terça-feira, 14 de junho de 2011

Escravos ou Senhores de Cristo? Parte IV –Comprados por Cristo! Marcos 10:45

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Escravos ou Senhores de Cristo? Parte IV –Comprados por Cristo! Marcos 10:45

Pregado na manhã de Domingo, do dia 12 de junho de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

 

Marcos 10:45 35 Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir". 36 "O que vocês querem que eu lhes faça? ", perguntou ele. 37Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda".38Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado?"39"Podemos", responderam eles. Jesus lhes disse: "Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado;40mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados".41Quando os outros dez ouviram essas coisas, ficaram indignados com Tiago e João.42Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.43Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;44e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.45Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

Introdução e Contextualização:

O foco desse estudo será todo em um versículo apenas, v.45! Esse versículo é considerado o versículo mais importante do Evangelho de Marcos. Ele resume o tema central do livro todo. Não resume só o tema do Evangelho de Marcos, mas também resume o Evangelho como um todo, e não só Evangelho, mas a Bíblia toda!

O Evangelho de Marcos é considerado como o ‘Evangelho da Cruz’ (J.D. Kingsburry, ‘The Significance of the Cross Within Mark´s Story’) – e é esse versículo que explica de forma clara o motivo da cruz!

Em Marcos vemos como esse versículo é importante para o livro:

I – “POIS O FILHO DO HOMEM...VEIO PARA SERVIR” --- Marcos foca muito nesse aspecto da vida de Jesus nos caps.1-10 [curas:1:21-26, 30-31, 41; 2:10-12...; provendo alimento para as pessoas: 6:38-44; 8:2-8; ressuscitando mortos: 5:35-43; acalmou a tempestade, pregou/ensinou a Palavra...]

II – “DAR A SUA VIDA EM RESGATE POR MUITOS” – Nos capítulos 11-16 Marcos foca no processo da morte de Jesus; a entrega da vida de Jesus em Jerusalém.

Todas as predições de Jesus sobre Seus sofrimentos e morte, foram acompanhadas de um exemplo claro do fracasso dos discípulos em compreender o significado profundo de quem é Jesus. E em todas as predições, Jesus não havia explicado a razão dos seus sofrimentos.

1° PREDIÇÃO: 8:31 ------------ FRACASSO: 8:32 (Mt.16:22) ---- JESUS NÃO EXPLICA

2° PREDIÇÃO: 9:31 ------------ FRACASSO: 9:32-34 ---- JESUS NÃO EXPLICA

3° PREDIÇÃO: 10:33-34 ------- FRACASSO: 10:35-37 ---- JESUS NÃO EXPLICA

Até então, Jesus havia falado de forma simbólica e figurativa do motivo da Sua morte. Ele havia usado as expressões como, “entregue nas mãos dos gentios” e “tomar o cálice” – que representavam a ira de Deus. Mas agora Ele explica com a maior clareza a necessidade dos sofrimentos – Ele deve morrer para libertar o Seu povo!

CONTEXTO:

O contexto no qual Jesus profere essas palavras é de extrema importância! Como vimos, Jesus e seus discípulos estavam a caminho de Jerusalém (10:32) e no meio da jornada, Ele os alerta novamente sobre o que irá acontecer na cidade real (10:33-34). Os discípulos, como sempre, não entenderam o que Jesus estava dizendo e o que eles ansiavam era chegar a Jerusalém e formar um reino terreno. Por isso, no caminho, Tiago e João pedem por lugares especiais (10:35-37). Devido ao pedido egoísta dos dois irmãos, os outros 10 discípulos ficaram indignados, pois eles queriam também lugares de honra para si mesmos (10:41). Jesus repete um ensino que várias vezes Ele teve que ensinar a seus discípulos: grandeza no Reino de Deus! Jesus avisa seus discípulos que o tipo de liderança que eles almejam é mundana (10:42). No Reino de Deus, liderança é exercida servindo, grandeza é dada aos servos, importância é concedida aos escravos (10:44-45) – então Jesus tira os olhos desses homens dos governos e lideranças que eles estavam acostumados a verem e coloca em Si mesmo – Jesus convoca seus discípulos a olharem para o Filho do Homem: “Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas servir!”.

Ele é o grande exemplo de liderança; Jesus é o grande exemplo a ser seguido.

Mas o versículo não pára ali. O versículo continua e o resto é que tem o peso maior de toda a passagem.

Se Jesus parasse apenas no, “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir” – Jesus seria apenas um grande exemplo! Ele foi, é e sempre será um grande exemplo, mas Ele é MUITO mais do que isso!

Jesus não é só um ser que veio revelar grandes verdades éticas para seguirmos como exemplo. Ele é o SENHOR e SALVADOR!

Ele veio para ‘ENTREGAR SUA VIDA NO LUGAR DE MUITOS’!

Ainda no contexto literário de Marcos, nós lembramos que Jesus havia dito que a salvação é impossível para os homens (8:37; 10:27), mas é possível apenas para Deus. Mc 10:45 nos mostra como a salvação se torna possível: é verdadeiramente possível apenas para Deus, pois a obra é toda dEle. O homem não se liberta, mas é Cristo, o Deus encarnado, quem compra seu povo!

Divisão do Estudo:

I – JESUS O FILHO DO HOMEM

ii – JESUS O SERVO DE DEUS

III – JESUS O SACRIFÍCIO PERFEITO

I – JESUS O FILHO DO HOMEM

45Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". καὶ γὰρ υἱὸς τοῦ ἀνθρώπου οὐκ ἦλθεν διακονηθῆναι ἀλλὰ διακονῆσαι καὶ δοῦναι τὴν ψυχὴν αὐτοῦ λύτρον ἀντὶ πολλῶν.

Após a discussão entre os discípulos sobre quem seria o maior no Reino de Deus (10:35-37, 41), Jesus repete o ensino de que o Reino de Deus é diferente do reino dos homens (10:42-43). No Reino do nosso Senhor o maior e o mais importante é aquele que é servo e escravo de todos (10:43-44).

Jesus tenta fazer o ensino sobre grandeza ficar mais claro ao chamar a atenção dos discípulos para Ele mesmo:

“POIS NEM MESMO O FILHO DO HOMEM VEIO PARA SER SERVIDO” --- Se existia alguém que poderia e deveria ter sido servido, esse era o Messias (o Filho do Homem).

Há um grande choque nessas palavras de Jesus. O título ‘Filho do Homem’ é um título de prestígio, poder, autoridade e domínio.

Se nem mesmo aquele que deveria ser servido o foi, quanto mais os seus seguidores?

[Que essas palavras os levem a uma vida de serviço no Reino de Deus. Você só será grande e importante aos olhos de Deus a partir do momento que você seguir o exemplo de Cristo–servindo!]

NEM MESMO O FILHO DO HOMEM – Veja que Jesus coloca juntos na mesma sentença dois termos messiânicos!

Ver Daniel 7

Daniel 7 fala de um sonho que o profeta Daniel teve. Neste sonho ele viu:

· 4 bestas – sendo a quarta besta tão terrível que não era reconhecida – era arrogante, pior que as outras 3 (7:8).

· Após isso Daniel vê a corte celestial (escatológica) sendo estabelecida e o “Ancião dos Dias” toma o seu lugar (v.9) – o Juiz eterno e perfeito começa o julgamento. Como resultado do seu julgamento a quarta besta é morta e queimada com o fogo da ira do Juiz (7:9-11).

· Nesse momento Daniel vê o Filho do Homem se achegando à presença de Deus e assentando-se no trono para julgar (v.13) – e Ele recebe todo poder e autoridade (v.14).

A INTERPRETAÇÃO DO SONHO:

· As 4 bestas representam governos gentios – sendo a 4° besta a que mais persegue os santos e blasfema contra o Altíssimo (v.21,25).

· É Deus quem entrega os santos nas mãos dos opressores por um tempo (v.25).

· Após o tempo determinado, o Senhor condena o opressor e retira dele todo poder (v.26)

Vemos que as 4 bestas e o Filho do Homem representam povos. Antes de toda autoridade e poder serem passados para o Filho do Homem, que representa os santos de Deus, Ele precisa sofrer nas mãos dos opressores. “A visão e as interpretações seguem um padrão de 3 etapas. O Filho do Homem é, (1) caracterizado pela autoridade e poder que são (2) escondidos por um tempo por causa da opressão dos inimigos, mas que (3) é vindicada por Deus. O ministério de Jesus seguiu esse mesmo padrão.” (Thielman, Frank - Theology of the New Testament – Zondervan, pg. 70)

Outro aspecto de extrema importância do Filho do Homem na profecia de Daniel é que sua figura tem um caráter tanto individual como corporativo. Ele é apresentado como um indivíduo primeiramente (7:13-14) e depois quando o sonho é interpretado Ele é descrito como “os santos do Altíssimo” (7:18,22,25,27) – veja o versículo 27 – [Então a soberania, o poder e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão entregues nas mãos dos santos, o povo do Altíssimo. O reino dele será um reino eterno, e todos os governantes o adorarão e lhe obedecerão.]!

Assim também é o ministério de Jesus – ele tem aspectos individuais (da pessoa de Jesus) e corporativos (representando os santos do Altíssimo).

A soberania de Jesus é demonstrada através do título que Ele usa para se auto-descrever: Filho do Homem. Soberano sobre todos os povos, sobre toda autoridade e poder, governante sobre todas as coisas – o Supremo Senhor – e mesmo assim Ele veio para servir.

Como Daniel 7 nos mostra, esse título é dado na coroação do Rei, na exaltação de Cristo à direita do Pai. Quando Jesus subiu – após ter vencido a morte (Fp 2:4-9)– Ele se assentou e recebeu toda autoridade e poder. Mas antes da exaltação houve a humilhação, antes da coroação houve a crucificação.

Só a imagem do Filho do Homem, retirada de Daniel 7, não é capaz de descrever de forma completa a missão de Jesus. A imagem dada por Daniel 7 é incompleta e necessita de outro aspecto muito importante do Messias revelado no Antigo Testamento: O Servo Sofredor de Isaías!

Isaías descreve como o Messias vai vencer e reconciliar o povo com Deus. Por isso Jesus tem todas as características prometidas no Antigo Testamento: Ele é sim o Filho do Homem – soberano, poderoso e glorioso - mas Ele é também o Servo Sofredor que leva sobre Si o pecado do Seu povo!

II – jesus o servo sofredor

45Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos"

É servindo, sendo como um escravo, que Jesus – o Filho do Homem – revela Seu outro papel messiânico: o Servo Sofredor de Isaías!

“NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR E DAR SUA VIDA EM RESGATE POR MUITOS”

A vida de Jesus foi marcada pela Sua submissão ao Pai. Essa submissão foi demonstrada em fazer a vontade do Pai até a morte (Mt 26:42).

Fp 2:5-7 –5Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,6que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;7mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser escravo, tornando-se semelhante aos homens.

Como Escravo de YHWH, Jesus cumpriu o papel redentor que Lhe cabia – o Servo Sofredor!

Isaías 42:1 - "Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações..

43:10 – "Vocês são minhas testemunhas", declara o Senhor, "e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim.

49:3 – Ele me disse: "Você é meu servo, Israel, em quem mostrarei o meu esplendor". 6

50:10 – Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo?

52:13 – Vejam, o meu servo agirá com sabedoria; será levantado e erguido e muitíssimo exaltado.

53:11- Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

As palavras de Jesus em Mc. 10:45 deixam bem claro que Ele é o Servo Sofredor, profetizado por Isaías, que serviria ao ponto de dar Sua vida como propiciação pelo pecado dos homens.

Compare:

Is. 53:11-12 - pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles... porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos.

Mc. 10:45 - Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

Mc. 14:24 - E lhes disse: "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.

Jesus sabia o motivo pelo qual Ele veio ao mundo. Ele sabia que veio ao mundo para servir ao Pai e servir ao ponto de morte e morte, esta, vicária!

III – jesus o sacrifício perfeito

45Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos"

DAR SUA VIDA EM RESGATE POR MUITOS

O Filho do Homem veio como o Escravo do Senhor e entregou sua própria vida como pagamento para redimir o povo de Deus.

Ele DEU sua vida! Ele a entregou!

Jesus não foi um ‘coitado’ que veio para essa terra para sofrer, ser um exemplo de ética e morrer de forma deprimente. Não! Jesus é o Filho do Homem, soberano sobre tudo, até mesmo sobre Sua própria morte:

Jo 10:17-18 Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la.18 Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la.

Gl 1:4 - A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Por que Jesus deu sua vida? Pois esse era o preço a ser pago!

EM RESGATE POR MUITOS” -λύτρον ἀντὶ πολλῶν. -

A palavra grega lytron era usada para o pagamento que assegurava a compra de um escravo ou prisioneiro, ou pagar a dívida de um devedor.

Por isso a Bíblia usa muito o termo: redimir – resgatar.

A palavra REDENÇÃO permeia o Antigo Testamento, mostrando que toda a linguagem de redenção e expiação apontava para a morte de Cristo.

2 imagens do antigo testamento que se referem ao termo lytron:

1 – O ANO DO JUBILEU: Essa palavra era usada na Septuaginta para a libertação de escravos no ano do Jubileu (Lv. 25:51-52). O Ano do Jubileu é de extrema importância na teologia de Isaías (52:1-10;61), que como consequência influenciou o ministério de Jesus (Lc. 4:17-19). “A morte do servo trará o perdão dos pecados, o último dia do jubileu.” (Bolt, Peter, The Cross from a Distance, IVP – pg.72)

A morte de Jesus é o verdadeiro Ano do Jubileu, quando os prisioneiros são verdadeiramente libertos!

2 – O ÊXODO - Além do relacionamento com o Ano do Jubileu, a palavra lytron também enfatiza a libertação do cativeiro egípcio – o Êxodo!

Ex. 6:6 - Por isso, diga aos israelitas: Eu sou o Senhor. Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo.

15:13 – Com o teu amor conduzes o povo que resgataste; com a tua força tu o levas à tua santa habitação.

Sl 74:2 – Lembra-te do povo que adquiriste em tempos passados, da tribo da tua herança, que resgataste, do monte Sião, onde habitaste.

Dt 7:8 – Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito.

Isaías também se refere à liberdade trazida pelo Servo Sofredor como o novo êxodo.

Jesus é quem nos liberta verdadeiramente da escravidão do pecado.

A linguagem de REDENÇÃO está totalmente ligada à linguagem de escravidão – tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Jesus sabia que a humanidade, sem a salvação trazida por Ele, está presa, escrava do pecado!

Todos nascem escravos do pecado: escravos da depravação, das cobiças, das drogas – escravos de satanás!

a - POR QUE JESUS PAGOU O PREÇO/LYTRON?

Pois todos nós éramos escravos do pecado, prisioneiros da morte e devedores a Deus!

Rm 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Gl 4:3,8 - 3 Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo.8 Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses.

II Pe 2:19 – Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.

Tt 3:3 - Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Jo 8:34 “Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.”

Ninguém nasce livre! Nascemos escravos do pecado e da morte!

Nós éramos devedores!

Cl. 2:13-14 - Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz.

Nós éramos escravos do pecado e Jesus pagou o preço para nos libertar da escravidão do pecado/morte para sermos Seus escravos!

Jesus pagou o lytron para libertar o seu o povo! Rm 6:18 - Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça..

Não estamos livres da atividade do pecado, ainda, mas fomos livres da conseqüência do pecado – a morte e a condenação! O pecado nos entrega à ira de Deus e é dessa justa ira que Jesus nos livrou!

b - PARA QUEM ELE PAGOU?

Sabemos que nós, cristãos, fomos comprados – I Co 6:20 Vocês foram comprados por alto preço.

Mas com quem a transação foi feita? Para quem foi pago? De quem fomos comprados?

Fomos comprados do DIABO?

“O uso da palavra lytron para a compra de escravos trouxe confusão para alguns pais da igreja que viram a morte de Jesus como uma transação feita com o diabo. A declaração de Orígenes tornou-se uma autoridade no assunto.” (Bolt, Cross from a Distance, pg.74) – Orígenes acreditava que Jesus pagou o preço a satanás.

É ir longe demais se afirmarmos que Jesus pagou o preço a satanás!

“Se o preço foi pago a satanás, então ele venceu e conseguiu o que ele queria.” (R.C. Sproul)

Sabemos que Jesus batalhou com demônios e com o príncipe dos demônios (Mc 1:24;3:27). Se satanás é o príncipe dos demônios, então ele tem uma certa autoridade. Afinal, ele é considerado como o príncipe do ar (Ef. 2:2) e alguém com poder sobre a morte (Hb 2:14-15).

Mas toda autoridade e poder de satanás são dados e orquestrados sob a soberania de Deus!

Satanás está sob o governo de Deus (Jó 1:12)

Comprados da Morte?

Algumas pessoas alegam que os cristãos são comprados da morte (Ap.6:8 Olhei, e diante de mim estava um cavalo amarelo. Seu cavaleiro chamava-se Morte, e o Hades o seguia de perto. Foi-lhes dado poder sobre um quarto da terra para matar pela espada, pela fome, por pragas e por meio dos animais selvagens da terra.)

Mas ser comprados da morte e libertos do poder do diabo acabam no mesmo lugar (Hb. 2:14).

Com certeza o preço pago por Jesus nos liberta do poder da morte e do domínio de satanás. A morte de Jesus paga sim o preço de nos libertar do domínio da morte [Hb.2:14-15Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.]

Mas tanto a morte como o diabo estão sob algo mais sério e mais soberano:

COMPRADOS DA IRA DE DEUS!

“Todo o sofrimento desse mundo é parte desse mundo caído [afetado pelo pecado]... O sofrimento desse mundo é a forma concreta da ira de Deus. Ser comprado da morte – e da vida sob a sombra da morte – é ser liberto/comprado da ira de Deus.” (Bolt, pg.75)

O preço foi pago a Deus Pai! A santidade, a justiça e a Lei de Deus foram violadas (e não do diabo)!

O julgamento sobre a humanidade foi dispensado por Deus e a ira dEle é que necessitava ser apaziguada!

Os sacrifícios do Antigo Testamento, que apontavam para Cristo, eram feitos a Deus!

A morte de Jesus – o sangue de Cristo – foi o pagamento perfeito para apaziguar a ira de Deus (propiciação) e nos livrar da justa ira dEle (redenção – libertação/comprados).

Rm 3:23-25 - pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,24sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção [πολτρωσις – preço pago para libertar – liberdade através de pagamento] que há em Cristo Jesus.25Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação [apaziguar, expiação] mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça.

c - O QUE ELE USOU COMO PAGAMENTO?

“DAR A SUA PRÓPRIA VIDA” – a vida de Jesus, o sangue puro e imaculado foi o pagamento!

Rm 3:23-25 - pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,24sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção [πολτρωσις – preço pago para libertar – liberdade através de pagamento] que há em Cristo Jesus.25Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação [apaziguar, expiação] mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça.

Sl 49:7-9 Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, 8 pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre 9para que viva para sempre e não sofra decomposição.]

Mc 8:37 - Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?

Homem nenhum podia pagar a sua própria liberdade! Homem nenhum podia cumprir e satisfazer todos os santos e justos mandamentos de Deus!

Por isso foi necessário a vinda e a morte de Jesus! Veja Romanos 3:23-25! Todos pecaram. O sangue de Cristo apaziguou a ira de Deus e nos redimiu – esse sangue revelou toda a justiça de Jesus!

I Pe 1:18-19 - Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

Ef 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Ap 1:5 - e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

O sangue de Cristo foi o alto preço pelo qual fomos comprados!

“DAR A SUA PRÓPRIA VIDA POR MUITOS” - - prep. POR – gk. anti = ‘no lugar de muitos’.

É dessa clara declaração de Jesus que tiramos a Doutrina da Expiação Substituta. Jesus morreu em nosso lugar!

Ele não veio ser apenas um exemplo de grande mestre de éticas – Ele veio morrer no lugar do Seu povo! Jesus seria um lunático se ele falasse uma frase como essa e não fosse verdade!

Isso fica mais claro quando lembramos que o Servo Sofredor teria esse papel de sofrer pelo seu povo:

4Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. 5Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.11pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles. (Is 53:4-5,11)

II Co 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

I Co 15:3 - Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,

O meu Jesus é vencedor. A morte dele não foi só exemplar, mas sim vicária! A salvação se torna possível (10:37) através da morte de Jesus!

d - QUEM ELE COMPROU?

“DAR A SUA PRÓPRIA VIDA POR MUITOS” - - Jesus comprou todo mundo? O sangue de Jesus foi derramado por todas as pessoas no mundo?

O sacrifício de Jesus não é limitado quanto à eficácia e o poderio – o sangue de Jesus tem todo o poder para libertar o pior dos pecadores!

E liberta não apenas um pequeno grupinho, mas todo um reino de pessoas de toda língua, raça e nação.

Mas uma coisa é certa: o sangue precioso e valioso de Jesus não foi derramado apenas para gerar a possibilidade da salvação. Se o sangue de Jesus gerasse apenas a possibilidade da salvação, então ele seria fraco e sem poder.

O sangue de Jesus não foi desperdiçado, nem uma gotinha sequer! Todos aqueles por quem o seu sangue foi derramado, esses foram comprados!

Todos aqueles que foram comprados na cruz, já tiveram assegurada a salvação! O preço já foi pago! Não existe ninguém que foi comprado por Jesus e que está ou irá para o inferno!

Os MUITOS por quem Jesus deu a sua vida, são os escolhidos de Deus – são os que Deus predestinou de antemão!

Jo 10:14-15,27-28 - - 14 "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.27As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.

Mt 26:28 - Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.

Is 53:11 pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Jesus morreu por todos sem distinção e não por todos sem exceção!

Ele morreu por todo tipo de homem (I Tm 2:1-6), mas não por todos os homens (compare Jo 3:16 com 17:9)! A universalidade dos eleitos!

A Redenção de Jesus – o Pagamento feito por Ele na Cruz - foi um PAGAMENTO DEFINITIVO!

“Cristo se deu à morte por muitos pecadores, um numero tão vasto que ninguém pode contar... Se Jesus morreu por todos os pecados de todos os homem, com a incredulidade incluída, então todos os homens são salvos, o que a Bíblia nega. Se Jesus morreu por todos os pecados dos homens, menos a incredulidade/falta de fé, então Jesus não morreu por todos os pecados das pessoas e todos devem ser condenados. Não há outra possibilidade, a menos que Ele tenha morrido por todos os pecados apenas do seu povo eleito. Em outras palavras, todos por quem Jesus pagou o preço estão libertos. Jesus não cumpriu uma redenção potencial para todos, mas uma redenção certa e concreta para muitos.” (Lawson, Steve Foundantions of Grace, Reformation Trust, pg. 252).

“Somente a expiação limitada exalta a Cristo como Salvador. A idéia de que Cristo morreu por todos os homens, mas que muitos não serão salvos degrada a obra salvífica de Cristo. Esse ensino diz na verdade que Cristo não fez o suficiente no seu sofrimento e morte para a nossa salvação, e que algo mais ainda é necessário (geralmente a livre escolha da pessoa). Ele diz que Cristo morreu por todos, mas que alguns ainda vão para o inferno. Se isso fosse verdade, o sangue de Jesus teria sido derramado em vão por alguns, e sua morte seria inútil para eles. Então, sua morte não teria sido realmente um resgate, uma expiação, ou uma satisfação pelo pecado, nem teria nos reconciliado com Deus. Se Cristo morreu por todos os homens, e, todavia, alguns ainda não são salvos, e se a diferença é a livre escolha da pessoa, então o que realmente conta na salvação não é a morte de Cristo, mas a nossa escolha. Que Deus não permita pensarmos tais coisas sobre a morte de Cristo ou sobre nós mesmos.” (http://www.monergismo.com/textos/expiacao_limitada/expiacao-limitada_hanko.pdf)

CONCLUSÃO:

POR QUE JESUS VEIO? Para fazer sua vida melhor e mais confortável? Para satisfazer seus anseios carnais? Para passar apenas um grande exemplo de éticas?

Jesus veio para morrer pelo Seu povo. Ele veio para ser crucificado e assim conceder perdão ao Seu povo; reconciliando-o com Deus, trazendo paz entre os homens e Deus. A CRUZ é o grande objeto da vinda de Jesus e agora Marcos nos explica por que ela é tão importante: somente através dela, somente através dessa morte tão horrível, é que Jesus pode conceder perdão e redenção!

Fomos libertos da escravidão do pecado para sermos escravos de Cristo!

Rm 6:18 - Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça..

A morte de Cristo, a CRUZ de Jesus, nos proporciona a imensa alegria de sermos chamados ESCRAVOS DE CRISTO, escravos da Igreja de Jesus, escravos do Reino do nosso Senhor.

O lytron foi pago – fomos comprados por um altíssimo preço – portanto, glorifiquemos a Cristo em nossos corpos, servindo (sendo escravos) do Deus vivo!

Escravos de Cristo – essa é a identidade que falta na igreja de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário