terça-feira, 14 de dezembro de 2010

JESUS CORRIGE A ESCATOLOGIA DOS DISCÍPULOS

Conhecendo Jesus  / Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: JESUS CORRIGE A ESCATOLOGIA DOS DISCÍPULOS

Marcos 9:9-13 9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos.10 Eles guardaram o assunto apenas entre si, discutindo o que significaria "ressuscitar dos mortos".11 E lhe perguntaram: "Por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro? " 12Jesus respondeu: "De fato, Elias vem primeiro e restaura todas as coisas. Então, por que está escrito que é necessário que o Filho do homem sofra muito e seja rejeitado com desprezo?13 Mas eu lhes digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como está escrito a seu respeito".

Introdução e Contextualização:

A marca de uma igreja saudável é a proclamação da Cruz. Hoje, celebramos e cantamos a morte e crucificação de Cristo, mas antes a cruz era algo repugnante! Não existia nada mais escandaloso que a morte na cruz. Ninguém aceitava a idéia de que seu líder seria rejeitado e crucificado.

Temos visto quão difícil foi para os discípulos aceitarem isso. Eles queriam a glória e não a cruz, eles queriam poder e não fraqueza, queriam reinar e não ser desprezados.

Eles viram que as coisas não estavam indo tão bem – eles viram as grandes oposições dos líderes religiosos, viram que muitos não queriam seguir a Jesus – mas agora Jesus joga a pedra de tropeço na frente deles. Se não bastasse Jesus, Elias e Moisés também falam da morte de Jesus. Mas eles não querem aceitar isso. Era inimaginável que o Messias fosse desprezado.

Essa história mostra ainda a dificuldade deles de entenderem e aceitarem o conceito de que deve ter a cruz para ter a glória. O tema do sofrimento do Messias continua sendo falado aqui.

Contexto:

Após a importantíssima declaração de Pedro que Jesus é o Messias, Jesus passa a ensinar 4 coisas muito importantes:

1) O Messias deve sofrer, morrer e ressuscitar (vs.31-33) – algo bem diferente do que eles esperavam do Cristo.

2) Os seguidores do Messias precisam negar suas vontades e também irão sofrer (v.34).

3) O porquê de sofrer por Cristo (vs.35-37) – pois é o único modo de ter a vida eterna. Ele comprou a alma dos seus e dará a eternidade para aqueles que O seguirem!

4) Aqueles que se envergonharem dessas promessas duras, Jesus os rejeitará no Grande Dia (v.38)

É após esse choque – de que deve haver sofrimento – que Jesus revela um pouco da sua glória para alguns dos seus discípulos. Foi como se Jesus estivesse dizendo, “haverá dor, sofrimento e morte – mas olha aqui, depois disto tudo tem a glória!”.

Os discípulos queriam a glória e não a cruz, queriam a exaltação e não e a rejeição, queriam o poder e não o sofrimento. Jesus mostra que há, sim, uma grande glória, mas não sem o sofrimento!

** Após Jesus revelar toda sua glória na Transfiguração algumas dúvidas continuam na mente desses homens! E algumas dessas dúvidas nós veremos agora em 9:9-13.

Divisão do Estudo:

I – a dúvida sobre ressurreição (vs.9-10)

II – a dúvida sobre a vinda do profeta elias (v.11)

iii – a explicação de jesus (vs.12-13)

I – a dúvida sobre a ressurreição (vs.9-10)

v. 9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos.10 Eles guardaram o assunto apenas entre si, discutindo o que significaria "ressuscitar dos mortos".

· “JESUS DEU ORDENS QUE FICASSEM QUIETOS

Esses homens acabaram de ter a experiência mais marcante da vida deles. Eles viram a glória de Deus na pessoa de Jesus, e mais do que isso eles viram Elias e Moisés – ressuscitados – conversando com Jesus. Imagine eles descendo o monte e a euforia daqueles homens, a ansiedade de contar tudo aquilo para todo mundo – Tiago dizendo, “Ah, meu pai não vai acreditar que eu vi Moisés”, ou Pedro, “Preciso contar para minha sogra o que eu acabei de ver – ela já era apaixonada por você Jesus, agora então!”

Jesus percebendo a euforia e que isso acabaria, talvez, pior do que daquela vez em Betsaida (ver João 6) Jesus ordena silêncio!

Difícil, não?!

A tentação era grande de proclamar Jesus como curandeiro, glorioso, mestre etc. Mas Jesus quer a mensagem completa!

Como temos visto o silêncio que Jesus requer é para que tudo seja cumprido no tempo e forma perfeita.

Jesus não quer ser proclamado pela metade, ele não quer ser proclamado apenas como “abençoador” – a mensagem precisa ter a vida e ministério sim, mas também seus sofrimentos, morte e ressurreição!

Matthew Henry disse, “é um sofrimento para um homem ser proibido de falar das suas vantagens.”

** JESUS ORDENA διαστέλλομαι--- Jesus não dá sugestões de como viver, palpites, dicas – Ele ordena!

Para seguir a Jesus é necessário obedecer as suas ordens – Lc. 6:46 - "Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo? .

Mas até quando eles devem ficar quietos?

· “ATÉ QUE O FILHO DO HOMEM IVESSE RESSUSCITADO

A glória e o triunfo tão desejado que eles querem tanto espalhar deve esperar o sofrimento e a morte de Jesus. Mais uma vez, a glória vem com o sofrimento!

O FILHO DO HOMEM --- título tirado de Daniel 7 – onde o Filho do Homem recebe todo poder, honra e glória. Um título de poder e status.

TIVESSE RESSUSCITADO --- Jesus fala da ressurreição! Ele não fala de reencarnação, de aniquilação Ele fala de ressurreição!

Os judeus criam na ressurreição dos corpos. Deus já havia revelado um pouco sobre isso no Antigo Testamento.

Isa. 26:19 – Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos.

Jó 19:25-27 – Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra.26E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus.27Eu o verei, com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração!

Daniel 12:2, 13 – Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.13Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará, e então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe"

Mat. 22:23 – Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão (contraste com fariseus que criam na ressurreição).

João 11:24 - Marta respondeu: "Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia".

Jesus e os Apóstolos explanam mais sobre essa doutrina da ressurreição no Novo Testamento.

** A glória de Jesus é incompreensível sem os seus sofrimentos! Qualquer evangelho que encobre o sofrimento, desprezo e morte de Jesus é falso! O Evangelho verdadeiro deve ter a vida, sofrimento, desprezo e a morte de Jesus, mas também toda autoridade, poder e honra do Filho do Homem que venceu a morte.

· V. 10 - “ELES GUARDARAM O ASSUNTO APENAS ENTRE SI” --- essa frase é muito debatida quanto ao significado verdadeiro (ver Peter Bolt, The Cross from a Distance – IVP). Dr. Bolt acredita que a melhor tradução desse verso é “Eles apreenderam o assunto debatendo entre eles”.

GUARDARAM – Gk. κρατέω/ ἐκράτησαν--- reter na memória, seguraram com força o assunto.

Mas qual assunto? A Ressurreição mencionada por Jesus ou a Transfiguração? Provavelmente a ressurreição, pois eles vão voltar a perguntar sobre ela em 10:37.

Independente do significado exato uma coisa é certa - eles obedeceram ao mandamento de Jesus. Lembra que no monte Deus ordena que eles escutem Jesus. Aqui vemos algo positivo neles – obediência a Palavra de Jesus.

Você tem obedecido a Jesus?

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita/ gk. não obedece o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele

João 14:15 – Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos (demonstra seu amor por Jesus)

II João 1:6 - E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos.

I Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. (ajuda na santificação)

· “DISCUTINDO O QUE SIGNIFICARIA “RESSUSCITAR DOS MORTOS

Eles sabiam muito bem o que era ressurreição, como vimos o Antigo Testamento ensinava e eles já tinham presenciado a ressurreição de vários mortos (Mc. 5:22-42; Mt.10:8; 11:5).

Então por que eles debatiam o que significaria a ressurreição dos mortos?

1) Eles debatiam e discutiam quais os benefícios para cada um deles dessa ressurreição. O que significaria para eles quando Jesus ressuscitasse – Mc. 10:37. Qual a posição deles.

2) O que eles não entendiam é como que o Filho do Homem, o todo poderoso Messias, o tão esperado Rei-Pastor poderia morrer. Isso não fazia sentido para eles! No Antigo Testamento e na mentalidade judaica da época a ressurreição era vista de forma coletiva e no fim dos tempos – todo Israel sendo restaurado. Aqui Jesus fala algo diferente – ressurreição individual e continuidade da história.

O problema para eles não era na ressurreição, mas na ressurreição de Jesus, o Filho do Homem de Daniel 7. Se tem ressurreição, então deve haver morte. A teologia deles não tem espaço para sofrimento, só para a glória!

** Eles não entendiam, pois tinham uma noção humana do que realmente deveria acontecer. Toda vez que colocamos nossos “achismos”, nossas noções do que deve ocorrer – nos frustramos e nos auto impedimos de entender os planos de Deus!

II – a dúvida sobre a vinda do profeta elias (v.11)

11 E lhe perguntaram: "Por que os mestres da lei dizem que é necessário (dei – 8:31) que Elias venha primeiro? "

A dúvida era sobre a ressurreição de Jesus (v.10). Mas ao invés de esclarecer essa dúvida, eles abrangem ainda mais esse problema que eles têm com o sofrimento do Messias. Eles acabaram de ver Elias, eles sabem que Jesus é o Messias (8:27-30) – “O que significa a vinda de Elias, antes do Messias, para restaurar Israel?”

Por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro? – Primeiro do que o que?

O que eles querem é esclarecer as dúvidas de escatologia que eles têm. Imagine a confusão na mente daqueles homens?

Para entendermos melhor essa dúvida deles, precisamos ir para o livro do profeta Malaquias.

Veja Malaquias 3:1 - Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá", diz o Senhor dos Exércitos.. 4:5-6 - "Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor. Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição. ".

Já que Elias estava presente na Transfiguração e isso confirmava a inauguração da era escatológica – a dúvida era, “estamos no grande e terrível dia do Senhor?” (Mal. 4:5).

A vinda de Elias deveria preceder a chegada do Messias – como que a presença dele no monte ao lado de Jesus (após a vinda de Jesus) se encaixa com os ensinos da época?

Se Jesus é o Messias cadê Elias preparando o caminho e restaurando os relacionamentos? Cadê Elias para que nós tenhamos a certeza de que a glória está chegando?

Podemos ver que havia realmente uma confusão natural na mente deles. Jesus parti para explicar melhor as Escrituras.

III – a explicação de jesus (vs.12-13)

12 Jesus respondeu: "De fato, Elias vem primeiro e restaura todas as coisas. Então, por que está escrito que é necessário que o Filho do homem sofra muito e seja rejeitado com desprezo? 13 Mas eu lhes digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como está escrito a seu respeito".

V.12 - Jesus afirma que a interpretação dos Mestres da Lei da época estava certa. Elias deve vir antes. *** Mas Jesus acrescenta um outro evento preliminar à chegada da glória – o sofrimento do Messias!

Esses homens tentam fugir de qualquer jeito desse assunto – eles não querem de modo nenhum esse tópico de sofrimento – eles querem glória, poder, status. Mais uma vez Jesus coloca o foco deles onde deveria estar. O foco não é Elias agora, mas os sofrimentos do Messias.

A vinda de Elias deve sim preceder, mas os sofrimentos do Cristo também são profetizados nas Escrituras.

Então, por que está escrito que é necessário que o Filho do homem sofra muito (πάσχω) e seja rejeitado com desprezo (ξουδενόω)?” – Onde está escrito isso?

Sl. 22; Sl. 69; Sl. 2; Zac. 12:10

Isaias 53:3 - Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.

* Jesus tenta organizar a escatologia desses homens.

Na mente deles era isso que deveria ocorrer:

1) Elias vinha restaurando todas as coisas; 2) O Messias chegaria; 3) A glória e o reino seriam estabelecidos.

Jesus diz, 1) Elias vem primeiro; 2) O Messias deve sofrer, ser desprezado, morrer e ressuscitar; 3) O Reino é estabelecido (mas não de uma forma humana).

V.13 – “Mas, eu lhes digo, Elias já veio” – Jesus continua arrumando a escatologia de seus discípulos. “MAS” (ἀλλὰ) – conjunção coordenativa adversativa – traz um sentido de contraste entre duas orações.

*** Elias vem primeiro – MAS --- Elias já veio

Elias já veio? Sim! Cadê ele?

João Batista cumpriu o papel de Elias.

João Batista não era Elias reencarnado, visto que Elias nunca morreu. O profeta Elias era sombra de João Batista. João Batista veio cumprir o papel de Elias.

Lucas 1:13-17 - E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor"..

João 1:21 - Perguntaram-lhe: "E então, quem é você? É Elias? " Ele disse: "Não sou". "É o Profeta? " Ele respondeu: "Não".

Mateus 17:12 - Mas eu lhes digo: Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma forma o Filho do homem será maltratado por eles".

João Batista veio no espírito de Elias, cumprindo o papel profetizado em Malaquias – João veio preparando o caminho para a chegada do Rei Jesus, proclamando arrependimento, restaurando o relacionamento do verdadeiro Israel com os pais da fé.

Mal. 4:5-6 - "Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor. Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição. " - .

Elias vem (João Batista veio)

João proclamou arrependimento, pregou que as pessoas voltasse aos antigos caminhos.

E como a maioria dos judeus responderam ao chamado de João? Rejeitaram e mataram ele.

Se não aceitaram João Batista, também não aceitariam Jesus. E foi isso o que ocorreu!

** Se havia 2 coisas que deveriam ocorrer antes da chegada do Reino com poder e glória: 1) A vinda de Elias; 2) o Sofrimento do Messias. E a primeira já ocorreu, então agora só resta uma preliminar – o sofrimento do Messias. E assim eles partem para Jerusalém para que Jesus sofresse.

Conclusão:

1) Se João era o Elias prometido, então eles estavam vivendo o Grande e Terrível Dia do Senhor! Assustador, não?! Agora que resta o Senhor ir visitar o Templo e pronunciar o julgamento prometido em Malaquias (3:1 - Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo;). Veremos isso nos capítulos 11-12.

2) Se João era Elias, consequentemente o Senhor Deus estava presente no meio deles. Assustador quando o Senhor Deus está no meio do povo e não há arrependimento, temor e nem reconhecimento da santidade dEle. E uma vez que você rejeita esse Deus, você se mantém debaixo da maldição do pecado.

3) Como está a sua visão da glória de Deus? Está como as dos discípulos – querendo toda a honra e poder e rejeitando todo sofrimento? Teologia boa leva um bom estilo de vida.

4) Escatologia – como está a sua escatologia? Você acredita que a Igreja vai ser tirado do mundo antes da “Grande Tribulação” evitando sofrimento? Você acredita que já podemos usufruir de todas as bênçãos da cruz aqui nesse sem mundo, que não precisamos sofrer? Muitos cristãos são como os judeus, querem a restituição, a restauração aqui e agora – sem sofrimento. Mas isso não é bíblico.

5) Vemos a perfeita harmonia das Escrituras – a perfeição da profecias sendo cumpridas e a excelência desse Mestre – Jesus. Como Ele ensinava, explicava, respondia e acima de tudo demandava dos seus discípulos. A supremacia de Jesus nos ensinos.

Que possamos, com a ajuda do Espírito Santo, ter nossa teologia focada na Cruz de Cristo, na importância do sofrimento, entendendo que não há glória sem cruz, não há honra sem desonra, não existe poder sem desprezo. Que ao invés de nos preocuparmos com as restaurações que tanto ansiamos, que nossos olhos possam estar em Cristo, na glória de Jesus – como na transfiguração – para que possamos ser transformados. Lembrando que para a glória foi necessária a morte! E que para nossa transformação é necessário seguir os passos de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário