terça-feira, 21 de junho de 2011

Um Novo Conceito: Misericórdia! – Marcos 10:46-52

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Um Novo Conceito: Misericórdia! – Marcos 10:46-52

Pregado na manhã de Domingo, do dia 19 de Junho de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 10:46-52 46 Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. 47 Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!".48 Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" 49Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando".50Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus. 51"O que você quer que eu lhe faça? ", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver! "52"Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho.

Introdução e Contextualização:

Na França havia uma menina pobre e cega que conseguiu o Evangelho de Marcos em braile. Ela aprendeu a ler com as pontas dos dedos. Devido a leitura constante, seus dedos ficaram calejados e consequentemente a sensitividade do toque diminuiu ao ponto dela não sentir mais o que lia com os dedos. Ela não conseguia mais distinguir as letras e palavras. Ela ficou tão desesperada pela Palavra de Deus que literalmente cortou as peles com os calos na esperança de restaurar o sentido do toque, mas ao fazer isso ocorreu que ela perdeu de vez toda a sensibilidade dos dedos. Confrontada com a realidade inevitável que ela deveria desistir do seu amado Livro, com grande lamento e lágrimas, ela pressionou o livro de Marcos em braile contra seus lábios e disse, “Adeus, adeus, doce palavra do meu Pai Celestial!”. Para sua surpresa, ela descobriu que seus lábios eram mais sensíveis que seus dedos e que era capaz de distinguir as letras. Ela passou a noite toda buscando a Palavra de Deus com os lábios e se encheu de alegria com essa maravilhosa provisão do Senhor (http://www.dare2share.org/students/the-missing-piece-to-your-life/).

Quem é cego? Essa menina que vê a beleza do Evangelho na face de Cristo ou aqueles que têm olhos e não conseguem ler e se deleitar nas palavras escritas neste magnífico evangelho?

Jo 9:39-41 -39 Disse Jesus: "Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos".40 Alguns fariseus que estavam com ele ouviram-no dizer isso e perguntaram: "Acaso nós também somos cegos? "41 Disse Jesus: "Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece".

O pior tipo de cegueira é a cegueira espiritual! O pior tipo de cego é aquele que diz que consegue ver, mas na verdade não vê absolutamente nada!

A história do cego Bartimeu é uma maravilhosa demonstração de que bem-aventurado é o homem que consegue enxergar seu estado espiritual – sua necessidade da misericórdia de Deus. Muitas vezes a visão natural é um grande empecilho para isso, pois a pessoa olha para si e vê as grandes aquisições, os maravilhosos bens materiais, as lindas paisagens que podem ser vistas em diversas viagens e como consequência acaba não vendo algo muito mais profundo: a carência urgente da misericórdia de Deus!

Que o Senhor nos conceda graça para vermos as coisas espirituais! Que o Espírito Santo, através da Luz do Evangelho, ilumine nossos olhos para vermos a beleza do Evangelho da Cruz de Cristo e a nossa carência pela misericórdia de Deus. E uma vez que nossos olhos forem abertos para isso, que nós também nos tornemos dispensadores de misericórdia – Mt. 5:7 - Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia!

CONTEXTO:

O Evangelho de Marcos pode ser dividido em 3 grandes partes:

I – Na Galiléia (1:1-8:21); II – No Caminho de Jerusalém (8:22-10:52); III – Em Jerusalém (11:1-16:8). Chegamos agora ao fim da Segunda Parte. Essa é a última história de Jesus antes de chegar em Jerusalém. Este é o último milagre de cura e misericórdia antes da crucificação de Jesus.

Essa Segunda Parte do Evangelho que cobre de 8:22 – 10:52 é interessante, pois ela começa e termina com a cura de cegos. Essas curas, além do aspecto físico, revelam também o aspecto espiritual dos discípulos, que careciam do toque misericordioso de Cristo para que entendessem o significado real da vida de Jesus.

Divisão do Estudo:

I – misericórdia clamada - bartimeu (vs.46-48)

ii – misericórdia concedida – jesus (vs.49-52a)

III – misericórdia aplicada - bartimeu (v.52b)

I – misericórdia clamada - bartimeu(vs.46-48)

46 Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. 47 Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!".48 Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!"

A – O LOCAL:

“CHEGARAM A JERICÓ --- Jesus e os discípulos estavam na região da Judéia a caminho de Jerusalém (10:1,32). Saindo da Judéia, após cruzar o rio Jordão, chega-se em Jericó, que significa ‘perfumada’ ou ‘fragrância’ ( há muitas flores e mel naquela região). “É um maravilhoso oásis, conhecido como a ‘cidade das palmeiras’ (Dt 34:3;Jz 3:13)” (Dicionário Ilustrado da Bíblia – Vida Nova). Havia muita água naquela região, tornando aquele local um imenso jardim. Marco Antônio deu aquela região como presente para Cleópatra.

Havia duas cidades com o nome de ‘Jericó’ nos dias de Jesus:

1A Jericó do A.T. = uma das cidades mais antigas de toda a Palestina. Essa foi a cidade tomada por Josué. Localizada aproximadamente 8 km a oeste do Jordão e 28 km a nordeste de Jerusalém. Inabitada.

2 A Jericó do N.T. = muito próxima da antiga Jericó. “Nos primeiros anos de Herodes, o Grande, os romanos saquearam Jericó. No entanto, tempos depois, Herodes embelezou a cidade e acabou morrendo lá” (Dicionário Ilustrado da Bíblia – Vida Nova). Herodes construiu seu palácio de inverno naquela cidade. Ele e outros governadores escapavam do frio de Jerusalém indo para esse oásis.

As duas Jericós ficavam muito próximas uma da outra – por isso Lucas diz que Jesus estava entrando (Lc.18:35) enquanto Mateus e Marcos dizem que Ele estava saindo.

A subida para Jerusalém leva cerca de oito horas.

A estrada para Jerusalém não era das mais seguras (Lc 10:30)!

**Foi em Jericó que vemos os últimos dois grandes milagres de misericórdia de Jesus, antes do seu último e mais tremendo milagre – a ressurreição (haverá o milagre da figueira, mas é um milagre parabólico de maldição). Os dois últimos milagres de misericórdia:

A – A cura e salvação de um cego desprezado: Bartimeu.

B – A salvação de um impostor desprezado: Zaqueu.

Dois perdidos são encontrados, dois pecadores são perdoados, dois desprezados são honrados! Jericó, a cidade que havia sido amaldiçoada por Deus, agora encontra a misericórdia de Deus!

v. 46 “JUNTAMENTE COM UMA GRANDE MULTIDÃO” – Esse grupo era uma mistura de discípulos e outras pessoas que estavam a caminho de Jerusalém. Estava chegando a época da Páscoa e um grande número de pessoas se ajuntava para ir a Jerusalém. É muito provável que essas pessoas sejam também seguidoras de Jesus vindas da Galiléia para a Páscoa em Jerusalém.

Essa ‘multidão’ tem um papel importante nessa história: a) desencoraja Bartimeu; b) depois o encoraja; c) faz a festa na chegada a Jerusalém (11:8-9).

Jesus havia ressuscitado Lázaro em Betânia, que é bem próxima de Jericó. Muitos haviam ouvido falar de Jesus e dentro Jericó muita gente queria ver Jesus (Lc. 19:3) – por isso conseguimos entender que realmente havia uma multidão de pessoas.

“ESTAVAM SAINDO DA CIDADE” – Jesus passou pelo menos um dia em Jericó.

Foi nessa cidade que Ele se encontrou com Zaqueu (Lc 19:1-10). Lucas diz que Jesus estava entrando na cidade (a região que englobava as duas Jericós era grande, então um dos autores poderia estar se referindo a antiga Jericó, enquanto o outro se referia a nova Jericó).

[Calvino diz em seu comentário que Bartimeu começou a gritar e clamar pelo Senhor quando Jesus havia entrado na cidade, mas a cura só ocorreu quando Ele estava deixando a cidade – testando a fé de Bartimeu.] lguns comentaristas acham que Jesus estava entre as duas cidades, saindo da antiga Jeric

B – O PERSONAGEM:

1- QUEM ERA:

“O FILHO DE TIMEU, BARTIMEU” – O nome Bartimeu significa: filho de Timeu [ υἱὸς Τιμαίου Βαρτιμαῖος].

Em aramáico significa Filho da Impureza.

Em grego significa Filho da Honra/Reverência. Que contraste! O Filho da Honra se encontra cego, desprezado, amaldiçoado e tendo que pedir para sobreviver.

Mateus relata que havia 2 cegos (Mt.20:30) – se havia dois, então havia um! Não há contradição alguma. Na maioria das vezes os cegos ficavam perto de outros.

Marcos é o único que menciona o nome dele. Muitos acreditam que Marcos foca em Bartimeu, pois ele era conhecido nas igrejas primitivas para as quais Marcos escreveu. Ele é o único entre todos os enfermos curados por Jesus a ser chamado pelo nome [no evangelho de Marcos]! O único que segue a Jesus juntamente com os outros discípulos!

Ele é o 13º e último personagem na trama narrada por Marcos. O último a receber um milagre de misericórdia da parte de Jesus, o único a receber um nome e passa a ser o grande exemplo de discípulo!

2 - A CONDIÇÃO DE BARTIMEU:

“ERA CEGO E ESTAVA SENTADO À BEIRA DO CAMINHO PEDINDO ESMOLAS” – Geralmente cegos ficavam à beira das estradas pedindo esmolas. Principalmente quando se ouvia o barulho de muitas pessoas. Mais pessoas = mais esmolas!

CEGO – cegos ainda são desprezados hoje em dia, quanto mais naqueles dias!

Cegueira era e é algo muito comum no Oriente Médio.

· O tracoma é uma doença infecciosa causada por um parasita e é responsável por 15% da cegueira do mundo, sendo considerado como um mal endêmico nos países do Oriente Médio.

· Poeira, sujeira, certa falta de higiene e a inexistência de antibióticos fazia com que a cegueira fosse algo até meio que comum.

· Muitos achavam que cegueira era maldição de algum pecado – João 9:2 - E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

Bartimeu era considerado um homem amaldiçoado por Deus! Totalmente desprezado e rejeitado pela sociedade e religião da época!

A condição de Bartimeu mostra de forma clara a situação do judaismo sem Jesus Cristo – uma seita que serve para destruir ainda mais as pessoas. Ele ilustra um mundo em grande carência, um mundo sob a sombra da morte. Mostra também que a religião judaica era incapaz de ajudá-lo. E além de não ajudá-lo fazia a situação ainda pior – excluindo-o e fazendo com que Deus parecesse estar ainda mais longe (Bolt, Peter – The Cross from a Distance – IVP).

3 – A AÇÃO DE BARTIMEU::

V.47“QUANDO OUVIU QUE ERA JESUS COMEÇOU A GRITAR:” – Veja o relato em Lc. 18:36-37 - E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava..

Apesar de ser cego, o Senhor lhe havia concedido o dom da audição e foi esse dom que ele usou para descobrir quem estava se aproximando.

Ele escutou o barulho e as vozes da multidão e perguntou: “O que está acontecendo?” – o Espírito Santo já estava trabalhando no coração de Bartimeu.

Veja a resposta dos que ‘viam’: “O Jesus de Nazaré está passando.” Jesus era um nome comum, por isso eles especificam quem é esse Jesus, não citando um termo messiânico, mas a cidade de origem. Para essas pessoas que ‘viam’, Jesus era apenas um homem de Nazaré, cidade desprezada.

Ao escutar que Jesus de Nazaré estava ali, Bartimeu começou a gritar para chamar a atenção de Jesus.

“GRITAR” -- κράζω – grito muito alto – como o de uma mulher que grita em dores de parto (Ap 12:2). At. 7:57 - Mas eles taparam os ouvidos e, gritando bem alto (krazo), lançaram-se todos juntos contra ele.

Ele não teve vergonha de gritar o mais alto que ele podia. Ele sabia a situação em que se encontrava e sabia que só havia uma pessoa que poderia verdadeiramente ajudá-lo – e ele sabia que essa era, talvez, a única chance.

Veja o que Bartimeu gritava:

“JESUS FILHO DE DAVI, TEM MISERICÓRDIA DE MIM!” --

Jesus, o Nazareno, se torna Jesus o Filho de Davi!

Enquanto os que ‘viam’ só viam Jesus como um homem de Nazaré, esse cego vê Jesus como o tão esperado Messias!

Filho de Davi -- υἱὲ Δαυίδ Ἰησοῦ -- é um termo messiânico assim como Χριστός. Um termo que se refere à autoridade do Messias de se assentar no trono para reinar e governar Israel – assim como o rei Davi fez.

II Sm 7:8-16 – Aliança Davídica - 12 Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele.13 Será ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre.14 Eu serei seu pai, e ele será meu filho..

Ez 34:23-24 – Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor. Eu, o Senhor, serei o seu Deus, e o meu servo Davi será o líder no meio delas. Eu, o Senhor, falei.

Mt.1:1 – tanto na genealogia de Mateus como na de Lucas, Jesus é `Filho de Davi`- Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:

Lc 1:31-35 –(anjo Gabriel conversa com Maria) -Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.32Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,33e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim". .

Ele é o único fora do grupo dos doze que chama Jesus por um título messiânico. Nenhum outro dos que haviam pedido por um milagre tinha se direcionado a Jesus com um título messiânico.

O local em que essa declaração é feita é de extrema importância: Jesus está prestes a entrar na cidade real (Jerusalém) – a cidade de Davi – onde o Templo estava localizado. Bartimeu vê Jesus como o tão esperado descendente de Davi. Mais tarde essa frase estará nos lábios de muitos (11:9-10).

** O cego é o único que vê quem realmente é Jesus! Ele vê Jesus como o Filho de Davi – o Messias tão esperado por todos. A visão espiritual saudável de Bartimeu ficará ainda mais óbvia quando ele não pede poder e nem status, mas visão para poder seguir a Jesus como um discípulo!

“JESUS FILHO DE DAVI, TEM MISERICÓRDIA!”

Ele não pede justiça, mas misericórdia!

** Ninguém merece misericórdia, pois a partir do momento que a pessoa merece, já não é mais misericórdia, e sim justiça!

As pessoas têm grande dificuldade em entender a doutrina da graça – da eleição/predestinação – pois as pessoas não entendem o conceito de misericórdia!

Deus dá para quem Ele quer e as pessoas que recebem não merecem!

Misericórdia não é só um conceito diferente nos dias de hoje – onde todos procuram justiça – mas nos dias de Jesus o conceito de misericórdia estabelecido por Ele foi um novo conceito!

“Assim como nós esquecemos que ‘fé’ foi um conceito revolucionário do cristianismo, também podemos esquecer que ‘misericórdia’ também foi. E não devemos esquecer isso! Uma breve pesquisa no conceito de misericórdia – ou clementia – no primeiro século, mostra que a audiência de Marcos teria achado que a descoberta de Bartimeu foi algo tremendo.” (Bolt, Peter – The Cross from a Distance – IVP, pg.79)

Clementia era a expressão usada para misericórdia durante o Império Romano. Também era conhecida como a deusa da misericórdia.

Júlio César ficou famoso por sua clementia. Dizem que ele quis o poder para exercitar clementia.

Ele ficou muito famoso pelo modo como tratou Pompeu – quando ele invadiu a Itália em 49 a.C.: “Deixe essa ser a nova maneira de conquista, que a nossa força e segurança estejam na piedade e generosidade.” (Bolt, 80).

O historiador Plínio caracterizou Júlio César assim: “A característica mais especial e profunda de César era sua clemência real, com a qual ele conquistou e converteu todos os homens.”

Em 45 a.C. o senado romano teve a idéia de construir um templo: clementia Caesaris. Apesar do templo não ter sido construído, a estátua de César era o refúgio para aqueles que desejavam clamar por algum tipo de misericórdia e proteção. Cícero disse que foi a clemência de César que o levou à morte.

Júlio César ficou famoso até mesmo entre cristãos como alguém que demonstrava clementia.

Se essa foi uma virtude exaltada em Júlio César, como conseqüência, esperava-se dos outros imperadores a mesma virtude.

“Nos dias de Jesus as moedas que circulavam proclamavam as virtudes de Tibério: ‘clemência, moderação, justiça, piedade e providência’.” (Bolt, 81).

Em 55 d.C. Sêneca escreveu De clementia, para lembrar o jovem Nero dessa virtude.

O povo do primeiro século estava acostumado com um outro tipo de misericórdia – uma clementia política. Misericórdia era uma realidade longe da vida das pessoas.

Os próprios filósofos da época [principalmente os estóicos] não eram à favor desse atributo na vida das pessoas.

Epicteto aconselhava as pessoas a não terem sentimentos irracionais – ele aconselhava as pessoas a evitarem até mesmo a piedade para com os que perderam um bebê – pois a morte era algo além do controle humano, não havendo então motivo para ser movido por compaixão.

Mas Jesus era diferente. Ele não demonstrava misericórdia por motivos políticos, como os imperadores eram obrigados, para ganhar o favor das pessoas. E diferente da filosofia de Epicteto, Jesus podia demonstrar misericórdia pois Ele tinha, sim, o poder sobre todas as coisas. Ele não era movido por sentimento irracionais, mas pela fé das pessoas.

Jesus demonstrou toda a misericórdia de Deus em mundo frio e demonstrou que o Criador de todas as coisas estava muito próximo das pessoas.

Jesus mostrou algo que o mundo nunca tinha visto – a misericórdia e a piedade de Jesus foram uma grande força que mudou o mundo antigo.

“Quando indivíduos começaram a entender a misericórdia de Deus em Cristo, com o reflexo em uma devoção pessoal ao Senhor Jesus, eles começaram a ser re-moldados. Quando um deles foi o imperador Constantino, isso eventualmente levou à uma reconstituição da sociedade antiga.” (Bolt, 83).

Mc 5:19-20 (após curar o endemoninhado geraseno) - Jesus não o permitiu, mas disse: "Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você". Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficavam admirados.. .

A misericórdia demonstrada por Jesus Cristo foi verdadeiramente um novo conceito!

Não só a misericórdia em curar e restaurar o físico, mas em conceder salvação aos desprezados!

4 – A REAÇÃO DA MULIDÃO:

V.48 – “MUITOS OS REPREENDIAM PARA QUE FICASSE QUIETO”

Bartimeu sabia que o único que poderia ter misericórdia dele era Jesus – e isso fica claro na reação das pessoas. As pessoas eram tão impiedosas que elas ordenaram que Bartimeu calasse a boca. A multidão repreendeu esse homem desprezado, ordenando-o que ficasse quieto! Sem misericórdia nenhuma!

5 – A REAÇÃO DE BARTIMEU:

V.48b“MAS ELE GRITAVA AINDA MAIS: ‘FILHO DE DAVI TEM MISERICÓRDIA DE MIM!’” --

Qual seria a sua reação? Você iria parar de gritar, ofendendo-se com as pessoas e dizendo para si mesmo, “eu sou realmente um pobre coitado” ?

Quando certas dificuldades e tribulações surgem na sua vida, qual a sua reação? Depressão ou Motivação?

“Se satanás tentou jogar obstáculos no caminho de dois cegos, através de pessoas simples e piedosas, que foram induzidas a seguir a Jesus por sentimentos religiosos, quanto mais ele irá conseguir cumprir seus planos através de homens hipócritas e traidores, se não estivermos alertas. Perseverança é no entanto necessária para vencer toda dificuldade, e quanto mais numerosos são os obstáculos que satanás joga no nosso caminho, mais poderosamente devemos nos devotar em orações, assim como vemos que os cegos redobraram seus gritos.” (http://www.biblestudyguide.org/comment/calvin/comm_vol32/htm/TOC.htm)
http://www.biblestudyguide.org/comment/calvin/comm_vol32/htm/lxxviii.htm

Podemos usar o que parece terrível para nos tornarmos vasos de misericórdia de Deus!

A oposição faz muito mais para nós do que podemos imaginar: ela nos incentiva! Devemos usar o que parece empecilho para nos incentivar à comunhão com o nosso Senhor!

Nessa mesma cidade Zaqueu também perseverou em meio a todas as adversidades. Vale a pena lembrar da parábola da viúva persistente (Lc.18:1-8).

.

II – misericórdia concedida - jesus(vs.49-52a)

49Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando".50Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus. 51"O que você quer que eu lhe faça? ", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver! "52"Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou".

A luz do palco sai de Bartimeu, o filho da Honra, e vai para Jesus – o Filho de Davi!

V.49“JESUS PAROU E DISSE: ‘CHAMEM-NO’” – No meio de uma jornada extremamente difícil física e espiritualmente, Jesus pára!

Enquanto todos desprezavam esse cego e rejeitado Jesus o chama!

“Dada a urgência de Jesus em 10:32, Sua parada (e consequentemente toda a multidão) para um pedinte é extraordinária.” (France, The New International Greek Testament Commentary - pg.424).

Esse é o Chamado Efetivo!

“E CHAMARAM O CEGO: ‘ÂNIMO! LEVANTE-SE...’” – Veja como a atitude de Jesus muda a atitude de muitos ao seu redor. Antes, a multidão havia mandado Bartimeu calar boca, agora ela o encoraja!

V.50“LANÇANDO SUA CAPA PARA O LADO, DEU UM SALTO, PÔS-SE DE PÉ E DIRIGIU-SE A JESUS”

Bartimeu que antes havia sido descrito como alguém totalmente passivo (v.46 – sentado, pedindo esmolas) – agora é descrito como muito ativo.

LANÇANDO SUA CAPA PARA O LADO” – Essa capa que servia de proteção e conforto era a única coisa de valor que ele tinha. Ele deixa de lado o pouco que ele tem para correr em direção a Jesus!

Que contraste com o Jovem Rico que não quis deixar de lado suas riquezas para seguir a Jesus!

“Ele deixa de lado tudo o que pudesse causar ele atropeçar, ou que pudesse de alguma forma impedí-lo de chegar a Jesus, ou retardar sua movimentação. Aqueles que quiserem se achegar a Cristo devem se desfazer da vestimenta da auto-suficiência. ‘livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,’[Hb12:1] (Matthew Henry)

Ele largou tudo e com a ajuda de algumas pessoas ele foi até Jesus.

V.51A PERGUNTA DE JESUS:

“O QUE VOCÊ QUER QUE EU LHE FAÇA” – Jesus o servo. Marcos 10:45 é demonstrado novamente aqui!

Ele estava à caminho da morte – prestes à chegar na cidade que seria condenado – mas pára para servir um ‘Zé Ninguém’.

A RESPOSTA DE BARTIMEU:

“MESTRE, EU QUERO VER!” -- ἀναβλέπω – ver novamente.

Veja o contraste com 10:35-37!

Jesus fez a mesma pergunta para Tiago e João. Eles pediram por status e poder e não receberam!

Bartimeu pediu apenas que o Senhor lhe desse a visão de volta.

A chave para entender a motivação do pedido é a palavra MESTRE [ῥαββουνί] ou SENHOR [κύριος] (Lc 18:41 e Mt20:33)

Ele chama Jesus de SENHOR. E se Jesus é o Senhor e Mestre dele, então a visão será para servir a esse Senhor!

“Eu quero ver, para poder trabalhar e te servir!”

Que contraste com o pedido de Tiago e João e de muitos aqui.

Se Jesus lhe fizesse a mesma pergunta, qual seria a sua resposta, e ainda, qual seria a motivação para a sua resposta?

V.52 – A RESPOSTA DE JESUS:

“VÁ, A SUA FÉ O CUROU” – O cego recuperou a visão!

Não só curado físicamente, mas o mais importante – ele foi salvo!

Sozo - σῴζω- (soterologia) salvar. Salvo da enfermidade e da escravidão do pecado que havia afetado seu físico.

Jesus ressalta que foi a FÉ desse homem que lhe trouxe salvação.

2 ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE A FÉ:

1 - Fé verdadeira é demonstrada através de perseverança – e é Deus quem nos concede misericórdia para perseverarmos!

2 – A fé salvífica é um dom misericordioso de Deus (Ef.2:3-5,8-9- 3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,5 deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos....8Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9não por obras, para que ninguém se glorie.).

III – misericórdia aplicada - bartimeu(v.52b)

Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho.

A prova de que ele foi curado física e espiritualmente fica clara nessas duas afirmações:

RECUPEROU A VISÃO = CURA FÍSICA

SEGUIA A JESUS = CURA ESPIRITUAL (SALVAÇÃO)

[No Evangelho de Nicodemus (livro apócrifo) há o relato de que Bartimeu foi até o julgamento de Jesus. Se ele estava realmente lá, não sabemos, mas com certeza ele continuou seguindo a Jesus.]

Lc.18:43 - mediatamente ele recuperou a visão; e seguia a Jesus glorificando a Deus. Quando todo o povo viu isso, deu louvores a Deus.

Antes ele era um cego sentado na beira do caminho pedindo e perdido (ἐκάθητο παρὰ τὴν ὁδόν-10:46).

Agora ele está no meio do caminho – seguindo a Jesus e glorificando a Deus (καὶ ἠκολούθει αὐτῷ ἐν τῇ ὁδῷ-10:52).

Você está no caminho do discipulado, no caminho da cruz? Ou ainda está à beira do caminho – perdido?

CONCLUSÃO:

A vida toda de um cristão é baseada na MISERICÓRDIA de Deus! Nenhum cristão merece ser justificado, mas toda a humanidade carece da misericórdia de Deus.

Assim como Bartimeu, nós éramos cegos para as coisas do Reino de Deus; desprezados, carentes da benevolência de Deus.

Assim como Bartimeu não conseguia ver as coisas naturais, nós não conseguíamos ver as coisas espirituais [Jo 3:3 - Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". E o nascer de novo é uma obra misericordiosa do Espírito ].

Carecíamos da misericórdia do nosso Salvador – Hb 2:17 - Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

Tt 3:3-6 - 3 Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.4 Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,5 não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,6 que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador..

I Pe 1:3 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

E visto que fomos recipientes de tamanha misericórdia é nosso dever sermos misericordiosos!

Tg 2:12-13 - Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade; porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!.

Tg 3:17 - Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera..

Mt 5:7 - Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.

Judas 22-23 - Tenham misericórdia daqueles que duvidam;23 a outros, salvem-nos, arrebatando-os do fogo; a outros ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne..[misericórdia para com o pecador, mas o pecado deve ser lidado –jamais ignorado]

Que maravilhosa história desse homem que antes era um cego, desprezado e rejeitado – mas viu em Jesus a fonte de verdadeira misericórdia. E como o publicano de Lucas 18:9-14, Bartimeu apenas clamou por misericórdia, algo totalmente imerecido, e Jesus teve misericórdia dele – justificando-o e curando-o!

Clame pela misericórdia de Deus. Ele está próximo e quem sabe pode ouvir-te e conceder-te Sua misericórdia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário