segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O Perigo da Ignorância Bíblica – Marcos 12:18-27

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: O Perigo da Ignorância Bíblica – Marcos 12:18-27

Pregado na manhã de Domingo, do dia 02 de Outubro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 12:18-27 18 - Depois os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão: 19 "Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de um homem morrer e deixar mulher sem filhos, este deverá casar-se com a viúva e ter filhos para seu irmão. 20 Havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem deixar filhos. 21 O segundo casou-se com a viúva, mas também morreu sem deixar filhos. O mesmo aconteceu com o terceiro. 22 Nenhum dos sete deixou filhos. Finalmente, morreu também a mulher. 23 Na ressurreição, de quem ela será esposa, visto que os sete foram casados com ela?" 24 Jesus respondeu: "Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! 25 Quando os mortos ressuscitam, não se casam nem são dados em casamento, mas são como os anjos nos céus. 26 Quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Moisés, no relato da sarça, como Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? 27 Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Vocês estão muito enganados!"

Introdução e Contextualização:

A Ignorância bíblica é fatal na vida das pessoas. Muitos pecados são justificados através do uso errado da Palavra de Deus. Muitas pessoas usam passagens bíblicas sem o entendimento correto para promover e proteger práticas pecaminosas dentro das igrejas. Vejamos alguns exemplos:

1- O uso da expressão:“O UNGIDO DE DEUS” – Muitos cristãos usam essa frase como uma licença para permitir todo tipo de ação dos pastores. Qualquer crítica feita é refutada com essa alegação, ‘Você não pode falar assim do ungido de Deus’.

Essas pessoas usam o Salmo 105:15 “Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.”
As pessoas ignoram todo o contexto literário e histórico da passagem que trata do povo de Israel.

No Novo Testamento Jesus deixa claro que devemos examinar as ações dos líderes para sabermos se eles são lobos vestidos de pastores ou pastores verdadeiros. É obrigação da igreja analisar e criticar o caráter do pastor da igreja.

E se pecado e erros forem encontrados, o líder deve ser exortado (I Tm 5:19-20).

A ignorância bíblica abre a porta para um mar de pecado entrar na igreja.

2 – “NÃO PODEMOS JULGAR” – Quantos cristãos alegam que não podem julgar os pecados que ocorrem na igreja e na vida dos irmãos.

Muitos dizem: “Eu não posso julgar, pois só Deus conhece a motivação do coração”.

A passagem utilizada é Mateus 7:1 “Não julgueis, para que não sejais julgados”

Mas as pessoas ignoram o contexto da passagem onde Jesus condena o julgamento hipócrita.

A palavra de Deus exorta os cristãos a julgarem as coisas. É obrigação do cristão examinar as ações e palavras para ver se estão de acordo com o padrão de Deus!

Jo 7:24 “Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos (NVI)/ mas julgai segundo a reta justiça”; I Cor 6:5 “Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?”; I Tss 5:21 “ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.”

E por causa da falta de julgamento do pecado nas igrejas a iniqüidade se alastra!

Não se encontram igrejas onde a disciplina eclesiástica seja implantada seriamente e sem parcialidade.

3 – “DEUS NÃO QUER QUE EU SOFRA” – Muitos cristãos por causa da ignorância da Palavra de Deus crêem que o sofrimento vem somente do diabo. Muitas pessoas alegam que todo tipo de sofrimento é maldição de Deus, por isso você deve fazer o que for para evitar o sofrimento.

Quando o sofrimento chega, a pessoa fica amargurada com Deus ou os outros falam que há pecado oculto.

Na verdade a Bíblia é clara em dizer que os cristãos irão sofrer:

At. 14:21-22 – [depois de Paulo ser apedrejado] “Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: "É necessário [dei – necessidade, necessidade divina] que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus". II Tim. 3:12 – “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. Filipenses 1:29 – “pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele”; Jó 2:10 “Ele (Jó) respondeu: Você (a esposa dele) fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? "

4 –“DEUS QUER QUE SEUS FILHOS SEJAM RICOS” – Já escutei muitas pessoas dizendo que a vontade de Deus é que todos os cristãos sejam abençoados financeiramente e que sejam ricos.

Devido à essa ignorância bíblica, as pessoas nunca estão contentes com o que o Senhor já deu e passam a viver como o mundo.

Essas pessoas usam passagens referentes à aliança abraâmica para defender a tese de que Deus quer que todos sejam abençoados. Eles geralmente citam Gl 3:14 “Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios,”
Assim eles afirmam que a benção de Abraão chegou aos gentios, por isso nós podemos ser ricos, mas o problema é que eles omitem a segunda parte do versículo que explica a promessa: “para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.”

Uma outra passagem muito usada é Rm 8:17 “Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.”
Mas o grande problema é que eles citam só a primeira parte do verso e esquecem da segunda que dá a condição para essa herança: “se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.”

I Tm 6:6-9 “De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, 7 pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; 8 por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. 9 Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição.”

5 – “VAMOS TODOS ORAR EM LÍNGUAS” – Um monte de gente fazendo um monte de barulho e ninguém entende ninguém. O culto vira uma confusão. As pessoas se acham espirituais, pois em algum lugar da Bíblia fala de orar em línguas.

Não sabem que a Bíblia diz claramente para que isso não ocorra.

I Co 14:9 Assim acontece com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar.

6 – “PASTORA FULANA... BISPA SICRANA” – Quantas igrejas têm no ofício de pastores/presbíteros para as mulheres? Muitos crêem que a esposa do pastor é automaticamente uma pastora.

Isso se dá por ignorância bíblica, pois em nenhum lugar da Bíblia temos mulheres no cargo de presbitério. Pelo contrário, a Palavra ensina claramente que o ofício do ensino e governo cabe aos homens: I Tm 2:12 “Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem” [papel esse do pastor/presbítero]. Esteja, porém, em silêncio.” Ver tbm 3:2 – bispo/presbítero – masculino.

7 – “AQUELE HOMEM É DE DEUS, POIS ACONTECEM MILAGRES NAQUELA IGREJA” – Muitos usam os sinais e milagres como prova de fidelidade de um homem para com o Senhor. A pessoa pode aprontar as piores coisas, mas visto que ocorrem milagres ele é um “homem do Senhor”.

As pessoas se esquecem que o próprio Senhor Jesus disse, “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ 23 Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!’”(Mt 7:21-23)

Essa é a triste realidade - um mar de pessoas ignorantes da Palavra de Deus – pessoas que sabem só o suficiente para se tornarem perigosas. O grande problema é que por não conhecer as Escrituras – elas não conhecem o poder de Deus!

Ignorância bíblica é perigosa, pois ela gera ignorância do poder e autoridade de Deus. A pessoa acaba indo para dois extremos: 1) Por não conhecer o poder de Deus, Deus se torna um ser totalmente limitado pela razão humana; 2) Por não conhecer as Escrituras e, conseqüentemente, o poder de Deus, a pessoa se acha mais poderosa do que Deus. Dois erros nos quais ninguém deve cair jamais.

CONTEXTO:

Continuamos o intenso terceiro dia da última semana do nosso Senhor Jesus, dia esse cheio de controvérsias e ataques da parte dos líderes religiosos. A questão da autoridade religiosa foi um fracasso, a questão do pagamento dos impostos - política, foi ineficaz para apanhá-Lo, portanto agora eles partem para mais uma tentativa: a questão teológica.

Divisão do Estudo:

i – os ignorantes (VS.18-23)

ii – o Perigo da ignorância (VS.24,28)

I – os ignorantes (vs.18-23)

18 Depois os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão: 19 "Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de um homem morrer e deixar mulher sem filhos, este deverá casar-se com a viúva e ter filhos para seu irmão. 20 Havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem deixar filhos. 21 O segundo casou-se com a viúva, mas também morreu sem deixar filhos. O mesmo aconteceu com o terceiro. 22 Nenhum dos sete deixou filhos. Finalmente, morreu também a mulher. 23Na ressurreição, de quem ela será esposa, visto que os sete foram casados com ela?"

Depois” --- depois do fracasso dos fariseus e herodianos na tentativa de apanharem Jesus com a questão política sobre impostos, agora é a vez dos saduceus tentarem apanhar Jesus – agora não com uma questão política, mas teológica.

os saduceus, que dizem que não há ressurreição” – Quem são esses novos personagens?

OS SADUCEUS:

· Provavelmente eles surgiram das famílias de sacerdotes da aristocracia de Jerusalém durante a dinastia Hasmoneana (164-63 a.C.). Outra alternativa é que eles eram da linhagem de Zadoque – sacerdote nos tempos de Salomão (I Re 2:35).

· No Novo Testamento são eles quem controlam o sacerdócio e muito dos assuntos políticos (At 5:17).

· O historiador Josefo relata que eles consideravam apenas o Pentateuco como autoridade da Palavra de Deus – rejeitando as tradições orais (típico dos fariseus).

· Eles negavam a imortalidade da alma e a ressurreição do corpo.

· Enfatizavam o livre-arbítrio, negando a soberania de Deus.

· Atos 23:8 diz que eles não acreditavam em anjos e espíritos.

· Com a destruição do Templo em 70 d.C. esse grupo desapareceu, pois eles cuidavam daquele lugar.

Eles são comparados aos liberais de hoje em dia, por negarem o sobrenatural. Eles são os racionalistas, cépticos e deístas – e mesmo assim eles controlam o Templo.

Eles são os aniquilacionistas de hoje [criam na aniquilação do corpo]. Negavam a existência do inferno e do céu.

Um hino deles para honrar os ancestrais dizia, “A única imortalidade que podemos esperar é ter uma posteridade e sermos lembrados” (Zondervan Illustrated Bible Background Commentary – Mark, pg. 275) – isto é, para eles “o Sheol era o lugar de descanso final, e qualquer continuidade era compreendida em termos de reputação e posteridade, não em termos de uma ressurreição pessoal” (R.T. France, T.N.I.G.T.C. in Mark – Eerdmans, pg. 471).

Veja que esses homens são ‘religiosos’ – eles cuidam do Templo. Eles são responsáveis pela religião em Israel e negam as coisas mais básicas. As igrejas estão cheias dessas pessoas - que têm posições de status e ‘honra’, mas que na verdade não passam de tolos, pois são ignorantes da Palavra e do poder de Deus.

Temos que tomar cuidado com a idéia de que só porque a pessoa tem um nome e um status religioso que ela é, conseqüentemente, uma pessoa que teme a Deus. Cuidado com essa lógica!

Vs.18-23 18 Depois os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão: 19 "Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de um homem morrer e deixar mulher sem filhos, este deverá casar-se com a viúva e ter filhos para seu irmão. 20 Havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem deixar filhos. 21 O segundo casou-se com a viúva, mas também morreu sem deixar filhos. O mesmo aconteceu com o terceiro. 22 Nenhum dos sete deixou filhos. Finalmente, morreu também a mulher. 23 Na ressurreição, de quem ela será esposa, visto que os sete foram casados com ela?"

Veja a hipocrisia deles, eles não crêem na ressurreição, mas questionam Jesus sobre esse assunto.

V.19 - Mestre, Moisés nos deixou escrito que:

Eles aparentam conhecer da Bíblia, pois eles sabem citar a lei de Moisés – eles citam Deuteronômio 25:5-10.

Muitas destas pessoas usam a palavra de forma errada, não sabem usar a Espada do Espírito! II Pe 3:16 “Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contém algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

É comum ouvir a seguinte afirmação: “Ah, fulano conhece muito a Bíblia”, quando na verdade a pessoa não conhece absolutamente nada do significado correto e da aplicação das passagens.

O objetivo desses saduceus queriam, na verdade, era colocar Jesus numa cilada. Eles queriam que Jesus respondesse de tal forma que ele parecesse ridículo por ensinar tal doutrina. Eles querem mostrar quão ridículo é o ensino de Jesus sobre a ressurreição, pois eles sabiam que Jesus já havia ensinado sobre isso.

II – o poder da ignorância (vs.24-27)

24 Jesus respondeu: "Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!... 28 Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Vocês estão muito enganados!"

A resposta de Jesus é um ataque fulminante contra aqueles que se achavam experts na interpretação bíblica. Jesus detona esses homens em público!

VOCÊS ESTÃO ENGANADOS” – enganados = πλανάω – tem o sentido estar perdido – perambulando no erro. A palavra ‘planeta’ vem dessa palavra grega. Tem o sentido de um corpo que vagueia sem destino.

Essa palavra é usada na parábola do pastor que tem 100 ovelhas e uma se perde em Mt 18:12.

É exatamente isso o que ocorre com qualquer pessoa que não conhece a Palavra de Deus – torna-se uma pessoa errante, que perambula sem destino no próprio erro.

Essa é a característica de falsos pastores – Jd 1:12 e 13 “Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz. 13 São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes (gk. planetes), para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas”; II Tm 3:13 “Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados (eles enganam, pois eles mesmos estão enganados). 14 Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.”

Antes nós estávamos enganados – perambulando em erros e mentiras, mas pela graça de Deus nós fomos levados para o caminho correto:

I Pe 2:25 “Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas; Tt 3:3 Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros. 4Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, 5não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. 7Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.”

* Se hoje podemos conhecer a sã doutrina, se podemos ter uma interpretação correta da Palavra – é importante lembrar que primeiramente isso é obra da graça de Deus sobre nós!

A Palavra de Deus nos exorta a tomarmos cuidado para não sermos pessoas enganadas:

Mc 13:5-6 Jesus lhes disse: "Cuidado, que ninguém os engane. Muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu! ’ e enganarão a muitos”; I Co 6:9 “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, 10nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus”; 15:33Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes”; Gl 6:7 Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá”; Tg 1:16 “Meus amados irmãos, não se deixem enganar; I Jo 3:7 “Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.”

* Essa é uma das razões da minha preocupação em pregar seriamente e profundamente a Palavra de Deus – eu jamais quero ser acusado por Jesus de estar enganado, pois quando eu estiver enganado daí eu pregarei o engano como conseqüência.

* Essa exortação de Jesus deve nos trazer imenso temor, pois esses homens, assim como muitos de nós, se achavam grandes conhecedores da Palavra. Quão terrível e amedrontador seria ouvir de Jesus essas palavras – “Você está enganado – você está perambulando em erros e mentiras.”

A Bíblia mostra várias vezes quando Jesus confrontou os que se achavam peritos e grandes conhecedores da Lei de Deus com a seguinte pergunta:

Mt. 12:3 “Ele respondeu: ‘Vocês não leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam com fome?,5 Ou vocês não leram na Lei que, no sábado, os sacerdotes no templo profanam esse dia e, contudo, ficam sem culpa’?”; 19:4 “Ele respondeu: ‘Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher”; 21:16 “Respondeu Jesus: ‘Sim, vocês nunca leram: dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor”’?,42 “Jesus lhes disse: ‘Vocês nunca leram nas Escrituras?’”
A verdade é que eles já haviam lido várias vezes, mas nunca haviam entendido e nem colocado em prática.

* Como você responderia a essa pergunta se Jesus lhe confrontasse com algum hábito pecaminoso em sua vida?

- para aqueles que vivem paralisados pelo temor da morte – ‘Você nunca leu que Eu venci a morte e que a morte é lucro para o cristão?’

- para aqueles que roubam – ‘Você nunca leu o que a Bíblia diz sobre se contentar com o que tem e não roubar?’

- para aqueles que têm problema com ira/descontrole – ‘Você nunca leu na Palavra sobre a importância da paciência e como ela é fruto do Espírito?’

- para aqueles que têm problemas com pornografia – ‘Você nunca leu sobre quão radical você deve ser para com o pecado?’

- para aqueles que gostam de fofocar – ‘Você nunca leu em Provérbios que o Senhor condena esse tipo de atitude?’

Qual seria a sua resposta?

Não basta só ler e ir à igreja, é necessário que a Palavra seja viva na sua vida.

- Jesus dá o diagnóstico do engano deles. Jesus mostra o motivo deles estarem enganados:

"Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!”

Quão terrível foi essa acusação de Jesus, pois esses homens governavam o Templo – o centro religioso – e Jesus diz que eles estão enganados, POIS NÃO CONHECEM AS ESCRITURAS!

OS DOIS MOTIVOS DE ELES ESTAREM ENGANADOS:

1- “POIS NÃO CONHECEM AS ESCRITURAS” - μὴ εἰδότες τὰς γραφὰς

É muito triste, pois eles tinham a certeza que conheciam a Palavra melhor do que ninguém.

Conhecer – Gk. οἶδα – esse verbo tem o sentido de ver algo e compreender, perceber o significado. Seria o oposto de um conhecimento superficial.

Quantas pessoas hoje gostam de viver em um conhecimento superficial da Palavra de Deus? E a grande diferença é que hoje não há desculpas, pois a Bíblia é de fácil acesso para todos. (diferente de quando não havia Bíblias em circulação).

O CONHECIMENTO PROFUNDO DAS ESCRITURAS É VITAL PARA UM CRISTÃO. Se você não compreende e não conhece a Palavra, então você passa a andar na escuridão e acaba sendo levado para todo tipo de crença.

Sl 119:105 “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”
A Palavra de Deus é lâmpada quando ela é entendida!

Falta de conhecimento sério da Palavra de Deus leva a pessoa à ignorância. Ignorância bíblica faz com que as pessoas sejam enganadas por todo tipo de heresia. I Ts 4:13 “Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.” – ignorância bíblica leva a pessoa ao misticismo, espiritismo...

Por que as pessoas são ignorantes da Palavra de Deus? Por que há tantas pessoas ignorantes da Palavra de Deus no meio cristão?

1 ESSAS PESSOAS NUNCA FORAM REALMENTE CONVERTIDAS: Jesus e os apóstolos nos avisaram que muitas pessoas que nunca foram regeneradas pelo Espírito entrariam nas igrejas ensinando falsas doutrinas.

Para entender e conhecer verdadeiramente a Palavra é preciso ser nascido do Espírito: I Co 2:14 “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente”; Rm 8:7 “a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo”.

Já ouvi uma pessoa dizer, ‘Quando eu entender melhor a Bíblia, daí eu vou aceitar o cristianismo’, isso é piada, pois a pessoa jamais vai conseguir entender a Bíblia sem uma obra do Espírito.

A incapacidade para manejar a Palavra, faz com que existam muitas pessoas que não sabem utilizá-la de forma correta. “Nada é mais abusado nesse mundo do que a Palavra de Deus! E por quê? Pois homens se achegam a ela com corações impuros e doentes” (Gurnall – The Christian in Complete Armor - pg. 422).

2 - Preguiça: Um outro motivo para a gigantesca ignorância bíblica que se alastra pelas igrejas é a preguiça. As pessoas são extremamente preguiçosas para ler e se esforçar para compreender e aplicar os textos da Bíblia.

No judaísmo do tempo de Jesus a maioria das pessoas não estudava mais as Escrituras e sim os comentários dos outros judeus – isso é terrível! E hoje há um numero cada vez maior de ‘cristãos’ complacentes, que não estão nem ai para conhecer a Palavra de Deus. Como conseqüência são ignorantes da Bíblia, são pessoas superficiais!

Hb 5:11 “Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar [δυσερμήνευτος - difícil interpretar], porque vocês se tornaram lentos para aprender. 12 De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! 13 Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. 14 Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante [gymnázō-treinar seria e exaustivamente], tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

A Bíblia exorta o cristão a se esforçar (exercitar) para ter discernimento bíblico. A pessoa que não lê, não estuda e não coloca esforço na leitura da Bíblia será sempre ignorante e inapto para discernir as coisas.

II Tm 2:7 “Reflita no que estou dizendo [essa é a nossa parte/nosso dever], pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo” [através do Espírito Santo que é o nosso grande Professor].

3 – Temor – Muitas pessoa sabem o que é certo, mas por medo de homens continuam a persistir no erro. Algumas pessoas sabem qual é a sã doutrina, mas por temor de gerar conflitos e divisões continuam vivendo na mentira – assim como alguns líderes religiosos na época de Jesus Jo 12:42 “Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga”.

Acabe sendo um problema moral – a pessoa prefere o erro, pois trará menos dor.

NO CONTEXTO DE MARCOS:

Jesus alega que esses homens estão enganados sobre a questão da ressurreição, pois eles não conheciam as Escrituras. Se eles tivessem conhecimento verdadeiro da Palavra de Deus, eles saberiam que já em Êxodo (como Jesus irá mostrar) havia o relato de um Deus dos vivos.

---- o 2° motivo por eles estarem enganados:

2 - Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

Como conseqüência da ignorância da Palavra de Deus, eles são ignorantes do PODER DE DEUS!

O poder de Deus está revelado nas Escrituras, por isso se você não conhece a Palavra, você não conhecerá o poder do Senhor.

O que Jesus está falando para os saduceus é que já que eles não conhecem as Escrituras, então eles não conhecem o poder de Deus em ressuscitar os mortos e fazer tudo novo. Se eles conhecessem o livro de Gênesis e o relato da criação do mundo, eles conheceriam o poder de Deus e saberiam que a ressurreição não seria nada comparada com a criação do mundo. Se eles realmente conhecessem o relato do Êxodo, eles conheceriam o poder de Deus – saberiam que Deus tem sim poder para ressuscitar alguém dos mortos. Mas visto que eles não conhecem o poder de Deus que é revelado nas Escrituras, eles continuam enganados!

A pessoa que não conhece verdadeiramente a Palavra, não conhece o poder de Deus!

A Palavra de Deus testifica sobre a majestade e o poderio de Dele! A Bíblia revela a Sua onipotência.

É por isso que eu prego e ensino a Palavra com toda seriedade – é por isso que quando vocês vêm à igreja eu não fico fazendo vocês rirem, não fico jogando tempo fora com dança, mímica, longas horas de música e filmes. Se vocês não conhecerem a Palavra, vocês jamais conhecerão o poder de Deus.

Imaginem o Senhor Jesus falando para vocês: ”você não conheceu o meu poder, pois você nunca conheceu a minha Palavra!”

Quantos erros, pecados e heresias entram nas igrejas e nas vidas das pessoas devido à ignorância da Palavra que consequentemente leva à uma ignorância do poder de Deus?

- Cada dia que passa existem mais técnicas nas igrejas para trazerem as pessoas. A grande maioria das pessoas acredita que se o culto for algo interessante, legal e engraçado as pessoas irão aceitar a Jesus. Isso mostra a ignorância da Palavra e a ignorância do Poder de Deus. Se essas pessoas lerem a Bíblia, elas verão que a obra de salvação não depende da astúcia do homem, mas da graça de Deus. Se elas conhecessem o que a Palavra diz sobre a salvação elas conheceriam o poder de Deus em salvar o pecador (Rm 9:16 “Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus”; Jonas 2:9 “Do SENHOR vem a salvação”; Mc 10:26-27 “Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: Neste caso, quem pode ser salvo? Jesus olhou para eles e respondeu: Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus").

- Apelos – muitos pregadores gostam de pregar com música no fundo e tentam comover as pessoas achando que o apelo é o que levará a pessoa a aceitar a Jesus. Se essas pessoas conhecessem a Palavra, elas saberiam que isso não é bíblico, e se esses pregadores conhecessem a Palavra eles conheceriam o poder do Espírito Santo em fazer a pessoa nascer de novo (Rm 1:16 “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”).

- Sofrimentos e tribulações – muitos ensinam que se você está passando por sofrimentos e tribulações isso é conseqüência de pecado escondido ou falta de fé. Mas se essas pessoas que ensinam isso conhecessem as Escrituras, elas saberiam que o sofrimento é benção e parte da vida do cristão. E se eles conhecessem isso, eles conheceriam o poder de Deus que é manifestado nas nossas fraquezas II Cor 12:8 “Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. 9 Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.”

* Se você lê o relato da criação do mundo em Gênesis 1-2 e ainda crê em processo de evolução de milhões de anos;

* Se você lê na Bíblia sobre o poder de Jesus sobre a morte e o lucro que se torna a morte para o cristão e ainda fica preso pelo temor da morte;

* Se você lê em Mateus 6 que o Senhor promete cuidar de você que não precisa haver preocupação em sua vida e você ainda vive cheio de preocupações;

* Se você lê na Bíblia sobre a seriedade do pecado e importância do arrependimento na vida do cristão, mas você continua alimentando os mesmos vícios e pecados;

* Se você lê Romanos 12 – onde o cristão é exortado a pensar diferente do mundo – e você pensa do mesmo modo que as pessoas não convertidas e tem os mesmo valores e conceitos;

Então você está como esses saduceus – tem um conhecimento superficial das Escrituras e do poder de Deus.

Jesus termina a discussão não apenas falando que eles estavam enganados, mas MUITO ENGANADOS [πολὺ πλανᾶσθε] (12:27)

Triste, pois eles foram confrontados no seu erro e no seu pecado, mas preferiram endurecer o coração.

CONCLUSÃO:

Ignorância da Palavra de Deus é algo muito sério. Sem o conhecimento, sem o entendimento verdadeiro e profundo da Bíblia, a pessoa jamais conhece o poder de Deus!

Mais do que ler e estudar a Palavra é necessário você ter um relacionamento com o Senhor Jesus.

O conhecimento profundo (oida) das Escrituras só ocorrerá quando você conhecer (ginosko) o Senhor Jesus – conhecer de forma pessoal e intima.

Empenhem-se em estudar e conhecer a Bíblia, mas acima de tudo, exercitem o seu ser para realmente conhecer a Jesus de forma pessoal.

Jo 17:3 “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

Fp 3:10 “Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.”
Que possamos ser uma igreja que conhece a Palavra e o poder de Deus, por causa da paixão que queima em nossos corações de estar em comunhão com o nosso Salvador e pela vontade de jamais perambular em erros e não conhecer mais profundo o poder de Deus!

2 comentários:

  1. Que explanação linda
    Espero q postem mais estudos pois esse serviu como uma luva
    Preciso mais de Deus
    Q o Senhor os abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma explicação de fácil entendimento, gostei muito!!!

      Excluir