segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A CEGUEIRA ESPIRITUAL – PARTE I

Conhecendo Jesus | Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: A CEGUEIRA ESPIRITUAL – PARTE I

JESUS E A DEMANDA POR SINAIS

Marcos 8:11-13 (Mt.16:1-12) 11Os fariseus vieram e começaram a interrogar Jesus. Para pô-lo à prova, pediram-lhe um sinal do céu.12 Ele suspirou profundamente e disse: "Por que esta geração pede um sinal miraculoso? Eu lhes afirmo que nenhum sinal lhe será dado".13 Então se afastou deles, voltou para o barco e atravessou para o outro lado.

Introdução e Contextualização:

Onde está alicerçada a nossa fé? Qual é a base da sua fé e da sua crença?

Se a nossa fé estiver enraizada em coisas visíveis, em coisas que podemos apalpar e tocar, se o nosso crer em Jesus está vinculado a um sinal que podemos ver, tenho uma triste notícia que a nossa fé não é fé verdadeira. Se crença de uma pessoa está vinculada a uma experiência ou a algo que foi visto essa fé é fraca e instável!

II Cor. 5:7 - Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.

Heb. 11:1 - Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Por que eu digo isto? Pois nós estamos vivendo dias em que as pessoas que dizem ser cristãs têm buscado cada vez mais sinais como alicerce da fé. As maiores concentrações de cristãos se dão em lugares onde as pessoas alegam haver milagres e sinais.

Essa incessante busca por sinais revela algumas coisas muito importantes:

1) Revela a ignorância das pessoas com relação aos severos avisos de Deus na Bíblia contra a busca de sinais e o perigo de segui-los.

Deut. 13:1-3 - Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio,2e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: "Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los",3não dêem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma.

Mt.24:24 - Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo! ’ ou: ‘Ali está ele! ’, não acreditem.25 Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

II Tess. 2:9-10 - A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.10 Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

Mat.7:21-23 - "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.22Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’23 Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ "

2) Revela que a fé das pessoas que vivem da busca por sinais, visões e milagres é profundamente instável e frágil. Uma fé alicerçada em sinais e milagres não é fé verdadeira!

A grande maioria das pessoas que seguiam Jesus por causa de sinais o abandonou quando as situações ficaram mais difíceis (exemplo João 6:2, 66).

3) Revela a Cegueira Espiritual dessa geração que busca por sinais mais do que santidade por meio da Palavra da Cruz.

Semelhantes aos judeus (I Cor. 1:21-23 - Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.22Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;23Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.)

A grande maioria das pessoas está como os judeus - em busca de sinais visíveis para crer em algo.

Poucas pessoas se dispoem a irem a uma conferência de Teologia para debater e ouvir sobre a importância da justificação pela fé. Mas milhares se aglomerarão para irem a uma “tenda de sinais e milagres”. Como acontece com Benny Hinn, Randy Clark, “apóstolo” Valdemiro e tantos outros que fazem tantos sinais e maravilhas, mas nunca conseguem multiplicar o dinheiro para parar de explorar os pobres!

Essas tendas e reuniões cheias de pessoas para ver esses sinais e a pouca, quase nenhuma, disposição para ouvir o ensino da Palavra reflete a escuridão dos corações de tantas pessoas que se chamam “cristãs”.

Há uma necessidade das pessoas verem milagres para serem atraídas, convencidas e se arrependerem. Vivemos em um mundo com muitos problemas sociais e as pessoas encontram conforto e resposta no Evangelho. (Valdemiro, http://milagresreais.blogspot.com/2010/07/entrevista-com-o-apostolo-valdemiro.html).

Cegueira Espiritual é foco de Marcos nessa passagem (8:11-21) – 8:18, “Têm olhos, mas não vedes!”. Esse mal é impossível de ser evitado, pois todos nós nascemos cegos espiritualmente.

Cegueira Espiritual = a incapacidade de entender e discernir a Verdade do Evangelho de Deus em Jesus Cristo. Incapacidade de ver o Reino de Deus (Jo. 3:3 - Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".).

Cegueira espiritual é o mesmo que estar nas trevas, permanecer sob a ira de Deus (Jo. 3:36 - Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele".)

Col. 1:13 – Pois ele (Deus) nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,14em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

Ef. 5:8 – Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,

I Pe. 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

II Pedro 1:1-9

Nós nascemos, fomos gerados em trevas – viviamos sem a Luz de Deus. Era impossível discernir as coisas espirituais.

Tem muita gente dentro da igreja - muitos “pastores”, “missionários” e “apóstolos” que são tão cegos espiritualmente quanto um budista ou um hinduista! Eles se acham espirituais, acreditam ter “visões” espirituais, mas na verdade não passam de cegos a caminho de um poço mais escuro ainda! Vendem vários livros de auto-ajuda como se eles enxergassem a verdadeira luz. Assim como nos dias de Jesus os líderes religiosos (Mateus 15:14 - Deixem-nos; eles são guias cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco".; 23:16,17,19,24,39 ;João 9:41 - Disse Jesus: "Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece".).

A gente vive em dias que os “gurus espirituais” têm crescido grandemente. Pessoas que alegam ter chaves para o mundo espiritual - são até mesmo profissionais na arte de transcendência espiritual, mas na verdade são cegos e estão caminhando para o inferno – lugar de escuridão eterna! E com eles vão todos os que os seguem!

Nenhuma religião pode trazer luz verdadeira – o único que pode tirar a cegueira espiritual, tirar-nos da escuridão eterna é Jesus – a Luz do Mundo!

**Jo. 1:1-13

Jo. 8:12 - Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".

Jo.12:42 - Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

É impossível o mundo compreender e aceitar a Luz sem que o Espirito Santo regenere o interior da pessoa! É impossível uma pessoa que ama as trevas aceitar a luz como única fonte de vida sem antes Deus operar uma obra de um novo nascimento no coração dela!

Jo. 3:19-20 - Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.

Jo. 6:44 - Ninguém pode vir a mim – Jesus = Luz do Mundo, se o Pai, que me enviou, não o atrair/arrastar; e eu o ressuscitarei no último dia

Importantes observações sobre a cegueira espiritual:

1 – É de nascença – já nascemos cegos e na escuridão (Jo. 3:1-8).

2 – Amamos as trevas e rejeitamos a Luz até a graça de Deus nos tocar (Ef. 5:8).

3 – Satanás aprofunda a cegueira espiritual de certas pessoas - II Cor. 4:3-4 - Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.4O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

4 – Deus mantém alguns cegos Lucas 19:41-42 -Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela42e disse: "Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos”. João 9:39 - Disse Jesus: "Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos".

Como veremos em Marcos 8:11-21 existem dois tipos de cegueira espiritual:

I) Cegueira espiritual temporária – curável (ex. os discípulos e Paulo).

II) Cegueira espiritual eterna – incurável. Essa é assustadora (ex. alguns judeus)!

Contexto:

· Estamos chegando ao fim da Primeira Parte da trama escrita por Marcos - lembrando que o evangelho de Marcos é divido em três partes: 1° na Galiléia (1:14-8:21); 2° Caminho para Jerusalém (8:22 – 10:52); 3° em Jerusalém (11:1 – 16:8).

· Antes de entrarmos no ponto principal do capítulo 8, onde Pedro confessa que Jesus é o Cristo e eles começam a jornada para Jerusalém (8:27-29), “temos duas histórias que nos convidam a considerarmos o quanto (ou melhor, quão pouco) tanto os inimigos de Jesus como Seus discípulos entenderam o verdadeiro significado do Seu ministério” (R.T. France, The Gospel of Mark, pg.310).

· A primeira história mostra a incompreensão e a hostilidade dos fariseus. A segunda revela que os discípulos continuam com os corações duros. Mas a cegueira espiritual dos discípulos tem cura diferente da dos fariseus, como veremos na cura de um cego (vs.22-26).

Divisão do Estudo:

I – OS CEGOS PEDEM PARA VER UM SINAL (v.11)

II – O SINAL É NEGADO (v.12)

III – OS CEGOS SÃO ABANDONADOS (v. 13)

I – OS CEGOS PEDEM PARA VER UM SINAL (v.11)

11 Os fariseus vieram e começaram a interrogar Jesus. Para pô-lo à prova, pediram-lhe um sinal do céu.

V.10 e 11 – O contexto é importante, pois assim como no primeiro milagre da multiplicação após o milagre Jesus e seus discípulos cruzam o mar e são confrontados com os fariseus agora também ocorre uma situação muito semelhante: MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO ---- CRUZA O MAR --- CONFLITO COM OS FARISEUS.

v.11 – “E vieram os fariseus e começaram a interrogar Jesus

Os Fariseus a essa altura já se tornaram o principal oponente de Jesus – sozinhos (2:24) ou acompanhados (2:16; 3:6; 7:1), eles estão sempre procurando algo para acusar Jesus.

Mateus 16:1 diz que os fariseus e os saduceus vieram juntos --- os dois grupos que tanto se odiavam se unem para tentar apagar a Luz.

Aqui eles “Interrogam” -συζητέω – debater, expressar opiniões diferentes.

Visto que eles se achavam os defensores da lei mosaica, amedrontados pela popularidade e influência de Jesus naquela região assim que Jesus chegou eles se reuniram e saíram para debater com Jesus sobre as coisas que Ele vinha fazendo.

No meio desse forte debate os fariseus começam a pedir por um sinal do céu.

Buscavam/procuravam um sinal” -ζητοῦντες παρ’ αὐτοῦ σημεῖον ἀπὸ τοῦ οὐρανοῦ -

** Eles não vieram para uma conversa amigável, eles não querem um diálogo para tirar certas dúvidas – eles querem tirar todo crédito de Jesus. E para isso eles pedem/buscam um sinal do céu!

Vários sinais já tinham sido dados por Jesus (endemoninhado na sinagoga foi liberto, paralítico andou, leproso foi restaurado, a mão atrofiada de um homem sarada, ressuscitou a filha do Jairo, curou a hemorragia de uma mulher e muitas outras coisas).

Eles não querem apenas um sinal – eles querem um “SINAL do CÉU”. Um sinal de Deus, já que eles não usavam o nome de Deus. Eles queriam “um sinal que tivesse tonalidade apocalíptica, caráter triunfalístico e incorporasse um ato poderoso de livramento como Deus havia feito com Israel, quando trouxe de volta do Egito” (Zondervan Illustrated Bible Background Commentary, pg. 253).

Eles estavam falando, “Se você é quem você diz ser, faz um milagre de libertar a nação de Israel do império romano e estabeleça o reinado de David!”.

* A demanda por sinais para autenticar um profeta ou qualquer outra pessoa que alega ter autoridade divina era normal:

Moisés - Êxodo 4:1-9, 29-31; 7:8-22.

Josué – parou o sol (10:12-14)

Elias - I Reis 18:38

Mas Jesus já havia dado vários sinais!

** Alguns judeus criam que Sinais dos Céus eram causados por Deus, mas Sinais na Terra podiam ser causados por satanás (como os servos do faraó) – por isso eles acusaram Jesus de ser servo de Belzebu (Mc.3:22).

* Ou talvez eles quisessem os sinais nos céus profetizado por Joel (Joel 2).

Deus já havia avisado o povo do perigo dessa busca por sinais (Deut. 13:1-3 -Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio,2e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: "Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los",3não dêem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma.)

* Os cegos que odeiam a Luz querem ver um sinal.

Nicodemos que era um líder dos cegos-fariseus afirmou que era impossível negar a divindade de Jesus devido a todos os sinais já realizados por Jesus (Jo. 3:1-2 - 1Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.2Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".).

** Quanto mais sinais, mais endurecido fica o coração!

PARA COLOCÁ-LO À PROVA” --- O objetivo, o propósito da demanda é para tentarem Jesus.

A palavra grega é peirazo que serve tanto para testar como tentar. Pelo contexto a tradução mais adequada seria tentar, eles querem que Jesus fracasse, assim como satanás no deserto.

Assim como os israelitas tentaram Deus, esses líderes religiosos tentam Jesus. As conseqüências para essa ação são terríveis!

Sl. 95:7-10 - 7 Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,8 não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto,9 onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de terem visto o que eu fiz.10 Durante quarenta anos fiquei irado contra aquela geração e disse: "Eles são um povo de coração ingrato; não reconheceram os meus caminhos".11 Por isso jurei na minha ira: "Jamais entrarão no meu descanso".

Sl. 78:12-20

Sl. 106:13- Mas logo se esqueceram do que ele tinha feito e não esperaram para saber o seu plano.14 Dominados pela gula no deserto, puseram Deus à prova nas regiões áridas.

Num. 14:1-10

II – O SINAL É NEGADO (v.12)

12 Ele suspirou profundamente e disse: "Por que esta geração pede um sinal miraculoso? Eu lhes afirmo que nenhum sinal lhe será dado".

A resposta de Jesus:

ele suspirou profundamente(NVI)/suspirando profundamente em seu espírito (ACF)” - αναστενάξας τῷ πνεύματι-

aναστενάζω - - como vimos na ministração anterior στενάζω (7:34) significa gemer. Aqui a palavra tem um prefixo trazendo uma ênfase ainda maior.

Jesus geme em seu interior de agonia pelo pecado desses homens.

Imagine o quão desapontado estava Jesus – esse homens eram privilegiados, eles deveriam ser os primeiros a verem em Jesus o verdadeiro Messias, mas eles se tornam os primeiros a quererem a morte de Jesus – Jesus geme no seu interior de frustração!

Por que esta geração pede por um sinal miraculoso?” --- Esses homens, esses líderes religiosos representam toda uma GERAÇÃO. Isto é assustador!

Faz nos pensar se estamos dentro desta geração que vive pedindo um sinal para testar Jesus!

“Por que essas pessoas buscam um sinal para me tentar?”

GERAÇÃO:

Deut. 1:31-35 -Ninguém desta geração má verá a boa terra que jurei dar aos seus antepassados,

Deut. 32:15-20 - "Esconderei o meu rosto deles", disse, "e verei qual o fim que terão; pois são geração perversa, filhos infiéis.

Sl. 95:10 – Durante quarenta anos fiquei irado contra aquela geração e disse: "Eles são um povo de coração ingrato; não reconheceram os meus caminhos".

Mateus 16:2-4 diz, “Ele respondeu: "Quando a tarde vem, vocês dizem: ‘Vai fazer bom tempo, porque o céu está vermelho’,3 e de manhã: ‘Hoje haverá tempestade, porque o céu está vermelho e nublado’. Vocês sabem interpretar o aspecto do céu, mas não sabem interpretar os sinais dos tempos!4 Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas".

O ultimo sinal dado por Jesus foi sua ressurreição e mesmo assim eles não aceitam. Eles tentam comprar os guardas (Mt.28:12-15).

Eu lhes afirmo que nenhum sinal lhe será dado” --- ἀμὴν λέγω --- Essa expressão é dura e quer dizer algo semelhante a II Reis 6:31, “E ele disse: "Deus me castigue com todo rigor, se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, continuar hoje sobre seus ombros!", ou Hebreus 3:11, “Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso”.

** Um juramento da parte de Jesus que Ele preferia morrer a fazer um sinal para aqueles homens!

“Alguém poderia perguntar por que Jesus rejeitaria esses pedidos. Afinal de contas, Ele realizou muitos milagres. Por que Ele devia se opor quando alguém lhe pedia um milagre? Tais pedidos não Lhe davam a oportunidade de manifestar uma obra ainda mais poderosa?... Há um tipo de anelo pela manifestação do poder de Jesus que é totalmente santo, submisso e, às vezes, desesperado. Há outro tipo que coloca a pessoa na posição de senhor. Alguns querem ver Jesus realizando milagres para que possam avaliá-Lo, analisar suas reivindicações, testar suas credenciais. Em um nível, Jesus se acomoda a nossa incredulidade, realizando milagres que dão origem a fé (Jo.10:38). Mas, em outro nível, Ele não pode se reduzir a um gênio poderoso que realiza truques espetaculares a ordem de alguém. Quando as pessoas avaliam a Jesus, elas estão na posição de superioridade, na posição de juiz. Visto que estão pondo a prova as credencias de Jesus, esquecem que Deus é aquele que os avalia. E, enquanto exigem sinais, se Jesus assente constantemente, Ele não é nada mais que um milagreiro exímio. Assim, a exigência por sinais se torna o protótipo de toda condição que os seres humanos levantam como impedimento de se abrirem para Deus. Eu me dedicarei a Deus, se Ele curar meu filho. Seguirei este Jesus, se eu puder manter meu emprego...Abandonarei meu pecado e lerei a Biblia, se Jesus restaurar meu casamento. Em todos os casos, estou avaliando à Jesus, e nao Ele a mim. Nao estou me achegando a Ele de acordo com suas determinações; estou estipulando os termos que Jesus tem de aceitar, se deseja ter o privilegio de minha companhia.” (D.A. Carson, A Cruz e o Ministerio Cristao, Fiel. Pgs. 24-25).

Jesus não é o gênio da lâmpada que realiza aquilo que desejamos quando desejamos para o objetivo que ansiamos!

Ele é soberano e agi como e quando Ele quer!

As igrejas que alegam haver milagres acontencendo quando eles querem que aconteça, pode ter certeza que algo estranho tem nestes lugares

III – OS CEGOS SÃO ABANDONADOS (v. 13)

13 Então se afastou deles, voltou para o barco e atravessou para o outro lado.

Um dos versículos mais tristes da Bíblia – Jesus se afasta desses homens, deixando os cegos!

“Então se afastou deles” --- Jesus se afasta por completo!

Romanos 1:18-32 (vs. 20,24,26,28). Deus demonstra todo seu poder, mas as pessoas preferem rejeitar a glória de Deus, e deus concede as pessoas o que os corações tanto buscam!

Deus tem um tempo, pois Deus é santo e justo. Quando a medida do cálice da ira do Senhor transborda, Ele se afasta e puni (Sl.75:8; Gen.15:16)!

A ira de Deus permaneceu sobre esses homens!

João 3:36 - Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele".

A Luz do Mundo brilhou, quem via Jesus via a Deus (Jo.14:9) – mas ao invés de verem a Deus eles viram um demônio, um mentiroso, um mero curandeiro, um mero profeta!

E Jesus os abandona! Abandona toda uma geração representada por esses homens!

Conclusão:

1) Sinais não convertem! A busca incensaste por sinais revela um coração cego espiritualmente, incapaz de ver a beleza do Evangelho da Cruz na vida, morte e ressurreição de Jesus.

Se sinais e milagres trouxessem conversões genuínas a África e o Brasil seriam os países mais justos e com menos corrupção em todo mundo. Milhares de pessoas são curadas e batizadas na África e no Brasil, mas nao vemos sinais de conversão genuína nesses paises – o crime, o tráfico, prostituição, bruxaria e miséria estão em todos os cantos.

2) Bendito seja o nosso Senhor Jesus que abriu nossos olhos quando ainda amavamos as trevas – que possamos ter um coração grato pela graça de Deus que nos resgatou das trevas e através do Evangelho o Pai nos concedeu fé para crermos e vermos no evangelho a glória de Deus na pessoa de Jesus. A restauração da visão espiritual, a capacidade de vermos a Luz do mundo em Jesus veio por que o Espirito Santo tirou o véu, a escama que estava sobre nossos olhos!

II Cor. 3:16-4:6- -3:16 Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado.18E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. 4:2 Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.3Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.4O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.5Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.6Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

3 comentários:

  1. Prezado Pr. Guga,
    Graça e Paz.

    Excelente texto.
    Infelizmente temos visto que a incredulidade no poder da Palavra de Deus em convencer o homem do seu pecado, do seu afastamento de Deus e do justo juízo divino sobre a sua vida, já alcançou muitas de nossas igrejas tidas como sérias e centradas na Palavra.

    Os cultos a Deus, deixaram de ser pra Deus! Hoje, são cultos voltados para os homens. As liturgias são "montadas" para o conforto dos homens e a centralidade da Palavra se vê ameaçada.

    Temos que nos arrepender de nossa incredulidade no Evangelho e nos voltar para o que Deus quer e abandonar o que achamos ser o certo. A correta observancia da Palavra de Deus, despojados de nossos "achismos" é uma prática abandonada, em favor de nossa vaidade e pelo culto ao nosso "intelecto"!

    Glória a Deus por esse sermão.

    Um forte abraço,

    Pr. Menga
    http://smenga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Guga, Graça e Paz!
    Gostei muito dessa reflexão. Vivemos numa época em que as pessoas querem determinar o que deve acontecer com o sagrado. Muitos pregadores dizem: "Eu posso marcar a hora para o milagre acontecer e posso até fazer o milagre acontecer". Mas o que temos visto na prática é pouco arrependimento e quebrantamento de homens e mulheres que sejam verdadeiros discípulos de Cristo. "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz e siga-me" Lucas 9.23. O verdadeiro discípulo é aquele que segue o seu Mestre com sede e vontade de aprender mais das suas palavras e verdades.
    Um grande abraço,
    Pr. Valdir Soares de Oliveira
    Pastor Auxiliar da IB. Central de Campinas
    Campinas, SP
    www.ibcentral.org.br

    ResponderExcluir