terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jesus ensina sobre a conseqüência da superficialidade - Parte III / Tema o inferno (parte A) - Marcos 9:42-48

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus ensina sobre a conseqüência da superficialidade - Parte III / Tema o inferno (parte A) - Marcos 9:42-48

Pregado na manhã de Domingo, do dia 13 de fevereiro de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 9:42-48 42 "Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço." 43 Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,{44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.} 45 E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno. {46 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.} 47 E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.49Cada um será salgado com fogo.50 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros".

** {} Alguns manuscrito não possuem versículos 44 e 46.

Introdução e Contextualização:

Um dos tópicos menos conversados entre as pessoas é sobre a ETERNIDADE.

A grande maioria das pessoas luta com unhas e dentes para não serem lembradas da morte – pois com a morte vem a seguinte pergunta, “O que tem depois da morte?”.

Esse é um assunto tão profundo e tão intrigante que vários grupos filosóficos/religiosos têm respondido de formas bem diferentes através dos séculos:

· Ateísmo - Acreditam que os corpos simplesmente desfalecerão – e nada mais. Acabando ali a vida, sem esperança alguma de uma pós-vida.

· Ciência Cristã (Christian Science) – Acredita que não há morte e inferno é um estado da mente e situações que passamos aqui.

* Muito semelhante à idéia do grande filósofo existencialista Jean Paul Sartre – que na sua obra “No Exit and Existentialis” – onde o inferno é visto na terra. Inferno não tem tortura apenas outras pessoas – inferno é viver com outras pessoas.

· Hinduísmo/Espiritísmo – Crêem na doutrina da reencarnação – nessa doutrina as pessoas acreditam que a morte nada mais é que parte do ciclo da vida e que após a morte você irá reencarnar num outro corpo – tanto animal como humano. Essa doutrina traz grande conforto, pois a pessoa sempre tem uma chance de melhorar, o problema é que nunca vemos melhoras nas sociedades! Dentro deste grupo fica a crença Platônica e grega da imortalidade da alma – não existindo céu ou inferno.

· Budismo – Acredita em renascimentos! – [Para o Budismo, com a morte, a consciência com todas as suas tendências, preferências, habilidades e características que foram desenvolvidas e condicionadas nesta vida, se re-estabelece no zigoto. Dessa maneira, o ser cresce, nasce e desenvolve uma personalidade condicionada pelas características que foram trazidas da vida passada e pelo novo ambiente, além de outros fatores condicionantes como a hereditariedade, etc. Essa personalidade está sujeita a mudança e será modificada através do esforço consciente por fatores condicionantes tais como a educação, a influência dos pais e da sociedade, etc. Outra vez, com a morte, essa consciência irá se re-estabelecer num novo zigoto. Esse processo de renascimento irá continuar até que as condições que o causarem persistam. Quando essas condições deixarem de existir, ao invés de renascer, a consciência alcançará um estado que é chamado nirvana, e esse é o objetivo último no Budismo.] Sobre o inferno [Também parece um tanto injusto que alguém esteja destinado ao sofrimento eterno no inferno ou à felicidade eterna no paraíso tendo vivido apenas 60, 70 ou 80 anos.] (http://www.nossacasa.net/shunya/default.asp?menu=1263)

· Universalismo - Acredita que todos serão salvos – todas as pessoas serão salvas, “pois Deus é amor e Ele não quer que ninguém pereça”. A morte de Jesus é universal – todos são salvos.

· Mormonismo – Acreditam que há um lugar de sofrimento para a pessoa perversa, mas que no fim quase todos irão para o céu [O conceito mórmon de inferno—um lugar de sofrimento eterno—é reservado só para os muitos malévolos. Os retos membros de outras religiões, muitos dos quais estão honestamente procurando Deus, de nenhuma maneira serão condenados ao inferno. De fato, os mórmons acreditam que parte da verdade de Deus pode ser encontrada em todas as religiões. - http://conhecaosmormons.blogspot.com/2008/04/os-mrmons-acreditam-que-aqueles-de.html].

· Testemunhas de Jeová – acreditam que o ensino sobre inferno é uma “doutrina de demônios” e que a pessoa perversa será aniquilada.

· Igreja Adventista do Sétimo Dia - Acreditam que os que não tiveram fé em Jesus serão aniquilados. Eles não irão sofrer pela eternidade, mas apenas terão seus corpos aniquilados.

A Bíblia e o Universo mostram claramente que há um Deus. Como cristãos cremos que além da revelação natural (na natureza), Deus se revelou de forma especifica na Bíblia, e a Bíblia é o alicerce e fundamento da vida daqueles que seguem a Cristo.

Na Palavra de Deus vemos que:

a – As pessoas só têm uma vida na qual destinará toda a eternidade – não há reencarnações, não há chances de melhorar na próxima vida, seria bom, mas não é isso o que a Bíblia diz. após a morte há o julgamento final:

Hebreus 9:27-28 - Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

Romanos 2:1-10 - 1Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.3 E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;6 O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:7 A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;8 Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;9 Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego;10 Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;

b – Todas as pessoas viverão eternamente em um desses dois lugares – INFERNO ou CÉU:

Dan. 12:2-3 - Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno. Aqueles que são sábios reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.

Mt. 25:46 - E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

Ap. 20:14-15 -Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

c – A Bíblia fala que a maioria das pessoas irá para o inferno:

Mt. 7:13-14, 22-23 - "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’23 Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!”

Lc. 17:26-30 - "Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do homem.27 O povo vivia comendo, bebendo, casando-se e sendo dado em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio e os destruiu a todos.28 Aconteceu a mesma coisa nos dias de Ló. O povo estava comendo e bebendo, comprando e vendendo, plantando e construindo.29 Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e os destruiu a todos.30 "Acontecerá exatamente assim no dia em que o Filho do homem for revelado.

Lc. 13:23-24 - Alguém lhe perguntou: "Senhor, serão poucos os salvos? " Ele lhes disse: "Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão..

*** As pessoas não gostam de acreditar nisso. A grande maioria prefere acreditar que todos vão para o céu. Nos velórios as pessoas sempre falam que o morto está no céu, mas será?

O que parece é que a morte santifica o pecador, mas isso é um erro terrível. As pessoas crêem nisso devido ao peso emocional desse assunto.

A questão que fica é, “E se isso for verdade? E se só temos uma vida? E se depois da morte ocorrer um julgamento final e eterno?”.

Por ser um assunto tão profundo, tão difícil de compreendermos e tão cheio de emoções – apenas uma pessoa teve toda autoridade, conhecimento e sobriedade para falar desse assunto com clareza – JESUS!

Jesus falou muito sobre INFERNO, alguns alegam que Ele falou mais sobre inferno do que sobre o Céu.

Das 12 vezes que a palavra gehena (inferno) aparecesse no Novo Testamento -11 são da boca de Jesus (e uma em Tiago 3:6)

Então, se você nega a existência do inferno, você está negando os ensinos claros de Jesus.

Quase todo ensino bíblico sobre inferno vem dos lábios de Jesus. É esta doutrina, talvez mais que as outras, que constringe a lealdade do cristão para com o ensino de Cristo”. (Essential Truths of the Christian Faith, R.C. Sproul- Tyndale).

Se Jesus enfatizou esse ensino é porque Ele viu a necessidade dessa doutrina ser passada.

Mas a triste realidade é mais e mais cresce a incredulidade na existência de um inferno como foi ensinado por Jesus. Vários infernos são criados, moldados e principalmente rejeitados. As pessoas não gostam de ouvir e os ministros não gostam de pregar.

Em Mateus 28:20, Jesus ordena que seus discípulos vão por todo o mundo pregando e ensinado TUDO que Ele havia ensinado – inclusive a doutrina da punição eterna. As igrejas, pastores e cristãos que não falam e não ensinam sobre o inferno estão sendo desobedientes e pregando um evangelho incompleto, que consequentemente se torna um falso evangelho.

“O inferno não está mais só na mira das pessoas de fora do cristianismo. Hoje, um grande número de pessoas que professam ser cristãs também questiona a existência do inferno. Talvez mais cristãos do que em qualquer outro tempo na história, o inferno está sob fogo.” (Hell Under Fire – Zondervan).

Como igreja fiel à Palavra nós cremos e pregamos a existência do Inferno.

** Cuidado com livros e depoimentos de pessoas que dizem ter ido para o céu ou para o inferno. Há vários livros e congressistas que falam dessas experiências como se fossem verdades reveladas por Deus.

O único homem que foi levado aos céus foi Paulo e ele não contou nada sobre como era lá.

Deus nos deu o que precisamos para saber do céu e do inferno e isto está na palavra dEle!

* A Divina Revelação do Inferno – Mary Baxter – heresia atrás de heresia.

Contexto:

Continuamos vendo que o cristianismo verdadeiro é radical e requer uma vida totalmente e completamente dedicada a seguir os passos de Jesus.

Diferente do “cristianismo” moderno e superficial que é pregado hoje, Jesus tem nos mostrado que para segui-Lo é preciso negar a si mesmo, tomar a sua cruz, se humilhar, servir as pessoas, amar as pessoas de forma jamais vista e viver uma vida de constante arrependimento e santificação!

Jesus continua ensinando os 12 (e nós) sobre a importância da santidade e do arrependimento – dentro desse tópico Jesus vai mais a fundo e mostra que além da santidade te restringir de levar outros irmãos a tropeçarem e pecarem, você acaba se restringindo e como conseqüência você entrará na Vida e não irá para o Inferno.

Divisão do Estudo:

I – jesus fala claramente sobre o inferno (v.48)

ii – o uso do antigo testamento por jesus

I – jesus fala claramente sobre o inferno (v.48)

43 Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,{44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.} 45 E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno. {46 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.} 47 E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.

A ênfase de Jesus aqui é na seriedade do pecado! Essa ênfase é dada contrastando 2 lugares de destino das pessoas:

a – A VIDA = REINO de DEUS (v.47) --- eternidade ao lado de Jesus. Lugar onde a pessoa deve se esforçar para ir.

b - INFERNO três vezes (43,45,47) e no versículo 38 Ele explica que lugar é esse que deve ser temido de todos os modos.

** O objetivo deste aviso “amedrontador” é acordar o cristão para a seriedade do pecado e levá-lo a uma vida radical de santidade!

Será que é errado ensinar as pessoas a temerem algo ou alguém?

Mt. 10:28 - Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

Algumas pessoas dizem, “Mas é errado trazer temor sobre as pessoas para que elas andem nos caminhos corretos!”. Essa é a resposta do John MacArthur para as pessoas que fazem essa alegação, “As verdades sobre a ira de Deus não têm a intenção de fazer com que nos sintamos bem ou auto-confiantes. Devemos, sim, nos encher de temor e pavor. Afinal, ‘o temor do Senhor é o principio da sabedoria’ (Pv. 9:10). Somente quando o evangelho provoca um santo terror de Deus, pode ser apreciado pelas verdadeiras boas-novas que o constituem.” (Com Vergonha do Evangelho – Fiel, pg. 155).

Como será algo bom se não há nada de ruim? O lado negativo, o aspecto da ira e julgamento nos leva a uma apreciação ainda maior pela misericórdia de Deus!

Jesus usa sim a realidade do inferno para acordar as pessoas, inclusive os cristãos, de que o inferno é um lugar que você não pode ir – por isso, faça alguma coisa! Arrependa-se e mude radicalmente de estilo de vida.

Ele está nos ensinando que devemos fazer o que for para evitar o inferno – “faça o que for necessário – corte suas mãos, seus pés, sua língua e arranque até mesmo seus olhos fora – independente da dor e do sofrimento que isso venha te trazer – para que você não vá para esse lugar terrível que é o inferno!”.

Vs. 47-48 - E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.

A palavra que Jesus usa aqui para inferno é a palavra grega gehenna (γεννα (geenna)) –

Essa palavra é diferente das outras usadas no Antigo e no Novo Testamento.

Duas outras palavras são freqüentemente usadas na Bíblia para se referirem ao lugar dos mortos:

1 – Sheol [shĕ'owl - שְׁאוֹל] – shĕ'owl tem um sentido geral de lugar de lugar dos mortos – de todos os mortos.

Ela é geralmente traduzida como sepultura, sepulcro, cova – (algumas versões traduzem como ‘inferno’ – mas eu não concordo).

* Tem muito debate sobre o significado desta palavra – shĕ'owl.

“Um grande problema com essa palavra é que tanto para a pessoa justa (Jacó – Gn.37:35) como o perverso (Koré – Num. 16:30) vão para esse lugar. Isso levou alguns da igreja primitiva a crerem que os santos do A.T. iam para um limbus patrum, um lugar como se fosse o nível superior do sheol de onde Cristo os libertou após sua ressurreição (I Pe.3:19; Ef.4:9-10). Esses versículos do N.T. são altamente problemáticos. O primeiro parece se referir a Noé pregando pelo Espírito de Cristo; o segundo refere-se a Cristo descendendo do céu e voltando para lá... Uma interpretação comum hoje em dia é que sheol é o nome dado ao submundo dos mortos. Um problema com essa interpretação é teológica. O A.T. ensina, contrariamente ao N.T., que todos os homens vão para um lugar escuro onde eles não sabem de nada e ficam longe de Deus após a morte?... Uma terceira interpretação é que sehol não descreve o lugar onde as almas dos mortos vão, mas o lugar onde os corpos vão – a sepultura. Para onde a alma vai é aprendida em outras passagens (Ex.3:6; Mt. 22:32). Essa interpretação evita a teoria dos dois compartimentos e o problema teológico de que os mortos vão para um lugar escuro, inconsciente e longe de Deus... falando apenas do destino dos corpos” (Theological Wordbook of the Old Testament – R.Lay Harris, Gleasson Archer, Bruce Waltke – Moddy).

O que parece é que sheol é usada como sinônimo da palavra qeber – sepultura (o verbo qabar é usado 132x para enterrar).

Veja por exemplo Ezequiel 31 e 32, onde há uso paralelo de sheol e queber, mostra claramente que sheol e qeber são sinônimos:

32:21-22 - De dentro da sepultura/sheol os poderosos líderes dirão ao Egito e aos seus aliados: ‘Eles desceram e jazem com os incircuncisos, com os que foram mortos à espada’.22 A Assíria está ali com todo o seu exército; está cercada pelos túmulos/qeber de todos os seus mortos, de todos os que caíram pela espada..

Jó 17:13-16 - Ora, se o único lar pelo qual espero é a sepultura; se estendo a minha cama nas trevas;14 se digo à corrupção mortal: Você é o meu pai, e se aos vermes digo: Vocês são minha mãe e minha irmã,15 onde está então minha esperança? Quem poderá ver alguma esperança para mim?16 Descerá ela às portas do Sheol? Desceremos juntos ao pó? " - Descreve de forma precisa um tumulo antigo de sua época (ele usa sheol).

Sl. 88:3-6 - Tenho sofrido tanto que a minha vida está à beira da sepultura!4 Sou contado entre os que descem à cova; sou como um homem que já não tem forças. 5Fui colocado junto aos mortos, sou como os cadáveres que jazem no túmulo, dos quais já não te lembras, pois foram tirados de tua mão.6 Puseste-me na cova mais profunda, na escuridão das profundezas. Vemos o uso de sheol e qeber sinonimamente.

Em algumas passagens sheol é contrastado com o céu:

Salmo 139:8 – Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sheol – sepultura (NVI)/inferno (ACR), também lá estás.

Amós 9:2 – Ainda que escavem até às sheol – profundezas (NVI)/inferno (ACR), dali a minha mão irá tirá-los. Se subirem até os céus, de lá os farei descer.

Isa. 57:9 - Você foi até Moloque com azeite de oliva e multiplicou os seus perfumes. Você enviou seus embaixadores a lugares distantes; você desceu ao sheol - fundo do poço (NVI)/inferno (ACR)!.

Essas passagens não se referem ao “inferno” ensinado por Jesus – nessas passagens sheol é contrastado com o céu, pois as sepulturas no Antigo Oriente (Israel) eram buracos cavados a mais de 9 metros abaixo da terra – para eles isso era muito profundo. O melhor contraste com a altura do céu.

“Essa interpretação da palavra sheol figura uma típica sepultura da Palestina, escura, com vermes. Todas as almas dos homens não vão para um mesmo lugar. Mas todas as pessoas vão para a cova.” (Theological Wordbook of the Old Testament – R.Lay Harris, Gleasson Archer, Bruce Waltke – Moddy).

Duas passagens do A.T. que usam sheol são citadas no N.T. (Sl.16:10=At.2:27 e Os.13:14=I Co.15:55) – e elas se referem claramente a sepultura e morte.

Sl. 16:10 – ACRF Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

NVI porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.

Gn. 37:35 – ACRF E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou porém ser consolado, e disse: Porquanto com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim o chorou seu pai.

Ez. 31:15-17 NVI 15 Assim diz o Soberano Senhor: No dia em que ele foi baixado à sepultura, fiz o abismo encher-se de pranto por ele;17 Todos os que viviam à sombra dele, seus aliados entre as nações, também haviam descido com ele à sepultura, juntando-se aos que foram mortos pela espada.

ACRF - Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que ele desceu ao inferno, fiz eu que houvesse luto 17 Também estes com ele descerão ao inferno a juntar-se aos que foram traspassados à espada;

As passagens que usam a palavra sheol – que em algumas versões da Bíblia traduzem como inferno – não têm nenhum relacionamento com o destino das almas dos mortos.

2 – Hadēsδης - essa palavra aparece 10x no N.T. e muitos acreditam ser semelhante a palavra hebraica sheol – sendo hadēs também um lugar geral para os mortos.

Hadēs aparece na literatura de Homero como o nome próprio do deus do submundo [O nome vem do deus Hadēs que era o inimigo de toda vida, deuses e homens e ele habitava as regiões baixas do mundo. Ele era o rei do submundo e governava o Mundo dos Mortos]... Após Homero a palavra passou a ser usada para sepultura e morte” (The NIV Theological Dictionary of the N.T. Words – Zondervan).

Na LXX hadēs ocorre mais de 100x, na grande maioria das vezes traduzindo a palavra sheol.

** Na grande maioria das vezes hadēs se refere apenas à morte – mas há passagens nas quais ela é sinônima de geenna (Lc. 10:15; 16:23) – o contexto é de extrema importância para discernir o significado.

Mt. 11:23NVI E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não, você descerá até ao hadēs /sepulcro! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje.

ACRF E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos;

Mt. 16:18ACRF - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

NVI - E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hadēs não poderão vencê-la.

“‘Hadēs’ é a habitação dos mortos. É a palavra grega equivalente à hebraica sheol (Sl. 6:5). A versão Revista e Atualizida traduz Hadēs como inferno, mas isso é enganoso. Jesus não estava se referindo ao eterno tormento do inferno eterno; estava afirmando que o sepulcro não poderia reter os eleitos. As portas (obstáculos) da morte não foram capazes de deter Jesus e não podem manter cativo o cristão – (I Co. 15:55). Sendo “as portas do Hadēs não prevalecerão” uma promessa de ressurreição.” (Com Vergonha do Evangelho, John MacArthur – Fiel, pg. 208).

At. 2:27, 31NVI – v.27 porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu Santo sofra decomposição. V. 31 Prevendo isso, falou da ressurreição do Cristo, que não foi abandonado no sepulcro e cujo corpo não sofreu decomposição.

ACRF – v.27 Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;v.31 Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.

Ap. 1:18ACRF - E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

NVI - Sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do hadēs /secpulcro.

** Tanto sheol como hadēs, que algumas vezes são traduzidas como “inferno”, se refere ao sepulcro, cova ou morte. Apenas em algumas poucas exceções no N.T. hadēs se refere ao inferno de tormento eterno.

Mas Jesus nesse texto de Marcos 9:43-48 não usou a palavra Hadēs, Ele usou a palavra γέεννα!

II – o uso do antigo testamento por jesus

Vs. 47-48 - E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’. .

A palavra usada por Jesus é a palavra grega geenna (γέεννα) – ela é forma grega da palavra aramaica gehinnam, que é a palavra hebraica gê hinnom.

Havia um lugar em Israel que tinha essas características - o Vale de Hinom (hebraico: Ge-hinnōm).

A palavra usada por Jesus para “inferno” não é Hadēs, mas = γέεννα = que é a palavra que traduz o nome desse vale.

II Cro. 28:1-3 - Acaz tinha vinte anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém. Ao contrário de Davi, seu predecessor, não fez o que o Senhor aprova. 2Ele andou nos caminhos dos reis de Israel e fez ídolos de metal para adorar os baalins.3 Queimou sacrifícios no vale de Ben-Hinom e chegou até a queimar seus filhos em sacrifício, imitando os costumes detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas. .

clip_image003

clip_image004

O Vale de Ben Hinom = Ge Henna = virou uma grande fornalha onde eram queimados sacrifícios e crianças.

Jeremias 7:28-32 - 28 Portanto, diga a eles: ‘Esta é uma nação que não obedeceu ao Senhor, ao seu Deus, nem aceitou a correção. A verdade foi destruída e desapareceu dos seus lábios.29 Cortem os seus cabelos consagrados e joguem-os fora. Lamentem-se sobre os montes estéreis, pois o Senhor rejeitou e abandonou esta geração que provocou a sua ira.30 " ‘Os de Judá fizeram o que eu reprovo, declara o Senhor. Profanaram o templo que leva o meu nome, colocando nele as imagens dos seus ídolos.31 Construíram o alto de Tofete no vale de Ben-Hinom, para queimarem em sacrifício os seus filhos e as suas filhas, coisa que nunca ordenei e que jamais me veio à mente.32 Por isso, certamente vêm os dias, declara o Senhor, em que não mais chamarão este lugar Tofete ou vale de Ben-Hinom, mas vale da Matança, pois ali enterrarão cadáveres até que não haja mais lugar.

Como conseqüência da rebeldia, da desobediência e do desprezo pela Palavra/Lei de Deus a ira do Senhor se acendeu. Deus promete que no vale de Ben-Hinom os babilônicos iriam queimar os judeus como eles queimavam suas crianças em sacrifício.

Vemos um outro nome para Ben-Hinom – Tofete (תֹּפֶת) = Lugar de Fogo

** Alguns estudiosos acreditam que a palavra topheth teria sua raiz na palavra batida – batida dos tambores para amenizar os gritos e choros das crianças queimadas vivas.

Jeremias 19:1-2, 4-6 - 1 Assim diz o Senhor: "Vá comprar um vaso de barro de um oleiro. Leve com você alguns líderes do povo e alguns sacerdotes2 e vá em direção ao vale de Ben-Hinom, perto da entrada da porta dos Cacos. Proclame ali as palavras que eu lhe disser.3 Diga: ‘Ouçam a palavra do Senhor, reis de Judá e habitantes de Jerusalém. Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Trarei desgraça tal sobre este lugar que fará retinir os ouvidos daqueles que ouvirem isso.4 Porque eles me abandonaram e profanaram este lugar, oferecendo sacrifícios a deuses estranhos, que nem eles nem seus antepassados nem os reis de Judá conheceram; e encheram este lugar com o sangue de inocentes.5 Construíram nos montes os altares dedicados a Baal, para queimarem os seus filhos como holocaustos oferecidos a Baal, coisa que não ordenei, da qual nunca falei nem jamais me veio à mente.6 Por isso, certamente vêm os dias, declara o Senhor, em que não mais chamarão este lugar Tofete ou vale de Ben-Hinom, mas vale da Matança..

O vaso de barro servia como um lixo – nele era colocado fezes, resto de comida, alimento podre.

Esse lugar ficava fora de Jerusalém. Era um lixão ao sul de Jerusalém.

*** Ao jogarem os vasos com fezes, comidas podres e corpos mortos – eles tinham um grande número de moscas --- ovos---larvas ---- vermes

Como um lixão onde tinha fezes, restos de comidas e corpos humanos –

nós entendemos porque Jesus diz que “o verme não morre” – sempre tem alimento,

sempre tem moscas!

II Reis 23 fala da reforma feita pelo rei Josias, nessa passagem vemos que uma das ações de Josias foi profanar/acabar com esse lugar:

II Re. 23:10 - Também profanou Tofete, que ficava no vale de Ben-Hinom, de modo que ninguém mais pudesse usá-lo para queimar seu filho ou filha em sacrifício a Moloque..

Josias fez do vale de Ben-Hinom um grande lixão. Não era mais permitido sacrificar crianças naquele local, ele servia apenas como depósito de lixo.

Neemeias 2:11-14 – v.13 De noite saí pela porta do Vale na direção da fonte do Dragão e da porta do Esterco, examinando o muro de Jerusalém que havia sido derrubado, e suas portas, que haviam sido destruídas pelo fogo. .

Porta do Esterco era a porta que levava ao vale de Ben-Hinom.

clip_image006

clip_image008

* A imagem desse vale é de um cheiro terrível onde lixo e corpos são queimados constantemente e moscas e vermes estão por todo lugar.

Contexto Literário de Marcos 9:48:

**** O texto usado por Jesus é Isaias 66:24: "Sairão e verão os cadáveres dos que se rebelaram contra mim; o seu verme não morrerá, e o seu fogo não se apagará, e causarão repugnância a toda a humanidade.”

Jesus usa a linguagem de Isaias 66:24 (de acordo com a grande maioria dos comentaristas).

Contexto de Isaias 66:

· Do capítulo 56 ao 66 “reflete a tensão pós-exílica entre, em uma mão, a esperança do novo êxodo, a restauração de Jerusalém e a libertação por meio do Servo Sofredor, e, na outra mão, a continuação da rebeldia de alguns dentro da comunidade (57:3-13; 59:1-8; 65:1-7). Capítulos 65 e 66 são designados para a conclusão de todo o livro... mostrando o contraste entre as bênçãos de Yahweh na humilde e contrita semente do Servo (65:8-26; 66:1-3, 10-14, 18-21) e a ardente ira de Deus sobre os arrogantes e rebeldes (65:1-7, 11-15; 66:3-4, 6, 15-16, 24).” (Commentary on the New Testament use of the Old Testament, Baker – Carson and Beale, pg. 192).

· “No capítulo 66 o profeta vê muito além da sua história presente, ele vê a renovação escatológica dos céus e da terra, quando povos de todas tribos e nações se ajuntam para adorar Yahweh no seu santo monte. Mas a visão de Isaias não tem nada de um universalismo soteriológico. Pelo contrário, ele traça um contraste entre o justo e o perverso. De um lado está o humilde e contrito de espírito que teme a Palavra do Senhor (66;2) e do outro está o arrogante e religioso (66:3-6). O primeiro grupo recebe o favor do Senhor e se alegra em Sião (v.2, 7-14), e o segundo recebe a justa punição pela sua rebeldia e a total fúria de Deus (vs.4,6, 14c-17).” (Hell Under Fire, Zondervan – pg. 60).

O capítulo 66 tem seu apogeu quando o povo de Deus vem para adorá-Lo, trazendo presentes e ofertas, em Sião, mas quando esses adoradores saem da cidade eles vêem o lixão da cidade com os corpos dos rebeldes queimando com um fogo eterno e vermos comendo os corpos. E esses adoradores não estão naquele lixão devido à graça de Deus!

Os últimos três versículos, 66:22-24, usam a linguagem e imagem dos capítulos 1-2. Assim há dois destinos eternos: participação na comunidade global que vem adorar ao Senhor (66:23; comp. 2:1-5) e uma figura final do destino dos corpos dos arrogantes desobedientes (66;24; comp. 1:2, 27-31; Mal. 4:4-6). O fim é o mesmo proclamado pelo profeta em 57:21, “Não há paz para o malvado”.

Essa mesma passagem foi usada no Livro Apócrifo de Judite, escrito no 2° século antes de Jesus “17 Ai das nações que atacam o meu povo!O Senhor Todo-poderoso as castigará no dia do julgamento.Ele porá fogo e vermes na carne deles,e eles chorarão de dor para sempre».” (16:17).

Nós podemos ver que a linguagem usada para descrever o inferno é dura.

Mc. 9:47-48 - E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’. .

* Continuaremos a estudar o inferno, na próxima ministração veremos o que o Novo Testamento fala sobre esse lugar. Que o Senhor nos conceda arrependimento para não irmos para lá, apreciação pela misericórdia dEle e ousadia em pregar as Boas Novas.

Conclusão:

Por mais incomodo, por mais emoções que traga, por mais pesado que seja o assunto do inferno, ele é algo que não podemos negligenciar!

Hebreus 9:27-28 - Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

Os que não aguardam a volta de Jesus não terão a salvação, pois “já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.” (Heb.10:26-27)

Jesus, que é tão conhecido pela sua compaixão e amor, demonstrou seu carinho falando constantemente de que um dia todos são julgados e a maioria das pessoas irá para o Geenna – Inferno – um lugar real e que você deve fazer o “impossível” para não ir para lá.

Faça o que for, mas não vá para este lugar! Quebre sua tv, seu computador, quebre o controle remoto da tv, destrua seus dvds, quebre seus óculos --- mas pare de pecar, pois o caminho do pecador é a morte/inferno.

Rom. 6:22-23 - 22 Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.23 Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

** Arrependa-se dos seus pecados e creia em Jesus como Senhor e Salvador!

Que a verdade sobre esse lugar, que o simbolismo usado por Jesus – de que o inferno será muito pior que o vale de Ben-Hinon (lixão com fezes e corpos cheios de vermes e fogo torturando) – nos leve:

a) A um agradecimento ainda maior para com a misericórdia de Deus.

b) A uma vida de constante teste para você saber se você está a caminho deste lugar cuja estrada é larga e gostosa de caminhar.

c) A uma vida de evangelização – compaixão pelas vidas – pregando o Evangelho verdadeiro.

Encerro com as palavras de Jonathan Edwards:

“E você jovem, irá você também negligenciar esse tempo precioso como tantas pessoas da sua idade estão renunciando as cobiças pecaminosas e vir para Cristo? Você tem uma oportunidade especial e extraordinária. No entanto, se você negligenciar esse chamado, você logo estará como aqueles que desperdiçaram os dias preciosos da juventude em pecado e agora estão em um aterrorizante estado de cegueira e dureza de coração. Assim também vocês – crianças – aqui que não são convertidas, você não entende que você está indo para o inferno para receber a terrível ira desse Deus que está irado com você todo dia e toda noite? Você vai permanecer feliz sendo filhos do diabo, enquanto tantas crianças estão se convertendo e se tornando santas e felizes crianças do Rei dos reis?

Novamente, que todos, homens e mulheres, jovens e crianças que estão fora de Cristo, e dependuradas sobre o buraco do inferno agora escute o chamado em alto tom da palavra de Deus e Sua providência. Esse é o dia aceitável do Senhor... Assim como nos dias de João Batista, o machado está posto à raiz da árvore e toda arvore que não produz bom fruto será cortada e lançada no fogo.

Agora, eu clamo a todos que estão fora de Cristo, acorde e fuja da irá vindoura. A ira do Todo Poderoso está sem dúvida pendurada sobre muitos nessa congregação. Que todos fujam de Sodoma: ‘Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será morto!’” (Sinners in the Hands of an Angry God, Greatest Sermons [Bridge Logos] 55-56)

Nenhum comentário:

Postar um comentário