segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Jesus ensina sobre a conseqüência da superficialidade – Tema: O arrependimento e a santificação Parte II – Marcos 9:42-50

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus ensina sobre a conseqüência da superficialidade – Tema: O arrependimento e a santificação Parte II – Marcos 9:42-50

Pregado na manhã de Domingo, do dia 06 de fevereiro de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 9:42-50 42 "Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço." 43 Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. 45 E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno. 46 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. 47 E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.49Cada um será salgado com fogo.50 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros".

Introdução e Contextualização:

Essas próximas ministrações tocarão em assuntos e doutrinas que são fundamentos – alicerces - do cristianismo verdadeiro, mas que têm sido desprezados e rejeitados pela maioria das igrejas. Doutrinas e ensinos que são radicais! Doutrinas que não são gostosas de ouvir e que fazem com que os não cristãos corram da igreja, fujam da presença deste Deus santo, enquanto os cristãos verdadeiros são trazidos aos seus joelhos em temor e tremor.

Ensinos sobre amar radicalmente seu irmão(ã) em Cristo, arrependimento, santidade, inferno, divórcio, humildade – assuntos excluídos das igrejas por medo de perder “membros”, e assim cria-se um mar de pseudo-cristãos.

Nós não iremos fugir! Como uma igreja que busca a santidade e a glória de Deus, nós iremos tratar esses assuntos com diligência e desejando toda a graça possível da parte do Espírito Santo para sermos fiéis à Palavra!

Essa é a beleza e o risco da pregação expositiva – não conseguimos fugir dos assuntos difíceis.

Ser fiel à Palavra é duro, por isso Paulo encorajou Timóteo a pregar a Palavra – “Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.” (II Tim. 4:1-5).

O cristianismo virou uma religião superficial e de fácil aceitação – as pessoas escutam uma mensagem gostosa, uma promessa de benção e cura, aceitam um apelo e pronto – acham que são seguidores verdadeiros de Jesus.

Algumas pessoas falam que o meu ensino ou minha pregação é muito “radical”, que eu uso palavras “duras” – queridos essas pessoas falam isso porque nunca leram os Evangelhos, essas pessoas nunca leram a Bíblia, então quando eu cito as palavras de Jesus ou dos profetas do Antigo Testamento ou de Paulo ou de Pedro as pessoas ficam magoadas e espantadas.

Mais radical que os ensinos e apelos de Jesus – não tem! Ele chama as pessoas a largarem tudo para trás, Ele demanda que as pessoas precisam amá-Lo muito mais que qualquer familiar, Ele falou para o rico dar tudo o que tinha, Ele falou quão duro seria para o rico entrar no Céu, Ele falou que para segui-Lo era necessário negar as próprias vontades, era preciso sofrer e até mesmo estar disposto a morrer por Ele. Quer mais radical e mais duro que isso?

*** Dois ensinos que são essenciais ao cristianismo, mas que têm sido fortemente negligenciados e desprezados em nossos dias - são a Doutrina do Arrependimento e da Santificação!

Esses dois ensinos andam de mãos dadas:

Ez. 14:6 - Por isso diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Arrependam-se (arrependimento)! Desviem-se dos seus ídolos e renunciem a todas as práticas detestáveis (santificação)!

O papel do arrependimento é central e essencial na vida do cristão. A partir do momento que eu busco a santidade eu sou obrigado a sair constantemente do caminho pecaminoso (isto é arrependimento).

clip_image002

“Já que não paramos de pecar, não podemos parar de nos arrepender”

“Outra prova de que sua alma foi conquistada para Cristo será vista numa mudança verdadeira de vida. Se um homem não vive diferentemente do que ele costumava viver antes, tanto em casa como fora, o seu arrependimento precisa ser averiguado e sua conversão é uma ficção” C.H. Spurgeon

O arrependimento genuíno leva a santificação – e a santificação nos leva a Deus! Heb. 12:14 -Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

Então cadê a mensagem do arrependimento nas igrejas? Cadê a doutrina do arrependimento em nossas vidas? Cadê o ensino do esforço para nos santificarmos para que possamos ver Deus?

· Os profetas no Antigo Testamento pregaram o arrependimento:

Jer. 8:4 - "Diga a eles: ‘Assim diz o Senhor. " ‘Quando os homens caem, não se levantam mais? Quando alguém se desvia do caminho, não retorna (arrepende) a ele? ; 15:7 - Eu os espalhei ao vento como palha nas cidades desta terra. Deixei-os sem filhos; destruí o meu povo, pois não se converteram (arrependeram) de seus caminhos.; Ez. 18:30-32 - "Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês. Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel? Pois não me agrada a morte de ninguém; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se e vivam! ;

· João Batista começou seu ministério pregando - “Arrependam-se!” (Mt. 3:2)

· Jesus pregou a mesma mensagem – (Mt. 4:17).

· Pedro logo que a igreja começou em Atos (At. 2:38 - Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.).

· A ultima mensagem de Jesus na Bíblia para as igrejas em Apocalipse – (Ap. 2:5, 16, 21-22; 3:3,19).

Se o arrependimento genuíno leva a santificação que nos leva a Deus - o que é “se arrepender”?

* No hebraico a palavra - shuwb - tem o sentido de virar as costas para o caminho que você estava indo. Ação de mudar de caminho e caminhar em direção a um Deus santo.

* No grego a palavra - μετανοω- tem o sentido de mudança de mente. A mente é transformada, mudada – você passa a entender o que é pecado e a mente te leva a outra ação!

Arrependimento não é só sentir culpa, não é remorso, não é promover atos religiosos para apaziguar a mente e o coração ou a ira de um deus – como os pagãos fazem.

Arrepender é voltar-se para o Senhor, é ter a mente transformada e saber que o que tira a glória de Deus é pecado e você deve fazer o que glorifica a Ele, é uma mudança da mente, do coração e da ação.

É algo radical! Envolve o quebrantamento do coração em reconhecer que você transgrediu contra Deus e esse quebrantamento leva à AÇÕES/ATITUDES!

Lc. 3:8-14 - Dêem frutos que mostrem o arrependimento. E não comecem a dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.9 O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo".10 "O que devemos fazer então? ", perguntavam as multidões.11 João respondia: "Quem tem duas túnicas reparta-as com quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo".12 Alguns publicanos também vieram para serem batizados. Eles perguntaram: "Mestre, o que devemos fazer? "13 Ele respondeu: "Não cobrem nada além do que lhes foi estipulado".14 Então alguns soldados lhe perguntaram: "E nós, o que devemos fazer? " Ele respondeu: "Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com o seu salário".

E isso tem sido negligenciado nas igrejas – há apelos, as pessoas vão até a frente da igreja – “aceitam a Jesus” e ela é assegurada que tem a salvação. Isso é o engano – pois a marca de um cristão é uma vida de arrependimento e busca pela santidade! Frutos de arrependimento. A pessoa genuinamente convertida entende quais ações não glorificam a Deus e ela sai do caminho do pecado e vai para o caminho que leva a Deus!

Contexto:

Como temos visto o objetivo principal de Jesus agora é focar nesses discípulos (9:30-31). O trabalho é duro, pois esses homens cresceram ouvindo uma teologia errada e o exemplo passado pelos líderes religiosos era terrível. O pecado do orgulho estava enraizado de forma profunda nos corações desses homens (como nos nossos).

Eles não querem saber sobre a morte e o sofrimento de Jesus.

Eles querem glória e ascensão e não sofrimento e crucificação.

Eles querem a melhor posição, eles querem ser servidos.

Eles querem a exclusividade do ministério só para eles, não querem outros no meio deles.

A humildade de servir, de ser o último em ranking, de aceitar as pessoas mais simples e humildes é um conceito estranho para eles, então Jesus passa grande parte do seu tempo reeducando seus discípulos.

Jesus mostrou que para entrar no Reino de Deus é necessário um amor radical e zeloso pelos que formam a família de Deus (v.42) – agora Ele mostra que é necessário também uma vida de arrependimento que caminha em santidade – santidade rigorosa!

A conexão entre os dois ensinos é simples: “Se nós precisamos ter toda cautela para não levarmos outros a pecarem, então devemos tomar muito mais cuidado para que nós não sejamos levados a pecar” (Matthew Henry Commentary in Mark, pg. 415).

Se cuidarmos de nossas vidas, se exterminarmos o pecado de nossas vidas, então será muito mais fácil de fazer que os outros irmãos não pequem!

Divisão do Estudo:

II – um aviso aterrorizante – não se leve a pecar (vS.43-48)

43 Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. 45 E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno. 46 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. 47 E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.

Essa passagem anda de mãos dadas com o versículo anterior – para você não levar seu irmão a pecar, você precisa primeiro tomar conta do seu pecado! Se você tratar o pecado como ele deve ser tratado em sua vida – você evitará fazer com que outros tropecem!

** O objetivo deste aviso é trazer temor e acordar o cristão para a seriedade do pecado - e levá-lo a uma vida constante e radical de arrependimento e santidade!

Muitos cristãos vivem da mesma maneira que alguns viviam em Roma – veja Rom. 6:1-2 -Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?

Levam o pecado na brincadeira – tratam o pecado como um animalzinho de estimação. E quando confrontados sempre falam da graça de Deus! Como se a graça fosse uma licença para pecar!

** Queridos, o pecado é uma doença terminal como um câncer – que se espalha e contamina outros órgãos!

O pecado deve ser tratado com toda seriedade – por isso Jesus usou de palavras fortes e hipérboles para enfatizar quão sério e quão perigoso é o pecado em nossas vidas.

Gen. 4:7 -O Senhor disse a Caim: "Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo".

O pecado afeta todo o seu ser:

Sl. 32:3 - Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.

Sl. 38:3 - Não há saúde nos meus ossos por causa do meu pecado.

Além de afetar todo seu ser o pecado afeta seu relacionamento com Deus:

Isa. 59:2-3 - Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. Pois as suas mãos estão manchadas de sangue, e os seus dedos, de culpa. Os seus lábios falam mentiras, e a sua língua murmura palavras ímpias.

I Pe. 3:7 - Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.

Tg. 4:3 - Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

O pecado é algo muito sério e deve ser tratado de forma radical!

Por isso a Bíblia fala de pessoas que foram expulsas e mortas da congregação de Israel e do Novo Israel (Igreja) por causa da seriedade do pecado:

· Josué 7 relata a derrota de Israel para Ai, que se deu porque havia um pecador no meio do povo de Israel – “"Vá, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem.” (v.13) – no dia seguinte Acã confessou o pecado e foi morto, e eles guerrearam novamente e venceram Ai.

· Logo no começo da era da igreja o Senhor matou Ananias e Safira (Atos 5) para mostrar a seriedade do pecado e como ele deve ser tratado.

· Paulo em I Corintios 5 expulsa um membro da igreja de Corinto por causa da imoralidade e falta de arrependimento – e o apóstolo conclui dizendo, “O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada? Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.” (5:6-7).

Podemos ver claramente que devemos ser radicais em nossa santificação! E é isso que Jesus ensina nesses versículos!

V.43 - Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.

** Veja que o foco muda de fazer o irmão tropeçar (v.42) para você mesmo tropeçar (43, 45, 47)!

O foco é lidar com você mesmo para que você não peque e seja julgado terrivelmente!

· “Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a” - - A “MÃO” simboliza as ações de uma pessoa (Deut. 31;29).

·

“Enquanto a mão é uma parte do corpo, ela é muito mais que isso na imagem bíblica... a mão é uma figura convincente das vontades e desejos da pessoa toda” (Dictionary of Biblical Imagery, IVP).

A mão representa as nossas ações.

A mão é o instrumento de roubar, de teclar, de abrir uma revista, de pegar, tocar, assinar, de trazer a boca (seja cigarro, bebida, comida ou outras drogas).

Você precisa ser radical com suas ações. Seja lá o que você tem feito, se arrependa e saia deste caminho o mais rápido possível!

O problema não é a mão em si, mas seu coração. Jesus está falando de uma amputação espiritual!

** Nos séculos dois e três d.C. muitos monges passaram a praticar o ascetismo – alguns até amputaram partes de seus corpos. Mas de nada adianta amputar os órgãos e membros físicos se o coração não for mudado e santificado.

A sua mão tem te feito pecar?

Quais têm sido suas ações?

Como você tem usado sua mão?

- Controle da TV; cola na escola; gestos obscenos; cartão de crédito (como você tem usado seu dinheiro); violência física (agressividade – dá soco nas coisas e nas pessoas); comida – gula, garfadas, pratadas; bebidas – (quantos copos você tem levado a sua boca); roubo – paga propina, aceita propina, compra coisas ilegais, não paga o que você deve pagar; no computador – a sua mão abre quais sites?.

Apocalipse 13:16 – 13:15 Foi-lhe dado poder para dar fôlego à imagem da primeira besta, de modo que ela podia falar e fazer que fossem mortos todos os que se recusassem a adorar a imagem.16 Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa,17 para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome.18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.

14:9 - 9Um terceiro anjo os seguiu, dizendo em alta voz: "Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão,10também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro,

Queridos, a marca na testa e na mão não são barras eletrônicas, não são os programas da Microsoft, não é o Bill Gates, não é uma nova ordem mundial que coloca chip na testa e na mão das pessoas.

Não leia “Deixados para Trás”! Isso é terrível!

Testa - representa tudo o que a pessoa pensa – os pensamentos, o que ela medita. Rom. 8 – a mente. A marca na mente é o que enche seus pensamentos. O que consome seus pensamentos? Isso fala quem é seu deus!

Mão representa a ação – o que passou pela mente é colocado em ações através das mãos.

Mateus 25 - - Ações – Suas mãos estão marcadas pela iniqüidade ou pelo serviço a Deus?

O que devo fazer?

Arrependa-se! Ore para o Senhor te purificar e santifique-se – ande em santidade – seja radical com o que te faz pecar! Quebre, se afaste, corra, jogue fora tudo que te faz pecar!

Tg. 4:8 - Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Sl. 24:3-4 - Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos.

Jó 17:9 - Mas os justos se manterão firmes em seus caminhos, e os homens de mãos puras se tornarão cada vez mais fortes.

** Use suas mãos para abençoar as pessoas, para abrir a Palavra de Deus, para desligar a TV, para quebrar o cartão de crédito, para socorrer as pessoas.

Não deixe sua mão te levar para o inferno!

V. 45 - E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno. 46 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.

O “PÉ” representa o caminho onde a pessoa anda. Os lugares que ela vai. [As vezes o pé também representa um eufemismo do órgão genital masculino].

Onde você tem ido? Com quem você tem saído?

Prov. 1:10, 15-16 - 10Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda!15Meu filho, não vá pela vereda dessa gente! Afaste os pés do caminho que eles seguem,16pois os pés deles correm para fazer o mal, estão sempre prontos para derramar sangue..

Isa. 59:3,7 - 3Pois as suas mãos estão manchadas de sangue, e os seus dedos, de culpa. Os seus lábios falam mentiras, e a sua língua murmura palavras ímpias.7Seus pés correm para o mal, ágeis em derramar sangue inocente. Seus pensamentos são maus; ruína e destruição marcam os seus caminhos.

Sl. 1:1 - Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Aonde você tem ido?

Com quem você tem andado? Aonde você tem passado de carro ou a pé? Você passa perto da tentação?

É melhor cortar o pé – perder certas amizades, perder certos vínculos – do que ir para o inferno com os dois pés!

*** Isso é muito sério – é melhor você amputar esse pé, pois senão ele é quem vai te impedir de passar pela porta estreita!

O que fazer?

Arrependa-se! Use seu tempo para crescer no conhecimento e na graça do Senhor Jesus.

Leia a Palavra! Ore! Saia dos caminhos das trevas!

Use sues pés para servir Jesus:

Isa. 52:7 - Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: "O seu Deus reina! ".

Sl. 17:5 - Meus passos seguem firmes nas tuas veredas; os meus pés não escorregaram.

I Sam. 2:9 - Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece.

Sl. 119:105 – A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.

V.47 – “E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’”.

OLHO – Geralmente os olhos representam o filtro no qual tudo é passado antes de entrar em nós.

O olho expressa o DESEJO de uma pessoa Ez. 24:16 -Filho do homem, com um único golpe estou para tirar de você o prazer dos seus olhos (a esposa de Ezequiel). Contudo não lamente nem chore nem derrame nenhuma lágrima; COBIÇA Prov. 17:24 -O homem de discernimento mantém a sabedoria em vista, mas os olhos do tolo perambulam até os confins da terra. ; II Pe. 2:14 - Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!; ÓDIO Jó 16:9 -Deus, em sua ira, ataca-me e faz-me em pedaços, e range os dentes contra mim; meus inimigos fitam-me com olhar penetrante.

Mas a melhor definição é trazido pelo próprio Jesus:

Mt. 6:22-23 -"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!

* Jesus fala que o olho é a lâmpada que ilumina a vida interior da pessoa.

O que você tem posto diante dos seus olhos? O que você tem trazido para dentro de você?

Com o que você tem alimentado seus olhos?

Cobiça – fica olhando para coisas que você não precisa e não pode ter, gastando sua energia nisso (carros, motos, roupas, estilos, dinheiro, mansões)? Pornografia (programas de TV que apresentam conteúdo sexual – novela, mini-série, filmes, programas na internet); Violência (filmes violentos).

Qual a Solução?

Arrependa-se – saia desse caminho e tenha sua mente transformada! Arranca seus olhos se eles te fazem pecar!

“Mate a sua cobiça, crucifique-a, mate-a de fome... É necessário que a parte que foi gangrenada seja cortada fora para a preservação do todo.” (Matthew Henry´s Commentary).

Immedicabile vulnus ense recidendum est, ne pars sincera trahatur” – A parte que está incuravelmente machucada deve ser cortada fora, senão as partes sãs serão corrompidas.

Não vá comprar óculos, arranque-os! Pois senão você irá pro inferno vendo tudo!

No Antigo Testamento arrancar o olho de alguém era um modo de punir um erro (Jz.16:21 - Sansão; II Re.25:7 - Zedequias).

Jó 31:1 – "Fiz acordo com os meus olhos de não olhar com cobiça para as moças. Por que? V.2-3 Pois qual é a porção que o homem recebe de Deus, lá de cima? Qual a sua herança do Todo-poderoso, que habita nas alturas?

Sl. 101:3 - Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se {me} pegará.

Sl. 25:15 - Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha.

A Palavra do Senhor purifica os olhos:

Sl.19:8 – Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos.

Mt. 5:8 - Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. .

*** Adiciono mais: Se tua língua te faz pecar, arranque-a! É melhor entrar na vida mudo do que ir para o inferno falando!

Suas palavras, sua língua, as piadas, violência verbal( destrói pessoas com as palavras).

Mt. 12:34-37 – Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más. Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado".

O que tem saído de sua boca? É ela uma fonte de vida ou uma arma fatal?

Você tem colocado seus olhos no Tesouro do Evangelho de Deus para que seu coração se torne um grande tesouro de onde saem pérolas e conselhos valiosos?

Santidade é algo muito sério que muitos não dão a atenção devida!

“Ou o pecado morre, ou você morre! Se formos dominados pelos pecados, seremos destruídos por eles.” (Matthew Henry)

“É melhor aceitar disciplina rigorosa agora do que ser punido mais tarde” (Zondervan Illustrade Bible Background Commentary, Mark – pg. 261).

Qual a disciplina rigorosa que precisa entrar em sua vida hoje? --- No que você precisa se disciplinar rigorosamente hoje para não ser punido mais para frente?

Cristianismo é uma religião radical! Cristianismo não é se reunir para ficar gritando em línguas estranhas, ficar cantando reggae, ficar lutando batalhas espirituais – Cristianismo é uma constante guerra interior contra os seus pecados.

Deus faz a obra monergística da salvação – regeneração.

Mas Ele nos chama para a obra sinergísitca – santificação!

Hebreus 12:11-14 - Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. 12 Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.13 "Façam caminhos retos para os seus pés", para que o manco não se desvie, mas antes seja curado.14 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

Quanto você tem se disciplinado? Quanto você tem se esforçado?

** Que sejamos uma igreja em constante arrependimento e em uma busca intensa por santidade!

Quero todos os membros aqui no Céu, glorificando o Cordeiro – e não barrados na entrada por causa de um olho, um pé, uma mão ou uma língua!

O Senhor está perto daqueles que se humilham, daqueles que se arrependem:

I Jo. 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Guarde a Palavra de Deus em seu coração:

- Desligue a TV, o computador, feche seu Orkut / Facebook --- mas não continue em pecado!

- Use suas mãos para abençoar as vidas, para ajudar as pessoas, para abrir sua Bíblia.

- Use seus pés para seguir a Jesus, para levar o Evangelho – não deixe seu pé te barrar pelo caminho estreito!

Mate o pecado antes que ele o mate. Richard Baxter
Esteja matando o pecado ou ele o estará matando. John Owen

I Pe. 1:14-16 - Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".

Alguns materiais em Marcos

http://www.freebiblecommentary.org/pdf/VOL02.pdf

http://www.soniclight.com/constable/notes/pdf/mark.pdf

http://www.cfbcmobile.org/site/cpage.asp?cpage_id=421&sec_id=377&currpage=7&sa_action= http://sermonnotebook.org/ntsermons.htm#mark

http://www.biblebb.com/brefindex/mar.htm

http://sermonnotebook.org/ntsermons.htm#mark

http://www.pbc.org/messages/7574

http://www.fpcjackson.org/resources/sermons/Derek%27s_SERMONS/Mark/index.htm (Ligon Duncan)

http://www.cfbcmobile.org/site/cpage.asp?cpage_id=421&sec_id=377&currpage=8&sa_action=

http://www.scribd.com/doc/23304981/Serie-Cultura-Biblica-Dewey-M-Mulholland-Marcos-Introducao-e-Comentario#page19

http://greattreasures.org/gnt/main.do

http://biblos.com/mark/9-31.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário