segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Poder de Deus – Marcos 12:18-27

 

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: O Poder de Deus – Marcos 12:18-27

Pregado na manhã de Domingo, do dia 10 de Outubro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 12:18-27 18 - Depois os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão: 19 "Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de um homem morrer e deixar mulher sem filhos, este deverá casar-se com a viúva e ter filhos para seu irmão. 20 Havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem deixar filhos. 21 O segundo casou-se com a viúva, mas também morreu sem deixar filhos. O mesmo aconteceu com o terceiro. 22 Nenhum dos sete deixou filhos. Finalmente, morreu também a mulher. 23 Na ressurreição, de quem ela será esposa, visto que os sete foram casados com ela?" 24 Jesus respondeu: "Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! 25 Quando os mortos ressuscitam, não se casam nem são dados em casamento, mas são como os anjos nos céus. 26 Quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Moisés, no relato da sarça, como Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? 27 Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Vocês estão muito enganados!"

Introdução e Contextualização:

Em Números 11:23 o Senhor faz a seguinte pergunta a Moisés, “Estará limitado o poder de Deus?

Como você responde a essa pergunta?

A sociedade tem respondido cada vez mais claramente que há, sim, limites para o poder de Deus. A idéia de um Deus todo poderoso não passa de mitologia para muitos hoje em dia.

Esse desprezo e rejeição para com o poder de Deus podem ser visto em todas as esferas da nossa sociedade (inclusive na área religiosa):

- nas escolas o poder de Deus foi trocado pelo ensino evolucionista.

- a nossa cultura zomba de Deus: as músicas e filmes ridicularizam o poder de Deus

(mais e mais cantores e artistas zombam de Deus).

- o grande número de venda de remédios antidepressivos mostra uma sociedade que não tem nenhuma esperança em um Deus poderoso que governa todas as coisas.

- o grande número de pessoas que creem na teoria evolucionista mostra o desprezo para com o poder de Deus.

- nas igrejas: o poder de Deus tem sido trocado pelas táticas de homens.

- ao invés de aconselharem com a Palavra – que tem o poder para libertar e santificar – os ministros adotam a psicologia e outras invenções de homens.

- a teologia do teísmo aberto tem se propagado, onde Deus não é poderoso o suficiente para saber e controlar o futuro.

A história de Sara mostra o que ocorre quando a pessoa duvida do poder de Deus - Gn 18:13-14 - Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos. 12Por isso riu consigo mesma, quando pensou: "Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer? " 13Mas o Senhor disse a Abraão: "Por que Sara riu e disse: ‘Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa? ’ 14Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho". 15Sara teve medo, e por isso mentiu: "Eu não ri". Mas ele disse: "Não negue, você riu".

Assim como Sara, nossa sociedade ri (zomba) de Deus, pois duvida do Seu poder.

Mas, contrária à nossa sociedade, a Bíblia descreve Deus como um ser todo-poderoso!

II Cr 20:6 Então Josafá levantou-se na assembléia de Judá e de Jerusalém, no templo do Senhor, na frente do pátio novo, e orou: "Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti; 25:8 Mesmo que vá e combata corajosamente, Deus o derrotará diante do inimigo, pois tem poder para dar a vitória e a derrota"; Jó 12:13 Deus é que tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento. O que ele derruba não se pode reconstruir; aquele a quem ele aprisiona ninguém pode libertar.

A Bíblia descreve Deus como um ser ONIPOTENTE – sem limite, tem todo o poder para fazer o que bem quer [Deus pode fazer tudo, menos pecar, pois iria contra o seu santo caráter].

Stephen Charnock define assim o poder de Deus: “O poder de Deus é aquela capacidade e força pela qual Ele pode realizar tudo que Lhe agrade, tudo que a Sua sabedoria dirija, tudo que a infinita pureza da Sua vontade resolva... como a santidade é a beleza de todos os atributos de Deus, assim o poder é aquilo que dá vida e movimento a todas as perfeições da natureza divina. Como seriam vãos os conselhos eternos, se o poder não interviesse para executá-los! Sem o poder, a Sua misericórdia seria apenas uma débil piedade, as Suas promessas um som vazio, as Suas ameaças mero espantalho. O poder de Deus é como Ele mesmo: infinito, eterno, incompreensível; não pode ser refreado, nem restringido, nem frustrado pela criatura" (http://www.monergismo.com/textos/atributos_deus/poder_pink.htm)

Por que é tão importante as pessoas entenderem o poder de Deus?

Quando a falta do conhecimento e da crença no poder aparecem, temor, reverência e adoração verdadeira desaparecem. E quando essas coisas desaparecem, então só sobra a expectativa do julgamento de Deus!

CONTEXTO:

Continuamos o intenso terceiro dia da última semana do nosso Senhor Jesus, dia esse cheio de controvérsias e ataques da parte dos líderes religiosos. A questão da autoridade religiosa foi um fracasso, a questão política sobre os pagamento dos impostos foi ineficaz para apanhá-Lo, portanto agora eles partem para mais uma tentativa: a questão teológica.

Divisão do Estudo:

i – O PODER DE DEUS na sarça

II – O PODER DE DEUS

iiI – o PODER DA REJEIÇÃO DO PODER DE DEUS

IV – conclusão

I – o poder de deus na sarça

18 - Depois os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão: 19 "Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de um homem morrer e deixar mulher sem filhos, este deverá casar-se com a viúva e ter filhos para seu irmão. 20 Havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem deixar filhos. 21 O segundo casou-se com a viúva, mas também morreu sem deixar filhos. O mesmo aconteceu com o terceiro. 22 Nenhum dos sete deixou filhos. Finalmente, morreu também a mulher. 23 Na ressurreição, de quem ela será esposa, visto que os sete foram casados com ela?" 24 Jesus respondeu: "Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! 25 Quando os mortos ressuscitam, não se casam nem são dados em casamento, mas são como os anjos nos céus. 26 Quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Moisés, no relato da sarça, como Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? 27 Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Vocês estão muito enganados!""

Depois de ser questionado pelos saduceus sobre a ressurreição [a questão deles era uma tentativa de ridicularizar Jesus], Jesus condena o engano desses homens por não conhecerem as Escrituras e nem o poder de Deus.

A falta do conhecimento verdadeiro da Palavra gera a ignorância do poder de Deus – como consequência a pessoa permanece enganada!

v.24Enganados” = πλανάω – tem o sentido estar perdido – perambulando no erro. A palavra ‘planeta’ vem dessa palavra grega. Tem o sentido de um corpo que vagueia sem destino.

A pessoa que não conhece o poder de Deus vive perambulando em mentiras.

vs. 25-27 – Jesus revela a ignorância bíblica e do poder de Deus da parte dos saduceus citando Êxodo 3:6 [visto que eles só criam no Pentateuco, Jesus cita uma passagem de lá].

12: 26 Quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Moisés, no relato da sarça, como Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? 27 Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Vocês estão muito enganados!""

Êxodo 3 é um dos capítulos mais importantes em todo o livro de Êxodo, pois ele revela o chamado de Moisés para libertar o povo de Israel do Egito e, mais importante do que o chamado de Moisés, revela o nome de Deus!

3:1-3 - Moisés estava apascentando o rebanho do seu sogro em Horebe, naquele lugar Moisés viu uma sarça que ficava queimando e não era consumida – e isso chamou a sua atenção.

* a sarça ardente era uma forma de revelação do poder de Deus – era uma forma de ensinar ilustrativamente a Moisés a soberania do Senhor: assim como a sarça não cessava de queimar, o ser e o poder de Deus não cessam.

* Essa imagem foi tão marcante para Moisés que ele irá chamar o Senhor de ‘Fogo Consumidor’ (Dt 4:24) – o fogo tem o poder de destruição!

* A sarça já apontava para o poder de Deus sobre a natureza (quando Moisés confronta o faraó vemos isso claramente).

* v.4-5 – O Senhor chama Moisés e ordena que ele retire a sua sandália – reverência e santidade são exigências para quem se aproxima de Deus.

* v. 6 – O Senhor se apresenta a Moisés e as primeiras palavras que ele escuta são, ‘Eu sou o Deus dos seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’

Ao se revelar dessa forma o Senhor lhe assegura que:

a – Ele é o Deus todo poderoso dos grandes patriarcas de Israel. Ele é o mesmo, não é um novo deus.

b – Assim como Ele foi fiel para com aqueles homens, o Senhor será fiel a Moisés.

c – Como Jesus – o melhor dos expositores – mostra, essa frase servia para confortá-lo de que assim como Deus tinha esses homens vivos ao seu lado, o Senhor teria Moisés mesmo após a sua morte. Se Deus estava fazendo uma aliança com Moisés – assim como foi feita com os patriarcas – ele não precisaria temer nem a morte, pois o Senhor o ressuscitaria assim como fez com Abraão, Isaque e Jacó!

Essa descrição como o “Deus de Abraão, Isaque e Jacó” se tornou uma expressão sobre o poder de Deus em manter sua aliança para com os seus escolhidos [Elias usa essa expressão quando confrontando os profetas de Baal] (I Re 18:36).

* Ex. 3:11-15 - Senhor continua a revelar Seu poder para Moisés. v. 14 Ele revela o Seu nome a Moisés – YHWH – o significado é obscuro. Alguns dizem que significa, “Eu sou quem eu sou” – revelando todo o poder de Deus em ser o Deus onipotente que não tem início e nem fim – o eterno! Outros traduzem YHWH como sendo “Eu serei” – com o sentido que Ele sempre estará com o Seu povo.

As duas vezes que o Senhor se revela a Moisés (vs. 6 e 14) o Senhor Deus se revela como um Deus Todo-Poderoso!

O nome de Deus representa Seu poder (seu caráter onipotente) – Jr 16:21 Portanto eu lhes ensinarei; desta vez eu lhes ensinarei sobre o meu poder e sobre a minha força. Então saberão que o meu nome é Senhor.

De volta a Marcos:

Para Jesus essa passagem revelava de forma clara que Deus é um Deus que tem o poder de fazer o que Ele quiser. Se os saduceus tivessem entendido essa passagem, eles teriam entendido o poder de Deus em manter vivos os seus filhos queridos - eles teriam entendido que a morte não é tão poderosa assim.

Veja que Deus não diz, ‘Eu era o Deus de Abraão’, mas ‘Eu sou’. A implicação é que com base na aliança eterna, Abraão continua a desfrutar de um relacionamento amoroso com Deus, mesmo após a morte... Até hoje Abraão, Isaque e Jacó desfrutam de um relacionamento com Deus no céu... O relacionamento de Deus para com Seu povo é um relacionamento pessoal. É também um relacionamento salvífico.” (P.G. Ryken – Preaching God´s Word – Crossway, pgs.85-86)

Sem a crença no poder de Deus para ressuscitar os mortos, a pessoa limita a Deus como um Deus dos mortos. Por isso Jesus exalta o poder de Deus declarando, “Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Vocês estão muito enganados!

Ele é o Deus dos vivos, pois Ele tem o poder para ressuscitar!

II – o poder de deus

Jesus alega que o engano dos saduceus se dá devido à ignorância sobre o poder de Deus. Para não sermos enganados estudaremos um pouco sobre o poder de Deus.

O poder de Deus é revelado em dois lugares:

1 – Na criação (revelação natural)

Rm 1:20 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis Sl 19:1-6 Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.

2 – Nas Escrituras (REVELAÇÃO ESPECÍFICA)

Na Palavra de Deus o Seu poder é revelado de forma exaustiva! A Bíblia revela o poder de Deus:

A – na criação

Gn 1:3, 21 Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.21 Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies; Jr 32:17 Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti.; Hb 11:3 Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.

A partir do momento que o poder de Deus na criação é rejeitado, a Bíblia toda perde o sentido. Hoje, um número cada vez menor de cristãos crê no poder de Deus em ter criado o mundo em seis dias [em 1998 uma pesquisa na Igreja Presbiteriana dos EUA mostrou que 61% dos membros criam que a evolução era compatível com a criação enquanto 85% dos líderes concordavam com a compatibilidade – terrível! (http://biologos.org/blog/what-do-most-christians-really-believe-about-evolution) – por isso a igreja presbiteriana dos EUA vem aceitando e promovendo o casamento homossexual].

B – sobre tudo e todos

Sobre a natureza:

Abriu o Mar Vermelho – Sl 66:4-5 Venham e vejam o que Deus tem feito; como são impressionantes as suas obras em favor dos homens!Ele transformou o mar em terra seca, e o povo atravessou as águas a pé; e ali nos alegramos nele

Envia Tempestades – Jonas 1:4 O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se.

Abre a boca de grandes peixes – Jonas 1:17 Então o Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites.

Fecha a boca de leões – Daniel 6:22 O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões.

Acalma a Tempestade – Mc 4:39 Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se! " O vento se aquietou, e fez-se completa bonança...41 Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

Envia a Seca e a Chuva – I Re 18:1 Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: "Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra"

Sobre os governos - Rm 13:1 pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas

C – Na libertação e salvação do Seu povo

Assim como foi o Senhor quem libertou e salvou o seu povo do Egito, é Ele quem tem o poder para salvar os pecadores!

Ex 14:30-31 Naquele dia o Senhor salvou Israel das mãos dos egípcios, e os israelitas viram os egípcios mortos na praia.Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu ao Senhor e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo; 15:6 Senhor, a tua mão direita foi majestosa em poder. Senhor, a tua mão direita despedaçou o inimigo.

Jonas 2:9 “Do SENHOR vem a salvação”;

Mc 10:26-27 “Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: Neste caso, quem pode ser salvo? Jesus olhou para eles e respondeu: Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus"

D – o poder de Deus na pessoa de Jesus em curar e ressuscitar as pessoas

Lc 11:20 Mas se é pelo dedo de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus.

At 10:38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele

E – O PODER DE DEUS EM PRESERVAR A VIDA

Sl 41:1-3 1Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade.2O Senhor o protegerá e preservará a sua vida; ele o fará feliz na terra e não o entregará ao desejo dos seus inimigos.3O Senhor o susterá em seu leito de enfermidade, e da doença o restaurará.

F – O PODER DE DEUS EM TIRAR A VIDA

Lc 12:5 Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocês devem temer; Jó 1 :21 O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor; Gênesis 19:29 Quando Deus destruiu as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da catástrofe que destruiu as cidades onde Ló vivia

G – O PODER DE DEUS EM RESSUSCITAR OS MORTOS

1 Reis 17:22 O Senhor ouviu o clamor de Elias, e a vida voltou ao menino, e ele viveu; At 2:24 Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

H – O PODER DE DEUS SOBRE A LIBERDADE DA PESSOA

Gn 20:6 Então Deus lhe respondeu no sonho: "Sim, eu sei que você fez isso de coração puro. Eu mesmo impedi que você pecasse contra mim e por isso não lhe permiti tocá-la; Jo 6:44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair (gr. Arrastar); e eu o ressuscitarei no último dia.

J – PODER SOBRE SATANÁS

Jó 1:12 O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele". Então Satanás saiu da presença do Senhor.

A Bíblia e a criação ao nosso redor revelam quão majestoso e poderoso é o nosso Deus!

Mas o que ocorre quando as pessoas se negam a ver o majestoso poder de Deus?

III – o poder da rejeição do poder de deus

Terrível coisa é, quando as pessoas rejeitam a verdade do poder de Deus: temor e todo tipo de superstição são gerados nas pessoas.

Mas muito pior que medo e superstição é o JULGAMENTO de Deus!

O que vemos hoje em nossa sociedade é a consequência do desprezo da verdade da soberania de Deus. Quando há o desprezo do reconhecimento do poder de Deus, a sociedade passa a viver no engano (perambulando em mentiras).

Romanos 1:16-32

O contexto é o v15 – Paulo diz que está disposto/pronto a pregar o Evangelho e sem seguida ele explica (veja o uso do ‘pois’):

Vs.16-18 – contrasta 2 revelações de Deus:

No Evangelho a revelação do poder de Deus em salvar – para os justos

Nos céus se revela o poder da ira de Deus – para os impiedosos e injustos

v.18 – ‘homens que suprimem a verdade’. Os homens desprezam, tentam matar, como que afogada, a verdade de Deus.

Qual verdade eles suprimem? A verdade que há um Criador todo poderoso.

v.19-20 – Por que Deus está irado? Pois Ele já deu plena demonstração do Seu inigualável poder na criação:

a complexidade, a variedade, a beleza, a unicidade da natureza são provas indesculpáveis do poder majestoso desse Deus.

Ao olhar para uma árvore, para o sol, a lua e as estrelas, o homem se torna indesculpável! Ao olhar para essa criação fica claro a existência de um Criador.

v.20 – ‘por isso eles são indesculpáveis’ – na corte do julgamento essas pessoas não terão defesa diante do Juiz.

v.21 – Todos sabem que existe um Deus criador. Ao olhar para a criação a única coisa que resta ao homem é venerar esse Deus magnífico!

* todas as pessoas são indesculpáveis – não existe pessoa inocente que nasceu no meio de uma tribo perdida – todas as tribos fazem rituais para os deuses, pois eles sabem que existe um Criador.

Todos deveriam: 1) Glorificar e 2) Agradecer a Deus – o poder de Deus em dar chuva, sol, comida...

Como consequência: a mente e o coração são afetados: o raciocínio e as emoções!

v.22 – a mente: a pessoa que despreza o poder de Deus se torna um tolo!

v 23 – o coração: a pessoa se torna idólatra!

A pessoa que despreza o Senhor se torna um tolo e consequentemente um idólatra.

v.24 – A consequência de tudo isso: O justo e poderoso julgamento de Deus!

Não com fogo como com Sodoma, nem com destruição por outros exércitos, mas pior: o Senhor os entrega/abandona aos próprios desejos!

Deus os entrega’ (vs.24,26,28) – linguagem de retribuição. O Senhor deu a eles o que eles tanto ansiavam: imoralidade!

É isso o que o Senhor fez com os judeus!

Jz 16:20-21 Então ela chamou: "Sansão, os filisteus o estão atacando! " Ele acordou do sono e pensou: "Sairei como antes e me livrarei". Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado [abandonado]. Os filisteus o prenderam, furaram os seus olhos e o levaram para Gaza. Prenderam-no com algemas de bronze, e o puseram a girar um moinho na prisão; Jz 10:13 Mas vocês me abandonaram e prestaram culto a outros deuses. Por isso não os livrarei mais [visto que eles abandonaram o Senhor, o Senhor os abandonará]; Jz 2:14 – Por isso a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos.

A dureza dos corações dos saduceus, fariseus e outros líderes religiosos se deu devido ao julgamento de Deus. E é isso o que o Senhor tem feito com a nossa sociedade!

Toda essa imoralidade desenfreada, todo esse incentivo ao sexo, imoralidade e homossexualismo é o poder do julgamento de Deus!

O cristão desinformado olha e pensa, “Cadê o poder de Deus para julgar essas coisas?” – a resposta é que toda essa iniquidade é o poderoso julgamento de Deus – Ele entregou nossa sociedade às suas vontades.

Assim como os líderes religiosos – principalmente os saduceus – na época de Jesus ignoraram e suprimiram a verdade do poder de Jesus, trocando o poder do nosso Senhor por poderes satânicos e foram abandonados por Deus, hoje o Senhor age de forma semelhante!

Muitas igrejas têm sido abandonadas por Deus, pois o poder dEle tem sido trocado por caminhos e vontades carnais! II Tm 3:5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder [como? Negligenciando a Palavra, focando no homem, igrejas que parecem shows...]. Afaste-se também destes

vs.25-27 – O aumento desenfreado do homossexualismo é a ira de Deus sobre esse povo – como consequência desses atos, as doenças vão se espalhando pelos corpos.

v.25 – ‘trocaram’ (vs.23,25,26,27) – o conhecimento verdadeiro sobre esse Deus foi trocado pela mentira, por isso Deus libera que eles troquem os relacionamentos sexuais.

v.28 Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam - No grego tem o sentido de que, já que eles não aprovaram o conhecimento de Deus, Deus os deu uma mente reprovada.

A mente reprovável não julga de forma correta. Acham tudo lindo. Os pais não veem problemas com homossexualidade, com a imoralidade, o governo promove, as escolas incentivam...

Quando retiramos o poder absoluto de Deus, retiramos a verdade de Deus (Palavra). Quando a Palavra, que revela o poder de Deus, é retirada da sociedade, acabam-se todos os absolutos de Deus (as verdades/mandamentos). Quando os absolutos são retirados desaparece-se toda ética e, quando não há ética, então não há padrão de moral. Sem moralidade a sociedade está perdida –uma sociedade totalmente perdida no engano!

As pessoas rejeitam de todas as formas a verdade do poder de Deus, pois quando alguém reconhece que existe um Deus criador e onipotente, então essa pessoa precisa se submeter e adorar esse Criador.

As pessoas rejeitam o poder de Deus na criação para que eles possam viver sem padrões de moralidade. O poder de Deus na criação é a chave para manter a santidade e a preciosidade do casamento entre um homem e uma mulher.

Hoje o que vemos não é a vitória de satanás, mas sim o julgamento desse Deus que é todo poderoso sobre um povo que tem desprezado reconhecer o poderio desse Deus!

O poder de Deus é algo tão sério que merece a nossa atenção! Não queremos ser como os saduceus e a nossa cultura, perdidos profundamente no engano.

CONCLUSÃO:

1 – À luz de tão majestoso Deus só nos resta adorá-Lo em reverência.

Êxodo 14:31 Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu ao Senhor e pôs nele a sua confiança; Hb 12:28 Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,pois o nosso "Deus é fogo consumidor!

Arthur Pink – “Bem que deveriam tremer todos, diante de um Deus tal! Tratar desconsideradamente Aquele que pode esmagar-nos mais facilmente do nós a uma traça, é suicídio. Desafiar abertamente Aquele que está revestido de onipotência, que pode rasgar-nos em pedaços ou lançar-nos no inferno na hora que quiser, é o cúmulo da insanidade. Para reduzi-lo ao seu plano mínimo, é simplesmente parte da sabedoria dar ouvidos à sua ordem: "Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira..."(Sl.2:12). (htp://www.monergismo.com/textos/atributos_deus/poder_pink.htm)

2 – À luz de tamanho poder só nos resta ouvi-Lo e obedecê-Lo.

Salmos 62:11 Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus; Josué 4:23-24 Pois o Senhor, o seu Deus, secou o Jordão perante vocês até que o tivessem atravessado. O Senhor, o seu Deus, fez com o Jordão como fizera com o mar Vermelho, quando o secou diante de nós até que o tivéssemos atravessado. Ele assim fez para que todos os povos da terra saibam que a mão do Senhor é poderosa e para que vocês sempre temam o Senhor, o seu Deus

3 – À luz de tamanha soberania só nos resta descansar nesse Deus onipotente.

Hb 7:25 Portanto ele é capaz (dynamai - tem o poder) de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles; Jo 10:29 Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai; Jd 24 Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém; Sl 27:1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Salmos 27:1

Quão maravilhoso é esse Deus. Um Deus tão soberano e tão majestoso em poder se humilha e se faz homem para salvar o Seu querido povo.

1 Coríntios 1:18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Romanos 1:16 Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; II Cor 4:7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós

Esse maravilhoso Deus teve misericórdia de nós e nos abriu os olhos para que pudéssemos ver esse Evangelho que é o poder de Deus na salvação! E colocou esse precioso tesouro em vasos de barro, para mostrar que todo poder vem daquele que é o Onipotente!

Esse Deus está reinando e julgando todas as coisas!

Números 11:23 “Estará limitado o poder de Deus?”

Como você responde a essa pergunta? Como você se comporta diante dessa resposta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário