segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A TRANSFIGURAÇÃO – A GLÓRIA DO SERVO SOFREDOR

Conhecendo Jesus / Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: A TRANSFIGURAÇÃO – A GLÓRIA DO SERVO SOFREDOR

Marcos 9:1-8 1E lhes disse: "Garanto-lhes que alguns dos que aqui estão de modo nenhum experimentarão a morte, antes de verem o Reino de Deus vindo com poder". 2Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um alto monte, onde ficaram a sós. Ali ele foi transfigurado diante deles. 3 Suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las. 4 E apareceram diante deles Elias e Moisés, os quais conversavam com Jesus.5 Então Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias". 6 Ele não sabia o que dizer, pois estavam apavorados. 7 A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu, e dela saiu uma voz, que disse: "Este é o meu Filho amado. Ouçam-no! " 8 Repentinamente, quando olharam ao redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus. 9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos.10 Eles guardaram o assunto apenas entre si, discutindo o que significaria "ressuscitar dos mortos".

Introdução e Contextualização:

A Transfiguração de Jesus é um dos acontecimentos mais intrigantes e menos entendido pelas pessoas. Cristãos não entendem o motivo e os espíritas usam essa passagem na tentativa de validar reencarnação e contato com os mortos. O que fazer? A resposta, estudar profundamente essa passagem!

Essa é uma cena principal no evangelho de Marcos, visto que fica quase no meio do livro, entre a primeira proclamação de Deus sobre Jesus (1:11) e a declaração do centurião gentio (15:39). Seria bom se tivéssemos mais detalhes do ocorrido, mas agradou ao Senhor nos dar o que temos (e nada mais) sobre esse acontecimento. Então nos alegremos e nos fartemos com o que temos sobre esse relato!

Contexto:

Após a importantíssima declaração de Pedro que Jesus é o Messias, Jesus passa a ensinar 4 coisas muito importantes:

1) O Messias deve sofrer, morrer e ressuscitar (vs.31-33) – algo bem diferente do que eles esperavam do Cristo.

2) Os seguidores do Messias precisam negar suas vontades e também irão sofrer (v.34).

3) O porquê de sofrer por Cristo (vs.35-37) – pois é o único modo de ter a vida eterna. Ele comprou a alma dos seus e dará a eternidade para aqueles que O seguirem!

4) Aqueles que se envergonharem dessas promessas duras, Jesus os rejeitará no Grande Dia (v.38)

É após esse choque – de que deve haver sofrimento – que Jesus revela um pouco da sua glória para alguns dos seus discípulos. Foi como se Jesus estivesse dizendo, “haverá dor, sofrimento e morte – mas olha aqui, depois disto tudo tem a glória!”.

Os discípulos queriam a glória e não a cruz, queriam a exaltação e não e a rejeição, queriam o poder e não o sofrimento. Jesus mostra que não há glória sem sofrimento!

** Esse é um milagre único na história da humanidade e jamais pode ser interpretado como algo normal e cotidiano. Esse é um raro momento em que Jesus fortalece a fé desses homens através da visão. Jesus permite que esses homens vejam a sua glória - como que respondendo a pergunta que estava na mente deles, “Vale a pena seguir esse homem?” – a resposta é um milagre, a transfiguração de Jesus - eles vêem a glória de Jesus e entendem que vale à pena sim!

** Importante: esse relato tem muita semelhança com alguns acontecimento na vida de Moisés narrados em Êxodo:

A TRANSFIGURAÇÃO

ÊXODO

ESTÃO NO MONTE (V.2)

MONTE (EX.24:12)

6 DIAS (V.2)

6 DIAS (EX. 24:16)

3 COMPANHEIROS (V.2)

3 COMPANHEIROS (24:9)

BRILHO DAS ROUPAS E FACE TRANSFIGURADA

BRILHO NA FACE DE MOISÉS (34:29-35)

CONTRUÇÃO DE TENDAS (V.5)

CONSTRUÇÃO DE TENDAS (34:30)

NUVEM (V.7)

NUVEM (24:16)

* É muito provável que Jesus estivesse querendo lembrá-los do primeiro êxodo e mostrar-lhes que um novo êxodo estava para ocorrer!

Divisão do Estudo: (divisão extraída de Steve Lawson – pregação em Marcos 9:1-8)

I – a promessa da glória (v.1)

II – a presença da glória (vs.2-3)

iii – os profetas da glória (v.4)

iv – o propósito da glória (vs.5-8)

I – a promessa da glória (v.1)

v.1 E lhes disse: "Garanto-lhes que alguns dos que aqui estão de modo nenhum experimentarão a morte, antes de verem o Reino de Deus vindo com poder".

Geralmente há 5 tipos de interpretação para essa promessa:

1 – Jesus se refere a Pentecoste.

2 – Refere-se à destruição de Jerusalém em 70 d.C.

3 – Refere-se a 2°Vinda de Jesus (parousia).

4 – Refere-se à ressurreição e ascensão de Jesus após sua morte. **

5 – Essa promessa se refere à Transfiguração.**

Outras interpretações:

· Crescimento da Igreja

· Cortina do Templo se rasgando

Muito difícil identificar um único acontecimento – pois tudo isso faz parte vinda do Reino de Deus com poder – como o grão de mostarda, o Reino de Deus cresceria e alguns deles veriam muitas dessas coisas. Mas pelo contexto imediato a interpretação mais natural seria a Transfiguração.

“Independente de qual seja o cumprimento preciso desta profecia – o propósito dessa promessa é trazer ânimo e segurança a esses homens após uma projeção tão pessimista e realista de Jesus (8:31-38)... O poder está com Deus e não com aqueles que podem ameaçar nossas vidas, seguir a Jesus é compartilhar da gloriosa vitória de Deus” (R.T. France, The New International Greek Testament Commentary, pg. 346).

Alguns acreditam que essas palavras não são para confortar e sim para assustar ainda mais, “entre os que estão presente aqui, há alguns covardes que jamais estariam dispostos a morrer antes do fim da era, esses evitam perigos e por isso talvez estarão vivos para ver o Grande dia chegar!”.

Acredito que devido ao contexto, Jesus esteja querendo confortar um pouco esses homens.

* Jesus simplesmente promete que alguns dos seus discípulos veriam o Reino de Deus sendo manifestado de forma diferente.

II – a presença da glória (vs.2-3)

2Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um alto monte, onde ficaram a sós. Ali ele foi transfigurado diante deles. 3 Suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las.

6 DIAS DEPOIS” --- Lucas 9:28 – “Quase oito dias depois”. Simples de resolver esse problema, Lucas conta o dia da promessa e o dia cumprimento, enquanto Marcos só conta os dias entre a promessa e o cumprimento.

* Como vimos também Marcos usa o número 6 para fazer um paralelo com Moisés.

TOMOU CONSIGO PEDRO, TIAGO E JOÃO” --- Por que esses 3? Não sabemos! Algumas possíveis razões:

A) 3 testemunhas = Deut. 17:6 - Pelo depoimento de duas ou três testemunhas tal pessoa poderá ser morta, mas ninguém será morto pelo depoimento de uma única testemunha.; I Tim. 5:19 - Não aceite acusação contra um presbítero, se não for apoiada por duas ou três testemunhas.;

B) Esses 3 homens se tornariam os líderes principais da igreja primitiva, por isso era necessário que eles tivessem visto algo de tamanha profundidade. Essa visão encorajou-os a perseverarem na fé em meio as grandes tribulações (At. 3:1, 11; 4:1-3; 12:1-5). Tiago foi assassinado, Pedro decapitado, João ficou preso – esse ocorrido alicerçou ainda mais a fé desses homens!

C) Soberana escolha de Deus – Ele escolhe quem Ele quer!

SUBIRAM A UM ALTO MONTE” --- provavelmente seja o Monte Meron ou Hérmom.

Lucas nos relata que eles subiram para orar.

A TRANSFIGURAÇÃO:

Ali ele foi transfigurado diante deles. 3 Suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las

ALI ELE FOI TRANSFIGURADO” --- O autor não explica e nem fala mais nada! J

TRANSFIGURADO = μεταμορφόω = mudança na forma. metamorfose

Trans – mudança figurado – figura, forma

Lucas 9:29 diz, “Enquanto orava, a aparência de seu rosto se transformou, e suas roupas ficaram alvas e resplandecentes como o brilho de um relâmpago”.

O exterior dEle foi mudado! A glória interna dEle foi revelada no exterior!

A glória de Jesus que foi escondida na forma humana e de escravo sofredor agora é revelada!

** Ele sempre teve essa glória, ela é apenas revelada exteriormente no corpo de Jesus! Jo.17:5 - E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse..

II Cor. 4:6 - Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Esse versículo é realidade na Transfiguração!

Heb.1:1-3 – Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa.

SUAS ROUPAS SE TORNARAM BRANCAS” --- As vestes brancas refletem a santidade, a pureza e como conseqüência a glória de Jesus.

BRANCO = SANTIDADE = GLÓRIA (Dan.7:9 - Enquanto eu olhava, "tronos foram postos no lugar, e um ancião se assentou. Sua veste era branca como a neve ; Sl. 104:1-2 - Bendiga ao Senhor a minha alma! Ó Senhor, meu Deus, tu és tão grandioso! Estás vestido de majestade e esplendor! Envolto de luz como numa veste, ele estende os céus como uma tenda)

*** Agora imagine a cena – Jesus chama esses três homens para subir o monte para orar, ao chegar lá os três dormem (Lc. 9:32) - (talvez devido a depressiva revelação de sofrimento e morte). De repente eles são acordados com essa impressionante luz branca e uma conversa.

E quem eles vêem conversando com Jesus?

III – os profetas da glória (v.4)

4 E apareceram diante deles Elias e Moisés, os quais conversavam com Jesus.

APOLOGÉTICA:

Queridos isso não é reencarnação espírita. Isso é um milagre de Deus em providenciar e permitir que esses homens do passado conversem com o Deus encarnado.

Diferente do espiritismo, nessa ocasião há corpos físicos e vozes audíveis – todos ali escutaram a conversa. No espiritismo geralmente o médium é quem ouve e mais ninguém.

O único a conversar com Elias e Moisés é Jesus – o Deus dos vivos (Lc.20:38 -Ele não é Deus de mortos, mas de vivos, pois para ele todos (os justificados pela fé) vivem)

· Isso não foi uma seção espírita – foi um momento para revelar a glória de Jesus após a promessa de sofrimento.

· Jesus conversa com Elias e Moisés depois de seu corpo ser transfigurado – Jesus, Moisés e Elias estavam todos glorificados, por isso só eles conversam.

· Os discípulos não conversam com Elias e Moisés.

· Esse momento fortaleceu a fé desses homens que Jesus Cristo era o Deus encarnado, diferente do que acredita o Espiritismo// Elias não morreu// Deus manda eles ouvirem Jesus e não os mortos// Jesus ordena silencio até sua ressurreição.

** INTERESSANTE – Os discípulos nunca tinham visto Elias e nem Moisés, e mesmo assim eles os reconheceram. Jesus na estrada de Emaús não foi reconhecido pelos seus discípulos. Conclusão: é Deus quem revelou e revela essas coisas. Lc. 24:31 - Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles.. Soberania de Deus em revelar o que Ele quer para quem Ele quer.

Elias e Moisés” --- Por que não Davi, Josué, Abraão?

Algumas razões para serem esses 2 homens;

1) Elias = representa os Profetas --- Guardava da Lei

Moisés = representa a Lei --- Deu a Lei

A Bíblia era dividida entre Lei e os Profetas ---- sendo assim, essa aparição mostra que as Escrituras realmente falavam e apontavam para esse Jesus como o cumprimento final!

**Juntamente você tem duas testemunhas (Deut.17:6)! E que melhor testemunha que Moisés o maior líder que a nação de Israel já teve?!

2) Na cultura judaica esses dois homens eram símbolos escatológicos. Isso é, a presença deles era sinal da era messiânica (Deut. 18:15,18 - O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.18Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar; Malaquias 4:4-5 -Lembrem-se da lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhe dei em Horebe para todo o povo de Israel. Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor. 4 Esdras 6:25-26, fala da vinda de Elias nos últimos dias; de acordo com um Midrash rabínico, Deus prometeu a Moisés, “na era que vier quando eu enviar Elias, o profeta, para eles, vocês dois virão juntos” (Zondervan Illustrated Bible Commentary, pg. 258 – Commentary in Mark ).

Então a presença desses dois símbolos mostrava que a tão esperada era de restauração de Israel havia sido inaugurada.

3) Elias e Enoque são as únicas pessoas na Bíblia a não terem experimentado a morte física.

Elias foi transladado – II Re. 2:11 - De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo, que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho.

* Tradição judaica crê que Moisés também não havia morrido (A Assunção ou Testamento de Moisés) - visto que ninguém sabia onde Moisés havia sido enterrado Deut. 34:5-6 - Moisés, o servo do Senhor, morreu ali em Moabe, como o Senhor dissera. Ele o sepultou em Moabe, no vale que fica diante de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe onde está o seu túmulo.

** Esses homens apontavam para a vitória sobre a morte que Jesus traria. Ao invés de ser transladado, Jesus morre para vencer a morte!

4) Elias e Moisés foram líderes fiéis que sofreram muito e foram rejeitados. A presença desses dois líderes mostra que o caminho de Jesus será o mesmo – desprezo e sofrimento (At. 7:35-44; I Re. 19:14).

5) Os milagres de Moisés e Elias apontavam para os milagres de Jesus.

MOISES

ELIAS

CONFRONTOU FARAO (EX.5:1)

CONFRONTOU ACABE (I RE.17:1)

FOGE PARA O DESERTO PARA SALVAR A

VIDA (EX.2:15)

FOGE PARA O DESERTO PARA SALVAR A

VIDA (I RE.19:3)

MILAGROSAMENTE ALIMENTADO (16:8,12)

MILAGROSAMENTE ALIMENTADO (17:6)

AJUNTOU ISRAEL NO MT. SINAI (19:17)

AJUNTOU ISRAEL NO MT. CARMELO (18:19)

COMBATEU MAGICOS DO FARAO (7-8)

COMBATEU PROFETAS DE BA’AL (18:20-40)

ABRIU O MAR VERMELHO

ABRIU O RIO JORDAO

TEVE UM SUCESSOR MUITO SEMELHANTE

TEVE UM SUCESSOR MUITO SEMELHANTE

MORREU MISTERIOSAMENTE

FOI MISTERIOSAMENTE LEVADO

** Jesus mostra ser a continuação, e mais do que isso – o cumprimento do plano de Deus para a salvação do seu povo!

· A presença destes homens (a Lei e os Profetas) mostra que realmente era necessário (grego δεῖ -- implica uma obrigação - necessidade. O sofrimento era plano de Deus! Significa que isso já foi profetizado por Deus) que o Filho do Homem sofresse.

CONVERSAVAM COM JESUS” --- Sobre o que? O que eles estavam falando?

Lucas 9:31 - Apareceram em glorioso esplendor, e falavam sobre a partida de Jesus, que estava para se cumprir em Jerusalém..

“A partida” – grego ἔλεγον τὴν ἔξοδον αὐτοῦ - ξοδος – eles conversavam sobre o ÊXODO de Jesus.

Os dois grandes heróis da fé, os dois tão esperados inauguradores da era Messiânica – conversando sobre o SOFRIMENTO, MORTE de Jesus!

Eles não estavam falando sobre glória, poder, status, honra, riqueza, benção – mas sobre sofrimento, morte e rejeição!

Moisés liderou um êxodo natural – o povo saiu de uma escravidão física.

Jesus liderou um êxodo espiritual – a libertação da escravidão da morte e do pecado!

Isaias havia profetizado esse novo e maior êxodo – Isa. 11:11-16 – 15O Senhor fará secar o golfo do mar do Egito; com um forte vento varrerá com a mão o Eufrates, e o dividirá em sete riachos, para que se possa atravessá-lo de sandálias.16Haverá uma estrada para o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, como houve para Israel quando saiu do Egito.; 40-55; Jer. 23:7-8.

Jesus é o novo e maior líder de um melhor e mais profundo Êxodo – a libertação das nossas almas da escravidão da rebeldia, morte e pecado Heb. 3:3 - Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés.

Iv – o propósito da glória (vs.5-8)

5 Então Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias". 6 Ele não sabia o que dizer, pois estavam apavorados. 7 A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu, e dela saiu uma voz, que disse: "Este é o meu Filho amado. Ouçam-no! " 8 Repentinamente, quando olharam ao redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus.

V.5 – Pedro acorda assustado do sono, vê algo espetacular e decide que ele precisa falar e fazer algo.

MESTRE, É BOM ESTARMOS AQUI” --- Após aquelas tristes declarações de Jesus de que eles iriam sofrer e morrer, com certeza é MUITO BOM estar presente na glória de Jesus!

FAÇAMOS TRÊS TENDAS” --- A palavra que Pedro usa é a palavra skene usada na LXX para o tabernáculo – lugar de adoração no deserto. Também usada para as tendas da Festa dos Tabernáculos.

* A razão mais provável para Pedro querer construir esses tabernáculos é para que esse tempo seje prolongado!

A glória está aqui! Vamos ficar aqui – eu e os dois vamos lá embaixo pegar as tendas, reunir as pessoas – esquece esse papo de morte e sofrimento. Vamos ficar aqui mesmo!”

V.6 – “Ele não sabia o que dizer, pois estavam apavorados.” --- Aqui vai uma dica, se você não sabe o que dizer, se você não o que dizer – fique quieto!

** Jesus já havia mandado Pedro calar a boca e ele ainda não tinha aprendido!

Lembre dos amigos de Jó – fique quieto se você não sabe o que dizer.

** Devido ao grande temor, alguns teólogos acreditam que o versículo 5 seja uma pergunta, “Mestre, é bom estarmos aqui sem tabernáculos para proteger essa glória?”.

v.7 – “A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu” --- A nuvem representa a presença de Deus no meio do seu povo.

Teofanias eram ocorridas com a presença de nuvem – Ex. 13:21-22 - Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho,; 24:15-16 - Quando Moisés subiu, a nuvem cobriu o monte, e a glória do Senhor permaneceu sobre o monte Sinai. Durante seis dias a nuvem cobriu o monte. No sétimo dia o Senhor chamou Moisés do interior da nuvem. ; I Re. 8:10-11 Quando os sacerdotes se retiraram do Lugar Santo, uma nuvem encheu o templo do Senhor.. pois a glória do Senhor encheu o seu templo. -

** Essa nuvem representa a presença de Deus no meio deles. Deus Pai chegou como a terceira testemunha!

e dela saiu uma voz, que disse: "Este é o meu Filho amado. Ouçam-no!” – Como que dizendo, “Pedro cala a boca! Fica quieto e escute o meu Filho!”

* Ouvir o que? Sobre a morte que deve preceder a glória!

Deut. 18:15-19 - O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no...18 Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar.19 Se alguém não ouvir as minhas palavras, que o profeta falará em meu nome, eu mesmo lhe pedirei contas.

Visto que esses discípulos não estavam presentes no batismo, agora chegou à vez deles ouvirem a voz do Pai testemunhando a respeito do Filho!

** Escute meu Filho, pois quem não escutar sofrerá as conseqüências!

v.8 – “Repentinamente, quando olharam ao redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus” –

Acabou esse tempo tão gostoso! Agora é hora de pegar a estrada a caminho de Jerusalém onde haverá mais rejeição, sofrimento e morte!

Jesus fortaleceu a fé desses homens, agora é hora de caminhar o caminho da cruz para que haja a glória!

· Com Moisés a face dele continuou brilhando, com Jesus tudo cessa. A transformação está ocorrendo no interior desses homens e não mais na face de Jesus.

Esse tempo no monte ao lado de Jesus impactou profundamente a vida desses homens.

Eles viram a glória de Jesus e isso fortaleceu a fé deles para morrerem por Cristo.

* Não só fortaleceu a fé deles como também transformou totalmente a vida desses discípulos!

II Pedro 1:15 -19 - Eu me empenharei para que, também depois da minha partida, vocês sejam sempre capazes de lembrar-se destas coisas. De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: "Este é o meu filho amado, em quem me agrado". Nós mesmos ouvimos essa voz vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo. Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações..

João 1:14 - Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

I João 1:1 - O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.4 Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa..

* O propósito de tudo isso foi mostrar a esses homens a glória de Jesus e ao mostrar a glória de Cristo deveria ocorrer a transformação dos discípulos – mudança de mente, coração e ações!

Assim também deve ocorrer com nós – a experiência dos discípulos deve ser ocorrer constantemente em nós!

II Cor. 3:18 - E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito..

Romanos 12:1-2 - Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus..

Conclusão:

1) A transfiguração serviu para encorajar os discípulos em meio aos sofrimentos vindouros.

2) A presença de Elias e Moisés servem para confirmar - testemunhar a necessidade do sofrimento de Jesus.

3) A transfiguração de Jesus afetou a vida de Pedro, Tiago e João eternamente. Eles foram transformados.

4) Nós somos chamados a refletir nesse ocorrido, olhar a glória de Cristo através do Evangelho e sermos transformados diariamente.

5) Que essa história gere frutos de perseverança em nós em meio aos sofrimentos, sabendo que há uma glória vindoura!

Um comentário:

  1. Querido Guga,
    Graça e Paz.

    Esta passagem é uma das mais lindas quando se refere ao Senhor Jesus. Para Ele também, além dos discípulos, deve ter sido um tempo de grande refrigério e grande conforto frente à tudo pelo que Ele iria passar.

    Gostei muito do paralelo feito com os acontecimentos vividos por Moisés e Elias. Nunca havia pensado assim.

    É seguramente uma das mais lindas descrições da grandeza e da divindade de Cristo. Gostaria de ter tido o privilégio de ouvi-lo junto aos irmãos da igreja.

    Um forte abraço,

    ResponderExcluir