segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Jesus ensina sobre a consequência da superficialidade - Parte IV - Tema o sofrimento - Marcos 9:49-50

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus ensina sobre a consequência da superficialidade - Parte IV - Tema o sofrimento - Marcos 9:49-50

Pregado na manhã de Domingo, do dia 27 de fevereiro de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 9:49-50 49Cada um será salgado com fogo. 50 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros".

Introdução e Contextualização:

O cristianismo tem se tornado cada vez mais uma religião de fácil aceitação. As pessoas acreditam que basta aceitar um apelo, orar uma oração ou repetir as palavras de um pregador e pronto – elas são cristãs.

Além da facilidade de se tornar um cristão, a mensagem pregada hoje em dia é que Deus é um Deus de restituição e abençoador – Ele existe para te abençoar materialmente e restituir todas as perdas da sua vida.

“Todos DEVEM ser abençoados materialmente e fisicamente por Deus” é pregado hoje em dia.

As músicas e as pregações só falam de bênçãos materiais.

A dor e o sofrimento são vistos como maldições do diabo e devem ser expelidas da vida do cristão.

Como conseqüência dessa superficialidade nós temos hoje nas igrejas uma multidão de falsos cristãos e cristãos imaturos na fé – nunca crescem, pois nunca são instruídos na justiça!

Devido a essa superficialidade egocêntrica as pessoas só vivem para si mesmas. O Evangelho de Jesus Cristo passou a ser uma religião que conforta as vidas, o oposto do que a Bíblia nos mostra:

* Enquanto a mensagem de Jesus foi que para segui-Lo é necessário negar-se a si mesmo - Hoje esse falso evangelho enfatiza que para seguir a Jesus é necessário que você viva para si mesmo!

* Enquanto Jesus ordenou para as pessoas irem por todo mundo pregando o Evangelho - Hoje as pessoas vão por todo o mundo desfrutando férias atrás de férias.

* Enquanto Jesus disse, “quão difícil é para o rico entrar no Reino de Deus” - Hoje as pessoas procuram cada vez mais ficar mais ricas – elas ainda têm a ousadia de dizer que Deus as querem ricas!

* Enquanto os apóstolos disseram que “por muitas aflições precisamos passar para entrar no Reino de Deus” – Hoje, esse cristianismo superficial luta com unhas e dentes para evitar qualquer tipo de aflição!

* Enquanto Jesus falou sobre o terrível sofrimento eterno do inferno - Hoje as pessoas só vêem Jesus como AMOR e incapaz de mandar alguém para um lugar como o inferno.

* Enquanto Romanos 8:17 diz, “Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.” – Hoje as pessoas não aceitam sofrimentos!

Contextualização:

Como temos visto Jesus continua sua dura obra de transformar os corações e corrigir as doutrinas dos seus discípulos. O foco de Jesus mudou de duas maneiras: Jesus foca menos nas multidões, curas e milagres para focar no discipulado.

Durante esse tempo de discipulado intenso com os Doze, Jesus vem revelando quão radical e profundo é o cristianismo verdadeiro: Jesus requer a abdicação de todas as vontades dos seus seguidores, a disposição para sofrer e morrer por Ele, exige um amor radical e zeloso pelas vidas, não permite sectarismo no meio deles, demanda santidade e arrependimento, avisa do perigo do inferno e agora Jesus fala que “todos serão salgados com fogo”!

** Obs. Essa é uma das passagens mais difíceis de ser interpretada em toda a Bíblia!

Há mais de 12 interpretações diferentes.

J.C. Ryle que foi um estupendo estudioso da Palavra de Deus, escreveu vários livros e importantes comentários nos Evangelhos quando chegou nessa passagem ele simplesmente falou que não comentaria, pois não queria arriscar em uma passagem tão debatida.

Com toda humildade e clamando a misericórdia de Deus eu vou tentar explicar o que eu entendo e o que me foi iluminado com relação a esse texto.

Divisão do Estudo:

I – As diferentes interpretações

ii – A minha interpretação

III – as aplicações do texto

I – as diferentes interpretações

Mc 9:49 Cada um será salgado com fogo. 50 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros".

Como disse anteriormente esse texto é um dos mais enigmáticos e difíceis de toda a Bíblia.

Por que a passagem é difícil de ser interpretada?

1 – Quem é o “CADA UM” ou o “TODOS” desse versículo?

2 – O que é o “SAL”?

3 – O que é o “FOGO”?

4 – O que é ser “SALGADO COM FOGO”?

Devido à dificuldade de se responder essas perguntas é que temos tantas interpretações diferentes da mesma passagem.

Apesar de existirem mais de 10 interpretações, eu quero mostrar as 3 interpretações mais usadas:

1 – A passagem está falando que o “Cada um” ou “Todos” se refere a todas as pessoas que vão para o inferno. Essa interpretação é interessante, pois usa o contexto imediato e o uso da palavra ‘pois’ – que explicaria os versículos 43-48. Todos no inferno serão salgados com esse fogo – sofrimento.

O problema é que o versículo seguinte Jesus ordena as pessoas a terem sal.

2 – Outra interpretação é que esse versículo está se referindo somente aos cristãos que serão salgados com o fogo do sofrimento para serem preservados na santidade.

3 – Alguns acreditam que Jesus esteja falando do fogo do Espírito Santo – assim como alguns serão salgados com o fogo do inferno outros serão salgados com o fogo do Espírito.

Todas as interpretações têm aspectos positivos e negativos.

II – a minha interpretação

- Πᾶς γὰρ πυρὶ ἁλισθήσεται

Eu acredito que devido ao contexto da passagem e ao uso da frase ‘salgado com fogo’, Jesus está se referindo a todas as pessoas!

“Cada um” (grego pas) - - TODOS

A – Contexto dos Versículos 49-50:

O contexto é importante e como podemos ver Jesus está falando que:

* outras pessoas fora do círculo deles podem ser verdadeiramente cristãs, por isso os discípulos não podem se tornarem sectaristas (9:38-39) – Jesus está trabalhando o egoísmo e orgulho desses homens.

* os discípulos devem servir a todos e principalmente os mais desprezados do Reino de Deus (v.41)

* os seguidores de Jesus são convocados a amarem de forma radical todos os cristãos e tomar todo o cuidado para que não cause outros irmãos em Cristo tropeçarem (v.42)

* os discípulos de Jesus devem de forma radical se livrarem de tudo que os levem a pecar e que devem viver uma vida de constante arrependimento e santidade (vs.43-48)

* aqueles que não andam conforme o padrão de santidade estipulado por Deus irão passar a eternidade no inferno (v.48)

Nesse contexto podemos ver que Jesus está falando sobre dois tipos de pessoas:

A – Pessoas que se santificam e sofrem perdas e danos (se humilham, servem, perdem o olho, a mão e o pé) – e entram na Vida – esses são salvos com muito sofrimento.

B – Pessoas que não se importam com o rigoroso padrão de santidade demandando por Cristo, não se importam em terem Jesus como Senhor da vida delas e como conseqüência vão para o fogo eterno.

Por isso em minha opinião Jesus está falando sobre todas as pessoas – cristãs e incrédulas.

Na minha interpretação a palavra FOGO nesse texto tem dois sentidos – assim como na Bíblia:

OS INCRÉDULOS:

As pessoas que negam a Jesus, não têm Jesus como Senhor sobre a vida delas, passam a vida sem se arrependerem verdadeiramente dos pecados – essas serão salgadas com o fogo do inferno.

O sal representa a preservação e o fogo representa a punição.

Os incrédulos passarão a eternidade no inferno – serão preservados para sempre no lugar da ira de Deus.

Mateus 25:41 – Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

Judas 7 – De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.

Apocalipse 14:11-E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.

Essa é uma doutrina muito difícil de se pregar, por isso muitos teólogos abandonaram a idéia de um inferno eterno e passaram a pregar a aniquilação dos corpos. Mas por mais difícil e incômoda que seja essa doutrina eu não posso perverter e nem negligenciar os ensinos da Bíblia.

Como falei nas ministrações anteriores sobre o inferno – que essa verdade venha queimar em seu coração, e essa verdade venha te levar a viver o Evangelho e assim poder pregar para as pessoas que estão ao seu redor.

Quem não aceita Jesus como único Senhor e Salvador é salgado com o fogo do inferno – por isso proclame, ore pelas vidas, tenha compaixão.

OS CRISTÃOS:

E para os cristãos o que é ser salgado com fogo?

Como vimos e temos visto através dos ensinos de Jesus – o cristão é chamado para uma vida de total abdicação das próprias vontades, desejo de carregar a cruz, disposição de sofrer por Cristo, obediência radical aos padrões de santidade outorgados por Deus.

Isso tudo é o oposto do que o mundo declara ser um bom estilo de vida!

A vida do cristão deve ser marcada por um constante esforço – sofrimento – para ser diferente do mundo e conseguir entrar pela porta estreita.

Então ser salgado com fogo para o cristão, são os sofrimentos que ele passa para ser santificado e assim ser mais semelhante a Cristo e entrar na Vida!

· I Pedro 1:3-7 - 3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,4para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês 5 que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. [Pedro lembra seus leitores da preciosidade da nossa fé e da nossa esperança – algo incomparável com qualquer coisa material – pois o material irá perecer!] 6Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.7Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

FOGO (v.7) = PROVAÇÃO (v.6)

A explicação para esse fogo (v.7): Para comprovar a fé, para purificar a fé!

A fé é comparada com o ouro --- o fogo refina e tira as impurezas do ouro.

Assim também as aflições e sofrimentos (fogo) = purificam nossa fé – Fé que é muito mais valiosa que o ouro!

Uma vez que sua fé é aprovada, passando o teste de fogo/provações – isso resulta em louvor, gloria e honra quando Jesus voltar.

* V.6 – “Ainda que agora, por um pouco de tempo” [contraste entre algo temporário e o eterno dos versículos 3-5] – “Devam ser entristecidos por todo tipo de provação”.

DEVAM – palavra grega dei – implica uma necessidade. Há a necessidade da parte de Deus em levar-nos as provações e sofrimentos.

Essa é a mesma palavra que Jesus usou em Marcos 8:31 - Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse. – vimos que era necessário o sofrimento de Jesus, havia sido prometido no Antigo Testamento (Is. 53).

SER ENTRISTECIDOS POR TODO TIPO DE PROVAÇÃO – É necessário que nós passemos por tempos de tristeza, dor, angústia – diferente do que se é pregado hoje em dia, que Deus é amor e quer todos bem e felizes, a Bíblia mostra que é necessário da parte de Deus fazer com que passemos por períodos de dor e sofrimento.

Todo tipo – são várias maneiras, multicolor! Zombado, apanhando, desprezado, perda da herança, apedrejado, cuspido, despedido... (mas tem que ser por causa de Jesus)

v.7 – ASSIM ACONTECE PARA QUE FIQUE COMPROVADA A SUA FÉ – Fé que não é testada pelo sofrimento, pela dor, pelo desprezo (de amigos e familiares) não é fé genuína.

RESULTARÁ EM LOUVOR, GLÓRIA E HONRA QUANDO JESUS FOR REVELADO!

· I Pedro 4:12-19 - Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. 13Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.14Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.15 Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios.16Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.17Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?18E, "se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador?"19Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem.

O Fogo que Surge entre Vocês (v.12) = Participação nos sofrimentos de Cristo.

Se você é insultado (parte desse fogo) por pertencer a Cristo = você é abençoado = pois o Espírito repousa sobre você.

E se o Espírito Santo repousa sobre você = você foi selado por Deus (Ef 1.13)= Você pertence a Ele = Ninguém vai tirar você da mão dEle!

** Quando Deus te passa pelo fogo do sofrimento, Ele está colocando em você o selo de adoção!

Heb. 12:5-7 - Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,6pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho".7Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?.

v. 14 – FELICIDADE BÍBLICA ---- sofrer, ser insultado, desprezado! Isso é felicidade queridos!!!

· I Cor. 3:13 – v.10 Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.11 Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.12 Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha,13 sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um.14 Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa.15 Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo.

* Essa passagem não defende o purgatório e nem a salvação de crentes carnais - como alguns gostam de dizer.

O contexto da carta mostra um sério problema de divisão nas igrejas em Corinto. O que Paulo está mostrando é que todos os minsitros são escravos de Deus e estão trabalhando na obra dEle. Quem sofre o teste do fogo é o ministro, nesse texto.

O fogo serve para revelar a qualidade da obra de cada um. “A imagem é de alguém fugindo de um prédio tomado por um grande incêndio. A pessoa escapa. Mas, quanto do edifício em que estivera trabalhando sobrevive às chamas?” (A Cruz e o Ministério Cristão – Carson [fiel] 101).

O fogo é mais uma vez usado como o teste do Senhor na vida do cristão.

Com base nessas passagens e o contexto de Marcos 9:49-50, acredito ter base suficiente para dizer que Jesus está se referindo a todos – incrédulos e cristãos irão ser salgados com algum tipo de fogo!

III – as aplicações do texto - MARCOS 9:49-50

1 - Aqueles que não forem salgados em vida com o fogo do sofrimento e do teste que vem de Deus para purificar a fé e santificar a pessoa, esses serão salgados com o fogo do inferno.

Os incrédulos e aqueles que não buscaram santidade irão sofrer eternamente no inferno.

Essas pessoas que negaram a Jesus como Senhor e Salvador, que negaram a busca pela santidade – essas irão ser preservadas (sal) no lugar da justa ira de Deus!

Mateus 25:41 – Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

Apocalipse 14:9-11- 9Um terceiro anjo os seguiu, dizendo em alta voz: "Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão, 10 também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro, 11E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.

2 - Aqueles que seguem a Jesus negando a si mesmos, tomando a cruz e sendo radicais no discipulado, esses serão salgados com o fogo do sofrimento.

O cristão genuíno é preservado no sofrimento – pois o sofrimento/o fogo é que purifica a nossa vida, santifica a nossa fé e nos assemelha com o nosso Salvador.

*** Você não precisa buscar sofrimento. Apenas seja fiel a Deus, apenas siga a Jesus da forma que Ele ordena, somente seja santo em um mundo perverso e você verá que as aflições e as perseguições virão naturalmente!

É promessa de Deus para nossas vidas que iremos sofrer!

Ele não promete te enriquecer, Ele não promete saúde e felicidade nessa terra, mas Ele promete sim o FOGO que purifica a nossa fé e nos santifica:

II Tim. 3:12 - 10Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,11 as perseguições e os sofrimentos que enfrentei [os sofrimentos e perseguições são marcas da fidelidade de paulo], coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou!12De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. [receba essa promessa!]

Atos 14:19-22 - Então alguns judeus chegaram de Antioquia e de Icônio e mudaram o ânimo das multidões. Apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que estivesse morto.20 Mas quando os discípulos se ajuntaram em volta de Paulo, ele se levantou e voltou à cidade. No dia seguinte, ele e Barnabé partiram para Derbe.21 Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia,22 fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: "É necessário [deinecessidade Mc 8.31; IPe 1:6] que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus". [Há a necessidade de passar por tribulações para a pessoa entrar no céu!]

Por que é necessário passar por tribulações?

Romanos 8:16-17 – O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.17 Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

Tem gente que repugna de todas as formas o sofrimento – odeia, rejeita e prega ser contra a vontade de Deus os sofrimentos – o grande problema é que sem sofrimento não há semelhança com Jesus e se não há semelhança com Jesus em Seus sofrimentos – então NÃO há adoção – e se não tem adoção, não tem herança – a herança de uma esperança eterna e incorruptível!

Isa. 48:10-11 – Veja, eu refinei você, embora não como prata; eu o provei na fornalha da aflição. Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? Não darei minha glória a um outro.

É a gloria de Deus que está em jogo e não a sua própria felicidade!

Diferentemente do que e ensinado e proclamado hoje em dia – o cristianismo promete o sofrimento de todos aqueles que seguirem a Jesus e andarem conforme a Biblia nos chama a andar:

I Tes.3:3-4 - 1Por isso, quando não pudemos mais suportar, achamos por bem permanecer sozinhos em Atenas2e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,3para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso.4Quando estávamos com vocês, já lhes dizíamos que seríamos perseguidos, o que realmente aconteceu, como vocês sabem.

Alguns dizem, “Mas isso era para eles naquela época!” – Se as promessas de sofrimentos são apenas às pessoas daquela época, então as promessas de glória e restauração eterna ao lado de Jesus só servem para eles!

“Todos sabem como é difícil voltar nossos pensamentos para Deus quando tudo vai bem conosco. A expressão "temos tudo o que queremos" é uma frase terrível quando esse "tudo" não inclui Deus. Nós achamos que Deus é uma interrupção. Como diz Sto. Agostinho em algum lugar, "Deus quer dar-nos algo, mas não pode, porque nossas mãos estão cheias - não há nelas lugar para colocá-Io". Ou como afirmou um amigo meu: "consideramos Deus como um aviador considera o seu pára-quedas; ele o leva para as emergências, mas espera jamais ter de usá- lo". Todavia, Deus, que nos fez, sabe o que somos e que nossa felicidade está nEle. Nós porém não a buscamos nEle enquanto permitir-nos qualquer outro recurso onde ela possa plausivelmente ser procurada. Enquanto aquilo que chamamos de "nossa própria vida" permanecer agradável, não iremos entregá-Ia a Ele. O que pode então Deus fazer em nosso benefício senão tornar "nossa vida" menos agradável, e remover as fontes plausíveis da falsa felicidade? B justamente aqui, onde a providência divina parece à primeira vista ser mais cruel, que a humildade divina, o rebaixamento do Altíssimo merece o maior louvor.” (C.S. Lewis – O Problema do Sofrimento, 55)

· Você tem coragem de orar essa oração? Filipenses 3:10-Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

O Contexto Biblico da Frase “SALGADO COM FOGO”:

A única referência na Bíblia onde encontramos algo semelhante a essa frase de Marcos 9:49 é em Levítico 2:13.

Lev. 2:13 - .11Nenhuma oferta de cereal que vocês trouxerem ao Senhor será feita com fermento, pois vocês não queimarão fermento nem mel como oferta preparada no fogo ao Senhor.12Podem trazê-los como oferta dos primeiros frutos ao Senhor, mas não poderão oferecê-los no altar como aroma agradável.13Tempere com sal todas as suas ofertas de cereal. Não exclua de suas ofertas de cereal o sal da aliança do seu Deus; acrescente sal a todas as suas ofertas.

O contexto de Levítico 2 é importante, pois vemos que Deus está ordenando os tipos de ofertas. No Antigo Testamento havia 4 ofertas de sangue e 1 de cereal.

Levítico 2 retrata a oferta de ceral – essa oferta representava algo muito simples, mas de muito valor. Essa oferta retrata o agradecimento à fidelidade de Deus.

Ele completa a refeição da comunhão – a oferta de holocausto (cap. 1) e a oferta de paz (cap.3) – o pão (cereal) fazia parte dessa refeição.

O SAL – “Na antiguidade as partes que compartilhavam o sal [aqui o Senhor e os israelitas] eram unidas por obrigações mútuas.” (Zondervan Illustrated Bible Background Commentary)

Ao colocar sal na oferta – o sal da aliança – o ofertante está dizendo ser fiel assim como Deus é fiel. Ele irá se dedicar ao servico e Deus será fiel em cumprir a Sua Palavra.

Nós nos ofertamos como sacrifícios vivos a esse Deus – como agradecimento do sacrifício de Jesus - e Ele nos salga – o sal não destrói, mas preserva a oferta, assim como o os sofrimentos e tribulações não nos destroem, mas nos preservam na semelhança de Jesus!

E é assim que nos tornamos o sacrifício vivo – o Senhor nos salga com fogo e deste modo nosso ser é transformado, nossa mente é renovada na Palavra e nosso ser não é conformado com esse mundo!

Rom. 12:1-2 - Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

O Senhor quer uma consagração TOTAl de nossas vidas. Diferente da superficialidade de hoje em dia, Jesus chama as pessoas para algo profundo e radical.

Se em Marcos 9:43-48 somos chamados a sacrificar partes do nosso corpo, em Romanos 12 somos chamados a nos sacrificar inteiramente!

E o sacrificio precisa ser queimado com o fogo que purifica – fogo do sofrimento e da tribulação!

3 – v.50 –"O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros". -

Jesus continua usando o simbolismo do sal para fazer outras observações.

Sal é Bom! – Sim, o sal era essencial naqueles dias. Ele servia como medicamento, geladeira e salário.

O sal não só preserva como traz sabor – assim também os sofrimentos devem produzir frutos em nossas vidas – Tiago 1:2-4 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Mas a partir do momento que o sal perde o sabor – que os sofrimentos e as disciplinas do Senhor perdem o propósito em nossas vidas devido a dureza dos nossos corações – as aflições não passam a ser mais parte do processo de purificação e santificação, mas se tornam acúmulos de amargura e raiva contra Deus – e assim perde todo o benefício.

TENHAM SAL EM VOCÊS E VIVAM EM PAZ UNS COM OS OUTROS”:

Jesus encerra voltando ao problema que originou todo esse discurso – o sectarismo, o orgulho e o desprezo pelos irmãos em Cristo (Mc 9. 38).

Tenhamos em nós o sal que preserva nossa vida de total sacrifício a serviço de Jesus e nessa vida de sacrifício busquemos a paz entre os irmãos.

** A vida cristã já tem muito sofrimento e tribulação, não se isole. Tenham a paz entre você e seus irmãos para que todos sofram juntos e alegrem-se juntos.

*É muito melhor sofrer estando em paz com os irmãos, pois eles podem te confortar: II Cor. 1:3-4 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

Essas são as marcas do Cristianismo verdadeiro, que é algo radical! Longe dessa superficialidade que vemos hoje.

Nós somos chamados a amar de forma anormal nossos irmãos e irmãs em Cristo, somos chamados a uma vida radical de arrependimento e santidade, somos chamados a entrar pela porta estreita e não andar pelo caminho largo que leva ao inferno, somos chamados a sofrer e a viver em paz!

*** Basicamente somos obrigados a viver como Jesus viveu: I Jo. 2:6 - aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou

Você tem andado como Jesus andou? Ou você tem andado como o mundo anda?

Jesus sofreu, foi desprezado, machucado, cheio de amor e compaixão, vivia uma vida de dependência em Deus – e você?

O seu cristianismo é o mesmo de Jesus – algo RADICAL? Ou o seu cristianismo não passa de uma mera religião que te traz conforto nessa terra, é superficial e não te trará salvação?

Todos serão salgados com algum tipo de fogo:

A – O Fogo da eterna punição e sofrimento no inferno

B – O Fogo das provações e tribulações para sermos semelhantes a Jesus e passarmos a eternidade ao seu lado.

Qual o fogo que você escolhe?

8 comentários:

  1. muito bom, guga!
    sempre fiquei perdido com esse versículo, é muito profundo e relacionado com o VT fica ainda mais lindo o entendimento.

    ResponderExcluir
  2. Tremendo vinha faz algum tempo indagando essa questão de um evangelho falso de prosperidade sendo pregado, mas quando confrontado com a Bíblia não fechava. Pois todos que pregaram o evangelho começando por João Batista morreram pobres e maltratados em profundas dores. Eu me co verti e era da igreja Show da fé, eles me doutrinaram para ser obreiro deles com suas teorias de autoridade total. Mas orando Deus me levou a igreja assembléia de Deus onde hoje sou um jovem pregador guiado somente pelo Espírito Santo, assim como o senhor relator deste estudo. Parabéns irmão você nos revela o que Paulo queria revelar a Igreja mas eles ainda eram meninos para ouvir e não suportariam. Parabéns mesmo não pare. A paz do Senhor irmão.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Tirou minhas dúvidas! Louvado seja o nome do Senhor!

    ResponderExcluir
  4. Amei sua interpretação. Ajudou muito em meus estudos. Gratidão

    ResponderExcluir
  5. Tremendo entendimento irmao! que o Espirito Santo continue te revelando o profundo de sua Palavra sempre em nome do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  6. Agradeço ao ALTÍSSIMO por tão grande sabedoria concedida ao irmão!
    O que mais me valeu foi a relação com o AT, sem, entretanto, desconsiderar os demais.

    ResponderExcluir
  7. Uau!! Revelação nua e crua do Espírito Santo!

    ResponderExcluir
  8. Seu comentário ajudou a ter uma linha de raciocínio.
    Mc 9:38 ... O qual não nos segue..
    Vs 48 cada um será...
    As implicações de seguir a Cristo todos conhecemos.
    É se o contexto aqui tratar de usurpação de direitos (expulsar demônios) sem o "ônus" do andar com Cristo?
    Cada um será salgado com folgo, vai chegar o momento deles João. Eles também sacrificaram João.
    Assim posto João tendes sal em você mesmo e siga a paz com todos.
    Me dá seu feedback pois elementos do início do seu texto me fizeram desenvolver este raciocínio. Será muito bom falarmos. Somente não li seu texto na íntegra mas sim somente o começo porque me ocorreu esse pensamento e eu tinha deixado suspenso na leitura do dia anterior. Paz do Senhor meu amigo elimario-santos_2@hotmail.com

    ResponderExcluir