segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PORQUE SEGUIR A JESUS

Conhecendo Jesus | Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: PORQUE SEGUIR A JESUS

Marcos 8:35-38 34 Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. 36 Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?37Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?

Introdução e Contextualização:

Por que seguir a Jesus?

Por que seguir uma pessoa tão exclusivista?

Por que seguir um caminho que demanda tanto dos seus seguidores?

Por que você segue a Jesus?

Contexto:

Após a importantíssima declaração de Pedro que Jesus é o Messias, Jesus passa a ensinar 2 coisas muito importantes:

1) O Messias deve sofrer, morrer e ressuscitar (vs.31-33).

2) Os seguidores do Messias precisam negar suas vontades e também irão sofrer (v.34).

Agora, nesses próximos versículos (35-38), Jesus explica mais profundamente o significado do versículo 34.

Por que alguém, sem problema mental, aceitaria esse chamado de sofrimento? Por que alguém aceitaria caminhar para a morte? Por que alguém aceitaria um chamado tão radical?

Por que negar minhas vontades? Por que abdicar dos meus desejos?

** Por que não seguir um líder que promete riquezas ao invés de um que promete sofrimento?

**Obs. Jesus não precisava explicar o chamado radical do versículo 34, como Senhor sobre todas as coisas Ele podia simplesmente demandar e não explicar – mas Ele é gracioso e nos ensina.

Divisão do Estudo:

I – O paradoxo – a diferente economia do reino de deus (v. 35)

II – as duas perguntas (vs. 36-37)

I – o paradoxo – a diferente economIa do reino de deus (v.35)

34 Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. 36 Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Como vimos Jesus chamou todos para ouvirem quais as condições para segui-Lo (v.34)! As condições são duras e poucos conseguem se submeter a elas.

Jesus usou palavras duras e que não traziam conforto – Ele condicionou (SE) o verdadeiro discipulado a:

1 – A pessoa deve se desassociar totalmente dela mesma – “Negue-se a si mesmo”. A vontade que deve reinar é a vontade do seu Senhor. “Já estou crucificado com Cristo, agora vivo não mais eu”. O verdadeiro cristianismo começa aqui – a pessoa não adiciona Jesus a vida dela, mas aniquila a sua vida por Jesus!

2 – A pessoa deve estar pronta e disposta a sofrer, ser humilhada, rejeitada e morrer pelo Evangelho – “E Tome a Sua Cruz”. Tomar a cruz não significa apenas um mero desconforto social, econômico ou familiar, mas o sofrimento literal e físico por causa de Jesus e do Evangelho.

3 – A pessoa deve seguir a Jesus. Não se trata de seguir um líder, um pastor, uma denominação, mas seguir a Jesus! “E Siga Me”. Seguir os passos do Senhor, caminhar pelo caminho de sofrimento e desonra que Ele caminhou!

Agora Jesus explica um pouco mais a razão dessas condições tão duras para segui-Lo. Jesus nos mostra que o motivo pela qual a pessoa dever estar pronta a sofrer e morrer.

Então vemos que as palavras e os requerimentos de Jesus são

duros e muito difíceis, mas a recompensa é inigualável!

V.35Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará”-

Pois” (γὰρ) --- A Razão pela qual a pessoa deve negar a si mesma, tomar a cruz e seguir a Jesus.

Versículos 35, 36, 37 e 38 – todos começam com γὰρ = pois (conjunção causal - explica).

O PARADOXO: Uma frase que parece ser contraditória, mas é verdadeira. Oposto do que alguém pensa ser verdade.

Quem Salvar a Vida ---- Vai Perder a Vida

Quem Perder a Vida --- Vai Salvar a Vida

1° - O LADO NEGATIVO:

Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá

Salvar a Vida” = Significa viver uma vida focada em si mesmo, uma vida voltada para o mundo presente.

Salvar a vida é o oposto de negar a si mesmo, tomar a cruz e seguir a Jesus!

Quando a pessoa vive para si mesma – os únicos objetivos e propósitos são relacionados com a própria vida – ela vai dormir e acorda sempre pensando e si mesma, a pessoa está caminhando para a destruição!

** A pessoa tem o controle da vida. “Eu controlo minha própria vida!”

Ele acha que está salvando para si mesmo, mas na verdade ele está perdendo!

· PERDERÁ = gk. πλλυμι --- destruir. Destruição = Inferno --- separação eterna de Deus.

Aqueles que não aceitaram o convite do versículo 34, que não aceitaram ser escravos de Cristo – estes destroem a vida!

Na matemática de Deus:

Você se preserva = você se auto destrói

2° - O LADO POSITIVO: Jesus como o perfeito evangelista mostra o lado negativo e agora o positivo Ele convida as pessoas a perderam a vida para que tenham a vida eterna.

Mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.

Quem Perder/destruir a Vida por Minha Causa e pelo Evangelho, a Salvará”-

** Um “detalhe” muito importante – a pessoa só salvará a vida se ela perder por Jesus e pelo Evangelho. Nenhum outro grande líder religioso proclamou isso!

Foi isso o que aconteceu com: Estevão, Paulo, Pedro, Perpétua e Felicidade, John Huss, Willian Tyndalle e tantos outros.

A gente passa a vida a inteira tentando ganhar mais e mais. Passa a vida toda tentando preservar a vida. Quando na perspectiva de Deus somente aqueles que perdem e morrem serão aqueles que irão ganhar e viver!

Mat. 10:39 – Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.

Lucas 17:32-33 - Lembrem-se da mulher de Ló! Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará.

João 12:20-26 - Entre os que tinham ido adorar a Deus na festa da Páscoa, estavam alguns gregos. Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, com um pedido: "Senhor, queremos ver Jesus".Filipe foi dizê-lo a André, e os dois juntos o disseram a Jesus. Jesus respondeu: "Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem. Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

Se alguém quer controlar a própria vida e guiar os próprios passos (oposto de negar a si mesmo) – essa pessoa irá perder a vida – ela estará escolhendo a destruição!

Mas aqueles que entregam o controle da vida de forma completa para Jesus, aqueles que agem apenas para a glória de Jesus – esses irão ganhar a vida. Esses são os vencedores.

**** Aqueles que destroem a vida por causa de Jesus – esses ganharão a vida!

Essa é a recompensa do chamado em versículo 34!

O mundo quer gente independente, pessoas que vivem de forma segura e confortável – Deus quer pessoas dependentes e que estão dispostas a morrer por Ele.

Apocalipse 12:11 - Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.

*** Jesus não está falando de filantropia --- muitos soldados morrem, muitos policiais, bombeiros --- Ele está falando de perder a vida por causa dEle e do Evangelho!

****** Como posso perder minha vida por Jesus:

1 – Entregando diariamente minha vida a Jesus – toda manhã, todo dia.

2 – Negando a vontade de ser igual o mundo – de viver para conquistar bens materiais.

3 – Não temendo os desprezos e sofrimentos que acarretam em seguir verdadeiramente a Cristo.

4 – Não amando mais essa vida do que o chamado de Deus para nós – não temendo missões.

“Salvará a Vida” --- Salvação --- o maior presente que alguém poderia receber.

Ser salvo da justa ira do Cordeiro Santo de Deus.

Passar a eternidade ao lado de Jesus.

Mat. 10:39 – Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.

Você perde sua vida por Jesus – Ele pega a sua vida santifica, preserva e lava no sangue dEle.

* Por que seguir a Jesus? Para que Ele possa salvá-la!

II – as duas perguntas (vS. 36-37)

Jesus faz duas perguntas profundas. Como vimos em um outro estudo Jesus costumava fazer perguntas para que as pessoas refletissem – Ele provoca o pensamento.

V.36 1° pergunta – “Pois, que adianta (qual o benefício) ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Do que adianta todo o dinheiro, toda a fama, todo o conforto, todo o status - quando o lucro de tudo isso é o inferno?

A pessoa ganha, ganha, ganha, mas o lucro final é a separação eterna dela com Deus!

A linguagem que Jesus usa é a linguagem de negócios. Ele chama as pessoas para fazerem os cálculos – “Vamos lá, somem todos os seus lucros! Tudo isso que você ganhou te trouxe o seguinte lucro --- a morte, a destruição da alma.”.

Jesus nos alerta a não entrar nesse negócio. “Não faz isso! Não passe sua vida lutando para conquistar as coisas do mundo, pois o resultado será a destruição da sua vida!”

Lucas 12:16-21 - Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. "Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. "Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’ "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus".

Lucas 16:19-31 – Esse homem passou a vida toda buscando riquezas e bens, no fim de sua vida ele colheu a separação eterna da presença de Deus.

Filipenses 3:7-9 – Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

As pessoas cobiçam e invejam as vidas dessas pessoas que vivem a vida toda buscando riquezas e auto preservação através de status, poder e bens – as novelas e filmes mostram esse tipo de pessoa como o exemplo a ser seguido – como os ganhadores, mas Deus mostra que essas pessoas são os grandes perdedores!

PERDER A ALMA --- Você perde muitas coisas nessa vida: chaves, carteira, namorada, pessoas queridas – mas tem uma coisa que você não quer perder – a sua alma.

Não ame as coisas do mundo, não ame o mundo, não cobice o que o mundo cobiça – status, riqueza, poder, dinheiro, indecência --- o lucro disto tudo é a morte.

I João 2:15-17 - Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

II Tim. 2:8 - Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho, pelo qual sofro a ponto de estar preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa. Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna. Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará;

Carlos Magno – 200 anos após sua morte seu tumulo foi aberto e no meio das coroas, jóias e ouro o um dedo de seu corpo decomposto apontava para esse versículo (Marcos 6:36)!

V.37 2° pergunta - Pois, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?

Por mais bens, dinheiro, riqueza, viagens, carros, roupas, bolsas que a pessoa venha a ter - tudo isso não traz beneficio algum na economia de Deus!

Nessa vida a única coisa que será eterna é a sua alma. Quanto ela vale para você?

Salmo 49:5-9 - Por que deverei temer quando vierem dias maus, quando inimigos traiçoeiros me cercarem,6 aqueles que confiam em seus bens e se gabam de suas muitas riquezas?7 Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida,8 pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre 9 para que viva para sempre e não sofra decomposição.

O homem não consegue dar nada em troca da salvação. O homem nasce no pecado e o salário do pecado é a morte. Se dependesse de nós para sermos salvos, estaríamos todos mortos.

Romanos 6:23 - Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Essa vida eterna é dada aos que seguem a Jesus e lançam suas vidas fora.

** Para Deus sua alma vale muito! Vale tanto que Ele se fez homem para morrer por você!

Mateus 19:16 – Esse homem acumulou tesouros e mais tesouros, riquezas e bens e ele queria adicionar a vida eterna a sua vida. O problema é que ele estava possuído pelas coisas e não conseguia mais perder a vida para ganhar o tesouro verdadeiro que era a vida eterna. Ele sabia que toda riqueza dele não podia comprar a salvação.

Conclusão:

Por que devo seguir a Jesus Cristo?

I – Pois se não segui-Lo você terá sua vida destruída no inferno por toda a eternidade.

II – Pois se você segui-Lo, você terá vida eterna.

III – Pois é só seguindo o Cordeiro de Deus – negando nossas vontades – que podemos encontrar vida eterna.

IV – Pois só Jesus pode dar o valor necessário em troca de sua alma.

I Pe. 1:18 – Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

Marcos 10:45 – Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

I Cor. 6:20 - Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

Como vimos no versículo 34 o chamado é duro, mas sabemos que se cumprirmos as condições impostas por Jesus teremos vida eterna!

** A matemática, a economia de Deus é bem diferente da do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário