segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Jesus ensina sobre a consequência da superficialidade – Tema: Zelo pelo irmão – Marcos 9:42

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: Jesus ensina sobre a consequência da superficialidade – Tema: Zelo pelo irmão – Marcos 9:42
Pregado na manhã de Domingo, do dia 23/01/11,
na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Marcos 9:42-50 42 "Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço." 43 Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. 45 E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno. 46 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. 47 E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.49Cada um será salgado com fogo.50 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros".
Introdução e Contextualização:
Essas próximas ministrações tocarão em assuntos e doutrinas que são fundamentos – alicerces - do cristianismo verdadeiro, mas que têm sido desprezados e rejeitados pela maioria das igrejas. Doutrinas e ensinos que são radicais! Doutrinas que não são gostosas de ouvir e que fazem com que os não cristãos corram da igreja, fujam da presença deste Deus santo, enquanto os cristãos verdadeiros são trazidos aos seus joelhos em temor e tremor.
Ensinos sobre amar radicalmente seu irmão(ã) em Cristo, arrependimento, inferno, divórcio, humildade – assuntos excluídos das igrejas por medo de perder “membros”, e assim cria-se um mar de pseudo-cristãos.
Nós não iremos fugir! Como uma igreja que busca a santidade e a glória de Deus, nós iremos tratar esses assuntos com diligência e desejando toda a graça possível da parte do Espírito Santo para sermos fiéis à Palavra!
Essa é a beleza e o risco da pregação expositiva – Nós não iremos fugir dos assuntos difíceis. Seremos fiéis à Palavra mesmo sendo duro, por isso Paulo encorajou Timóteo a pregar a Palavra:
“Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.” (II Tim. 4:1-5).
O cristianismo virou uma religião superficial e de fácil aceitação – as pessoas escutam uma mensagem gostosa, uma promessa de benção e cura, aceitam um apelo e pronto – acham que são seguidores verdadeiros de Jesus.
Uma das áreas mais afetadas por essa superficialidade atual é o amor, o zelo e o cuidado pelos irmãos em Cristo Jesus!

ZELO - ζλος - a raiz da palavra é “ferver” – você ferve de cuidado e amor pelos seus irmãos em Cristo? Você pensa neles? Você ora por eles? Você cuida pessoalmente deles? Você aceita zombaria de seus irmãos em Cristo?
* Isaias 26:11 -Erguida está a tua mão, Senhor, mas eles não a vêem! Que vejam o teu zelo para com o teu povo e se envergonhem; que o fogo reservado para os teus adversários os consuma. .
Você segue o exemplo de Deus tendo um amor zeloso pelo Seu povo?
Uma das características mais atrativas do cristianismo primitivo era o amor entre os cristãos!
Ninguém nunca tinha visto tamanho zelo e cuidado entre os membros da igreja. Tertuliano, um dos pais da igreja disse que os romanos diziam, “Veja como eles se amam!”.

Justino Martírio escreveu, “Nós que antes valorizávamos as posses materiais e aquisições de riquezas mais que qualquer outra coisa agora trazemos nossos bens para uma reserva comum e repartimos com todos que necessitam. Nós antes destruíamos e odiávamos uns aos outros e negávamos nos associar com pessoas de outra raça ou país. Agora, por causa de Cristo nós vivemos juntos e oramos pelos nossos inimigos.”.

Clemente de Alexandria escreveu assim sobre a pessoa que era convertida, “Ela se auto empobrece pelo amor, para que ele jamais ignore um irmão que está em necessidade... Assim também ele compartilha das dores de seus irmãos em Cristo e se ele sofre alguma dificuldade devido a venda dos seus bens, não reclama.”.
Quando uma praga veio sobre Roma os cristãos foram os primeiros a cuidarem das vítimas – contaminando-se com as doenças. Enquanto isso os pagãos jogavam membros de suas próprias famílias nas ruas, antes de morrerem, para não se contaminarem.
O que aconteceu com esse cristianismo?
Hoje as pessoas não se importam com ninguém, estão apenas preocupadas com si mesmas.
E essa falta de amor, cuidado e zelo dentro da igreja na área material se espalha para a área espiritual. As duas andam de mãos dadas.
Assim, como as pessoas não estão preocupadas com as necessidades materiais de outros irmãos, elas também não se importam se ofendem ou levam o outro irmão a pecar.


Contexto:
Como temos visto, o objetivo principal de Jesus agora é focar nesses discípulos (9:30-31). O trabalho é duro, pois esses homens cresceram ouvindo uma teologia errada e o exemplo passado pelos líderes religiosos era terrível. O pecado do orgulho estava enraizado de forma profunda nos corações desses homens (como nos nossos).
Eles não querem saber sobre a morte e o sofrimento de Jesus.
Eles querem glória e ascensão e não sofrimento e crucificação.
Eles querem a melhor posição, eles querem ser servidos.
Eles querem a exclusividade do ministério só para eles, eles não querem outros no meio deles.
A humildade de servir, de ser o último em ranking, de aceitar as pessoas mais simples e humildes é um conceito estranho para eles, então Jesus passa grande parte do seu tempo reeducando seus discípulos.
Como vimos na história anterior Jesus proibiu a ação pecaminosa dos discípulos de se acharem os donos do cristianismo. Jesus agora vai mais fundo e fala das conseqüências de levar um irmão a pecar.
Quão profunda é a conseqüência de levar um irmão a pecar?
Divisão do Estudo:



I – um aviso aterrorizante – não leve outros a pecar (v.42)
v. 42 "Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço."
Importante prestar atenção no contexto – pois o assunto sobre “criança” e “pequeninos” está ligado.
E assim como há recompensa para quem faz o certo, há também punição para quem peca!
Jesus está chamando seus discípulos para um AMOR RADICAL ( John MacArthur)
Amar o próximo, o seu irmão em Cristo como ninguém nunca amou antes! Isso é cristianismo – é se dar, morrer pelo seu irmão(ã) em Cristo.
Amor radical, amor zeloso pelo irmão – “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.” (João 15:12-14). As palavras de Jesus não são superficiais, elas são duras.
SE ALGUÉM” --- Engloba todos! Pelo contexto, principalmente os líderes – os Doze.
Todo cristão tem a potencialidade de entrar nesse grupo. Isso é mais assustador ainda!
FIZER TROPEÇAR UM DESSES PEQUENINOS QUE CRÊEM EM MIM” --- Os pequeninos, muito provavelmente, não são, só, as crianças físicas – mas cristãos mais novos na fé, ou mais simples, ou de fora do grupo – todo cristão. “CRÊEM EM MIM” – verbo está no presente ativo particípio = continua crendo --- Jesus está falando de cristãos! Pessoas que crêem em Jesus como Senhor e Salvador.
FIZER TROPEÇAR -σκανδαλίζω – a palavra era usada para a madeira da armadilha, quando o animal tocava essa madeira ela caia e ele ficava preso. Willian Tyndale traduziu para “pedra de tropeço”, pois em sua época era normal tropeçar em pedras. O sentido da palavra é de fazer com que alguém tropece e caia e se machuque – às vezes levando a destruição (Rom. 14:15).
Essa palavra é de onde tiramos – escândalo. A pessoa se escandaliza – se ofende, se machuca, fica chocada.
É importante observar que:
A - O Evangelho de Jesus Cristo é um escândalo para os não-cristãos:
I Cor. 1:23 -Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. .
Mt.11:6 - Feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa.
A mensagem de um Deus que se encarnou se humilhou e morreu totalmente santo, depois ressuscitou e garantiu a vitória sobre a morte daqueles que crêem nEle é um escândalo. Os ensinos de Jesus sobre negar a si mesmo, tomar a cruz, sofrer escandalizam muitas pessoas.
A idéia de que somos salvos pela graça de Deus e que não são obras que nos justificam escandaliza!
Pregar que só um mediador entre Deus e o homem, que toda outra religião te levará para o inferno é um escândalo!
Jesus, os apóstolos e nós hoje escandalizamos as pessoas quando pregamos o evangelho verdadeiro.
Então precisamos entender que realmente o Evangelho vai escandalizar algumas pessoas, e deve escandalizar. Mas é o Evangelho – a verdade de Deus que deve escandalizar, não nossas ações.
B – MAS NÃO PODEMOS ESCANDALIZAR NOSSOS IRMÃOS COM NOSSAS AÇÕES:
Se um membro da igreja se escandaliza porque você disse alguma verdade bíblica – sem problema!
Mas se você leva um irmão em Cristo a pecar, se ofender e se escandalizar por causa de suas ações veja o que Jesus diz:
seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço” – Esse tipo de afogamento era praticado por alguns povos – eles já haviam ouvido histórias sobre afogamentos de rebeldes.
Essa pena de morte é terrível, pois as pessoas tinham pavor do mar e principalmente de morrerem afogadas!
GRANDE PEDRA” – (μύλος ὀνικὸς) – pedra muito grande de moinho. O sentido literal dessa palavra é a pedra de burro – uma pedra muito grande na qual os burros andavam em círculo movimentando a pedra que amassava grãos e azeitonas.
Essa pedra era grande e muito pesada, impossível de se colocar no pescoço – e caso você conseguisse e fosse jogado no mar seria uma morte terrível (afogado) e sem escape (devido ao peso).
clip_image002 clip_image004
Jesus usa uma hipérbole para dizer que um cristão que faz um outro tropeçar e cair da fé tem tão terrível punição quanto à pena de morte!
Isso traz a mente o pecado de João e dos outros discípulos que queriam proibir um outro seguidor de Jesus de ministrar, pois eles achavam que só eles tinham esse privilégio – grande condenação há para esses!
Jesus nos chama para um amor radical na família de Cristo! Amor que zela pelas vidas na igreja.
Isso não é brincar de igreja! Não brinque, não trate com indiferença a família de Deus!
Jesus tem todo o zelo e carinho do mundo para com Suas ovelhas e qualquer um que fizer uma de suas ovelhas – compradas com o Seu sangue – pecar, cair e se machucar – será seriamente punido!
At.20:28 - Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.
** No Antigo Testamento Israel era o povo escolhido e defendido por Deus:
Gen. 12:1-3 - Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.2"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados"..
Em Zacarias 2:8, o Senhor diz que Israel é a “menina/pupila de seus olhos” – Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Ele me enviou para buscar a sua glória entre as nações que saquearam vocês, porque todo o que neles tocar, toca na pupila dos olhos dele’. Certamente levantarei a minha mão contra elas de forma que serão um espólio para os seus servos. Então vocês saberão que foi o Senhor dos Exércitos que me enviou. Ver também Dt. 32:10 -Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos.
Quem tocasse Israel, estaria tocando os olhos de Deus – e quando seus olhos são tocados há incomodo. É como se Deus estive dizendo que quem tocar em sua nação, estará incomodando Ele.
E o verdadeiro Israel de Deus é a Igreja (Gl. 6:16) – cada membro da Igreja de Deus que foi comprado com o sangue de Jesus é muito precioso!
** Isso revela um amor que não conseguimos compreender de Deus para com nós.
Como vimos em 9:37 o cristão tem Jesus dentro de dele, por meio do Espírito Santo, e quem tem Jesus tem aquele que o enviou – Deus! O cristão é filho de Deus e consequentemente o Pai guarda seus filhos! Cada cristão representa o Senhor Jesus (At. 9:1,4).
I Cor. 8:11-12 - Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem. Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo.
* De um lado esse terrível aviso de punição severa para quem fizer um cristão cair, do outro lado esse incompreensível amor de Deus para com nós, seus filhos!
Mateus 18 que é paralelo a essa passagem em Marcos diz:
“5 Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo.6 Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.7" Ai do mundo [“Ai” é uma expressão de julgamento usado no Antigo Testamento – oráculos de condenação], por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!10"Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste. [os anjos vêem as “expressões” de Deus e saem para proteger Seus filhos]” (5-7,10)
É esperado que o mundo e as pessoas que são do mundo façam as pessoas pecarem – mas a gente não espera isso da Igreja de Cristo! E é isso o que Jesus está avisando, aqueles que fazem os discípulos de Jesus pecarem têm a condenação sentenciada!
UM DESSES PEQUENINOS” --- um só, não precisa ser um grupo. Um indivíduo que você leva a pecar terá drásticas conseqüências.
** Você tem tido o cuidado individual com cada membro da família de Jesus Cristo?
Todos nós influenciamos as pessoas – para o bem ou para o mal {Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". (I Co.15:33)} - - Como você tem influenciado as pessoas?
*Você tem levado elas a pecarem, a saírem dos caminhos santos de Deus, ou você tem levado as pessoas a uma vida de santidade, a um exemplo de piedade, graça e arrependimento?
COMO LEVAR IRMÃOS EM CRISTO A TROPEÇAR: todos nós precisamos nos avaliar nessas áreas
1) PROVOCAÇÃO --- A pessoa fica provocando a outra: piadinhas – zombando do físico ou de certos comportamentos;
sarcasmo - (do grego antigo σαρκασμός "sarkasmos" ou "Sarkázein"; Sarx=“carne” Asmo= queimar “queimar a carne”) designa um escárnio ou uma zombaria, intimamente ligado à ironia com um intuito mordaz quase cruel, muitas vezes ferindo a sensibilidade da pessoa que o recebe. A origem da palavra está ligada ao fato de muitas vezes mordermos os lábios quando alguém se dirige a nós com um sarcasmo mordaz. – Prov. 26:18-19 - Como o louco que atira brasas e flechas mortais, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: "Eu estava só brincando! ".
Garanto que essas piadinhas e sarcasmos não serão tão engraçados no dia do seu julgamento!
Em casa – você tem provocado sua esposa e filhos? Col. 3:21 -Pais, não irritem (ρεθίζω- estimular a ira, mexer dentro da pessoa para que ela fique irada e peque ) seus filhos, para que eles não se desanimem; Ef. 6:4 - Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.I Pe. 3:7 -maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.
* Vejo maridos e pais falando coisas terríveis para as esposas e filhos, piadas, constante irritação e provocação.
Você tem levado sua esposa (você tem sido mudado, tratado a esposa como co-herdeira) e seus filhos a pecarem ou a seguirem o Senhor Jesus?
** Na igreja e no trabalho você tem provocado às pessoas? Você faz piadinhas das pessoas? Você é engraçado porque é “sarrista”, zomba de todo mundo?
O oposto disto é edificar as pessoas com nossas palavras!
As pessoas vêem sua boca como uma fonte de besteira, sujeira, podridão, zombaria ou como uma fonte de sabedoria, inspiração e edificação?
2) TENTAÇÃO – Você tenta um irmão. Convida uma pessoa para ir a sua casa e lá você bebe, assisti filmes sujos, fala um monte de besteira. Convida para ir num lugar que não deveria (bar, boate, carnaval).
* Modo de se vestir. A mulher usa saia super-curta, mini-blusa, calça apertada – o mesmo para o homem – camiseta apertada, camisa aberta.
* No modo de falar – a pessoa fala seduzindo a outra, fala coisas que não deveria.
* FOFOCAS – fica falando da vida de outras pessoas com o intuito de criticar e falar mal – Prov. 20:19 - Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais.
3) SEU PRÓPRIO EXEMPLO – você passa um mau exemplo de cristianismo?
* O modo que você faz negócios – esconde, mente, oculta.
* As dívidas (Rom.13:8 - Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei; Prov.22:7 - O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta; Sl. 37:21 -Os ímpios tomam emprestado e não devolvem, mas os justos dão com generosidade ). Um monte de cristão endividado até o pescoço como se isso fosse normal.
*A sua arrogância no modo de se comportar e falar.
* O modo que você usa sua liberdade. Rom. 14:15-16 -Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu. Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência.
Se alguém te visse no shopping, no Taquaral, na academia, no trabalho – essa pessoa se espantaria ao saber que você é um cristão? (seus olhares, conversas, roupas)
* “Siga meu exemplo como eu sigo a Cristo”.( Paulo )
4) FRACASSO EM ESTIMULAR A SANTIDADE NOS IRMÃO --- Se quando alguém olha para você, essa pessoa não vê esforço em crescer em santidade, você está levando seu irmão a pecar! É sua obrigação encorajar as pessoas a perseverarem em santidade.
O que você tem estimulado nas pessoas da família de Jesus? As pessoas querem copiar sua santidade, sua piedade, seu conhecimento da Palavra, sua forma de tratar as pessoas?
Heb.10:24 - E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos (gk. παροξυσμός - PROVOCAR – é isso o que você deve provocar nas pessoas) ao amor e às boas obras..
Se você tem levado seus irmãos em Cristo a pecarem você está cometendo um pecado duplo – pois você mesmo está pecando e esta levando o outro a pecar. Suas duas mãos estão sujas de sangue.
5) ERRO DOUTRINÁRIO – Quando ensinamos heresias. Quando ensinamos falsos ensinos.
Conclusão:
Qual o remédio para isso?
1-ARREPENDIMENTO – Saia deste caminho! Esteja atento! Preste atenção nas coisas que você fala. Mude de ações. Pare de provocar os outros.
Mude de direção, peça para Deus te conceder arrependimento genuíno – arrependimento que tenha frutos!
Tenha atenção para com sua boca, suas ações – peça para o Senhor controlar seu ser!

2-COMUNHÃO COM JESUS – Se você não cultivar uma vida diária de comunhão com Deus através de oração e meditação da Palavra, será impossível. Pois não é possível parar de pecar por nossas próprias forças. O arrependimento só gerará fruto se você dobrar seus joelhos em oração e leitura da Palavra.
“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” (Sl.119:11)
3 – AMOR – Aprender amar de forma radical os irmãos em Cristo. Ore para Deus te dar um coração amoroso, um coração que verdadeiramente se importa com todos da família de Cristo.
Chore pelas vidas, ore para o senhor tirar toda superficialidade do seu coração!
Rom. 14:13 - façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.
I Co. 13:4-5 - O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
I Pe. 4:8 - Sobretudo, amem-se sinceramente (κτενής- ferventemente – com força de alongamento) uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.
Amor zeloso, amor radical – aquele tipo de amor que você está disposto a mortificar o seu corpo e suas condutas por amor ao próximo: “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.” (I Jo. 3:16)
Oração:
Pai, que através do seu Espírito Santo o Senhor venha nos resgatar dessa superficialidade pecaminosa que tem nos contaminado. Nós não queremos ser lançados no mar com a grande pedra no pescoço. Perdoá-nos! Que essa igreja possa ter esse versículo tatuado nos corações de cada um – seja em casa, no trabalho ou em qualquer lugar. Que possamos viver em temor e não levar outros irmãos a se escandalizarem com nossos comportamentos! Amém.

6 comentários:

  1. Mais uma seríssima exortação. Que o Senhor nos dê a graça necessária para nos arrependermos da nossa falta de amor e cuidado para com nossos irmãos.
    Muito bom estudo Guga!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo estudo. Que Deus realmente nos conceda da sua graça a fim de amarmos nossos irmãos incodicionalmente.

    Milena

    ResponderExcluir
  3. Que estudo maravilhoso apredir muita coisa que estava erando que agora quero acerta

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, que quem postou isso, seja eternamente abençoado por Deus, a melhor explicação de tudo que eu já vi, e só está escrito a verdade, e justiça, parabéns, e obrigado por estar me ajudando.

    ResponderExcluir