quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tão Perto, Mas Não Dentro – Marcos 12:28-34

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: Tão Perto, Mas Não Dentro – Marcos 12:28-34
Pregado na manhã de Domingo, do dia 30 de Outubro de 2011,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Marcos 12:28-34 28 Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? " 29Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. 30Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. 31O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes". 32"Muito bem, mestre", disse o homem. "Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas". 34Vendo que ele tinha respondido sabiamente, Jesus lhe disse: "Você não está longe do Reino de Deus". Daí por diante ninguém mais ousava lhe fazer perguntas.


Introdução e Contextualização:

A Bíblia mostra que há dois tipos de pessoas:

1 – Aquelas que amam a Deus (pessoas salvas).

2 – Aquelas que odeiam a Deus (pessoas não regeneradas) – Rm 5:10 Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida! Cl 1:21 Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês; Ex 20:5 Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam/odeiam, 6 mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos; Sl 68:1 Levante-se Deus, e sejam dissipados os seus inimigos; fugirão de diante dele os que o odeiam; Mt 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro

Não há outro tipo de pessoa. Não há uma terceira classe. Há pessoas que parecem não odiar a Deus, parecem gostar de Deus, mas por mais que a pessoa pareça ‘gostar’ de Deus e das coisas do Reino de Deus há sempre um interesse egoísta por de trás dessas pessoas – e a Bíblia deixa claro que a pessoa ama a Deus ou ela O odeia.

O Evangelho só tem dois cheiros: II Co 2:16 porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. 16Para estes somos cheiro de morte; para aqueles fragrância de vida. Mas, quem está capacitado para tanto?

Essa divisão fica mais clara nas palavras de Paulo em I Co16:22 - ‘Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado (anátema).’

Só há dois reinos: Reino de Deus e o Reino das Trevas. Você está dentro ou fora, não tem um meio termo.Todos nascem odiando a Deus. Todos nascem da carne e a carne é inimiga de Deus. Todos nascem fora do Reino de Deus. Quem nasce em lar cristão, quem tem marido (ou esposa) cristão, quem vai à igreja e escuta a pregação – não está ‘longe do Reino’, mas não está necessariamente dentro. A pessoa só entra no Reino de Deus quando ela é nascida do Espírito (Jo 3:3-8) e trazida por Deus (Cl 1:13) e isto ocorre através da graça!

Essa história em Marcos 12 nos mostra o caso de um homem (como muitos hoje) que sabia o que precisava ser feito, ele sabia que a única maneira de viver era se entregando totalmente a Deus através de um relacionamento de amor, mas que este mandamento era duro demais para ser obedecido, e assim como muitos hoje, ele termina a história perto do Reino de Deus, mas não dentro – ou seja, odiando a Deus.

CONTEXTO:

Continuamos o intenso terceiro dia da última semana do nosso Senhor Jesus, dia este cheio de controvérsias e ataques da parte dos líderes religiosos. Temos visto como os grandes inimigos se ajuntaram na tentativa de destruir a Verdade de Deus – os fariseus, os herodianos e os saduceus que não se gostavam se ajuntaram para atacar Jesus. Um ataque em massa contra o nosso Senhor e Salvador. Eles não aguentam a autoridade e a ousadia de Jesus. Eles não conseguem aceitar que este rabino ‘descredenciado’ da Galiléia seja realmente o Messias, pois eles querem um outro tipo de Messias. Como consequência disto tudo a ira deles está aumentando a cada segundo, a cada tentativa frustrada eles ficam mais irados. Sexta será o grande dia!

J.C. Ryle disse, “Temos razão para agradecer a Deus por terem sido propostas tantas questões ao nosso Senhor. Sem elas, talvez, nunca teriam sido proferidas as admiráveis palavras de sabedoria contidas nas três respostas do nosso Senhor. Aqui, como em muitos outros casos, vemos como Deus pode converter o mal em bem. Deus pode fazer com que os mais maliciosos assaltos de seus inimigos redundem em bem para a sua igreja e em louvor para Si mesmo. Ele faz a inimizade dos fariseus, saduceus e escribas instruir o Seu povo.” (J.C. Ryle – Meditações no Evangelho de Marcos, pg. 155).



Divisão do Estudo:

I – A PERGUNTA DO ESCRIBA (V.28)

II – A RESPOSTA DE JESUS (VS.29-31)

III – A RESPOSTA DO ESCRIBA (VS.32-33)

IV – A EXORTAÇÃO DE JESUS (V.34A)

V – O RESULTADO FINAL (V.34B)



I – A PERGUNTA DO ESCRIBA (V.28)

28 Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante?"

Como vimos na pregação anterior esse homem não está buscando uma resposta sincera para que ele possa colocar em prática. De acordo com o contexto de Marcos, o relato de Lucas (Lucas 19:47 Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo.) e de Mateus 22 (Mt 22:34-40 34E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. 35E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar(peirazo – tentar), dizendo: 36Mestre, qual é o grande mandamento na lei?) esse escriba quer ‘provar’ Jesus. Ele, assim como os outros, quer que Jesus fracasse e assim eles tirem o crédito de Jesus com o povo e achem argumento para condená-Lo.

Como a pergunta sobre o maior dos mandamentos se torna uma arapuca?

1 – Jesus vinha sendo acusado de estar pregando contra Moisés. As ações de Jesus de ‘trabalhar’ no sábado, de tocar e comer com os cerimonialmente impuros fez com que eles vissem Jesus como um revolucionário. Por isso eles esperavam que com essa pergunta Jesus fosse dar uma resposta criada por Ele mesmo sem fundamento em Moisés, permitindo que eles colocassem o povo contra Jesus.

2 – Outro motivo para esta pergunta ser uma tentativa de pegar Jesus é que a questão sobre o maior dos mandamentos sempre foi muito debatida entre os judeus. Havia muitas interpretações sobre quais eram os maiores mandamentos. Eles esperavam que Jesus fosse contra os grandes rabinos da época.

II – A RESPOSTA DE JESUS (VS.29-31)

29 Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. 30Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. 31O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes".

Jesus responde ao escriba citando a passagem mais importante para os judeus – Deuteronômio 6, conhecida como shema. Ao responder citando Moisés as expectativas desses líderes religiosos vão por água abaixo.

A resposta de Jesus deve ter toda a nossa atenção, pois Jesus está dizendo que o maior de todos os mandamentos – o mandamento que é alicerce para todos os outros mandamentos é: ‘AME O SENHOR, O SEU DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO, DE TODA A SUA ALMA, DE TODO O SEU ENTENDIMENTO E DE TODAS AS SUAS FORÇAS’.

‘AME’ – Gk. ἀγαπάω – esse amor ‘envolve escolha e seleção’ (http://concordances.org/greek/25.htm)

“O fato de que o amor pode ser ordenado demonstra que Deus deseja primeiramente atitude e comportamento, não emoção” (Commentary of the New Testament Use of the Old Testament – Baker, pg.80).

O que Jesus está ensinando é que o alicerce de tudo é o amor a Deus!

AMAR COM TODO O CORAÇÃO – na cultura hebraica o coração era o centro das vontades, o assento do intelecto. Representa todo o interior do homem, a fonte de pensamento e inclinação – Pv 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida; Gn 6:5 O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.

AMAR COM TODA A ALMA – essa esfera representa as emoções do homem, “todo o ser interior com as emoções, desejos, e características pessoais que fazem cada ser humano único” (Commentary of the New Testament Use of the Old Testament – Baker, pg.80) – Gn 34:8 Então falou Hamor com eles, dizendo: A alma de Siquém, meu filho, está enamorada da vossa filha; dai-lha, peço-vos, por mulher; Mt 26:38 Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal Isso não é emocionalismo, mas fala de afeto, paixão, todo o ser interior.

AMAR COM TODO O ENTENDIMENTO – Semelhante ao coração a mente refere ao intelecto – determinações. Hoje em dia as pessoas desprezam esse aspecto tão fundamental que é entender – ter entendimento sobre Deus e amar a Deus. Os cultos nas igrejas apelam para todo tipo de emocionalismo e abandonam o uso da mente no louvor e na pregação.

AMAR COM TODAS AS FORÇAS – isso implica em tudo o que é feito com o corpo. O trabalhar, o comer, o correr, andar, praticar esportes, conversar – tudo baseado e alicerçado no amor a Deus. Muitos comentários judaicos definem a ‘força’ como sendo os bens materiais.

Você demonstra o quanto você ama a Deus como você usa os seus bens e o seu salário.

Jesus está falando sobre a totalidade do ser! É impossível separar um do outro. É impossível um cristão amar a Deus com todo o coração, mas só com metade do entendimento. É impossível um cristão amar a Deus com toda a alma, mas não com todas as forças.

O amar a Deus envolve TODO o nosso ser. Isso é um chamado para fora da mediocridade e superficialidade! Jesus está falando de um amor e devoção que são indivisíveis!

Essas palavras de Jesus devem ser a sua maior ambição e sua maior preocupação! Pois isso é ser cristão. Isto é um chamado para fora da mediocridade! Isto é um chamado a viver o cristianismo verdadeiro. O cristianismo genuíno é baseado nesse amor, nessa aliança e devoção única para com o Senhor [Mt 10:37 Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim (quanto você ama o Senhor?); quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;38 e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará]

Amar a Deus com todo o seu ser, com toda a sua paixão, com todos os seus sentimentos, com todos os seus bens. Como pode alguém experimentar tamanho amor, amor que a nossa mente não consegue compreender e não amá-Lo de volta com tudo o que tem e com tudo o que é?!

Como pode alguém se dizer cristão – alguém que foi comprado por tamanho amor – e continuar vivendo de forma medíocre e superficial? Como pode alguém dizer que conhece o amor de Deus e viver como o mundo – de forma morna para com Deus?!

V.31 O SEGUNDO É ESTE: ‘AME O SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO’. NÃO EXISTE MANDAMENTO MAIOR DO QUE ESTES

Jesus cita Levítico 19:18, mostrando novamente que Ele não veio abolir a Lei de Moisés.

O segundo mandamento é uma consequência do primeiro, ele flui naturalmente da obediência ao primeiro mandamento.

O segundo mandamento é tão importante que se ele não for obedecido, o primeiro é anulado!

Se o cristianismo verdadeiro consiste em amar a Deus com TUDO o que a pessoa é e faz, consequentemente a mensagem do cristianismo é de amar ao seu próximo que foi feito a imagem de Deus. Você ama a Deus e consequentemente você ama o seu próximo que foi feito a semelhança de Deus!

“COMO A SI MESMO” –- Isso não é um chamado a auto-estima. Jesus não está chamando você a se amar mais, e a se sentir melhor e ler livros de auto-ajuda para que você possa amar melhor as pessoas, não! Jesus nos chama a morrer! Jesus nos chama a negarmos a nós mesmos. Jesus não veio para que você tenha uma imagem melhor de si mesmo.

O que Jesus ensina aqui é que as mesmas ações que você toma para si mesmo, você deve tomar para com outras pessoas. O que você faz quando você tem fome? Você come. O que você faz quando você tem sede? Toma água. O que você faz quando está com frio? Se aquece. É isso o que você deve fazer para com o seu próximo.

Todo ser humano se cuida institivamente – ao se cuidar a pessoa demonstra amor por si – esse cuidado instintivo para consigo mesmo deve ser igual para com o seu próximo (não primeiramente para com os animais, mas para com o ser humano criado a imagem de Deus).

AMAR AO PRÓXIMO:

O amor ao próximo é demonstrado de várias formas:

A – Busca suprir as necessidades físicas das pessoas. Você anseia ver o seu próximo sem necessidades físicas (parábola do bom samaritano) – dentro e fora da igreja!

1 João 4:7-8 Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus [se você não ama as pessoas, você não foi nascido de Deus].8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor (comentário da ESV Study Bible: ‘O amor é apresentado aqui como uma conseqüência, e não uma condição prévia para, do nascer de Deus. Os incrédulos podem amar os outros até certo ponto, mas não da maneira que a presença de Deus permite que os cristãos amem’).

1 João 3:17 Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

B – Busca suprir as necessidades espirituais das pessoas. Quando você ama, você fala do Evangelho. Se você realmente ama, você irá procurar livrar as pessoas das correntes do inferno.

C – Amor pelas pessoas é demonstrado em dar preferencia ao próximo, não busca o próprio interesse – Rm 12:10 Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios

D – Amor é demonstrado através de disciplina – amor não é só ‘festa’, amor verdadeiro não oculta o pecado, mas disciplina. Disciplina é prova de amor! Hb 12:5-7 Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,6 pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho". 7 Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?

O cristão tem um chamado só: amar a Deus com tudo o que ele é. Desse mandamento fluem todas as outras coisas!

*Jesus não está abrindo as portas para a desobediência para com os mandamentos de Deus com a desculpa que você pode fazer o que quiser, pois você já O ama. “Jesus não está ensinando aqui que o amor toma o lugar da lei ou que o amor nos mostra como obedecer à lei. Ao invés disso, como os maiores mandamentos dentro da lei, eles são o alicerce no qual a intenção e o significado de todos os outros mandamentos devem ser entendidos” (The IVP Dictionary of the New Testament - pg.677).

Jesus não está abolindo as leis e mandamentos de Deus com base no amor, mesmo porque foi Ele mesmo quem disse, “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”. É o amor por Deus e pelo próximo (consequência do primeiro amor) que trazem significado para toda a lei! Por isso, esses dois mandamentos resumem as duas tábuas dos 10 mandamentos!

III – A RESPOSTA DO ESCRIBA (VS.32-33)

32"Muito bem, mestre", disse o homem. "Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas".

A reposta desse escriba é uma mistura de arrogância com aceitação.

ARROGÂNCIA - Ele se coloca em um lugar em que ele julga a resposta de Jesus. Ele se acha tão superior que ele sente capaz de julgar publicamente a resposta de Jesus. Ele fala mais do que Jesus tinha dito para mostrar o quão ‘sábio’ ele era.

ACEITAÇÃO – Ele concorda com a resposta de Jesus, provavelmente ele tinha a mesma interpretação (visto que o A.T. ensinava algo semelhante)

Assim a arapuca é desfeita instantaneamente!

IV – A EXORTAÇÃO DE JESUS (V.34A)

34Vendo que ele tinha respondido sabiamente, Jesus lhe disse: "Você não está longe do Reino de Deus".

“VENDO QUE ELE TINHA RESPONDIDO SABIAMENTE” --- Jesus nos diz que as palavras proferidas no v.33 são palavras inteligentes (Gk. νουνεχῶς – sensatez, provida de razão).

2 OBSERVAÇÕES SOBRE ESSA FRASE:

1 – Jesus afirma que amor a Deus e ao próximo é muito mais importante que todo ritual religioso. Esse homem, que não segue a Jesus, mostra ter mais entendimento do que muita gente que vai à igreja por anos e anos e se diz ser cristã, mas nunca compreende o significado verdadeiro do cristianismo. Esse escriba, através da sua reposta, mostra estar mais perto do Reino do que muitos que hoje alegam estar dentro. Tem muita gente alegando estar dentro do Reino de Jesus, mas que na verdade está muito mais longe do que esse homem!

Muitos passam anos indo à igreja, cumprindo vários rituais religiosos (reuniões, ceia, batismo, retiros...) e nunca entendem que cristianismo é um relacionamento de amor com Jesus.

O Antigo Testamento mostra claramente que os sacrifícios devem fluir de um coração que ama ao Senhor: I Sm 15:22 Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros; Os 6:6 Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos; Am 5:21-24 Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes. 22Mesmo que vocês me tragam holocaustos e ofertas de cereal, isso não me agradará. Mesmo que me tragam as melhores ofertas de comunhão, não darei a menor atenção a elas. 23Afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras. 24Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene; Mq 6:7-8 Ficaria o Senhor satisfeito com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Devo oferecer o meu filho mais velho por causa da minha transgressão, o fruto do meu corpo por causa do meu próprio pecado?8Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

Que todos os cristãos entendam que o alicerce do cristianismo é um relacionamento de amor com Deus e com as pessoas, e não rituais religiosos! Todos os ‘sacrifícios’ devem fluir do amor, pois sem amor de nada vale [I Co 13:3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá].

2 - As palavras desse escriba nos mostram quanto um homem pode avançar em religião sem nunca se aprofundar em relacionamento sincero de amor com Deus.

Muitas pessoas têm um vasto conhecimento superficial da doutrina de Deus, conhecem muitas passagens, conhecem o grego e o hebraico, proferem lindas palavras, mas nunca realmente conheceram o amor verdadeiro de Deus [Tt 1:16 Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra].

JESUS LHE DISSE: "VOCÊ NÃO ESTÁ LONGE DO REINO DE DEUS" -

Essas são palavras tristes e duras proferidas pelo Senhor Jesus.

Estar perto/não estar longe é o mesmo que ‘você está perdido’!

Não estar longe do Reino de Deus pode ser o pior dos julgamentos. Quão triste é para uma pessoa estar tão perto da vida eterna e nunca consegui-la!

“Não estar longe do Reino de Deus” é o mesmo que “você ainda está no Reino das Trevas”!

*Imagina falar para um judeu-escriba que ele não está dentro do Reino de Deus! É como falar para uma pessoa que alega ser cristã por vários anos, que vai à igreja todo domingo, ensinou os filhos a Bíblia que ela não foi regenerada pelo Espírito.

Essas palavras do nosso Senhor nos mostram o quanto uma pessoa pode conhecer da Bíblia, pode ter anos de igreja e nunca ter sido realmente salvo. Tão perto, mas nunca entrou!

A Bíblia mostra vários exemplos que ilustram essa verdade:

- Mt 7:21-23 "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ 23 Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!’

Veja quão perto esses homens chegaram – professaram Jesus como Senhor, realizaram sinais e maravilhas, pregaram a Palavra, mas nunca entraram!

- A esposa de Ló (Gn 19:26) – ela estava tão próxima da salvação, mas o fim dela foi total destruição. Ela estava muito próxima, pois ela tinha visto e escutado sobre o poder de Deus, ela havia experimentado a misericórdia de Deus.

Voltando a Marcos 12:34 - A triste conclusão que podemos extrair dessa passagem é que esse homem nunca entrou no Reino, chegou próximo, mas morreu fora!

“NÃO ESTÁ LONGE”:

Podemos observar que há graus de aproximação do Reino de Deus:

Há pessoas que estão bem longe do Reino – elas rejeitam com ‘unhas e dentes’ Jesus e as doutrinas bíblicas.

Há pessoas mais próximas – essas pessoas não são contra e nem a favor. Aceitam tudo superficialmente.

Há pessoas bem próximas – essas são aquelas que vão a igreja, são pessoas religiosas.

O que une essas pessoas é a realidade de que estando longe ou perto, elas estão fora!

Perto não é o suficiente! Elas continuam sob o domínio do Reino das Trevas.

Há muitos que estão próximos, mas que nunca entraram!

São pessoas que cresceram na igreja.

São pessoas que têm vindo à igreja e escutado a pregação.

São pessoas que têm maridos/esposas/filhos que seguem verdadeiramente ao Senhor e escutam e vêem a obra de Deus.

São pessoas que como esse escriba concordam com os ensinos fundamentais do cristianismo.

Mas apesar de todos esses privilégios a pessoa ainda só está perto do Reino, mas perto não é bom o suficiente! Você precisa clamar pela misericórdia de Deus, você precisa clamar para que Ele te conceda arrependimento, pois senão você continuará sempre perto.

Jesus estava falando com um homem religioso, um homem de tradição religiosa, uma pessoa de ética e as severas palavras de Jesus – ‘você não está longe’ – ficam de aviso para nós:

A – É possível alguém ter crescido em lar cristão, batizado e ainda assim estar fora do Reino.

B – É possível que você conheça as histórias da Bíblia e os mandamentos de Deus e ainda assim permanecer fora do Reino.

C – É possível admirar a Jesus e ainda assim morrer como inimigo dEle.

D – É possível estar tão perto de Jesus e ainda assim morrer e ir para o inferno (pessoas que ouvem o Evangelho por anos nas cadeiras das igrejas).

E você – está perto ou está dentro?

É possível saber – teste a sua fé! Examine-se a si mesmo - II Co 13:5 - Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos.

Quanto você ama estar na presença de Deus? Quanto você anseia estar a sós com o Senhor em oração e leitura da Palavra? Quanto você fala de Deus para as pessoas? Quanto você anseia obedecer aos mandamentos de Deus? Quanto você ama as pessoas no seu trabalho? Quanto você anseia falar de Jesus na escola e no trabalho? Quanto você ama servir as pessoas (em casa, na igreja e na sociedade)? Quanto você sonha com a expansão do reino do seu Rei?

JESUS NÃO FACILITA A ENTRADA:

Veja que Jesus não facilita a entrada no Reino de Deus. Jesus vê esse homem que está perdido – escravo de satanás, e tão perto do Reino de Deus e em nenhum lugar Jesus facilita a entrada dele. “Somos deixados a extrair a triste conclusão de que, como o jovem rico, aquele escriba não conseguiu tomar a decisão de desistir de tudo e seguir a Cristo” (J.C. Ryle – Meditações no Evangelho de Marcos, pg. 155).

Hoje Jesus seria considerado um péssimo evangelista, muitos cristãos O acusariam de ter perdido várias oportunidades de salvar as pessoas.

Esse é o segundo grande exemplo de como Jesus não facilitava a entrada no Reino (ver Marcos 10:17-27) – a porta é estreita e o preço alto!

Hoje as pessoas iriam tocar uma música e pedir para a pessoa repetir uma oração – Jesus não faz nada disso, Ele simplesmente prega o Evangelho e permite que o homem vá seguir a sua vida – Jesus nunca facilitou para que ninguém adquirisse a vida eterna!

A ação de Jesus é uma ótima aula de evangelismo para a igreja – jamais temos o direito de facilitar a entrada no Reino de Deus. A porta é estreita e o custo alto! Devemos simplesmente pregar o evangelho, orar por misericórdia e deixar o Espírito fazer a obra.

V – O RESULTADO FINAL (V.34B)

Daí por diante ninguém mais ousava lhe fazer perguntas.

Chega!! Agora eles não têm mais recursos mentais para desafiar Jesus.

É uma pena, pois todas as respostas de Jesus para essas perguntas foram tão instrutivas que eu gostaria de mais umas 20 perguntas, para que assim eu pudesse me alimentar nas maravilhosas respostas de Jesus.

Podemos ver o profundo amor de Deus e a profunda dureza de coração de Israel na resposta de Jesus sobre a Sua autoridade. Vimos que Jesus é a Pedra Angular de toda a igreja. Aprendemos sobre a severidade da hipocrisia. O Senhor nos ensinou sobre o papel de Cesar e a responsabilidade do cristão. Aprendemos sobre o a consequência da ignorância da Palavra de Deus, o poder de Deus revelado na Bíblia, a questão do casamento na ressurreição e por último o maravilhoso ensino sobre o alicerce do cristianismo – amor a Deus e ao próximo.

“Os questionadores, neste capítulo de Marcos, pouco podiam imaginar que as suas astuciosas perguntas haveriam de redundar em tão grande benefício para toda a cristandade. ‘Do comedor saiu a comida’ (Jz 14.14).” (J.C. Ryle – Meditações no Evangelho de Marcos, pg. 156)

CONCLUSÃO:

“Não descansemos até que nos encontremos dentro do reino de Deus, até que tenhamos arrependido verdadeiramente, até que tenhamos crido realmente e até que tenhamos sido feitos novas criaturas em Jesus Cristo. Se, porventura, descansarmos satisfeitos, somente por não estarmos ‘longe do reino de Deus’, finalmente descobriremos que estamos proibidos de entrar nele para sempre” (J.C.Ryle – Meditações no Evangelho de Marcos – Ed. Fiel, pg.158).

Só há dois tipos de pessoas e dois reinos – aqueles que amam a Deus e estão em Seu reino desfrutando desse relacionamento rico e profundo com Deus por intermédio de Jesus e aqueles que odeiam a Cruz e estão sob a escravidão do Reino das Trevas. Quem é você e em qual reino você realmente se encontra?

Alguns aqui estão tão perto – estão ouvindo a sã doutrina, vendo o amor de Deus na igreja, recebendo graça das mãos de Deus – mas perto significa perdido no inferno! O único modo de entrar no Reino é pela misericórdia de Deus – em Cl 1:12-14 Paulo ora dizendo, “dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.”

A obra é dEle, não é por força, nem esforço, mas pela graça de Deus.

Hoje você está diante do Rei que pode te transportar para o Reino dEle, por isso não perca tempo – não fique pertinho – clame pela misericórdia desse Rei Jesus, Ele é um rei misericordioso. Corra para Jesus! Não fique perto dos portões, mas entre! Jesus é a nossa Cidade de Refúgio, aqueles que nEle estão, estão livres de toda condenação! Não basta ficar na porta da cidade, você precisa entrar. Por isso clame pela misericórdia de Deus, pois é ela quem pode te capacitar a entrar nessa cidade e nesse reino de refúgio!

Teste a sua fé! Teste o seu amor por Deus e pelas vidas, veja se você está dentro ou fora, não basta estar perto!

Um comentário:

  1. Nossa! Que estudo maravilhoso! Quão profunda foi sua interpretação... Deus abençoe sua vida dando cada dia mais entendimento da palavra de Deus.

    ResponderExcluir