segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Pedra Rejeitada – Marcos 12:10-12

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: A Pedra Rejeitada – Marcos 12:10-12

Pregado na manhã de Domingo, do dia 11 de Setembro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 12:1-12 1 Então Jesus começou a lhes falar por parábolas: "Certo homem plantou uma vinha, colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem. 2 Na época da colheita, enviou um servo aos lavradores, para receber deles parte do fruto da vinha.3 Mas eles o agarraram e espancaram, e o mandaram embora de mãos vazias.4 Então enviou-lhes outro servo; e lhe bateram na cabeça e o humilharam. E enviou ainda outro, o qual mataram. Enviou muitos outros; em alguns bateram, a outros mataram. 6 "Faltava-lhe ainda um para enviar: seu filho amado. Por fim o enviou, dizendo: ‘A meu filho respeitarão’.7"Mas os lavradores disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e a herança será nossa’.8Assim eles o agarraram, e o mataram, e o lançaram para fora da vinha.9"O que fará então o dono da vinha? Virá e matará aqueles lavradores e dará a vinha a outros.10Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;11isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’ ".12Então começaram a procurar um meio de prendê-lo, pois perceberam que era contra eles que ele havia contado aquela parábola. Mas tinham medo da multidão; por isso o deixaram e foram embora.

Introdução e Contextualização:

O feito mais terrível que já aconteceu na história da humanidade foi a morte de Jesus em uma cruz romana. Não há e nem haverá nada mais abominável que ter o Filho de Deus, o Deus encarnado – santo e puro – desprezado e crucificado no lugar mais humilhante que uma pessoa poderia ser colocada.

Mas, o acontecimento mais abominável da história da humanidade, é na verdade a coisa mais maravilhosa que já ocorreu para o ser humano. A cruz é o lugar de reconciliação e vitória, por isso Paulo diz, “Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo(Gl 6:14).

Foi na cruz que o sangue puro de Jesus justificou todos aqueles de quem o Pai escolheu ter misericórdia!

Foi após a crucificação que o Filho de Deus foi vindicado e exaltado, por isso “a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus(I Cor 1:18).

Mc 12:10-11 - A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular,11isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós!

CONTEXTO:

No último estudo, nós começamos a examinar uma das parábolas mais importantes contadas por Jesus – a Parábola dos Lavradores – e hoje continuaremos a examinar o profundo ensino de Jesus em seu terceiro dia da Sua última semana em Jerusalém.

A Parábola dos Lavradores é uma arma poderosa de ensino da parte de Jesus. Ela não é simplesmente uma história fácil de ser entendida, mas uma arma fatal que sai dos lábios de Jesus.

A parábola dos Lavradores é uma das parábolas mais importantes contadas por Jesus, pois ela é uma parábola:

- JURÍDICA = ela profere condenação sobre Israel. Mostra o justo juízo de Deus.

- PROFÉTICA = ela revela a morte do Filho de Deus pelos líderes de Israel.

- AUTOCONDENATÓRIA = as pessoas são tão afetadas pela história que elas se autocondenam (semelhante à parábola de Natã para Davi – II Sm 12:1-12)

O ódio dos líderes religiosos para com Jesus está aumentando a cada minuto que passa. A ação de Jesus no Templo – condenando aquele lugar – foi um ataque muito sério às autoridades de Israel – um ataque que não pode ser ignorado. Por isso um grupo do Sinédrio veio a Jesus para questionar a autoridade dEle (11:27-33). A pergunta sobre a autoridade de Jesus (11:28) tinha por objetivo tirar o crédito dEle com o povo e achar uma maneira para condená-Lo.

Ao responder com uma contra-pergunta (11:29-30), Jesus coloca esses líderes em uma situação sem saída (11:31-32) - por isso eles mentem (11:33)!

Através dessa parábola, Jesus responde à pergunta feita pelos líderes religiosos sobre a autoridade de Jesus – e a resposta é afiada como lâmina.

Divisão do Estudo:

i – a parábola da vinha – o filho rejeitado (vs.1-9a)

ii – a consequência da rejeição do filho (v.9b)

III – a pedra rejeitada é exaltada (V.10-11)

iv – a reação final para com a parábola (v.12)

I – a parábola da vinha – o filho rejeitado (vs.1-9)

As parábolas de Jesus eram verdadeiras armas de guerra (Mc 4:10-12), as quais Jesus usava para ensinar seus discípulos e atacar seus oponentes. A parábola dos lavradores não é diferente. Após ser atacado pelos líderes espirituais no templo, sendo questionado sobre a sua autoridade, Jesus começa a ensinar por parábolas. Marcos, que não é um evangelho que foca muito nas parábolas de Jesus, faz questão de documentar essa dos lavradores revelando uma importância muito grande desse ensino de Jesus.

A parábola mostra:

* O HOMEM QUE PLANTOU A VINHA = Deus - Yahweh – Adon - Ele é o Senhor e dono de todas as coisas.

Sl 24:1-2 Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; pois foi ele quem fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas. Lv 25:23 A terra não poderá ser vendida definitivamente, porque ela é minha, e vocês são apenas estrangeiros e imigrantes.

* A VINHA = Israel - Is 5:7 Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel; Jr 2:21 Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada como vide estranha?; Is 27:2-7; Os 10:1Israel é uma vide estéril que dá fruto para si mesmo; conforme a abundância do seu fruto, multiplicou também os altares; conforme a bondade da sua terra, assim, fizeram boas as estátuas – Sl 80:8-19

* COLOCAR CERCA, TANQUE E TORRE – Representa toda a proteção e cuidado de Deus para com Israel. Rm 9:4- o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas.

A Lei do Senhor servia como um muro de proteção - uma cerca para preservar a santidade do povo. O Senhor os protegia - Js 24:17 Foi o próprio Senhor, o nosso Deus, que nos tirou, a nós e a nossos pais, do Egito, daquela terra de escravidão, e realizou aquelas grandes maravilhas diante dos nossos olhos. Ele nos protegeu no caminho e entre as nações pelas quais passamos. O Senhor fez tudo o que podia ser feito – eles foram lavados no amor e na graça de Deus (ver Is 5:4Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito?)

* OS ESCRAVOS ENVIADOS – Os escravos são os profetas de Deus!

Jr 7:25-26 Desde a época em que os seus antepassados saíram do Egito até o dia de hoje, eu lhes enviei os meus servos, os profetas, dia após dia. Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes tornaram-se obstinados e foram piores do que os antepassados deles’.; Dn 9:6Não demos ouvido aos teus servos, os profetas, que falaram em teu nome aos nossos reis, aos nossos líderes e aos nossos antepassados, e a todo o povo desta terra. I Re 14:18 ; 15:29

* O ABUSO E A SELVAGERIA PARA COM OS ESCRAVOS – Toda a violência dos lavradores para com os escravos representa a violência dos líderes religiosos para com os profetas de Deus!

A história de Israel – uma longa história de perseguição e assassinato dos profetas de Deus! A unidade da hostilidade de Israel para com os profetas é marca da sua história!

v.5 – ENVIOU MUITOS – Enfatiza a misericórdia de Deus. O dono da vinha foi extremamente misericordioso! Deus foi muito paciente e gracioso para com Israel! Ne 9:30 29Tu os advertiste que voltassem à tua Lei, mas eles se tornaram arrogantes e desobedeceram aos teus mandamentos. Pecaram contra as tuas ordenanças, pelas quais o homem vive se lhes obedece. Com teimosia te deram as costas, tornaram-se obstinados e recusaram-se a ouvir-te.30E durante muitos anos foste paciente com eles. Mediante o teu Espírito os advertiste por meio de teus profetas. Contudo, não te deram atenção, de modo que os entregaste nas mãos dos povos vizinhos.

Mas eles sempre rejeitaram e odiaram a advertência do Senhor que vinha pelos profetas.

v.6 – "Faltava-lhe ainda um para enviar: seu filho amado. Por fim o enviou, dizendo: ‘A meu filho respeitarão’

* O FILHO AMADO --- Quem é o Filho Amado?

Mc 9:7 A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu, e dela saiu uma voz, que disse: "Este é o meu Filho amado. Ouçam-no!;1:11Então veio dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado" (após o batismo de João)

Ele é o último e mais precioso! Veja o contraste entre ESCRAVOS (δοῦλος) X FILHO AMADO (υἱὸν ἀγαπητόν)

O envio do Filho é o ponto final na misericórdia de Deus. O envio do Filho Amado é a última demonstração da misericórdia de Deus!

“A MEU FILHO RESPEITARÃO (ἐντρέπω – se envergonhar/humilhar e dar atenção) – Essa era a vontade de Deus: que Israel respeitasse Seu Filho Amado! O Dono achava que agora os lavradores iriam ver a sua enorme misericórdia e amor ao enviar o próprio filho e iriam se humilhar e dar atenção ao filho.

Vs.7-8 – 7"Mas os lavradores disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e a herança será nossa’.8Assim eles o agarraram, e o mataram, e o lançaram para fora da vinha.9"O que fará então o dono da vinha? Virá e matará aqueles lavradores e dará a vinha a outros.

E foi isso o que eles fizeram com Jesus. Jesus, mais uma vez, profetiza claramente a Sua morte!

A morte, como Ele mesmo já havia dito, será em uma cruz. O Filho Amado, a última demonstração da graça e misericórdia de Deus, é agarrado, morto e lançado fora da vinha.

lançaram para fora da vinha – Uma punição humilhante para o Filho Amado. Nem mesmo um sepultamento eles desejam para o Dono da vinha. Dt 28:26 (uma das maldições da lei) Os seus cadáveres servirão de alimento para todas as aves do céu e para os animais da terra e não haverá quem os espante.

V.9 – A CONSEQUÊNCIA DO DESPREZO DO FILHO AMADO

O que fará então o dono da vinha?

Assim como Isaías, Jesus acaba com uma pergunta (Is.5:3-4 Agora, habitantes de Jerusalém e homens de Judá, julguem entre mim e a minha vinha Que mais se poderia fazer por ela que eu não tenha feito? Então, por que só produziu uvas azedas, quando eu esperava uvas boas?) – sugando a audiência para dentro da história e exigindo uma resposta lógica.

Mateus 21:40-41 "Portanto, quando vier o dono da vinha, o que fará àqueles lavradores?" Responderam eles: "Matará de modo horrível esses perversos e arrendará a vinha a outros lavradores, que lhe dêem a sua parte no tempo da colheita".

Veja que os próprios líderes religiosos respondem o que deve ser feito! A parábola foi tão eficaz que eles mesmos respondem tomando sobre si a justa condenação!

* Mas a história não termina na morte do Filho Amado, pois se terminasse com a morte, os lavradores iníquos seriam vitoriosos.

O que acontecerá com esses lavradores? O que o dono tão misericordioso fará?

A resposta deles é enfatizada por Jesus - v9"O que fará então o dono da vinha? Virá e matará aqueles lavradores e dará a vinha a outros.

II – a consequência da rejeição do filho (V.9b)

9"O que fará então o dono da vinha? Virá e matará aqueles lavradores e dará a vinha a outros.

Veja a assustadora consequência da morte do Filho Amado:

O DONO:

1 - VIRÁἐλεύσεται (fut. indic.)- ἔρχομαι - vir

A imagem é do dono (o Senhor dos Exércitos) que por tanto tempo retardou a sua ida – demonstrando toda sua paciência e misericórdia – indo pessoalmente, não mais com misericórdia, mas com justiça.

A vinda do Dono da vinha é algo amedrontador, pois se refere ao dia da chegada do Senhor (o dia da visitação do Dono):

Am 5:18 Ai de vocês que anseiam pelo dia do SENHOR! O que pensam vocês do dia do SENHOR? Será dia de trevas, não de luz; Obadias 15Pois o dia do SENHOR está próximo para todas as nações. Como você fez, assim lhe será feito. A maldade que você praticou recairá sobre você; Mq 1:3 Vejam! O Senhor já está saindo da sua habitação; ele desce e pisa os lugares altos da terra; Is. 13:6 O Senhor dos Exércitos tem um dia reservado para todos os orgulhosos e altivos, para tudo o que é exaltado para que eles sejam humilhados; 13:6 Chorem, pois o dia do Senhor está perto; virá como destruição da parte do Todo-poderoso.7Por isso, todas as mãos ficarão trêmulas, o coração de todos os homens se derreterá.8Ficarão apavorados, dores e aflições os dominarão; eles se contorcerão como a mulher em trabalho de parto. Olharão chocados uns para os outros, com os rostos em fogo.9Vejam! O dia do Senhor está perto, dia cruel, de ira e grande furor, para devastar a terra e destruir os seus pecadores.

O Dono virá! O dia da visitação dEle já está definido! Mt 24:50 O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe.51 Ele o punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes".

E quando Ele vier o que Ele fará:

2 - MATARÁ AQUELES LAVRADORESἀπολέσει (fut.) τοὺς γεωργοὺς - ἀπόλλυμι – destruir, matar.

Assim como eles mataram os escravos (profetas) e o Filho Amado, agora eles serão mortos!

Obadias 15Pois o dia do SENHOR está próximo para todas as nações. Como você fez, assim lhe será feito. A maldade que você praticou recairá sobre você.

O Dono da vinha é rico em misericórdia e graça!

Sl 86:15 Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade; Sl 145:8 O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor.

Mas Ele é justo e santo também:

Sl 7:11 Deus é um juiz justo, um Deus que manifesta cada dia o seu furor; Sl 11:7 Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face; Sl 89:14 A retidão e a justiça são os alicerces do teu trono; o amor e a fidelidade vão à tua frente; Ex 34:6 E passou diante de Moisés, proclamando: "Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,7que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado

A imagem do dono vindo e matando é uma imagem de justiça!

A primeira parte da parábola foi focada na longanimidade, na paciência e na misericórdia do Dono da vinha, mas agora Jesus foca na justiça de Deus. Esses dois atributos são inseparáveis no caráter de Deus! Deus foi e sempre será justo!

[Ver Salmo 2]

3 - DARÁ A VINHA A OUTROS - δώσει (fut.)τὸν ἀμπελῶνα ἄλλοις - δίδωμι- dar, oferecer.

Punição e graça! Punição para com os líderes de Israel e graça em continuar cedendo a vinha!

O que significa “dará a vinha a outros”? Quem são os “outros”?

Jesus não está falando simplesmente da troca de Israel pela igreja, mas o foco está na liderança. Jesus está ensinando algo que já havia começado a operar: a transferência da liderança do verdadeiro Israel.

Os ‘outros’ são os 12 discípulos de Jesus! Jesus já havia lhes dado ‘autoridade’:

Mc 3:15 Escolheu doze, designando-os como apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demônios.; 6:7Chamando os Doze para junto de si, enviou-os de dois em dois e deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos.

A liderança foi tirada das mãos dos sábios e dos de famílias nobres e transferida para esses simples galileus!

A condenação termina com a transferência da liderança do Israel de Deus! A verdade, a autoridade e o Espírito são dados a esses novos líderes.

Ef 3:2-3Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus, isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi brevemente; Cl 1:25Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus, ; Tt 1:7Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo/pastor seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto.

Podemos ver a bondade de Deus em colocar novos líderes sobre a igreja e vemos também a severidade do justo juízo de Deus! Rm 11:22 Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus

SOBRE A PARÁBOLA:

1 - A parábola como uma arma, teve a sua eficácia perfeita – ela atraiu todos para dentro da história e fez com que eles se autocondenassem.

2 – A parábola mostrou que os líderes de Israel não têm desculpas e são culpados.

3 – A parábola encerra com a justa punição do dono da vinha.

Mas a história não encerra assim, pois na parábola o Filho Amado ficou morto – se a história encerrasse ali o final seria trágico para o Pai e para o Filho, por isso Jesus cita o Salmo 118 (Mc 12:10-11) para mostrar que o Filho rejeitado é na verdade a Pedra rejeitada, mas que é vindicada por Deus!

iII – a pedra rejeitada é exaltada (vs.10-11)

10Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;11isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’ ".

A parábola termina com a citação do Salmo 118, mostrando que essa passagem é chave para entender a parábola.

V.10 – “VOCÊS NUNCA LERAM ESSA PASSAGEM DAS ESCRITURAS?

Essa é uma forma de Jesus atacar a inteligência desses homens, visto que eles achavam que conheciam toda a Escritura. Jesus ironiza a esperteza desses homens, pois eles conheciam muito bem o Salmo 118.

