sexta-feira, 19 de novembro de 2010

VERGONHA DO EVANGELHO?

Conhecendo Jesus / Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: VERGONHA DO EVANGELHO?

Marcos 8:38 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos".

Introdução e Contextualização:

Do que você se envergonha?

Do seu corpo (nariz, orelha, perna...)?

Do seu emprego?

Do seu carro?

Das suas roupas?

Dos seus familiares?

Do seu bairro?

· Você se envergonha quando não está parecido com o modo de viver das pessoas: estilo, roupa, $?

· Você sente vergonha de falar de Jesus? Você procura usar a palavra “Deus” ao invés de “Jesus”?

· Você tem vergonha de corrigir uma pessoa que diz que, “todos os caminhos, todas as religiões levam a Deus”?

· Quando foi a ultima vez que você se sentiu envergonhado de si mesmo – dos seus pecados, da sua incredulidade, da sua falta de santidade?

*** A nossa sociedade tenta de todos os modos acabar com a vergonha. As ações mais perversas e mais imorais são demonstradas como normal. O adultério é visto como a coisa mais normal, a promiscuidade – o sexo antes do casamento é tido como sagrado, os relacionamentos homossexuais são declarados bons, a pedofilia logo será normal assim como a bestialidade, a cobiça está nas propagandas de forma atraente.

* As roupas estão cada vez mais curtas, os decotes cada vez mostram mais, as pessoas que deveriam ter vergonha são consideradas “estrelas” ( ex. Geisy Arruda).

Como que pessoas que não sentem vergonha de nada vão se arrepender e se envergonharem do estilo de vida e aceitarem o evangelho?

* O pior - pessoas que se dizem cristãs são pegas roubando e extorquindo dinheiro e ao invés da vergonha vemos orgulho.

Filip. 3:18-19 - 18Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.19 Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.

Eles são inimigos de Jesus, pois: 1) o deus deles é o estomago – lembrem-se que para seguir a Jesus o primeiro requerimento é negar a si mesmo. Essas pessoas têm as próprias vontades como deus; 2) eles se orgulham daquilo que deveriam se envergonhar.

Vemos que muitos desses grandes “líderes” evangélicos são na verdade inimigos da cruz – eles roubam dinheiro e bens materiais das pessoas, constroem mansões, templos que valem milhões e milhões, sonegam impostos, são pegos mentindo – tudo para satisfazerem as próprias vontades – e o pior eles não têm vergonha alguma! Eles sentem orgulho, falam com orgulho do que na verdade era para ser vergonhoso e humilhante!

*** Existe uma vergonha na qual sem ela ninguém pode se achegar a Jesus - a vergonha dos seus pecados e da sua rebeldia contra o Senhor.

*** Existe uma vergonha da qual ninguém poderá se achegar a Jesus – a vergonha dEle e de suas Palavras.

Contexto:

Após a importantíssima declaração de Pedro que Jesus é o Messias, Jesus passa a ensinar 3 coisas muito importantes:

1) O Messias deve sofrer, morrer e ressuscitar (vs.31-33).

2) Os seguidores do Messias precisam negar suas vontades e também irão sofrer (v.34).

3) O porque de sofrer por Cristo (vs.35-37) – pois é o único modo de ter a vida eterna. Ele comprou a alma dos seus e dará a eternidade para aqueles que O seguirem!

Com esse contexto fica mais fácil de entender as duras palavras do versículo 38. É muito fácil as pessoas sentirem vergonha de um caminho tão duro e tão exclusivista. É muito fácil termos vergonha dessas verdades ditas por Jesus nos versículos 31-37.

Divisão do Estudo:

I – porque se envergonhar de jesus (v.38 a)

II – porque não se envergonhar de jesus

I – porque se envergonhar do evangelho e de cristo (v.38 a)

v.38 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos".

Como foi dito anteriormente a posição estrutural dessa declaração é de extrema importância. Jesus havia acabado de declarar 3 coisas muito importantes:

1) Que Ele, o Messias, iria sofrer, morrer e ressuscitar de acordo com as Escrituras (vs.31-33)

2) Que aqueles que o seguissem deveriam negar todas as vontades próprias e estar dispostos a sofrerem, serem humilhados e até mesmo morrerem por Jesus (v. 34).

3) Somente esse estilo de vida – de perder a vida por causa de Jesus e não viver para conquistar bens e mais bens materiais – é que pode trazer vida eterna, alegria eterna e evitar o inferno (vs. 35-37).

Isso é o que ninguém quer ouvir.

Imagine esses homens que largaram tudo para seguir a Jesus. Eles estavam com Jesus por mais de dois anos e agora Jesus fala que Ele vai ser rejeitado, sofrer e morrer – na mente desses homens era incabível que o Cristo sofresse. Eles queriam honra, glória e poder. Se não bastasse, Jesus diz que eles, todos que seguem esse caminho, irão sofrer e alguns morrer. E a razão disto tudo é para que eles tenham a vida eterna.

Jesus sabia que seria fácil para eles sentirem vergonha de tamanho “absurdo”. A sociedade, a cultura e a religião da época impunham algo totalmente contrário a essas verdades proclamadas por Jesus.

Nas sinagogas pregava-se que eles deveriam ser prósperos, que Deus queria os fortes e ricos e poderosos, que se algum deles estivesse doente era devido a algum pecado, que o Cristo viria para libertá-los do poder romano e trazer prosperidade material.

* Muito parecido com hoje em dia!

Assim como naqueles dias, hoje esse evangelho é vergonhoso – e poucos pregam!

As pessoas têm muita vergonha de pregar que:

· Jesus é o único caminho para a salvação da justa ira de Deus.

· Caso você não siga a Jesus negando as suas vontades e disposto a sofrer – você vai destruir sua vida no eterno inferno.

· O caminho da cruz – sofrimento e morte – é o único caminho para seguir a Jesus, consequentemente é o único caminho para a salvação.

· Para ganhar a vida eterna você precisa, primeiramente, destruir a sua vida – aniquilar todos seus anseios e desejos.

· O sofrimento é de extrema importância na vida de um cristão.

*** Devido a essa vergonha de Jesus, o exclusivista, e do Evangelho, que demanda a destruição dos seus desejos e anseios, as igrejas ocultam a verdade do Evangelho – Jesus passou a ser um mero “mago da lâmpada” que quer fazer todas as suas vontades, Deus passou a ser igual os deuses do paganismo que desejam ofertas para abençoar as pessoas, o evangelho passou a ser algo fácil de seguir – todo artista, político consegue seguir esse evangelho. Tudo isso devido a vergonha do Evangelho e de Jesus!

Quando livros “cristãos” passam a ser queridos por um mundo que odeia Jesus (A Cabana, Vida com Propósito), quando artistas cristãos são chamados para certos programas em certos canais - Algo está errado!

I Cor. 1:18, 23 - 18Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus... 23 nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios.

As pessoas devem ocultar alguma verdade crucial do Evangelho da Cruz para fazer sucesso – pois o mundo não aceita as coisas espirituais, principalmente quando se é falado de sofrer, perder as coisas e morrer. Isso se dá pela vergonha do evangelho de Jesus!

Qualquer igreja, qualquer ministro, qualquer pessoa que não fala da exclusividade de Jesus Cristo, que não prega o dever de morrer para as próprias vontades, de sofrer por Jesus, de perder a vida por causa de Jesus, de se envergonhar e se humilhar dos pecados é por causa da vergonha dessas verdades duras!

Isso é fácil de acontecer. Precisamos estar sempre vigiando e pedindo para o Espírito Santo nos ajudar.

Sl. 119:116 - Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança.

Ao invés de nos envergonharmos de Jesus e do Evangelho somos chamados a nos envergonharmos de nós mesmos!

Somos chamados a pregar que as pessoas sintam vergonha do estilo de vida que desagrada a Deus!

Se não tivermos vergonha de nós mesmos, dos nossos pensamentos, das nossas ações que desagradam a Jesus – não passaremos a eternidade ao lado do Cordeiro.

Essa vergonha é o mesmo que arrependimento. Arrependimento é uma vergonha que te leva a outra direção.

Deus nos chama a nos envergonharmos de nós mesmo:

Jer. 8:11-12 – Eles tratam da ferida do meu povo como se ela não fosse grave. "Paz, paz", dizem, quando não há paz alguma.12 Ficaram eles envergonhados de sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha, nem mesmo sabem corar. Portanto, cairão entre os que caem; serão humilhados quando eu os castigar, declara o Senhor.

Ezeq. 43:10 – "Filho do homem, descreva o templo para a nação de Israel, para que fiquem envergonhados dos seus pecados. Que eles analisem o modelo,

Joel 1:11 - Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e sobre a cevada, porque pereceu a messe do campo.

II – porque não se envergonhar do evangelho e de cristo (v.38 b)

38 Pois se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos".

Jesus nos diz uma das conseqüências de se envergonhar dEle e de Suas palavras. Darei 3 razões porque não devemos nos envergonhar desse Evangelho e desse Jesus:

1 – Porque Jesus terá vergonha de você quando Ele voltar

Primeira coisa – Jesus voltará! Essa é o alicerce da esperança cristã a volta de Jesus Cristo.

Ele voltará para julgar todas as coisas. Voltará com salvação e adoção final para os que seguiram Ele até o fim sem se envergonharem de Suas palavras e com julgamento e ira para com os que não O seguiram e tiveram vergonha de Suas palavras.

II Tess. 1:6-8 - É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação, e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes. Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder. Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.

A imagem é de Daniel 7:13-14 – quando Jesus, o Filho do Homem, é exaltado e se assenta ao lado do Juiz Eterno.

**Você tem vergonha desse Juiz totalmente santo e justo ou dessa geração pecadora e adúltera?

Isso é assustador e terrível!

Eu terei vergonha dele!” ---- bem diferente do que sempre ouvimos, “Jesus ama todo mundo!”.

Mateus 7:22-23 - Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ "

Os covardes, tímidos não entrarão no Reino de Deus:

Apocalipse 21:8 - Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte".

Vemos que os que sentem vergonha e se intimidam – esses não herdarão o Reino de Deus.

“cristãos que sob perseguição renderam-se e com vergonha de permanecer fieis abandonaram a Jesus”

II Tim. 2:11-12 – Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará;

I João 2:28 - Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

*** Por que não se envergonhar? Para que Ele não se envergonhe de você!

Normalmente a vergonha de Jesus é demonstrada em nossas ações.

* Quando nos associamos com o mundo ao nosso redor.

* Quando as pessoas não vêem um radicalismo pela santidade e alegria do Senhor

* Quando as nossas vontades reinam em nossas vidas

* Quando vivemos para nós mesmos – sempre “eu” no centro de tudo

* Quando não falamos do Criador e aceitamos “existem muitos caminhos para deus”

* Quando você tem vergonha do sofrimento (teologia da prosperidade)

* Quando você tem vergonha do evangelho de Jesus (graça, amor, mas também sofrimento, inferno, justiça, abandono dos desejos)

*** Não queira que o Justo Juiz tenha vergonha de você no ultimo dia de julgamento!

2 – Porque esse Evangelho é o único meio de trazer salvação

Romanos 1:16-17 - Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".

Por mais diferente que seja, por mais duro, por mais exclusivista que seja esse Evangelho da Cruz e da Graça – ele é o único com poder de salvar as pessoas.

Pense duas vezes antes de se envergonhar de falar de Jesus e do Seu Evangelho – pois uma pessoa não pode ser salva se essa mensagem!

II Tim. 1:7-18 - 7Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.8 Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus,9 que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,10 sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.11 Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre12 Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia... 15 Você sabe que todos os da província da Ásia me abandonaram, inclusive Fígelo e Hermógenes.16 O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso;17 pelo contrário, quando chegou a Roma procurou-me diligentemente até me encontrar.18 Conceda-lhe o Senhor que, naquele dia, encontre misericórdia da parte do Senhor! Você sabe muito bem quantos serviços ele me prestou em Éfeso.

3 – Porque deus e jesus não têm vergonha de nós pecadores.

Isso é o Evangelho de Jesus – a GRAÇA, MISERICÓRDIA e AMOR de Deus para com nós pecadores.

Quem deveria ter vergonha era Jesus de nós.

Ele foi totalmente obediente --- nós somos desobedientes

Ele foi totalmente puro --- nós sempre caímos em pecados

Ele foi totalmente perfeito --- nós somos imperfeitos

Ele é nosso Senhor --- nós somos escravos dEle

Se alguém deveria se envergonhar de alguém esse alguém é Jesus! Ele é quem deveria se envergonhar de nós. Mas olha o que a Bíblia a fala:

Hebreus 2:11 – 9 Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.10 Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.11 Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.

Hebreus 11:16 –13 Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.14 Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.15 Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.16 Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

Conclusão:

1) O evangelho da Cruz é vergonhoso para o mundo – pois vai totalmente contra o que o mundo quer de nós – Jesus ordena a morte das nossas vontades, a disposição para sofrer por Ele, Ele ordena que nós devemos morrer para vencer, que devemos perder para ganhar, que o sofrimento é bom. Ele declara ser o único meio de salvação do homem da justa ira dEle.

Isso é realmente vergonhoso. Mas a única vergonha que Jesus aceita e demanda é a vergonha das nossas ações pecaminosas, a vergonha do nosso estilo de vida.

2) Não devemos nos envergonhar de Jesus, senão Ele se envergonhará de nós. O Juiz eterno terá vergonha daqueles que O negaram um dia.

3) Não devemos ter vergonha de Jesus e desse Evangelho tão exclusivista, pois é o único meio de trazer salvação para os pecadores.

4) Não devemos nos envergonhar de Jesus, pois Ele é quem deveria se envergonhar de nós, mas ao invés disto Ele nos chama de irmãos e irmãos e Deus – o Criador de todas as coisas – nos chama de filhos e filhas. Como eu poderia ter vergonha de tamanha graça, compaixão e misericórdia?!

Um comentário: