segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A CEGUEIRA ESPIRITUAL – PARTE III

Conhecendo Jesus | Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: A CEGUEIRA ESPIRITUAL – PARTE III

JESUS E A CURA DE UM CEGO EM BETSAIDA

Marcos 8:22-26 22 Eles foram para Betsaida, e algumas pessoas trouxeram um cego a Jesus, suplicando-lhe que tocasse nele. 23 Ele tomou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Depois de cuspir nos olhos do homem e impor-lhe as mãos, Jesus perguntou: "Você está vendo alguma coisa? " 24 Ele levantou os olhos e disse: "Vejo pessoas; elas parecem árvores andando".25 Mais uma vez, Jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem. Então seus olhos foram abertos, e sua vista lhe foi restaurada, e ele via tudo claramente. 26Jesus mandou-o para casa, dizendo: "Não entre no povoado! "

Introdução e Contextualização:

Na França havia uma menina pobre e cega que conseguiu o Evangelho de Marcos em braile. Ela aprendeu a ler com as pontas dos dedos. Devido à leitura constante, seus dedos ficaram calejados e consequentemente a sensibilidade do toque diminuiu ao ponto dela não sentir mais o que lia com os dedos. Ela não conseguia mais distinguir as letras e palavras. Ela ficou tão desesperada pela Palavra de Deus que ela literalmente cortou as peles com os calos na esperança de restaurar o sentido do toque, mas ao fazer isso ocorreu que ela perdeu de vez toda a sensibilidade dos dedos. Confrontada com a realidade inevitável que ela deviria desistir do seu amado Livro, com grande lamento e lágrimas ela pressionou o livro de Marcos em braile contra seus lábios e disse, “Adeus, adeus, doce palavra do meu Pai Celestial!”. Para sua surpresa, ela descobriu que seus lábios eram mais sensíveis que seus dedos e que era capaz de distinguir as letras. Ela passou a noite toda buscando a Palavra de Deus com os lábios e se encheu de alegria com essa maravilhosa provisão do Senhor (http://www.dare2share.org/students/the-missing-piece-to-your-life/).

Quão profunda é a sua fome por conhecer o Seu Salvador através da Palavra?

Quão insaciável é a sua busca por ler a Bíblia e se apaixonar pelo seu Senhor?

Como você lê a Palavra de Deus?

Contexto:

· Começamos a 2° parte do Evangelho de Marcos (8:22 - 10:52 – Jesus a Caminho de Jerusalém). Algumas observações são importantes sabermos antes de começarmos nossa jornada:

1) Essa 2° parte é emoldurada por duas narrativas de curas de homens cegos (8:22-26 e 10:45-52). Essas curas apesar de serem verdadeiras elas têm importantes papéis simbólicos.

2) Temos 3 vezes em que Jesus fala da Sua morte abertamente (8:31; 9:31; 10:33-34) e em seguida há um certo fracasso nos discípulos de entenderem profundamente o que Jesus havia dito. Então Jesus explica claramente o significado de Sua morte para os doze.

3) O foco não passa ser mais as curas e as multidões, mas sim o ensino privado dos discípulos.

4) Uso mais constante da palavra “no caminho” (ἐν τῇ ὁδῷ - 8:27; 9:33-34; 10:17, 32, 52). Para enfatizar o progresso no movimento físico deles. Por ser um grande bloco de ensino no discipulado e uso do nome “o Caminho” para os cristãos primitivos (At. 9:2;16:17) alguns estudiosos acreditam que o uso dessa palavra tinha mais sentido para Marcos do que a mera palavra “caminho”.

5) A mensagem da cruz passa a ser explicita – todos que seguirem esse caminho irão sofrer.

Essas observações foram tiradas do R.T. France, The New International Greek Testament Commentary – The Gospel of Mark, Eerdmans.

· O Contexto dessa história deve ser analisado!

8:14-21 ----------------------- 8:22-26 ----------------- 8:27-30

a) Muito diálogo nos 3 episódios.

b) Jesus faz perguntas.

c) Conversa com os discípulos (vs.14-21) com o cego (22-26) e com os discípulos (27-30).

d) Há proibição de divulgar o que foi revelado (vs. 26 e 30).

e) Grande uso de palavras referindo a visão (mais de 9).

Os discípulos não entendem/vêem quem é Jesus (8:17-21) --- parecem com o cego de 22-26. Mas após o toque de Jesus eles vêem meio que embaçado (8:29). Somente depois da ressurreição é que eles verão claramente assim como o cego.

Mas a história tem muita coisa a nos ensinar! Não só a ilustração espiritual da cegueira dos discípulos.

Divisão do Estudo:

I – O ENCONTRO (v. 22)

II – A cURA (vs.23-26)

III – A IMPLICAÇÃO DA CURA

I – O ENCONTRO (v.22)

22 Eles foram para Betsaida, e algumas pessoas trouxeram um cego a Jesus, suplicando-lhe que tocasse nele.

V.22 – Jesus volta a Betsaida. Foi naquela região onde Jesus operou o primeiro milagre da multiplicação (6:45) e depois saiu às pressas, pois o povo queria forçá-Lo a ser o novo líder da nação (Jo. 6:15).

Jesus voltou àquela região, por que tinha uma lição a ensinar e uma vida a resgatar!

* “Algumas pessoas trouxeram um cego a Jesus

Cegueira era e é algo muito comum no Oriente Médio.

· O tracoma é uma doença infecciosa causada por um parasita e é responsável por 15% da cegueira do mundo, sendo considerado como um mal endêmico nos países do Oriente Médio.

· Poeira, sujeira, certa falta de higiene e a inexistência de antibióticos fazia com que a cegueira fosse algo até meio que comum.

· Muitos achavam que cegueira era maldição de algum pecado – João 9:2 - E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

· Uma vez que era visto como maldição por algumas pessoas, os cegos eram desprezados e excluídos.

* “Suplicando-lhe que tocasse nele” --- diferente de todos os líderes religiosos da época Jesus tocava as pessoas. Ele tinha compaixão. E ainda hoje Ele nos toca!

O tempo da chegada de Jesus foi perfeito. Doença por toda a parte, não existiam remédios como antibióticos, não havia cura como as de Jesus e os doentes e deficientes eram desprezados. Mas Jesus entra em cena trazendo cura, libertação e aceitação dessas pessoas. Ninguém nunca tinha visto e nem verá nada como aqueles dias!

II – A cURA (vS.23-26)

23 Ele tomou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Depois de cuspir nos olhos do homem e impor-lhe as mãos, Jesus perguntou: "Você está vendo alguma coisa? " 24 Ele levantou os olhos e disse: "Vejo pessoas; elas parecem árvores andando".25 Mais uma vez, Jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem. Então seus olhos foram abertos, e sua vista lhe foi restaurada, e ele via tudo claramente. 26Jesus mandou-o para casa, dizendo: "Não entre no povoado!".

v. 23 - “ele tomou o cego pela mão e o levou para fora do povoado” –

2 OBSERVAÇÕES SOBRE ESSA AÇÃO DE JESUS:

1) Jesus tira esse homem do povoado, pois Ele já havia proclamado a condenação daquela região. Ele não precisa mostrar mais nada para aquelas pessoas. Mat. 11:21-22 - 21"Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês tivessem sido realizados em Tiro e Sidom, há muito tempo elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas.22 Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês.

Mas Jesus tem as ovelhas perdidas que precisam ser agrupadas, por isso Ele tira aquele homem do meio daquela multidão que só quer ver os sinais e trata ele pessoalmente.

Essa é uma verdade bíblica, Deus entrega certas nações e povos para a depravação que eles anseiam, mas mesmo nesses povos Ele visita para resgatar os Seus.

A prostitua Raabe foi resgatada de Jericó. Apesar de certos paises serem condenados e terem certos governos como forma de punição, Jesus ainda salva os Seus.

2) Imagine a beleza desta cena! Jesus toma esse cego pela mão e começa a andar com Ele para fora do povoado, para fora do alvoroço.

O CARINHO de JESUS – O Deus que criou todo o universo encarnado na pessoa de Jesus pega esse homem pela mão e começa a guiá-lo pelas ruas esburacadas, com todo cuidado para que o homem não tropece e se machuque!

Um aperto de mão já demonstra uma atenção. Quanto mais segurar a mão com firmeza e cuidado por alguns minutos?!

** Assim também ocorre no espiritual – antes do Espírito Santo abrir nossos olhos para vermos a beleza do Evangelho, Ele nos guia por estradas que não conhecemos e nem imaginamos. Às vezes estradas esburacadas e duras de caminhar, mas a mão dEle sempre esteve presente nos levando até o lugar do maior milagre que já aconteceu em nossas vidas – o milagre da salvação, quando o Espírito Santo regenera nossos corações, vivifica o nosso ser e podemos ver a beleza do Evangelho!

* “Depois de cuspir nos olhos do homem e impor-lhe as mãos” --- Alguns podem pensar “Poxa, que nojento!”. Existia a superstição que a saliva tinha poderes mágicos e de cura. O historiador romano Tácito contou a história de um homem em Alexandria que foi curado pela saliva do imperador Vespasiano.

O que Jesus quer mostrar com isso é que o toque e a saliva vem dEle. A cura vem de Jesus!

** Em Marcos há apenas dois milagres que não são relatados nos outros evangelhos: o do surdo com problema de audição (7:31-37) e esse desse cego. E as semelhanças entre as histórias são grandes.

Deus usa maneiras que muitos não gostam para trazer o bem que você necessita. Não despreza as situações “duras” em que o Senhor te coloca!

* “Jesus perguntou: "Você está vendo alguma coisa? " - Essa é a única cura na qual Jesus faz uma pergunta e é realizada em duas etapas.

Jesus sabia que esse homem ainda não estava vendo por completo, mas Ele quer que os discípulos escutem a resposta.

V.24 - “Ele levantou os olhos e disse: "Vejo pessoas; elas parecem árvores andando"”- -

A frase no grego tem um sentido mais implícito - καὶ ἀναβλέψας (recuperando a visão) ἔλεγεν· βλέπω(eu vejo) τοὺς ἀνθρώπους (os homens- talvez os discípulos) ὅτι ὡς δένδρα(que parecem árvores) ὁρῶ περιπατοῦντας (vejo andando).

A visão desse homem estava ainda embaçada. O foco dele está todo embaçado. Aqueles que usam óculos sabem como é essa sensação.

V. 25 – Mais uma vez, Jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem. Então seus olhos foram abertos, e sua vista lhe foi restaurada, e ele via tudo claramente.

A perfeição da cura. Nenhuma cura de Jesus era parcial. Esse homem passou a ver perfeitamente. Vemos a perfeição de Jesus em restaurar o que havia sido destruído pelo pecado original.

Essa cura é diferente de todas as outras, ela foi realizada em 2 etapas.

3 MOTIVOS (geralmente são dados):

1) Alguns alegam que foi pela falta de fé deste homem no primeiro toque. O problema com essa interpretação é que em nenhum lugar menciona a fé, ou a pequena fé do cego. Cura não depende da fé na cura, mas da fé em Jesus.

2) Jesus mostra que Ele cura da maneira que Ele quer (João Calvino). Vemos que cada cura ocorre de um modo. Para algumas pessoas Jesus apenas declara a cura, outros foram tocados, outra tocou Jesus, outros foi pela palavra à distância. Isso revela que Deus nunca pode ser colocado numa caixinha. Não existe um manual de como Deus vai agir em cada situação.

O que sabemos é que Deus age em todas as situações, mas com cada pessoa Ele age diferentemente.

3) Para mostrar para os discípulos que Jesus cura nossa cegueira espiritual e incompreensão das coisas profundas pouco a pouco!

Mas uma coisa é clara, Jesus cura por completo e de forma perfeita!

V.26 - Jesus mandou-o para casa, dizendo: "Não entre no povoado!". - - Jesus manda esse homem de volta para sua casa. Uma nova história, um novo começo.

Jesus evita todo alvoroço. Ele não quer mais uma vez toda a euforia que teve anteriormente.

Ele não quer ser conhecido como apenas um curandeiro, um fazedor de milagres. Hoje em dia é assim que as pessoas apresentam Jesus, “Ah, Ele vai te curar!”. Não, o Evangelho não é a cura e a prosperidade nessa vida!

E Jesus ordena para que esse homem não volte para a cidade, pois aquele lugar já estava condenado. As pessoas de Betsaida não queriam Jesus, elas queriam os milagres! Esse foi o último milagre de Jesus naquela região da Galiléia (que Marcos recorda). Muita luz foi trazida naquele lugar, mas eles preferiram as trevas.

Mat. 11:21-22 - 21"Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês tivessem sido realizados em Tiro e Sidom, há muito tempo elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas.22 Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês.

Jesus lida com alguns indivíduos, mas a nação como um todo passa a receber a justa ira de Deus. É isso o que ocorre quando um grupo de pessoas rejeita a Luz do Evangelho, ou quando só querem Jesus pelos bens materiais que Ele pode trazer.

Jesus proíbe que ele volte. Não há mais pregação! “Não vá pregar lá!”

Pelos relatos de Marcos esse homem foi obediente e cumpriu o mandamento de Jesus. Obediência é a marca da fé genuína!

III – AS IMPLICAÇÕES DA CURA

1) Revela a Divindade de Jesus:

Como pudemos perceber essa história tem muita semelhança com a cura de um surdo-mudo na região de Decápolis (7:31-37). Naquela ocasião vimos como a cura daquele homem era o cumprimento da profecia de Isaias 35:5-6. A profecia de Isaias começa com relato da cura de pessoas cegas – uma obra atribuída a Deus. Isa. 35:5-6 - Então se abrirão os olhos dos cegos e se destaparão os ouvidos dos surdos.6Então os coxos saltarão como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria. Águas irromperão no ermo e riachos no deserto.

Sl. 146:5-8 – Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus,6que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e que mantém a sua fidelidade para sempre!7Ele defende a causa dos oprimidos e dá alimento aos famintos. O Senhor liberta os presos,8 o Senhor dá vista aos cegos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos.

Isa. 29:18 – Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e, não mais em trevas e escuridão, os olhos dos cegos tornarão a ver.

Isa. 42:7, 18-19 - 1"Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.6"Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,7para abrir os olhos aos cegos, para libertar da prisão os cativos e para livrar do calabouço os que habitam na escuridão.16Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas eu os guiarei; transformarei as trevas em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados. Essas são as coisas que farei; não os abandonarei.

A cura desse cego revela que o Messias estava no meio de Israel. Jesus, o Deus encarnado - poderoso para abrir os olhos dos cegos (fisicamente) - estava entre eles e muitos não o viram!

Ao restaurar a visão física e espiritual das pessoas Jesus estava revelando que o Reino de Deus estava presente.

Mateus 11:2-6 -2 João, ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, enviou seus discípulos para lhe perguntarem:3"És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? "4Jesus respondeu: "Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo:5os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;6e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa".

Jo. 9:39 - Disse Jesus: "Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos".

2) ILUSTRA QUE A CEGUEIRA DOS DISCÍPULOS TEM CURA:

O contexto literário dessa história deixa claro que há um propósito de mostrar que esse cego que foi curado através de um processo e tempo simboliza os discípulos que por estarem como cegos (8:18) com o tempo e a ajuda de Jesus eles verão o verdadeiro significado do Evangelho de Deus na pessoa de Jesus.

Essa é a única cura em 2 etapas. O contexto e a cura ilustram que a nossa cegueira espiritual é curada por etapas.

3) Mostra que a nossa cegueira espiritual só pode ser curada pelo soberano e poderoso toque de Jesus Cristo! A graça e a misericórdia de Deus! Ef 2:4-9 - Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,5deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.8Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;9não por obras, para que ninguém se glorie.

4) Seus discípulos viram a graça, a compaixão, a misericórdia e o amor de Jesus. Mas eles viram também a justiça e a ira desse Deus que não deixa o pecado sem ser punido!

Conclusão:

1) Como a reflexão sobre a cura física desse cego pode te ajudar durante a semana?

2) Qual a importância de sermos curados espiritualmente em etapas? Como podemos cooperar para vermos melhor?

3) Qual a importância de entendermos e vermos o julgamento de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário