segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A CEGUEIRA ESPIRITUAL – PARTE II

Conhecendo Jesus | Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: A CEGUEIRA ESPIRITUAL – PARTE II

JESUS E A CEGUEIRA DOS DISCÍPULOS

Marcos 8:14-21 (Mt.16:1-12) 14 Os discípulos haviam se esquecido de levar pão, a não ser um pão que tinham consigo no barco. 15 Advertiu-os Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes".16 E eles discutiam entre si, dizendo: "É porque não temos pão".17 Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: "Por que vocês estão discutindo sobre não terem pão? Ainda não compreendem nem percebem? Seus corações estão endurecidos? Vocês têm olhos, mas não vêem? Têm ouvidos, mas não ouvem? Não se lembram?19 Quando eu parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram? " "Doze", responderam eles. "E quando eu parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram?" "Sete", responderam eles. 21Ele lhes disse: "Vocês ainda não entendem?"

Introdução e Contextualização:

O que mais atrapalha seu entendimento espiritual? Quando você vai orar ou ler a Palavra de Deus quais são as coisas que tiram o seu foco?

O que faz com que você leia a Bíblia e não entenda o que foi lido? O que faz com que você leia um trecho da Palavra e depois de 60 segundos você não pense e nem reflita no que foi lido?

Continuamos nosso estudo no evangelho de Marcos. Como vimos na ministração passada o foco do capítulo 8:11-21 é a Cegueira Espiritual. Existindo basicamente dois tipos de cegos espirituais:

1) CEGOS PERMANENTES (vs.11-13) --- homens e mulheres que jamais verão a Luz da vida.

2) CEGOS TEMPORÁRIOS (vs.14-21) --- pessoas, como nós, que eram cegas, mas foram curadas por Jesus.

Vimos que todos nascem cegos espiritualmente. Todas as pessoas nascem na escuridão e incapazes de enxergarem a Luz do Evangelho.

I Cor. 2:14 - Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.

Jo. 3:3 - Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".

* Além de nascermos cegos, o pecado aprofunda ainda mais nossa cegueira - Jo. 3:19-20 - Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.

* Se não bastasse o pecado, satanás traz mais cegueira - II Cor. 4:3-4 - Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.4O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

* E por ultimo, Deus aprofunda a cegueira espiritual de algumas pessoas – Isa. 6:10 - Torne insensível o coração desse povo; torne surdos os ouvidos dele e feche os seus olhos. Que eles não vejam com os olhos, não ouçam com os ouvidos, e não entendam com o coração, para que não se convertam e sejam curados".

A história passada termina com Jesus abandonando os líderes religiosos na escuridão espiritual deles. Nessa Jesus irá trazer um pouco mais de luz para esses “ex-cegos” que foram chamados para fora do reino das trevas.

Contexto:

· Antes de entrarmos no ponto principal do capítulo 8, onde Pedro confessa que Jesus é o Cristo e eles começam a jornada para Jerusalém (8:27-29), “temos duas histórias que nos convidam a considerarmos o quanto (ou melhor, quão pouco) tanto os inimigos de Jesus como Seus discípulos entenderam o verdadeiro significado do Seu ministério” (R.T. France, The Gospel of Mark, pg.310).

· A primeira história mostrou a incompreensão e a hostilidade dos fariseus. A segunda revela que os discípulos continuam com os corações duros. Mas a cegueira espiritual dos discípulos tem cura diferente da dos fariseus, como veremos na cura de um cego (vs.22-26).

· Essa história é importante, pois trará de volta alguns tópicos já vistos: pão, Herodes, fariseus, a multiplicação dos pães e a incompreensão dos discípulos!

Divisão do Estudo:

I – A advertência de Jesus (vs. 14-15)

II – A cegueira espiritual dos discípulos (v.16)

III – Jesus repreende e ensina os discípulos (vs. 17-21)

I – A advertência de jesus (vs.14-15)

(11Os fariseus vieram e começaram a interrogar Jesus. Para pô-lo à prova, pediram-lhe um sinal do céu.12 Ele suspirou profundamente e disse: "Por que esta geração pede um sinal miraculoso? Eu lhes afirmo que nenhum sinal lhe será dado".13 Então se afastou deles, voltou para o barco e atravessou para o outro lado.) 14 Os discípulos haviam se esquecido de levar pão, a não ser um pão que tinham consigo no barco. 15 Advertiu-os Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes".16 E eles discutiam entre si, dizendo: "É porque não temos pão".

V.14 – O contexto nos mostra uma terrível e profunda cena, onde Jesus se afasta dos líderes religiosos de Israel. Jesus havia acabado de abandonar não só fisicamente, mas espiritualmente também essa geração incrédula.

Como conseqüência desse abandono, eles estavam deixando para trás todo um sistema religioso e cultural que implicaria em perseguição continua sobre eles.

Os discípulos estão junto com Jesus, eles entram no barco juntos e largam para trás tudo juntos.

Eles não conversam sobre a profundidade desse acontecimento, sobre as conseqüências que isso traria, eles não perguntam como se comportarem – eles estão preocupados com a refeição!

* Isso revela a facilidade dos que estão na Luz ficarem confortados com a luz já recebida.

Não podemos nos confortar!

Precisamos ansiar por mais luz, por mais alimento – por mais iluminação:

Heb. 5:12-14 - 12De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!13Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.14Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

** Esses homens, apesar terem passado uma grande quantidade de tempo com Jesus, ainda são “bebês na fé”. A compreensão deles é muito limitada. Veja que eles acabaram de abandonar os fariseus que representam toda uma geração – eles largaram para trás tudo e a preocupação deles é com o que comer!

Assim como nós, quando começamos nossa jornada no cristianismo muitas vezes nos preocupamos com as coisas fúteis, coisas que os “pagãos” se preocupam (Mt. 6:32).

Que as nossas preocupações sejam com as coisas do Reino de Deus. Que nossas mentes/pensamentos e conversas sejam sobre coisas profundas, de valor eterno.

Uma vez que nos confortamos com a luz já recebida – uma vez que nos confortamos apenas em ter Jesus no barco e paramos de conversar sobre o que realmente importa com Ele e com nossos irmãos em Cristo, as coisas ficam terríveis!

V.15 - Advertiu-os Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes".

Essa é uma séria advertência: καὶ διεστέλλετο (διαστέλλομαι - dar ordens, comando) αὐτοῖς λέγων· ὁρᾶτε (ράω- verbo ver, distinguir), βλέπετε (βλέπω - olhar, tomar cuidado) - Os dois verbos principais se encontram no presente-imperativo.

Os dois verbos têm o sentido de VER. Apesar de eles “terem olhos e não verem” Jesus sempre os adverte para estarem com os olhos abertos!

“Com o fermento dos fariseus e o fermento de Herodes” --- a palavra fermento vai ativar e revelar quão cegos os discípulos ainda estão.

Fermento – tem tanto um simbolismo positivo (Mt.13:33 - E contou-lhes ainda outra parábola: "O Reino dos céus é como o fermento que uma mulher tomou e misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada".) como negativo. Geralmente ele é usado de forma negativa para representar:

· PECADO que Impregna I Cor. 5:6-8 - 6 O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada? 7 Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.8 Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade.)

· FALSO ENSINO Gal. 5:9 – “Um pouco de fermento leveda toda a massa"; mateus 16:12 - Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão, mas com o ensino dos fariseus e dos saduceus..

· HIPOCRISIA Lucas 12:1 - Jesus começou a falar primeiramente aos seus discípulos, dizendo: "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

Marcos não explica de forma específica qual é o fermento dos Fariseus e de Herodes. Mas podemos deduzir do contexto todo de Marcos:

FARISEUS – eram os legalistas. Eles viam Jesus como um agente de satanás. Eles viram os sinais e continuaram na incredulidade e perseguindo Jesus.

HERODES – era o governo secular, amedrontado pelo poder de Jesus queria matá-Lo.

A base desse ódio todo por Jesus era a cobiça pelo poder e a arrogância política e religiosa! Negavam a divindade de Jesus!

Jesus alerta-os para os perigos dessas filosofias!

** Pessoas que estão engatinhando na fé precisam ser alertadas para os perigos de falsos ensinos. Novos convertidos devem ser orientados a se manterem longe dessas ideologias para não se contaminarem.

O fermento impregna e faz crescer! Assim também falsos ensinos, arrogância, hipocrisia e incredulidade crescem e impregnam. Por isso Jesus ordena, “Cuidado!”.

Esse alerta é de extrema praticidade hoje em dia – o fermento desses grupos tem entrado na vida da igreja:

· FERMENTO da HIPOCRISIA – pessoas que colocam a máscara, sobem no palco e atuam como cristãos. Por fora aparentam, pois falam e oram e pregam muito bem, mas por dentro o coração continua podre e morto.

· FERMENTO do ENSINO DOS FARISEUS – legalismo. Colocam leis e ordenanças sobre pessoas na expectativa que conseguirão o favor de Deus. Inventam regras e trocam a graça de Deus por demandas já abolidas por Jesus. Se acham espirituais, mas não conhecem a Luz do mundo!

· FERMENTO dos SADUCEUS – liberais. Negam os milagres. Querem o poder político-religioso. Dizem que acreditam na Bíblia, mas negam quase tudo.

· FERMENTO de HERODES – secularismo (separação da religião e estado – o poder não pode estar na religião), materialismo, mundismo – preocupados com o “aqui” e o “agora”.

Como cristãos devemos evitar qualquer contato com essas coisas para que não se impregnem em nós e cresça destruindo-nos por dentro.

II – A cegueira espiritual dos discípulos (v.16)

16 E eles discutiam entre si, dizendo: "É porque não temos pão".

e eles discutiam entre si” – Discutiam (gk. διαλογίζομαι) – o verbo conjugado no imperfeito dá o sentido de que eles “continuaram discutindo” o problema do pão levantado no versículo 14.

Eles não perguntam e nem comentam NADA sobre o aviso de Jesus. Eles não perguntam como evitar o fermento, o que fazer – eles continuam a debater sobre a comida!

Eles apenas ouviram a palavra “fermento” e acharam que Jesus estava falando do fermento literal!

Eles pensam, “Será que Jesus está dizendo para não comermos pão feito pelos fariseus e Herodes?”.

** Preocupação material te cega para compreensão espiritual!

- Se você vem para a igreja preocupado com alguma coisa (almoço, roupa, dinheiro), você não terá quase nenhum benefício do culto.

- Se você orar pensando em outras coisas, sua oração será meras palavras.

- Se você ler sua Bíblia preocupado, vocês só estará desgastando seus olhos.

É uma triste realidade sabermos que MUITAS vezes damos tanta atenção para coisas sem importância, coisas que não terão conseqüências eternas e ignoramos os avisos profundos do nosso Senhor.

Quando a preocupação material supera a espiritual a pessoa se torna infrutífera.

Marcos 4:18-19 - Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra;19mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.

* Esses homens estão tão preocupados com o agora que ignoram as coisas profundas de Deus. Uma vez que ignoramos as coisas profundas de Deus permanecemos imaturos. Uma vez que somos imaturos e fracos corremos o risco de sermos jogado de um lado para outro por qualquer vento de doutrina.

Ef. 4:14 - O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

III – jesus repreende e ensina os discípulos (vs. 17-21)

17 Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: "Por que vocês estão discutindo sobre não terem pão? Ainda não compreendem nem percebem? Seus corações estão endurecidos? Vocês têm olhos, mas não vêem? Têm ouvidos, mas não ouvem? Não se lembram?19 Quando eu parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram? " "Doze", responderam eles. "E quando eu parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram?" "Sete", responderam eles. 21Ele lhes disse: "Vocês ainda não entendem?"

Jesus fica frustrado não só porque eles não criam que Jesus poderia providenciar alimento para eles, mas porque eles ignoraram um aviso muito importante dado pelo Senhor!

Jesus faz uma série de perguntas na expectativa que eles pensem um pouco, reflitam e lembrem.

*** Perguntas devem ser feitas para que as pessoas pensem! Não é vergonhoso quando alguém te pergunta algo que você deveria saber a resposta, mas você não sabe?!

Diferente do cristianismo e evangelismo atual, onde as pessoas só dão conselhos que inspiram a alma, dão 20 chaves para abrir as portas espirituais da sua vida – Jesus fazia perguntas e na maioria das vezes Ele não respondia de forma clara. Jesus às vezes respondia perguntas com outra pergunta!

Deus no Éden (Gen. 3:9) – “Cadê você Adão?” – A pergunta faz com que pensemos mais profundamente!

V.17 – “Por que vocês estão discutindo sobre não terem pão? Ainda não compreendem nem percebem?” – Imagine quão frustrante era para Jesus estar cercado de pessoas que não compreendiam quem Ele realmente era nem a profundidade de Sua mensagem!

* Os discípulos; os familiares; os cidadãos de Nazaré; as multidões; os líderes religiosos – Ninguém entendia por completo quem Jesus era.

Vs. 17-18 - Ainda não compreendem nem percebem? Seus corações estão endurecidos? Vocês têm olhos, mas não vêem? Têm ouvidos, mas não ouvem? Não se lembram?

São as mesmas palavras que Jesus havia usado para descrever as pessoas de fora do circulo dEle.

Marcos 4:10 -13- Quando ele ficou sozinho, os Doze e os outros que estavam ao seu redor lhe fizeram perguntas acerca das parábolas.11 Ele lhes disse: "A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas,12 a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados! ’"13 Então Jesus lhes perguntou: "Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras parábolas?... E Jesus explica para eles.

Importante notar que Jesus pergunta (não descreve como no capítulo 4) se eles são como os de fora!

Jesus está perguntando se eles, assim como a maioria dos judeus, estão também cumprindo a profecia de Isaias 6!

Assim como os fariseus são comparados à GERAÇÃO incrédula que morreu no deserto, Jesus pergunta Seus discípulos fazem parte desta geração!

Mas diferentemente dos fariseus e da geração que são cegos permanentes – os discípulos são temporários!

Versículos 17 e 18 são citações de algumas passagens bem importantes:

Isaias 6:9-10; Ezequiel 12:2; Jeremias 5:21

v.17 - “AINDA” e v. 21 “AINDA” (οὔπω) – mostra que é por um tempo!

Vs.19-20 --- Jesus os lembra dos milagres da multiplicação.

**As perguntas de Jesus servem para alertar os discípulos de que se eles querem evitar ser como os fariseus e Herodes, eles precisam refletir um pouco mais nos milagres da multiplicação!

Assim como Israel, eles viram muitas coisas, mas não compreenderam!

Deut. 29:2-4 - 2Moisés convocou todos os israelitas e lhes disse: Os seus olhos viram tudo o que o Senhor fez no Egito ao faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra 3 Com os seus próprios olhos vocês viram aquelas grandes provas, aqueles sinais e grandes maravilhas.4 Mas até hoje o Senhor não lhes deu mente que entenda, olhos que vejam, e ouvidos que ouçam.

Isa. 40:21, 28 – Isa. 42:18-20

No milagre da multiplicação Jesus se mostrou ser Rei-Pastor tão esperado pelo povo de Israel. Além disso, depois da primeira multiplicação Jesus andou sobre as águas.

Se eles se lembrassem de quem realmente é Jesus e que o Messias estava no meio deles e devido a chegada do Messias um novo tempo havia começado – eles não estariam preocupados com o pão, mas sim com as conseqüências da visitação do Senhor!

V.21 – “Vocês ainda não entendem?” --- Marcos não dá a resposta. No versículo 29 a gente tem a resposta.

A paciência de Jesus os leva a um entendimento mais profundo!

Assim também com nós Jesus se mostra paciente e carinhoso – quantas vezes falhamos em reconhecer a soberania e a divindade de Jesus e mesmo assim Ele tem paciência para nos ensinar e curar a nossa cegueira.

Ainda” – Os discípulos têm duas coisas muito importantes em favor deles:

A falta de compreensão é temporária.

Eles continuam seguindo a Luz do Mundo!

Conclusão:

1) Que as preocupações não nos ceguem para as coisas profundas do Reino de Deus! Que possamos ser pessoas que buscam mais luz da revelação de Deus em nossas vidas! Que possamos ser homens e mulheres que buscam alimento sólido!

2) Como temos respondido para as perguntas profundas feitas por Jesus? Temos parado para refletir e responder, ou temos simplesmente ignorado as perguntas difíceis?

3) Quão bom é termos um Deus que é paciente conosco – apesar de fracassarmos várias vezes em reconhecer a soberania de Deus e a profundidade do chamado em nossas vidas – Ele é paciente em tirar as escamas espirituais dos nossos olhos! II Pe. 3:9; Sl. 86:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário