segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Jesus e o Jovem Rico: Uma Perspectiva Cristã sobre Bens Materiais - Parte III - Perspectiva no Novo Testamento sobre Generosidade Radical - Marcos 10:17-27

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: O Jesus e o Jovem Rico: Uma Perspectiva Cristã sobre Bens Materiais - Parte III - Perspectiva no Novo Testamento sobre Generosidade Radical - Marcos 10:17-27

Pregado na manhã de Domingo, do dia 17 de abril de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 10:17-27 17Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? "18 Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.19 Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’".20E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência".21Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".22Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.23Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! "24Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: "Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".26Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: "Neste caso, quem pode ser salvo? "27Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus".

Introdução e Contextualização:

O que Jesus faria com todas as suas coisas? Seus perfumes, tênis, calças, ternos, gravatas, casas, carros, motos, bolsas, poupança?

Houve um estudo que disse que se todas as pessoas que professam ser cristãs nos Estados Unidos dizimassem fielmente e o dinheiro fosse usado de forma correta – a pobreza mundial poderia ser radicalmente socorrida (http://www.revolutioningenerosity.com/files/Heart%20Soul%20and%20Money%20-%20A%20Christian%20View%20of%20Possessions.pdf).

Há uma grande necessidade das igrejas aprenderem o que a Bíblia fala sobre dinheiro, riquezas e bens.

Precisamos tomar cuidado para não irmos para alguns extremos que são pecaminosos:

ASCETISMO = a pessoa acredita que tem que se desfazer de todos os bens e prazeres da vida.

HEDONISMO = a pessoa acredita que deve fazer o que ela quer com o dinheiro ‘dela’, ela tem que viver para o próprio prazer.

TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO = um comunismo/marxismo ‘cristão’, as pessoas devem lutar contra o estado para que haja a liberdade dos pobres.

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE = todos que são cristãos devem ficar milionários, ter saúde e nunca passar por dificuldade.

LEGALISMO = os ministros das igrejas colocam um peso, uma lei e uma maldição sobre as pessoas que não se comportam do modo que eles acreditam ser bíblico – sem cumprir os mandamentos desses homens, você não irá agradar a Deus.

LIBERALISMO = você não precisa fazer nada, você não precisa honrar o Senhor com seus bens, você não precisa pagar o salário dos pastores, as despesas do local – você está livre de tudo!

Todos esses “ismos” têm invadido as igrejas e por isso vemos tanta confusão e desobediência à Palavra.

E o CONSUMISMO é um grande vilão em nossas vidas!

“Dinheiro e bens são partes importantes de nossas vidas, entretanto são partes importantes na nossa adoração. Essa é a maneira que devemos usar o dinheiro e nossos bens: Devemos pegá-los, usá-los e perdê-los em uma maneira que mostra quanto nós entesouramos/consideramos valioso JESUS CRISTO, e não o dinheiro!” (John Piper, Tabletalk pg. 15– August, 2009)

Divisão do Estudo:

I – breve resumo de marcos 10:17-27

ii – resumo da perspectiva no antigo testamento sobre riqueza

III – perspectiva no novo testamento sobre riqueza

IV – conclusão

I – breve resumo de marcos 10:17-27

Vimos que esse foi um encontro trágico entre alguém que buscava a salvação de forma superficial com Jesus, onde:

1 – Esse homem era JOVEM (Mt. 19:22), GOVERNANTE DE UMA SINAGOGA (Lc. 18:18) e RICO (Mc. 10:22) – ele tinha alcançado tudo o que um judeu ansiava [status, poder, respeito] – ainda jovem.

2 – Mas apesar de todo esse poder e status ele sabia que faltava algo em seu coração – por isso ele se aproxima de Jesus com toda reverência, respeito, humildade [corre; se prostra; chama Jesus de ‘bom mestre’] – ele via em Jesus um rabino diferente dos outros.

3 – Jesus responde a pergunta sobre salvação de uma forma bem diferente do que vemos hoje: Ele confronta o conceito errado de ‘bondade’ desse homem: esse homem acha bom o suficiente para fazer algo bom para ter a vida eterna. Ele achava que tinha habilidade para fazer algo que tivesse a vida a vida eterna [Jo 6:44]. Por isso Jesus leva esse jovem à Lei! Deus só é bom e Ele revelou sua bondade na Lei – então, a Lei é BOA [Sl 19:7 - A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes; Rom 7:12 - De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.], pois revela quão pecador nós somos [Rom 7:7 - Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: "Não cobiçarás".];A Lei nos Leva a Cristo [Gal 3:23-24 - Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada. Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé].

4 – Mas esse jovem rico usa a Lei para mostrar sua própria bondade (v.20) – ele usa a Lei de forma errada. A Lei é boa se usada da maneira certa (I Tim 1:8) – mas ele a usa de maneira perversa.

5 – Então Jesus, cheio de amor, mas sem superficialidade confronta o pecado desse homem (v.21). Jesus não abaixou o padrão de Deus. Ele ordena que o homem rico se desfaça de todos os bens [se livre de toda idolatria, se arrependa] e só então ele poderá seguir a Jesus = vida eterna! Essa sempre foi a maneira que Jesus chamou as pessoas para o discipulado – negue-se a si mesmo e só depois você pode segui-Lo e ter a vida eterna!

Vida eterna =Seguir a Jesus – seguir a Jesus não é algo que você adiciona a sua vida. Para seguir a Jesus você precisa destruir sua vida, negar suas vontades.

6 – O homem fica visivelmente triste e abatido e segue na estrada do caminho ao inferno com todos os bens e dinheiro. Jesus não corre atrás dele!

O versículo 22 termina com a seguinte razão do fracasso do homem em seguir a Jesus: POIS ELE TINHA MUITAS RIQUEZAS

7 – Jesus continua escandalizando a todos dizendo claramente, “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus” (vs.24-25).

Isso foi totalmente contra o que eles acreditavam: Riqueza não salva ninguém, pelo contrário ela dificulta ainda mais a salvação da pessoa!

II – resumo: perspectiva no antigo testamento

Nós fomos para o Antigo Testamento tentar buscar quais os princípios estabelecidos por Deus na Antiga Aliança que devem ser compreendidos por nós! Lá vimos que:

1 – Deus criou o mundo material como sendo BOM. As coisas não são ruins em si mesmas. O homem pode curtir e aproveitar dos bens criados por Deus. Mas sempre sem extrapolar, pois ele foi colocado na terra para cuidar dela. E acima de tudo lembrando que tudo deve ser feito com uma perspectiva divina!

2 – O Antigo Testamento está sob a Antiga Aliança (Abraâmica e Mosaica principalmente) – onde as promessas de bênçãos materiais, riqueza e terra estão completamente ligadas àquela Aliança.

3 – Generosidade sempre foi o que Deus quis do seu povo (Jó, Abraão, José...).

4 – Deus é dono de tudo e o homem é apenas Seu mordomo – tudo pertence ao Senhor.

5 – Deus deu leis para: a - evitar a posse de muitos bens – evitar excessos; b – assegurar/guardar os bens possuídos; c – ajudar os necessitados; d – suprir os líderes religiosos; e – honrar o Senhor com os melhores bens.

** Generosidade!!!

Vamos então para o Novo Testamento e ver o que o Senhor tem a nos dizer sobre riquezas e bens materiais!

III – perspectiva no novo testamento sobre riqueza

Informações Sobre o Contexto histórico do Novo Testamento:

Durante os mais de 450 anos de silêncio entre os Testamentos muitas coisas aconteceram. Quando Jesus entra em cena com os apóstolos o mundo estava bem diferente de quando términos o Antigo Testamento. Mudanças religiosas, políticas, econômicas e sociais haviam ocorrido.

Quando Pompeu invadiu a Palestina (63 a.C.), devida às várias revoltas internas, ele começou a formar a Palestina da época de Jesus:

· Herodes construiu um templo muito grande – muito dinheiro foi necessário (impostos do povo).

· Os impostos normais que os judeus pagavam eram de aproximadamente 23,3% - dízimos, ofertas, imposto do templo - e mais o imposto romano. Acredita-se que um judeu adulto pagava entre 30 -50% do seu salário em impostos.

· A grande maioria das pessoas (70% do império romano) era simples.

· “Combine essas coisas com a convicção religiosa que Deus te quer próspero, que Deus quer você morando em uma terra sua, livre de opressão – então podemos entender as rebeliões que ocorreram naquela região” (Blomberg, 91) – culminando com a destruição de Jerusalém em 70 d.C.

· Por isso tanta expectativa que o Messias fosse trazer uma libertação política-social e econômica. Eles esperavam se tornar prósperos.

MAS O QUE O MESSIAS ENSINOU SOBRE RIQUEZAS, DINHEIRO E BENS?

(Não cobrirei todos os ensinos, mas apenas os mais essenciais no meu ponto de vista)

A – JESUS ENSINA SOBRE BENS MATERIAIS:

Começaremos nosso estudo com algumas parábolas de Jesus sobre dinheiro, riqueza e bens materiais:

1 – MATEUS 13: 7, 22 – O ENAGANO DAS RIQUEZAS - 7Outra parte [das sementes] caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.,22Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera. .

Jesus ensina que muitas pessoas que desejam seguir a Jesus não conseguem, pois a preocupação com os bens e o engano das riquezas sufoca o discipulado verdadeiro.

A preocupação excessiva com o que comer, vestir, usar, morar leva a pessoa a viver em função do dinheiro – e isso é enganaso!

Jesus mostra que o dinheiro e a preocupação desta vida são empecilhos fatais no discipulado verdadeiro! Dinheiro e bens materiais deixam pessoas fora do Reino de Deus!

2 – MATEUS 13:44-46 – O QUE É VERDADEIRAMENTE VALIOSO – 44"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.45"O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas.46Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou".

Jesus continua a ilustrar o preço de segui-Lo com outras duas parábolas. Ele desafia aqueles que desejam segui-Lo com a renúncia dos bens materiais!

Jesus mostra que vale a pena sacrificar o que for para entrar no Reino de Deus – esses dois exemplos refletem o oposto da semente que é sufocada pela preocupação da vida e engano das riquezas.

Você está disposto a sacrificar o que for que você tem como prioridade para seguir a Jesus?

3 – LUCAS 10:29-37 – PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO.

Judeus e samaritanos se odiavam. Você esperaria que a boa obra viesse dos religosos, mas Jesus mostra um outro quadro! Vemos claramente que não são os que têm posições de status religioso ou social que são bem vistos por Deus, mas o generoso!

Religiosidade sem generosidade é terrível e abominada pelo Senhor.

4 – LUCAS 12:13-21 – O RICO TOLO - .13Alguém da multidão lhe disse: "Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo".14Respondeu Jesus: "Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês? "15Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".16Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem. 17Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’.18"Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens.19E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’.20"Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’21 "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus"

A parábola tem como contexto a disputa entre dois irmãos para com uma herança. O que se aproxima de Jesus não está tão interessado em justiça por si só, mas sim a parte dele, para que ele possa ter mais! Jesus não está interessado em transferir mais bens de um irmão cheio de cobiça para outro mais cheio ainda – veja o v.15.

Então Jesus conta uma parábola para ilustrar o que ele acabou de declarar.

Veja que o homem da parábola usa seis vezes a palavra “eu”.

Ele não quer saber de ninguém e ele é o centro de tudo! Ele consegue muito e guarda tudo para si.

Deus o chama de ‘tolo’. No Antigo Testamento tolo é a pessoa que não acredita em Deus, não tem o Senhor e nem o temor do Senhor como o centro da vida (Sl. 53:1 –Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe! " Corromperam-se e cometeram injustiças detestáveis; não há ninguém que faça o bem. Pv 17:16 - De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria).

Quantos bens você tem acumulado, ou está acumulando, quantos investimentos você tem feito sem pensar nos necessitados e no Reino de Deus – só pensando em si mesmo?

5 – LUCAS 16:19-31 – PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO. Essa história não ensina que todo pobre vai para o Céu e todo rico para o inferno.

Abraão foi muito rico e se encontra no Céu. O homem rico dessa parábola ilustra a pessoa que nunca se arrependeu dos pecados e colocou os mandamentos de Deus em pratica.

O contraste entre o rico no inferno com o rico no Céu (Abraão) é que Abraão temia a Deus e colocava a fé dele em ação – mais uma vez: GENEROSIDADE!

* Com quem você se assemelha?

6 – MATEUS 25:31-46 – AS OVELHAS E AS CABRAS/BODES – Essa parábola vem logo depois da parábola dos Talentos (25:14-30) – onde aquele que não investiu no Reino de Deus foi lançado no inferno (v.30). Logo em seguida Jesus conta uma parábola na qual o que caracteriza as ovelhas de Cristo é o AGIR, como elas (as ovelhas) usam seus bens para abençoar o Reino de Deus.

Sinal de conversão genuína é demonstrada como a pessoa usa seus bens para com o Reino. Jesus não está ensinando salvação por obras, mas que a conversão genuína é demonstrada através de ações, principalmente em como os bens são usados (vs.44-46).

Outra vez, GENEROSIDADE!

Apesar de muitas parábolas já ilustrarem o que Jesus ensinou sobre dinheiro e bens materiais é importante olharmos para outros ensinos de Jesus:

1 – MATEUS 4:1-11 – A TENTAÇÃO DE JESUS! Um das tentações de Jesus é de se tornar rico e poderoso (vs.8-9), mas Jesus mostra que o aspecto espiritual é a coisa mais importante na vida de um homem. Esse tipo de tentação não ocorreu só com Jesus, ela ocorre diariamente nas nossas vidas.

“4 Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’" [do que voce tem vivido?]...10Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto [A quem voce tem prestado culto e adorado?]’.”

2 – MATEUS 5-7 – SERMÃO DO MONTE! Um ‘prato cheio’ sobre esse assunto.

Nos versículos 38-48 Ele fala sobre fazer o bem a todos – isso inclui ajuda material.

Em 6:1-4, Jesus nos ensina como ser generosos! Você não pára de ajudar as pessoas em público, mas tome cuidado para que as suas ações não sejam só em público para que as pessoas vejam.

Não tem problema em as pessoas verem você dando o dízimo, dando uma oferta, ajudando um irmão – o problema é quando a motivação em dar se torna ser bem visto!

Na Oração do Senhor Jesus (6:5-15), Ele nos ensina a pedir a vontade de Deus (10) e pelo pão de cada dia (11). Em dias em que as pessoas planejam o ano todo e se preocupam em quanto vão gastar e economizar no ano é importante sermos lembrados que Jesus quer de seus discípulos dependência diária do seu Senhor.

“Devemos pedir para que Deus supra nossas necessidades e não as nossas vontades/cobiças” (Blomberg, 131).

Mateus 6:19-34 fala para os cristãos acumularem tesouros nos Céus!

Esse ensino ilustra a parábola do Rico Tolo.

Jesus não está ensinando que não podemos economizar, guardar um dinheirinho, mas que devemos de forma radical analisar quanto e para o que estamos guardando!

V.24 - "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".

3 - MARCOS 8:36 - Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?.

As pessoas se matam para conseguir mais, para terem mais bens, mais carros, mais casas, mais roupas, vestidos, bolsas, sapatos e no fim perdem a alma!

Pessoas negligenciam o chamado de Deus para alcançarem o que mundo lhes oferece!

“O caminho para a realidade do reinado de Deus comeca com morte, assim como com Jesus. E é uma experiência de morte tão completa como a dEle. Inclusive das realidades sociais, econômicas, políticas, culturais, e religiosas da sociedade do homem... vagarosa, dolorosa, ostensiva e cheia de vergonha.” (Blomberg, 137).

Não pense que você pode conquistar tudo o que sua carne anseia e ainda sim ser discípulo de Jesus.

4 – O CONTRASTE ENTRE O JOVEM RICO E ZAQUEUS – Zaqueus mostra o que é ser alguém oposto do jovem rico. Enquanto um homem não consegue se desfazer dos seus bens para seguir a Jesus, o outro se desfaz sem a demanda de Jesus.

Conversão genuína afeta o modo que a pessoa vê o dinheiro! A pessoa não passa a ver como “meu dinheiro”, “meus bens”, mas como ela pode usar para abençoar o Reino de Deus.

5 – MARCOS 11:15-17 E JOÃO 2:13-17 -JESUS PURIFICA O TEMPLO! Jesus ficou irado com o que as pessoas haviam feito com o Templo de Deus. As pessoas fizeram do lugar que deveria ser de oração para todos os povos um lugar de roubo, ganância e cobiça financeira. Extorquindo pessoas de todos os povos.

6 – MARCOS 12:41-44 – A OFERTA DA VIÚVA – A mulher é louvada por Jesus e se torna um exemplo. Ela tinha muito pouco, mas mesmo assim ela deu de forma GENEROSA e SACRIFICALMENTE!

v.44 - Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver".

O Senhor não quer a sua sobra, ele não precisa da sobra de ninguém! O que Ele anseia é por pessoas que têm Ele como maior tesouro e entendem que Ele é o dono de tudo e merecedor do melhor.

*Essa viúva é muito parecida com a igreja da Macedônia (II Cor 8-9).

CONCLUSÃO SOBRE OS ENSINOS DE JESUS:

Bens materiais e dinheiro têm 2 grandes potenciais na vida de qualquer individuo:

1 – Revelar se você foi verdadeiramente regenerado, demonstrando assim a sua fé através da generosidade e investimento no Reino de Deus. Você mostra quão Jesus é valioso e mais precioso que o dinheiro!

2 – Sufocar a pessoa e se tornar um enorme obstáculo para a salvação. Literalmente o dinheiro se torna o ‘senhor’ da pessoa.

“É ir longe demais dizer que ninguém pode ser rico e ao mesmo tempo ser um seguidor de Jesus, mas o que NUNCA vemos nos Evangelhos são discípulos que são ‘bem-de-vida’ que NÃO são simultaneamente/ao mesmo tempo generosos em dar e prontos a se desfazem dos bens supérfluos por causa do Evangelho.” (Blomberg, 145)

B – TIAGO ENSINA SOBRE BENS MATERIAIS:

Tiago é uma carta cheia de ensinos e exortações sobre riqueza e pobreza!

1:27 - A religião [θρησκεία]que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo..

A religião que Deus aceita é a de cuidar e ser generoso para com os necessitados e ser santo nesse mundo!

Quer ser um religioso que Deus admira? Seja santo = separado desse mundo materialista/consumista e uso seus bens de forma generosa no Reino de Deus!

2:1-7 – Não mostrar favoritismo! Somos todos iguais diante de Deus - todos pecadores e carecedores da Sua graça.

É terrível ver em certas igrejas o lugar onde os pobres ficam e os primeiros assentos para as pessoas mais ‘importantes’. Que nojo!

2:14-17 - 14De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?15Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia16e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?17Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

Se você não gasta nada do seu salário com ajuda aos irmãos necessitados – é necessário que você examine o que você chama de ‘fé’!

Uma vida regenerada pelo Espírito de Deus é demonstrada através de ações para com os próximos.

4:13-17 - Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro".Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo"Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna....

Essa passagem ilustra a grande quantidade de cristãos ateístas que vemos em nossas igrejas. São pessoas que se dizem cristãs, mas vivem como se Deus não existisse, ou só existe para aliviar as vontades religiosas. Planejam viagens, compras de carros, roupas e nunca buscam a vontade do Senhor.

Tiago nos mostra que dinheiro pode ser um grande impecilho na vida de um cristão – pode bloquear o relacionamento com Cristo e com os irmãos. As pessoas começam achar que merece mais que os outros.

C – LUCAS ENSINA SOBRE BENS MATERIAIS – ATOS:

Todo o Evangelho de Lucas tem uma grande enfase em bens, dinheiro, os ricos. Isso pode ser visto no livro ‘Jesus e os Evangelhos’ – editora: Vida Nova. Aqui quero focar em algumas passagens de Atos.

1 – ATOS 2:42-47 – AS MARCAS DA IGREJA PRIMITIVA -41Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.42Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.43Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.44 Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.45Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.46Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, [que diferença de hoje, onde as pessoas se vêem uma ou duas vezes e estão satisfeitos] 47louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos..

Vejam que há 4 elementos fundamentais na igreja primitiva que Lucas enfatiza: 1) ensino apostólico; 2) Comunhão; 3) Partir do pão; 4) Oração.

Lucas demonstra como a comunhão (koinonia) ocorria nos vs.44-45.

Isso não quer dizer que todo mundo vendeu tudo o que tinha e foram morar juntos numa comunidade isolada. Eles continuaram a morar em suas casas, trabalhar – mas eles não toleravam necessidade no meio deles! Se fosse preciso, como ocorreu, muitos vendiam seus bens para suprir a necessidade dos irmãos.

Se eles viam um irmão precisando de ajuda, eles vendiam o que tinham para ajudar o outro.

Imagine isso acontencendo nas igrejas hoje?

Hoje as pessoas dão todas as desculpas para esse texto – somos sempre defensivos:

a) eles achavam que Jesus estava chegando; b) Jesus não demanda isso; c) Isso era só um experimento – e muitas outras desculpas.

Se sua mente cria desculpas quando você lê essa passagem, se você não sente vontade de fazer o mesmo – você precisa examinar a sua fé. Lucas escreveu isso, pois ele achou uma das coisas mais maravilhosas na comunidade cristã! Lucas tem um foco especial em bens e dinheiro – e essa atitude o chocou!

Atos é o exemplo prático e real do antídoto para com as parábolas do Rico Tolo, Lázaro, Banquete e outras sobre dinheiro.

Lucas escreveu para Teófilo, um cara rico como muitos de nós!

“O que fazemos ou não com nossos bens materiais é um indicador da presença ou da ausência do Espírito Santo.” (Blomberg, 161).

A chave dessa atitude é encontrada no versículo 43 – ESTAVAM CHEIOS DE TEMOR!

Temor do Senhor é o que falta nos cristãos hoje, eles temem tudo, menos o Senhor.

Como vimos em Lucas 12 – Tolo é todo aquele que vive para si mesmo. É assim que muitos vivem hoje.

2 – 4:32-5:11 – 32Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.33Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles.34Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda35e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um.36José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador,37vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos.

Veja o v.34 - Não havia pessoas necessitadas entre eles – Essa palavra ‘necessitados’ é usada uma vez só no Novo Testamento, mas ela é sinônima de ptochos (pobre, destituido de bens). Lucas diz que no meio da igreja não havia mais pessoas no nível de pobreza – pois os que tinham ajudavam os que não tinham.

Mais uma vez, Lucas não quer que todos vendam tudo e vivam em um comunidade ‘comunista’, pois sabemos que muitos tinham casas e bens, mas a o que a igreja se esforçou para colocar em prática foi a vontade de Deus expressa em Deuteronômio 15:4 - Assim, não deverá haver pobre algum no meio de vocês.

Logo então Lucas nos dá o exemplo de um homem rico que após a conversão demonstrou sua fé vendendo algo de valor e dando aos irmãos necessitado – José = Barnabé!

Ah, que surjam novos Barnabés no nosso meio!

Poderíamos falar sobre Tabita/Dorcas, e os mais providos de bens-materiais como Cornélius, Lídia, Sérgio Paulo, a família de João Marcos, Jason e tantos outros que se entregaram para o Senhor e entregaram tambem seus bens e abriram suas casas para o Reino de Deus!

Mais uma vez, o que marcou a igreja primitiva foi o amor entre os irmãos em Cristo, amor esse não só em palavras, mas principalmente demonstrado em como as pessoas usavam seus bens e dinheiro para suprir as necessidades dos irmãos! GENEROSIDADE!!!!

D – OUTRAS PASSAGENS SOBRE BENS MATERIAIS:

1 - HEBREUS:

a – 10:34 - 32Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento. Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram-se solidários com os que assim foram tratados.34 Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes.

b – 11:39-40Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.

c – 13:5-6 - Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". Podemos, pois, dizer com confiança: "O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens? "

2 – I PEDRO:

a – 3:3-4 – Mulheres A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. [sejam diferente do mundo! Cuidem de si mesmas, mas não tenham seus corpos e aparencias seus deuses]

semelhante a Paulo – I Tim 2:9-10 – Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.

* Quanto você tem gasto em salões de beleza? * Quantas horas do seu dia você passa adorando seu corpo?

* Quanto você gasta em bijuteria? * Quanto você gasta em roupas, vestidos, sapatos e bolsas?

b – 2:15 – Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos.

c – 5:2 – Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.

3 – APOCALIPSE:

a –2:9 – igreja de Esrmina - Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico!

b – 3:17 - Laodicéia - Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.

A diferente economia do Reino de Deus!

E – PAULO ENSINA SOBRE BENS MATERIAIS:

1 – EFESIOS

4:28 O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.– Isso é conversão genuína – arrependimento e mudança de vida. Veja que Paulo não diz para a pessoa trabalhar para poder comprar as melhores roupas, os melhores carros, economizar para viajar todo ano... Ele ordena que a pessoa trabalhe para ajudar outras pessoas!

** Pois essa é a essência do Cristianismo – Jo 13:34-35 -Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros – I Jo 3:16-17 - Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

2 – ROMANOS

15:25-27 - 25Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos.26Pois a Macedônia e a Acaia tiveram a alegria de contribuir para os pobres dentre os santos de Jerusalém.27Eles tiveram prazer nisso, e de fato são devedores a eles. Pois se os gentios participaram das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir aos judeus com seus bens materiais.

Duas observações importantes:

I – A alegria em dar. Paulo diz que os macedônios tiveram ‘prazer’ em contribuir!

Você sente alegria em contribuir? Seu coração se exulta em abrir a carteira e a poupança bancária e ajudar os irmãos em Cristo?

II – O dever de suprir materialmente aqueles que nos supri espiritualmente!

3 – FILIPENSES

Filipenses é visto por alguns teólogos como uma carta de agradecimento. Paulo estava aprisionado e necessitava de ajuda.

4:10-20 – Paulo agradece a ajuda daquelas igrejas e ensina um princípio muito importante na vida de um cristão – vs.12Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.13Tudo posso naquele que me fortalece. O ‘TUDO’ que Paulo fala está se referindo ao contexto: ser paciente e confiar em Jesus quando está passando em necessidade e ser generoso e humilde quando está com fartura.

Estar ‘contente’ em qualquer situação!

V.18-20 - Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus. O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

Seu dinheiro, suas ofertas são parte do seu culto de adoração a Deus! Assim como os sacrifícios dos animais eram aceitáveis e agradáveis a Deus, hoje na Nova Aliança nosso dinheiro e bens quando ofertados para o Reino são como os sacrifícios do Antigo Testamento.

4 – I TIMÓTEO

3:3, 8 – qualificação para o pastor-presbítero – ‘não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro...8Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos.

O pastor verdadeiro deve ser o oposto dos falsos pastores (Tito 1:11; II Tim 3:2-4).

5:17-18 - Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".

Pregar a Palavra é um trabalho árduo [κοπιάω- se cansar, trabalhar de forma dura que traz cansaço] – são horas de estudo, meditação, oração. Suga a energia do seu corpo passar mais de 30 horas da sua semana estudando a Palavra diligentemente e depois o cansaço de pregar.

· O trabalhador merece seu salário!

· I Cor 9:9, 14 -Pois está escrito na Lei de Moisés: "Não amordace o boi enquanto ele estiver debulhando o cereal". Por acaso é com bois que Deus está preocupado?14Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.

· Jesus disse a mesma coisa: ‘Fiquem naquela casa, e comam e bebam o que lhes derem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa.’ (Lc 10:7)

· Você tem pagado o salário de quem te alimenta com a Palavra?

· Você gostaria de trabalhar o mês todo e no fim do mês não receber o salário que você merecia?Por que os pastores são roubados?

6:6-10 -6De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,7 pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;8por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.9Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,10pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.

É possível ter dinheiro e não amá-lo. Mas isso é demonstrado claramente em ações!

Vs.17-18 - Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.

PARA A NOSSA SATISFAÇÃO – Deus provê comida e outros bens para nossa satisfação. Deus não quer que o seu povo viva como ascéticos, mas essa satisfação vem dentro de um contexto.

Não tem problema em comprar algo bonito, um carro novo, ir para o exterior a turismo – mas essas coisas se tornam pecados quando negligenciamos os aspectos mais importantes para usufruirmos dessas coisas. Quando não damos do nosso salário para ajudar o próximo, quando não abençoamos a igreja, quando não investimos no Reino de Deus para fazer viagens, comprar bolsas, perfumes, roupas e comer fora daí sim há pecado!

IV – conclusão

O Novo Testamento vai muito além do sistema de dízimo. Assim como no Antigo Testamento – a chave é GENEROSIDADE.

II Cor 8-98:12Porque, se há prontidão, a contribuição é aceitável de acordo com aquilo que alguém tem, e não de acordo com o que não tem.13Nosso desejo não é que outros sejam aliviados enquanto vocês são sobrecarregados, mas que haja igualdade.14No presente momento, a fartura de vocês suprirá a necessidade deles, para que, por sua vez, a fartura deles supra a necessidade de vocês. Então haverá igualdade,15como está escrito: "Quem tinha recolhido muito não teve demais, e não faltou a quem tinha recolhido pouco".

Paulo não apela para uma porcentagem certa, mas ele fala de algo muito mais profundo – prontidão em ajudar a todos os irmãos para que haja: IGUALDADE!

A nossa mente egoísta não aceita isso, pois a pessoa que estudou fora, conseguiu mestrado e doutorado se acha mais importante e mais digna do que os mais pobres.

Jesus quer que sua igreja seja diferente do mundo. Ele quer que a GENEROSIDADE entre os irmãos vá muito além do que um 10% onde a pessoa esconde sua idolatria por dinheiro.

10% é uma ótima quantia para começar, mas jamais pode parar ai! A pessoa passa a achar que só porque deu 10% do seu salário ela está livre de tudo. Como vimos os cristãos são chamados a dar muito além de 10% - uma vida inteira que busca ajudar o Reino de Deus com tudo o que tem!

Paulo cita a economia do Maná – moderação e igualdade entre as pessoas!

II Cor 8:1-2 - Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia.2No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.3Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria4eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.

II Cor 9:2-15

GENEROSIDADEI Tim 6:18 - εμετάδοτος - dar com liberalidade, pronto para dar, mão aberta!

Que a igreja de Jesus volte a ser marcada pela liberalidade em dar e em investir no Reino de Deus. Qual a diferença sua para as pessoas do mundo se você vive do mesmo jeito que as pessoas que não são cristãs? O que você vai oferecer?

PRINCÍPIOS PRÁTICOS PARA OS CRISTÃOS:

1 - DESCULPAS/MITOS PARA NÃO DAR FINANCEIRAMENTE:

A“O dízimo não impera mais nos nossos dias! Dízimo é lei e estamos debaixo da graça.”

Concordo plenamente que a lei deve ser interpretada através de Jesus – todas as leis. Nãoa credito que a lei mosaica sobre o dízimo deva ser aplicada de forma literal no Novo Testamento – em nenhum momento o Novo Testamento fala para os cristãos colocarem em prática a lei do dízimo.

Mas vemos que o Novo Testamento vai MUITO ALÉM de 10%. Acredito que 10% possa ser o primeiro e mais pequeno passo na vida do cristão. Quando olhamos para o Novo Testamento os cristãos davam muito mais que 10%, eles vendiam as coisas para abençoar os irmãos.

B“Esse mês eu estou sem dinheiro. Estou quebrado esse mês!”

Se isso for verdade você deve procurar a igreja para que te ajude. Mas se você alega que está quebrado, mas ainda sim:

· Tem dinheiro para sair e jantar fora.

· Tem dinheiro para viajar.

· Tem dinheiro para comprar o que você acha ‘bom’ para você.

· Tem dinheiro para comprar ração, pagar veterinário e investir no animalzinho de estimção.

· Isso reflete um egoísmo grande, pois você sai, vai ao shopping, janta fora, paga clube/academia, gasta com os animais de estimação, compra uma ‘coisinha’ – mas não se preocupou em honrar antes de tudo o Senhor com seus bens!

*Lembro de um homem que tinha muito dinheiro, salário dele era mais de R$8.000,00 por mês, estava sempre comprando do bom e do melhor, viajando e um mês ele falou para mim – “Ah esse mês estou sem dinheiro para dar!” – Eu respondi, “Então nem vem esse mês na igreja, pois você estará abusando do trabalho do pregador e dos membros que pagaram o aluguel e as despesas!” – pois eu sabia que a alegação dele era falsa. Esse homem ficou pensativo, foi embora e na outra semana ele deu a oferta!

C SÓ QUEM TEM DINHEIRO DEVE DAR

Resposta bíblica: II Cor 8:2 – No meio da mais severa tribulação [δοκιμῇ θλίψεως – grande teste de aflição/tribulação], a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.

Acredito que muitos poucos aqui estejam passando pela aflição que os macedônios estavam passando! Dificuldade financeira não é desculpa!

D – “EU VOU CONTRIBUIR COM O QUE EU POSSO [O QUE SOBRAR]– DEUS VÊ O CORAÇÃO!”

Resposta bíblica: II Cor 8:3 - Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria.

E“EU ESTOU NEGATIVO NO BANCO E ESTOU CHEIO DE DÍVIDA!”

Rom 13:8 - Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros.

* Fazer pagamentos/dívidas de casa e carro é normal – desde que você faça dentro do seu limite financeiro.

Mas dívida de cartão de crédito devido a cobiça (roupas, viagens, carrão do ano…) é pecaminoso!

Viva de forma simples!

Não compense um pecado (a dívida) com outro pecado (desonrar Deus com seu salário)!

F – “EU NÃO PRECISO CONTRIBUIR FINANCEIRAMENTE, POIS JÁ AJUDO NA IGREJA!

Resposta bíblica: II Cor 8:7 - Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir.

Todo cristão é chamado e ordenado a servir a igreja de Jesus. Isso não é privilégio de alguns – todos são ‘sacerdotes’.

Mas a partir do momento que você não contribui financeiramente você:

a – Está desonrando a Deus e desobedecendo um mandamento!

b – Não está honrando o ministro que te alimenta – você está roubando o pregador! O ministro não pode e não deve colocar um preço para pregar, pois ele recebeu de graça e deve dar de graça – MAS a partir do momento que você recebe, você se torna um devedor!

c – Se torna um ‘aproveitador’ – pois você usufrui do lugar, da água, energia, cadeira, café que os outros estão pagando!

2 - COMO CONTRIBUIR:

A – Não faça isso para ser bem visto (Mt. 6:1-4).

B – Faça com ALEGRIA.(II Cor 9:7-8)

C – Siga os princípios dados por Paulo em I Cor 16:1-2: Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia.2No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.

I – SISTEMATICAMENTE (v.2) – Todo primeiro dia da semana (mês) - no começo e não no fim!

II – INDIVIDUALMENTE (v.2) - Se no casal os dois trabalham, os dois DEVEM contribuir. Não é só o homem e nem só a mulher – mas cada um, inclusive os filhos!

III – CONSISTENTEMENTE (v.2) - Tenha consistência no dar! “separe uma quantia” assim que entrou o dinheiro!

IV – ESPONTANEAMENTE – É tão chato ter que pedir! Mas quando as pessoas não entendem e não querem obedecer é preciso o aviso!

D – Seja generoso! Seja liberal em dar!

I Tim 6:18; II Cor 9:2-15

E – Sacrificialmente – A viúva em Marcos 12:41-44 e a igreja da Macedônia são elogiadas, não por que deram da sobra, mas por que deram muito além do que podiam!

C.S. Lewis disse assim, “Deve haver coisas que gostaríamos de fazer, mas não podemos por que nossa caridade não nos permite!”.

Para uma pessoa que ganha 8 mil por mês, R$800,00 não é sacrifício!

Use seu dinheiro para investir no Reino de Deus – invista na igreja local e invista em alguma organização missionária – você pessoalmente.

Convide os cristãos para estarem com você. Reparta seus bens.

Comece com você a mostrar o que é realmente cristianismo!

3 – POR QUE CONTRIBUIR:

A – VOCÊ MOSTRA QUE TUDO QUE VOCÊ TEM VEM DO SENHOR!

Salmo 24:1; Apocalipse 4:11;5:12 - e cantavam em alta voz: "Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! ".

B – VOCÊ DEMONSTRA A GRAÇA DE DEUS! Quando você contribui, você revela a graça de Deus que te libertou da ganância e da idolatria!

A gente é salvo pela graça (Ef. 1:3); A gente sofre pela graça (Flp 1:29-30); A gente contribui financeiramente pela graça (II Cor 8:1-2,4,6,7).

Quando você contribui generosamente você mostra que foi alcançado pela graça! Dar com generosidade e liberalidade é uma imensa marca de regeneração!

C – VOCÊ CRIA DISCIPLINA – Você aprende a disciplinar seu gasto e investir no que realmente vale a pena! Um estudo da Visa mostrou que a maioria dos brasileiros não sabe onde e quando gastou US$23 em dinheiro por semana – mais ou menos US$ 1.200 por ano!

E – VOCÊ ABENÇOA MATERIALMENTE OUTRAS VIDAS.

II Cor 9:12 - O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus.

F – VOCÊ ENCORAJA OUTROS A SEREM GENEROSOS!

Paulo usa o exemplo dos macedônios para encorajar os coríntios. II Cor 8:8 - Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros.

G – VOCÊ É ABENÇOADO! O Senhor recompensa aqueles que são generosos. Ele promete abençoar [no tempo e da forma dEle] aqueles que são generosos!

II Cor 9:6-11 - Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra. Como está escrito: "Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados; a sua justiça dura para sempre". Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.

F – TRAZ UNIDADE ESPIRITUAL

II Cor 9:14-15 - E nas orações que fazem por vocês, eles estarão cheios de amor por vocês, por causa da insuperável graça que Deus tem dado a vocês. Graças a Deus por seu dom indescritível!

Para nós da Soli Deo Gloria - precisamos colocar esses princípios e mandamentos em prática urgentemente.

Muito desse estudo foi retirado:

1 - Do livro “Neither Poverty or Riches – a biblical theology of possessions” (IVP) escrito por Craig Blomberg e do site:

2 - http://www.revolutioningenerosity.com/resources.html

3 – Da série do pastor Leandro da Igreja Batista Central de Campinas: http://www.ibcentral.org.br/central-de-mensagens/serie/?txtSerie=24&txtFiltrar.x=26&txtFiltrar.y=12

Um comentário:

  1. Cajadada na cabeça do povo!!! Meu Deus, estou atordoado até...
    Glórias a Deus por essa palavra Guga. Nós, o povo de Deus, precisamos ser disciplinados quanto ao uso do Seu dinheiro. Como somos egoístas, avarentos e maus mordomos.
    Que o Senhor tenha misericórdia das nossas vidas e nos corrija, e que Sua correção transforme nossos corações pelo Espírito Santo, para que no dia final, entremos supridos de toda graça e não nos achemos faltosos para com Deus!!!

    ResponderExcluir