terça-feira, 21 de dezembro de 2010

JESUS CORRIGE O MODO DE MINISTRAR DOS DISCÍPULOS

Conhecendo Jesus  / Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: JESUS CORRIGE O MODO DE MINISTRAR DOS DISCÍPULOS

Marcos 9:14-29 14 Quando chegaram onde estavam os outros discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e os mestres da lei discutindo com eles.15 Logo que todo o povo viu Jesus, ficou muito surpreso e correu para saudá-lo.16 E Perguntou Jesus: "O que vocês estão discutindo? "17 Um homem, no meio da multidão, respondeu: "Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar.18 Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram".19 Respondeu Jesus: "Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino".20 Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca. 21 Jesus perguntou ao pai do menino: "Há quanto tempo ele está assim? " "Desde a infância", respondeu ele. 22 "Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos." 23"Se podes? ", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê." 24 Imediatamente o pai do menino exclamou: "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!" 25 Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: "Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele".26 O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, a ponto de muitos dizerem: "Ele morreu".27 Mas Jesus tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé. 28 Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: "Por que não conseguimos expulsá-lo? "29 Ele respondeu: "Essa espécie só sai pela oração (e pelo jejum)".

Introdução e Contextualização:

O que é fé? Qual a importância da fé em nossas vidas? Qual o papel da fé no seu dia-dia com o Senhor?

Heb. 11:1 - Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. 6 - Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Ter fé é confiar por completo em algo que não vimos. Cremos em um Deus, em um Espírito Santo, em um Jesus, em uma crucificação, ressurreição, em um céu e inferno que nunca vimos.

* Mas a nossa fé não é cega! Há evidências que nos levam a crer: a Bíblia! A obra regeneradora do Espírito Santo em nossas vidas.

Mais do que apenas crer, mais do que um mero esforço mental a fé deve ser um estilo de vida:

II Cor. 5:7 - Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.

Romanos 1:17 - Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".

Gal. 2:20 - Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. .

Temos vivido pela fé no Filho de Deus, ou temos simplesmente nos confortado com o que já tivemos e agora vivemos como o mundo?

Os 12 discípulos passaram três anos vivendo pelo o que eles viram Jesus fazendo e falando. Por isso temos tudo relatado. Mas chegou o dia em que eles tiveram que viver pela fé.

Jo.20:29 - Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes/abençoados os que não viram e creram".

Fé = crer, ter a convicção de que Deus operou e está operando seu maravilhoso plano de redenção revelado na Bíblia através de Jesus deve ser um estilo de vida – fé não é uma vez (num apelo, numa música), mas um estilo de vida! E essa fé é demonstrada em uma vida que prioriza um relacionamento (não rituais) com Deus – uma das duas maiores marcas da sua prioridade por Jesus é a leitura da Palavra e a oração.

Contexto:

O ultimo exorcismo narrado em Marcos é relatado com muitos detalhes (compare: Marcos 272 palavras, Lucas 144 palavras, Mateus 110 – Mateus e Lucas juntos é menor que Marcos) – Por quê? Pois para Marcos essa história é de extrema importância!

** A partir desse segundo bloco de narrativas em Marcos as curas são menos enfatizadas e na maioria das vezes elas ocorrem como ocasião para ensinar os discípulos.

O foco de Jesus agora é DISCIPULADO – o foco dEle é ensinar esses homens a sã doutrina, pois o tempo da permanência de Jesus é curto.

Vimos Jesus corrigindo a noção de quem é o Messias (8:27-33), corrigindo a importância do sofrimento na vida do discípulo (8:34-38), depois a teologia do Antigo Testamento – como A Lei e os Profetas falavam do sofrimento do Messias e depois do sofrimento a glória (9:1-8), vimos Jesus corrigindo a escatologia dos seus discípulos (9:9-13), agora Jesus corrige o modo de ministrar (9:14-29), depois ele vai ensinar sobre o valor da humildade no Reino de Deus (9:30-37), o inferno (9:42-50), divórcio (10:1-12), a importância da crianças (10:13-16) e assim vai. O foco de Jesus é no esclarecer a sã doutrina para esses homens e para isso Ele usa as situações do dia-dia.

Essa cura tem muita semelhança com as outras já narradas em Marcos: diálogo entre Jesus e os demônios, Jesus conversa com os pais, Jesus vence a batalha ordenando que o espírito imundo saia, a pessoa endemoninhada sofre fisicamente.

Mas essa história tem algo bem diferente – nela vemos o fracasso dos discípulos em executar o exorcismo e como conseqüência disto eles perguntam porque eles falharam. E é exatamente esse aspecto que molda toda a história. Como vimos essa segunda parte do evangelho de Marcos foca menos nas curas e milagres e mais nos ensinos e discipulado – essa cura é o contexto para ensinar algo muito importante sobre o que é seguir a Jesus!

Jesus já tinha dado poder para seus homens expulsarem demônios (3:15; 6:7), sabemos que eles já haviam expulsados esses espíritos imundos – a pergunta que fica é, “por que não deu certo desta vez?”. O que foi que eles fizeram de errado?

Essa história diante de nós tem muita relação com a Transfiguração:

TRANSFIGURAÇÃO

MENINO ENDEMONINHADO

A GLÓRIA É O FOCO

O SOFRIMENTO É O FOCO

TOPO DA MONTANHA

NO VALE

COMUNHÃO COM DEUS

CONTATO COM OS DEMÔNIOS

CONVERSA COM ELIAS E MOISÉS

DEBATE COM OS ESCRIBAS

O FILHO PERFEITO

UM FILHO PERVERTIDO

UM FILHO CUJAS PALAVRAS DEVEM SER OUVIDAS

UM FILHO SEM FALA

UM PAI AGRADADO PELO SEU FILHO

UM PAI DESESPERADO PELO SEU FILHO

MAJESTADE DE CRISTO

A GRAÇA DE CRISTO

A GLÓRIA DE CRISTO

A MISERICÓRDIA DE CRISTO

O PODER DE CRISTO

O PODER DE CRISTO

O FRACASSO DOS DISCÍPULOS (DEVERIAM FICAR QUIETOS)

O FRACASSO DOS DISCÍPULOS

“A mesma humildade que fez Jesus descer do Glorioso Céu para terra faz com Ele desça do monte para o vale de necessidades. Há muitos, que como Pedro, querem construir seus tabernáculos longe dos pecadores e do sofrimento. Mas se vamos conquistar os que estão perecendo, nós precisamos ser achados onde eles estão.” (All the Miracles of the Bible, Herbert Lockyer, Zondervan)

Divisão do Estudo:

I – a dISCUSSÃO (vs.14-16)

II – O MOTIVO DA DISCUSSÃO (vS.17-18)

iii – A REAÇÃO DE JESUS PARA COM A DISCUSSÃO (vs.19-27)

IV – COMO evitar ESSE TIPO DE DISCUSSÃO (VS.28-29)

I – a dISCUSSÃO (vs.14-16)

v. 14 Quando chegaram onde estavam os outros discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e os mestres da lei discutindo com eles.15 Logo que todo o povo viu Jesus, ficou muito surpreso e correu para saudá-lo.16 E Perguntou Jesus: "O que vocês estão discutindo?"

· V.14 – “QUANDO CHEGARAM ONDE ESTAVAM...

Apenas Jesus, Pedro, Tiago e João haviam subido ao monte para orar e lá foi onde havia ocorrido a transfiguração. Essa cena narra a chegada dos quatro homens após a Transfiguração e a conversa sobre escatologia.

VIRAM UMA GRANDE MULTIDÃO AO REDOR DELES E OS MESTRES DA LEI DISCUTINDO COM ELES” –

Esses nove discípulos estão experimentando um pouco do que seria o ministério deles no futuro e o que o próprio Jesus vinha passando com os líderes religiosos.

A grande diferença é que Jesus não dava motivos negativos para que os líderes religiosos discutissem com Ele, mas aqui os nove dão razão suficiente.

A cena é triste: Uma multidão de pessoas (ὄχλον πολὺν περὶ αὐτοὺς καὶ γραμματεῖς) juntamente com os mestres da lei ao redor desses nove homens discutindo com eles.

Talvez acusando os de falsos curandeiros, acusando o Rabino de deles (Jesus) de falsidade. Eu não gostaria de estar na pele deles.

· V.15 – O povo após presenciar o fracasso dos discípulos e ver Jesus chegando – eles correm para saudá-lo.

Como se eles tivesse dizendo, “Finalmente chegou o homem que pode trazer nossa bênçãos verdadeiramente!”.

Eles queriam as bênçãos de Jesus – por isso eles correram para saudá-Lo. Assim como muitas pessoas hoje – saúdam Jesus para receber bênçãos!

* Vemos que a fama de Jesus já havia se espelhado por toda aquela região.

Agora imagine a situação daqueles nove homens ao ver Jesus e os outros três chegando: ALÍVIO E VERGONHA.

ALÍVIO – por saber que Jesus poderia consertar o fracasso deles e que Jesus os protegeria.

VERGONHA – pois Jesus já tinha lhes dado poder para fazer isso.

V.16 – “O QUE VOCÊS ESTÃO DISCUTINDO?” Jesus demonstra todo seu amor e cuidado para com Seus discípulos. Como o Bom Pastor ele protege Seu rebanho dos lobos.

A frase no grego mostra que a pergunta de Jesus é feita aos escribas. Agora imagine o terror que Jesus provocou nesses Mestres da Lei. Eles estavam humilhando os discípulos, eles estavam todos felizes da humilhação pública que eles estavam fazendo – e agora chega o Autor das Escrituras e pergunta, “O que vocês estão discutindo?”.

** Princípio Prático --- A pessoa deve estar preparada para ministrar. Vejo pessoas sem preparação nenhuma sendo denominados pastores e mestres – isso é abrir a porta para a humilhação pública.

II – O MOTIVO DA DISCUSSÃO (vS.17-18)

17 Um homem, no meio da multidão, respondeu: "Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar.18 Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram".

· V.17 – Surge o “causador” da discussão toda – os escribas estão quietos com medo e os discípulos envergonhados - um pai desesperado.

O pai descreve a situação do filho:

1 – o menino está possesso; 2 – o menino é mudo devido a esse espírito; 3 – às vezes o menino sofre manifestações onde é jogado no chão, espuma pela boca, range os dentes e fica rígido.

** Muitos tentam identificar essa doença com a epilepsia, mas esse menino não tem epilepsia. Ele tem demônios e as manifestações demoníacas se assemelham as características da epilepsia.

Epilepsia é uma doença que deve ser tratada com medicamentos – nem toda pessoa epiléptica está endemoninhada.

O retrato é de um pai e um filho sob a esfera da morte – eles, assim como os outros, refletem um mundo carente por um salvador e uma religião completamente incapaz de ajudá-los!

O pai deve ter gastado um monte de dinheiro com os exorcistas da época, era desprezado e incapaz de ajudá-lo.

· v.18 – “PEDI AOS SEUS DISCÍPULOS QUE EXPULSASSEM O ESPÍRITO” – o desespero desse pai levou a procurar Jesus, não encontrando Jesus ele pediu para que os nove fizessem o que ele tanto ansiava. Era normal os discípulos cumprirem o dever do rabino quando este estava ausente.

Mas eles não conseguiram” --- a palavra grega usada para não conseguir (οὐκ ἴσχυσαν)é a mesma usada em 5:4. Eles se mostraram incapazes e derrotados.

*** Muitas vezes homens irão te desapontar. Seu melhor amigo, sua esposa, seus filhos, seu pastor – todos têm a capacidade de te desapontar e te frustrar, mas Jesus é o único que jamais vai te frustrar, Ele jamais vai te desapontar (Rom. 5:1-5).

III – a Reação de jesus PARA COM A DISCUSSÃO (vs.19-27)

19 Respondeu Jesus: "Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino".20 Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca. 21 Jesus perguntou ao pai do menino: "Há quanto tempo ele está assim? " "Desde a infância", respondeu ele. 22 "Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos." 23"Se podes? ", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê." 24 Imediatamente o pai do menino exclamou: "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!" 25 Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: "Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele".26 O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, a ponto de muitos dizerem: "Ele morreu".27 Mas Jesus tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé.

V.19 – “Ó GERAÇÃO INCRÉDULA ATÉ QUANDO VOU TER QUE TE AGUENTAR?” --- Jesus usa uma frase pesada e reflete toda sua frustração. Não tem nada de delicado, nada sensível nessa frase.

A imagem é semelhante a de Moisés descendo do Mt. Sinai e vendo a infidelidade da nação de Israel - Deut. 32:5 Seus filhos têm agido corruptamente para com ele, e não como filhos; que vergonha! São geração pervertida e transviada, 20 "Esconderei o meu rosto deles", disse, "e verei qual o fim que terão; pois são geração perversa, filhos infiéis.

** Imagine o sofrimento de Jesus ao ver esses homens ainda duros de coração e sem entender o que Ele vinha ensinando por mais de 2 anos. Como homem Jesus sofreu não só as dores físicas, mas também a dor de ver a incredulidade das pessoas.

V.20 – Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca. - Toda a compaixão de Jesus é demonstrada ao ordenar que tragam essa criança que era totalmente desprezada pela sociedade.

* O menino é jogado ao chão, talvez uma tentativa de matar a criança por parte dos demônios.

Ao verem Jesus os demônios ficam ainda mais irados!

Uma cena ainda mais triste para o pai. O filho está morto diante deles todos (v.26). A construção no grego mostra que os demônios arrebentaram (συσπαράσσω - como um cachorro arrebentava a carniça)com o menino.

V.21 – Jesus perguntou ao pai do menino: "Há quanto tempo ele está assim? " "Desde a infância", respondeu ele. .

Por que Jesus pergunta isso? Se Ele era onisciente por que Ele pergunta?

1) Jesus não é uma força, não é uma bola de energia – Ele é uma pessoa que se importa com a dor e o sofrimento. Assim como com a mulher com hemorragia – Ele se importa. Jesus, Deus e o Espírito Santo não são forças impessoais. Que médico lindo!

2) Jesus quer ouvir da boca do pai, Ele quer que o pai sinta o peso das palavras e veja o poder de Jesus de curar instantaneamente essa situação que dura tantos anos.

A situação do pai é terrível – talvez mais de 10 anos com um filho completamente dominado pela esfera da morte. Tinham-lhe roubado o dinheiro, desprezo social e religioso e incapacitado.

v.22 - “LANÇANDO O MENINO NO FOGO E NA ÁGUA PARA MATÁ-LO” --- essa é a intenção de satanás e seus demônios – João 10:10 - O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. .

Semelhante aos porcos com os demônios que foram lançados na água esse menino era jogado na água. Aos olhos humanos seria suicídio, mas vemos que por de trás do suicídio há algo diabólico.

MAS SE PODES (alguém) FAZER ALGUMA COISA” – Esse homem parece duvidar do poder/habilidade (ἀλλ’ εἴ τι δύνῃ βοήθησον) de Jesus.

Diferente do leproso em 1:40 que duvidava da vontade de Jesus.

* Há alguma coisa impossível para o Criador de todas as coisas?

Esse homem sabe com quem Ele está falando? Heb.1:1-3.

** É esse fracasso de crer que Jesus poderia curar seu filho que faz com Jesus ironize o pedido do pai no versículo seguinte.

TEM COMPAIXÃO (σπλαγχνίζομαι – ter os órgãos internos movidos, sentir dor de pena de alguém) DE NÓS E AJUDA-NOS (βοηθέω – ir ao socorro)

v.23 –"Se podes? – (Você está brincando comigo) ", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê." - Um dos versículos mais mal interpretados da Bíblia. Pessoas usam essa passagem para dizer que eles podem conquistar tudo o que eles querem, basta ter fé. Não é isso que o versículo está dizendo.

TUDO É POSSÍVEL” -- O contexto mostra uma incredulidade na capacidade de Jesus, na falta de poder de Jesus. O “tudo é possível” se refere ao poder de Deus. Jesus tem poder para fazer tudo o que Lhe convém.

A gente precisa ter fé. A gente é ensinado a pedir. Mas é Deus quem decide!

“Não é a quantidade de fé que está em jogo, mas o foco da fé. Fé não é uma substância que quanto mais tenho, mais posso. Ao contrário, fé é a confiança que Deus pode cumprir o que Ele quiser. Qualquer pessoa com qualquer quantidade de fé pode fazer as coisas mais inimagináveis se Deus o chamar. Por isso não podemos colocar a confiança no que temos, mas em Deus – em quem podemos fazer coisas que são loucuras aos olhos do mundo” (Zondervan Illustrated Bible Background, comentário em Mateus, pg. 109).

Para quem crê em Jesus – TUDO é possível – Não por causa do nosso pensamento positivo – mas devido ao poder que opera em Cristo, devido ao poder que é acessado pela fé.

Ef. 3:16-20 - Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,17para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,18possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,19 e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.20Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,21a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!

v.24 -"Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!" - Esse versículo vai totalmente contra a Teologia da Prosperidade que diz que você tem que ter muita fé. “Se você tiver uma grande fé, você terá grandes coisas!”. As pessoas têm focado na quantidade da fé, ao invés da direção da fé. A quantidade não é problema, o problema é se a fé está direcionada no lugar certo – em Jesus.

Abraão é chamado de o “Pai da Fé” e veja o que o autor de Hebreus disse à respeito dele e dos demais heróis da fé Heb.11:39 - Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido..

Ter fé, ter muita fé não é sinônimo de prosperidade material!

AJUDA-ME A VENCER A MINHA INCREDULIDADE” --- Queridos somente um Deus todo soberano é capaz de vencer a incredulidade do homem. O homem por si só é totalmente incapaz!

Esse pai apesar de ter uma fé fraca, instável e vacilante ele vai a fonte certa. Ele vai ao único que pode suprir o que ele tanto necessita – fé!

* Se Deus não restaurar o interior da pessoa, se Deus não regenerar o interior, o coração do homem é impossível de haver fé que agrada ao Senhor. João 3:2-6 - Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito..

A fé, que é um requerimento básico da salvação, pertence ao Senhor.

Ef. 2:9 -Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; .

A nossa fé não é perfeita. A gente vacila? Sim! A gente dúvida? Sim! A gente tem alguns temores? Sim! Mas uma coisa é certa – a nossa fé é suficiente! Ela é suficiente não porque a gente faz ela suficiente, mas porque foi dada por Deus!

Para quem você tem corrido quando sua fé vacila? Para onde você ido para fortificar sua fé – tv, novela, filmes, amigos?

Só tem um lugar onde sua fé pode ser aperfeiçoada – em Jesus. Heb. 12:1-2 - Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé..

Vs. 25-26 – Jesus não quer que a multidão veja. Ele não quer o show. Ele vê a multidão vindo e evita a euforia ordenando a libertação e o “ressuscitar” do menino.

*** “O exorcismo não são apenas obras de bondade da parte de Jesus, mas demonstração de poder divino e ira contra satanás” (Zondervan Illustrated Bible Background, comentário em Marcos, pg. 259).

IV – COMO NÃO HAVER MAIS ESSE TIPO DE DISCUSSÃO (vs.19-27)

28 Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: "Por que não conseguimos expulsá-lo? "29 Ele respondeu: "Essa espécie só sai pela oração (e pelo jejum)".

** Na antiguidade, magia e exorcismo eram rituais que envolviam uma combinação de coisas – palavras especiais, realizavam certos atos e usavam os objetos necessários. O sucesso era uma questão de técnica. A pergunta dos discípulos baseia-se nesse tipo de mentalidade, “No que falhamos?”.

V.29 - Ele respondeu: "Essa espécie (os demônios em gerais) só sai pela oração (e pelo jejum)". -

Obs. Na maioria dos manuscritos mais antigos não aparecesse a palavra “jejum”. Muitos acreditam que ela foi inserida mais tarde por algum copiador que queria reforçar a prática do jejum que havia se tornado algo comum entre os cristãos depois do primeiro século. Talvez acrescentaram o jejum para enfatizar o ascetismo espiritual que ficou comum nos séculos 3 e 4.

O jejum não se encaixa nesse contexto, pois Jesus já havia desencorajado os discípulos de jejuarem enquanto Ele estivesse com eles (2:18-20).

Por que o problema era ORAÇÃO?

Oração é o tempo de total comunhão e dependência de Deus – é quando você fica completamente aberto de si mesmo.

“Os discípulos não precisam aprender técnicas melhores de exorcismo, mas devem estar mais receptivos as ações de Deus. Visto que Jesus não ora antes do exorcismo, oração não é a invocação do poder de Deus “uma vez por todas”. Enquanto algumas orações especiais por cura são proferidas pro cristãos (At. 9:40;28:8; Tg. 5;15) oração efetiva é uma postura continua e não simplesmente um procedimento de emergência.” (Zondervan Illustrated Bible Background, pg. 260).

O que Jesus foi fazer no monte? Lucas 9:28 – orar!

E como orar? Mateus 6. “Pai é isso o que eu quero, é isso o que eu preciso aos meus olhos – MAS a sua vontade seja feita!”.

Esses homens achavam que já estavam maduros o suficiente para ministrar e viver sem depender da oração. A pessoa que não ora mostra que ele não precisa de comunhão com Deus.

** Então Jesus corrige a mentalidade religiosa dos seus discípulos – para ministrar, para viver o cristianismo você precisa estar vivendo pela fé – a fé em Jesus é a chave que liga o poder sobrenatural de Deus em nossas vidas. E essa ligação ocorre pela oração – não pelo tempo de igreja, não pelo tempo de ministério, não pelo seu status – mas pelo contato diário com o Pai.

Conclusão:

1) Todos nós passamos por dificuldades, situações impossíveis de serem aceitadas aos olhos do mundo – a questão é: Para onde vou quando tudo cai ao meu redor?

Porque a questão não é a quantidade de fé, mas onde minha fé está centrada? Está ela centrada no AUTOR e APERFEIÇOADOR da fé?

2) Você tem vivido por fé? Fé é um estilo de vida – e como vimos a oração demonstra sua fé e coloca em ação a fé que dispensa o poder de Deus em nossas vidas.

Como tem sido sua vida de oração? Temos acordado cedo para dar ao Senhor as primícias do nosso dia, para colocarmos a mente de Cristo logo cedo?

3) Assim como esse menino, nós éramos morto-vivos. Todos nós estávamos sob a esfera da morte, dominados pelo príncipe do ar – Assim como o menino éramos incapazes de escolher a Jesus, éramos incapazes de falar e proferir glórias a Jesus, paralisados – incapazes de nos mover até Jesus – e assim como esse menino fomos objetos de MISERICÓRDIA e GRAÇA de Cristo Jesus que nos deu vida.

* E se hoje Jesus está te dando vida para crer na mensagem da cruz - coloca a fé que Ele te deu no lugar certo, que é NELE mesmo, Jesus Cristo, e peça para Ele ajudar com a sua fé.

Um comentário: