segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O MESSIAS DEVE SOFRER

Conhecendo Jesus  |  Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: O MESSIAS DEVE SOFRER

Marcos 8:31-33 31 Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse.32 Ele falou claramente a esse respeito. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo. 33 Jesus, porém, voltou-se, olhou para os seus discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: "Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens".

Introdução e Contextualização:

Qual a sua reação ao ouvir do sofrimento de Jesus?

Qual o valor para você de ter um Deus que se fez homem e veio sofrer horrores?

Qual a importância de você crer num Deus que ao invés de usar riqueza, honra vitória usa o sofrimento, desprezo e morte para trazer o triunfo?

Você tem vergonha de falar que seu Deus veio para sofrer? Qual a importância desse sofrimento para você?

Contexto:

Como vimos na pregação passada Marcos começou uma nova etapa em seu Evangelho. A partir de agora Jesus tem o seu foco nos discípulos. As multidões e os milagres diminuem drasticamente e a atenção passa a ser nesses homens que carregarão adiante a missão de Jesus.

O tempo está acabando, portanto é importante que Jesus comece a abrir mais os olhos e o entendimento dos seus discípulos.

8:27-30 - - Deus revelou a esses homens que Jesus não era somente um profeta, mas Cristo. Eles não têm mais dúvida sobre a pessoa de Jesus, a dúvida é sobre a missão desse Messias.

Divisão do Estudo:

I – O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER (v. 31)

II – O FRACASSO DE PEDRO (v.32)

III – JESUS repreende pedro (V.33)

I – o filho do homem deve sofrer (v.31)

31 Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse.32 Ele falou claramente a esse respeito.

V.31 – “Então começou a ensinar-lhes” ----- Ele começou algo totalmente novo! Ele começa um novo ensino. Até esse momento Jesus não tinha falado claramente sobre Sua morte. Até esse momento Jesus falou de Sua morte de forma simbólica (2:20).

Jesus sabia que esses homens não tinham a capacidade de entender o propósito de Sua vinda. Por isso Ele esperou até agora, mais de 2 anos ao lado desses homens.

A partir de agora a proclamação e a explanação de Sua morte para seus discípulos passa a ser constante, diferentemente de antes:

8:31

9:31-32

10:33-34

Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que

o Filho do homem sofresse

muitas coisas e fosse rejeita

do pelos líderes religiosos,

pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse.

E lhes dizia: "O Filho do homem

está para ser entregue nas mãos

dos homens. Eles o matarão, e

três dias depois ele ressusci-

tará".

Mas eles não entendiam o que ele queria dizer e tinham receio de perguntar-lhe.

"Estamos subindo para Jerusa

lém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da

lei. Eles o condenarão à morte

e o entregarão aos gentios,

que zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias depois ele ressus

citará".

** Jesus abre nossos olhos para ver e digerir as coisas profundas de “fé em fé”. Oro para que Deus esteja abrindo os seus olhos para verem, para compreenderem e digerirem as coisas profundas do Evangelho!

Como vimos, eles sabiam que Jesus era o Messias, eles entenderam que Jesus era a figura divina prometida no Antigo Testamento. Eles não tinham como negar que Jesus era Deus entre eles (Emanuel) – assim como Nicodemos havia falado (Jo. 3:2). Mas o que esses homens não conseguiam entender era que tipo de Messias era Jesus.

Desde pequeninos em casa, na sinagoga, nas escolas eles aprenderam que o Messias viria com poder e força para restaurar Israel e fazer de Israel a maior de todas as nações.

Na mente deles o Cristo seria um rei poderoso.

Eles vêem parcialmente que Jesus é o Messias, Jesus está no processo de curar a cegueira espiritual desses homens, por isso agora que eles confessaram publicamente que Jesus é o Messias, Ele tira esse tempo para ensiná-los qual é o papel, ou a função verdadeira, do Cristo!

· “ESINAR-LHES QUE ERA NECESSÁRIO QUE O FILHO DO HOMEM SOFRESSE MUITAS COISAS...

A primeira coisa que devemos esclarecer é o título que Jesus usa para Si mesmo.

Jesus não se autodenominava Cristo/Messias devido a grande falta de compreensão das pessoas para com esse título. Se Jesus se auto proclamasse Cristo/Messias as pessoas teriam destruído todo o ministério de Jesus. Pois eles teriam:

1) Criado uma revolução política – chamando a atenção de Roma – e Jesus não teria tido tempo de concluir Seu propósito. Lembrando que em Betsaida as pessoas queriam forçá-Lo a ser o novo líder político devido o milagre da multiplicação (Jo. 6:15).

2) Chamado a atenção dos líderes religiosos antes do tempo. Haveria uma morte prematura.

Por isso Jesus não se autodenominava o Messias.

O título que Jesus mais usava para si mesmo era o de Filho do Homem (Mateus 8:20;9:6;10:23;11:19;12:8,32,40;13:37,41;16:13,27,28;17:9,12,22;19:28;20:18,28;24:27,30,37,39;25:31;26:2,24,45,64; Marcos 2:10,28; 8:31,38; 9:9,12,31; 10:33,45; 13:26; 14:21,41,62).

Isso era devido à profundidade do significado e a falta de compreensão das pessoas para com esse título.

Sim, o nome Filho do Homem engloba a humildade e a mansidão da humanidade de Jesus – mas vai muito além da simplicidade e humildade do homem Jesus. O título fala da autoridade, poder, domínio, divindade e exaltação do Messias.

Daniel 7:9-14

Como que o Filho do Homem com todo poder, autoridade e glória poderia sofrer?

· “ERA NECESSÁRIO” --- grego δεῖ -- implica uma obrigação - necessidade. O sofrimento era plano de Deus! Significa que isso já foi profetizado por Deus.

O sofrimento de Jesus foi planejado desde a eternidade!

Apocalipse 13:8 - Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

· “Sofresse e fosse rejeitado” --- O Messias sofreu muito. E foi rejeitado – a palavra tem um sentido em fracassar num teste, não passar por ser falso.

Jesus não passou no teste de Israel. Eles examinaram Jesus e viram que Ele não se encaixava nas expectativas messiânicas deles.

Assim também hoje as pessoas não aceitam o Jesus dos Evangelhos, as pessoas rejeitam um Jesus que nos chama a sofrer e sacrificar tudo para segui-Lo!

· “Pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei” --- Esses três grupos formavam o Sinédrio – 70 homens que governavam quase tudo.

Líderes Religiosos – presbíteros – homens ricos que eram chefes das famílias aristocratas.

Chefes dos Sacerdotes – eram poderosos – cuidavam do Templo. Família de sacerdotes. A maioria era Saduceu.

Mestres da Lei – também conhecidos como escribas. Eram os peritos na Lei Mosaica – eram os teólogos e advogados de Israel. A grande maioria era fariseu.

Se todo o sistema religioso desprezasse Jesus, isso queria dizer que sua missão seria um fracasso! Imagina a mente dos 12 discípulos!

· “FOSSE MORTO” -ποκτείνω - uma morte agressiva, como a morte de um animal. Uma morte sangrenta.

Olha o Paradoxo:

O Filho do Homem representa PODER, GLÓRIA, AUTORIDADE, LIBERTAÇÃO. E Jesus fala de REJEIÇÃO, DESPREZO, SOFRIMENTO E MORTE!

Há um choque profundo:

8:30 – Tu és o Messias! A Boa Notícia!!!

8:31 – Eu vou sofrer e morrer! A Má Notícia.

Era impossível de aceitar que o Messias/Cristo fosse sofrer e morrer!

Isso deve ter chocado tão grandemente esses homens que eles não prestaram atenção que Jesus iria ressuscitar.

· “Depois de 3 dias ressuscitasse” --- Isso sim é quando Deus exalta Jesus. A ressurreição representa a coroação do Rei. Quando Jesus é trazido à presença de Deus e se assenta no trono (Dan.7).

A ressurreição é a vitória final! Romanos 1:4 e Romanos 4:25 Marcos 14: 60-65.

Jesus mostra que a Bíblia sempre prometeu um Messias que iria sofrer – mas que ressuscitaria.

4 passagens são extremamente importantes para entender esse título Filho do Homem juntamente com o sofrimento e ressurreição.

Daniel 7 Salmo 2 e 118:22

Oséias 6:1-3 - 1 "Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.2 Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença.3 Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra."

Isaias 52:13 – 53:12 * essa é a passagem chave!

Vemos que o Messias, o Filho do Homem, havia sido profetizado como alguém que sofreria muito, morreria e seria ressuscitado pela vontade de Deus!

A má notícia é na verdade a melhor notícia. O sofrimento e morte do Messias são para a salvação do seu povo!

II – o fracasso de pedro (v.32)

32 Ele falou claramente a esse respeito. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo.

Jesus falou claramente” sobre esse sofrimento, Ele não usou parábolas e nem metáforas. Aqueles homens compreenderam que Jesus estava dizendo que o Messias iria sofrer e morrer nas mãos dos líderes religiosos de Israel.

Jesus continuou falando (no grego) com clareza. Essa era a nova matéria a ensinar esses homens!

Até então Jesus havia falado poucas vezes e de forma metafórica, agora Ele é claro e continuo no seu ensino!

Pedro e os outros discípulos, ao ouvirem um “absurdo” desse de que o Cristo iria sofrer e morrer, sentiram que era necessário alguém corrigir a teologia de Jesus. Estaria Jesus realmente ficando “fora de si” como sua família pensava?

Então Pedro entra em cena mais uma vez! Com toda sinceridade e franqueza, mas completa ignorância vendo que seu Mestre está falando “nada-com-nada” coloca seus braços ao redor de Jesus e começa a repreendê-Lo.

REPREENDER -- πιτιμάω – usado 3 vezes nos versículos de 30-32. Uma palavra de sentido forte.

Um discípulo jamais podia repreender seu mestre. Para Pedro fazer isso é porque ele realmente estava preocupado com o que Jesus estava ensinado. O lugar de um discípulo era atrás e seguindo seu rabino, por isso Jesus manda Pedro para trás dEle, o lugar devido!

Mat.16:22 - Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! ".

Como que dizendo, “Pelo amor de Deus, você é o Messias. O messias veio para reinar e vencer e não sofrer e morrer! Além do mais, nós largamos tudo para Te seguir, agora você vem com esse papo de morrer.”

Eles queriam ouvir coisas boas! Queriam ouvir de vitória, de conquista, de benção, de riqueza. Eles não queriam ouvir de sofrimento, morte e rejeição!

Eles queriam ouvir sobre como reinar nessa terra, como prosperar – Algo muito parecido com o “evangelho” anunciado esses dias.

Ah, quão fácil é olharmos essa história e colocarmos o dedo na cara de Pedro e zombar dele. Mas quantas vezes nós esperamos de Jesus a mesma coisa que Pedro esperava?

Aos olhos humanos o sofrimento de Jesus parece fraqueza. Mas na sabedoria de Deus o sofrimento e morte na cruz foi a vitória. O triunfo se deu na morte!

I Cor.1:18 - Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

III – jesus repreende pedro (v.33)

33 Jesus, porém, voltou-se, olhou para os seus discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: "Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens".

O Grande Paradoxo:

Pedro, aquele que acabara de ser o herói da história anterior, passa a ser o vilão agora. Se antes ele havia falado por Deus, agora ele fala pelo diabo.

Jesus se voltou e olhou para os discípulos” --- isso quer dizer que os outros estavam pensando a mesma coisa!

“e repreendeu Pedro, dizendo: "Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens".

Ao chamar Pedro de satanás, Jesus não está dizendo que um cristão pode ficar possuído por demônios nem que Pedro era satanás. Jesus está apenas dizendo que essa idéia é satânica e não vem de Deus.

Jesus coloca Pedro no lugar devido dele que é atrás do seu Mestre!

Mateus 16:23 - Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens".

Pedro que foi declarado ser a Rocha (Mt.16:18) se torna agora a Rocha de Tropeço!

Pedro foi da glória a vergonha em muito pouco tempo!

Qualquer evangelho que prega a prosperidade, a glória, o poder e toda benção material nessa vida é satânico e escandaloso para Jesus!

Um evangelho que nega o sofrimento é um escândalo!

Esses homens queriam a glória, o poder, a riqueza sem sofrimento! Eles não entenderam que o caminho para receber a coroa precisa ser um caminho de cruz. Eles não compreenderam que para ser exaltado era necessário ser executado!

Jesus contrasta as Coisas de Deus x as Coisas de Homens

Coisas de Homem = o triunfo físico, a riqueza, poder, status – sem sofrimentos e sem danos!

Coisas de Deus = sofrimento, rejeição e morte para que possamos obter a glória futura!

Hoje temos um evangelho de homens, um evangelho satânico sendo pregado em muitos lugares. Um evangelho que não fala de sofrimento, rejeição e morte, mas sim de riquezas, status e poder.

Qualquer evangelho que não enfatiza a necessidade do sofrimento e morte de Jesus e de seus seguidores é satânico!

Ao repreender Pedro, Jesus demonstra seu grande amor por esse homem tão cheio de falhas! Heb.12:5-6 - Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,6 pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho"..

Algo muito lindo aconteceu na vida de Pedro. Ele entendeu a essência do verdadeiro Cristo e do verdadeiro Reino de Deus:

I Pedro 2:21-25

Conclusão:

1) Os sofrimentos de Jesus não são apenas lições de morais e éticas – era necessário que Ele sofresse e morresse. Somente através do sofrimento de Jesus é que a maldição poderia ser tirada de sobre nós!

Assim como Jesus veio e cumpriu toda a Lei, se fazendo a Lei, Ele também se fez maldição por nós! O sofrimento de Jesus é que nos traz a paz e nos reconcilia com um Deus amoroso e justo.

Isa.52:13-53:12.

2) O Evangelho verdadeiro mostra que não há coroa sem cruz, não há exaltação sem execução, não há glória sem dor, não há vitória sem perda e não há salvação sem Jesus!

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

3) Qual evangelho nós temos seguido? Temos verdadeiramente seguido o evangelho do sofrimento, da morte, da rejeição – ou temos seguido o evangelho de homens, o evangelho satânico que quer riqueza, status, benção e poder sem sofrimento?

Hebreus 13:11-13 - O sumo sacerdote leva sangue de animais até o Santo dos Santos, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento.12 Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue.13 Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou.14 Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.

Que possamos sair até Ele, até Aquele que suportou todo o sofrimento e desgraça para nos comprar e nos dar vida eterna – Igreja, saiamos até Ele suportando a desonra e o sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário