terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Jesus confronta o orgulho sectarista dos discípulos – Marcos 9:38-41

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus confronta o orgulho sectarista dos discípulos – Marcos 9:38-41

Pregado na manhã de Domingo, do dia 16/01/11,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 9:38-41 38 "Mestre", disse João, "vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. " 39 "Não o impeçam", disse Jesus. "Pois ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida, 40 pois quem não é contra nós está a nosso favor. 41 Eu lhes digo a verdade: Quem lhes der um copo de água em meu nome, por vocês pertencerem a Cristo, de modo nenhum perderá a sua recompensa."

Introdução e Contextualização:

Em Mateus 7:13-14 Jesus diz, “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

Umas das maiores dificuldades que encontro na vida e no ministério cristão é a balança entre ir para o:

LIBERALISMO = a pessoa abri o caminho mais do que é correto. A pessoa busca tanta unidade que ele despreza a verdade. Ele quer tanto a aceitação de todos que ele está disposto a abrir mão de suas convicções. Nesse grupo há pessoas que colocam adesivos no carro tal como, “Doutrina traz divisão, amor traz união”, “Mentiras e heresias são melhores que muitas divisões”.

O outro lado da balança está o:

LEGALISMO = a pessoa estreita ainda mais o caminho. Ela faz da porta estreita, algo impossível de se passar. Geralmente nesse lado está aqueles que fazem de tudo para se separarem de todos. Não há preocupação alguma com unidade.

São semelhantes aos fariseus!

A grande responsabilidade nossa é – Como não alargar o caminho que foi estreito por Deus e como não estreitar ainda mais esse caminho, para não ser condenado por Deus?

Nessa história veremos como o orgulho é um grande peso no lado do legalismo. O orgulho gera divisões e estreita ainda mais o caminho que Deus criou.

Contexto:

Jesus continua a trabalhar no caráter desses homens (8:27, 31, 34; 9:2, 28, 30-31). Temos visto a prioridade de Jesus em educar os Doze. O grande trabalho de Jesus vem sendo revelar o caminho da humildade e do sofrimento para entrar no Reino de Deus.

Como vimos na história anterior a preocupação desses homens não é com o sofrimento e morte de Jesus, mas com a posição, o status de cada um. Vimos Jesus tentando ensinar-lhes que o maior no Reino de Deus é na verdade o menor – a maior posição é dada para aquele que serve mais que todos, aquele que se coloca em último. Para exemplificar isso Jesus tomou um criança e mostrou que quem servir os cristãos mais desprezados e humildes, esses sim serão os primeiros.

É nesse tópico de receber a todos que naturalmente seriam rejeitados é que João se lembra dessa história que estudaremos agora.

Quem são as “crianças” do versículo 37? Aqui veremos o exemplo de uma dessas “crianças”. Os discípulos mais uma vez são um exemplo negativo, ao invés de receber esse homem, eles o desprezam!

Divisão do Estudo:

I – o rEPREENSÃO DOS DOZE para COM UM “ESTRANHO” (v.38)

II – a REPREENSÃO DE JESUS PARA COM OS DOZE (vS.39-40)

iii – a RECOMPENSA (v.41)

I – A REPREENSÃO DOS DOZE PARA COM UM “ESTRANHO” (v.38)

v. 38 "Mestre", disse João, "vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos."

** Geralmente Pedro é o porta voz da equipe, mas desta vez é João quem fala. Isso mostra que todos no grupo tinham a liberdade falar – não era só Pedro. E porque João era chamado – Filho do Trovão!

Veja a primeira pessoa no plural – eles viram e não gostaram, pois esse homem “não era um dos nossos”.

A questão não era se ele era de Jesus. Para João o problema era que esse homem não fazia parte do grupo dos Doze.

** Se eles competiam entre si dentro do grupo, imagine fora?

Eles viram “um homem expulsando demônios” – Como vimos demônios são seres que se opõem ao ministério de Jesus, são seres espirituais (anjos) que se rebelaram e caíram com satanás. São seres reais que atormentam e prendem as pessoas. Jesus veio e diferente de todos os “exorcistas” Ele libertou as pessoas e limpou a área (Mc. 3:20-22). A época que Jesus ministrou foi diferente de todo outro tempo que já teve ou irá ter.

Esses homens viram um desconhecido ministrando e eles ficaram irritados. Eles proíbem o homem de ministrar!

Por que eles ficaram irritados com esse “desconhecido”?

*** Expulsar demônios com autoridade era a marca de Jesus e dos seus discípulos (3:14-15; 6:7, 13). Ao descobrirem uma outra pessoa, um desconhecido, um cara que não fazia parte do Grupo – foi um golpe duro nos sentimentos dos Doze, isso minimizou o status deles – vemos que status e o privilégio que eles tanto anseiam ainda é o foco do ensino. Pior ainda, esse desconhecido faz o que os de dentro do Grupo não conseguiram fazer. Um golpe duplo no ego deles! Não são os únicos e ainda onde fracassaram o desconhecido teve sucesso.

E se esse desconhecido conseguiu fazer o que os outros não conseguiram é porque ele tinha fé e tinha passado mais tempo em oração e comunhão com Deus do que os outros discípulos (9:29).

A objeção do grupo não era que esse desconhecido fracassou ao usar o nome de Jesus, mas que ele usa o nome de Jesus sem fazer parte do grupo.

*O que João está procurando não é tanto a aliança e obediência a Jesus, mas membresia no grupo “autorizado” de Seus seguidores” (France, The New Inter. Greek Testamente Commentary, pg. 377).

Como se João tivesse dizendo, “Nós, Doze, temos um relacionamento especial com você, então todos que quiserem ter esse relacionamento devem ter a gente como intermediário”.

O orgulho --------- leva a um --------- egoísmo ---------- que leva um ------ sectarismo/divisão

Muito semelhante à história de Números 11:24-29 - 24 Então Moisés saiu e contou ao povo o que o Senhor tinha dito. Reuniu setenta autoridades dentre eles e os dispôs ao redor da Tenda.25 O Senhor desceu na nuvem e lhe falou, e tirou do Espírito que estava sobre ele e o pôs sobre as setenta autoridades. Quando o Espírito veio sobre eles, profetizaram, mas depois nunca mais tornaram a fazê-lo.26 Entretanto, dois homens, chamados Eldade e Medade, tinham ficado no acampamento. Ambos estavam na lista das autoridades, mas não tinham ido para a Tenda. O Espírito também veio sobre eles, e profetizaram no acampamento.27 Então, certo jovem correu e contou a Moisés: "Eldade e Medade estão profetizando no acampamento".28 Josué, filho de Num, que desde jovem era auxiliar de Moisés, interferiu e disse: "Moisés, meu senhor, proíba-os! "29 Mas Moisés respondeu: "Você está com ciúmes por mim? Quem dera todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre eles! ".

Esse é um problema sério – o orgulho gera facção e divisão malígna!

O ORGULHO ISOLA – a pessoa se sente e se acha tão boa que ninguém é tão boa quanto ela. A igreja, ou a denominação se acha tão “tremenda” que não tem comunhão com nenhuma outra. Assim vemos os Doze, eles se isolaram, ninguém mais podia ministrar no nome de Jesus.

A pessoa se isola tanto, que como conseqüência ela acaba sendo isolada. Ninguém quer ficar perto de alguém orgulhoso – fala muito, sabe tudo, tudo está errado... (Prov. 16:18)

Esse problema de orgulho seguido por divisão é mostrado claramente nas igrejas em Corinto - I Cor. 1:9-13; 3:1-9, 21-23.

Romanos 12:16!

**Obs. Interessante que logo após o primeiro anúncio da morte de Jesus, Pedro demonstra completa falta de compreensão das palavras de Jesus.

Agora após o segundo anúncio – João revela sua incompreensão.

Na próxima veremos que Tiago entra nesse círculo de incompetentes. Até os três mais próximos, que viram a transfiguração ainda não conseguem compreender.

II – a REPREENSÃO DE JESUS PARA COM OS DOZE (vS.39-40)

39 Mas disse Jesus, "Não o impeçam". "Pois ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida, 40 pois quem não é contra nós está a nosso favor.

MAS DISSE JESUS, “NÃO O IMPEÇAM”” – Outra vez Jesus acaba com graça dos Doze. Eles estavam tão orgulhos de contarem que eles não haviam recebido um “inimigo”, visto que eles deveriam receber os cristãos (v.38).

* Jesus disse, “Não, não faça isso!” de forma imperativa! Uma ordem.

Agora Jesus vai explicar porque eles não devem impedir esse homem – Jesus usa a palavra “POIS”quatro vezes no texto grego (vs. 39-41) para explicar.

Pois ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida” – Seria isso uma contradição quando comparamos com Mt. 7:21-23 - "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ ".?

Jesus está ensinado algo profundo sobre a salvação:

Em Mateus 7, aquelas pessoas não conheceram Jesus verdadeiramente e nunca foram conhecidas por Jesus. Eles nunca “pertenceram a Cristo” (veja 9:41)! São pessoas religiosas e que usaram o nome de Jesus numa tentativa de prosperar assim como vemos em Atos 19:13-17, ou que talvez achassem que por causa de uma profissão verbal eles eram conhecidos por Jesus.

O que Jesus fala é algo extremamente importante para a segurança da salvação --- Aqueles que pertencem a Jesus, aqueles que são conhecidos por Deus – esses jamais perderão a salvação! Os que realmente pertencem a Jesus jamais poderão se tornar contra Jesus!

De uma forma bem implícita Jesus mostra que aqueles que foram regenerados pelo Espírito Santo, tiveram seus corações transformados e receberam o dom da fé – esses jamais se tornam contra Jesus!

Ao expulsar demônios no nome de Jesus esse homem estava mostrando sua aliança com Jesus.

Ele estava no mesmo time. Veja Marcos 3:22-27.

É impossível ministrar um milagre verdadeiro e depois essa pessoa ir contra Jesus!

O princípio, ou a explicação por trás da proibição:

V. 40 – “Pois quem não é contra nós está a nosso favor.” - Jesus usa uma expressão semelhante em

Mt. 12:30 – expressa a mesma verdade de forma diferente, de forma negativa - Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha.

Os contextos são importantes, pois em Marcos Jesus está falando de cristãos, de pessoas que verdadeiramente O seguem, enquanto em Mateus o contexto é de oposição!

Essa expressão havia sido usada por Cícero em uma conversa com César, “Ouvimos frequentemente você dizer que enquanto nós reconhecemos todos como inimigos exceto aqueles que estão com a gente, você mesmo considera aqueles que não estão contra você como estando do seu lado.”.

O que Jesus quis dizer com isso?

· Não existe campo neutro. A pessoa está seguindo a Jesus ou ela é contra! Não existe um meio de campo, onde a pessoa acha Jesus interessante, mas não O aceita como Senhor e Salvador.

· Você é seguidor de Jesus ou não! E seguir a Jesus é te-Lo como Senhor da sua vida, é te-Lo como o seu Salvador – é segui-Lo – tomar a cruz, negar a si mesmo.

* Você não tem essa de, “deixa eu pensar sobre isso!” – enquanto você está pensando você está contra Jesus!

EXCLUSIVIDADE de JESUS! Ele é exclusivista, Ele se auto-denomina o único caminha para a salvação - Jo. 14:6 -Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Há um paradoxo:

Jesus gera sectarismo e divisão – Lc.12:51 - Vocês pensam que vim trazer paz à terra? Não, eu lhes digo. Pelo contrário, vim trazer divisão! Aliança com ele deve superar qualquer outro laço.

Mas dentro do corpo de Cristo, dentro da Igreja – não deve haver divisão – I Cor. 1:10 -Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. ; 12:24-25 - Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros..

** Essas divisões que ocorrem nas igrejas geralmente são de caráter orgulhoso e egoísta – preferência por estilo de música, preferência por certo líder, devido a decisões sobre o tipo de cadeira, ventilador, local e etc.

Dentro desse assunto surgem as questões:

Toda divisão é pecaminosa?

Não necessariamente. Algumas vezes sua convicção teológica, o que você acredita ser o padrão bíblico de verdade vai te levar a abandonar um lugar.

E as denominações?

As denominações são importantes – pois as denominações fazem com que as pessoas não precisem abdicar das convicções bíblicas – por exemplo: batismo, ceia, estrutura de governo.

As distinções são importantes, mas elas têm o lugar delas.

Mas uma coisa é certa, todas as denominações devem ser humildes, pois elas não estão todas certas – a verdade não é plural – então alguém vai estar errado. A denominação não pode ser seu deus. Você deve seguir a Jesus e não a uma denominação ou igreja.

Ninguém de uma denominação pode excluir uma pessoa por pertencer à outra denominação.

Não é porque uma pessoa está em outra igreja ou em outra denominação que essa pessoa esteja contra Jesus.

** Ser cristão verdadeiro é duro. A sociedade, a cultura, a escola, o trabalho - tudo vai totalmente contra você. Não despreze a comunhão e a ajuda daqueles que estão no mesmo barco que você – você precisa de muita força para remar contra esse mar de iniqüidade.

Um amigo de outra igreja na mesma escola, no trabalho, no bairro – sempre é muito importante!

Você não precisa e não pode esconder ou mentir sobre as verdades que você acredita, mas não deixe que as diferenças os separem.

* Não estamos falando de seitas “cristãs” – como Catolicismo, Mormonismo, Testemunha de Jeová, Kardecismo e outras, mas de denominações verdadeiramente e ortodoxamente cristãs.

Foi isso que Paulo falou para as igrejas em Filipos – Filipenses 1:14 -18 - E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.15 É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade.16 Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho.17 Aqueles pregam a Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso.18 Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me,.

Obs. Esses homens estavam pregando o Evangelho verdadeiro, a motivação deles era errada, mas a mensagem era correta. Eles dariam conta a Deus sobre a motivação, mas a mensagem era a de Jesus Crucificado por pecadores, por isso Paulo não se importa. Pois quando a mensagem é mudada, Paulo não aceita (veja Gálatas).

** Saiba quais os essenciais do cristianismo, quais não devem ser colocados de lado – escatologia, eclesiologia – esses tópicos podem ser colocados de lado para ter comunhão com irmãos de outras igrejas e denominações.

* Precisamos tomar muito cuidado para não nos tornarmos como esses discípulos – achando que só nós temos tudo perfeito! Principalmente dentro da fé reformada!

III – a RECOMPENSA (v.41)

41 Pois eu lhes digo a verdade: Quem lhes der um copo de água em meu nome, por vocês pertencerem a Cristo, de modo nenhum perderá a sua recompensa."

Eu lhes digo a verdade: Quem lhes der um copo de água em meu nome” --- No oriente servir um copo de água é um ato bem simples de recepção. O ato mais simples de hospitalidade entre discípulos.

por vocês pertencerem a Cristo” – Do versículo 37 ao 39 vemos uma série de uso da palavra “nome”.

Aqui é ponto culminante, pois revela que nome é esse.

Jesus não usa o nome que Ele frequentemente usa, “Filho do Homem”, mas sim o nome “Cristo”.

É esse nome que faz do ato mais simples um ato profundo e digno de recompensa.

*** Jesus não está falando que qualquer ato de bondade terá recompensa, mas atos de pessoas que pertencem a Cristo e entendem que o ato é para a glória de Deus!

Esse título é fundamental para uma pessoa entender quem é Jesus e pertencer a Ele. “Para a audiência o título Cristo é o critério da aliança da pessoa” (France, pg. 378). Muitas pessoas dizem seguir os ensinos do Cristo, mas elas não entendem que chamar Jesus de Cristo é chamá-Lo de Senhor e Salvador, pois esse é o conteúdo da palavra “messias” no Antigo Testamento.

É como se Jesus estivesse dizendo, “Quem recebe as pessoas, quem serve as pessoas em nome de Jesus Cristo, que acredita que Jesus é o Messias do Antigo Testamento, o cumprimento das Escrituras, o Salvador e Senhor – esse não perderá a recompensa!”.

De modo nenhum perderá a sua recompensa.” – O que Jesus está dizendo é que até mesmo um ato tão simples como oferecer um copo de água, que por ser um ato tão básico de hospitalidade no oriente não se esperaria recompensa alguma, quando feito para cristãos em nome de Jesus – para a glória de Jesus, até mesmo esses pequenos atos não serão ignorados, mas recompensados!

Pois a pessoa serviu de forma indireta a Deus (Mt. 25:31-46)!

Se uma tarefa tão básica e tão simples será recompensada, quanto mais a tarefa de libertar vidas – como esse desconhecido estava fazendo. Por isso Jesus chama a atenção deles, eles precisam entender quem pertence a Jesus, e eles precisam ser cuidadosos nas demarcações, pois há sim inimigos, mas há também pessoas que estão com eles, mas não fazem parte do mesmo grupo.

*** Os Doze querem saber qual será a recompensa deles, eles querem saber o que eles irão ganhar. Jesus os mostra, “Sejam humildes, sirvam e aceitem as pessoas com amor – e vocês terão uma recompensa!”.

* Há recompensas! Jesus quer nos recompensar e irá nos recompensar.

Mas para isso você precisa:

· Servir os cristãos. Abençoar os cristãos de forma espiritual e material.

· Servir, abençoar de forma correta --- Mt. 6:1-6 - Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará". E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.

Mateus 10:40-42 - Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo. E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa".

Quem recebe (abençoar materialmente, ajudar o ministro a continuar pregando a mensagem) os mensageiros da Palavra, os pregadores – recebe Aquele que o chamou – aquele que recebe Jesus na pessoa do mensageiro, recebe Deus! E os que recebem o pregador, receberá a recompensa do mensageiro!

Conclusão:

Não existe uma só denominação, um só ministério ou um só pregador que tenha tudo certo.

Não existe uma só igreja local que deva ser o melhor lugar para todos --- Há sim características fundamentais e essenciais que as igrejas precisam ter para serem bíblicas e saudáveis --- mas essas características podem ser manifestadas de formas diferentes.

Pregação: Tem igrejas que pregam a Palavra da Cruz, mas de forma diferente da nossa.

Louvor: O louvor deve ser teologicamente correto e cristocêntrico – mas em algumas igreja eles tocam apenas o órgão e hinos antigos, outras têm a bateria, percussão, luzes vermelhas.

Formas de Governo: Algumas igrejas têm o pastor sênior, outras têm pluralidade de presbíteros.

** Não podemos criar barreiras e separações só porque outras igrejas expressam as verdades de Deus de outra forma.

Soli Deo Gloria, precisamos ser a igreja que Deus nos chamou para ser: Família integrada, exposição consistente versículo por versículo, grande foco no estudo da Palavra, reformada em doutrina, louvor simples.

Cada pastor irá dar contas a Deus. Precisamos da graça de Deus para não ser nem tão liberais e nem tão legalistas!

DISCERNIMENTO – precisamos de discernimento para distinguir quem é realmente um cristão genuíno. Tem muitos falsos ministros e cristãos. Hoje em dia as igrejas estão lotadas de falsos ministros e falsos cristãos. Nem todo que performa milagre e ensina no nome de Jesus pertence verdadeiramente a Jesus - Mt. 7:21-23 - "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ ".

A Bíblia nos proíbe de ajudar os falsos ministros. Pois não há campo neutro, eles são contra Jesus.

Tenha discernimento – veja qual mensagem tem sido pregada, veja a vida da pessoa.

Sirva com humildade, não despreze os de outras denominações e igrejas evangélicas, sirva – e a sua recompensa de modo algum será perdida!

João, o filho do trovão, aprendeu a lição! Assim como ele aprendeu, nós também precisamos aprender a amar nossos irmãos em Cristo (I João 3:10-23)!

Para quem se interessar em materiais em Marcos:

http://www.freebiblecommentary.org/pdf/VOL02.pdf

http://www.soniclight.com/constable/notes/pdf/mark.pdf

http://www.cfbcmobile.org/site/cpage.asp?cpage_id=421&sec_id=377&currpage=7&sa_action= http://sermonnotebook.org/ntsermons.htm#mark

http://www.biblebb.com/brefindex/mar.htm

http://sermonnotebook.org/ntsermons.htm#mark

http://www.pbc.org/messages/7574

http://www.fpcjackson.org/resources/sermons/Derek%27s_SERMONS/Mark/index.htm (Ligon Duncan)

http://www.cfbcmobile.org/site/cpage.asp?cpage_id=421&sec_id=377&currpage=8&sa_action=

http://www.scribd.com/doc/23304981/Serie-Cultura-Biblica-Dewey-M-Mulholland-Marcos-Introducao-e-Comentario#page19

http://greattreasures.org/gnt/main.do

http://biblos.com/mark/9-31.htm

4 comentários:

  1. Excelente sermão! Muito edificante, e serve para exortação ao nos levar a percebermos se estamos sendo iguais aos discípulos.
    Glórias a Deus!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo sermão, a DEUS toda Honra, Gloria e Louvor. Simplesmente maravilho e muitíssimo edificante. É necessario que tenhamos entendimento sobre que está ao nosso lado ou não. As vezes precipitamos e fazemos julgamentos indevidos, e somente a Deus cabe esta ação.

    ResponderExcluir