segunda-feira, 22 de novembro de 2010

UMA BREVE REVISÃO DE MARCOS 1-8

Conhecendo Jesus / Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: UMA BREVE REVISÃO DE MARCOS 1-8

Introdução e Contextualização:

Meu objetivo com essa revisão é lembrarmos porque temos estudado esse evangelho de Marcos de forma tão profunda. Quero através dessa revisão trazer de volta aos nossos corações e mentes as realidades do nosso Senhor e Salvador.

Chegamos ao capitulo nove deste livro e a partir daqui há uma mudança drástica no ministério de Jesus. Agora Jesus começou e continuará a falar abertamente de sua morte. Agora começa também sua marcha para Jerusalém onde Ele sofrerá muito, será desprezado pelos líderes, crucificado e ressuscitará (8:31). Então antes de partimos de vez para Jerusalém com Marcos vamos olhar para trás e ver quais os pontos mais importantes já revelados sobre Jesus.

O LIVRO DE MARCOS:

I - AUTOR:

Marcos – Qual Marcos?

** Atos 12:12 – Família de boas condições financeiras.

* “Maria mãe de João” – provavelmente ela era viúva, ou o marido não havia se convertido.

* “João, também chamado Marcos” – Lucas introduz um personagem de muita importância para a historia da igreja.

João Marcos --- João (hebraico) e Marcos (romano)

Atos 12:25 – ele começa a ministrar com Paulo e Barnabé.

Atos 13:13 – João Marcos abandona - deserta seu serviço!

Por que ele desertou o serviço:

a) Saudades de casa?

b) Dificuldade em ministrar em culturas estranhas?

c) Esta com medo dos perigos que passavam?

d) Estava doente?

** Importante ressaltar que havia muitos perigos naquelas viagens – perigos das viagens e perseguições. Serial normal certo temor na parte de uma pessoa.

Atos 15:36-40 – O Desentendimento entre Paulo e Barnabé!

V. 38 – “Mas Paulo não achava prudente levá-lo, pois ele, abandonando-os na Panfília, não permanecera com eles no trabalho.”

Paulo não esqueceu da fraqueza e covardia de Marcos!

O temor de Marcos causou uma quebra no relacionamento dele com Paulo, e de Paulo com Barnabé.

** Barnabé que significa Filho do Encorajamento, decide ficar com seu primo (Col. 4:10 - Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no.)

· Mais ou menos 10 anos depois, João Marcos aparece novamente, mas agora como amigo de Paulo - Col. 4:10 - Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no.

Filemon 24- Epafras, meu companheiro de prisão por causa de Cristo Jesus, envia-lhe saudações, 24 assim como também Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.

II Tim. 4:11 - Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.

Impressionante, não! O que Aconteceu nesses 10 anos?

De Covarde a Cooperador do Evangelho!?

I Pedro 5:13 - Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus. 13 Aquela que está em Babilônia, também eleita, envia-lhes saudações, e também Marcos, meu filho.

Barnabé ficou com Marcos para encorajá-lo e ele acabou se tornando “filho” de Pedro!

II - DATA e OCASIÃO:

Por volta dos anos 50 d.C. – enquanto Pedro ainda estava vivo em Roma

Sendo o 1° Evangelho a ser escrito – 90% de Marcos é encontrado em Mateus e Lucas

Marcos

clip_image001clip_image002

Mateus Lucas

clip_image003clip_image004clip_image005clip_image006 Marcos Q (quelle-fonte)

Mateus Lucas

SINOPTICOS

Juntos Visto

Mateus usa Marcos Lucas usa Marcos

clip_image004[1]MATEUS ------------ MARCOS ---------- LUCAS

Liga o AT com o NT

Pessoas, provavelmente em algum lugar de Roma (ou outro lugar fora da Palestina), precisando saber quem era realmente Jesus e por que de tanto sofrimento.

Destinatário da Obra (para quem foi enviada primeiramente):

Algum Lugar Fora da Palestina:

1) Uso de latim (12:42; 15:16);2) Explica os conceitos hebraicos e traduz palavras do aramaico; 3) Menciona Simão de Cirene – pai de Rufo (mencionado em Romanos 16:1) -- Mc. 15:21- Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz; 4) I Pedro 5:13 – Marcos estava em Roma; 5) Fala muito de perseguição e sofrimento – em Roma os cristãos foram muito perseguidos

III – POR QUE ESTUDAR O EVANGELHO DE MARCOS:

1 – A razão primária por começarmos nossa igreja estudando e proclamando o Evangelho de Marcos é devido a grande necessidade dos cristãos conhecerem verdadeiramente quem foi e quem é Jesus. Como podemos nos chamar cristãos quando na verdade não conhecemos o Cristo? Como podemos chamá-Lo de Senhor se não sabemos o que Ele pediu e pede de nós?

2 – Muitos Jesus têm sido pregado hoje em dia: Jesus, o Curandeiro; Jesus, o Grande Líder; Jesus, o Profeta e Mestre; Jesus, a Chave para Cumprir seus Desejos; Jesus, o mago da Lâmpada que vai te fazer rico; Jesus, o Socialista e muitos outros.

Precisamos olhar para a Bíblia e ver como Jesus se comportava, como pregava, o que pregava para que não caiamos em heresias e nos desapontemos mais tarde.

Adaptando o titulo do livro de John MacArthur, precisamos do “Evangelho Segundo Jesus Cristo” e não de acordo com Kardec, Edir Macedo, Estevam, Silas Malafaia...

3 – O Evangelho de Marcos fala muito sobre discipulado. Como devemos nos comportar para seguir Jesus!

CAPÍTULO 1:

1 – O cabeçalho do Livro:

V.1 – Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Aqui podemos observar 3 coisas muito importante:

A) O QUE É O EVANGELHO ---- Tanto para romanos como para judeus a palavra tinha um significado de boas noticias sobre vitórias em guerras, libertação, chegada de um príncipe.

EVANGELHO = é a boa notícia de que através da vida, morte e ressurreição de Jesus o homem pode obter a salvação tão esperada! Uma salvação não necessariamente política e econômica, mas salvação da condenação eterna, salvação das correntes do pecado e salvação da morte!

B) ONDE COMEÇA O EVANGELHO --- Marcos nos mostra que essas Boas Novas começam no Antigo Testamento. Marcos quer mostrar a seus leitores que esse Evangelho não havia sido criado naqueles dias – há centenas e milhares de anos antes, Deus já havia falado dessa Boa Notícia!

Contextualmente Marcos quer mostrar que Isaias já havia falado desse Evangelho, e que para ele começar com a profecia de Isaias e a vinda de João Batista já seria o suficiente! Sabemos que a primeira proclamação do Evangelho foi no Jd. do Éden (Gen. 3:15). Marcos tem um foco muito grande em Isaias – o Novo Êxodo profetizado pelo profeta.

C) SOBRE QUEM É O EVANGELHO --- JESUS = Josué em hebraico – Yahweh (Senhor) Salva! CRISTO = Não é o sobrenome, mas o título real que Ele recebe. O verbo “Chrio” significa “espalhar”, “esfregar”. Corresponde ao Messias no hebraico = UNGIDO! As Boas Novas são sobre Jesus, o Rei/Cristo – o tão esperado Messias do Antigo Testamento chegou! FILHO DE DEUS = esse título dado Marcos relata o papel e a identidade divina de Jesus. PARA OS ROMANOS = Cesar Augusto foi o primeiro Imperador a ser considerado Filho de Deus (divi filius). A partir de então os imperadores passaram a ser considerados Filhos de Deus. PARA OS JUDEUS = a nação de Israel era considerada “Filho de Deus” (Ex. 4:22-23; Os. 11:1).

Jesus – o nome da pessoa

Cristo – a função: rei – servo

Filho de Deus – a identidade divina

2 – O BATISMO DE JESUS: Vs. 9-13

· No Batismo os discípulos não estão presentes!

· No Batismo Deus coroa e ungi o Rei Jesus publicamente

· Ali Jesus recebe o Espírito Santo – a humanidade de Jesus é cheia com a presença do Espírito.

· Jesus é batizado para cumprir toda justiça – ele não foi batizado para agradar a mãe e nem por pecado algum, mas para que nós possamos ser justificados (Mt.3:13-17).

**** O Restante do capitulo revela a supremacia de Jesus em relação ao ensino dos líderes religiosos, a supremacia de Jesus sobre demônios e sobre doenças – além de revelar a profunda compaixão de Jesus!

CAPÍTLO 2:

Já começando em 1:40 temos uma série de escândalos trazidos por Jesus. Escândalos esses pois era inadmissível para os judeus um rabino estar entre os doentes e pecadores!

1 – O ESCÂNDALO DO PERDÃO (2:1-12) – Aqui Jesus começa a se auto denominar Deus. Diferente de qualquer líder religioso – Jesus tem o poder de declarar o perdão sobre a vida de um paralítico. Isso gera grande confusão e Jesus é acusado de blasfêmia. *** O perdão é o maior e mais distinto beneficio do cristianismo. Outras religiões criam reencarnações, ascetismo, auto-flagelação – mas o cristianismo concede perdão através de Jesus!

2 – O ESCÂNDALO DA GRAÇA (2:13-17) – Nesta história Jesus escandaliza a todos ao chamar um coletor de impostos para ser seu discípulo. Coletores de impostos eram totalmente desprezados e rejeitados. Jesus demonstra graça ao chamar o pior dos piores para estar com Ele. Levi (Mateus) nos mostra qual deve ser a resposta nossa para com a graça de Deus: arrependimento e abandono de tudo para seguir Jesus. A soberania de Deus em chamar os pecadores, independente de coisas boas feitas (soberania de Deus na salvação). Sola Gratia!

3 – O ESCÂNDALO DO JEJUM (2:18-22) --- Os judeus ficam escandalizados ao verem que os discípulos de Jesus não jejuavam religiosamente como os outros faziam. Vimos que no Antigo Testamento havia apenas um jejum obrigatório, o jejum realizado no Dia da Expiação. Todos os demais eram criados por homens. Jesus fala para eles que Ele é o noivo – cumprindo o papel de Deus no A.T. de noivo de Israel (Os. 2:14-10; Isa. 54:4-8). O tempo é de festa e não lamento.

Depois Jesus afirma que Ele não é um pedaço de remendo para o trapo que se encontrava o judaísmo.

A ultima metáfora é do vinho – Jesus não pode ser acomodado dentro de uma outra religião – Ele é exclusivo! A alegria dEle não pode ser colocada dentro das tristes religiões!

4 – O ESCÂNDALO DO SÁBADO (2:23-3:12) --- Mais uma vez Jesus escandaliza as pessoas ao “quebrar” as leis do sábado. Na verdade Jesus havia quebrado as leis dos homens e isso é o que enlouqueceu os líderes religiosos. Jesus responde de forma humilhante:

a) Vocês Nunca Leram? (2:25) Os líderes religiosos!

b) O que é permitido fazer o bem ou o mal? (3:4)

c) Eu sou o Senhor do Sábado (2:28) – titulo dado a Deus (Ex. 16:25; 20:10)

Jesus se mostra alguém bem diferente do Jesus pregado hoje em dia. Totalmente exclusivista, cheio de graça e julgava o sistema religioso da sua época escandalizando as pessoas!

CAPÍTLO 3:

A BLASFÊMIA DO ESPÍRITO SANTO Vs. 20-30

Essa história mostra dois tipos de acusações contra Jesus:

1) A família dEle O acusa de estar louco (3:21)

2) Os líderes de Jerusalém O acusam de estar possesso por demônios (3:22)

Com esse contexto Jesus proclama o PECADO IMPERDOÁVEL – A blasfêmia do Espírito Santo. Isto é, a pessoa viu Jesus operando, viu o poder, o amor e a graça de Jesus e ao invés de reconhecê-Lo como Senhor e Salvador a pessoa nega que Ele é realmente o Deus encarnado (vs.29-30).

Isaias 63:7-10 - As benignidades do SENHOR mencionarei, e os muitos louvores do SENHOR, conforme tudo quanto o SENHOR nos concedeu; e grande bondade para com a casa de Israel, que usou com eles segundo as suas misericórdias, e segundo a multidão das suas benignidades. 8 Porque dizia: Certamente eles são meu povo, filhos que não mentirão; assim ele se fez o seu Salvador. 9 Em toda a angústia deles ele foi angustiado, e o anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor, e pela sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade. 10 Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.

** Preste atenção no contexto de Isaias e no contexto de Marcos 3 – nos dois casos o senhor se revela bom, misericordioso e amoroso, mas o povo se torna rebelde e contristem o Espírito de Santo, e esse se torna seus inimigos!

SOBRE ESTE PECADO:

1) Ele existe e é julgado por Deus

2) Somente Deus sabe quem cometeu e quem não tem mais volta

3) Um cristão genuíno nunca cometeu e nem cometerá esse pecado!

CAPÍTLO 4:

1 - AS PARÁBOLAS DE JESUS

Após Jesus se revelar como Deus – demonstrando poder, graça e compaixão – as resposta para com Ele são as mais variáveis:

a) Alguns aceitam e O seguem verdadeiramente.

b) Outros só querem ver o espetáculo – gostam no momento.

c) Outros rejeitam por completo.

Essa Parábola do Solos revela o porque destas variadas respostas.

** As parábolas não são historinhas simples de serem entendidas. Elas passam a ser a arma de guerra de Jesus! Ele passa a ensinar tudo por parábolas para que as pessoas não entendam:

4:10-12 -10 Quando ele ficou sozinho, os Doze e os outros que estavam ao seu redor lhe fizeram perguntas acerca das parábolas. 11 Ele lhes disse: “A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas, 12 a fim de que, “ ‘ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’”

Vemos que Jesus escolheu alguns para revelar e os outros continuaram cegos!

2 – JESUS ACALMA A TEMPESTADE vs. 35-41

Nessa história 3 perguntas são feitas:

1) A QUESTÃO DA EXISTÊNCIA (v.38) – No meio do temor da morte, os discípulos perguntam se Jesus se importa que eles estavam sendo destruídos. Jesus realmente se importa comigo? Religião alguma pode te livrar da morte – somente Jesus tem o poder!

2) A QUESTÃO DA FÉ (V.40) – Uma vez que paramos de confiar em Jesus, isso revela em nós covardice – incredulidade, falta de fé que Jesus se importa com nós. “A falta de fé (confiança sobrenatural em Jesus) faz dos discípulos covardes, isto é, incapazes de reagirem com confiança em Jesus no meio da adversidade. E confiar em Jesus em meio a adversidade é a marca verdadeira de um discípulo!” (R.T. France).

3) A QUESTÃO CRISTOLÓGICA (V.41) – Essa pergunta é respondida nessa história e nas histórias seguintes: Quem é este? Este é Jesus que se importa com os que estão sendo destruídos!

CAPÍTLO 5:

A pergunta feita em 4:41 vai sendo respondida com as seguintes histórias.

1 - QUEM É ESSE QUE DESTRÓI LEGIÕES vs. 1-20

Jesus demonstra todo sua autoridade sobre uma legião de demônios. Um homem totalmente destruído pela força maligna vem ao encontro de Jesus – esse homem era um morto-vivo, pois vivia entre os mortos, cheio de demônios (eram vistos como espíritos dos mortos).

Deus liberta esse homem da esfera da morte, ele é reconciliado a sua família e sociedade, mas as pessoas querem Jesus fora da cidade, pois os porcos (o lucro $) haviam morrido.

Esse ex-endemoninhado se torna um dos primeiros missionários gentios!

2 – QUEM É ESSE COM PODER SOBRE A MORTE vs.21-43

Aqui Jesus todo seu poder ao trazer de volta a vida duas mulheres. Mulheres eram desprezadas e principalmente mulheres doentes e com fluxo de sangue.

Jesus se mostra acessível e cheio de compaixão!

· SOLA FIDE – a fé da mulher com hemorragia e a fé de Jairo (v.36).

· Ele chama a mulher de Filha e declara paz entre ela e Deus (v.34) – restaurada.

· A importância do TEMOR diante de um Deus santo (4:41; 5:15, 33)

CAPÍTLO 6:

1 – A PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DOS DISCÍPULOS vs. 1-13

Após Jesus ser desprezado em sua terra, Nazaré (vs.1-6) – Jesus ficou admirado da incredulidade daquelas pessoas – coisa terrível ter a admiração de Jesus pela incredulidade (v.6).

* Jesus envia os 12 discípulos - do ordinário ao extraordinário! Eles vão totalmente dependentes de Deus e sem fazer do ministério comércio – ao contrario são comandados a pregar todo o evangelho.

2 – A MORTE DE JOÃO BATISTA vs.14-29

Temos o fim do Proclamador. João que veio preparando o caminho para Jesus é morto por pregar e denunciar os pecados de Herodes e Herodias.

* Se esse é o fim do Proclamador, provavelmente será o fim do Proclamado - Jesus!

3 - A 1° MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES vs. 30-44

Quem é Esse que pastoreia com Compaixão ---

1 - Jesus demonstra compaixão para com seus discípulos – leva os para descansarem (v.33).

2 - Jesus demonstra compaixão da multidão que não tinha líderes justos sobre eles (v.34)!

Em meio a essa dura situação Jesus se revela como tão esperado Rei – Pastor.

Ele prove alimento para alma e para o físico.

4 – JESUS ANDA SOBRE AS ÁGUAS vs. 45-56

No meio da madrugada Jesus deixou os discípulos no barco e saiu para orar – um forte vento os impede de prosseguir viagem. Jesus caminha sobre as águas em direção ao barcos. Os discípulos ficam com muito medo e Jesus declara, “Não temam. Sou eu - ἐγὼ εἰμι!”

Assim como Deus se revelara a Moises, Jesus se revela aos discípulos como EU SOU.

Ele anda sobre as águas como Deus era representado no Antigo Testamento: Habacuque 3:15 - Pisaste o mar com teus cavalos, agitando as grandes águas.Sl. 77:19 - A tua vereda passou pelo mar, o teu caminho pelas águas poderosas, e ninguém viu as tuas pegadas.Isa.43:15-16 - Eu sou o Senhor, o Santo de vocês, o Criador de Israel e o seu Rei". Assim diz o Senhor, aquele que fez

um caminho pelo mar, uma vereda pelas águas violentas,

** (vs.51-52) Eles temeram, pois não tinham entendido a revelação de Jesus na Multiplicação dos Pães. Jesus naquela história havia se revelado como o Messias-Pastor que veio para cuidar do seu povo – não apenas para dar comida. Se eles tivessem compreendido isto, eles não temeriam, pois saberiam que aquele mesmo Jesus andaria sobre as águas para ajudá-los!

CAPÍTLO 7:

1 – DOUTRINAS DE HOMENS E A DEPRAVAÇÃO DO CORAÇÃO vs.1-23

Contraste entre Tradições de Homens e Mandamentos de Deus:

Quando a Tradição e Regras de Homem Imperam Sobre os Mandamentos de Deus :

a) Cria-se uma Adoração Hipócrita - rituais sem o coração e a mente levam-nos a meras ações repetitivas sem propósito, mas que achamos ser muito importante para Deus.
b) Leva a uma Adoração Vazia -- até parece aos olhos humanos como algo belo, mas na realidade é vazia e sem propósito.
c)  Anula a Palavra de Deus.

2) Respeito por tradições é bom! Tradições saudáveis são boas – por exemplo: ordem do culto, ceia com pão e suco de uva, batismo em águas correntes. Quando tradições e regras de homens são elevadas ao mesmo nível ou superior aos mandamentos de Deus isto é terrível e deve ser combatido – católicos e muitos igrejas cristãs hoje em dia!

3) O remédio para a hipocrisia é arrependimento e voltar por completo para Jesus – amar os mandamentos dEle e tê-los como maior tesouro.

Depois Jesus declara que os alimentos são puros, mas o coração do homem é impuro!

A doutrina da depravação Total!

Toda religiosidade não cura um coração podre!

A solução é a Graça de Deus – a cirurgia dEle em nos dar um novo coração! Jeremias 31:33 31"Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá".33 "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

2 – AS CURAS DE UMA MENINA CANANÉIA E DE UM SURDO-GAGO vs.24-37

Na história da mulher siro-fenicia vemos toda humildade e dependência em Jesus.

Jesus testa a fé dos seus seguidores, às vezes de forma dura! Sl.11:5 - O Senhor prova/testa o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia. Tiago 1:3 – 2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,3 pois vocês sabem que a prova/teste da sua fé produz perseverança.4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

A graça do Senhor se mostra nunca estar tão longe que não possa ser alcançada!

Depois Ele cura um Surdo-Gago. Nesta história vemos a compaixão de Jesus para com esse desprezado e a marca de um cristão – obediência!

As seis linguagens de sinais usadas por Jesus.

Jesus cura esse homem cumprindo a profecia de Isaias – Isaias 35:1-6 – v.6 - Então os coxos saltarão como o cervo, e a língua do mudo (mogilalos) cantará de alegria. Águas irromperão no ermo e riachos no deserto.

Mas depois vemos a desobediência desse homem –desobediência demonstra um coração que não está totalmente ligado a Jesus.

CAPÍTLO 8:

Esse capitulo e marcado pelo fato mais importante ate agora – a Confissao de Pedro – Tu es o Cristo!

Antes disto vimos a cura de cego na qual a cura funcionou como uma parabola para refletir a cegueira dos discipulos que apesar de ser parcial seria curada por completo um dia!

Aqui se desvenda quem e esse que tem feitos todos esses milagres e escandalizado tantas pessoas!

Mais do que isso aqui os discipulos recebem a dura noticia de que o Messias, aquele por quem eles haviam abandonado tudo – iria morrer e sofrer. Se nao bastasse, os seguidores tambem deveriam estar dispostos a sofrer e morrer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário