segunda-feira, 2 de maio de 2011

Quem pode se salvar? Marcos 10:26-27

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Quem pode se salvar? Marcos 10:26-27

Pregado na manhã de Domingo, do dia 01 de maio de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 10:26-27 26 E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?27 Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.

Introdução e Contextualização:

Eu começo esse sermão citando um texto que li na internet e que em muito se assemelha com as palavras proferidas nas igrejas hoje em dia: “Como ser salvo - O que o homem precisa fazer para ser salvo?Como ser salvo está ao alcance de qualquer ser humano na face da terra. Quando Jesus Cristo morreu na cruz, Ele providenciou salvação para todos nós... Salvação tem sido providenciada; agora precisa ser aceita. Quando o homem ou mulher reconhece sua necessidade de salvação e percebe que Deus tem providenciado sua salvação através de Jesus Cristo, ele ou ela precisa tomar a decisão de aceitar o presente... Salvação é apenas o processo de confessar e acreditar. O homem precisa confessar que Jesus Cristo é o Senhor.... Você entende que você é um pecador e acredita que Jesus Cristo veio como o único Redentor dos pecados? Você está pronto para receber o presente de Deus através de Seu Filho, Jesus Cristo? Se sim, ponha sua fé em Cristo, arrependa-se dos seus pecados e entregue o resto da sua vida a Ele como Senhor – repita essa oração...” (http://www.allaboutgod.com /portuguese/como-ser-salvo.htm)

Eu conheci um pastor cuja maior preocupação era com o louvor tocado durante o apelo. Ele cria seriamente que se o louvor fosse bem tocado durante o apelo, mais vidas seriam salvas.

Já me questionaram o seguinte: “Guga, por que você não faz o apelo depois da pregação? Como você vai saber quantas pessoas foram salvas através do seu ministério? Ou como a pessoa vai ter a certeza de que foi salva se ela não for até à frente?”.

Todos esses exemplos dados revelam uma só coisa: há uma crise na soteriologia! As pessoas não compreendem biblicamente o que é e como se dá a salvação!

Se alguém lhe perguntasse, “Como eu obtenho a vida eterna?” – como você responderia a essa pergunta?

Em dias em que a salvação se tornou algo tão fácil de ter – nada melhor do que irmos para os claros ensinos de Jesus sobre esse assunto para entendermos se é realmente fácil assim ser salvo.

Divisão do Estudo:

I – A questão sobre a salvação (vs. 17, 26)

ii – a incapacidade do homem (v.27A)

III – a soberania de deus (v.27b)

I – a questão sobre a salvação (vs.17, 26)

17Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?" [jovem rico] v.26 eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? [discípulos]

Nessa passagem vemos que há uma série de sinônimos para “vida eterna”: “acumular tesouro no Céu” (v.21), “entrar no Reino de Deus” (v.23), “ser salvo” (v.26) – todas estas palavras têm o mesmo sentido – passar a eternidade ao lado de Deus e de Jesus, lugar onde a alegria é plena e o pecado não tem domínio.

Gostaria de enfatizar que essa é a questão mais profunda que o ser humano pode levantar – a questão da ETERNIDADE.

* Muitas filosofias/religiões criam vários lugares e destinos para as pessoas que morrem (destruição total, reencarnação...) – mas a Palavra de Deus nos diz que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hb 9:27). E Jesus ensinou claramente que o Rei-Juiz enviará muitos para o inferno e alguns para o Céu após o juízo (Mt. 7:23-24; 25:31-46) – não haverá segundas e terceiras chances.

Por isso o assunto sobre a ETERNIDADE, sobre a SALVAÇÃO é de extrema importância – o mais importante dos assuntos!

Nós vimos que a questão sobre a salvação veio de um jovem rico – que se achava bom o suficiente para fazer algo para conquistar a vida eterna – “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? ” (Mt19:16).

Esse homem é o que todos hoje anseiam nas igrejas:

A – Ele acredita em Deus

B – Ele vem para Jesus para saber sobre vida eterna

C – Ele é um homem ‘bom’ – religioso e rico.

D – Ele ‘anseia’ ter a vida eterna.

Imagine esse homem nas igrejas atuais. Hoje, os pastores já teriam lhe dado a certeza da salvação e um cargo dentro da igreja.

Mas Jesus vai muito além da aparência. Jesus torna a salvação tão difícil que as pessoas perguntam, “Quem pode se salvar?”.

Jesus sabe que ‘não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus’ (Rom 3:9) – por isso o nosso Senhor confronta a superficialidade para mostrar que potencial e vontade não são suficientes.

Tem muita gente que chega muito perto do Reino de Deus (como esse jovem rico), tem gente que parece querer e quase ter a salvação – mas toda essa potencialidade na maioria das vezes não passa de superficialidade! São pessoas que são ilustrações vivas dos solos pregados por Jesus.

Salvação não vem só de um entendimento sobre Jesus e Deus, mas mais profundo do que isso – é necessário o entendimento da situação da própria pessoa!

A pessoa precisa entender 2 coisas em específico: SOBERANIA e PECADO!

É necessário haver uma obra de Deus antes que alguém busque verdadeiramente ter a vida eterna!

As igrejas super-valorizam as pessoas que estão ‘buscando’ algo (pessoas que não são membras) – as igrejas moldam-se aos padrões do mundo e aceitam todo tipo de relativismo para agradar esses ‘buscadores’. A Palavra não é mais pregada, o culto é um show e as pessoas não são confrontadas. Tudo isso para trazer conforto para as pessoas.

Tudo isso se dá devido à falta de um entendimento bíblico sobre a salvação! As pessoas acreditam que a salvação é obra do homem, por isso nós devemos facilitar o máximo possível para que aceitem a mensagem.

Mas o que Jesus pregou sobre a salvação do homem? Jesus disse que a salvação depende do esforço do homem?

II – a incapacidade do homem (v.27a)

27 Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível

No v.26 os discípulos ficaram tão chocados com a resposta de Jesus - de que o mais ‘religioso’ dos homens, o mais ‘abençoado’ materialmente entre os homens, o mais ‘desejoso’ por salvação dentre os homens é impossível de salvar-se – que eles perguntam, καὶ τίς δύναται σωθῆναι - quem pode = tem habilidade/capacidade se salvar?

Os discípulos perguntaram: “Poxa Jesus, se esse homem que veio com todo respeito, prostrou-se diante de Ti, é respeitado nas sinagogas, conhece a Lei, é ricamente abençoado por Deus não pode/não tem a capacidade de salvar-se, então quem pode?”

Veja o que Jesus respondeu – “PARA OS HOMENS É IMPOSSÍVEL!” - παρὰ ἀνθρώποις ἀδύνατον – com os homens (seres humanos) é impossível – adynatos = sem poder, sem capacidade ou habilidade, sem potência.

Chamamos esse ensino de Jesus de ‘Doutrina da Incapacidade ou Inabilidade’ – isto é, o homem é incapaz, não tem a habilidade, aptidão e nem recursos para salvar-se.

Era isso o que Jesus havia tentado ensinar quando citou os Mandamentos de Deus para esse homem (vs. 18-19). A Lei de Deus nos revela o quão incapazes nós somos de mantê-la perfeitamente e nos autojustificarmos diante de Deus.

Rom 3:20 - Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado..

Gal 3:23-24 - Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada. Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.

Esse jovem rico mostra-nos quão distante o homem está das coisas de Deus. Ele usa o que deveria levá-lo ao arrependimento para exaltar-se: “Tudo isso eu guardei!” (v.20)

** O homem é incapaz = impotente, sem recursos para salvar-se. Jesus diz que é IMPOSSÍVEL! Isso é muito sério, pois hoje em dia as pessoas acreditam que podem salvar-se através de boas obras, ou através da repetição de uma oração, ou respondendo a um apelo. Mas não é isso o que a Palavra nos ensina.

As igrejas assemelham-se à palcos de espetáculos, a Palavra não confronta mais o pecador, o ambiente é confortável e superagradável – tudo isso com o objetivo de ‘facilitar’ uma falsa conversão!

Veja o que Jesus ensinou sobre a condição espiritual do homem sem uma obra regeneradora de Deus – não foi Calvino, mas Jesus:

1 – O Homem é Espiritualmente Impuro – Mc. 7:14-23 (principalmente vs.18-23)

Jesus mostra que o problema não está nas coisas exteriores (comidas e outros rituais). O problema é o que sai do homem. O coração - a essência - do homem é pecaminoso!

Diferente da maioria das pessoas que acha que o homem é bom, Jesus mostra que o coração é perverso e é dele que as ações fluem.

Gn 6:5 – O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.

Jr 17:9 - O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?

O coração do homem não regenerado é podre! Os seus sentimentos são maus!

“O homem, no estado em que se encontra, antes de receber a graça de Deus, ama tudo e qualquer coisa que não seja espiritual. Se você quiser uma prova disso, olhe ao seu redor. Não há necessidade de nenhum monumento à depravação dos sentimentos humanos. Olhe por toda parte. Não há uma rua, uma casa, e não somente isso, nenhum coração, que não possua uma triste evidência dessa terrível verdade. Por que no Dia do Senhor o homem não é encontrado congregando-se na casa de Deus? Por que não nos achamos mais freqüentemente lendo nossas Bíblias? O que acontece para a oração ser um dever quase que totalmente negligenciado? Por que Jesus Cristo é tão pouco amado? Por que até mesmo os seus seguidores professos são tão frios em seus sentimentos para com Ele? De onde procedem essas coisas? Seguramente, caros irmãos, nós não podemos creditá-las a outra fonte que não a corrupção e a perversão dos sentimentos. Nós amamos o que deveríamos odiar, e odiamos o que deveríamos amar. Não é outra coisa senão a natureza humana caída que nos faz amar esta vida mais do que a vida por vir. É um efeito da Queda o fato do homem amar o pecado mais que a justiça, e os caminhos do mundo mais que os caminhos de Deus”. (Sermão de C.H. Spurgeon em Jo. 6:44)

II – O Homem é Espiritualmente Cego – Jo 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode [dunamai – ter poder, habilidade, aptidão] ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".

O homem, sem a obra do Espírito, é cego para as coisas de Deus. Ele simplesmente não consegue compreender. A palavra ‘ver’ - οἶδα - significa ‘conhecer’. Jesus diz para Nicodemos, um líder religioso, que a pessoa só pode conhecer as coisas de Deus se ela for nascida do Espírito.

I Cor 2:14 - Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.

Se o homem que não tem o Espírito não pode aceitar as coisas espirituais, por que tanta ênfase é dada em apelos e na ‘decisão’ pessoal?

II Cor 4:4 - O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

III – O Homem é Espiritualmente Morto – Mt. 23:27-28 – "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade..

Os homens mais religiosos – fariseus e escribas – são considerados por Jesus como túmulos de mortos. Se esses que praticavam e eram zelosos por justiça já foram considerados podres, imagina o resto das pessoas?!

Toda a raça humana está morta espiritualmente!

Gn 2:17 - mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá

Todos nós somos concebidos no ventre materno já em pecado (Sl 51:5). Com o pecado de Adão (que era nosso maior representante) toda a raça humana foi afetada pelo pecado – Rom 5:12 - Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;. .

O salário do pecado é a morte (Rom 6:23) = todos morrem (mesmo bebezinhos) = todos estão em pecados – mortos espiritualmente!

Mt 8:22 – Mas Jesus lhe disse: "Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos".

Ef 2:1 - Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Ef 2:5 - Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Morto! Uma pessoa morta não decide nada, não aceita nada.

“O que é claro é que o pecador que está espiritualmente morto contribui com nada – exceto com seus pecados – para a sua salvação, nem mesmo contribui com a fé” (Lawson, Steve – Foundations of Grace, Reformation Trust, pg.274).

IV – O Homem é Espiritualmente Aprisionado – Jo 8:34, 44-45 - Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.36 Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.44 Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele...45 No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade!.

O coração da pessoa não-regenerada está totalmente preso ao pecado. Antes da obra do Espírito, nós éramos escravos do pecado.

“O homem é chamado escravo do pecado (Rm 6:16;11:32). Ele é escravo, pois ele foi vencido, dominado e levado cativo pelo seu senhor, pecado, e é incapaz de se libertar dessa prisão. Ele está verdadeiramente acorrentado... Ele não pode quebrar as correntes. Pelo contrario, cada pecado que ele comete aperta ainda mais essa corrente da escravidão, até o ponto de matá-lo.” (Lawson, pg.275).

O escravo não tem poder para se autolibertar quando bem quiser. A imagem é de alguém acorrentado, preso ao seu senhor (pecado) – como pode alguém achar que essa pessoa pode libertar-se sozinha e vir a Jesus pelo próprio esforço?

Por isso, a idéia de “livre-arbítrio” precisa ser reelaborada. Se nós somos realmente livres, então não precisamos de Jesus para nos libertar! Mas se entendermos que com o pecado de Adão e Eva, o homem morreu espiritualmente, então poderemos compreender que o famoso “livre-arbítrio” não é tão livre assim!

V – O Homem é Espiritualmente Impotente para Escolher/Vir a Cristo

Jo 6:44 - Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

οὐδεὶς (ninguém) δύναται (capacidade, poder, habilidade) ἐλθεῖν πρός με ἐὰν (ao menos) μὴ πατὴρ πέμψας με ἑλκύσῃ (arrastar – At 16:19; 21:30) αὐτὸν

Jesus não usa a palavra ‘pode’ como permissão, mas como habilidade. “Essa distinção é significante, pois indica a diferença entre a habilidade do homem de crer, da permissão de vir a Cristo. Nesses versos Jesus está dizendo que nenhuma pessoa não regenerada tem a habilidade/poder herdado para crer em Jesus. Ele pode vir a Cristo – ele tem a permissão. Mas ele não pode – ele não tem a força para isso... Essas palavras manifestam quão profunda é a depravação do homem... As pessoas gostam de sentirem livres e independentes. Elas acham que podem vir para Cristo quando elas bem quiserem, mas Jesus assegura que isso é impossível. Ninguém, ninguém mesmo, pode vir a Jesus se o Pai não arrastar.” (Lawson, 275).

vs.63-66 - 63 O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.64 Contudo, há alguns de vocês que não crêem". Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair.65 E prosseguiu: "É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai".66 Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.

Antes da obra de regeneração nós estávamos na carne – éramos nascidos apenas da carne. A carne é inimiga de Deus:

Rm 8:7-8 - a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.

Por isso o homem natural é incapaz de vir a Cristo! O homem é impotente, ele não consegue escolher a Cristo! Jesus descreve o homem natural como: sujo, podre, preso, impotente, cego e morto!

Que diferença do modo atual de ver o homem – hoje o homem é considerado: livre, bom (o problema é o ambiente e a religião – Freud), evoluído, capaz de escolher o que ele quiser.

Bem diferente de como Jesus o descreve!

“Devido à queda de Adão, e por causa do nosso próprio pecado, a nossa natureza se tornou tão corrompida e depravada que é impossível para qualquer homem “vir a Cristo”, amá-lO e serví-lO, estimá-lO mais que tudo neste mundo e submeter-se a Ele, até que o Espírito de Deus o regenere e implante nele uma nova natureza. A fonte amarga não pode jorrar água doce, nem a árvore má produzir bons frutos. Onde reside a total incapacidade do homem natural? Ela não está na falta das faculdades necessárias. Isso tem de ser bastante enfatizado, do contrário o homem caído deixaria de ser uma criatura responsável. Mesmo que os efeitos da queda tenham sido terríveis, eles não privaram o homem de nenhuma das faculdades que Deus originalmente lhe concedeu. É verdade que o pecado tirou do homem a capacidade de utilizar essas faculdades corretamente, ou seja, empregá-las para a glória do Criador. Entretanto, o homem caído possuí ainda a mesma natureza, corpo, alma e espírito, que tinha antes da Queda. Nenhuma parte do ser do homem foi aniquilada, ainda que cada uma tenha sido contaminada e corrompida pelo pecado. De fato, o homem morreu espiritualmente, mas a morte não é a extinção do ser (aniquilação) – morte espiritual é a alienação de Deus (Ef. 4:18 - Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.). Aquele que é espiritualmente morto está bem vivo e ativo no serviço de Satanás.” (Arthur Pink, Obstáculos para Vir a Cristo - http://monergismo.com/?p=1121)

“O homem pode ser salvo se ele quiser”, diz o arminiano. Nós lhe respondemos: “Meu caro senhor, nós todos cremos nisso, mas essa é que é a dificuldade: se ele quiser.” Nós afirmamos que nenhum homem deseja vir a Cristo por sua própria vontade; antes, não somos nós que o dizemos, mas Cristo mesmo declara: “Contudo não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo. 5:40); e enquanto esse “não quereis vir” estiver registrado nas Escrituras nós não podemos ser levados a crer em nenhuma doutrina do livre-arbítrio. “É estranho como as pessoas, quando falam sobre livre arbítrio, falam de coisas das quais nada compreendem. Um diz ‘Ora, eu creio que o homem pode ser salvo se ele quiser’. Mas essa não é toda a questão. O problema é: é o homem naturalmente disposto a se submeter aos termos do Evangelho de Cristo? Afirmamos, com autoridade bíblica, que a vontade humana é tão desesperadamente dada ao engano, tão depravada, e tão inclinada para tudo que é mau, e tão avessa a tudo aquilo que é bom, que sem a poderosa, sobrenatural e irresistível influência do Espírito Santo, nenhum homem nunca será constrangido a buscar a Cristo.” (C.H. Spurgeon).

Por causa de tudo isso é que Jesus disse: para os homens é impossível. (Mc. 10:27)

O Ensino de Jesus e de toda a Bíblia é muito claro – o homem natural, o homem que não foi regenerado pelo Espírito Santo não pode aceitar as coisas de Deus, não pode vir a Cristo. Se as igrejas entendessem essa doutrina que foi tão claramente ensinada por Cristo, o cristianismo atual seria mais sério – mais bíblico e menos parecido com o mundo!

III – a soberania de deus (v.27b)

Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis [παρὰ θεῷ· πάντα γὰρ δυνατὰ παρὰ τῷ θεῷ].

Isto é o Evangelho da Graça – enquanto o homem é totalmente incapaz de se salvar, enquanto o homem é totalmente limitado em seu poder – Deus tem poder para TUDO – inclusive para trazer salvação – algo que o homem não pode!

Há um contraste entre o adynatos dos homens com o dynatos de Deus!

Salvação é possível só com Deus!

Ef. 2:1 - Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 3-Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.4Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,5deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.6Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,7para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.8Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;9não por obras, para que ninguém se glorie.

1 – Nós estávamos livres e vivos para as coisas espirituais? Não! (vs.1,3)

2 – O que todos os pecados merecem? A justa ira de Deus. (v.3)

3 – Como a vida espiritual foi gerada em nós? Quem gerou vida em nós? Nós mesmos? – Deus nos deu vida (v.5); Deus nos ressuscitou (v.6); Quando ainda estávamos mortos! (v.5)

4 – Por que Ele fez isso?

a) Misericórdia (v.4) = não receber o que a gente merecia [misericórdia é não receber a justa ira que deveríamos receber];

b) Graça (vs.5, 7, 8) = Receber algo que não merecemos – receber a misericórdia, receber a salvação é graça = um dom/presente imerecido de Deus;

c) PARA MOSTRAR A INCOMPARÁVEL RIQUEZA DE SUA GRAÇA (v. 7).

5 – A Fé salvadora é gerada por nossa própria vontade? Não! (v.8)

6 – Qual o motivo de tudo isso? Qual a razão da salvação ser uma obra total e exclusivamente monergística? - PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE! (v.9) - Para a glória dEle – Soli Deo Gloria

Jonas 2:9 - A salvação vem/pertence do/ao Senhor.

O que traz mais glória a Deus e exalta ainda mais a graça e misericórdia de Deus:

A – Você dizer que é você quem decide se salvar?

ou

B – Você dizer que é totalmente corrompido pelo pecado, incapaz de submeter-se aos padrões de Deus e que necessita da graça e da misericórdia de Deus para ter a salvação?

Como vimos, a salvação é impossível para o homem, mas possível para Deus, pois:

I – O Homem é Espiritualmente Impuro – MAS Deus Nos Purifica!

Tito 3:3 - 3Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.4Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,5não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,6que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Jo. 3:5 - Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

‘Nascer da água’ é sinônimo de ‘nascer do Espírito’ – O Espírito Santo nos lava através da graça de Deus - ‘Nascer da água’ é ser regenerado pelo Espírito!

Ez 36:25 - 22 "Por isso diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Não é por causa de vocês, ó nação de Israel, que vou fazer essas coisas, mas por causa do meu santo nome, o qual vocês profanaram entre as nações para onde foram.24 " ‘Pois eu os tirarei das nações, os ajuntarei do meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra.25 Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.26 Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

O Senhor nos lava, nos faz puros! Is. 1:18

II – O Homem é Espiritualmente CegoMAS DEUS ABRE OS NOSSOS OLHOS!

O homem natural não consegue ver as coisas do Reino de Deus, não consegue compreender o Evangelho. Só Deus tem o poder de abrir nossos olhos!

Mt. 13:11 - Ele respondeu: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não, v16 Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem.

Mt 16:16-17 - 15 "E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".17 Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

I Cor 2:8-16 - Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 9Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam";10 mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.12 Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.15 Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois16 "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? " Nós, porém, temos a mente de Cristo.

É o Senhor quem retira a cegueira espiritual dos nossos olhos para vermos a beleza do Evangelho!

II Cor 4:6 - Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações [corações eram trevas], para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo [luz].

III – O Homem é Espiritualmente MortoMAS DEUS NOS VIVIFICA!

Nós estávamos mortos espiritualmente. Nós estávamos “destituídos de toda vida espiritual, tendo apenas uma existência vazia e sem sentido” (Lawson, 413) – mas Cristo nos vivificou!

Ef. 2: 3-Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.4Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,5deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.6Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus

Como Ele nos vivificou?

João 3 - 3Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".4Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!"5Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.6O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.7Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.8O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".

Para a pessoa ser salva ela precisa nascer de novo, e isso é obra de Deus! A palavra ‘de novo’ é usada como ‘do alto’.

A figura do nascimento mostra toda a incapacidade do homem - você não decide quando e como vai nascer - e ao mesmo tempo mostra toda a soberania de Deus! V.8 – Ele sopra onde quer – Ele decide!

Assim como Lázaro, nós estávamos mortos – cheirando podre e presos aos panos de imundícia. Mas quando a Palavra de Jesus veio, chamando o nosso nome, Ela nos vivificou e nos capacitou a ir até Ele!

IV – O Homem é Espiritualmente AprisionadoMAS DEUS NOS LIBERTA!

Como vimos, o homem que nasce da carne é carne – está totalmente preso às coisas da carne. A Bíblia mostra que: Rm 8:7-8 - a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.

Se formos só nascidos da carne, então somos dominados pela carne – que vai contra as coisas de Deus.

Rm 7:24 - Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?

Resposta: 7:25 – Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! ; e 8:2- porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Não éramos livres! Só Jesus tem o poder de libertar!

Jo. 8:32-36 - 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" – então os judeus argumentam que eles são livres, são filhos de Abraão – v.36 Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.

II Cor 4:17 - Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.

Gal 1:3-4 - A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

V – O Homem é Espiritualmente Impotente para Escolher/Vir a CristoMAS DEUS NOS CAPACITA/NOS DÁ A FORÇA

O Senhor nos arrasta a Cristo de maneira irresistível.

João 6

v.37 - Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei....v.44Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

“Só uma apresentação do drama no Calvário não atrairá ninguém para a cruz, não importa quão bem feito e atraente que seja a apresentação. Contrário ao sentimento popular, há um sentido real que os pecadores não são atraídos a cruz, mas arrastados a ela.” (Lawson, 292)

Por mais intelectual que seja, por mais lindo que seja, por mais emoções que traga – nada e ninguém pode fazer com que o pecador escolha a Cristo de forma genuína!

O homem é arrastado quando o Espírito Santo vivifica o seu espírito. Ele fica tão atraído pelo Evangelho que este torna-se irresistível!

É o Senhor quem vivifica, abre os olhos do pecador para ver a beleza de Cristo, abre os ouvidos para ouvir a maravilhosa notícia e impele esse homem a correr para Jesus!

Mc 10:27 - Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.

Só Deus tem a capacidade de nos dar a força para irmos até Jesus!

CONCLUSÃO:

“Como posso ser salvo?” – A pessoa precisa entender 2 coisas:

1 – Soberania de Deus – é obra de Deus.

2 – Severidade do Pecado – a pessoa é totalmente incapaz.

Quando a pessoa entende isso, a resposta certa é: Clame pela misericórdia de Deus! Peça para que Deus tenha compaixão de você – pois a salvação é obra de Deus. Assim como o publicano em Lc.18:13-14. Entenda que você é merecedor da justa ira de Deus e que não há nada de bom em você que possa te justificar diante do Senhor, mas somente a justiça de Jesus!

E uma vez que o Senhor concede essa graça “ponham em ação a salvação de vocês [produza frutos] com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” (Fp 2:12-13).

Talvez hoje mesmo o Senhor esteja te acordando espiritualmente para a Verdade do Evangelho de Cristo. Talvez, hoje seja o Dia da Misericórdia. Então, não endureça o coração, mas corra para Jesus, para a nossa Cidade de Refúgio, para o nosso Descanso!

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt. 11:28-30) “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.”(Isa 55:1-2)

Se o Senhor te concede essa graça, essa maravilhosa graça de vir a Ele – então vá, beba da fonte, coma do pão da vida!

Que as igrejas voltem ao Evangelho da Soberana Graça – onde Deus é verdadeiramente soberano sobre tudo e todos, onde Jesus é o autor e consumidor da fé, e onde o Espírito Santo é quem convence o mundo do pecado e arrasta o pecador a Cristo (Jo 16:8)!

Toda a glória deve ser dada a Deus e a Deus somente! Soli Deo Gloria na salvação – Isa 48:11!

Apenas o Sola Gratia pode produzir o Soli Deo Gloria!

Isso é o Evangelho verdadeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário