segunda-feira, 14 de março de 2011

Jesus ensina sobre a conseqüência da superficialidade - Parte V - Tema: A seriedade do casamento; o casamento é consagrado. Marcos 10:1-12

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus ensina sobre a conseqüência da superficialidade - Parte V - Tema: A seriedade do casamento; o casamento é consagrado. Marcos 10:1-12

Pregado na manhã de Domingo, do dia 13 de março de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria

Marcos 10:1-12 1Então Jesus saiu dali e foi para a região da Judéia e para o outro lado do Jordão. Novamente uma multidão veio a ele e, segundo o seu costume, ele a ensinava. 2 "Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova, perguntando: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher? "3 "O que Moisés lhes ordenou? ", perguntou ele. 4Eles disseram: "Moisés permitiu que o homem desse uma certidão de divórcio e a mandasse embora".5Respondeu Jesus: "Moisés escreveu essa lei por causa da dureza de coração de vocês.6Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’.7‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, 8e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.9Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".10Quando estava em casa novamente, os discípulos interrogaram Jesus sobre o mesmo assunto.11 Ele respondeu: "Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela. 12E se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério".

Introdução e Contextualização:

Como nós temos visto no Evangelho de Marcos o cristianismo ensinado e demandado por Jesus Cristo é TOTALMENTE diferente desse falso cristianismo atual. Os valores do Reino de Deus são revolucionários quando comparados com os valores éticos, morais e religiosos que a nossa sociedade e cultura possuem.

Prestem atenção – Os Valores do reino de deus são revolucionários!

REVOLUCIONAR - Causar notável mudança em, transformar radicalmente, inovar substancialmente, agitar, pôr em rebuliço, causar problemas, convulsionar – mudança completa.

É exatamente isso que os valores e os ensinos da Bíblia são: revolucionários! Eles colocam a sociedade em rebuliço, causam problemas – Por quê? Porque é totalmente diferente do que o mundo deseja ouvir.

O mundo odeia o Evangelho verdadeiro – I Cor 1:18 Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. 2:14 - Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.

A mensagem de Jesus é um cheiro insuportável para a grande maioria das pessoas – II Cor 2:15-16 -porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. Para estes somos cheiro de morte.

O mais triste é que dentro das próprias igrejas a mensagem do verdadeiro Evangelho tem se tornado escandalosa e repugnante!

As pessoas querem algo superficial que anime o ego, que fortaleça o egoísmo, que não os levem a sair da vida de conforto e pecado, elas querem que os pecados sejam confortados e desculpados e jamais confrontados e os slogans mais usados são, “Deus é amor e Ele me quer feliz!”, “Ninguém pode me julgar, só Deus vê meu coração!”.

Como conseqüência dessa abominável superficialidade o nome de Deus é blasfemado entre os incrédulos.

Qual o remédio para essa superficialidade toda? Voltar as Escrituras! Voltar ao Evangelho verdadeiro que foi ensinado por Jesus – Evangelho esse que atraiu muita gente por causa da seriedade e da realidade contida na mensagem e nas vidas dos cristãos, mas ao mesmo tempo em que atraiu muitos, da realidade contido na mensagem e nas vidas dos cristoi ensinado por Jesus.esse Evangelho assustou muitas pessoas também [Atos 5 relata a morte de Ananias e Safira – veja versículos 11-14 11E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.12 Os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos os que creram costumavam reunir-se no Pórtico de Salomão.13Dos demais, ninguém ousava juntar-se a eles, embora o povo os tivesse em alto conceito.14Em número cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e lhes eram acrescentados]

Uma das áreas que essa superficialidade tem afetado de forma destrutiva é o CASAMENTO!

O casamento vem perdendo todo seu imenso valor devido à falta de temor e compromisso primeiramente para com Deus e seus mandamentos, e segundo a falta de compromisso entre as próprias pessoas.

O casamento – o mandamento mais antigo dado, criado e estipulado por Deus - necessita ser revolucionado em nossos dias. A gente precisa voltar para Gênesis para entender a preciosidade e quão sagrado é esse ato de se casar!

As pessoas têm ridicularizado o casamento – programas de TV fazem o casamento parecer a pior coisa do mundo.

Nos filmes, novelas e até mesmos ao nosso redor as pessoas advertem severamente as pessoas a não se casarem – “cara, não faça isso!”.

O grande pecado é que esse modo de pensar tem se infiltrado nas igrejas – talvez não de forma tão aberta e escandalosa, mas de uma forma sutil.

A maioria das pessoas não vê o casamento como um dom, um presente dado por Deus.

Como falei antes, tudo isso se dá pela ignorância das pessoas com relação a verdade do casamento que se encontra na Palavra de Deus.

Casamentos estão se acabando com toda facilidade; casais não têm mais filhos; as pessoas estão se casando com pessoas do mesmo sexo; as pessoas não estão se casando mais – tudo isso, pois a sociedade se desviou da Palavra que é onde vemos como o casamento deve funcionar.

“Deus criou o casamento com um propósito e para um propósito, por isso quando usamos o casamento para um propósito diferente do qual Deus estabeleceu, nós nos encontramos em apuros.” (Voddie Bauchman – Marriage by Design - DVD)

Então vamos para Marcos 10:1-12 ver o que Jesus fala sobre a santidade do casamento!

Contextualização:

Jesus continua árduo trabalho de re-educar seus discípulos.

Jesus foca menos nas multidões, nas curas e nos milagres para focar mais no discipulado.

Essa nova seção – capítulo 10 – tem o mesmo foco da anterior: A radical diferença entre os valores do Reino de Deus e os valores tradicionais da cultura em que os discípulos foram criados.

A diferença principal é que Jesus deixa claro que esses não são os padrões de um mero rabino, mas sim os padrões e as perspectivas do Reino de Deus (14, 15, 23, 24, 25).

Essa perspectiva revolucionária e totalmente diferente da tradicional já havia começado a ser ensinada abertamente em 8:31. Depois disso Jesus passou a expandir a seriedade e o paradoxo do que é ser cidadão desse Reino:

· Você precisa negar a si mesmo.

· Você precisa tomar a sua cruz – estar disposto a morrer diariamente.

· Você precisa perder a sua vida para ganhá-la.

· Você precisa ser o servo de todos.

· Você precisa ser o último em status.

· Você precisa amar seu irmão(ã) em Cristo acima das suas vontades e ‘liberdades’.

· Você precisa renunciar e matar seus pecados drasticamente para entrar na Vida.

Agora Jesus vai mais profundo, “e as demandas são impostas em relação aos ingredientes mais básicos da vida, casamento e divórcio, crianças, riquezas, bens materiais e afluência.” (France, R.T. The New Int. Greek Testament Commentary [Eerdmans],386).

Divisão do Estudo:

I – o local

ii – O CONFRONTO ENTRE JESUS E OS FARISEUS

III – a resposta de jesus

I – o local

1Então Jesus saiu dali e foi para a região da Judéia e para o outro lado do Jordão. Novamente uma multidão veio a ele e, segundo o seu costume, ele a ensinava.

· “JESUS SAIU DALI” --- O último lugar mencionado é Cafarnaum (9:33 – talvez a casa de Simão Pedro).

Cafarnaum foi a base ministerial de Jesus por muito tempo. Ele passou mais de um ano naquela região ensinando, curando e revelando o Reino de Deus, mas o povo não O recebeu como Messias!

Eles gostavam das curas, dos milagres da prosperidade que Jesus trouxe para região atraindo gente de todos os lugares, mas a mensagem de um verdadeiro discipulado não agradou os ouvidos dos habitantes daquela região.

Essa frase apesar de ser bem curta e muitas vezes passar desapercebida – ela é de extrema importância.

Cafarnaum é agora abandonada por Jesus. O ministério na região da Galiléia chegou ao fim!

“Ele havia ministrado, pregado, ensinado, e curado – trouxe luz a ‘Galiléia dos gentios’. Mas como sempre, ‘o homem adorou as trevas’ (Jo 3:19b). Enquanto a Luz estava lá a maioria não foi para a Luz. Agora o ministério na Galiléia acabou, a Luz se foi.” (John MacArthur´s Bible Studies on Divorce [Moody] pg.5).

Veja as últimas palavras de Jesus para esse lugar que estava tão familiarizado com o nome de Jesus:

Mt.11:23-24 - E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não, você descerá até ao Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje. Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma do que para você".

Jesus começa a sua jornada para o sul – em direção a Jerusalém!

· “E FOI PARA A REGIÃO DA JUDÉIA E PARA O OUTRO LADO DO JORDÃO” – A terra da Palestina é dividida pelo Rio Jordão – A Galiléia - ao norte é mais rural, enquanto a Judéia ao sul é uma região mais populosa com Jerusalém sendo a maior cidade.

Jesus faz um caminho diferente, Ele não vai direto ao sul – Ele desce passando por Samaria (Lucas 18) – coisa que os judeus não faziam – chega na região da Judéia, cruza o rio Jordão e passa para a Peréia (região conhecida como ‘além do Jordão’). Essa é a ultima região antes de partir para Jericó e depois Jerusalém. 1/3 de Lucas foca no ministério de Jesus nessas regiões.

clip_image003

** Esses são os últimos 6 meses da vida de Jesus.

Nesse tempo a Peréia estava sendo governada pelo tetrarca Herodes Antipas.

Marcos 6:14-29 narra a causa da morte de João Batista – veja versículos 17-18 -17 Pois o próprio Herodes tinha dado ordens para que prendessem João, o amarrassem e o colocassem na prisão, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, com a qual se casara. 18 Porquanto João dizia a Herodes: “Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão”.

Foi em Peréia que João foi preso e decapitado porque havia condenado o divórcio e união de Herodes Antipas e sua cunhada Herodias.

[Herodes Filipe casou com Herodias (filha de Aristóbulo, irmão de Herodes Filipe). Herodias era uma daquelas mulheres que você tem que ter o máximo de distância possível (Prov.6-7) – mulher adúltera e obcecada por poder! Eles ficaram em Roma e tiveram uma filha, Salomé. Numa visita a Roma Herodes Antipas se apaixonou por Herodias (não sabemos quem seduziu quem) e decidiu casar com ela, mas para isso ela obrigou que ele largasse sua esposa Falsaléia, que era filha do rei nabateu Aretas IV – isso gerou guerras na região e o desagrado da população e de Roma. Herodes Antipas casou-se com sua cunhada (e sobrinha) Herodias e viveram na região da Judéia com sua filha Salomé.] (ver sermão em Marcos 6:14-29)

** Jesus se encontra na mesma região em que João foi preso e morto por causa do tópico de adultério e divórcio.

· “multidÕES (ὄχλοι) veio a ele e, segundo o seu costume, ele a ensinava” – Esse era o foco de Jesus – ENSINAR A PALAVRA!

Diferente das igrejas e ministros de hoje em dia que focam tanto na música, no show, no teatro, dança e outras coisas – Jesus focava no ENSINO da Palavra!

E é isso o que fazemos aqui, nós estudamos os ensinos de Jesus!

Multidões vieram ver e ouvir Jesus – mesmo longe da região da Galiléia muitos já haviam escutado falar de Jesus (Mc. 3:8 - Quando ouviram a respeito de tudo o que ele (Jesus) estava fazendo, muitas pessoas procedentes da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia e das regiões do outro lado do Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidom foram atrás dele.)

II – O CONFRONTO ENTRE JESUS E os fariseus

2 "Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova, perguntando: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher? "

Os Fariseus se aproximaram de Jesus com a intenção de DESTRUÍR Jesus.

PARA PÔ-LO À PROVA” – Prova = πειράζω – essa palavra pode tanto se referir a um:

a) TESTE – com intuito de aprovar a pessoa sendo testada – tendo um sentido positivo. Tg 1:2 - Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.

b) TENTAÇÃO – com o objetivo de reprovar a pessoa sendo tentada.

O contexto é quem geralmente dita o significado da palavra.

Tiago 1:13-14 – Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.

Nesse caso os Fariseus querem tentar Jesus – eles querem que Jesus fracasse e seja reprovado (Mc.8:11 - Os fariseus vieram e começaram a interrogar Jesus. Para pô-lo à prova, pediram-lhe um sinal do céu. 12:15 - Devemos pagar ou não? " Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, perguntou: "Por que vocês estão me pondo à prova? Tragam-me um denário para que eu o veja"). Os fariseus gastaram muito tempo tentando Jesus para que Ele se entregasse com alguma resposta comprometedora.

** Então eles fazem uma pergunta extremamente delicada.

Isso não é um retiro de casal! Isso não é uma conferência para casais! Isso é uma cilada!

· “É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher?” – ou como Mateus 19:3 diz, “É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?

Veja que eles não se aproximaram de Jesus com o intuito de aprender, eles se ajuntaram e planejaram o que eles poderiam perguntar a Jesus que iria colocá-Lo em uma situação complicada.

Por que a questão do divórcio poderia destruir Jesus?

1 – Foi esse assunto que levou João Batista a ser preso e morto. Uma resposta sem pensar poderia levar Jesus a mesma situação que João – era isso o que os fariseus ansiavam.

2 – As pessoas adoravam o divórcio – assim como hoje, os judeus do primeiro século se divorciavam com a maior facilidade. Naquela multidão toda seguindo a Jesus a grande maioria já havia se divorciado. Uma resposta sem pensar e Jesus faria com que a maioria se revoltasse contra Ele – e era isso o que os fariseus queriam. Os fariseus queriam que Jesus respondesse de tal forma que o povo passasse a odiá-Lo.

3 – No judaísmo do primeiro século havia 2 escolas de pensamento sobre o divórcio:

I – Escola do rabino Shammai = essa escola de pensamento era a mais conservadora e permitia o divórcio apenas se houvesse infidelidade sexual (adultério) – esse tipo de pensamento era mais desprezado pelos judeus.

II – Escola do rabino Hillel = esse rabino era mais liberal e permitia o divórcio por todos os motivos – se a esposa queimasse a comida, se ela soltasse o cabelo em público, a esposa conversasse com um outro homem em público, se ela falasse mal da mãe do marido, se o marido achasse alguém mais atraente do que a esposa, se ela fosse estéril ou se ela não deu ao marido um filho homem. Esse ensino foi adotado pela grande maioria dos judeus – o ensino mais popular!

** Essa é a visão atual da grande maioria das pessoas em nossos dias!

Essas duas escolas de pensamento se dividiram devido a interpretação de Deuteronômio 24:1-4, 1Se um homem casar-se com uma mulher e depois não a quiser mais por encontrar nela algo que ele reprova, dará certidão de divórcio à mulher e a mandará embora.2 Se, depois de sair da casa, ela se tornar mulher de outro homem,3 e o seu segundo marido não gostar mais dela, lhe dará certidão de divórcio, e mandará embora a mulher. Ou também, se ele morrer,4 o primeiro marido, que se divorciou dela, não poderá casar-se com ela de novo, visto que ela foi contaminada. Seria detestável para o Senhor. Não tragam pecado sobre a terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá por herança.

A grande discussão era o que significava “encontrar nela algo que ele reprova”. Shammai acreditava ser pecado sexual, enquanto Hillel alegava ser qualquer coisa que o homem reprovasse.

Então os fariseus se ajuntam numa tentativa de destruir Jesus e tirar todo o crédito dEle diante das multidões. Será que Ele vai chamar as pessoas de adúlteras? Será que Ele vai dar uma resposta que mostra que Ele não está alinhado a nenhum grande ensino dos rabinos?

III – a resposta de jesus

"3 "O que Moisés lhes ordenou? ", perguntou ele. 4Eles disseram: "Moisés permitiu que o homem desse uma certidão de divórcio e a mandasse embora".5Respondeu Jesus: "Moisés escreveu essa lei por causa da dureza de coração de vocês.6Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’.7‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, 8e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.9Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe"

V.3 – “O QUE MOISÉS LHES ORDENOU (ντέλλομαι – dar ordens, mandar)?” (perguntou Jesus)

Jesus vai além das interpretações dos rabinos, Ele vai muito além de comentários de homens – Ele vai para a Moisés!

V. 4 – “ELES (os fariseus) DISSERAM: ‘MOISÉS PERMITIU (πιτρέπω - permitir) QUE O HOMEM DESSE UMA CERTIDÃO DE DIVÓRCIO E A MANDASSE EMBORA’

Veja o contraste nos verbos:

Jesus perguntou o que Moisés ORDENOU, mas os fariseus respondem com o que Moisés PERMITIU.

Isso é muito importante, pois “reflete a natureza equivocada da base legal do divórcio em Deut. 24:1-4. Aquela passagem não ordena, e nem permite, especificamente o divórcio, mas pelo contrário apenas REGULA a situação que resulta após ter ocorrido um divórcio e ter sido devidamente certificado: vs.1-3 consistem apenas de sentenças condicionais demonstrando o cenário no qual o v.4 providencia uma decisão judicial.” (France, R.T., New International Greek Testament Commentary [Eerdmans] 390)

A pergunta de Jesus foi sobre o que Moisés ORDENOU, e eles tentaram responder com base no material legislativo da Lei de Moisés. Mas o Pentateuco contém muito mais que apenas leis. A ORDEM que Jesus vai mostrar vem de Gênesis – livro no qual Jesus proclama ter sido escrito por Moisés.

** Obs. Muitos estudiosos têm negado a autoria de Moisés para com o Pentateuco, a minha única resposta para com essas alegações é que Jesus afirmou que foi Moisés. Eu fico com Jesus!

V.4OS FARISEUS TENTAM USAR A PALAVRA DE DEUS COMO LICENSA PARA PECAR:

Eles citam Deut. 24:1-4 - 1Se um homem casar-se com uma mulher e depois não a quiser mais por encontrar nela algo que ele reprova, dará certidão de divórcio à mulher e a mandará embora.2 Se, depois de sair da casa, ela se tornar mulher de outro homem,3 e o seu segundo marido não gostar mais dela, lhe dará certidão de divórcio, e mandará embora a mulher. Ou também, se ele morrer,4 o primeiro marido, que se divorciou dela, não poderá casar-se com ela de novo, visto que ela foi contaminada. Seria detestável para o Senhor. Não tragam pecado sobre a terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá por herança..

Veja que essa passagem não ordena o divórcio!

A única ordem que existe nessa passagem é para o marido não se casar novamente com a ex-mulher (v.4).

Eles interpretaram de forma errada o texto, pois na realidade o único mandamento é não casar novamente para não cair em adultério.

** Assim como hoje em dia - as pessoas torcem e destorcem a Palavra até Ela dizer o que eles querem!

* Voltaremos a esse texto no próximo estudo.

V.5 – “Respondeu Jesus: “Moisés escreveu essa lei por causa da dureza de coração de vocês”

O resultado de todos esses problemas de divórcio e se casar novamente vinham de uma só fonte:

DUREZA DE CORAÇÕES (σκληροκαρδία - coração seco, duro)

Essa palavra tem uma conotação de rebeldia contra Deus - Dt 10:16; Ez 3:7

“Essa linguagem é primariamente usada das ações dos homens para com Deus ao invés de para com a maneira como os homens tratam uns aos outros. Assim ela se refere aqui não a crueldade dos homens para com as esposas, mas a rebeldia contra a vontade de Deus. É essa σκληροκαρδία que os levou ao divórcio em primeiro lugar, e fez necessário com que Moisés lesgilasse uma lei que nunca foi prevista como propósito divino” (France, R.T., New International Greek Testament Commentary [Eerdmans] 391)

clip_image004

Todo divórcio se baseia em uma rebeldia para com a vontade de Deus!

A pessoa não está insatisfeita com a esposa/marido, não está brava com a esposa – a verdade é que a pessoa está insatisfeita e brava com a vontade de Deus!

Isso é muito sério! O pecado principal de um divórcio é que você está se rebelando contra a vontade de Deus.

E qual é a vontade de Deus?

V.6-9 – “6Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’.7‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, 8e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.9Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe"” --

Fantástico! Jesus não vai para o assunto de divórcio como os fariseus queriam.

É como se Jesus estivesse falando, “Vamos fazer o seguinte – vamos para a Criação! Eu sei que vocês querem falar sobre divórcio, mas vocês só vão entender quão abominável é isso se vocês entenderem qual é a vontade original de Deus para o casamento!

Jesus nos leva de volta ao Princípio de tudo.

V.6ENTENDENDO A CRISE NO CASAMENTO ATUAL:

Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’ - Um dos grandes problemas com o casamento hoje em dia está totalmente relacionado com a Teoria da Evolução.

Para você entender a realidade e quão sagrado é esse ato – o matrimônio, você precisa crer na Criação.

Pois se o casamento é resultado de uma evolução primitiva e está sujeito à mudanças – então realmente esse ato não tem valor algum.

Quanto mais as pessoas desprezam a Verdade Absoluta da Bíblia --- mais as pessoas se distanciam de éticas e morais ---- quanto mais distância de éticas, mais caótico e problemático se torna uma sociedade!

Quanto mais a filosofia da Criação é desprezada --- menos fundamento existe para um relacionamento monógamo entre um homem e uma mulher para toda a vida.

A igreja, os cristãos precisam voltar para Gênesis – acreditar na Criação – acreditar na Palavra de Deus para começar a melhorar a crise no casamento atual!

**** Muitas religiões (como os Espíritas) gostam de Jesus como um grande professor de éticas. Mas essas mesmas religiões acreditam no evolucionismo – como pode Jesus ser um grande mestre de éticas e ao mesmo tempo mentir e ser ignorante sobre a criação do homem?

· Jesus vai para Gênesis 1:27 e 2:24 como base para sua resposta:

Veja que Jesus não vai para nenhuma passagem como base para divórcio, mas para Gênesis e qual a intenção de Deus para o casamento! SOLA SCRIPTURA!!! Autoridade da Palavra!

Lembra que no começo do sermão eu falei que para algo funcionar corretamente nós precisamos obedecer ao propósito pelo qual essa coisa foi criada?

Jesus dá 4 motivos para mostrar quão sagrado é o casamento e como o divórcio deve ser uma impossibilidade:

1 – DEUS CRIOU O (1) HOMEM E A (1) MULHER (v.6)

Tanto o homem como a mulher são criaturas feitas por Deus e como seres criados por Ele devemos obedecer aos mandamentos do Criador.

HOMEME e MULHER --- veja que Deus não fez:

a – 1 homem e 2 ou 3 mulheres.

b – 1 mulher e 2 ou 3 homens.

c – 1 homem e 1 homem e nem 1 mulher e 1 mulher

* A intenção de Deus sempre foi um homem para uma mulher!

O homem necessita da mulher e Deus criou apenas 1 homem e 1 mulher para mostrar que tudo o que um necessita pode ser encontrado no outro. Bem diferente do que é passado hoje em dia que os casais precisam se aventurar e sair com outras pessoas.

Se uma pessoa está procurando felicidade fora da pessoa com a qual ela se casou, ela está se rebelando contra Deus.

** Obs. DIVÓRCIO ERA ALGO INIMAGINÁVEL PARA ADÃO E PARA EVA! Se eles pudessem se divorciar a história da humanidade teria acabado ali, em Gênesis 1!

Eles não teriam ninguém para conversar, receber ajuda, se alegrar e esse é o padrão criado por Deus!

II - Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher (v.7) - um laço/vínculo muito forte – mais forte que qualquer outro vínculo!

O casamento é tão precioso e importante aos olhos de Deus que Ele ordena que se quebre o vínculo antigo e se una a sua esposa.

Acima do 4° mandamento que manda o filho honrar o pai e a mãe – o casamento demanda que o filho/filha deixe os pais!

** Quantas brigas em casamentos se dão devido à intrusão dos familiares! Isso ocorre, geralmente, porque uma das partes do casal não se levanta para proclamar a verdade que o vinculo antigo está abaixo do casamento – o vínculo novo!

Principalmente na cultura brasileiro que é muito matriarca – as pessoas não obedecem ao mandamento de Deus e como conseqüência destroem o casamento!

** A palavra “e se UNIRÁ a sua mulher” tem o significado de algo que não pode ser quebrado.

Essa palavra tem o sentido de COLAR algo. O marido deve se colar a sua esposa. A união se torna indissolúvel!

III – e os dois se tornarão uma só carne’ (v.8). Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. (v.8)

Ele complementa a idéia anterior, de que o homem se cola/se gruda a sua esposa, dizendo que agora eles são “UMA SÓ CARNE”!

Esse UM não pode ser dividido – você pode dividir duas pessoas, três pessoas, mas não uma!

* Deus ordena que os dois se tornem UM. Você não tem meia pessoa!

O casal deve ser um em mente, espírito, propósito, direção, em bens materiais, emoções.

Jesus volta a explicar para que fique mais claro – ASSIM ELES JÁ NÃO SÃO DOIS, MAS SIM UMA SÓ CARNE!

A ênfase é UMA SÓ CARNE!

Hoje as pessoas já casam com separação de bens, já casam com a visão que eles não são uma só carne.

Na Bíblia não existe casar com separação de bens! Isso é mundano e pecaminoso!

IV - Portanto, o que Deus uniu, ninguém (NENHUM HOMEM - ἄνθρωπος μὴ χωριζέτω) o separe (v.9) – o casamento é uma obra de deus

Esse é o quarto argumento de Jesus para a consagração do casamento e a condenação do divórcio:

DEUS UNIU – PORTANTO NÃO SEPARE!

A palavra ‘SEPARE’ é χωρίζω - que é usada para DIVÓRCIO!

Veja o contraste entre:

O CASAMENTO (UNIÃO) É OBRA DE DEUS

O DIVÓRCIO É OBRA DE HOMENS PECADORES

Todo casamento é obra de Deus – independente se o casamento é entre budistas, hinduístas, espíritas e ateus – o casamento foi criado e estabelecido por Deus.

Por isso todo divórcio é pecaminoso!

Algumas pessoas dizem, “Mas não era a vontade de Deus para eu casar com aquela pessoa”. Deus ordenou e criou o casamento – uma vez que você faz os votos diante de Deus e de homens e se une a uma outra pessoa – isso é um milagre de Deus e você não tem direito de quebrar isso!

O que as pessoas precisam é de Cristo e não de divórcio!

Essas são as 4 Razões dadas por Jesus para validar o ensino que casamento é para a vida toda!

GÊNESIS conta a como o CASAMENTO foi criado e ordenado por Deus:

Gen. 2:18-25 – Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".19Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.20Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.21Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.22Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele.23Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada".24Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.25O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.

3 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O CASAMENTO NO RELATO DE GÊNESIS:

1 – DEUS CRIOU O CASAMENTO COMO UM PRESENTE PARA O HOMEM (v.18) --- O casamento é um presente!

A primeira maldição da boca de Deus é “Não é bom que o homem esteja só!”

A idéia e o design do casamento vêm todo de Deus!

O casamento não é um tabu da sociedade, mas sim um presente de Deus!

2 – O CASAMENTO É BOM!!!! Esse presente é muito bom!

“Não é bom que o homem esteja só!” --- É terrível ficar sozinho (a não ser se o Senhor tem um chamado para sua vida para ser solteiro).

v.23Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! – Adão tinha visto todos os animais com seus devidos pares e agora ele acorda e vê essa mulher ao lado dele – ele fica louco!!

Ele deve ter gritado, pulado corrido – “ESSA SIM!!!!”

V.24Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne – o casamento é tão bom que o homem deixa para trás o seu grande vínculo!

Casar é muito melhor que morar com o pai e com a mãe e com os irmãos!!!

Prov 18:22 – Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor.

Prov 31:10 - Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.

* A nossa cultura tenta impedir os jovens de se casarem, como se o casamento fosse impedi-los de crescerem.

A nossa sociedade diz que só podemos casar depois de terminar a faculdade e ter um emprego excelente.

“Os pais e pastores querem que os filhos sejam mais fortes que Sansão, mais piedosos que Davi e mais sábios que Salomão – pois todos esses homens caíram em pecados sexuais – só para terminarem a faculdade!” (Voodie Bauchman – Marriage by Design – dvd).

Voodie brinca que ele nunca leu o livro de II Hesitações onde diz que o jovem só pode casar quando terminar a faculdade.

Interessante que se há uma oportunidade de ir trabalhar em um outro lugar, cursar em outro país – daí sim pode largar a faculdade – mas o casamento de modo nenhum.

Casar é bom! Se o seu casamento não está bom, alguém não está seguindo os padrões bíblicos!

3 – O CASAMENTO TEM UM PROPÓSITO:

O grande problema nos casamentos se dá pelo fato das pessoas não entenderem o PROPÓSITO do casamento. As pessoas acham que o casamento vai faze-las felizes. Acham que o casamento é para servir o seu próprio ego. NÃO! O casamento é bom quando seguimos os padrões dados por Deus para que ele funcione bem:

A – PROCRIAR – 1° mandamento para o casal – procriar Gen 1:28 - Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". Nossa cultura acha que você é louco se você tiver mais de um filho.

A gente vive em um egocentrismo sem fim, as pessoas vêem filhos como problemas – filhos são vistos como mais despesas e menos tempo para curtir a minha vida.

Quando que na realidade os cristãos deveriam ver filhos como parte de um exército que cresce a imagem de Jesus e que domina e muda uma sociedade corrompida e perversa.

B – AUXILIAR UM AO OUTRO – ajudar um ao outro 1:28 – ‘subjuguem a terra’, ‘dominem os animais’, 2:20 –‘auxiliasse’.

O casamento é baseado em seguir o exemplo de Jesus que veio para servir – se dar – negar as próprias vontades.

Quando seguimos esses propósitos daí então estamos refletindo o relacionamento de Cristo e a sua igreja.

CONCLUSÃO:

Divórcio não deve ser argumentado com base na cultura e sociedade, mas no principio da Criação, quando Deus fez um homem e uma mulher Ele não tinha intenção nenhuma em separação!

O casamento é tão sagrado e tão importante que é a ilustração do relacionamento de Jesus com nós – a igreja.

Assim como o relacionamento de Jesus para com sua igreja é para sempre, assim devemos refletir o nosso casamento – uma união até a morte. O casamento é sério e sagrado e ordenado por Deus!

Heb 13:4-5 - O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei".

Nenhum comentário:

Postar um comentário