O uso do Salmo 118 é interessante, pois foi esse salmo que as pessoas cantaram quando Jesus entrou em Jerusalém (Mc.11:9-10 – Sl 118:25-26) – esse mesmo salmo agora é usado por Jesus para revelar que ‘o que vem em nome do Senhor’ é vindicado pelo Senhor!

A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular

(Sl 118:22-23)

Há uma mudança de imagens: a vinha é trocada por uma construção e os lavradores são trocados por construtores.

O apóstolo Paulo fez semelhante mudança em I Coríntios 3: “8 O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho.9 Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.10 Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.11 Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.”

Tanto a ‘vinha’ como a ‘pedra’ tinham simbolismos de um templo. O Targum de Isaías 5:2 descreve a vinha como o santuário de Deus – [vinha = jardim = templo éden]

Isaías 5:7 - Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel - Veja a relação de vinha com construção [casa]

1 - A PEDRA - λίθος – A ‘pedra’ no Salmo 118 é interpretada como se referindo a Israel [uma nação desprezada pelas outras] – mas também é interpretada como Davi. O Targum do Salmo 118:22 diz, “O menino que os construtores abandonaram estava entre os filhos de Jessé e ele é digno de ser estabelecido como rei e governante”.

* É interessante notar a semelhança entre as palavras FILHO [בֵּן - ben] e PEDRA [אֶבֶן - 'eben] no hebraico – o filho morto e a pedra desprezada são a mesma pessoa.

A Pedra passou a ser um termo messiânico no judaísmo – alguns midrashes tinham a pedra como Abraão, Jacó, José e Israel.

Uma importante passagem é Daniel 2:30-35, 44-45

2CONSTRUTORES REJEITARAM - ὃν ἀπεδοκίμασαν οἱ οἰκοδομοῦντες – No judaísmo os ‘construtores ’ eram considerados os líderes de Israel, muitas vezes usado para os estudiosos [talvez por isso Paulo use também a metáfora de construtores para os líderes da igreja em I Coríntios 3].

O que esses construtores fizeram com a pedra?

REJEITARAM - ἀποδοκιμάζω – a palavra implica em um crítico exame de algo e após examinar, desqualificar. A pedra foi olhada, examinada, testada pelos construtores e depois rejeitada, considerada inútil!

Os construtores rejeitaram a pedra dada por Deus, assim como eles rejeitaram o filho. Jesus havia profetizado isso em 8:31.

I Pe 2:4 À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

3 - tornou-se a pedra angular - οὗτος ἐγενήθη εἰς κεφαλὴν γωνίας -

PEDRA ANGULAR - κεφαλὴν γωνίας – essa pedra se refere à pedra mais importante usada na construção de um edifício. É difícil saber se essa pedra era:

a – pedra angular da base/alicerce – que era a primeira e que ditava a precisão da construção.

b - "pedra de remate" (no hebraico, eben roshah, ou "pedra da cabeça"), que aparece em Zac. 4.7, parece indicar que, em algumas construções, as paredes que formavam os cantos eram unidas no alto por alguma forma de pedra. O trecho de Isaías 28.16 refere-se à uma certa pedra, que nossa versão da Bíblia em português chama de "angular", mas que no hebraico é pinnah, que era usada como laje sobre a qual uma parede era construída, a fim de melhor ligá-la com outra, em uma esquina. Essa pedra era a última e completava toda a construção.

Os dois tipos de pedra se aplicam a Jesus, pois como Mt 21:44 diz, ‘Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó’ – isso quer dizer que Jesus é a pedra angular que fica no chão como também a pedra de remate que fica no topo.

A IMPORTÂNCIA:

O grande foco aqui está no fato de que aquele que foi desprezado e rejeitado se tornou o mais importante! O que os líderes de Israel consideraram como inútil, Deus O fez o mais importante de tudo e todos.

At. 4:11 Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’. Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos".

I Pe 2:7 4À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —5vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.6Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado".7Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, "a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular",8e, "pedra de tropeço e rocha que faz cair". Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.

Mais uma vez, Jesus mostra o contraste do Reino de Deus com o reino dos homens!

As pessoas tentam fazer de tudo para assemelhar a igreja e o Reino de Deus ao mundo, mas elas se esquecem que o Reino de Deus reverte todos os valores humanos.

* As coisas que o mundo aceita e aprova são as coisas que o Senhor rejeita e as coisas que o mundo rejeita são as coisas que o Senhor aprova (Mc 8:34-37; 10:23-26, 31, 42-45; I Co 1:18 Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. 27Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.28Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,)!

Visto que o Templo de Israel já está condenado e prestes a ser destruído, Jesus mostra que um novo Templo está sendo construído - um templo não feito por mãos de homens, mas no qual Jesus é a pedra principal!

A Vinha não só terá novos líderes como um novo templo está sendo construído, e a pedra principal do Templo é a pedra que foi rejeitada, é o Filho que foi assassinado!

Isto é julgamento sobre Israel!

V.11isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós

ISSO – Todo o processo de desprezo, rejeição e exaltação do Filho Amado vem do Senhor [12:9 – do Senhor da vinha]!

Is 53:10-12Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.11Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.12Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Tudo isso veio do Senhor que é soberano sobre todas as coisas!

Salmo 2

At 4:25 -Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão?26 Os reis da terra se levantam, e os governantes se reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido’.27De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste.28Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.

A soberania de Deus em todos os detalhes da morte e ressurreição de Jesus!

É ALGO MARAVILHOSO PARA NÓSκαὶ ἔστιν θαυμαστὴ ἐν ὀφθαλμοῖς ἡμῶν – Gk. e é algo maravilhoso em nossos olhos

Só nos resta contemplar maravilhados os caminhos inescrutáveis de Deus que são revelados não só nos ensinos, mas também nas experiências do Messias” (R.T. France – TNIGTC in Mark – Eerdmans, pg. 464)

θαυμαστὴ - maravilhoso, incompreensível!

Ap. 15:3 Vi algo semelhante a um mar de vidro misturado com fogo, e, de pé, junto ao mar, os que tinham vencido a besta, a sua imagem e o número do seu nome. Eles seguravam harpas que lhes haviam sido dadas por Deus, e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: "Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Jó 36:26 Como Deus é grande! Ultrapassa o nosso entendimento; 37:5 A voz de Deus troveja maravilhosamente; ele faz coisas grandiosas, acima do nosso entendimento.

Romanos 11:33-36!

Com certeza isso tudo é muito maravilhoso para nós, pois é assim que somos salvos!

iv – a reação final para com a parábola de jesus (v.12)

12Então começaram a procurar um meio de prendê-lo, pois perceberam que era contra eles que ele havia contado aquela parábola. Mas tinham medo da multidão; por isso o deixaram e foram embora.

Esses homens, após serem confrontados com a verdade, reagem endurecendo ainda mais os corações!

Eles continuam a buscar uma maneira de cumprir a parábola dos lavradores.

MAS TINHAM MEDO DA MULTIDÃO” – eles não temiam o Senhor da vinha, mas temiam como o povo os veria!

* Queridos, ‘Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno’ (Mt 10:28).

CONCLUSÃO:

1 – Jesus é a pedra que foi desprezada por homens, mas aceita e exaltada por Deus. Hoje, Ele é a rocha da salvação!

Jesus é a pedra – a pedra de Daniel 2 – que destrói reinos e constrói o templo de Deus!

Jesus é a pedra angular, Ele é o fundamento, Ele é a pedra de remate e Ele é o construtor

At 4:11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.

Mt. 16:18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

Ef 2:20-22 Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 21edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,22Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

2- Hoje Jesus só pode ser uma pedra na sua vida:

1 – a pedra angular, na qual você é alicerçado mediante a fé e cresce nEla formando o templo de Deus;

ou

2 – Ele será pedra de tropeço, na qual você tropeçará, cairá e será destruído.

I Pe 2:6 4À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —5vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.6Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado".7Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, "a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular",8e, "pedra de tropeço e rocha que faz cair". Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.

Pai, com certeza isso tudo é tão maravilhoso aos nossos olhos. Verdadeiramente só nos resta contemplar admirados e agradecidos os seus caminhos em nossas vidas.

Obrigado por Jesus – o Filho Amado que salva o pecador! Obrigado por Jesus – a pedra angular que foi desprezada por homens, mas exaltada pelo Senhor e hoje forma o Seu maravilhoso templo.

Obrigado por não nos abandonar e continuar concedendo graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário