terça-feira, 19 de outubro de 2010

O SEU MAIOR CHAMADO, PAGAR O PREÇO PARA SEGUIR A JESUS

Conhecendo Jesus | Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: O SEU MAIOR CHAMADO, PAGAR O PREÇO PARA SEGUIR A JESUS

Marcos 8:34 Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Introdução e Contextualização:

O que significa seguir Jesus?

Como as pessoas apresentam Jesus e o cristianismo hoje em dia?

Uma das formais mais comuns de se apresentarem o cristianismo nas igrejas atuais é prometendo satisfação própria.

Pregadores prometem bênçãos, riquezas, prosperidade, vitórias para aqueles que aceitarem a Jesus.

“Aceite a Jesus e sua vida será transformada – seu casamento, suas finanças, seus bens irão prosperar!”

Vemos apelos para a satisfação pessoal, para conseguir cumprir os sonhos pessoais.

Num site, há dicas de como músicos devem preparar a atmosfera para o apelo – para que as pessoas aceitem a Jesus com mais “facilidade”. “Creio que o momento do apelo é o mais importante do ministério de um musico cristão. São momentos sublimes, onde decisões são tomadas e vidas são mudadas para sempre. É o grande conflito se desenrolando em tempo real e de modo visível, e o musico é o guerreiro do Senhor naquele instante. Ainda me lembro com detalhes a primeira vez em que vi pessoas atendendo ao apelo do pregador enquanto eu tocava o piano.Hoje, como pregador, frequentemente preciso do talento dos músicos de nossas igreja. Geralmente, fazemos um bom trabalho em equipe, mas algumas vezes nos atrapalhamos mutuamente. Pensando nisso, escrevo aos músicos do ponto de vista do pregador... Sintonize-se com o clima do apelo para fazer o fundo musical: os tons, os timbres o andamento e a intensidade devem combinar com o apelo. Por exemplo, se há um clima de alegria: som de piano e musica em tom maior. Se o clima é mais emotivo: som de piano rhodes, em tom menor. Ao usar o hinário, escolha com cuidado: se o pregador contou uma historia triste, não cabe “Jubilosos te adoramos”... Erre o menos possível: toque algo que conheça, com segurança. É extremamente desagradável ouvir o apelo enquanto o pianista briga com o piano. Você deve ser um instrumento nas mãos de Deus nesse momento tão importante: não toque displicentemente.” (http://www.adoracaoadventista.com/2010/01/musica-durante-o-apelo.html).

Mas devemos nos perguntar como Jesus apresentou o cristianismo.

Jesus nunca apresentou o cristianismo como um ingresso para a prosperidade! Nem como uma decisão momentanea.

Caminhar com Jesus não é fácil! As pessoas querem perdão, querem o Reino, querem as bênçãos futuras, mas não querem seguir Jesus como Ele ordenou!

Mat.7:13-14 - Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".

Mat.10:32-38 - "Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem serão os da sua própria família’. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

Mat.19:23 – 24 - Então Jesus disse aos discípulos: "Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".

Lucas 9:57-62 - Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores".58Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça".59A outro disse: "Siga-me". Mas o homem respondeu: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai".60Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus".61Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família".62Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".

Lucas 14:26 - Uma grande multidão ia acompanhando Jesus; este, voltando-se para ela, disse: "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.33 Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.

Bem diferente dos dias de hoje, não?

Se você nunca ouviu como Jesus apresentou o cristianismo, seja bem-vindo!

Contexto:

Como vimos nas pregações passadas Marcos começou uma nova etapa em seu Evangelho. A partir de agora Jesus tem o seu foco nos discípulos. As multidões e os milagres diminuem drasticamente e a atenção passa a ser nesses homens que carregarão adiante a missão de Jesus.

O tempo está acabando, portanto é importante que Jesus comece a abrir mais os olhos e o entendimento dos seus discípulos.

8:27-30 - - Deus revelou a esses homens que Jesus não era somente um profeta, mas Cristo. Eles não têm mais dúvida sobre a pessoa de Jesus, a dúvida é sobre a missão desse Messias.

Então Jesus explica que o ministério dEle é bem diferente do esperado - Ele fala abertamente sobre a missão do Filho do Homem – sofrer, morrer e ressuscitar (8:31-33).

Agora Jesus deixa claro que o sofrimento não é só o destino dEle, mas de todos que o seguirem!

Divisão do Estudo:

I – o discipulado é condicionado – “SE”

II – negar a si mesmo

III – tomar a sua cruz

iv – seguir a jesus

I – o discipulado é condicionado – “se”

34 Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Καὶ προσκαλεσάμενος τὸν ὄχλον σὺν τοῖς μαθηταῖς αὐτοῦ εἶπεν αὐτοῖς· εἴ τις θέλει ὀπίσω μου ἐλθεῖν, ἀπαρνησάσθω ἑαυτὸν καὶ ἀράτω τὸν σταυρὸν αὐτοῦ καὶ ἀκολουθείτω μοι.

V.34 – “Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse:” ---- Até esse momento da narrativa parecia que Jesus estava sozinho com os seus discípulos – mas parece que com o tempo algumas pessoas se achegaram para ouvir Jesus.

Multidão = muitas pessoas que não eram convertidas - curiosas.

Discípulos = homens que haviam deixado tudo para seguir Jesus.

Judas Iscariote = falso cristão.

** O que Jesus está prestes a falar é o que vai separar um seguidor de Jesus da multidão e dos falsos cristãos. Isso é a essência do cristianismo!

As igrejas têm muitas pessoas que professam ser cristãs, mas quase nenhuma delas segue verdadeiramente a Jesus.

Muitos querem ouvir sobre: prosperidade, vida em abundância, liderança, vitória. Vejas as Bíblias de estudo – Bíblia da Vitória Financeira, Bíblia do Líder.

Mas quando o assunto é negar as vontades, morrer para Cristo, largar tudo para trás para seguir a Jesus – isso as pessoas evitam com unhas e dentes.

Então ao chamar (προσκαλέομαι) a multidão Jesus deixa claro que esse ensino é para todos que desejam segui-Lo!

Isso que Ele vai falar não se restringe apenas aos 12!

** Todos estão incluídos – inclusive você e eu!

A mensagem é uma só! Ele não muda a mensagem para evangelizar!

O que Jesus está prestes a falar é tão importante quanto saber quem Ele é.

Evangelismo verdadeiro não é só falar sobre Jesus, mas qual o preço para segui-Lo!

· “SE ALGUÉM QUISER ME ACOMPANHAR/SEGUIR” ---- Vemos que há uma conjunção subordinativa de condição – SE (ε). Essa conjunção liga duas orações dependentes.

O chamado é geral, mas as condições são duras, por isso poucos conseguem!

εἴ τις θέλει ὀπίσω μου ἐλθεῖν - Se alguém quiser/desejar seguir atrás (o lugar do discípulo era atrás do seu mestre) de mim.

É Jesus quem impõe os termos! É Ele quem coloca as condições para segui-Lo!

Jesus não diz nada sobre levantar a mão, ir até a frente para que os discípulos orem com eles, preencher um papel – mas Ele fala sobre seguir Seus passos.

As Condições:

1-Negue-se a si mesmo” - ἀπαρνησάσθω ἑαυτὸν – a linguagem é dura, pois quer dizer que a pessoa deve dizer “não” para as vontades dela. Afirmar que você não tem conexão alguma com aquela pessoa (Mc.14:72 – Pedro nega Jesus – ele se desassocia totalmente de Jesus).

O que a pessoa deve negar? A si mesma! Renunciar tudo!

O cristianismo começa aqui! Quando você despreza a si mesmo! Quando você entende que o seu interior é podre, que suas vontades são egoístas e que você carece da graça e transformação de Deus.

Linguagem de escravo que agora não tem mais vontade, mas somente a vontade do seu senhor.

Para seguir Jesus você tem que entender que você não tem mais vontade própria.

Tito 2:11-12 - Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens (homens, jovens, mulheres e escravos). Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,

Hoje, o que o homem mais luta é pela sua independência – o objetivo das pessoas é sempre cumprir o querer delas mesmos. Jesus diz que para segui-Lo é necessário que você negue as suas próprias vontades pela vontade dEle!

O falso cristianismo de hoje em dia prega a felicidade do “EU”, o “meu querer”, “Deus vai cumprir os seus sonhos”, “como cumprir seus propósitos”.

Negar a si mesmo é entender que você não é nada e que necessita de Jesus!

** Cristianismo não é adicionar Jesus a sua vida - É aniquilar a sua vida por causa de Jesus!

Jesus diz, “Para me seguir você precisa esquecer que você tem vontades, que você tem desejos – O que importa são os MEUS desejos e MINHAS vontades - NÃO AS SUAS!!!!”

O Oposto de Negar a Si Mesmo ----- Idolatria da Busca pela Gratificação Própria

Você vive a sua vida para gratificar as suas vontades:

“Quero ir para a Austrália” – A pessoa vivem em busca desse sonho.

“Quero ganhar 8 mil reais por mês” – A pessoa vive em busca desse emprego.

“Quero ir para os EUA” – A pessoa vive em busca desse desejo.

Sempre buscando a própria satisfação em alguma coisa que não é Jesus e nem o Evangelho!

Gálatas 2:20 -Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

2 -E Tome a sua cruz” - ἀράτω τὸν σταυρὸν – Quando o rebelde, ou o revolucionário era crucificado, ele apanhava muito, ficava nu e carregava um pedaço da madeira na qual ele seria crucificado pela cidade para que todos vissem a humilhação. Apenas criminosos e escravos eram crucificados!

Plutarco (filósofo e prosador grego) disse, “Todo criminoso condenado à morte deve levar a sua própria cruz em suas costas”.

Dionísio de Halicarnasso relata: “Um romano entregou um de seus escravos para ser executado. Para tornar a punição pública, o senhor ordenou que esse escravo fosse arrastado pela cidade, passando pelo fórum e outros lugares abertos ao público e que humilhassem o escravo enquanto era arrastado. Os escravos que foram ordenados a fazer isso com o condenado abriram os braços dele e amarrarm um pedaço de madeira – que cobria, ombros, peito até os pulsos. Eles levaram o nu e ensangüentado. Vencido por tamanha crueldade o escravo não apenas proferiu os gritos mais angustiantes, mas sob os mais severos açoites ele também fez movimentos indecentes” (Zondervan Illustrated Bible Background Commentary, Zondervan).

Quando alguém era condenado à crucificação a pessoa mostrava publicamente que ela merecia a morte por ter rebelado contra César. Todos viam e ficavam com medo.

Mais de 30 mil judeus foram crucificados naqueles dias do Império Romano. Eles sabiam quão terrível era essa morte! Era uma humilhação pública.

A cruz não era uma bijuteria, não era uma tatuagem legal, não era uma decoração – nos ouvidos da audiência do 1° século a cruz era o maior sinal de humilhação, sofrimento e morte.

Hoje em dia o termo “Levar a Cruz” foi banalizado a tal ponto das pessoas considerarem um vizinho chato, uma doença, um marido abusivo, um chefe rude de “a cruz que eu devo carregar”.

“A metáfora de levar a cruz não pode ser domesticada a uma mera exortação às pessoas agüentarem as dores com paciência. O contexto de Marcos no mostra que “tomar a cruz” significa literalmente estar disposto a morrer. As palavras seguintes de “perder a vida” não são meros desconfortos que encontramos. A interpretação correta e primária é de que a pessoa deve estar disposta a morrer para ser um seguidor de Jesus. Jesus chama as pessoas que querem segui-Lo a um abandono radical da sua própria identidade e determinação, Jesus os chama para uma marcha publica e humilhante para a morte. Isso aqui não pode ser interpretado como um mero negar chocolates, novelas, compras e viagens – Jesus está falando de morte completa” (R.T. France – N.G.T.C., Eerdmans).

*Jesus dá a condição para segui-Lo:

HUMILHAÇÃO – SOFRIMENTO – MORTE

Essa é a condição e a promessa daqueles que querem andar nos passos dEle!

Disposição para Sofrer!

Mat.10:22 – Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Lc. 6:22 – Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.

João 15:20 – Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.

II Tim. 3:12 – De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

At.14:22 - Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: "É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus".

Por que ninguém canta e nem prega essas promessas?

Veja a descrição do novo livro Manual Bíblico de Promessas (Gary Haynes) – “Com a leitura do Manual Bíblico de Promessas, você entenderá facilmente as verdades bíblicas e descobrirá como esta poderosa ferramenta irá ajuda-lo a tornar reais as promessas do senhor. Deus tem tremendas bençãos reservadas para se cumprirem em sua família, ministério e negócios que o conduzirão a um novo patamar de vitórias. Para recebe-las você precisa apenas compreender o incrível segredo contido neste livro e praticá-lo no seu dia a dia”.

Será que nesse manual e nas canções de promessas as pessoas pensam nessas promessas de sofrimento?

** A imagem que Jesus passa é de uma possessão vergonhosa, humilhante e sofredora – um escravo todo humilhado a caminho da morte - mas que levará a glória!

Você está disposto a caminhar nesse caminho?

I Cor.15:31 – Todos os dias enfrento a morte, irmãos; isso digo pelo orgulho que tenho de vocês em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 8:36 - Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".

Hoje em dia as pessoas acham que conversão é aceitar um apelo, repetir uma oração, estar numa igreja. O verdadeiro evangelho de negar a si mesmo, de morrer para suas vontades, de ser humilhado e rejeitado por amigos e familiares isso não é mais pregado e quando você prega as pessoas não gostam, pois acham muito duro.

As pessoas querem ouvir o oposto do que Jesus pregou:

Jesus pregou que a condição para segui-Lo é abandonar suas vontades, as pessoas querem ouvir como podem alcançar as próprias vontades; Jesus disse que você precisa se desconectar por completo dos seus desejos, as pessoas querem dicas de como conseguir cumprir os próprios desejos; Jesus pregou que você precisa ser humilhado para segui-Lo, as pessoas querem ouvir como elas podem ser exaltadas aos olhos do mundo; Jesus disse que você precisa ser crucificado/morrer, as pessoas querem ouvir como elas podem viver felizes.

Muitos não conseguem nem mesmo ter comprometimento em servir a Igreja e alegam estarem comprometidos com Cristo. A pessoa não consegue tirar meia-hora do dia para ler a Palavra e orar e se diz seguidora de Cristo.

O Oposto de Tomar a Cruz ----- Idolatria da Preservação Própria

A pessoa vive para ter conforto e segurança.

A vida é toda em função de trabalhar para conseguir mais dinheiro e ter mais segurança.

A pessoa não faz nada por medo. Temor de que algo aconteça e que vá tirar a tua “preciosa vida”.

A pessoa não toma uma posição em relação à família – a família acaba sendo a prioridade, por temor a rejeição. Medo de perder a herança ou bens.

No trabalho ninguém sabe que você é cristão – pois você nunca fala da exclusividade de Jesus e nem demonstra santidade nas conversas e ações. Você se preserva. Ou quando o assunto é religião você diz que toda religião é boa – afinal para quê falar a verdade?

Muitos preferem comprometer a verdade de Deus a falar a verdade e sofrer os danos!

Mateus 10:21-22 - O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão. Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor.24 Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. 25Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!28 Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

João 16:1-2 – Tenho-lhes dito tudo isso para que vocês não venham a tropeçar. Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus.

Filipenses 1:29 - pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,

3 – “SIGA-ME”

Seguir a quem? Jesus! Você não deve seguir um líder, um pastor, uma igreja, uma denominação – mas você deve seguir Jesus!

Isso é totalmente pessoal!

O verbo está no presente-imperativo-ativo = continue seguindo!

Isso não é uma decisão momentânea, “Uma vez eu decidi seguir.” Isso é diariamente! Todo dia seguindo Jesus!

Seguir engloba obediência e submissão total.

Obediência com amor, zelo, paixão e gratidão!

Como pode alguém se chamar cristão e não obedecer aos mandamentos de seu Senhor?

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita/não obedece (ἀπειθῶν) o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele".

João 14:15, 24 - "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.24Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.

Rom. 6:16 - Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?

Seguir os passos de Jesus! “Siga-me!” --- Não é seguir homens, líderes, denominações – mas seguir a Jesus – os caminhos de dor, desprezo, rejeição e sofrimento para chegar a glória!

Você tem seguido a Jesus ou você tem feito tudo ao seu modo e pedido que Ele te siga?

*** Como você começa o seu dia? Você foi atrás de seu Senhor logo de manhã?

Vemos que a salvação é de/pela GRAÇA, mas o discipulado tem um preço muito alto. Seguir a Jesus vai te custar tudo! Seguir a Jesus custa a sua vida toda!

1) Negue-se a si mesmo --- chega da sua vontade!

2) Tome a sua cruz ---- você deve estar disposto a ser humilhado, rejeitado, sofrer e talvez morrer literalmente!

3) Siga-me --- Venha atrás de mim.

Quão diferente dos apelos de hoje em dia! Hoje as pessoas dizem, “Deus quer te curar, restaurar os seus sonhos, os seus desejos. Deus tem planos para te prosperar, para restaurar o que foi comido pelo gafanhoto! Basta você vir aqui na frente e aceitar Jesus!”.

Jesus diz, “Negue-se a si mesmo e carregue a sua cruz SE (condição para seguir) você quiser me seguir!”

Apocalipse é um livro rico em detalhes sobre verdadeiro discipulado.

2:8-11 - Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.9 Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.10 Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.11 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte. – oposto de 3:17

6:9 - Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram.10 Eles clamavam em alta voz: "Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? "11 Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles. Você está disposto a fazer parte desse número?

12:11 - Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.

14:3-4 - 1Então olhei, e diante de mim estava o Cordeiro, de pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil que traziam escritos na testa o nome dele e o nome de seu Pai.2 Ouvi um som do céu como o de muitas águas e de um forte trovão. Era como o de harpistas tocando suas harpas.3 Eles cantavam um cântico novo diante do trono, dos quatro seres viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra.4 Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois se conservaram castos e seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os homens e ofertados como primícias a Deus e ao Cordeiro.5 Mentira nenhuma foi encontrada em suas bocas; são imaculados.

20:4 - Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.

Isso é seguir a Jesus! Seguir os passos do sofrimento para que possamos obter a coroa e as vestes brancas!

Nem todos serão mortos fisicamente - Lucas 21:16 – Vocês serão traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e eles entregarão alguns de vocês à morte. Apocalipse 13:10 - Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá. Se alguém há de ser morto à espada, à espada haverá de ser morto. Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos.

Mas todos devem estar prontos para a morte!

Quando Cristo te chama, Ele te chama para seguir os seus passos. E se para alguns é morte, que seja a morte!

Hebreus 13:13-14 – O sumo sacerdote leva sangue de animais até o Santo dos Santos, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento. Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue. Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou. Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.

Fora do Campo – Fora da sua zona de conforto e segurança. Vá com Jesus e para Jesus --- Todos!

A gente precisa aprender o que é Carregar a Cruz e Negar a si mesmo aqui no Brasil. A gente tem muita liberdade e segurança. Em outras partes do mundo as pessoas sabem que se aceitarem o Evangelho eles vão ter que abandonar todo conforto e correr risco de vida!

Queridos, Cristianismo não é trabalhar e construir uma “bolha” de segurança e conforto.

Para um pastor: Não é criar uma igreja linda, cheia de gente rica, feliz, segura e cheia de conforto. Não, pastores devem chorar e perder o sono para ter uma igreja radical que está fora do “campo” – uma igreja que toma a cruz, nega se a si mesma e segue Jesus fora do campo – recebendo toda injúria e desgraça – que vai para missões, que na escola os jovens e as crianças são zombadas por serem virgens, que os que trabalham em lugares seculares sejam despedidos por não aceitarem a corrupção, que as mães sejam ridicularizadas pelas outras mães por não ficar fofocando e conversando sobre novelas.

Conclusão:

O único modo de uma pessoa aceitar o alto preço desse discipulado é através de uma suprema paixão por Jesus.

Se uma pessoa não é apaixonada por Jesus – se Jesus não é o maior tesouro que uma pessoa pode ter ela jamais conseguirá ser cristã.

Mateus 13:44-45 - "O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.45 O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas.46 Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou".

**** Esse homem foi desprezado pelos seus familiares, ele rejeitou a herança da família, ele foi zombado pelos amigos de trabalho e da vizinhança – mas ele tinha algo de valor muito mais superior.

Você só consegue negar a si mesmo se Jesus for o maior tesouro. Em Marcos 10:17-19, temos a história de um homem que não conseguiu sacrificar seus desejos e suas vontades e seu conforto por Jesus – Jesus e o Evangelho não eram o maior tesouro na vida dele.

Salmo 16:11 - Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.

** Veja que a alegria plena não está em casamento, casa, carro novo, viagem para a Europa etc. A alegria completa está na presença de Deus!

O prazer dessa alegria – de conhecer a Deus e estar perto de Jesus - é tão grande que não existe bem maior, não existe sofrimento tão profundo, nem perda tão grande que se compare a esse prazer!

Você vai perder tudo? Talvez!

Você vai morrer? Pode ser!

Você ser desprezado? Com certeza!

Você vai ser “zoado” pelos seus amigos? Com certeza!

Na escola – pelos amigos; No trabalho – pelos colegas; Na vizinhança – os vizinhos; Na família.

Você vai sofrer? Sim!

Você vai ser torturado? Talvez!

Vale a pena? Você é quem deve responder!

*** O maior fracasso para mim seria ter uma igreja cheia de pessoas que rejeitam o sofrimento por Cristo, uma igreja na quais os membros não colocam em risco os trabalhos, os laços familiares, as amizades, os bens – por temor do sofrimento.

Atos 5:41 - Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

A maior glória de Deus foi demonstrada na cruz, no sofrimento do Seu Filho Jesus.

Você está disposto a compartilhar dessa glória?

Não tem como o mundo ver a glória de Cristo se não for na participação do seu sofrimento!

Prosperidade, status, roupas de marca, carrão não traz glória para Jesus!

O que traz glória para Jesus é ver você vivendo como missionário nesse mundo – como soldados nesse mundo! Como estrangeiros – I Pe. 2:11 - Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

Ele pagou o preço da minha salvação com muita humilhação, dor, sofrimento e morte – e eu me ajunto, me conecto a Ele.

*** Isso não é um chamado para uma vida miserável e sem alegria – pelo contrário, a alegria e a riqueza de pertencer a Cristo é o que leva um cristão a viver uma vida de sofrimento pelo seu Senhor!

Filipenses 3:1-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário