segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Jesus ensina sobre sua morte. O grande exemplo de Humildade – Mc 9:30-32

 

Serie de Sermões em Marcos – Conhecendo a Jesus e Carregando a Cruz

Titulo: Jesus ensina sobre sua morte. O grande exemplo de humildade.

Pregado na manhã de Domingo, de 02/01/2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros.

Marcos 9:30-32 30 Eles saíram daquele lugar e atravessaram a Galiléia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde eles estavam, 31 porque estava ensinando os seus discípulos. E lhes dizia: "O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e três dias depois ele ressuscitará".32Mas eles não entendiam o que ele queria dizer e tinham receio de perguntar-lhe.

Introdução e Contextualização:

Certo homem disse, “É muito fácil de criar essa sua religião cristã!”, o outro respondeu, “Sim, é muito fácil – basta você morrer crucificado, ressuscitar e ascender!” – o outro ficou quieto e mudou de assunto. A religião cristã é alicerçada na morte/crucificação, na ressurreição e na ascensão de Jesus Cristo e não só em ensinamentos.

A morte substituta de Jesus no lugar do seu povo – Rom.5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

A ressurreição que garante a vitória sobre a morte – Rom. 6:5 - Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.

A ascensão que coloca Jesus onde Ele deve estar – Ef.4:10 – Aquele que desceu é o mesmo que subiu/ascendeu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas.

Diferente de todas as outras religiões que se baseiam somente nos ensinos do líder religioso – o cristianismo necessita desses 3 aspectos físicos e históricos.

Nenhum líder religioso morreu para salvar seu povo do pecado, nenhum líder religioso ressuscitou para justificar seu povo diante de um Deus santo – só Jesus!

Essas são verdades tão básicas, mas tão essenciais que jamais podemos parar de pregar e ensinar.

* Hoje em dia fala-se de muitas coisas nas igrejas: prosperidade, amor, paz, alegria, restituição, saúde, judaísmo – menos da cruz, menos da humilhação de Jesus, menos das verdades que distinguem cristianismo das outras religiões.

Assim como aqueles doze discípulos nós também temos dificuldade em aceitar a CRUZ. Não queremos humildade, não queremos servir, não queremos morrer – não queremos ser como Jesus! Mas que o Espírito Santo possa nos transformar e pela repetição da Palavra de Deus nos santificar e nos fazer entender e viver a Mensagem da Cruz – que é um escândalo, pois ela te esmaga, te mata e te humilha.

Contexto:

** A partir desse segundo bloco em Marcos a ênfase de Jesus é DISCIPULADO – o foco dEle é ensinar esses homens a sã doutrina, pois o tempo da permanência de Jesus entre eles é curto – e muito trabalho tem que ser feito nos corações e mentes desses homens.

A cruz é objetivo e educar seus homens é uma necessidade!

Gostaria de cobrir hoje os versículos 30-37, mas após muita leitura e reflexão – achei melhor focarmos toda nossa atenção nos versículos 30-32, onde Jesus volta a falar de sua morte e ressurreição! Se Ele ressaltou e enfatizou esse ensino, precisamos fazer o mesmo, não podemos ignorá-lo!

A mente e o coração de Jesus estão voltados para Jerusalém, onde Ele irá ser crucificado – Ele sabe que foi para isso que Ele veio e é isso o que Ele precisa colocar nas mentes e corações dos seus discípulos.

A partir do capítulo 8, Jesus fala quatro vezes abertamente sobre Sua morte. Algo que estava encoberto por muito tempo durante Seu ministério. Ele havia apenas mencionado de forma simbólica em 2:19-20. Mas agora é claro – veja 8:31; 9:12; 9:31; 10:33-34!

* A morte, a crucificação de Jesus é fundamental para o discipulado!

Quer ser um líder como Jesus – ensine sobre a importância da Cruz! Repita e repita esse ensinamento!

Divisão do Estudo:

I – jesus procura privacidade (v.30-31A)

II – jesus fala de sua morte – EXEMPLO de humiLDADE (v.31)

iii – a incompreensão dos doze (v.32)

I – jesus procura privacidade (v.30-31A)

v. 30 Eles saíram daquele lugar e atravessaram a Galiléia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde eles estavam, 31 porque estava ensinando os seus discípulos.

v.30 – “Eles saíram daquele lugar e atravessaram a Galiléia.” --- A última referência de lugar foi Cesaréia de Filipe (8:27) e o Monte da Transfiguração (?). Jesus começa sua jornada ao sul.

* A marcha para o sul da palestina – destino: Jerusalém!

Uma nova fase, um novo foco – Jerusalém onde Ele será crucificado!

· “Jesus não queria que ninguém soubesse onde eles estavam,” -- O show acabou! Jesus atravessa parte da Galiléia sem parar e sem se distrair.

Tinha necessitados no caminho? Sim!

Tinha doentes? Sim!

Mas o foco é outro! Muito foi dado para aquelas pessoas e elas rejeitaram – quiseram as bençãos e o espetáculo, eles não quiseram o verdadeiro Jesus!

V. 31 porque estava ensinando os seus discípulos” - Como já foi falado antes, essa seção tem o foco no discipulado – Jesus precisa ensinar esses homens, Ele precisa corrigir a teologia, as doutrinas dos 12 discípulos.

O show acabou – Ele não quer ser reconhecido como o Curandeiro e nem como Provedor de Bênçãos - “A missão de Jesus é ensinar Seus discípulos agora e isso tem prioridade sobre qualquer atividade pública” (R.T.France, T.N.International Greek Commentary, pg. 371)

Por um lado: Assustador – o público não tem mais prioridade. Jesus passa por um lugar sem chamar a atenção e sem mais demonstração do seu poder!

Por outro lado: Graça – os Seus homens têm toda a prioridade do seu precioso tempo.

** PRIVACIDADE – um princípio bem prático é visto no modo de ministrar de Jesus – em algumas ocasiões a privacidade é necessária. Nem tudo é falado de público!

* Jesus sempre nos prepara hoje para o amanhã! As lições mais profundas e as preparações mais sérias não vêm durante as grandes ministrações, mas durante o isolamento!

Não rejeite as verdades que são dadas hoje, pois elas serão usadas amanhã Heb. 3:12-15 - 12Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.13 Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,14pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.15Por isso é que se diz: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião".

* Como veremos a mente desses Doze estava no amanhã – no poder que eles iriam receber, no status que eles iriam obter – eles não queriam o HOJE, pois o HOJE era longe do show, longe dos olhos das pessoas e eles não gostaram das duras verdades do dia de HOJE. Não despreze esse dia – o dia de duras verdades e longe dos olhos das pessoas!

Jesus ensinava seus discípulos --- O ensino de é de extrema importância! Tanta gente ignora a importância do ensino profundo da Palavra, esquecendo que Jesus nos ordenou a ensinar profundamente Mt. 28:19:20 - Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos"

II – jesus fala de sua morte – EXEMPLO DE humiLDADE (v.31)

31 porque estava ensinando os seus discípulos. E lhes dizia: "O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e três dias depois ele ressuscitará".

Aqui vemos o maior exemplo de humildade – o Filho de Deus que se tornou Filho do Homem sendo entregue nas mãos de homens pecadores, sendo maltratado e morto em completa submissão à vontade do Pai. Ele abdicou todo o status e a glória celestial para encarnar e morrer por pecadores.

O FOCO PRINCIPAL DO ENSINO: A MORTE DE JESUS!

v.31 - E lhes dizia: "O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e três dias depois ele ressuscitará"

υἱὸς τοῦ ἀνθρώπου παραδίδοται εἰς χεῖρας ἀνθρώπων καὶ ἀποκτενοῦσιν αὐτὸν, καὶ ἀποκτανθεὶς μετὰ τρεῖς ἡμέρας ἀναστήσεται.

Repetição é o melhor método de aprendizado. Eles não entenderam na primeira vez, nem na segunda, Jesus repete novamente a lição!

· O FILHO DO HOMEM = Esse título é tirado de Daniel 7. Fala da humildade e humanidade, mas também é um título de poder, divindade, status e autoridade.

Usado mais de 83 vezes por Jesus.

Agora veja a diferença de 9:31 para com 8:31:

8:31 -Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse. .

9:31 - O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e três dias depois ele ressuscitará" (NVI) --- Eles o matarão e após ser morto Ele ressuscitará no terceiro dia (grego).

· ESTÁ PARA SER ENTREGUE NAS MÃOS DOS HOMENS = A conjugação verbal e os verbos são importantes para o entendimento dessa declaração:

υἱὸς τοῦ ἀνθρώπου παραδίδοται εἰς χεῖρας ἀνθρώπων - presente passivo – o Filho do Homem está entregue ou melhor ESTÁ SENDO ENTREGUE. ἀποκτενοῦσιν (morrerá) ἀναστήσεται - ressuscitará. O uso do presente passivo com o futuro enfatiza que os eventos futuros já foram decididos e processo já começou.

A PALAVRA-CHAVE É “ENTREGUE” (παραδίδωμι) – a palavra era usada para criminosos entregues a justiça ou quando uma pessoa justa de boa reputação era traída e arruínada (The NIV Theological Dictionary of NT Words).

Essa mesma palavra será usada em 10:33, 15:1, 10, 15.

Mas quem entregou Jesus nas mãos dos homens?

JUDAS? ---------- SINÉDRIO? ---------- PILATOS? -------- SOLDADOS ROMANOS? ------ JUDEUS?

Resposta: DEUS!

Atos 2:23 - Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

Atos 4:27-28 - De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste. Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.

PARADOXO:

Jesus foi morto por homens sob o decreto de Deus. A Trindade já havia planejado tudo – era da vontade de Deus que Jesus morresse. Ele usou a vontade maligna dos homens perversos para cumprir seu plano.

Essa palavra revela a SOBERANIA de Deus.

Uma palavra muito dura – veja:

Rom. 1: 24, 26 e 28 – 24 Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si. 26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 28 Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Vemos Deus entregando seres humanos a suas próprias depravações. Deus os abandona!

Deus abandona, Ele entrega seres humanos para a desgraça – Ele entrega nações e povos para destruição. Isso é a santidade e a justiça de Deus!

** Mas Deus não entrega somente homens e nações para serem punidos e receberem a Sua ira. Ele entregou Jesus, Seu Filho, para receber a justa punição que era do Seu povo para libertá-los do pecado.

QUEM MATOU JESUS?

Romanos 8:32 - Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

Romanos 4:25 -Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

*** Os judeus, Judas, Pilatos e os soldados romanos não mataram Jesus por causa dos nossos pecados, mas por causa dos seus próprios pecados!

Foi Deus quem entregou Jesus para a morte! Isso tudo já havia sido planejado.

Jesus sabia da sua missão, nada pegou Ele de surpresa.

Isaias 53:10 - Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer.

Apocalipse 13:8 - Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Deus foi totalmente glorificado na morte de Jesus!

· “NAS MÃOS DOS HOMENS” 14:41 - Voltando pela terceira vez, ele lhes disse: "Vocês ainda dormem e descansam? Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.

Essa é uma expressão muito usada no Antigo Testamento:

Deut. 21:10 – Quando vocês guerrearem contra os seus inimigos e o Senhor, o seu Deus, os entregar em suas mãos e vocês fizerem prisioneiros,

Jos. 10:19 – Mas não se detenham! Persigam os inimigos. Ataquem-nos pela retaguarda e não os deixem chegar às suas cidades, pois o Senhor, o seu Deus, os entregou em suas mãos"

I Sam. 24:4 – Eles disseram: "Este é o dia sobre o qual o Senhor lhe falou: ‘Entregarei nas suas mãos seu inimigo para que você faça com ele o que quiser’

Sempre que essa expressão é usada com Deus sendo o sujeito ela tem um sentido de JULGAMENTO e geralmente está ligada a IRA de Deus.

Ezeq. 39:23 – E os gentios saberão que os da casa de Israel, por causa da sua iniqüidade, foram levados em cativeiro, porque se rebelaram contra mim, e eu escondi deles a minha face, e os entreguei nas mãos de seus adversários, e todos caíram à espada.

Juizes 2:14 – Por isso a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos.

Sl. 78:59-61 – 59 Sabendo-o Deus, enfureceu-se e rejeitou totalmente a Israel;60 abandonou o tabernáculo de Siló, a tenda onde habitava entre os homens.61Entregou o símbolo do seu poder ao cativeiro, e o seu esplendor, nas mãos do adversário.

Vemos a expressão NAS MÃOS DOS HOMENS no Antigo Testamento em I Crônicas 21:13 - Davi respondeu: "É grande a minha angustia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois é grande a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens".

A história mostra um recenseamento errado levantado por Davi – ele se arrepende e declara que ele prefere cair nas mãos do Senhor do que nas mãos dos homens. Contraste entre a misericórdia de Deus e a agressividade dos homens.

NAS MÃOS DOS HOMENS – refere a um violento e sem misericórdia ato de punição realizado por homens pecadores.

Isa. 19:4 – Os egípcios ficarão desanimados, e farei que os seus planos resultem em nada. Depois eles consultarão os ídolos e os necromantes, os médiuns e os adivinhos, então eu entregarei os egípcios nas mãos de um senhor cruel, e um rei feroz dominará sobre eles", anuncia o Soberano, o Senhor dos Exércitos.

As mãos dos homens são os instrumentos usados por Deus para cumprir Seu plano já determinado de julgamento e justiça!

** Nisso vemos a SOBERANIA de DEUS e a RESPONSABILIDADE dos homens. Veja Isaias 10:5-15. Deus usa a vontade pecaminosa dos homens para cumprir Seus propósitos.

· Os discípulos não queriam ouvir isso de modo algum. Eles não queriam que Jesus falasse novamente de Sua morte, pior ainda, que Ele já estava sendo entregue nas mãos cruéis de homens pecadores para matá-Lo.

Imagine a mente deles, “O que? O nosso Deus, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó – o Deus do Davi já está entregando o Messias – o grande e tão esperado libertador de Israel – nas mãos de homens pecadores para ser morto? Isso é brincadeira! Jesus não deve estar bem!”

O grande problema era a falta de entendimento de que o Messias era sim o Filho do Homem, o Descendente de Davi, mas também era o Servo Sofredor profetizado por Isaias.

O Servo Sofredor – Isaías 53:

Isaias 53:6, 10, 12 - Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele (o entregou – LXX paradidomi) a iniqüidade de todos nós. 10 - Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer. 12 Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou/ entregou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

53:12 – Eis por que lhe darei parte com os grandes, e ele dividirá a presa com os poderosos: porque ele próprio deu sua vida, e deixou-se colocar entre os criminosos, tomando sobre si os pecados de muitos homens, e intercedendo pelos culpados. (Versão Católica).

Vemos que foi Deus quem o entregou a morte pelos nossos pecados!

Deus entregou seu Servo, não por causa dos Seus próprios pecados, mas por causa dos pecados do Seu povo.

Romanos 4:25 -Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

*Como poderia o Filho do Homem (Dan.7:14) que tem domínio sobre todos homens ser dominado pelos homens?

Daniel 7:25 – Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo’.

Essa passagem pertence à explicação da visão (15-27), mais especificamente se refere à explicação da quarta besta (explicando 7:7-8) – nessa besta há um chifre menor que briga com os santos e blasfema contra Deus (7:8,20-22).

Se a frase de Jesus é refletida em Daniel 7:25 – vemos que Ele interpreta a quarta besta como sendo a idólatra liderança religiosa de Israel – que blasfema, guerreia e tem em suas mãos por um tempo o verdadeiro povo de Deus representado pelo Filho do Homem. Ao resistir a missão de Jesus a liderança de Israel é como o chifre menor de Daniel 7 que luta contra Deus para ter controle sobre tudo. O “terceiro dia de Marcos.9:3 poderia se referir à “um tempo, tempos e meio tempo” de Daniel 7:25 = Esse tempo tem o sentido de salvação escatológica depois de um certo período de tempo (Dan.12:2).

Para entender essa profecia é necessário entender o papel do Servo Sofredor – Ele sofreu pelo povo!

O Servo Sofredor foi entregue pelos pecados do povo – Ele representava o povo no sofrimento e na punição!

O Filho do Homem que é o Servo Sofredor foi entregue nas mãos dos homens para sofrer pelo povo e libertá-los do cativeiro do pecado. Nós hoje seguimos os passos de Jesus e sofremos juntos com Ele.

· “ELES O MATARÃO e após ser morto – verbo conjugado no futuro – algo certo!

Veja a diferença de 8:31 – DEVE (dei) – necessidade para cumprir as Escrituras – Deus havia profetizado.

Agora não é mais DEVE, mas sim MATARãO – algo concreto e certo – Ele tinha que morrer e isso vai acontecer.

Ele vai ser morto porque Ele deve ser morto – é o unico modo de reconciliar o homem com Deus.

* O sangue do Cordeiro santo precisa ser derramado para nos purificar Hebreus 9:12-14.

Vimos a SOBERANIA de Deus (Ele entrega Jesus) e agora vemos a IMUTABILIDADE de Deus. O plano ja foi traçado e não vai ser alterado.

Jo. 12:27 - Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.

MATAR --- isso não é morte de velhice, mas sim uma morte violenta, uma morte sangrenta e com sofrimento. Uma morte premeditada.

A morte de Jesus não foi uma tragédia no sentido de um desastre para a humanidade – muitos alegam que a morte de Jesus foi triste, pois Ele veio mostrar a Lei de Ouro. Como se a morte dele fosse apenas uma lição moral. Não, a morte foi planejada por Jesus, Deus e o Espírito para que através de sua morte vidas fossem compradas.

· Ele ressuscitará no terceiro dia – Eles focavam com tanto desespero na morte e no sofrimento que não entendiam e não ouviam sobre a ressurreição!

Aqui Jesus usa a conjugação do verbo como se Ele mesmo fosse o autor da ressurreição.

Vemos que Deus ressuscitou Jesus At. 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas disso.

O Espírito Santo ressuscitou Jesus Rom. 1:4 – e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.

Jesus se auto denominou ser a ressurreição Jo. 2:19 -Jesus lhes respondeu: "Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias". ; 10:18 - Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai".; 11:25 – Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

A Trindade estava operando junta!

A RESSURREIÇÃO é a marca da vitória de Jesus sobre a morte! Mas eles não conseguiam entender.

Se Jesus não ressuscitasse, nós estaríamos ainda mortos!

III – a incompreensão dos doze (v.32)

32Mas eles não entendiam o que ele queria dizer e tinham receio de perguntar-lhe.

V.32Mas eles não entendiam o que ele queria dizer” -

Assim como após a primeira vez que Jesus anunciou Sua morte (8:31) os discípulos não entenderam – a falta de compreensão foi demonstrada claramente quando Pedro repreendeu o ensino de Jesus. Agora nesse momento eles também continuam sem compreender – continuam ignorantes (γνοέω – sem conhecimento, ignorante – ás vezes ignorância por vontade própria).

“e tinham receio (φοβέομαι - ter muito medo, muito temor) de perguntar-lhe” – Os discípulos nunca têm receio de fazer perguntas a Jesus (4:10; 7:17; 9:11, 28; 10:10; 13:3). Por que desta vez eles têm medo?

Será que eles têm medo porque eles sabiam que a resposta seria uma que eles não iriam gostar? Ou será que estavam com medo, pois viram quão terrivelmente Pedro foi corrigido (8:33-38) após questionar o mesmo ensinamento?

Mateus 18:23 -Eles o matarão, e no terceiro dia ele ressuscitará". E os discípulos ficaram cheios de tristeza.

“Eles entenderam o suficiente para temerem perguntar para entenderem mais” (R.T. France, pg. 372).

“A mente do homem caído não pode entender as coisas do Reino de Deus exceto com a obra do Espírito Santo e mesmo assim é um longo e lento processo da salvação para a santificação” (http://www.freebiblecommentary.org/pdf/VOL02.pdf).

Eles ficaram tristes com o que tinham ouvido, eles entenderam o conceito básico desse ensino. Eles não quiseram perguntar mais, pois eles não queriam ouvir a explicação, eles não queriam ouvir e entender a verdade do conceito do Reino de Deus.

Lucas 9:44-45 – “Ouçam atentamente o que vou lhes dizer: o Filho do homem será traído e entregue nas mãos dos homens".Mas eles não entendiam o que isso significava; era-lhes encoberto, para que não o entendessem. E tinham receio de perguntar-lhe a respeito dessa palavra.

Deus em sua grande misericórdia encobriu o entendimento completo desses homens. Eles não agüentariam tamanha revelação nesse momento da vida deles.

O Senhor os guarda.

** Graças ao nosso Salvador que eu não sei o meu dia de amanhã, pois se eu soubesse qual tribulação eu iria passar, talvez eu não agüentasse.

Por isso Deus não é um Deus de adivinhações – Ele não fala do futuro, pois isso pertence a Ele.

Se soubéssemos nossos futuros e as aflições que iríamos passar por causa de Jesus, muito provavelmente desanimaríamos.

Então Deus usa a dureza do coração desses homens juntamente com Sua soberana misericórdia para impedir que eles entendam isso!

A dureza do coração deles é demonstrada no medo de perguntar mais profundamente e na tristeza ao ouvir esse ensino. Eles não querem saber mais, pois parece ser verdade esse papo de sofrimento e derrota. Eles querem um outro ensino – eles querem ouvir sobre poder, honra, vitória e não sobre morte! Então eles param por ali, não perguntam mais nada.

* Interessante que muitas pessoas, como os discípulos, sabem de algumas duras verdades da Bíblia, mas assim com eles essas pessoas têm medo de investigar mais a fundo e frustrar o que elas acham que deveria ser certo – (inferno, divórcio, submissão, eleição e predestinação...).

Na grande maioria das vezes as pessoas rejeitam as duras verdades da Palavra de Deus, pois elas geram constrangimento, humilhação e não fazem com que nos sintamos “poderosos”.

Conclusão:

1) Não despreze o dia de HOJE, não despreze as duras verdades ditas fora dos olhos dos homens, pois essas verdades ditas hoje, serão suas armas para manhã.

2) O Grande exemplo de HUMILDADE – a morte de Jesus. Jesus mesmo sendo totalmente Deus se fez homem e planejou Sua morte na cruz para salvar homens que eram seus inimigos. Basta se arrepender e crer nesse Jesus.

3) A SOBERANIA de Deus – Ele entregou Jesus por nós. Ele governa todas as coisas. Ele reina sobre tudo. Os homens cumprem a Sua vontade – e ainda assim Ele nos adota em Sua família

Romanos 8:32 - Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? .

4) Humildade é a chave para receber mais graça do Senhor. O orgulho desses homens em não perguntar mais para não terem seus planos frustrados é contrastado com a humildade de Jesus!

Veremos nas próximas histórias esse orgulho sendo confrontado por Jesus. Eles precisam entender que humildade é essencial para entrar no Reino.

Um comentário: