quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Maior de Todos os Mandamentos – Marcos 12:28-34

 

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: O Maior de Todos os Mandamentos – Marcos 12:28-34

Pregado na manhã de Domingo, do dia 23 de Outubro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 12:28-34 28 Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? " 29Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. 30Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. 31O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes". 32"Muito bem, mestre", disse o homem. "Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas". 34Vendo que ele tinha respondido sabiamente, Jesus lhe disse: "Você não está longe do Reino de Deus". Daí por diante ninguém mais ousava lhe fazer perguntas.

Introdução e Contextualização:

O que é mais importante na sua vida: educação, família, trabalho, carreira, saúde, conforto, ser aceito, etc.? Obedecer aos mandamentos de Deus tem alguma prioridade na sua vida? Quando você ora, clama por um coração obediente? Você pensa durante o dia – na escola, no trabalho, em casa, no esporte, lazer – sobre os mandamentos de Deus?

A Bíblia mostra que amor verdadeiro pelo Senhor é demonstrado em um coração que anseia obedecer aos mandamentos de Deus – Jo 14:15 Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos; Jo 14:21 Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele; I Jo 5:3 Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

Um coração que não pensa e não se preocupa em constantemente obedecer ao Senhor é um coração que não ama a Deus e provavelmente nunca foi regenerado.

Que a pergunta feita por este escriba (em Mc 12:28) esteja escrita no seu coração. Que essa pergunta feita por um inimigo de Deus com um propósito pecaminoso seja a pergunta que você faz pelo amor que você tem por Cristo.

Que você possa perguntar com a mais sincera vontade de obedecer “Jesus, qual o maior dos mandamentos? Pois eu anelo te obedecer! Eu quero obedecer ao mandamento mais essencial de todos. Eu sei que todos são essenciais, mas qual o que Você mais deseja que eu obedeça?!

CONTEXTO:

Chegamos à ultima tentativa dos líderes religiosos de Israel de pegarem Jesus em Suas palavras. Eles querem de todo jeito tirar o crédito de Jesus com as pessoas e conseguir uma acusação para matá-Lo. Lucas 19:47 Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo. Essa caçada (Mc 12:13) a Jesus é o foco desse terceiro dia. 1- Tentaram apanhá-Lo com a questão da autoridade (11:27-33) – à qual Jesus responde com uma parábola de condenação (12:1-11); 2 – A ira dos líderes religiosos aumenta ainda mais e eles passam a planejar um meio de prender Jesus (12:12); 3 – Nessa intensa busca para acabar com Jesus, o Sinédrio envia um grupo de fariseus e herodianos na tentativa de colocar Jesus dentro da arapuca com uma pergunta sobre impostos, mas não funciona. (12:17c); 4 – Por isso, eles buscam uma nova alternativa enviando os saduceus para questionarem Jesus sobre a ressurreição (12:18-27); 5 – Visto que os saduceus também foram incapazes de apanhar Jesus eles enviam um mestre da lei para saber de Jesus qual o maior dos mandamentos. Jesus apanha este homem em sua astúcia e faz com que o show de perguntas se encerre (12:34). Visto que o plano A fracassou, eles partirão para o plano B que é contratar um hipócrita – Judas (14:10-11).

Divisão do Estudo:

i – A PERGUNTA Do ESCRIBA (V.28)

ii – A resposta de jesuS (VS.29-31)

I – a pergunta do escriba (v.28)

28 Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante?"

v.28UM DOS MESTRES DA LEI -- Gk. γραμματεύς – também chamado de ‘escriba’ – homens peritos na Lei Mosaica. Estes homens eram os teólogos de Israel. Estudavam muito e eram reconhecidos pela nação. Com o exílio babilônico, a tarefa de estudar, copiar e ensinar saiu do controle total dos levitas. Durante a época dos Macabeus eles passaram a ter muito status e poder. Muitos deles eram fariseus.

APROXIMOU-SE E OS OUVIU DISCUTINDO” --- Ele faz parte do grupo de pessoas que querem matar Jesus - Lucas 19:47 Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo. – Essa aproximação não é muito pacífica!

Apesar de ele ter ouvido as palavras de Jesus, ele nunca realmente entendeu a profundidade e o significado delas.

“Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta” --- O poder das respostas de Jesus era reconhecido até pelos seus inimigos! Era inquestionável a autoridade de Jesus em suas respostas (12:17, 34).

Esse escriba aproveita a admiração de todos e decide fazer mais uma pergunta a Jesus.

“perguntou-lhe: ‘De todos os mandamentos, qual é o mais IMPORTANTE? ’

Esse escriba não é um homem inocente que se achega a Jesus com sinceridade no coração. Ele foi enviado pelo Sinédrio com o objetivo de pegar Jesus em Suas palavras (12:13). Ele não é alguém que busca com sinceridade a verdade.

Mt 22:34-40 34E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. 35E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: 36Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

Mateus 22:35 diz que esse escriba queria ‘por Jesus à prova’ – Gr. peirazo = tentar. Essa palavra é usada em Mc. 12:15. O objetivo desse homem é ver Jesus reprovado.

Como essa pergunta poderia pegar Jesus?

Essa pergunta que aparenta ser uma simples questão perguntada por um admirador de Jesus é na verdade a última rede lançada em direção a Jesus.

1 - Jesus já vinha sendo acusado de ser um revolucionário. Muitos acusaram Jesus de ir contra Moisés.

Isto pode ser visto claramente no Sermão do Monte quando Jesus deixa claro que Ele não veio destruir a Lei de Moisés, mas cumprí-la (Mt 5:17 – “Não pensem...” - as pessoas estavam pensando isso)! Ele não observava o Sábado como os outros judeus, Jesus comia com pessoas ‘impuras’, comia com as mãos sem serem lavadas cerimonialmente - tudo isso era alicerce para as acusações contra Jesus.

Tanto fariseus como saduceus criam na autoridade do Pentateuco, então eles esperavam que Jesus respondesse algo totalmente contrário à Lei de Moisés. Eles esperavam que Jesus se colocasse acima de Moisés. Eles queriam que Jesus fosse contra a Lei Mosaica para que o povo começasse a odiá-Lo.

2 - A questão sobre o maior dos mandamentos era um assunto de muita polêmica e discussão dentro do judaísmo. Havia um intenso debate dentro do judaísmo a respeito de qual era o maior dos mandamentos.

Os rabinos contaram 613 mandamentos na Bíblia. Desses, 365 eram negativos (365 dias no ano – um para cada dia) e 248 negativos (248 membros do corpo).

O Talmude dizia que Davi resumiu para 11 mandamentos essenciais, Isaías reduziu para 6, Miquéias para 3 e Amós para 1.

Dentre esses mandamentos, os rabinos discutiam quais eram ‘pesados’ e quais eram ‘leves’. Havia 3 critérios para distinguir os leves dos pesados:

1 – A severidade da penalidade para com a desobediência;

2 – A grandeza da recompensa para com a obediência;

3 – O grau de dificuldade em obedecer o mandamento.

(Zondervan Illustrated Bible Background Commentary in Mark)

A pergunta desse escriba é feita com total hipocrisia e falsidade. Ele não pergunta para que ele possa saber e assim obedecer, mas ele pergunta com o propósito de apanhar Jesus.

Que essa pergunta seja feita por todos aqueles que amam a Deus! Que essa pergunta seja feita com o propósito de saber a resposta, para que você possa obedecer e assim demonstrar todo o seu amor por Jesus!

II – a resposta de jesus (vs.29-31)

29Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. 30Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. 31O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes".

Que todos prestem MUITA atenção na resposta de Jesus, pois essas palavras vêm da boca do nosso Senhor!

O MAIS IMPORTANTE É ESSE --- Jesus está prestes a declarar qual é o mais importante de todos os mandamentos da Bíblia. Isso não quer dizer que há mandamentos que podem ser ignorados, de modo algum, mas que há mandamentos que são alicerces para os outros.

Todos os mandamentos são importantes e preciosos (Sl 18:22 Todas as suas ordenanças estão diante de mim; Sl 119:86 Todos os teus mandamentos merecem confiança, 151 Tu, porém, Senhor, estás perto e todos os teus mandamentos são verdadeiros), mas alguns são fundamentais (são fundamentos para os outros, por isso eles têm mais peso).

Ele cita Deuteronômio 6:4-5. Ao citar uma passagem do Pentateuco a tentativa de pegar Jesus vai por água abaixo!

Deuteronômio 6 é conhecido como o Shema (da palavra hebraica ‘ouça’) e ele era lido duas vezes ao dia. Essa passagem era tão importante para os judeus que eles a tinham, literalmente, nas mãos e nas testas (filactérios).

O livro de Deuteronômio é o último livro do Pentateuco e é basicamente um discurso feito por Moisés antes da nação de Israel entrar na terra prometida. O nome do livro vem do grego ‘segunda lei’, que na verdade não é uma segunda lei, mas a mesma lei repetida para essa nova geração. Moisés olha para trás, para o fracasso da primeira geração, e começa uma série de pregações exortando e ensinando essa geração que está prestes a entrar na terra prometida. O livro é um apelo para Israel obedecer e ser fiel a esse Deus tão amoroso e gracioso (6:4-10; 9:4-6).

Esse livro é tão precioso que influenciou Josias, Jeremias, Oséias, Jesus e Paulo. Esse foi o livro mais citado por Jesus.

O livro é um chamado à obediência – ‘escute’ = escutar/ouvir com o intuito de obedecer (Dt. 4:1;5:1;6:3-4;9:1).

“Deuteronômio 6 representa o resumo da lei dado por Moisés enquanto os israelitas se preparavam para entrar na terra prometida (vs.1-3)” (Commentary of the New Testament Use of the Old Testament – Beale and Carson – Baker, pg.80).

Jesus começa a resposta citando o contexto do maior dos mandamentos:

Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor’ –-- isso é um chamado ao monoteísmo!

Isso é muito importante em dias em que cristãos vivem vidas marcadas pelo politeísmo. Muitas pessoas alegam ser cristãs, mas não têm Deus como o único Deus e Senhor.

Muitos vivem servindo e amando vários deuses (trabalho, educação, corpo, TV, esporte, o próprio ‘eu’) e isso é um chamado a todos se lembrarem que só há um Deus e Senhor.

Ao anunciar a unicidade de Deus, Jesus chama a nossa atenção para o fato de que a nossa atenção, obediência e amor DEVEM estar focados nesse Deus que é um só! Não são vários deuses para você amar, ouvir e obedecer, mas um só!

Segue então o maior de todos os mandamentos!

v.30 – ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’

Ao ordenar o amor, Jesus mostra que amar não é um sentimento incontrolável e uma emoção fora do controle do homem. “O fato de que o amor pode ser ordenado demonstra que Deus deseja primeiramente atitude e comportamento, não emoção” (Commentary of the New Testament Use of the Old Testament – Baker, pg.80).

‘AME’ – Gk. γαπάω – esse amor ‘envolve escolha e seleção’ (http://concordances.org/greek/25.htm)

Você escolhe todo dia amar a esse Deus!

‘AME O SENHOR, O SEU DEUS (não é Deus dos seus pais, nem da sua esposa e nem do seu marido, mas o ‘seu’ Deus) --- Esse Senhor não deve ser só temido e servido por causa do medo, mas amado! Você deve amar aquele que tem completo domínio sobre a sua vida.

Isso é completamente incompreensível para as pessoas, ninguém consegue entender que você ama aquele que tem total domínio sobre a sua vida – para o mundo isso é loucura. Como você pode amar alguém que te domina por completo? Como você pode amar alguém que dita todos os seus passos e te impõe padrões altos? Como você pode amar alguém que tem como escravo?

As pessoas acham isso loucura, pois elas não entendem o amor de Deus para conosco. Elas não entendem o amor de Deus demonstrado na vida de Jesus, pois elas nunca conheceram este amor. Jo 5:41-43 Eu não aceito glória dos homens, 42mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus.43 Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão

O maior de todos os mandamentos deve ser o maior de todos os prazeres na vida do cristão. Esse mandamento deve ser o que mais lhe incomoda quando você não o obedece.

Que você vá para cama toda noite e se pergunte quão fiel você foi durante o dia em obedecer a esse mandamento!

COMO AMAR A DEUS?

de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’

Nós podemos definir cada uma dessas esferas, mas é impossível separá-las uma da outra.

a) CORAÇÃO – na cultura hebraica o coração era o centro das vontades, o assento do intelecto. Representa todo o interior do homem, a fonte de pensamento e inclinação – Pv 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida; Gn 6:5 O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.

b) ALMA – essa esfera representa as emoções do homem, “todo o ser interior com as emoções, desejos, e características pessoais que fazem cada ser humano único” (Commentary of the New Testament Use of the Old Testament – Baker, pg.80) – Gn 34:8 Então falou Hamor com eles, dizendo: A alma de Siquém, meu filho, está enamorada da vossa filha; dai-lha, peço-vos, por mulher; Mt 26:38 Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal Isso não é emocionalismo, mas fala de afeto, paixão, todo o ser interior.

c) ENTENDIMENTO/MENTE – Semelhante ao coração a mente refere ao intelecto – determinações. Essa palavra não aprece em Dt. 6:5, mas visto que o escriba era alguém que priorizava muito o conhecimento Jesus aproveita para ensinar da importância da mente no amar a Deus.

Hoje em dia as pessoas desprezam esse aspecto tão fundamental que é entender – ter entendimento sobre Deus e amar a Deus. Os cultos nas igrejas apelam para todo tipo de emocionalismo e abandonam o uso da mente no louvor e na pregação.

d) FORÇA – isso implica em tudo o que é feito com o corpo. O trabalhar, o comer, o correr, andar, praticar esportes, conversar – tudo baseado e alicerçado no amor a Deus.

Muitos comentários judaicos definem a ‘força’ como sendo os bens materiais.

Você demonstra o quanto você ama a Deus como você usa os seus bens e o seu salário.

Isso implica em TODO o ser. Uma pessoa não pode amar a Deus só com a mente e não amá-Lo com o coração. Uma pessoa não pode amar a Deus com a alma e não amá-Lo com a mente. Você não pode alegar que ama a Deus com todo o seu coração e sua mente, mas não O ama com a sua força – seus bens.

Como eu disse, nós podemos definir cada esfera, mas não podemos dividi-las!

A ênfase está no ‘DE TODO’. O Senhor não quer meio amor, Ele não aceita amor de meio coração. O cristão é chamado a amar a Deus de TODO o seu coração!

Com TODA A SUA ALMA – toda a sua paixão, todos seus sentimentos.

Com TODO O SEU ENTENDIMENTO – esse amor não permite preguiça mental, você DEVE buscar conhecer mais e mais a esse Deus tão maravilhoso.

Com TODA A SUA FORÇA – usar os seus corpos para amar a Deus – que todos os seus bens sejam usados para demonstrar o seu amor por Deus. Você não pode amá-Lo com o que sobrou da sua força (o que sobrou do seus bens/salário). E se não sobrar?

Isto é um chamado para fora da mediocridade! Isto é um chamado a ser radical – isso é cristianismo [Mt 10:37 Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim (quanto você ama o Senhor?); quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;38 e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará]!

Ser cristão é amar a Deus-Jesus-Espírito com TODO o seu ser. O que eu vejo hoje em dia é tudo menos cristianismo bíblico – as pessoas dizem que amam a Deus, mas amam com o que sobra das emoções, com o que sobra da paixão, com o que sobra da força.

O amor de Deus para com o Seu povo é tão radical e tão profundo – ao entregar o Seu santo Filho, Jesus, para ser humilhado, amaldiçoado e crucificado por nós - que o mínimo que podemos fazer é amá-Lo de forma radical.

Quando as pessoas dizem que eu sou muito radical no meu cristianismo, a triste conclusão que eu chego é que estas pessoas não conhecem, e talvez nunca experimentaram o amor de Deus.

Como pode alguém experimentar tamanho amor, amor que a nossa mente não consegue compreender e não amá-Lo de volta com tudo o que tem e com tudo o que é?!

Como pode alguém se dizer cristão – alguém que foi comprado por tamanho amor – e continuar vivendo de forma medíocre e superficial? Como pode alguém dizer que conhece o amor de Deus e viver como o mundo – de forma morna para com Deus?!

I Jo 4:8 Quem não ama não conhece a Deus [quem não a Deus com o todo seu ser], porque Deus é amor. 9 Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. 10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 19 Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro

Este amor radical, extremo e profundo por Deus e por Jesus é consequência da compreensão do amor com o qual fomos primeiramente amados por Deus (Rm 5:8 Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores – você entende isso? Você entende que amor é esse?)!

Cristianismo vai muito além da ortodoxia (doutrina correta), muito além do que presença física em uma igreja, muito além do que cumprir os deveres éticos cristãos (todas essas coisas são extremamente boas – mas não são a essência do cristianismo) – cristianismo é um relacionamento de amor profundo entre o homem que entende a sua condição podre e esse Deus e Senhor tão cheio de amor!

Que o maior de todos os mandamentos seja a sua obsessão, que seja o seu propósito de vida.

Que você todo dia se lembre e viva o maior de todos os mandamentos – Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças

Isso é o que caracteriza um cristão – ser um amante de Deus! Alguém que sofre tudo, abandona tudo para amar esse Deus!

Soli Dei Amor!

V.31 O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes

Jesus dá mais do que este escriba havia pedido. O mestre da lei não havia perguntado o segundo, mas Jesus faz questão de lhe dar, pois este é inseparável do primeiro!

O segundo mandamento é uma consequência do primeiro, ela flui naturalmente da obediência ao primeiro mandamento.

O segundo mandamento é tão importante que se ele não for obedecido, o primeiro é anulado!

Jesus cita Levítico 19:18 - Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor. O contexto dessa passagem em Levítico trata do relacionamento entre um homem e seus vizinhos (vs.13,15,16,17).

AME O SEU PRÓXIMO” [ἀγαπήσεις τὸν πλησίον σου ὡς σεαυτόν]--- É impossível alguém dizer que ama a Deus e não ama as pessoas.

Uma das coisas mais ridículas que escuto da boca de ‘cristãos’ é, “eu prefiro os animais que as pessoas”, ou “eu amo mais os bichos do que as pessoas”. Se você acredita nisso, você está com sérios problemas!

O cristão tem o dever de amar a Deus e como consequência desse amo, ele ama o seu próximo que foi feito a imagem de Deus!

O livro de I João é um excelente comentário nesse texto de Marcos 12!

Amar ao próximo é a mensagem básica do cristianismo – 1 João 3:11 Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

Se o cristianismo verdadeiro consiste em amar a Deus com TUDO o que a pessoa é e faz, consequentemente a mensagem do cristianismo é de amar ao seu próximo.

1 João 4:7-8 Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus [se você não ama as pessoas, você não foi nascido de Deus].8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor (comentário da ESV Study Bible: ‘O amor é apresentado aqui como uma conseqüência, e não uma condição prévia para, do nascer de Deus. Os incrédulos podem amar os outros até certo ponto, mas não da maneira que a presença de Deus permite que os cristãos amem’).

1 João 3:17 Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

João 13:34-35 Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. 35 Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros

QUEM É O MEU PRÓXIMO (Gk. plesion -- vizinho)?

Em Lucas 10:25-37 Jesus nos ensina quem é o nosso próximo.

O nosso próximo não é só a sua família, nem só as pessoas da igreja, mas todos!

O amor ao próximo começa dentro de casa – amando a esposa, os filhos, os pais... Depois o amor ao próximo deve ser demonstrado na igreja e fora da igreja!

Você tem amado ao próximo? Você tem amado os seus irmãos da igreja? Como?

1 João 3:16-18 Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.17 Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.

COMO EU AMO O MEU VIZINHO?

COMO A SI MESMO” –- Isso não é um chamado a auto-estima. Jesus não está chamando você a se amar mais, e a se sentir melhor e ler livros de auto-ajuda para que você possa amar melhor as pessoas, não!

Jesus nos chama a morrer! Jesus nos chama a negarmos a nós mesmos. Jesus não veio para que você tenha uma imagem melhor de si mesmo.

O que Jesus ensina aqui é que as mesmas ações que você toma para si mesmo, você deve tomar para com outras pessoas.

O que você faz quando você tem fome? Você come. O que você faz quando você tem sede? Toma água. O que você faz quando está com frio? Se aquece. É isso o que você deve fazer para com o seu próximo.

Esse é o mesmo conceito de Paulo em Efésios 5:28-29 Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja.

Todo ser humano se cuida institivamente – ao se cuidar a pessoa demonstra amor por si – esse cuidado instintivo para consigo mesmo deve ser igual para com o seu próximo.

Quanto você tem se preocupado com o seu vizinho/próximo? Essa preocupação deve ser demonstrada em ações – Tg 2:14-17 De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?15 Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia 16 e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?17 Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

Se pessoas falam que você é uma pessoa fria, grossa, sem amor – está mais do que na hora de você examinar realmente se você está na fé.

CONCLUSÃO:

Os dois grandes mandamentos:

1 – Amar a Deus com todo o seu ser e com todas as suas coisas;

2 – Como consequência de amor a Deus, você deve amar o seu próximo como a si mesmo.

Jesus termina a sua resposta dizendo, “Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas(Mateus 22:40)

Jesus afirma que toda a Escritura depende destes dois mandamentos! Com certeza todo o alicerce do Antigo Testamento está baseado nestes dois mandamentos (Dt.11:13, 21:19:9;30:6,16,20; Js 22:5) – ver Rm 13:5; Gl 5:14

** Jesus resume os 10 mandamentos com estes 2 mandamentos:

O maior mandamento resume os 4 primeiros mandamentos dos 10 mandamentos.

O segundo resume os outros 6 mandamentos.

A essência de toda a Lei é o amor! O amor de Deus para com o seu povo o leva a amá-Lo e a amar ao seu próximo!

Este amor a Deus e ao próximo é teste de fé!

Paulo nos exorta a examinarmos a nossa fé - II Co 13:5 - Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos.

E aqui vai o teste: I Jo 2:9-10 -Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.

Quanto você tem amado a Deus? Avalie seu amor por Jesus.

· Você tem crescido no seu amor, na sua paixão, nos sentimentos por Jesus?

· Quanto você anseia estar com Ele? Quanto você anela estar na presença dEle?

· Quanto você fala do seu Salvador e Senhor?

· Você ama tanto a Ele que você está disposto a ser odiado pelos outros?

Apocalipse 2:1-7 – Boa ortodoxia, boas obras – mas o amor havia esfriado! Isso é condenado por Jesus. O remédio está no v. 5 – lembrar-se do profundo amor de Deus e se arrepender!

Efésios 3:14-19 Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, 15do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra.16 Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, 17 para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,18 possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, 19 e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

Um comentário:

  1. parabens pelo texto irmao! filho amado de Deus, grande sao as obras dEle em sua vida!

    ResponderExcluir