segunda-feira, 30 de maio de 2011

Escravos ou Senhores de Cristo? Parte II – Marcos 10:35-40

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: Escravos ou Senhores de Cristo? Parte II – Marcos 10:35-40
Pregado na manhã de Domingo, do dia 29 de maio de 2011,
na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros
Marcos 10:35-40 35 Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir". 36 "O que vocês querem que eu lhes faça? ", perguntou ele. 37Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda".38Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado?"39"Podemos", responderam eles. Jesus lhes disse: "Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado;40mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados".
Introdução e Contextualização:
Quando você ora: o que você pede ao Senhor? Qual o foco dos pedidos das suas orações?
O que você coloca diante do Senhor em oração revela claramente as coisas que seu coração anseia!
Casas lindas e enormes em condomínios riquíssimos, o carrão do ano, roupas de marca, bolsas de marca, empregos com os mais altos salários – tudo isso gera status aos olhos do mundo e é em função disso que a grande maioria das pessoas vive.
Status social gera orgulho – e orgulho é uma virtude nos dias de hoje.
Muitos anseiam estar nas colunas sociais das revistas e jornais; eles querem ser bem vistos pelo mundo como pessoas de ‘poder’.
Orgulho de estar nas altas camadas sociais, orgulho de ser importante aos olhos dos homens, orgulho dos bens – casas, carros, roupas, viagens...O que a sociedade tem como virtude, o Senhor tem como abominação:
Pv 6:16-17 - Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele abomina: -1° olhos altivos - soberba.
Pv 16:5 - O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos.
Quanto menos interesse você tem nas cosias que o mundo tanto anseia [carrões, casarões, viagens e cruzeiros, roupas e bolsas de marca, posições de prestígio...] mais você é considerado como insano!
Enquanto o sistema, o Reino deste Mundo em que vivemos, nos puxa para um estilo de vida no qual você governa, tem autonomia e pessoas debaixo de você para lhe servir – o Reino de Deus exalta os que se colocam em posições baixas, aqueles que se humilham!
HUMILDADE é uma palavra ‘estrangeira’ no vocabulário da vida de muitas pessoas. As pessoas veem humildade como fraqueza, como baixa auto-estima; mas as pessoas, inclusive os cristãos, esquecem que humildade é uma virtude na qual o Senhor tem prazer:
Pv 15:33 - O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.
Sl 10:17 – Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados [Heb. ‘aniy = aflito, humilde]; tu os reanimas e atendes ao seu clamor.
Is 66:2 - Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? ", pergunta o Senhor. "A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra.- Heb. ‘aniy – aflito, humilde
O Senhor honra, escuta a oração e estima aqueles que o mundo tem como fracos e perdedores.
Humildade – Gk. ταπεινοφροσύνη = ter uma opinião baixa, humilde sobre si mesmo; a pessoa tem compreensão de como não é nada! Essa palavra é composta por dois radicais: tapeinos = baixa, insignificante, pobre + phren = perspectiva. Nas Escrituras tapeinophrosune é uma virtude que vem de dentro para fora, produzida quando nos comparamos com o Senhor Jesus.
Humildade é o oposto do que é enfatizado nas igrejas de hoje: auto-estima (orgulho)!
Humildade é o que marca um escravo de Cristo! Um escravo jamais tinha orgulho da sua posição na sociedade.
Como vimos na ministração anterior: “Entre os rabinos do primeiro século a palavra ‘escravo’ constituía um dos piores insultos que um homem poderia proferir a outro homem. Eles citavam um provérbio que dizia, ‘Um cachorro tem mais honra que um escravo’. Para os próprios escravos só de serem chamados pelo nome ‘escravo’ isso era um lembrete da posição inferior e sem honra que eles tinham. ‘Há apenas uma coisa que traz vergonha aos escravos – o nome em si.’ (Euripedes)”
Somos escravos de Cristo, por isso humildade deve ser a nossa marca!
Humildade é inseparável de serviço; humildade é demonstrada servindo, como um escravo, ao Senhor.
At. 20:19 - Servi [δουλεύων τῷ κυρίῳ - fui escravo, me escravizei] ao Senhor com toda a humildade e com lágrimas.
I Pe 5:5-6 -Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.
“Sejam Todos humildes uns para com os outros” (NVI)
“e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade” (ACRF)= πάντες δὲ ἀλλήλοις τὴν ταπεινοφροσύνην ἐγκομβώσασθε =
ἐγκομβόομαι – vestir = esse verbo é uma palavra cheia de imagem. “Escravos e pobres usavam uma túnica como uma só manga (exomis), que deixava um ombro nú. Sobre essa túnica os escravos deveriam usar um avental (enkomboma) que mantinha a túnica limpa, Então Pedro convoca os cristãos a colocarem o avental da humildade do mesmo modo que os escravos vestiam o avental sobre a túnica quando começavam a trabalhar” (Harris, Slave of Christ – IVP, 51)
Ser escravo do Senhor, ser escravo do Reino de Deus – servir as pessoas com humildade!
Foi esse o perfeito exemplo que Jesus deixou!
Fp 2:5-11 –5Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,6que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;7mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser escravo, tornando-se semelhante aos homens.8E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Escravos humildes – esse deve ser nosso anseio!
** CURIOSIDADE:
Todas as predições de Jesus sobre Seus sofrimentos e morte foram acompanhadas de um exemplo claro do fracasso dos discípulos em compreender o significado profundo de quem é Jesus.
1ª PREDIÇÃO: 8:31 ------------ FRACASSO: 8:32 (Mt.16:22)
2ª PREDIÇÃO: 9:31 ------------ FRACASSO: 9:32-34
3ª PREDIÇÃO: 10:33-34 ------- FRACASSO: 10:35-37
Podemos ver que esses homens não eram perfeitos – não eram santos no sentido de serem sem pecados – eles não aceitavam a idéia de um Messias sofredor.
Divisão do Estudo:
I – UM PEDIDO egoísta (vS.35-37)
ii – UMA PERGUNTA PROFUNDA (v.38)
III – UMA RESPOSTA SUPERFICIAL (v.39)
iv – UMA PROMESSA CONCRETA (V.40)
I – UM PEDIDO egoísta (vS.35-37)
35 Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir". 36 "O que vocês querem que eu lhes faça? ", perguntou ele. 37Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda".
V.35 – Pedro, Tiago e João eram os mais próximos de Jesus. Eles haviam visto e ouvido coisas que os outros não tinham. Eles se achavam mais importantes que os outros. Eles viram a glória de Jesus como ninguém havia visto – na transfiguração (9:2-3). Na mente deles, eles eram os mais importantes.
No relato paralelo em Mateus 20:20, Mateus nos diz que a mãe de Tiago e João foi quem fez o pedido – “Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e, prostrando-se, fez-lhe um pedido.”
A mãe desses homens era Salomé, irmã de Maria (Mc 15:40; Mt 27:55-56;Jo 19:25). Então ela era tia de Jesus e uma das seguidoras dEle. João e Tiago eram primos de Jesus.
* Tudo levava a crer que eles poderiam ter uma lugarzinho mais especial. Eram os mais chegados de Jesus e além de tudo eram primos dEle!
Salomé se achegou com toda reverência e respeito à pessoa certa [ela vem da forma certa, à pessoa certa] mas fez o pedido errado!
** Na antiguidade os reis e governantes quase sempre apontavam pessoas de laços familiares para posições importantes. Os irmãos de Jesus não O seguiam, então nada melhor que os primos.
* A ‘mamãe’ não pediu a posição para ela, mas para os filhos. Talvez um pecaminoso orgulho materno de poder falar para os outros, “Veja os meus filhos como são importantes!”.
V.36 – “O que vocês querem que eu lhes faça?” -- Jesus sabia o que eles queriam!
Eu já vi esse versículo sendo usada como versículo-chave de uma igreja, como se Jesus estivesse fazendo essa pergunta para todas as pessoas, e como se Ele fosse fazer tudo o que alguém Lhe pedir. Não!
Veja que Jesus não diz, “Sim!”. Ele sabe o que esses homens anseiam. Ele não dá o ‘cheque em branco assinado’ como eles queriam. Jesus não veio para satisfazer nossas vontades carnais.
A pergunta que eles deveriam fazer e que todos nós devemos fazer é, “Jesus, o que Tu queres que eu faça?”!!!
V.37 – “Permite que, na tua glória, nos Assentemos um à tua direita e outro à tua esquerda
PERMITE QUE, NA TUA GLÓRIA” = Uma coisa eles tinham de correto na teologia deles: Jesus é o Rei supremo. É a Ele que nós precisamos pedir permissão! A glória é dEle e para Ele!
NOS ASSENTEMOS” = representa governo e autoridade. Eles não usam a palavra grega para reclinar como era costume de se fazer nos grandes banquetes, mas eles usam a palavra para sentar, referindo-se a tronos, governo.
I Re 2:12 - Salomão assentou-se no trono de Davi, seu pai, e o seu reinado foi firmemente estabelecido.
À DIREITA E À ESQUERDA” - Essas eram as posições de maior honra em um reinado. Geralmente o que se assentava à direita do rei recebia a maior honra e o que ficava à esquerda recebia a segunda maior honra. Mas de forma geral essas duas posições eram as de maior prestígio!
I Re 2:19 – Quando Bate-Seba foi falar ao rei em favor de Adonias, Salomão levantou-se para recebê-la e inclinou-se diante dela. Depois assentou-se no seu trono, mandou que trouxessem um trono para a sua mãe, e ela se assentou à sua direita.
Sl 16:11 - Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.
110:1 - O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés".
I Re 22:19 – Micaías prosseguiu: "Ouça a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado em seu trono, com todo o exército dos céus ao seu redor, à sua direita e à sua esquerda.
Esses homens acreditavam que Jesus era, sim, o Messias. Mas o conceito messiânico deles ainda estava deturpado. Eles queriam acreditar que Jesus já fosse estabelecer seu reinado político e social em Jerusalém.
“Aqueles que não estão satisfeitos com Cristo, e Cristo apenas, mas buscam isso ou aquilo fora dEle e das suas promessas, se vagam seriamente por outro caminho” (Calvino)
NA TUA GLÓRIA” – A manifestação visível do Reino de Deus. Eles estão pensando em outro tipo de glória.
Eles não conseguiram construir uma teologia de vitória por meio da cruz, mas queriam o reinado e governo de Jesus na terra. As palavras duras de Jesus eles ignoraram e assim como Pedro (em Marcos 8:32), eles esperam que o papo de sofrimento e morte seja esquecido por Jesus.
O orgulho, a cobiça por status, cega a pessoa. Esses homens estavam tão preocupados com posições e como eles poderiam governar, que era só isso que ocupava a mente deles.
O orgulho te faz tolo e te leva a fazer coisas absurdas! A ambição por poder exclui os outros!
Eles querem 3 coisas que o homem sem o Espírito de Deus anseia fortemente:
1 – Preeminência = Eles querem as primeiras posições para serem bem vistos e respeitados. Eles anseiam ser primeiros, estar acima de todos os outros.
2 – Poder = Eles querem ‘power’! Eles anseiam ser poderosos aos olhos do mundo; poder mandar, reinar e não serem questionados. Grandeza/Poder traz uma falsa segurança.
3 – Proximidade = eles querem estar perto do Rei. Anseio por estar bem pertinho da pessoa mais importante.
João entendeu isso mais tarde: I Jo 2:16 - Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.
3 motivos que fizeram eles crerem que podiam fazer esse pedido:
1 – Proximidade – eles eram os mais próximos de Jesus. Eles viram o que os outros não viram.
2 – parentesco – eles eram os primos de Jesus, os parentes mais próximos. Mais próximos que os irmãos.
3 – Má Compreensão das promessas e das palavras de Jesus:
Mt. 19:28 - Jesus lhes disse: "Digo-lhes a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.- Eles não entenderam o significado e nem o tempo dessa promessa.
Mt. 18:19 – Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.- Eles acharam que se dois pedissem qualquer coisa eles iriam receber.
Mc. 10:31 – Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros - Eles acharam que Jesus estava descartando Pedro, por isso agora eles tinham a oportunidade se tornarem os líderes.
* Eles tinham uma pobre escatologia – uma errônea expectativa messiânica.
O que eles querem é a glória deles mesmos! Eles não conseguem compreender que sem a cruz não há uma coroa, que sem o sofrimento não há a alegria, que sem a morte não há a vida.
Assim como muitos aqui, eles querem o que é bom e agradável para eles. Não estão preocupados com a glória de Deus!
E se Deus for mais glorificado em sendo eu o último?
Calvino comenta, “É inquestionável o nobre modelo de fé; mas daí percebemos o quão facilmente a semente pura assim que implantada em nossos corações se torna degenerada e corrompida; pois eles imaginaram um reino que não existia, e cometeram a tolice de desejar os lugares mais altos. Portanto, desde que essa ambição perversa fluiu de um principio geral de fé, que em si era muito positiva, nós devemos orar, não apenas para que o Senhor abra os nossos olhos e mentes, mas para que Ele nos conceda uma direção continua e mantenha nossas mentes fixas no objeto correto. Devemos orar para que Ele não apenas nos conceda a fé, mas para que Ele mantenha essa fé pura.” (http://www.sacred-texts.com/chr/calvin/cc32/cc32076.htm)
A atitude deles é completamente oposta à atitude de Jesus: Jesus veio em forma de escravo (Fp 2:7) – mas esses homens querem ser senhores.
Jesus veio para servir – eles querem ser servidos.
Se a pergunta é, “Escravos ou Senhores de Cristo?”, aqui os dois discípulos agem como “senhores de Cristo” – eles querem é reinar e não servir ao Rei! Eles querem que Jesus faça o que eles querem!
* O que você tem pedido a Jesus? Os seus pedidos são parecidos com os de Tiago e João? Será que você não tem se comportado como eles? Você se esforça para servir as pessoas ou ser servido? Você ora ao Senhor pedindo oportunidades para servi-Lo ou por lugares de honra?
II – UMA PERGUNTA PROFUNDA (v.38)
38Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado?"
VOCÊS NÃO SABEM O QUE ESTÃO PEDINDO” – Como Calvino comentou, “A ignorância deles era digna de culpa”.
Eles não conseguiam entender que, nesse Reino de Jesus, o grau de elevação está proporcionalmente ligado ao grau de sofrimento. Quanto mais sofrimento, mais status!
“PODEM VOCÊS BEBER O CÁLICE QUE EU ESTOU TOMANDO?”
O CÁLICE – Jesus irá usar essa imagem do cálice mais duas vezes em Marcos (14:23-24; 14:36). Em ambas as vezes ela se refere à Sua morte. Então, muito provavelmente, esse é o significado dessa expressão aqui.
No Antigo Testamento o cálice representa o destino e os sofrimentos das pessoas e a ira de Deus:
Sl 75:8 - 6Não é do Oriente nem do Ocidente nem do deserto que vem a exaltação.7É Deus quem julga: Humilha a um, a outro exalta.8Na mão do Senhor está um cálice cheio de vinho espumante e misturado; ele o derrama, e todos os ímpios da terra o bebem até a última gota.
Is 51:17 – Desperte, desperte! Levante-se, ó Jerusalém, você que bebeu da mão do Senhor o cálice da ira dele, você que engoliu até a última gota, a taça que faz os homens cambalearem.
Jer 25:15 -Assim me disse o Senhor, o Deus de Israel: "Pegue de minha mão este cálice com o vinho da minha ira e faça com que bebam dele todas as nações a quem eu o envio. ; 49:12 – Assim diz o Senhor: "Se aqueles para quem o cálice não era reservado tiveram que bebê-lo, por que você deveria ficar impune? Você não ficará sem castigo, mas irá bebê-lo
Ez 23:31-32 - 31Você seguiu pelo caminho de sua irmã; por essa razão porei o copo dela nas suas mãos.
Habacuque 2:16 – Beba bastante vergonha, em vez de glória! Sim! Beba você também e se exponha! A taça da mão direita do Senhor lhe é dada. Muita vergonha cobrirá a sua glória.
Assim como a expressão “entregue aos gentios” (10:33) significa sofrer a ira de Deus, o termo ‘beber o cálice’ também se refere a experimentar a ira de Deus.
O cálice que Jesus oferece é o cálice do sofrimento! Não é o da ira de Deus - não é o cálice vicário, pois esse é só Jesus quem vai tomar!
Jesus, mais uma vez, avisa sobre o seu destino: receber a justa ira de Deus.
“O BATISMO” – Jesus não está falando sobre batismo nas águas, mas a imagem da palavra batismo – gr. imergir – tem o sentido de ser imerso em aflições e angústias. No grego clássico a imagem é de estar submerso em sofrimentos.
“O conceito de ‘ser batizado’, como sendo oprimido por enchentes de água (metaforicamente), é achado frequentemente; e ocasionalmente uma das versões acaba reconhecendo o conceito e coloca o vocabulário de batismo.” (Bolt, Peter – The Cross from a Distance – IVP, pg.68).
Jó 22:11 – Também por isso você se vê envolto em escuridão que o cega, e o cobrem as águas, em tremenda inundação..
Sl 18:16: Das alturas estendeu a mão e me segurou; tirou-me das águas profundas. Livrou-me do meu inimigo poderoso, dos meus adversários, fortes demais para mim.;
Is 43:2 -Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão.
“Quando Jesus fala nos Evangelhos sobre seu próprio batismo-mortal e do nosso compartilhar nele, é mais que provável que Ele tenha em mente a imagem do Antigo Testamento da onda da morte que move-se sobre a vitima.” (Bolt, 68)
Veja o Salmo 69:1-2Salva-me, ó Deus!, pois as águas subiram até o meu pescoço. Nas profundezas lamacentas eu me afundo, não tenho onde firmar os pés. Entrei em águas profundas; as correntezas me arrastam, 15 - Não permitas que as correntezas me arrastem, nem que as profundezas me engulam, nem que a cova feche sobre mim a sua boca!
O paralelo com o salmo 69 fica ainda mais evidente quando vemos o seu contexto. O salmista está sofrendo nas mãos dos seus inimigos. Já agüentou zombaria, insultos e escárnio, tudo por causa do seu zelo pelo Senhor (vs.7,9-12,19-20). Esse salmo é de extrema importância na vida e ministério de Jesus.
* Para compartilhar da glória e da honra de Jesus é necessário participar dos sofrimentos e aflições dEle – Rm 8:17 - Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
** Você pode beber do cálice de Jesus e ser batizado com o batismo dEle? Você está verdadeiramente disposto a participar dos sofrimentos de Jesus?
Essa é a pergunta que deve ser feita para qualquer candidato ao discipulado!
III – UMA RESPOSTA SUPERFICIAL (v.39a)
39"Podemos", responderam eles.
Eles não haviam entendido absolutamente nada!
Eles acharam que Jesus estava convocando-os a guerrear, por isso eles responderam tão enfática e entusiasmadamente que “SIM NÓS PODEMOS!”
Eles estavam cheios de bravura, coragem e ignorância!
O orgulho te cega para entender as coisas duras da vida!
Eles são tão orgulhosos que não conseguem compreender as verdades do sofrimento.
Uma pessoa humilde responderia: “Não! Eu preciso da sua ajuda!”.
Assim como eles, hoje em dia uma multidão de pessoas diz ‘sim’ aos apelos para seguir a Jesus. Muitas pessoas se dizem cristãs, cantam que querem morrer por Cristo, mas fazem tudo isso da boca para fora. As pessoas dizem ‘sim, nós podemos!’, mas na verdade elas não conseguem nem sequer tocar no cálice da angústia e desprezo (quanto menos beber) e nem tocar o dedo do pé nas águas dos sofrimentos por Cristo!
Quando convidamos alguém a seguir a Jesus, nós estamos convidando essas pessoas a serem escravas de Jesus e a estarem dispostas a beberem do cálice e serem batizadas com os sofrimentos de Jesus!
Iv – UMA PROMESSA CONCRETA (vS.39b-40)
39b-Jesus lhes disse: "Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado;40mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados".
Jesus, provavelmente, cheio de compaixão para com esses homens devido à ignorância que era tão persistente, lhes faz uma grande promessa:
“Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo que estou sendo batizado”!
Jesus lhes promete a grande benção do sofrimento! Assim como em 10:30, Jesus promete a maior benção que um Cristão pode ter nessa vida: SOFRER POR JESUS!
Mat.10:22 – Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
Lc. 6:22 – Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.
João 15:20 – Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.
Filipenses 1:29 - pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele
Eles não iam sofrer do modo que Cristo sofreu: Para resgatar as vidas! Eles não iam sofrer para fazer propiciação pelos pecados. Eles não iam sofrer para salvar os pecadores!
Jesus, sim, sofreu e morreu para salvar os pecadores e trazer reconciliação entre Deus e o homem.
Nós, a Igreja, sofremos por fazermos parte do Corpo de Cristo.
Tiago foi o primeiro mártir entre os apóstolos (At. 12:2)!
João foi o último a morrer – uma vida de constante participação no cálice e no batismo do sofrimento (Ap 1:9)!
Mas há um outro modo de ver essa participação no cálice e no batismo de Jesus, da parte dos Seus discípulos:
Jesus toma de forma inclusiva o lugar de muitos – Ele toma o cálice e é batizado como um de nós.
Ele sofreu de forma solidária. Então, quando Jesus sofre, Ele toma o lugar do seu povo. A gente participa do batismo e do cálice através de Jesus.
“Jesus morreu por muitos; Ele tomou o cálice pelos outros; Ele foi batizado no lugar dos outros. A natureza vicária da Sua morte significa que Tiago e João, juntamente com os muitos (10:45), beberam e receberam o batismo. Essa é a linguagem de Paulo em Romanos 6, eles irão morrer e ressuscitar com Cristo, por que a morte de Jesus será no lugar deles.” (Bolt, 71).
V.40 -mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados". - Duas coisas muito importantes nesse versículo:
1 – Os diferentes papéis, ou funções, que cada pessoa da Trindade possui. Jesus exerce um papel diferente do de Deus Pai e diferente do Espírito Santo. Cada um – Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito – exerce um papel diferente, apesar de serem um em essência!
2 – O plano da salvação já foi soberanamente traçado! Os lugares de honra já foram preparados e escolhidos.
At 4:28 -27 De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste.28Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.
Ex 23:20 – Eis que envio um anjo à frente de vocês para protegê-los por todo o caminho e fazê-los chegar ao lugar que preparei.
Mt 25:34 – "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.
Hb 11:16 - Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.
Como bons escravos, nós devemos ficar simplesmente gratos e alegres pelo que o nosso Senhor nos concede!
Quem receberá esses lugares? Não sabemos! João e Tiago receberão? Talvez! Sabemos que esses lugares não irão para aqueles que o mundo espera, pois Deus escolhe aqueles que o mundo rejeita (I Cor 1:27).
Em Jerusalém, quando o Rei foi crucificado, quem ficou à direita e à esquerda não foram os queridos discípulos, mas dois ladrões (15:27). Os discípulos fugiram, correram da taça e do batismo.
Mas na manifestação final do Reino de Deus, esses lugares, que já estão preparados, serão dados para os maiores escravos do Reino, pois “quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.” (Mc 10:43-44)
CONCLUSÃO:
Que o Senhor nos conceda misericórdia para entendermos e apreciarmos os valores tão estranhos do Reino de Deus. A mente natural não consegue compreender esses valores tão contrários e tão absurdos quando comparados com os valores da nossa sociedade:
Perder para Ganhar; Morrer para Viver; Sofrer para se Alegrar; Servir para ser Bem Visto; Ser o Escravo de todos para ser o Primeiro.
Que a verdadeira HUMILDADE seja uma marca dessa igreja. Pessoas humildes que demonstram essa virtude tão exaltada por Deus através de uma vida de escravidão a esse Reino tão maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário