segunda-feira, 6 de junho de 2011

Escravos ou Senhores de Cristo? Parte III – Marcos 10:35-45

 

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Escravos ou Senhores de Cristo? Parte III – Marcos 10:35-45

Pregado na manhã de Domingo, do dia 5 de Junho de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 10:35-45 35 Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir". 36 "O que vocês querem que eu lhes faça? ", perguntou ele. 37Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda".38Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado?"39"Podemos", responderam eles. Jesus lhes disse: "Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado;40mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados".41Quando os outros dez ouviram essas coisas, ficaram indignados com Tiago e João.42Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.43Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;44e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.45Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

Introdução e Contextualização:

Esta passagem em Marcos 10:35-45 é um eco de outros ensinos de Jesus. Jesus repetiu constantemente este ensino.

Algumas semanas antes, Jesus havia ensinado esses homens sobre o verdadeiro status no Reino de Deus – algo muito semelhante a essas palavras (Mc. 9:33). Agora Ele repete o discurso (10:43-44), e daqui a alguns dias Ele irá repetir novamente o verdadeiro status no Reino de Jesus [Lc.22:24-27 – durante a última Ceia].

Se Jesus repetiu esse ensino várias vezes, é devido à importância dele na vida dos seguidores de Cristo.

As igrejas deveriam focar mais nesse assunto, principalmente porque vivemos em uma sociedade egoísta, antropocêntrica e narcisista. As pessoas se adoram e vivem para satisfazer as próprias vontades.

Narciso foi um deus da mitologia greco-romana que ficou conhecido pela sua auto-admiração. Quando ele nasceu, um adivinho disse que Narciso teria vida longa desde que ele jamais contemplasse a sua própria figura. Ele era um jovem belo e muito atraente, mas ele viveu só, pois nunca achou alguma ninfa merecedora da sua beleza. Uma ninfa, Eco, quis ficar com Narciso, mas ele a desprezou e ridicularizou, e o deus Nêmesis condenou Narciso por causa da sua arrogância. A morte de Narciso veio quando ele foi beber água em um lugar de água cristalina e ali ele viu a sua própria imagem na água. Ficou admirado com a beleza daquela imagem e ali ficou dias olhando para aquela imagem na água, até morrer.

É dessa mitologia que se desenvolveu o termo narcisista – a pessoa que se auto-admira e se considera a mais importante.

Narciso era obcecado por si mesmo e assim também é a nossa sociedade! Ela é alimentada com a comida da auto-estima. As pessoas fazem de tudo para se sentirem melhores, maiores, mais importantes e mais bem sucedidas.

Como vimos na primeira ministração desta série, esse modo egocêntrico de pensar tem invadido as igrejas: as músicas, os livros e as pregações são todas voltadas para o bem-estar do homem, tudo relacionado com a auto-ajuda! As igrejas têm gerado vários ‘Diótrefes’ hoje (III Jo 9-11). Vários ‘narcisos’ nas igrejas!

Por isso, eu volto a repetir que esses ensinos sobre a nossa identidade verdadeira (escravos) e o nosso status verdadeiro no Reino de Deus (servindo) são de extrema importância para a saúde da Igreja de Cristo. A Bíblia é quem deve ditar nosso estilo de vida e não a cultura e sociedade que nos rodeiam. É a Palavra de Deus que deve colocar o padrão de grandeza e importância verdadeira.

Como você mede a importância de uma pessoa?

Qual o padrão que você usa para estabelecer se uma pessoa tem um grande status?

Qual o padrão que você usa para dizer se uma pessoa é realmente abençoada por Deus?

Número de empregados que a pessoa tem? O número de pessoas que a servem?

Os bens materiais? O número de diplomas e cursos?

Na igreja: o número de membros? O número de ‘liderados’? A fama na mídia?

No Reino de nosso Senhor Jesus Cristo, o maior e o mais importante é: “quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;44e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.” (Mc 10:44) ou “Jesus chamou os Doze e disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos".” (9:35)

No Reino de Deus, grandeza e importância são medidas através de quantas pessoas você serve!

Divisão do Estudo:

I – A GRANDE COMPETIÇÃO E AMBIÇÃO (v.41)

ii – O GRANDE CONTRASTE (vS.42-44)

III – QUEM É O GRANDE (vS.43-44)

iv – O GRANDE EXEMPLO (V.45)

Revisão:

Em Marcos 10:35-40 nós vimos que Tiago e João se aproximaram de Jesus, juntamente com a mãe deles, para pedirem um lugar especial no Reino de Deus. Eles se achavam mais importantes que os outros: eles viram e ouviram coisas que os outros discípulos não viram nem ouviram e eles eram primos de Jesus. Jesus não prometeu a eles o lugar de honra e prestígio, mas apenas que eles iriam ‘tomar do cálice’ e ‘serem batizados com o batismo’ de Jesus – referente aos sofrimentos e angústias que eles iriam passar. Os lugares de honra ao lado de Jesus já foram preparados por Deus Pai e será entregue àqueles que foram os maiores escravos de Cristo e que mais sofreram pelo Evangelho!

Mas como sempre, assim que Jesus termina de falar sobre seus sofrimentos, os discípulos não conseguem compreender o significado de que esse Reino é bem diferente do dos homens!

I – A GRANDE COMPETIÇÃO E AMBIÇÃO (v.41)

41Quando os outros dez ouviram essas coisas, ficaram indignados com Tiago e João.

QUANDO OS OUTROS DEZ OUVIRAM ESSAS COISAS” – Que coisas são essas que eles ouviram?

10:35 Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir". 36"O que vocês querem que eu lhes faça? ", perguntou ele. 37Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda". – o pedido de Tiago e João para se assentarem nas posições mais importantes! Eles ouviram e viram a mãe dos dois se achegando e pedindo os lugares de maior honra no Reino de Deus.

FICARAM INDIGNADOS COM TIAGO E JOÃO” – INDIGNADOS = γανακτέω = ficar tão frustrado e bravo que você fica indignado! A mesma palavra usada para Jesus em 10:14, quando os 12 desprezaram as crianças.

Mas seria essa uma santa indignação como a de Jesus? Estavam eles indignados com a infantilidade dos outros dois discípulos?

“A repreensão que segue nos vs.42-44 é aparentemente direcionada não apenas à Tiago e João, mas para o grupo todo. Isso sugere que a irritação deles não é por causa da ambição dos dois irmãos, mas devido ao fato de eles dois terem chegados primeiros e terem tentado ganhar uma vantagem injusta sobre seus colegas na competição pelos primeiros lugares. Nesse assunto eles são todos igualmente culpados.” (R.T. France, The New International Greek Testament Commenatry – Gospel of Mark – Eerdmans, pg.418).

Os outros dez ficaram irritadíssimos, pois eles achavam que não teriam mais lugares de honra.

Ficaram cheios de inveja e ciúmes, pois os dois pediram antes!

Como vimos no começo desse estudo, a briga por posições de honra e status foi comum entre eles até a morte de Jesus! Até na última Ceia eles ainda estavam discutindo por posições (Lc.22:24-27).

** Como você se sente quando alguém sobe de cargo?

Qual a reação do seu coração quando uma outra pessoa começa a realizar a função que você anseia?

Na igreja – quando uma outra pessoa recebe um cargo de diácono ou presbítero, ou um outro ministério – como seu coração reage?

Sl 139:23 - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.

“Esses homens descobriram suas próprias ambições pelo modo como eles trataram a ambição de Tiago e João” (Matthew Henry Commentary in Mark)

Outra observação:

Eles também ainda não tinham compreendido os ensinos sobre PERDÃO!

Quando você vive em uma comunidade – como família, igreja, trabalho – pessoas irão te ofender, te machucar, mas nós precisamos saber perdoar e continuar nossa caminhada. Pessoas mais imaturas irão falar e fazer coisas que não deveriam, mas convém aos mais maduros perdoarem as ofensas.

Seria um grande sinal de amadurecimento da parte dos dez, se ao invés deles ficarem indignados com os dois irmãos, eles tivessem ignorado e perdoado a ofensa [o orgulho sectarista e o desprezo] dos dois irmãos.

Perdoar os pecados é marca de amadurecimento espiritual!

Ef. 4:32 - Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

Perdoar não significa que você apóia as ações da pessoa. Perdão não necessariamente significa reconciliação – por exemplo: um filho(a) que tem um pai abusivo deve perdoar esse pai, mas isso não significa que a criança deva morar com o pai. O perdão significa que você entendeu a obra de Jesus e o amor de Deus por você!

II – O GRANDE CONTRASTE (vS.42-44)

42Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.43Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;44e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.

Jesus estava a caminho de Jerusalém. Ele estava totalmente focado e determinado em chegar à Jerusalém (10:32), mas Ele vê a necessidade de focar novamente em um tópico que os discípulos não haviam conseguido compreender.

O grande Mestre pára a jornada para dar mais uma aula sobre a verdadeira honra e posição no Reino de Deus.

Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas” – Os discípulos não sabiam de muitas coisas, mas uma coisa eles sabiam: como os governantes exerciam poder sobre as pessoas!

No Reino dos Homens, o poder é exercitado através de autoritarismo. Eles viveram sob o império de Herodes, Pilatos e ouviram falar das atrocidades cometidas por Antioco Epifânio e tantos outros!

Sic volo, sic jubeo, sit pro ratione voluntas (Quero-o, ordeno-o, que a minha vontade substitua a razão) – A preocupação dos governantes é com eles mesmos! Eles eram tão autoritários e dominantes que eles se auto-proclamavam “deuses”!

É assim que o Reino dos Homens é gerenciado: a autoridade e o poder fazem com que o homem seja servido por todos!

Jesus mostra claramente que o estilo de vida que eles anseiam é o estilo de vida dos pagãos – das pessoas sem o Senhor!

Como você tem usado sua autoridade e sua posição:

a) No seu trabalho, como seus empregados te vêem? Eles olham para você e vêem em você a mesma figura dos chefes das outras empresas? Você é igual aos outros chefes? Como as pessoas te descrevem no seu trabalho?

b) Na sua casa, como pai – cabeça do lar – você usa sua liderança para servir dentro de casa ou apenas ser servido? Maridos, vocês servem como Cristo ou dominam como os pagãos? Como a sua esposa te descreve? Mães, como seus filhos te descrevem? Como vocês querem ser vistas pelos seus filhos? Como servas de Cristo que servem em casa ou como autoritárias e abusivas?

c) Como você é visto na igreja ? Como alguém que serve ou que só quer ser servido?

O mundo é quem governa e usa a autoridade de forma dominante e sem compaixão!

v.43 – “MAS NÃO SERÁ ASSIM ENTRE VOCÊS!” – οὐχ οὕτως δέ ἐστιν ἐν ὑμῖν = “Essa frase resume a ética revolucionária do Reino de deus. As expectativas naturais da sociedade são revertidas, e a liderança é agora caracterizada por servir, estando debaixo da autoridade de outros, como um diakonos ou doulos.” (France, 419)

Esse “MAS” reflete o caminho totalmente contrário do Reino de Jesus Cristo! Por isso Jesus já havia dito, “O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui” (Jo 18:36)

Há 2 caminhos para a glória/grandeza:

1 – Auto-promoção – a pessoa se auto-promove – muito esforço; luta para conseguir crescer e assim chegar ao topo – esse modo é mundano e carnal – é o que funciona no Reino dos Homens!

2 – Auto-negação – a pessoa nega-se a si mesma! Ela nega as suas vontades; ela não busca o que a sociedade impõe como prioridade; essa pessoa é estranha e desprezada no Reino dos Homens.

Esse caminho não funciona no Reino dos Homens, assim como o caminho 1 não funciona no Reino de Deus!

III – QUEM É O GRANDE o MAIS IMPORTANTE (vS.43-44)

43Mas não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;44e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.

OBSERVAÇÃO SOBRE LIDERANÇA:

Jesus não está falando que não existem autoridades e liderança na igreja.

Ele mesmo constitui o cargo de pastor-mestre/presbítero (Ef. 4:11)!

Existem líderes – esses líderes devem ser respeitados, honrados e obedecidos (Hb. 13:7 - Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé; I Tes 5:12-13 - Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles).

Os homens devem aspirar pela posição de diácono e presbítero/pastor (I Tm 3:1 -Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo/pastor, deseja uma nobre função.).

A igreja necessita de líderes – pessoas para governar! Jesus não está estabelecendo uma anarquia na igreja e nem antinomismo. Liderança sempre foi dada por Deus, mas o modo de exercer essa função é que DEVE ser diferente!

Existem sim líderes – pastores que governam as igrejas locais – mas o modo de governo não é de forma tirânica e abusiva, mas realizada com humildade e servindo aos outros!

Aqueles que são colocados sob a sua incumbência, devem ser como ovelhas debaixo do cuidado de um pastor – que deve cuidá-las, alimentá-las e servi-las – não como cavalos debaixo do seu comandante - que bate, agride e suga toda força.” (Matthew Henry)

É exatamente isso o que Pedro orienta os presbíteros:

“1 Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:2 Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.3 Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.4 Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.5 Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros [é para a igreja toda!!! Esse estilo de vida deve ser demonstrado pelos líderes e refletido em toda a igreja], porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".6 Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.” (I Pe 5:1-6)

A liderança, principalmente, e todos daqueles que pertencem a Cristo devem ser marcados por SUBMISSÃO e SERVIDÃO!

“quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;44 e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos”

Queiram – Desejem – Anseiem ser ‘importantes’ e ‘primeiros’, mas no Reino de Deus!

É uma nobre ambição desejar ser importante e primeiro no Reino do Nosso Senhor Jesus Cristo!

Não trará glória nenhuma a Deus se você não desejar ser primeiro, se você não desejar estar pertinho do trono do Cordeiro. Busque ser importante no Reino de Deus, para que Deus te olhe com graça e favor!

COMO VOCÊ SE TORNA GRANDE E PRIMEIRO NO REINO DE DEUS?

1- DEVERÁ SER SERVO

2- DEVERÁ SER ESCRAVO DE TODOS

Isso é um choque na nossa cultura e na cultura do primeiro século:

Platão tem seu personagem Callicles fazendo a seguinte pergunta, “Como alguém pode ser feliz servindo outra pessoa?

Sêneca descreve o escravo como “alguém que não tem o direito de recusar”.

Jesus coloca bem claro: DEVERÁ SER – é uma necessidade ou inevitabilidade!

SERVOδιάκονος – era contratado para servir – servia livremente

ESCRAVOδολος – era forçado a servir – não tinha direitos e escolhas.

Tanto o diakonos como o doulos vivam para cuidar, proteger e fazer a vida das outras pessoas melhor do que a deles próprios!

Você precisa viver para fazer a vida das pessoas ao seu redor melhor, e não a sua própria vida!

Jesus usa as duas posições mais baixas na escala da sociedade para representar quem será importante!

Eles querem ser grandes, eles têm a ambição de serem primeiros – ótimo! Então, Jesus dá o meio para concretizar essas vontades!

Escravo de todos (πάντων δοῦλος) – não só das pessoas que você gosta!

a - O que NÃO significa essa frase:

Não significa que você deve fazer coisas contra a sua convicção – que vão contra os mandamentos do Senhor - para agradar outras pessoas (I Co 7:23). “Qualquer escravidão para com homens irá resultar em repugnar a escravidão a Cristo.” (Harris, Slave of Christ, pg.101). As pessoas em Corinto se fizeram escravas de homens – principalmente de líderes (Apolo, Cefas...). Muitas pessoas servem e fazem a vontade dos homens no lugar da clara vontade de Deus.

b - O QUE SIGNIFICA SER ESCRAVO DE TODOS:

Como vimos no primeiro estudo nessa série “Escravos ou Senhores de Cristo?”, o cristão é um escravo de Jesus Cristo!

Nós fomos comprados por Jesus (I Co 6:20; Mc 10:45). Antes nós éramos escravos do pecado, mas o Senhor nos libertou da escravidão do pecado para sermos escravos da justiça (Rm 6:18).

Se há um SENHOR, então há escravos – e nós somos os escravos de Cristo!

Mas como essa confissão afeta o plano horizontal? A resposta é simples: ser escravo de Cristo tem implicações diretas em nosso viver e interagir com outros co-escravos de Cristo e com os escravos do pecado.

Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.”(I Co 9:19)

“Paulo era ‘livre de todos’, não só no sentido de liberdade financeira (vs.12-18), mas também no sentido que ele era livre da servidão dos homens (7:23)... Mais ainda, seguindo o exemplo de Jesus Cristo (Fp2:7), ele assumiu o papel de escravo, rendendo as suas liberdades e se devotando à causa do evangelismo... Essa auto-escravidão tinha como objetivo estender as fronteiras do Reino e permitir que o maior de número de pessoas possível pudesse compartilhar da benção do Evangelho.” (Harris, 102)

1 – FORA DA IGREJA --- Devemos servir às pessoas, fazer o máximo de esforço possível para alcançar as vidas para Cristo – e muitas vezes isso requer que nós abdiquemos de nossas vontades! Tomar muito cuidado sobre o que estamos conversando, o que comemos e bebemos...

Servir as pessoas de forma prática – ações sociais – e assim a Luz do Evangelho brilha em meio a escuridão.

2 – DENTRO DA IGREJA – Na Bíblia vemos claramente que há obrigações mútuas dentro da igreja. “Confessar que Jesus Cristo é o Senhor é dizer para os outros seguidores de Jesus, ‘Eu sou seu escravo’. Escravidão a Cristo é demonstrada em escravidão aos cristãos.” (Harris, pg.101)

Servir a Cristo resulta em servir ao seu corpo, a Igreja!

É impossível servir a Jesus e não servir à Igreja! É impossível se dizer um escravo de Cristo e não ser um escravo da Igreja – o Corpo de Cristo!

II Cor 8:4-5 – Paulo fala da disposição da igreja na Macedônia em ajudar os irmãos em Jerusalém: “eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos. E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós [servir ao Senhor e servir a igreja], pela vontade de Deus.”

II Cor 4:5 - Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.

Gl 5:13 - Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam [douleuete – servir como escravo] uns aos outros mediante o amor.

Um grande exemplo: Epafras!

Cl 1:7-8 – Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador (syndoulos – co-escravo], fiel ministro de Cristo para conosco,8 que também nos falou do amor que vocês têm no Espírito.

Veja como Paulo descreve as tarefas desse escravo (4:12-13):

Cl 4:12-13 - Epafras, que é um de vocês e servo [doulos – escravo] de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus. Dele dou testemunho de que se esforça muito por vocês e pelos que estão em Laodicéia e em Hierápolis.

1 – Como escravo de Cristo e da Igreja – Ele sempre BATALHA EM ORAÇÃO!

BATALHA - γωνίζομαι – intensa batalha e esforço que gera agonia!

Você ora pela Igreja do Senhor?

Você ora pelas vidas da Igreja, para que elas “como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus”?

2 – Como escravo de Cristo, Epafras SE ESFORÇA MUITO PELAS IGREJAS!

SE ESFORÇAR - πόνος – trabalho árduo, sofrimento.

Você se esforça, pelo menos um pouco, para servir à Igreja do Senhor?

Através desse exemplo, vemos que Epafras - escravo de Cristo – expressava seu papel de escravo através de intensas orações e um trabalho árduo pelos cristãos! Ele arriscou a própria vida para servir a Paulo.

“O termo doulos expressa um relacionamento tanto vertical (para com o Senhor) como horizontal (para com as pessoas)...O termo resume as duas obrigações cristãs: devoção inquestionável a Cristo e ao Seu povo. Mas o relacionamento vertical é primário e o horizontal secundário. Cristãos se devotam uns aos outros como resultado direto da sua devoção a Cristo. Quando eles servem um ao outro eles estão demonstrando e expressando a escravidão deles para com Jesus.” (Harris, 105).

Que diferença do modo de pensar do mundo!

Quer ser o primeiro? Seja o servo de todos! Preste serviços, sirva – Não seja servido!

Quer ser importante? Seja escravo de todos – abdicando das suas vontades!

Iv – O GRANDE EXEMPLO (v.45)

45 Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

Jesus expressa de forma verbal quem é o modelo perfeito: Ele mesmo, Jesus! Para convencê-los dessa ‘louca’ economia, Jesus ordena que eles olhem para Ele!

Jesus usa o título FILHO DO HOMEM – um título de autoridade, poder e honra (Dn.7) e mostra que esse FILHO DO HOMEM é o SERVO SOFREDOR profetizado por Isaías!

Até mesmo a pessoa de maior honra, status, poder, soberania, exaltação e domínio [o FILHO DO HOMEM] não veio para ser servido, mas para servir!

Jesus diz para eles, “Tirem os olhos do mundo ao seu redor, pare de olhar para os grandes líderes religiosos, para os grandes imperadores – OLHEM PARA MIM!”

O Homem supremo se fez escravos de todos!

Como podemos nos chamar cristãos e não seguir os passos da escravidão que foram dados por Jesus?

I Jo 2:6 - aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou..

Como Jesus andou - περιπατέω - estilo de vida/conduta?

Como um escravo! Foi humilhado, fez a vontade do Pai, serviu as pessoas [curando, abençoando, fortalecendo, salvando, libertando], foi crucificado, lavou os pés dos seus discípulos...

Ele é o exemplo supremo de liderança. Jesus é o perfeito modelo do que Ele mesmo prometeu:

Fp 2:5-11 –5Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,6que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;7mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser escravo, tornando-se semelhante aos homens.8E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

CONCLUSÃO:

Busque uma posição de proeminência no Reino de Deus, busque estar sentado pertinho do trono do Cordeiro, busque ser primeiro – mas seguindo as regras que são estabelecidas pelo Rei: SERVINDO!

Sirva fora da igreja – sirva as pessoas no trabalho, na escola, use sua liberdade para servir.

Sirva na igreja – sirva o Corpo de Cristo:

Visite as pessoas (doentes, pós-parto) – Ligue para as pessoas – Mande e-mail – Pergunte se há alguma necessidade - Ore pelas vidas – Chegue mais cedo na igreja – se disponha a servir na quarta e no domingo (é o dia do Senhor) – Não dê desculpas (não tem carro, casa, tem bebezinho...) – Só servindo é que você vai refletir sua identidade verdadeira em Cristo! Só sendo escravo de todos é que você será bem visto no Reino de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário