobrem (ao invés de primícias, semeará no Reino suas ULTIMÍCIAS). E aí, saímos do extremo legalista do dízimo malaquiano para o da avareza, que de acordo com a Bíblia é equivalente ao pecado da idolatria (Col 3:5).” (http://oreinoemnos.blogspot.com/2010/09/primicias-e-ultimicias.html)
Por isso Paulo diz em I Coríntios 16:1-2 que no domingo os cristãos já deveriam separar a oferta (no primeiro dia da semana): 1 Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia. 2 No primeiro dia da semana [não no último com o que sobrou], cada um de vocês (individual – se a esposa trabalha ela também tem o privilégio) separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.
mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver
“O valor da oferta é determinado não pelo valor intrínseco, mas sim no quanto custa para o doador dar aquela oferta. E o valor do sacrifício está no que lhe sobra, e não no que é dado” ( http://pnt.biblecommenter.com/mark/12.htm)
Ela não deu 10%, nem 20%, mas 100%! “O foco não está no quanto ela deu, mas com quanto ela ficou” (Mark Dever).
Essa sentença é um problema para muitos. Muitos não aceitam a idéia de que Deus ia pedir tudo o que ela tinha. Mas temos exemplos na Bíblia do Senhor fazendo isso:
- O jovem rico – Mc 10:21 Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
- A viúva de Sarepta – I Reis 17
Para outros Ele pediu alguns bens e outros que dessem 50%. O Senhor requer o quanto Ele quer de cada um.
“Mas agora ela vai morrer de fome” – Talvez, se essa é vontade de Deus, amém! Talvez ela chegará na casa dela e encontrará uma ‘cesta básica’ e um saco de dinheiro [2 Co 9:6-8 Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.7 Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 8 E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra], ou talvez ela tenha que ir para casa e pedir comida a um vizinho. O foco da história não é no que irá acontecer, mas no quanto Ela tinha o Senhor como seu grande tesouro!
Independente do que acontecerá, essa mulher está convicta de que: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?... Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Rm 8:35-39
Muitos temem o que vai acontecer se derem suas ofertas. Essa pobre e desprezada viúva nos dá uma lição do que é ser fiel e viver por fé!
Essa viúva representa um grupo de igrejas muito queridas por Paulo, as igrejas da Macedônia.
2 Co 8:1-4 1 Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia.2 No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. 3 Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria 4 eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.
O Senhor louva e bem diz aqueles que no meio da mais severa tribulação e pobreza transbordam em rica generosidade!
Jesus tem nos mostrado quão radical e quão diferente é o Reino de Deus: Mc 8:34-38; 9:42-49; 10:21-27; 10:42-54
E agora Ele nos ensina quão radical devemos ser com nossos bens! Generosidade radical é a grande marca de um discípulo de Jesus! Isso é negar a si mesmo e tomar a cruz, isso é perder a vida! Que grande exemplo para seguimos como igreja!
Alguns exemplos mais recentes:
William Carey (um dos fundadores da Sociedade Batista Missionária nos EUA – missionário na Índia) doou U$499.000 para missões durante seus anos servindo ao Senhor na Índia. Como ele fez isso? Carey foi para o campo missionário com um salário de U$250 por ano. Enquanto ele estava lá ele foi contratado pelo governo para dar aula em uma universidade – o salário foi para U$7.500 por ano. Carey continuou a viver com no mesmo estilo de vida quando ele recebia 250 por ano e deu o restante para a obra do Senhor.
* Hoje a pessoa ia comprar um monte de coisa, parcelar carros, apartamentos crendo que Deus deu mais para a pessoa gastar mais consigo mesma!
John Wesley começou recebendo U$150. Ele dava $10 para a obra do Senhor. Algum tempo depois o salário dele duplicou, mas Wesley continuou vivendo com U$140 e dando os outros 160 para o Senhor. Mais tarde seu salário passou para 600, ele continuou vivendo como se recebesse 140 e os outros 460 eram dados ao Senhor!
** Após olhar para a história dessa viúva, você tem alguma desculpa para não dar para o Reino de Deus? Você está em uma situação pior do que a dela? Por que você não tem dado?
[se você não tem dado para essa igreja por duvidar o que é feito com seu dinheiro, então você deve procurar um outro lugar para que você dê com alegria]
CONCLUSÃO:
Jesus encerra o longo dia de batalha com seus adversários louvando uma ovelha naquele covil de ladrões. No meio da maior podridão a graça e misericórdia de Deus ainda estão sendo despejadas.
Em nenhum momento o Novo Testamento ensina que o cristão deve dar 10%. Essa história é mais uma demonstração de que os cristãos são chamados a dar com liberalidade, alegria e gratidão.
Que possamos ser uma igreja radicalmente generosa. Que esta igreja entenda o privilégio de poder participar na expansão do Reino de Deus. Que as pessoas aqui sejam ‘ricas para com Deus’. Que o Senhor tenha extrema alegria quando Ele vir cada um de nós ofertando com liberalidade!
Oremos, pois, para que o Senhor abra os olhos dos homens, desperte os seus corações e lhes estimule a um espírito de liberalidade. Acima de tudo, porém, que cada um de nós cumpra o seu próprio dever, contribuindo liberal e alegremente, para todo objetivo cristão. Não mais poderemos contribuir quando tivermos falecido. Façamos as nossas contribuições como os que se lembram que os olhos de Cristo estão postos sobre eles. Cristo continua vendo exatamente o que cada um de nós dá e sabe exatamente o quanto é retido. Acima de tudo, contribuamos na qualidade de discípulos de um Salvador crucificado, que na cruz se entregou, de corpo e alma, por todos nós. Temos recebido livremente. Contribuamos, portanto, com liberalidade” (J.C. Ryle – Meditações no Evangelho de Marcos, Fiel – pg. 161).
Sigamos o exemplo dessa viúva e acima de tudo do Senhor Jesus:
2 Coríntios 8:7-9 Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir. 8 Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês [o ofertar/dizimar não é uma lei, mas demonstração de genuína conversão], comparando-o com a dedicação dos outros. 9 Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.
Sigamos o exemplo do nosso Senhor e Salvador! Salvos pela graça, e pela graça contribuamos com generosidade, fé e gratidão!
Dar é graça de Deus, poder contribuir e honrar ao Senhor com os nossos bens e dinheiro é motivo de extrema alegria! Contribuir é sinal da graça recebida! 2 Co 8:1-4 1 Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia.2 No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. 3 Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria 4 eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário