segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Importância da Sã Cristologia – Marcos 12:35-37

 

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: A Importância da Sã Cristologia – Marcos 12:35-37

Pregado na manhã de Domingo, do dia 13 de Novembro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

 

Marcos 12:35-37 35 Ensinando no templo, Jesus perguntou: "Como os mestres da lei dizem que o Cristo é filho de Davi? 36 O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’. 37 O próprio Davi o chama ‘Senhor’. Como pode, então, ser ele seu filho? " E a grande multidão o ouvia com prazer.

Introdução e Contextualização:

Muitas religiões alegam ter Jesus como centro dos ensinos. Muitas igrejas se denominam cristãs, mas quando o Jesus que é ensinado e pregado nesses lugares é examinado à luz das Escrituras, vemos quão longe da Palavra de Deus eles se encontram. Muitos chegam bem próximos ao Reino de Deus, mas, devido a uma cristologia errada, eles continuam fora do Reino de Deus.

Não importa quão religiosa é a pessoa, quão bondosa e generosa, quão humilde e simples ela seja – sem uma cristologia correta, a pessoa continuará na perdição.

Ter um conhecimento ‘meio’ correto, ‘quase certo’ sobre Jesus é tão letal quanto ‘não estar longe do Reino’!

Algumas pessoas dizem que não importam as diferenças religiosas, o que realmente importa é se a pessoa acredita em Jesus. Mas em qual Jesus a pessoa acredita? O Jesus dos mórmons, dos espíritas, dos budistas, dos muçulmanos, dos católicos?

Cristologia é tão fundamental que Marcos tem todo um foco especial nesse assunto – veja como o livro começa em 1:1. A questão cristológica permeia esse evangelho do começo ao fim, mostrando-nos quão importante é ter um entendimento correto sobre Jesus. Não basta só crer em Jesus, é necessário saber quem é esse Jesus.

Muitos judeus, na época de Jesus, permaneceram muito próximos do Reino de Deus, mas nunca entraram – morreram condenados – por causa do conceito errado sobre quem seria o Cristo.

A deturpada cristologia dos judeus afetou a escatologia deles e, como consequência, todo o estilo de vida deles foi severamente condenado!

O Cristo que os judeus esperavam (e esperam) seria:

- um homem da linhagem de Davi, que se assentaria no trono de Israel e lideraria a nação em vitórias sobre todos os inimigos, cumprindo assim todas as promessas feitas aos Patriarcas de forma física e literal.

Como consequência dessa deturpada cristologia, eles odiaram o verdadeiro Cristo – rejeitaram e mataram o verdadeiro Messias, pois Ele era diferente do conceito que eles tinham.

Hoje, muitos cristãos, assim como os judeus da época de Jesus, professam crer no Messias. Mas o ‘cristo’ em que eles creem é bem diferente do Cristo da Bíblia. As pessoas querem um Jesus dócil, domesticado, que satisfaça as vontades carnais, não julgue ninguém (aceite todos os pecados e religiões), e só queira que todos sejam felizes. Mas quando o verdadeiro Cristo é pregado – o Cristo das páginas das Escrituras - as pessoas não gostam e comportam-se como os judeus, quando Jesus confrontou sua cristologia em João 6 (vs.26-61, 66).

Cristologia correta - Quem é Jesus? Quem foi Jesus? O que Ele fez? O que Ele está fazendo? - é o alicerce para um cristão ser saudável na fé! Cristologia correta é fundamental para a entrada no Reino de Deus!

CONTEXTO:

Estamos no terceiro dia da última semana de Jesus no seu ministério na terra. Esse dia é com certeza um dos dias mais intensos de toda a vida de Jesus.

Os líderes religiosos odiavam Jesus desde o começo do Seu ministério (Mc 2:7, 16, 24; 3:22) – mas agora a ira escala de maneira absurda, pois Jesus está no ‘território’ deles (Jerusalém e o Templo). Esse terceiro dia é marcado pelas incansáveis tentativas de apanharem Jesus em Suas palavras (12:13). Jesus é bombardeado por perguntas na tentativa de que Suas respostas O joguem contra a multidão e eles consigam um meio de acusá-Lo. 1) Questionado sobre a Sua autoridade (11:27-28; 2); 2) Questionado sobre os impostos (12:13-14); 3) Questionado sobre a ressurreição (12:18-19); 4) Questionado sobre o maior dos mandamentos (12:28). A ‘munição’ dos líderes religiosos de Israel chegou ao fim - a seção de perguntas da parte deles foi um verdadeiro ‘fiasco’ (12:34b).

Agora é a vez de Jesus questionar os questionadores. E a pergunta que Jesus faz é uma das preferidas dEle – uma questão cristológica!

Divisão do Estudo:

i – A questão (Vs.35-37)

ii – A implicação (V.37)

I – a questão (vs.35-36)

35 Ensinando no templo, Jesus perguntou: "Como os mestres da lei dizem que o Cristo é filho de Davi? 36 O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’.

O terceiro dia da última semana do nosso Senhor foi marcado pela fúria da parte dos líderes de Israel. Os evangelhos nos mostram quatro perguntas feitas nesse terceiro dia e todas elas com o claro propósito de ‘apanhar Jesus’ (12:13) – a intenção deles era tirar o crédito de Jesus e achar provas para condená-Lo! Mas todas as tentativas foram fracassadas, devido à sabedoria e astúcia de Jesus.

v.35 – ‘Ensinando no templo’ – Jesus em nenhum momento escondeu-se dos seus maiores inimigos. Após a pior de todas as ações que alguém poderia tomar dentro do Templo (condenar aquele lugar e nominar como um covil de ladrões), Ele voltou para lá com toda autoridade e coragem.

Lucas nos diz que essa foi a rotina da última semana de Jesus - Lc 19:47 Todos os dias ele ensinava no templo.

De acordo com Marcos 11:27, Jesus ainda está andando e ensinando na Corte dos Gentios (não houve uma mudança de cenário).

Jesus perguntou [agora é a vez de Jesus perguntar]: ‘Como os mestres da lei dizem que o Cristo é filho de DAVI? ’” – Marcos pula para a segunda parte da questão, mas Mateus nos dá um relato mais completo:

Mt 22:41 Estando os fariseus reunidos, Jesus lhes perguntou: 42 O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem ele é filho?

A primeira pergunta de Jesus é sobre o Cristo (o termo grego ’Χριστός’ representa o termo hebraico para o Messias, o ‘ungido’ – Cristo e Messias são sinônimos). Jesus perguntou aos fariseus o que eles pensavam sobre o Messias e de quem ele é filho.

· Como você reponde à essa pergunta?

É assim que os escribas respondem: Mt. 22:42 "É filho de Davi", responderam eles.

Agora, a pergunta que temos narrada em Marcos 12:35 Como os mestres da lei dizem que o Cristo é filho de Davi?’

Os escribas achavam-se muito inteligentes. Responderam a primeira pergunta dizendo que o Cristo era filho de Davi e provavelmente responderam a essa pergunta citando passagens como II Samuel 7:12-13 Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele.13 Será ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre; Ezequiel 37:-24-27 "‘O meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor. Eles seguirão as minhas leis e terão o cuidado de obedecer aos meus decretos.25 Viverão na terra que dei ao meu servo Jacó, a terra onde os seus antepassados viveram. Eles e os seus filhos e os filhos de seus filhos viverão ali para sempre, e o meu servo Davi será o seu líder para sempre; Amós 9:11 “Naquele dia levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. “Eu a reerguerei, para que seja como era no passado,12para que o meu povo conquiste o remanescente de Edom e todas as nações que me pertencem”, declara o SENHOR, que realizará essas coisas.

Imagine a cena: os escribas citando essas passagens e se vangloriando no conhecimento, “O Cristo é o filho de Davi porque as Escrituras nos dizem!”.

Jesus, então, estraga a festa deles mais uma vez! Jesus solta mais uma daquelas perguntas que tiravam o sono dos líderes religiosos de Israel:

"Como os mestres da lei dizem que o Cristo é filho de Davi? 36 O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’. 37 O próprio Davi o chama ‘Senhor’. Como pode, então, ser ele seu filho?

Veja como Mateus coloca, “43 Ele lhes disse: "Então, como é que Davi, falando pelo Espírito, o chama ‘Senhor’? Pois ele afirma:44 ‘O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés"’.45 Se, pois, Davi o chama ‘Senhor’, como pode ser ele seu filho?"”

JESUS E A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA:

O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse -- Jesus afirma a autoridade e a infalibilidade da Palavra! Jesus revela a autoria do Salmo 110 e a inspiração divina das Escrituras.

Paulo fala a mesma coisa em II Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Pedro também confirma a dupla autoria das Escrituras - Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo (2 Pedro 1:20-21)

Em dias em que mais e mais os cristãos abandonam a autoridade, a inerrância, a infalibilidade e a divina inspiração da Palavra, é importante vermos como Jesus se posicionava! Jesus cria na criação do homem e da mulher [Adão e Eva]. Ele cria na historicidade do dilúvio nos dias de Noé, na destruição histórica de Sodoma e Gomorra, cria que Jonas havia sido engolido verdadeiramente por um peixe. Hoje muitos se dizem cristãos, mas negam esses acontecimentos como fatos históricos.

Um cristão que não crê nas coisas que Jesus cria não pode chamá-Lo de Senhor!

v. 36 O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’. 37 O próprio Davi o chama ‘Senhor’. Como pode, então, ser ele seu filho?

Primeiro Jesus afirma a inspiração divina e depois cita o Salmo 110.

SALMO 110:

- Esse salmo é conhecido, desde os tempos mais antigos, como messiânico.

- Dos 150 salmos que temos, esse é o que com mais clareza e precisão fala do Cristo – todos os outros têm dupla aplicação, mas esse só aplica-se ao Messias!

- O Salmo 110 é o Salmo mais citado no N.T.

- Salmo 110:1 é o versículo mais citado diretamente ou mencionado indiretamente de todo o A.T. no N.T. (de acordo com James Boice 27x - At 2:32–35; I Cr. 15:25; Ef. 1:20; Col. 3:1; Heb. 1:3, 13; 8:1; 10:12; 12:2; I Pe. 3:22; cf. Mat. 26:64).

- Esse Salmo tornou-se alicerce para a pregação cristológica da igreja primitiva.

- Alguns veem o Salmo 110 como uma exposição mais profunda do Salmo 2 – o ‘filho’ do Sl. 2 agora assenta-se à direita de Deus – recebendo toda autoridade e poder. O Sl.2 pedia para que os inimigos se humilhassem debaixo do ‘filho’; no 110 os inimigos são mortos.

Sl. 110 – É como se Davi tivesse sido dado o privilégio de ouvir a coroação de Jesus - 1 O Senhor disse ao meu Senhor [Aqui está a dificuldade dos judeus – Davi se refere a dois senhores – o 1° é YHAWEH e o 2° é ADON -- Davi era o rei supremo de Israel e jamais um pai chamaria o filho de ‘senhor’]: "Senta-te à minha direita [o lugar maior honra e poder – simboliza a co-regência] até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés” [simbolizando a total vitória e domínio]. 2 O Senhor estenderá o cetro de teu poder desde Sião, e dominarás sobre os teus inimigos [Marcos 11-12 mostra Jesus cumprindo parte dessa profecia – ele domina Seus inimigos com Suas palavras]! 3 Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho. 4 O Senhor jurou e não se arrependerá [mostra a aliança da Trindade – o pacto feito entre eles]: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque" [diferente de Arão que só era sacerdotes e dos reis que só exerciam a função de governar – Melquisedeque era REI e SACERDOTE]. 5 O Senhor está à tua direita; ele esmagará reis no dia da sua ira [O dia da ira do Cordeiro – Ap. 6]. 6 Julgará as nações, amontoando os mortos e esmagando governantes em toda a extensão da terra. 7 No caminho beberá de um ribeiro, e então erguerá a cabeça [toda a justiça executada será um refresco para Ele].

QUAL O OBJETIVO DE JESUS COM ESSA PERGUNTA E A CITAÇÃO DO SALMO 110?

Os judeus da época de Jesus viam o Cristo (o Messias) como um homem, não como Deus. Eles viam o Cristo como um homem da linhagem de Davi que iria libertar Israel do domínio gentio e fazer com que a nação judaica reinasse na terra prometida.

Eles viam o Cristo apenas como um filho de Davi – apenas um homem poderoso.

Jesus está mostrando aqui quão inadequada é a cristologia dos escribas de Israel.

Jesus mostra quão incoerente é o ensino dos líderes de Israel sobre o Messias. O Cristo não pode ser só o filho de Davi!

Jesus não nega que o Cristo seria da descendência de Davi, mas Ele mostra que asseverar somente essa descrição sobre o Messias é incorreto e acarreta em sérios problemas.

Jesus não nega de modo nenhum que o Messias deveria ser da linhagem de Davi.

O Novo Testamento deixa bem claro a descendência davídica de Jesus - Mt 1:1 ;Lc 3:31 [tanto José como Maria eram descendentes de Davi]; Rm 1:3; II Tm 2:8; Ap 5:5; 22:16

Era inegável que Jesus vinha da linhagem de Davi – todos os recordes genealógicos eram mantidos no Templo. A genealogia de Jesus foi checada pelos judeus (houve outros descendentes de Davi que se levantaram como ‘cristos’).

Jesus não nega de modo nenhum que o Cristo deveria ser um ‘filho’ (descendente) de Davi. O que Jesus nega é que o Messias seria apenas um filho de Davi! O Cristo, no ensinamento de Jesus, é muito mais do que um mero rei davídico.

Por isso Ele cita o Salmo 110:1 - O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés

O Senhor (o 1° senhor = heb. Yahweh [o nome de Deus]) disse ao meu Senhor (o 2° senhor = Adon [também usado para Deus])

Davi diz claramente que ele tem dois senhores. O primeiro refere-se ao Senhor Deus e o segundo ao Messias. Se o Cristo fosse apenas um homem, um filho de Davi, como iria Davi, o homem mais poderoso de Israel, chamar seu filho de ‘meu senhor (adon)’?

Filhos podiam direcionar-se aos seus pais como ‘senhores’, mas nunca os pais chamavam os filhos de ‘senhores’” (Zondervan Bible Background Commentary in Mark – pg.276)

Fosse o narrador (do salmo) qualquer um diferente de Davi, rei de Israel, o segundo ‘senhor’ poderia ser algum senhor terreno. No entanto, não havia nenhum humano acima de Davi em Israel. O senhor, portanto, deve ser o Messias, que era superior a Davi. A lógica parece irrefutável e impressiona a multidão.” (Craig Blomberg – Jesus e os Evangelhos – Vida Nova, pg.418).

A lógica é simples: o Cristo não é só um descendente de Davi, mas o Senhor dele. Portanto esse Messias é muito mais que um líder e reformador político – ele é o Filho de Deus!

O próprio Salmo 110 deixa isso bem claro. Esse senhor de Davi assenta-se no trono de Deus e reina sobre tudo e todos.

O título ‘Filho de Davi’ com certeza era um título messiânico, e Jesus não questiona isso. O que Jesus mostra é o quão inapropriado é ter o Messias apenas como o Filho de Davi.

POR QUE JESUS CORRIGE O CONCEITO DE ‘FILHO DE DAVI’?

O título é ‘verdadeiro, mas inadequado’ (R.T. France, T.N.I.G.T.C, - Eerdmans, pg. 484), pois ele carrega consigo um sentido muito político e nacionalista.

No caminho para Jerusalém, um cego chamou a atenção de todos chamando Jesus de ‘Filho de Davi’ (10:47-48). Na entrada em Jerusalém, o povo proclamava a chegada do reino de Davi (11:9-10). Em Marcos 11:28 os líderes de Israel questionam a autoridade de Jesus para fazer o que ele havia feito no Templo.

Com todos esses acontecimentos, este é um momento adequado para esclarecer que o tão esperado Cristo é muito além de um rei político.

Jesus já vinha corrigindo os conceitos cristológicos e escatológicos dos seus seguidores:

- mostrou que o Messias sofreria como o Servo Sofredor profetizado por Isaías.

- mostrou que Ele era o Filho do Homem profetizado em Daniel 7.

- agora mostra que o Messias é muito mais do que só o Filho de Davi. Ele é o Filho de Deus!

Ver Marcos 14:61-62 Mas Jesus permaneceu em silêncio e nada respondeu. Outra vez o sumo sacerdote lhe perguntou: "Você é o Cristo, o Filho do Deus Bendito?" 62 "Sou", disse Jesus. "E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso vindo com as nuvens do céu".

Então, Jesus era sim o Filho de Davi, mas Ele era muito mais do que isso: Jesus era o Filho de Deus – mesma essência e mesma divindade. Jesus era Deus encarnado!

Foi esse conceito que rendeu muito problema a Jesus. Os judeus O condenaram por blasfêmia, porque Ele disse que era Deus – Jo 10:30-33 Eu e o Pai somos um". 31 Novamente os judeus pegaram pedras para apedrejá-lo, 32 mas Jesus lhes disse: "Eu lhes mostrei muitas boas obras da parte do Pai. Por qual delas vocês querem me apedrejar?" 33 Responderam os judeus: "Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque você é um simples homem e se apresenta como Deus”.

Os judeus não queriam um Messias diferente do que eles esperavam. Eles não queriam o Deus misericordioso e gracioso no meio deles, eles não queriam que os gentios fossem perdoados, eles não queriam que os impuros participassem da comunhão com Deus. Eles queriam um Messias que lhes desse o que a vontade carnal deles ansiava.

COMO FILHO DE DAVI

COMO FILHO DE DEUS

Nasceu em corpo humano

Foi gerado virginalmente

Cresceu fisicamente

Era onipotente e onisciente

Cresceu em sabedoria

Autoridade para curar toda doença

Teve fome e sede

Autoridade para controlar a natureza

Teve cansaço

Venceu a morte - ressurreição

Morreu e foi sepultado

Autoridade para perdoar os pecados

II – a implicação (v.37)

37 O próprio Davi o chama ‘Senhor’. Como pode, então, ser ele seu filho? E a grande multidão o ouvia com prazer.

A conclusão implicada pela questão retórica de Jesus é clara. Pessoas não chamam seus filhos de ‘meu senhor’; o Messias é o senhor de Davi ao invés de filho de Davi.” (R.T. France, T.N.I.G.T.C, - Eerdmans, pg. 487)

Dentro do contexto do evangelho de Marcos, a solução para esse mistério, como 1:1 coloca e 1:10-11 e 14:61 implicam, é que Jesus não é só o Messias davídico mas também, e mais importante, o Filho de Deus.” (Frank Thielman, Theology of the New Testament – Zondervan, pg. 62)

A resposta é simples: O Messias é muito além do que um mero rei nacionalista descendente de Davi. O Cristo é o Filho de Deus!

Mas como Mateus nos relata, os escribas não conseguiram responder, ou melhor, não quiseram responder – “Ninguém conseguia responder-lhe uma palavra (Mt 22:46)”

Isso deve ter sido humilhante! Essa era a hora dos mestres da lei mostrarem o quanto eles conheciam da Palavra e o quanto Jesus era um ignorante da Galiléia. Essa era a hora perfeita para eles mostrarem o quanto eles eram peritos nas Escrituras, mas a pergunta de Jesus fica sem resposta. O silêncio, nessa ocasião, mostra quão podre e quão depravado estava o sistema religioso de Israel. Por isso, o novo sacerdote, da ordem de Melquisedeque, havia chegado!

E A GRANDE MULTIDÃO OUVIA COM PRAZER” -- καὶ ὁ πολὺς ὄχλος ἤκουεν αὐτοῦ ἡδέως

A aprovação da multidão revela-nos 3 coisas:

1 – Eles estavam cansados da liderança religiosa, por isso eles se alegram ao verem os mestres da lei sendo humilhados.

2 – Até aqui essa multidão tem apoiado Jesus (11:18, 32; 12:12), mas na sexta-feira eles voltar-se-ão contra Jesus.

3 - Não há arrependimento, não há choro de arrependimento, eles não prostram-se diante desse Cristo. Eles apenas deleitam-se em ver e ouvir Jesus derrotar seus inimigos. É como se fosse um grande show para o entretenimento deles.

Muitos vão para o inferno ouvindo as palavras de Jesus e sendo entretidos por suas histórias e ações.

OUVIA COM PRAZER” – Gr. hédeós – agradável , doce – “receberam de bom grado porque era doce para o ouvinte” (http://concordances.org/greek/2234.htm)

Essas mesmas pessoas que num dia escutam o ensino e acham doce no outro vão condenar Jesus. Isso mostra que eles não haviam entendido absolutamente nada – era agradável naquele momento, pois satisfazia as vontades daquele momento. E assim acontece com muitos que escutam e alegram-se no momento, mas depois as palavras que eram doces tornam-se amargas.

QUAL A IMPLICAÇÃO DESSA PERGUNTA E CITAÇÃO?

A vida e ministério de Jesus mostram claramente que Ele é o Cristo.

Seus discípulos confirmam e o próprio Jesus declara. Mas o Cristo é muito além de um mero salvador político.

Jesus mostra que todas as suas ações são provas de que Ele é realmente o Filho de Davi [Ele expulsa demônios, conquista vidas, expande o Reino de Deus]. Ele é também o Servo Sofredor de Isaías, que precisa passar pelo batismo da morte e agonia. Ele é o Filho do Homem que se assentará com o Ancião dos Dias para julgar, mas acima de tudo, Ele é o Filho Amado, o Filho de Deus – o Deus encarnado - e sem esse entendimento as pessoas frustrar-se-ão e continuarão fora do Reino de Deus.

Ao citar o Salmo 110 Jesus dá a chance de alguns repensarem e refletirem sobre que tipo de Cristo eles esperavam.

Alguns poucos repensaram, entenderam e viram que Jesus realmente era o Cristo [como foi o caso de José de Arimatéia – 15:43], mas um Cristo bem diferente do que esperava-se! A maioria continuou com os corações endurecidos.

Hoje você também tem a chance de repensar o seu conceito sobre Jesus, o Cristo.

Esse é o Cristo que deveria sofrer, ser desprezado e morto.

Esse é o Cristo que nos chama a caminhar os Seus passos de sofrimento.

Esse é o Cristo que é Senhor sobre Davi e sobre tudo e todos.

Esse é o Cristo, o Deus encarnado que está a direita de Deus, reinando e intercedendo por Sua igreja.

Esse é o Cristo – o único que pode justificar o pecador.

CONCLUSÃO:

- Jesus mostra que Ele tem toda a autoridade para fazer o que Ele deseja. Ele é o Messias/o Cristo – e como o Cristo Ele é muito mais do que um mero descendente de Davi, Ele é o Senhor de Davi. Ele é o Senhor que assenta-se à direita de Deus e reina sobre tudo e todos. Ele é o Rei-Sacerdote da ordem de Melquisedeque que hoje está intercedendo pelo Seu povo.

- Jesus mostra-nos a importância da igreja ter uma Cristologia correta. Muitos estão perto do Reino e morrerão pertinho e irão para o inferno, pois tiveram um conceito deturpado sobre Jesus. Não basta só acreditar em Jesus Cristo, é necessário conhecê-Lo e entender sua vida, morte e ressurreição.

Toda e qualquer religião com uma visão deturpada sobre Jesus é fatal!

Igreja Católica Romana – Crê em vários mediadores (santos, Papa, Maria) – Jesus não é suficiente. Maria recebe mais honra que Jesus. A salvação não se dá só em Jesus, mas através de rituais.

Igreja dos Mórmons – Crê que Jesus era o irmão de Lúcifer. Dizem que Jesus casou-se com várias esposas. Salvação não ocorre só em Jesus, mas através de rituais.

Testemunhas de Jeová – Dizem que Jesus era o anjo Miguel; que Ele não ressuscitou de forma corpórea. Jesus não era o Deus encarnado, mas um deus.

Kardecistas – Dizem que Jesus é um grande médium, negam a divindade de Jesus, negam a morte propiciatória. Cristo não é único mediador entre Deus e o homem.

Hoje vemos as pessoas recebendo um Cristo que não é o Deus soberano, o Senhor dos senhores, mas sim um Jesus místico, um ser que é dominado pelas pessoas e só quer o bem de todos.

A sã cristologia é fundamental para a salvação!

- O Senhor de Davi, Jesus, é Senhor da sua vida?

Ele é o Senhor da sua vida – Ele tem domínio sobre todas as esferas da sua vida? As pessoas veem você sob o senhorio de Jesus Cristo?

12:36 O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’.

Esse processo já começou, mas um dia Ele voltará e cumprirá de vez isso. Esse Jesus Cristo é o Senhor de Davi, Ele é o Senhor das Batalhas e Ele tem inimigos.

Jesus disse, ‘Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha’ (Mt 12:30).

A boa notícia é que pela fé em Cristo nós nos tornamos amigos de Deus e somos reconciliados com Ele. Mas essa reconciliação só ocorre quando pela graça e misericórdia de Deus nós fazemos de Jesus o Senhor de nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário