segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Jesus ensina sobre a importância da humildade – Marcos 9:33-37

 

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus ensina sobre a importância da humildade – Marcos 9:33-37

Pregado na manhã de Domingo, do dia 10/01/2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

www.solideogloriacampinas.blogspot.com

Marcos 9:33-37 30 Eles saíram daquele lugar e atravessaram a Galiléia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde eles estavam, 31 porque estava ensinando os seus discípulos. E lhes dizia: "O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e três dias depois ele ressuscitará".32Mas eles não entendiam o que ele queria dizer e tinham receio de perguntar-lhe. 33 E chegaram a Cafarnaum. Quando ele estava em casa, perguntou-lhes: "O que vocês estavam discutindo no caminho? " 34 Mas eles guardaram silêncio, porque no caminho haviam discutido sobre quem era o maior.35 Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos". 36 E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles. Pegando-a nos braços, disse-lhes: 37 "Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou".

Introdução e Contextualização:

Vivemos em uma cultura onde humildade é sinônimo de fraqueza. Quando uma pessoa é humilde ela é geralmente vista como fraca, inferior, boba, estúpida.

Quando alguém promove o bem estar de uma outra pessoa – numa fila de supermercado, banco ou restaurante – essa pessoa é considerada “idiota”. Sempre usam a desculpa do “meu direito”.

Vivemos numa sociedade onde se for preciso humilhar e colocar pessoas para baixo para que você cresça e ganhe poder – que seja feito!

Humildade é um conceito estranho para o coração não regenerado. Não existe humildade para um coração não convertido. Somos orgulhosos por natureza do pecado. Marcos 7:21-22 -Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ .

Essa mentalidade de vencer, liderar, ter poder sobre as pessoas, ordenar e ser servido tem contaminado muito as igrejas. Os “grandes líderes” religiosos, os pastores, “profetas”, “apóstolos” e “missionários” de hoje em dia são sempre os primeiros, eles têm seus lugares reservados, não pegam filas, são servidos e é esse o exemplo que eles passam para as outras pessoas.

Vejam quantas pessoas freqüentam escolas ou classes de liderança nas igrejas ao nosso redor. As salas de curso sobre liderança estão sempre cheias, pois todos querem liderar. Mas o modo de liderar ensinado e demonstrado por muitos pastores está completamente fora dos padrões deixados por Jesus. Hoje o pastor, o líder tem que ser servido – oposto do que a Bíblia ensina.

Garanto que se eu montar uma conferência “Como Ser o Último” ou “Como Servir a Todos” ninguém virá, mas se a palestra for em “Como Vencer as Batalhas”, “Como Ser um Líder Próspero” irá lotar.

Essa história é sobre a importância da humildade. Assim como nós, esses Doze tinham um grande problema com a humildade.

* Eles foram ensinados errados (teologia triunfalísta – prosperidade) e tiveram maus exemplos do que é ser um líder religioso.

Contexto:

** A partir desse segundo bloco de narrativas em Marcos a ênfase de Jesus é DISCIPULADO – o foco dEle é ensinar esses homens a sã doutrina, pois o tempo da permanência de Jesus entre eles é curto – e muito trabalho tem que ser feito nos corações e mentes desses homens.

* Como vimos na história anterior os discípulos fracassaram em entender o significado dos sofrimentos e da morte de Jesus (30-32). Essas próximas histórias ilustram essa incompreensão devido ao orgulho e busca por poder desses homens.

Aqui, 33-37, vemos que os Doze buscavam a maior e primeira posição para serem servidos e para serem honrados, mas Jesus vai mostrar que no Reino de Deus o maior é o menor - demonstrando essa atitude servindo e amando todos – todos – sem exclusividade – principalmente os mais vulneráveis e dependentes da sociedade.

Divisão do Estudo:

I – a pergunta de jesus (v.33)

II – a vergonha dos doze (v.34)

iii – a diferente econômia do reino de deus (vs.35-37)

I – a pergunta de jesus (v.33)

v. 33 E chegaram a Cafarnaum. Quando ele estava em casa, perguntou-lhes: "O que vocês estavam discutindo no caminho? "

V.33“E chegaram a Cafarnaum. Quando ele estava em casa” – Jesus volta a Cafarnaum, onde era a sua base ministerial. Provavelmente eles entraram na casa de Pedro.

Essa é a última menção de Jesus em Cafarnaum no evangelho de Marcos. Essa cidade se torna um triste local – Mt. 11:23 -E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não, você descerá até ao Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje.

* “Em casa” se refere mais uma vez a uma conversa em particular, enfatizando que o foco agora é ensinar esses homens fora do público. O trabalho no coração deles é mais profundo e necessita estarem a sós (9:30)!

“PERGUNTOU-LHES" – Se os discípulos haviam relutado para fazer perguntas a Jesus (v.32), Jesus então é quem faz a pergunta agora!

O QUE VOCÊS ESTAVAM DISCUTINDO NO CAMINHO” – Foram quilômetros de discussão entre esses homens.

Por que Jesus pergunta se Ele sabia o que eles estavam discutindo? Ao perguntar Jesus traz a público o que estava no coração desses homens e mostra quão pouco esses homens entenderam a Sua missão.

II – a vergonha dos doze (v.34)

34 Mas eles guardaram silêncio, porque no caminho haviam discutido sobre quem era o maior.

Ao invés de debaterem o significado teológico da morte de Jesus, eles debatem sobre suas próprias posições de liderança no futuro. Jesus acabou de falar de sua humilhação e eles estão falando de exaltação!

* Eles parecem com muitos de nós que ao invés de prestarmos atenção na Palavra de Deus estamos sempre pensando no almoço, nas roupas, no trabalho. A teologia que é tão preciosa e importante é trocada pelos interesses egoístas. Qual o remédio para isso? Oração!

“Ficam Quietos – guardaram silêncio” --- mais uma vez eles ficam quietos (9:16-17), visto que estão envergonhados com tamanho fracasso. Como crianças culpadas diante do professor eles se calam!

σιωπω - - pode ser usada para guardar segredo.

** Por que ficaram quietos?

“Por que no caminho haviam discutido” --- Pelo que tudo indica não era tão anormal esses homens discutirem entre eles (8:16 – mesma palavra; 10:41) – διαλογίζομαι - debater, discutir.

** O que eles discutiam entre si?

“Sobre quem era o maior (μείζων)” --- Se fosse pela seriedade, seria engraçado!

Jesus havia acabado de falar sobre Deus O entregando para sofrer e morrer nas mãos dos homens e a preocupação deles é quem será o maior!

** Não fizeram esforço nenhum para colocar em prática o que haviam ouvido! Você tem se esforçado para colocar em prática o que você tem ouvido?

Parece que se tornou um tópico normal de discussão saber quem era o maior:

Lc. 22:24 -Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior.

Mc. 10:37 – Eles (Tiago e João) responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda".

Mt. 18:1 - Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos céus?" .

* Imagine o quanto Jesus sofreu ouvindo constantemente essas discussões que eram totalmente contrárias a Sua missão e aos Seus ensinos!

Mas por que eles estavam discutindo quem seria o maior?

· Por que isso era normal no judaísmo daqueles dias! Eles foram ensinados assim.

· Jesus havia levado João, Pedro e Tiago apenas para o Monte da Transfiguração.

· Os outros nove discípulos haviam fracassado em libertar o menino da esfera demoníaca.

· Eles entenderam o suficiente para saber que Jesus iria morrer e uma vez que Jesus morresse alguém teria que assumir a liderança – Isso é demonstrado no Evangelho de Tomé artigo 12 - Os discípulos perguntaram a Jesus: Sabemos que nos vais deixar. E quem será então nosso chefe? Respondeu Jesus: No ponto onde estais, ireis ter com Tiago, que está a par das coisas do céu e da terra.

Vimos na história anterior que o orgulho te impede de conhecer mais profundamente as coisas (os doze não quiseram fazer perguntas a Jesus por temor de ouvir mais o que eles não queriam ouvir). Agora vemos que o orgulho traz vergonha! A conversa orgulhosa sobre quem seria o maior resulta no silêncio vergonhoso!

Uma vez na faculdade ouvi dois cristãos falando sobre o passado deles e eles falavam com orgulho do que haviam feito – drogas, sexo, lugares que iam – quase que competindo para ver quem foi “maior” e quando eu ouvi os dois conversando eu falei, “Poxa! Sobre o que vocês estão falando?”, e eu lembro o silêncio dos dois – o silêncio de vergonha de perceber que aquele orgulho era pecado!

No trabalho ou na escola quando alguém é metido a saber tudo, não procura perguntar nem aprender e faz a coisa do seu modo, quando o chefe ou o professor pergunta, “Quem destruiu esse projeto?” – o silêncio impera. Orgulho emudece!

Outro aspecto destruidor do orgulho:

O orgulho divide! Eles estavam discutindo entre eles. O orgulho na disputa da melhor posição gerou discussão entre eles e provavelmente eles ofenderam um ao outro, colocaram para baixo alguns deles – e isso gera divisão (Mc.10:41)!

Vemos isso claramente nas igrejas em Corinto. O orgulho de pertencerem a certo líder, orgulho de pertencerem a certa camada social – tudo isso estava destruindo aquelas igrejas.

Prov.11:2 - Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes..

Prov. 13:10 - O orgulho só gera discussões.

Que o Senhor nos livre do orgulho!

III – a diferente econômia do reino de deus (vs.35-37)

35 Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos". 36 E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles. Pegando-a nos braços, disse-lhes: 37 "Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou".

V.35 – “Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse” --- Jesus toma a posição de rabino. Na cultura judaica era normal do mestre se assentar para ensinar (Mt.5:1).

Ao assentar e chamar os Doze Ele quer mostrar que tem algo importante para ensinar!

* Lucas mostra a completa soberania e onisciência de Jesus – Lc. 9:47 - Mas Jesus, vendo o pensamento de seus corações, tomou um menino, pô-lo junto a si.

Jesus não ignora o silêncio deles, pois Ele sabe o que se passa no coração desses homens e que eles necessitam ser mudados!

* O Espírito Santo não ignora nossos pecados, mesmo se nós tentamos escondê-los Ele sempre está operando em nossas vidas e procurando nos santificar!

"Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos" – Jesus parece um lutador de boxe que acertou um gancho de direita no queixo do oponente!

* Jesus acaba de dizer algo totalmente contrário aos ensinos da época!

Esse ensino é tão radical e contrário aos ensinos da época, ele desafia tanto a avaliação humana que Jesus precisa ensinar esse princípio várias vezes – mais uma vez, contínua repetição:

Mc 10:43-44 (discussão entre Tiago e João)Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.

Mt.11:11 - Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele..

Mt. 23:11-12 (condenando a hipocrisia dos fariseus) - O maior entre vocês deverá ser servo. Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Lc. 14:11 (parábola na casa de um fariseu)Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado".

Lc. 18:14 (parábola do fariseu e publicano)Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".

Mt. 20:16 (parábola dos trabalhadores na vinha) - Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos.

Em João 13:12-17, Jesus demonstra o que Ele tanto ensinou e que tantos não compreendem – o cristão precisa morrer para vencer, ele precisa ser último para ser o primeiro, ele precisa perder tudo para ganhar algo.

Por que Jesus precisa repetir tantas vezes esse conceito? Pois assim como hoje em dia esse ensino era estranho e para eles.

Eles viam nos fariseus, nos saduceus, nos mestres-da Lei e nos rabinos o oposto do que Jesus está ensinado. Os grandes líderes religiosos, os homens que o povo tinha como exemplo eram os primeiros, tinham os melhores assentos, eram servidos, eram intocáveis:

Mc.12:38-40 - Ao ensinar, Jesus dizia: "Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses receberão condenação mais severa!"

Hoje em dia é exatamente esse comportamento orgulhoso e condenado por Jesus que vemos nas igrejas. Os pastores se tornaram “reis” e “presidentes” – eles têm o estacionamento exclusivo para eles pertinho da entrada exclusiva dos pastores, quando viajam fazem questão de estarem em hotéis 5 estrelas, demandam certas marcas de toalhas e água.

* A igreja esqueceu que a economia do Reino de Deus é oposta a do mundo!

Os cristãos e os líderes não querem ser mais SERVOS – eles querem ser SENHORES.

D.L. Moody – “A medida de grandeza de um homem não é quantos homens ele tem para servi-lo, mas quantos homens ele serve!”.

Spurgeon – “Se Deus te chamou para ser escravo, por que você vai tentar ser rei?”

* Você foi salvo para servir! Você comprado como escravo – você não expectador, você não é parte da audiência – você é servo(a) --- Como você tem servido?

Quando trabalhei em uma mega igreja dos Estados Unidos lembro–me das absurdas exigências feitas pelos pastores: marca de água, hotel, terno de marca, doces, comidas, tipo de carro que deveria ser alugado, passagens para os guarda-costas - além dos altíssimos preços cobrados!

E esse é o exemplo passado! Pessoas buscam o ministério como uma catapulta para o poder e status – eles vêem esses falsos pastores sendo servidos e tendo sempre o primeiro lugar - é exatamente isso que a carne do homem anseia.

III Jo. 8-9,11 - É, pois, nosso dever receber com hospitalidade a irmãos como esses, para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade. Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe.11Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus.

Mas esse exemplo de liderança que é servida é o oposto do que Paulo pregava:

I Cor. 4:9-13 -Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens. Nós somos loucos por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós somos fracos, mas vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados! Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo.

E vemos esses grandes líderes religiosos com ternos Armani, relógios de ouro – Rolex, dirigindo carrão importado zero Km, viagens extravagantes – oposto do que a Bíblia nos mostra!

* Como que grandeza é medida no mundo? Inteligência, dinheiro, sensualidade, beleza, poder, posição social, fama...

No Reino de Deus é o OPOSTO! O que você tem buscado? Qual padrão é o seu?

SERÁ o úLTIMo” – Será que se fizermos um congresso em “Sendo o Último e Servindo a Todos” receberíamos um grande número de inscrições? Não! E quem será que iria ministrar – Silas Malafaia? Benny Hinn? Caio Fábio? Ana Paula Valadão? Não, nenhum deles!

A pessoa deve ser a última - não de inferioridade social, mas que se faz última consciente, que se coloca em baixo para levantar outras – aquela que mais sabe o quanto foi pela MISERICÓDIA de Deus. Aquela pessoa que entendeu que a salvação se dá pela GRAÇA de Deus – totalmente imerecida, totalmente “injusta” – e isso leva a pessoa a uma vida de servidão.

Obs. Esse versículo não é licença para mediocridade! Jesus não está falando que você não pode vencer nos esportes, que você não pode lutar para ter as melhores notas e subir no emprego. A Bíblia é clara em ensinar que devemos fazer tudo com excelência e para o Senhor. Jesus está dizendo que no Reino de Deus não é isso que te coloca lá dentro. Temos que buscar a excelência? Sim! Mas sempre sabendo que não é isso que Deus usa como padrão para ser cidadão do Seu Reino, Ele quer um coração totalmente quebrantado e separado para Ele acima de tudo.

Vs.36-37 - E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles. Pegando-a nos braços (todo o carinho de Jesus em abraçar essa criança), disse-lhes: 37 "Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou".

A CRIANÇA:

No antigo oriente a criança representava a ordem mais baixa da camada social – estando sob autoridade e cuidado dos outros e não tem seus direitos de própria vontade realizados. Não decidiam absolutamente nada.

“A criança não tinha poder, status ou direito. Elas eram dependentes, vulneráveis e totalmente sujeitadas a autoridade do pai. Os rabinos classificavam as crianças com os surdos, mudos e escravos. Nunca vemos crianças como exemplos.” (Zondervan Illustrated Bible Background Commentary, Mark).

** Jesus não está falando de crianças naturais aqui, Ele irá mais tarde (Mc.10:13-16). Ele apenas usa uma criança, que talvez seja um filho ou sobrinho de Pedro, como exemplo do que Ele está ensinando.

V. 37 – “RECEBER” - δχομαι – aceitar, abraçar, mostrar hospitalidade - Pessoas de alta posição social e status eram bem recebidas, isto é, eram tratadas com honra e superioridade.

RECEBER UMA DESTAS CRIANÇAS – é reverter a convencional escala de valores.

A criança representa qualquer filho de Deus – qualquer cristão que foi nascido por Deus (regenerado) – principalmente os membros humildes, pobres, desprezados e que necessitam de ajuda.

** O maior no Reino dos Céus é quem recebe de braços abertos, aceita e tem comunhão verdadeira com todos os membros da igreja – o maior no Reino de Deus e na igreja não é o que tem status, dinheiro, roupas bonitas, mas o que aceita a todos e demonstra essa aceitação servindo de coração.

Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou".- -

Veja que há uma cadeia de ações:

Recebe a criança (cristão) ---- você recebe ------- Jesus ------você recebe ---- Deus

A partir do momento que você serve a um irmão, principalmente os mais simples e mais desprezados, você está servindo a Jesus e consequentemente a Deus.

Mateus 25:35-46

Você tem servido a Deus? Ou estamos tão preocupados com status e sermos bem vistos ao olhos do mundo que temos servidos o mundo e ignorado a Deus?

* É fácil servir o rico, o educado, o cheiroso – mas e os “pequeninos”? Tiago 2

O orgulho nos prende de tal maneira que só pensamos em nós mesmo e como podemos conseguir mais status, mais fama, mais atração do mundo e para isso a gente passa a servir nossos próprios desejos – só recebemos e aceitamos quem pode nos dar algo em troca – como conseqüência ignoramos a Deus, paramos de servir a Jesus e criamos divisão na igreja de Jesus.

Essa é a lição para eles e para nós hoje!

Conclusão:

Como podemos colocar em prática isso:

1 – Feche seus olhos! Ore por compaixão, por um coração humilde – ore para que o Senhor remova qualquer imunidade a carência dos irmãos. Ore por zelo pelas vidas. Ore para o Espírito Santo quebrar seu orgulho – Ele dará oportunidades para que o seu orgulho seja trabalhado!

2 – Abra seus olhos! Veja o mar de necessidade que há ao seu redor. Tire os olhos de si mesmo e dos seus problemas e veja as vidas dos seus irmãos – as necessidades. Uma das características de Jesus é que Ele via a necessidade das pessoas.

3 – Abra seus braços! Receba todos, não faça acepção de pessoas. A família de cristo é prioridade, apesar de viver em uma cultura totalmente enraizada nos laços de família natural lembrem-se que a igreja se tornou sua família principal – assim como você não escolheu seus avós e primos, você também não escolheu sua família em Cristo ela escolhida e comprada por Deus. Aprenda amar a todos.

4 – Abra seu lar! Abra sua casa, traga as pessoas para dentro, sirva os mais humildes!

5 – Movimente-se! Saia da sua zona de conforto. Vai! Jesus disse, “Ide”.

4 comentários:

  1. Muito bom o estudo, Guga!!!
    Realmente, a humildade é uma característica cada vez mais rara de se encontrar nos "pastores".

    Milena

    ResponderExcluir
  2. fenomenal. Na direção do Espírito deixou tudo claro.Deus abate o soberbo,porém ao humilde,Ele o exalta! sl.138:6 e tbm é necessário que Ele cresça e nós diminua. jo.3:30 todos os dias é uma luta irmão.Mas o Rei da Glória já venceu por nós.Aleluias!!

    ResponderExcluir