segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Hipocrisia – Marcos 12:13-17

 

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Hipocrisia – Marcos 12:13-17

Pregado na manhã de Domingo, do dia 19 de Setembro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 12:13-17 13 Mais tarde enviaram a Jesus alguns dos fariseus e herodianos para o apanharem em alguma coisa que ele dissesse. 14 Estes se aproximaram dele e disseram: "Mestre, sabemos que és íntegro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. É certo pagar imposto a César ou não? 15 Devemos pagar ou não? " Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, perguntou: "Por que vocês estão me pondo à prova? Tragam-me um denário para que eu o veja". 16 Eles lhe trouxeram a moeda, e ele lhes perguntou: "De quem é esta imagem e esta inscrição? " "De César", responderam eles.17Então Jesus lhes disse: "Dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". E ficaram admirados com ele.

Introdução e Contextualização:

Uma das grandes acusações das pessoas para com a igreja é a de que as igrejas estão cheias de hipócritas. Muitos dizem, ‘Eu não vou para um lugar que está cheio de pessoas falsas e hipócritas’. Hipocrisia se tornou um grande obstáculo para que as pessoas venham à igreja para escutar o Evangelho. A objeção de que a igreja é um lugar permeado de hipocrisia está entre as dez objeções mais dadas pelas pessoas para não freqüentarem uma igreja.

Poderíamos simplesmente responder essa objeção como o Dr. D. James Kennedy, ‘Bem, tem sempre um lugar para outro’, mas creio que a igreja de Jesus precisa realmente entender, se defender e atacar esse pecado que tanto atrapalha a propagação do Evangelho.

A primeira coisa que precisamos entender é que hipocrisia é um pecado que não estava limitado só aos fariseus. A hipocrisia ronda todas as pessoas e em várias esferas de nossas vidas.

CONTEXTO:

Continuamos caminhando com Jesus em seu terceiro dia da sua última semana em Jerusalém. Jesus condenou o Templo de Israel e os líderes religiosos estão fervendo de raiva – eles estão procurando um meio de condenar Jesus.

Eles querem de alguma forma que Jesus fale algo que fará com que as pessoas se tornem contra Ele ou que os governantes romanos possam condená-Lo à morte.

Essa caçada a Jesus é o foco desse terceiro dia. 1- Tentaram apanhá-Lo com a questão da autoridade (11:27-33) – para a qual Jesus responde com uma parábola de condenação (12:1-11); 2 – A ira dos líderes religiosos aumenta ainda mais e eles passam a planejar um meio de prender Jesus (12:12); 3 – Nessa intensa busca para acabar com Jesus, o Sinédrio envia um grupo de fariseus e herodianos na tentativa de colocar Jesus dentro da arapuca com uma pergunta sobre impostos, mas não irá funcionar (12:17c); 4 – Por isso eles buscam uma nova alternativa enviando os saduceus para questionarem Jesus sobre a ressurreição (12:18-27); 5 – Visto que os saduceus também foram incapazes de apanhar Jesus eles enviam um mestre da lei para saber de Jesus qual o maior dos mandamentos. Jesus apanha esse homem em sua astúcia e faz com que o show de perguntas se encerre (12:34). Visto que o plano A fracassou eles partirão para o plano B que é contratar um hipócrita – Judas (14:10-11)

Divisão do Estudo:

i – os hipócritas (v.13) III – a hipocrisia desmascarada (V.15-17)

ii – a hipocrisia (v.14-15)

I – OS HIPÓCRITAS (v.13)

13 Mais tarde enviaram a Jesus alguns dos fariseus e herodianos para o apanharem em alguma coisa que ele dissesse.

MAIS TARDE” - Após a parábola de julgamento contada por Jesus sobre os lavradores injustos que mataram os escravos e o filho amado do dono da vinha, os líderes religiosos saíram para bolar um outro plano (12:12). Esse ‘mais tarde’ se refere a algum tempo depois desse disparo feito por Jesus.

ENVIARAM A JESUS ALGUNS DOS FARISEUS E HERODIANOS” - É muito provável que esse envio veio do Sinédrio.

O Sinédrio (Synedrionsyn = junto / hedra =assento) era a corte suprema dos judeus em Jerusalém. Esse grupo era constituído de sacerdotes (levitas), membros de famílias ricas (saduceus e fariseus) e escribas. Eles tomavam as decisões para com as situações religiosas em Jerusalém.

O que nós temos aqui é a suprema corte dos judeus contra Jesus! E essa suprema corte envia pessoas de dois grupos diferentes:

FARISEUS - grupo religioso que se desenvolveu durante o período Macabeu. Eles eram os ‘separatistas’, um grande foco na separação e pureza – adoravam as tradições orais.

HERODIANOS - Esse era um grupo de pessoas que apoiava o reinado de Herodes Antipas. Eram comparados com os saduceus, pois a preocupação deles era muito mais política do que religiosa.

Esses dois grupos se odiavam. Os fariseus eram totalmente contra as idéias dos herodianos. Esses dois grupos eram contrários em suas crenças:

FARISEUS

HERODIANOS

LEGALISTAS

SINCRETISTAS

MUITO RELIGIOSOS

POUCO RELIGIOSOS

PREOCUPADOS COM A LEI DE DEUS

PREOCUPADOS COM A LEI DE ROMA

QUEREM HONRAR A DEUS

QUEREM HONRAR A CESAR

RESISTIAM AO GOVERNO

COLABORAVAM COM O GOVERNO

Apesar de todas essas diferenças eles se unem no assunto que menos concordavam na tentativa de destruir Jesus! Jesus é a solda que cola a ira desses dois grupos!

* Essa é uma marca da batalha de satanás contra a verdade de Deus – na busca para destruir a verdade, satanás junta grupos que são contrários uns aos outros para perseguir e abolir a verdade!

- Muitas vezes pessoas de religiões diferentes se juntam para criticar a verdade da Palavra de Deus, para perseguir a igreja do Senhor, para confrontar os cristãos.

* A verdade não se ajunta com a mentira, mas a mentira se ajunta com outras mentiras!

Então esses dois grupos que eram tão contrários um ao outro – esses dois sistemas de crenças - se unem na tentativa de pegar Jesus. Algo realmente macabro e diabólico!

Há 2 grandes forças que unem pessoas de filosofias e costumes diferentes: o amor e o ódio.

Veja como pessoas se unem para ajudar vitimas de desastres – esse é o poder do amor. O poder do amor foi o que fez com que a igreja primitiva mudasse todo um mundo.

Mas ódio também tem o poder de unir as pessoas para conspirarem contra algo que elas odeiam. Veja que nos países do oriente médio, apesar de se odiarem e serem bem diferentes, eles se unem no ódio contra os EUA e contra o cristianismo. Sl 2:1-2 1Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão?2Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem:

** Muitas vezes vemos isso no trabalho e na igreja: pessoas se unem em ódio para criticar e derrubar alguém.

Por que o Sinédrio enviou esses dois grupos?

para o apanharem em alguma coisa que ele dissesseἵνα αὐτον ἀγρεύσωσιν λόγῳ

Após serem confrontados várias vezes pela verdade do Evangelho, esses homens se endurecem ainda mais. Eles querem APANHAR - ἀγρεύω – apanhar como caça – em armadilha ou rede.

ἀγρεύσωσιν λόγῳ - Eles querem apanhar Jesus em Suas palavras. Eles querem apanhar Aquele que é a Palavra (λόγος) em Sua palavra.

O que eles querem com a pergunta é colocar Jesus dentro da armadilha.

Veja Lucas 20:20-21 Pondo-se a vigiá-lo, eles mandaram espiões, que se fingiam justos, para apanhar Jesus em alguma coisa que ele dissesse, de forma que o pudessem entregar ao poder e à autoridade do governador.

* Esses homens se juntam não para buscarem a verdade, não para serem santificados, não para serem mudados, mas para tentarem pegar Jesus! Eles maquinam o malMq 2:1 Ai daqueles que planejam maldade, dos que tramam o mal em suas camas! Quando alvorece, eles o executam, porque isso eles podem fazer.;Pv 12:20 O engano está no coração dos que maquinam o mal, mas a alegria está entre os que promovem a paz.

Que você jamais se deite pensando e maquinando o mal contra outras pessoas!

Os hipócritas são esses homens, que como Lucas explica, ‘se fingiam justos’.

Essa é a marca de um hipócrita – alguém que se finge de justo!

Finge que se importa com as coisas de Deus. Finge que se importa com a santidade de Deus. Finge que se importa com as pessoas. Mas na verdade ele só se importa consigo mesmo.

II – a hipocrisia (V.14)

14 Estes se aproximaram dele e disseram: "Mestre, sabemos que és íntegro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. É certo pagar imposto a César ou não? 15 Devemos pagar ou não?

O relato do que ocorre no templo parece uma cena de filme ou de teatro.

A CENA:

Estes se aproximaram dele e disseram: "Mestre” – Esses fariseus e herodianos se aproximam de Jesus e usam um termo de muita reverência – MESTRE (διδάσκαλε) – alguém com muito conhecimento, equivalente a rabino.

sabemos que és íntegro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade [οἴδαμεν ὅτι ἀληθὴς εἶ καὶ οὐ μέλει σοι περὶ οὐδενός· οὐ γὰρ βλέπεις εἰς πρόσωπον ἀνθρώπων, ἀλλ’ ἐπ’ ἀληθείας τὴν ὁδὸν τοῦ θεοῦ διδάσκεις] -

O show começou! Eles elogiam Jesus de forma não feita até então. Ninguém falou assim de Jesus até agora.

Veja que os adjetivos são os elogios mais importantes que alguém poderia dar para um líder religioso – isso é o que um professor/pastor mais gostaria de ouvir:

a – ÍNTEGRO (ληθής) – alguém que é sincero, tão verdadeiro que é totalmente digno de confiança.

b – não te deixas influenciar por ninguém - As convicções são tão profundas que ele não é influenciado. Gk. Não se importa com ninguém, não se importa com quem está falando – sempre fala a verdade.

c – porque não te prendes à aparência dos homens (γὰρ βλέπεις εἰς πρόσωπον ἀνθρώπων,) – o sentido da frase é de que Jesus não se importa de falar a verdade, pois Ele não olha para a face das pessoas. Os juizes não olhavam na cara dos que estavam sendo defendidos para não gerar parcialidade.

d - mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade – Eles afirmam que os ensinos de Jesus são os ensinos verdadeiros de Deus.

* O que é isso? Eles realmente reconheceram Jesus como o maior de todos? Não! Essas palavras todas fazem parte da encenação para apanhar Jesus.

Eles elevam a barra no degrau mais alto para depois pedirem que Jesus pule. Eles colocam os mais nobres perfumes em Jesus para depois jogá-Lo na lama com os porcos. Ao levantarem o ego de Jesus, eles esperam que Jesus tenha que responder de acordo com os elogios deles.

* Uma característica de pessoas e religiões superficiais: falam tudo para conseguirem o que querem! [fala bem de outras religiões para ser agradável – alguém fala bem de uma religião e a pessoa concorda]

* Eles cobriram a carnalidade, o pecado e a maldade atrás dessas palavras! É como a figueira, exteriormente estava linda, mas dentro estava tudo podre!

Essa é uma cena muito triste, pois eles falam a verdade sobre Jesus, mas eles nunca creram nessa verdade! É algo trágico!

Eles estão se condenando, pois:

1 – Eles sabiam que essas coisas eram verdade sobre Jesus e não quiseram aceitar.

2 – Eles estavam mentindo descaradamente para o Senhor.

Há muitas pessoas nas igrejas, que se dizem cristãs, mas que se comportam da mesma forma que esses homens – falam coisas belas sobre Jesus, sobre Deus, mas o coração está longe do Senhor, sempre há um interesse por trás das palavras.

FALSA BAJULAÇÃO! Falsidade para com o Senhor Jesus.

Os lábios desses homens estão transbordando de falsidade e mentira!

Pv 26:28 A língua mentirosa odeia aqueles a quem fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína. (ver Sl 12:1-3)

Mc 7:5-6 Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: "Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’?"Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

Que você jamais se achegue a Jesus dessa forma!

O que eles estão fazendo é colocando a máscara de um artista – eles falam a verdade, coisas belas, mas o coração odeia o que os lábios estão proclamando.

Jesus classifica essa atitude deles como HIPOCRISIA (v.15)

HIPOCRISIA - ὑπόκρισις – palavra usada para atores que usavam máscaras diferentes para as apresentações. A palavra era usada para quem encenava e atuava como ator. O hypokrites era uma pessoa que entrava no palco para explicar e interpretar a cena e também a pessoa que atuava com as diferentes máscaras.

A definição simples de hipocrisia é falsidade. Hipocrisia é aparentar e representar algo exteriormente que não é verdadeiro no interior.

Como Lucas definiu em 20:20 – Hipocrisia é fingimento. Você finge ser alguém que não é, finge ter algo que não tem, finge crer em algo que não crê. Esse tipo de atitude pecaminosa tem permeado a sociedade e a igreja.

Hipocrisia marcou o judaísmo de tal forma que um rabino chegou a dizer que 90% dos hipócritas do mundo todo estavam em Jerusalém. O judaísmo passou a ser uma religião falsa, só de aparências e atos exteriores! Os profetas condenaram a hipocrisia de Israel (ex. Isaias 1:11-15), João Batista condenou a hipocrisia de Israel; e Jesus condenou severamente o pecado da hipocrisia [Mt. 6:2,5,16;15:7; 23:13,15,23,25,27,29;24:52)!

QUEM PODE SER UM HIPÓCRITA:

* Antes de continuarmos é importante que fique claro que ser um hipócrita não está reservado só para os fariseus dos dias de Jesus; não é algo especial só para líderes religiosos, não é só para pastor – esse é um pecado que consome TODAS as pessoas. TODOS estão vulneráveis a esse pecado!

A hipocrisia é um pecado que afeta todas as pessoas. A pessoa pode ser hipócrita em casa, no trabalho, na vizinhança, com a família e principalmente com afazeres religiosos!

Hipocrisia é um pecado ao qual todos estamos sujeitos. É um pecado que, como qualquer outro, está sempre pronto a nos atacar.

Gl 2:11-14 11 Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável.12 Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.13 Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia [συνυποκρίνομαι -juntos na hipocrisia], de modo que até Barnabé se deixou levar.14 Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: "Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?

Pedro e Barnabé caíram no pecado da hipocrisia – isso mostra que todos são vulneráveis a esse pecado.

O que aconteceu? Paulo confrontou os dois.

Qual a reação deles? Muitos quando são confrontados com o pecado da hipocrisia ficam ainda mais irados e se tornam ainda mais hipócritas – Pedro e Barnabé nos deixam o exemplo de humildade e aceitam a correção.

A Bíblia exorta todos os cristãos a se despirem dessa prática pecaminosa: I Pe 2:1 Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

Hipocrisia é um ataque à onisciência e à graça de Deus!

O pecado da hipocrisia é severamente condenado por Jesus! As palavras mais duras de Jesus são para pessoas hipócritas. Por que é tão profundo esse pecado? “Hipocrisia religiosa é praticamente um ateísmo que zomba de Deus. Para ser um hipócrita você deve louvar a Deus enquanto faz de conta que Deus não vê e não sabe a verdade sobre a sua vida” (Richard Phillips – Tabletalk Ligonier October 2009)

Hipocrisia é declarar com ações externas (cantando, falando, indo na igreja), mas com o coração afirmar que não existe um Deus todo poderoso! Mc 7:5-6"Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

Ataca a onisciência de Deus, pois você age como se o Senhor não pudesse ver a condição verdadeira do seu coração. Você canta louvores, mas seu coração está no almoço, na preocupação com outras coisas. Você escuta a pregação, mas a sua mente está no que vai acontecer durante a semana. O sorriso é posto domingo de manhã, mas a semana toda a pessoa não orou, não pensou e nem se importou com os membros da igreja.

Mc 7:5-6 "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

Ataca a graça, pois ao invés de buscar perdão e transformação a pessoa simplesmente faz de conta que Deus tem mudado ela. A pessoa demonstra para as pessoas um grau de santidade e relacionamento com o Senhor, mas na verdade a pessoa não sabe o que é estar a sós com Deus e ser transformado pelo toque gracioso do Espírito Santo. Ver Rm 2:1-5

Após todo o confete que foi jogado, agora eles partem para o ataque:

É certo pagar imposto a César ou não? 15 Devemos pagar ou não?

Após falarem várias coisas belas agora eles lançam a rede!

Essa pergunta é como uma espada de dois gumes – ela corta dos dois lados. A questão sobre imposto não é uma pergunta qualquer, ela mexia com as emoções e convicções de todos!

Essa pergunta revela que o coração de um hipócrita é cheio de ENGANO. O que eles estão fazendo é uma tentativa de enganar Jesus. Eles não querem a verdade, eles querem enganar Jesus!

Eles já haviam enganado as outras pessoas com belas palavras e uma aproximação ‘pacífica’ e agora eles querem enganar Jesus.

Falaremos mais da implicação político-religiosa dessa questão no próximo estudo. O que precisamos observar é como a falsidade opera de forma maligna.

1 – Eles se aproximaram de Jesus. Muitos de aproximam de pessoas que não gostam para conseguir algo. Pessoas se aproximam de cristãos e igrejas para conseguirem algo.

2 – Eles disseram várias coisas que eles nunca acreditaram. Assim também, muitos dizem coisas que o coração nunca creu para conseguirem algo do próprio interesse [alguns professam amor a Jesus para conseguir uma namorada; outros professam amor a Jesus para conseguirem ajuda da igreja; outros professam amor por um irmão da igreja para conseguir alguma coisa].

3 – O envenenamento se dá de forma sutil e bela. O veneno é sempre colocado em prato gostoso. A pessoa encobre as intenções malignas.

* Qual o remédio? Discernimento espiritual! Precisamos estar em constante comunhão com o Espírito Santo – através da oração e leitura da Palavra – para não sermos apanhados por pessoas hipócritas!

Lucas 20:23 Ele percebeu a astúcia deles e lhes disse... A astúcia de homens falsos deve ser combatida com a Espada do Espírito!

iII – a hipocrisia desmascarada (vs.15)

15 Devemos pagar ou não? "Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, perguntou: "Por que vocês estão me pondo à prova?”

MAS JESUS PERCEBENDO (εἰδὼς / οἶδα – saber, distinguir) A HIPOCRISIA DELES

Jesus vê e sabe todas as coisas! Aos olhos das pessoas esses homens pareciam puros buscadores da verdade. Aos olhos dos homens, esses líderes religiosos eram gente que honestamente estava honrando e buscando a verdade de Jesus! Mas Jesus sabia o que se passava no coração daqueles homens! Jesus sabia que o que havia saído daqueles lábios era puro veneno!

Jesus sabe e distingue o que se passa no coração dos homens.

Jo 2:24-25 Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem.

Jesus vê o seu coração. Ele vê a sua hipocrisia! Você pode enganar a homens, mas você jamais conseguirá enganar a Deus.

Você pode entrar na igreja e abrir aquele belo sorriso, dar aquele abraço forte, cantar louvores em alta voz – mas Jesus sabe o que está realmente passando em seu coração.

Apocalipse 1:14 e 19:12 descreve Jesus como alguém que tem olhos como ‘chama de fogo’ – isso significa a percepção penetrante da onisciência de Cristo.

Nenhum hipócrita consegue se esconder desse Cavaleiro que tem olhos de fogo. Ele anda no nosso meio e examina os corações.

Mt 22:18 Mas Jesus, percebendo a má intenção deles, perguntou: "Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova?

* Lembra como eles haviam descrito Jesus? Jesus age da forma que eles haviam descrito – alguém que fala a verdade na cara e não se preocupa com os homens!

Lucas 20:23 Ele percebeu a astúcia deles e lhes disse

COMO DIAGNOSTICAR A HIPOCRISIA EM NOSSAS VIDAS E NA VIDA DA IGREJA:

1 – Uma busca para que as pessoas te reconheçam. A pessoa tem preocupação do que os outros pensarão dela [Mt 6:5,16 E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa,16 Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa].

2 – Se não bastasse a busca pelo reconhecimento de homens, a pessoa passa a viver para ser louvada – não basta só ser reconhecida, ela precisa ser exaltada pelos outros [Mt 6:2 Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.].

3 – Encobre os próprios pecados apontando e maximizando os pecados das outras pessoas. A pessoa adora falar mal dos pecados dos outros [Lc 6:42 41 Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho’, se você mesmo não consegue ver a viga que está em seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão].

4 – Alegra-se na falsidade. O hipócrita se sente bem e satisfeito quando a sua falsidade é exaltada e reconhecida entre os homens. A pessoa ao invés de sentir remorso e arrependimento por ser exaltada pela mentira, ela se sente bem e tem a coragem de falar que é a graça de Deus!

5 – Grande preocupação com as tradições de homens; mais preocupado com as tradições de homens do que com a graça e misericórdia de Deus – isso pode ser visto em igrejas ‘tradicionais’ [Mc 7:5-6 Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: "Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’?"Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.8 Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens]

6 – Vontade em agradar a homens mais do que a Deus. A pessoa se preocupa tanto em ser bem vista e aceita entre as pessoas que ela compromete a Verdade da Palavra – foi isso o que aconteceu com Pedro. Ele colocou uma máscara que negava a verdade de Deus para agradar os outros judeus

Gl 2:11-14 11 Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável.12 Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.13 Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia [συνυποκρίνομαι -juntos na hipocrisia], de modo que até Barnabé se deixou levar.14 Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: "Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?.

Geralmente essa máscara é colocada para conseguir algo em troca!

Esse pecado é sério e merece nossa atenção, pois há severa condenação para os hipócritas:

Em Mateus 23:13,14,15,23,25,27 Jesus usa a palavra ‘Ai’ – isso é uma expressão/interjeição (palavra que expressa um sentimento) de julgamento e condenação!

A grande condenação é que a recompensa de um hipócrita já foi dada [Mt 6:16 Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa] – terrível! No último dia, no dia da sua morte, quando você estiver de frente com o Juiz dos juízes, Ele declarará que a sua recompensa não é a eternidade ao lado do Cordeiro, mas que a sua recompensa já foi dada – você foi visto e aceito pelos homens!

A condenação se torna severa, pois você gera outros hipócritas!

Mt 23:15 Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês – O hipócrita cria outros hipócritas [veja a Igreja Universal, Renascer, Mundial do Poder – os discípulos desses grandes líderes seguem o mesmo exemplo de hipocrisia].

Outro motivo para a severidade da condenação é que o hipócrita professa crer em Deus, fala de Deus, mas o coração nega a existência de um Senhor que consegue ver o coração enganoso.

Rm 2:1-5 1Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas.2Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade.3Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus?4Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?5Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

Mas há cura! Há remédio para essa terrível doença - a hipocrisia:

A solução vem dos lábios dos próprios hipócritas (triste, não?!)

Ver 12:14 Estes se aproximaram dele e disseram: "Mestre, sabemos que és íntegro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade

SEGUIR O EXEMPLO DE JESUS. ELES DEFINEM JESUS COMO:

1 – “SINCERO” – Você precisa ser verdadeiro! Ore por isso, clame por isso, trabalhe isso no seu caráter! Que o seu sorriso, seu aperto de mão e abraço sejam sinceros – algo verdadeiro. Que sua vida seja verdadeira.

Tiago 1:5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida; 3:17 Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera [ἀνυπόκριτος - sem hipocrisia].

Que a nossa igreja – começando por cada um individualmente – seja uma igreja verdadeira!

Rm 12:9 O amor deve ser sincero (NVI)/ O amor seja não fingido (ACF) [ἀνυπόκριτος – sem hipocrisia] . Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.10Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.

Que o seu amor pelo Senhor Jesus seja anupokritos, pois quando você amar a Jesus sem fingimento, sem religiosidade, mas com sinceridade, você não precisará procurar os aplausos e reconhecimento dos homens! A sua satisfação estará toda nEle e só a Ele você irá querer agradar! Isso é cingir os lombos com o cinto da verdade (Ef. 6:14)

E quando amamos a Jesus sem hipocrisia, daí então amamos nossos irmãos em Cristo de forma genuína!

Que o amor nosso seja anupokritos! Sem hipocrisia, sem máscara. Que os sorrisos, os abraços e os apertos de mãos sejam genuínos, que eles sejam reflexos da vontade de estar em comunhão com a igreja.

2 – “não te deixas influenciar por ninguém” – A partir do momento que você é influenciado pelo que os outros pensam, você passa a viver de forma que agrade os outros.

Isso reflete uma coisa profunda – temor de homens! Temor de homens é tolice, pois Provérbios nos diz “O temor do Senhor é o principio da sabedoria” (9:10).

Quando homens te influenciam, você trava e não consegue mais falar e nem viver a verdade!

Para não ser influenciado é necessário ter uma profunda convicção do que você acredita – você precisa conhecer!

3 – “NÃO OLHAS PARA O HOMEM/NÃO TE PRENDE A APARÊNCIA, MAS ENSINAS O CAMINHO DE DEUS CONFORME A VERDADE

Jesus não se importava em falar a verdade, pois Ele não ficava olhando para os homens com temor, mas olhava para o Pai.

Como cristãos devemos falar a verdade sempre, independente de quem está na nossa frente!

* E muitas vezes inimigos serão gerados – familiares irão se opor, mas faz parte da promessa de Jesus (Mt.10:34)

CONCLUSÃO:

O Senhor busca adoradores que o buscam em Espírito e em Verdade. Uma vida que adora ao Senhor verdadeiramente precisa ser sincera, precisa ser sem hipocrisia. E o único modo para termos uma vida sincera e verdadeira é estando presos àquele que é a Verdade – Jesus!

I Pe 2:1 Livrem-se [ἀποτίθημι –deixar de lado, as roupas que eram colocadas de lado para o batismo], pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

Corra para Jesus, clame por Ele, clame por sabedoria, esteja imerso em Jesus e a hipocrisia não terá vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário