segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Jesus ensina sobre a consequência da superficialidade - Parte III - Tema o Inferno parte B - Marcos 9:42-48

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus ensina sobre a consequência da superficialidade - Parte III - Tema o Inferno parte B - Marcos 9:42-48

Pregado na manhã de Domingo, do dia 20 de fevereiro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 9:42-48 42 "Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço." 43 Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,{44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.} 45 E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno. {46 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.} 47 E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.49Cada um será salgado com fogo.50 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros".

** {} Alguns manuscrito não possuem versículos 44 e 46.

Introdução e Contextualização:

Há uma musica do Roberto Carlos que diz, “Não suporto mais você longe de mim. Quero até morrer do que viver assim. Só quero que você me aqueça nesse inverno. E que tudo mais vá pro inferno” – Isso mostra a total incapacidade de uma pessoa entender o terror desse lugar.

Quem entende a profundidade do horror que é o inferno, jamais deseja que outra pessoa vá para lá!

Eu estou pregando essa mensagem com todo temor, terror e cheio de compaixão! Jesus falou da realidade do inferno porque Ele amava as pessoas e queria que as pessoas acordassem para essa realidade!

Essas quatro últimas semanas que passei estudando a doutrina do inferno fizeram com que eu sentisse um peso que eu jamais senti – a realidade desse lugar me chocou como nenhum outro estudo que eu já havia feito. Percebi como eu mereço esse lugar, por todas as vezes que eu peco contra esse Deus que é totalmente santo e glorioso!

Gostaria que fosse mentira e ilusão, mas é a mais pura verdade que saiu dos lábios de Jesus Cristo. Como foi dito por Sproul, “Quase todo ensino bíblico sobre inferno vem dos lábios de Jesus. É esta doutrina, talvez mais que as outras, que constringe a lealdade do cristão para com o ensino de Cristo”. (Essential Truths of the Christian Faith, R.C. Sproul- Tyndale).

O peso que Deus colocou em meu coração para pregar esses dois sermões no inferno se dá porque:

A – A doutrina do Inferno foi retirada dos púlpitos das igrejas. Pastores não pregam mais sobre a realidade e severidade deste lugar – que foi criado por Deus para condenar pecadores.

As igrejas não têm mais temor por Deus! Eles ignoram e rejeitam qualquer sermão que amedontrará as pessoas, não percebendo que a Bíblia é um livro amendrotador, pois descreve um Deus que deve ser temido!

Liguei para algumas igrejas e conversei com alguns pastores sobre quando foi a última vez que eles fizeram um estudo/uma pregação sobre o INFERNO:

Primeira observação - A dificuldade de achá-los, eu não sei onde eles ficam! Mas no escritório é que não estavam!

A maioria que eu consegui conversar ou que olhei no site da igreja afirma acreditar no inferno, mas nenhum deles pregou um sermão ou conduziu um estudo sobre o inferno. Alguns disseram que não viam a necessidade disso.

As doutrinas andam de mãos dadas, então com o crescimento de pastores negando a veracidade e inerrância da Bíblia – eles acabam por negar as doutrinas mais difíceis – eles param de pregar sobre a ira de Deus, não se ouve sermões sobre a santidade de Deus e como conseqüência o inferno some do púlpito!

B – A doutrina do inferno foi rejeitada não só pelos pastores, mas as pessoas de modo geral não acreditam mais no inferno – ou se acreditam, elas têm a certeza de que não irão para lá!

Há uma falsa segurança na qual as pessoas têm certeza de que não irão para o inferno!

C – As pessoas que acreditam no inferno não entendem quão terrível é esse lugar e como podem se livrar dele – acham que boas obras é o suficiente.

Essa palavra é para todos – principalmente para aqueles que já estão “seguros”. Talvez hoje, você, que já está na igreja há muito tempo esteja andando sobre o piso podre e escorregadio que te leva para o inferno, precisa ser acordado pela realidade deste lugar.

A ira de Deus é real e o inferno está pronto!

** O mais triste é que esse é o lugar para onde a MAIORIA das pessoas vai!

Mt. 7:13-14, 22-23 - "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’23 Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!”

Lc. 13:23-24 - Alguém lhe perguntou: "Senhor, serão poucos os salvos? " Ele lhes disse: "Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.

As pessoas que não crêem em Jesus já estão condenadas – Jo. 3:18 - Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus!

– Toda pessoa que não nasceu de novo, que não foi regenerada já está dependurada sobre o inferno! As pessoas já nascem condenadas ao inferno e à beira do inferno.

As pessoas estão a um passo do inferno.

Jonathan Edwards um dos maiores teólogos que já existiu em seu sermão “Pecadores nas Mãos de um Deus Irado” diz a respeito dos pecadores, “sempre sujeitos a uma súbita e inesperada destruição, à semelhança daquele que anda por lugares escorregadios e a qualquer instante pode cair. O ímpio não consegue prever se, num momento, ficará de pé, ou se, em seguida, cairá. Quando cai, cai subitamente, sem aviso, como está escrito, também, no Sl 73.18-19, "Tu certamente os põe em lugares escorregadios, e os fazes cair na destruição. Como ficam de súbito assolados! Totalmente aniquilados de terror!" E também a razão pela qual ainda não caíram, e não caem, é por não haver chegado ainda o tempo determinado pelo Senhor. Pois está escrito que quando este tempo determinado, ou escolhido, chegar, seu pé irá resvalar. E então serão entregues à queda, para a qual já estão predispostos por causa do próprio peso. Deus não os susterá mais em lugares escorregadios, mas vai deixá-los sucumbir. Então, nesse exato momento, cairão em destruição, à semelhança daqueles que transitam em terrenos escorregadios, à beira de precipícios, e não conseguem se manter de pé sozinhos,caindo imediatamente e se perdendo ao serem abandonados. Eu insistira agora num exame maior das seguintes palavras: não há nada, a não ser a boa vontade de Deus, que impeça os ímpios de caírem no inferno a qualquer momento. Por mera boa vontade de Deus, me refiro à sua vontade soberana, ao seu livre arbítrio, o qual não é restringido por nenhuma obrigação, nem tolhido por qualquer tipo de dificuldade. Em última análise, sob qualquer aspecto, nada, exceto a vontade de Deus, tem poder para preservar os ímpios da destruição por um instante sequer.

A verdade é que as pessoas tentam de todos os jeitos criarem uma cerca de proteção – as pessoas temem de toda a forma a morte.

Elas acham que se conseguirem mais riquezas, mais bens, mais proteção material, mais dinheiro para fazer caridades elas estarão seguras. Como Edwards disse, elas estão como sobre um piso podre e escorregadio e nada vai evitá-las de cair – somente a graça de Deus.

E quanto mais tempo demoram para morrer mais os seus pecados são acumuladosacarretando em um julgamento ainda mais justo e severo.

Rom. 2:4-8 - 4 Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?5Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.6Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento".7Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.8Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.

Gen.15:16 - Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa"..

Dan.8:23 -"No final do reinado deles, quando a rebelião dos ímpios tiver chegado ao máximo, surgirá um rei de duro semblante, mestre em astúcias. .

Mt. 23:29-33 - 29"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês edificam os túmulos dos profetas e adornam os monumentos dos justos... 32Acabem, pois, de encher a medida do pecado dos seus antepassados!

Por mais difícil que seja para nossas mentes e corações compreenderem – o inferno é um lugar justo. Toda pessoa que se rebela contra o seu Criador, que não dá glória nem honra, que não O adora, que não se submete a vontade desse Deus santo é digna e merecedora da justa punição.

Divisão do Estudo:

I – A DESCRIÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

ii – A NECESSIDADE DO INFERNO

III – COMO ESCAPAR DO INFERNO

I – a descrição no novo testamento

Como vimos na ministração passada há duas outras palavras (uma no hebraico [sheol] e outra no grego [hades]) que são traduzidas como inferno em algumas versões da Bíblia.

Mas tanto sheol como hades não se referem ao lugar eterno de habitação do espírito dos mortos – essas palavras falam do lugar onde os corpos ficavam – cova, buraco, sepulcro, sepultura. [Com apenas algumas poucas exceções de hades].

A palavra INFERNO vem do latim infernus/infernum – que significa “lugares baixo” ou “mundo inferior”.

No Novo Testamento Jesus usa a palavra geenna para descrever o lugar que hoje chamamos de inferno. Essa palavra tem seu conteúdo no Antigo Testamento onde ela representa o vale de Ben-Hinon – lugar onde eram praticados sacrifícios de crianças e onde virou um lixão.

Sempre que eu me referir à palavra inferno tenho como objetivo falar de geenna(gehenna) – lugar descrito por Jesus.

* Muitas pessoas dizem que o Deus do Antigo Testamento é um deus irado, diferente do Deus do Novo Testamento. Poucos sabem que a maior demonstração da ira de Deus está no Novo Testamento – na Cruz de Cristo! Poucos sabem que Jesus falou muito e claramente sobre a sua própria ira!

Alguém uma vez disse:

“Muito pouco é dito na Bíblia a respeito do Céu – mas o pouco que é falado já nos faz desejarmos ir para lá. Muito pouco é falado na Bíblia sobre o inferno, mas o que fala já nos faz temer aquele lugar.”

Vamos olhar algumas dessas poucas passagens que falam sobre o INFERNO e entender a dura realidade que é esse lugar!

Passagens do Novo Testamento que Descrevem o Inferno:

** Antes de examinarmos essas passagens é importante notar que Jesus nunca usou hipérboles para falar do inferno – Jesus nunca usou exagero para se referir a geenna.

As imagens que o Novo Testamento usa são “leves” diante de como será o lugar da ira de Deus!

Como disse anteriormente essa é a doutrina que testa a sua fé. A sua fé é enraizada na Palavra ou em sentimentos?

· Marcos 9:47-48 - 47 E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’..

Jesus descreve o inferno (geenna) como um lugar onde:

***** O VERME NÃO MORRE --- Como vimos no Antigo Testamento Gehenna ou vale de Ben-Hinon era um lixão onde tinha lixo, fezes, resto de comida e corpos – um lugar podre, cheio de mosquitos e larvas e vermes.

Um lugar de cheiro insuportável. A podridão do lugar é eterna.

O verme que não morre traz uma idéia de incessante tortura – imagine vermes em seu corpo que nunca morrem, vermes ao seu redor, moscas e larvas.

* Quando eu trabalhei em uma empresa funerária nos Estados Unidos lembro-me de alguns corpos em decomposição – a imagem das moscas e vermes juntamente com o cheiro ficou eternamente gravada em minha memória de como o inferno será um milhão de vezes pior.

***** O FOGO NÃO SE APAGA – -- FOGO é uma imagem muito usada para o inferno:

No Antigo Testamento o fogo era uma forma de punição terrível:

Lev. 20:14 - Se um homem tomar uma mulher e a mãe dela, comete perversidade. Tanto ele quanto elas serão queimados com fogo, para que não haja perversidade entre vocês. 21:9 - Se a filha de um sacerdote se corromper, tornando-se prostituta, desonra seu pai; será queimada com fogo.

Também era um modo de demonstrar a completa ira de Deus – de modo que tudo o que pertencia à pessoa ou a nação era destruído para mostrar a justa e completa ira de Deus:

Jos. 7:25 - Disse Josué: "Por que você nos causou esta desgraça? Hoje o Senhor lhe causará desgraça". E todo o Israel o apedrejou, e depois apedrejou também os seus, e os queimou no fogo. – História de Acã

** Fogo é um símbolo julgamento e punição. Não é o “fogo” que Pedro usa para ilustrar o sofrimento que purifica os cristãos.

O inferno não irá purificar ninguém. O fogo é de julgamento e punição eterna!

O fogo representa a ira de Deus – representa o julgamento de Deus em seus inimigos (Ap.11:5).

Sodoma e Gomorra foram queimadas (Gn.19:24) – Josué incendiou Jericó (Josué 6:24).

Mt. 3:10-12 - O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.11Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.12Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga".

Mt. 5:22 - Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.

Mt. 7:19 - Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

Mt. 13:38-40 -O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno,39e o inimigo que o semeia é o diabo. A colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são anjos.40Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era. .

Mt. 25:41 - 39Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’40 "O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.41Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

“A interminável ira santa de Deus” (J.A. Motyer, The Prophecy of Isaiah – [IVP])

Heb. 10:26-27 -Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.

O Fogo é dor – qualquer queimadinha na pele e sentimos muita dor. Queimadura de sol.

A imagem é de uma dor punitiva que jamais acaba!

Hoje quando você se queima ou sente dor – você tem remédio para aliviar sua dor, mas no inferno não terá alivio!

A Bíblia chama o inferno de LAGO DE FOGO:

Ap.10:20 -Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

Não é um lago para se refrescar, mas para sofrer!

***** É ETERNO – JAMAIS ACABA ---- “O FOGO NÃO SE APAGA

καὶ τὸ πῦρ οὐ σβέννυταιO fogo não é extinguido! A ira de Deus não se extingue nesse lugar!

Mateus 25:41 - Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

ETERNO -αἰώνιος – sem fim!

A maioria das pessoas aceita a idéia de que o Céu é eterno, sem fim, mas poucas pessoas concordam que o inferno é interminável.

O problema é que qualquer interpretação que tenha o inferno como temporário e o Céu como eterno é errada e problemática – “Nós devemos aceitar a eterna miséria que será o inferno, ou desistir de uma eterna felicidade no Céu” (Moses Stuart, Exegetical Essays on Several Words Relating to Future Punishment [Philadelphia:Presbyterian Publication, 1867], pg. 62)

A agonia no inferno nunca se acaba!

Assim como a alegria no Céu é eterna, o sofrimento no inferno também é eterno!

*** Onde você irá passar a eternidade?

· LUCAS 16:19-31Parábola do Pobre Lázaro

Observações Importantes:

* Nessa parábola Jesus a palavra hadēs com o sentido de geenna – INFERNO – tormento eterno.

* Nessa história vemos um contraste dramático que ocorreu na vida do rico e do desprezado:

Já na morte Lázaro é levado pelos anjos – como Elias – imagine a beleza disso quando ocorrer com você! Enquanto o rico é apenas sepultado (v.22).

* v.24 Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’. – O sofrimento é tanto que esse homem deseja que apenas a ponta do dedo de Lázaro possa refrescá-lo.

A intensidade do sofrimento no fogo é tanta que ele anseia qualquer coisa que possa aliviar esse sofrimento – até mesmo a ponta do dedo de um desprezado.

A resposta é “Não”! Nada será dado para amenizar o sofrimento.

Algumas pessoas acham que a II Guerra Mundial e Auschwitz eram o inferno, que não há nada pior que isso.

Qualquer sofrimento não se compara a desgraça que é o inferno – lá não há misericórdia, não há a graça comum.

* v.26 - E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’. – Diferente do que muitas pessoas acreditam o inferno não é um purgatório! As pessoas NÃO vão para lá por um tempo para serem purificadas. Elas vão para lá para serem eternamente condenadas. Não existe purgatório! Seria bom, traria conforto – assim como reencarnação – mas a Bíblia é clara que não existe uma segunda chance!

-- Eu acredito que as pessoas que estão no inferno elas não querem Jesus – não quiseram a vida toda – elas não querem estar na presença do Cordeiro, elas querem sim algum alívio, mas não Jesus, e lá não tem alívio nenhum, pois o único que pode conceder alívio verdadeiro e eterno é Jesus!

· Mateus 25:28-44 – A parábola dos 10 talentos termina assim - 28Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez.29Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.30E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’".31"Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.32Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.33E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.34"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.35Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;36necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.37"Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?38Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?39Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’40 "O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.41"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.42Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;43fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’.44Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’45 "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.46E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna"..

V.30 - E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes --

Jesus descreve o lugar de punição como um lugar de;

***** TREVAS = Algumas pessoas vêem certa contradição nos ensinos sobre o inferno, pois eles alegam que onde tem fogo não pode ter trevas. Essa certa contradição se torna mais clara quando entendemos o sentido das palavras – vimos que FOGO representa a punição e a ira de Deus.

Trevasrepresenta a escuridão de estar longe de um Deus que é a Luz.

No Antigo Testamento “escuridão/trevas” representava:

TEMOR – Ao pôr-do-sol, Abrão foi tomado de sono profundo, e eis que vieram sobre ele trevas densas e apavorantes. (Gen.15:12)

MALDIÇÃO – O Senhor disse a Moisés: "Estenda a mão para o céu, e trevas cobrirão o Egito, trevas tais que poderão ser apalpadas". Moisés estendeu a mão para o céu, e por três dias houve densas trevas em todo o Egito. (Ex.10:21-22)

· Quando disserem a vocês: "Consultem médiuns e espíritas que murmuram encantamentos, pois todos procuram seus deuses e os mortos em favor dos vivos". 20 Respondam: "À lei e aos mandamentos! " Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz! 21Aflitos e famintos vaguearão pela terra; quando estiverem famintos, ficarão irados e, olhando para cima, amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus.22 Depois olharão para a terra e só verão aflição, trevas e temível escuridão, e serão atirados em densas trevas. (Is.8:19-22)

A Tenda da Presença de Deus ficava dentro do Acampamento dos Israelitas e essa tenda era marcada pela Luz da presença da glória de Deus. Fora do Acampamento havia trevas e temor, pois a presença abençoadora de Deus não estava lá.

***** CHORO E RANGER DE DENTES = Essa expressão pode expressar tanto a profunda dor e angustia das pessoas no inferno como também a ira dessas pessoas para com Deus!

Eu acredito que esse ranger de dentes se dá pela ira das pessoas para com Deus! Assim como os judeus rangeram os dentes de raiva para com Estêvão.

At. 7:54 - Ouvindo isso, ficavam furiosos e rangiam os dentes contra ele.. O contexto é semelhante a parábola dos talentos, pois Estevão condenou-os de receberem a Lei e não colocarem em prática.

A pessoa tende a ficar mais e mais irada com Deus, o inferno não irá purificar ninguém!

** Ainda em Mateus 25, agora versículos 31-36, 41-43, 46 - 31"Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.32Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.33E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.34"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.35Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;36necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.41"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.42Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;43fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’. 46E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

***** SEPARAÇÃO – A imagem é de Jesus como um Rei-Juiz e Ele se assenta no trono com toda autoridade e soberania e separa as pessoas.

Geralmente as pessoas descrevem o inferno como uma separação da presença de Deus.

Mas é necessário esclarecer melhor o que é essa separação.

As pessoas no inferno não estarão separadas da presença de Deus, pois Deus é onipresente. Bem que as pessoas no inferno gostariam que Deus não estivesse lá, mas Ele vai estar lá julgando.

Ap. 14:10 -também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro.

“A coisa mais maravilhosa do Céu é que Deus e o Cordeiro estarão lá. A coisa mais terrível do inferno é que eles também estarão lá” (Tim Conway).

Deus está presente no inferno despejando toda sua ira e justiça.

A pessoa que os residentes do inferno menos querem lá é a pessoa de Jesus. Eles querem Deus fora do inferno – pois eles nunca gostaram de Deus e não querem a presença da ira dEle naquele lugar! Eles adorariam se o inferno fosse uma eterna separação da presença de Deus

O inferno não é o palácio de satanás, satanás não foi lançado ainda no inferno – ele será amaldiçoado eternamente juntamente com seus demônios e todos que não aceitaram Jesus como Senhor e Salvador. Satanás não reina no inferno, quem reina o inferno é Deus!

O inferno não é um lugar de divertimento – com festa rave, carnaval, sexo, bebida e rock and roll – o inferno é um lugar de punição e sofrimento eterno. Um lugar de choro, ranger de dentes, que fede e que atormenta os seus habitantes.

O inferno foi criado por Deus como um lugar onde a sua justiça é exercida!

A salvação é um dom de Deus para o homem ser livre da mãos de Deus!

Lembrem-se, vocês são salvos por Deus, para Deus e de Deus!

II – a necessidade do inferno

O maior argumento que as pessoas usam contra a doutrina do inferno como punição eterna é que se Deus é amor então não existe um lugar como inferno.

Deus é amor = não pode existir um inferno.

O grande problema com essa afirmação é que a definição de amor está incorreta e outros atributos e características de Deus são ignoradas.

No livro “A Difícil Doutrina do Amor de Deus”, Carson diz que, “Vivemos em uma cultura na qual muitas outras verdades contemporâneas a respeito de Deus são amplamente desacreditadas. Realmente não acredito que os argumentos bíblicos sobre o amor de Deus possam sobreviver ‘no front’ do nosso raciocínio, se for abstraído da soberania, da santidade, da ira, da providência ou da personalidade de Deus, para mencionar apenas alguns dos elementos não-negociáveis do cristianismo básico. O resultado, naturalmente, é que o amor de Deus, em nossa cultura, tem sido expurgado de tudo o que ela considere desconfortável. O amor de Deus tem sido equilibrado, democratizado, e acima de tudo, sentimentalizado.” (Fiel, 11).

As pessoas acham que Deus tem a obrigação de amá-las! E o amor que eles idealizam é um carinho e suprimento de todas as necessidades.

Mas elas esquecem que o amor de Deus é diferente do que o mundo ensina por amor e que o amor de Deus opera junto com a Sua santidade.

A JUSTIÇA de Deus necessita um lugar como o inferno!

A SANTIDADE de Deus requer um lugar como geenna!

A Bíblia usa 3 termos diferentes para descrever a situação das pessoas que vão para o inferno:

1 – o primeiro termo é Punição:

A punição do inferno é descrita como JUSTA, consiste em SOFRIMENTO, e é CONSCIENTE.

a) JUSTA -- a pessoa passou a vida toda se rebelando contra Deus e resistindo a Cruz de Cristo, por isso nada mais justo que continuar nesse estado. A Bíblia usa uma linguagem de “troco”, “pagar de volta” - II Tess. 1:6 Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam,. – A punição é justa, pois é uma retribuição.

b) Punição que consiste em SOFRIMENTO – esse sofrimento é muito pior do que ser afogado (Mc 9.42), pior do que ter partes do seu corpo mutiladas (Mc 9.43-48), é um sofrimento eterno (Mc 9.48), é pior do que ser queimado (Mt 3.12). Um sofrimento que a mente humana não consegue imaginar!

c) Essa punição é CONSCIENTE – as pessoas no inferno estão perfeitamente cientes do sofrimento e da razão da punição. Por isso é muito pior que mutilação e morte!

Heb. 10:26-31 – 26 Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,27 mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.28 Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas.29 Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?30 Pois conhecemos aquele que disse: "A mim pertence a vingança; eu retribuirei"; e outra vez: "O Senhor julgará o seu povo".31 Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!

Apoc. 20:10-12 – 10 O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre11 Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.12 Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.

O amor de Deus para com seus santos requer que Ele julgue o pecador!

Escutamos o famoso clichê “Deus odeia o pecado, mas Ele ama o pecador!”. Queridos, cuidado com essa frase, pois ela é mentirosa. “Quatro vezes só nos primeiros cinqüenta Salmos, nos é dito que Deus odeia o pecador, seu ódio está sobre o mentiroso, e assim por diante. Na Bíblia, a ira de Deus jaz tanto no pecado (Rm.1:18) quanto no pecador (Jo 3:36)” (A Difícil Doutrina do Amor de Deus, 73).

*** O Inferno demonstrado como PUNIÇÃO serve mostrar: a - Deus como um JUIZ. Ele é um JUIZ perfeito que vê as causas e os sofrimentos dos Seus filhos (Lc.18:7-8). Ao punir o pecador Jesus mostra Seu grande amor para com Seus filhos; b – o pecado como uma transgressão da Lei de Deus – toda transgressão, todo crime de ser punido. Quando alguém peca, ela peca contra Deus!

2 - Além de ser PUNITIVO o inferno é demonstrado como DESTRUTIVO:

Jo. 3:16 – Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça (não seja destruído), mas tenha a vida eterna.

Mt. 7:13 - Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição (πώλεια - destruição), e são muitos os que entram por ela.

Destruição não significa extinção, desaparecimento (como alegam John Stott e muitos outros). Muitos acreditam que no inferno o pecador é destruído – aniquilado – cessa de existir, mas não é isso que o termo bíblico “destruir” significa.

“A palavra se refere à situação de uma pessoa ou objeto que perde a essência da sua natureza ou função – assim como uma terra estéril é considerada destruída, ou óleo que é desperdiçado... em nenhum desses casos o objeto cessa de existir; eles cessam de ser úteis ou de existir no estado originário... Destruição é uma imagem gráfica de que aqueles no inferno fracassaram em cumprir o significado verdadeiro da vida e a desperdiçaram” (Hell Under Fire [Zondervan], pg. 146)

Romanos 1:18-32 fala que o homem que não glorifica a Deus, que não agradece a Deus – fracassando em cumprir seu papel – recebe a justa ira de Deus!

Deus é justo em condenar as pessoas que fracassaram em cumprir seus papéis estabelecidos pelo Criador!

*** O Inferno demonstrado como DESTRUIÇÃO serve para: a - enfatizar a SOBERANIA e VITÓRIA de um Deus Guerreiro (II Ts 1:6-9); b – para demonstrar que o pecado traz a morte espiritual (Ef. 2)

3 - Outro termo usado para descrever o inferno: BANIR – exclusão ou expulsão. O inferno é retratado como um lugar fora do Reino de Deus e separado da presença de Jesus.

Mt. 7:22-23 - Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês (excluídos da presença de Jesus), que praticam o mal! ’ " .

II Tess. 1:8-9 – 8Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.9Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.

Apoc. 22:14-15 –"Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.

“Enquanto a punição enfatiza o lado ativo do inferno, o termo banido/excluso mostra o horror do inferno ao enfatizar o que a pessoa perde. Banir é um termo muito mais forte do que separar. Sugere o julgamento ativo de Deus... As pessoas estão eternamente banidas da presença majestosa de Deus e perdem por completo a razão da existência – que é glorificar e conhecer o Criador” (Hell Under Fire [Zondervan], pg. 147)

*** O Inferno demonstrado como uma EXCLUSÃO revela: a - nosso Deus como um REI, Ele tem toda autoridade para permitir que apenas os cidadãos do seu Reino entrem na festa (Mt. 7:21-23); b – revela o pecado como alienação da presença de Deus.

** Esses 3 termos usados para o destino final de TODOS os que não glorificam a Deus através da fé em Jesus Cristo – PUNIÇÃO/DESTRUIÇÃO/EXCLUSÃO – refletem o caráter de Deus e a seriedade do pecado!

O pecado, e como conseqüência o pecador, deve ser punido, destruído e banido da presença desse Deus que é totalmente SANTO!

Por mais difícil que seja de entendermos – Deus será glorificado no inferno! Rom 9:22-23

III – como escapar do inferno

A Bíblia é clara que todos nós pecamos e carecemos da glória de Deus. Não há nenhum homem justo, nem um sequer (Rom.3:9-10)!

Todos nós somos injustos e merecemos o inferno a partir do momento que somos concebidos no ventre materno (Sl. 51:5).

Jesus disse que os “JUSTOS” serão levados para uma alegria eterna ao lado do Rei dos reis.

A pergunta que fica é “Como posso me tornar justo diante de um Deus que é totalmente santo e totalmente justo para não ir para o inferno?”.

A Bíblia nos diz que o único Justo foi Jesus, Ele foi perfeito e sem pecado e para sermos salvos da Ira de Deus precisamos receber a justiça de Cristo.

Essa justiça vem pela fé em Jesus – que Ele é o Senhor e Salvador dos pecadores (Rom. 5:1):

Tendo sido, pois, justificados pela fé [não é por obras, por tempo de igreja, por ministérios exercidos], temos paz com Deus [pela fé em Jesus você que era inimigo e filho da ira se torna amigo e filho de Deus – a inimizade acaba e você é reconciliado e justificado], por nosso Senhor Jesus Cristo [veja que é por Jesus e Ele como SENHOR da sua vida, você como escravo de Jesus – não por Buda, Maomé, Kardec, Confúcio, Maria e nenhum outro santo – tudo isso te levará para o inferno – mas Jesus] ”

E a fé um dom de Deus que vem mediante a GRAÇA do Pai (Ef. 2:8). A todos que Ele concede esse dom a pessoa deve se arrepender dos pecados – sair dos maus caminhos, crer diariamente em Jesus e dar frutos!

“Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!” (II Cor. 13:5)

Examinem-se para ver se estão dando frutos!

Examinem-se para ver se sua vida é uma vida de arrependimento.

Examinem-se para ver se o Senhor Jesus é realmente SENHOR da sua vida, ou se Ele é apenas mais um dos seus muitos ídolos.

Não pense porque você está na igreja que você está salvo! A grande maioria das pessoas que vai às igrejas irá para o inferno!

Pare de negligenciar os mandamentos de Deus – Ele requer santidade, frutos de arrependimento.

Como você tem vivido? Você tem vivido como o mundo? Sobre o que você pensa durante o dia? O que você faz com suas mãos – quais são suas ações?

“Prove-se a si mesmo” - Você acorda ansioso para ler sua Palavra, orar e viver para a glória de Deus?

Você pensa nas coisas do Reino de Deus ou só na sua própria vida?

O que você coloca diante dos seus olhos?

· Boas obras sem a justiça de Cristo não salva ninguém do inferno.

· Crença em Jesus sem uma vida marcada por santidade e arrependimento não salva ninguém – Tg 2:19 – até os demônios acreditam em Deus

· Tempo de igreja – anos e anos de membresia em igreja – além de não salvar ninguém gera mais rigor no dia do julgamento (Lc 12:48 - A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido)

· Dons espirituais não salvam ninguém – você pode tocar, falar em línguas, pregar, curar e fazer milagres e mesmo assim vai para o inferno – Mt 7:21-23

· Religiões – há um dito popular que todas as religiões levam a Deus, mas a verdade é que todas religiões levam ao inferno. O único modo de ser salvo da ira de Deus é crendo em Jesus como Salvador e Senhor, se arrependendo dos seus pecados e vivendo uma vida de intima comum com seu Senhor, Jesus! Nem Maria, nem Buda, nem Kardec e nenhum outro líder ou caminho te salvará desse lugar terrível!

Corra para a Cidade de Refúgio que é Jesus! Mas corra hoje para que depois não seja tarde demais!

Heb. 3:12-15 - Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.13 Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,14 pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.15 Por isso é que se diz: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião".

Corte suas mãos, arranque seus olhos fora – quebre seu vídeo game, seu computador, sua tv, jogue fora seus livros e revistas que te fazem pecar, quebre relacionamentos que te fazem pecar – faça o que for, mas saia desse caminho que é largo e gostoso!

Ajoelhe-se diante de Deus, se encha do Espírito através da leitura da Palavra e da oração, jejue – viva uma vida que produza frutos de arrependimento! Pois o Senhor é cheio de ira, mas Ele é também um Deus de misericórdia e graça e hoje Ele nos convida a nos achegarmos a Cruz e beber da fonte que é Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário