segunda-feira, 30 de agosto de 2010

QUEM É ESSE CHEIO DE COMPAIXÃO?

Conhecendo Jesus e Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: QUEM É ESSE CHEIO DE COMPAIXÃO?

Marcos 8:1-10 (Mt.15:29-39)1 Naqueles dias, outra vez reuniu-se uma grande multidão. Visto que não tinham nada para comer, Jesus chamou os seus discípulos e disse-lhes:2 "Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. 3 Se eu os mandar para casa com fome, vão desfalecer no caminho, porque alguns deles vieram de longe". 4 Os seus discípulos responderam: "Onde, neste lugar deserto, poderia alguém conseguir pão suficiente para alimentá-los?" 5 "Quantos pães vocês têm? ", perguntou Jesus. "Sete", responderam eles. 6 Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão. Depois de tomar os sete pães e dar graças, partiu-os e os entregou aos seus discípulos, para que os servissem à multidão; e eles o fizeram. 7 Tinham também alguns peixes pequenos; ele deu graças igualmente por eles e disse aos discípulos que os distribuíssem. 8 O povo comeu até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram. 9 Cerca de quatro mil homens estavam presentes. E, tendo-os despedido,10 entrou no barco com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta.

Introdução e Contextualização:

Jesus continua o curso de evangelização com Seus discípulos em território gentio. Vale a pena lembrar que para esses homens que foram criados e doutrinados num judaísmo exclusivista era extremamente difícil para eles entenderem que salvação podia ser estendida para fora do círculo judaico.

Chegamos ao capitulo 8 de Marcos, metade do Evangelho. Esse capítulo é capítulo de transição, pois a partir daqui Jesus começará Sua jornada para a cruz. O tempo aqui na terra é curto, por isso é importante que os discípulos tenham mais entendimento da missão de Jesus. Nessa história Jesus revela para seus homens que assim como Ele teve compaixão dos judeus, Ele tem compaixão pelos gentios! Jamais um mestre rabino se preocuparia em providenciar comida para um grupo de pessoas que não pertenciam ao judaísmo!

Contexto:

· Após o aumento de oposição na Galiléia, a declaração de que o contato exterior não faz com que o homem se torne impuro e o pouco tempo com os discípulos – Jesus saiu para territórios gentílicos – em Tiro Ele curou a filha de uma cananéia, em Decápolis restaurou a audição e a fala de um surdo e agora Ele irá alimentar uma multidão de mais de 4 mil pessoas!

· Muitos estudiosos alegam que essa história é a mesma do capítulo 6:34-44 devido ao grande número de semelhanças. Mas como veremos essas histórias são diferentes.

ALIMENTA 5 MIL (6:34-44)

ALIMENTA 4 MIL (8:1-10)

GRANDE MULTIDÃO (v.34)

GRANDE MULTIDÃO (v.1)

NÃO HAVIA COMIDA (v.36)

NÃO HAVIA COMIDA (v.1)

JESUS SENTE COMPAIXÃO (v.34)

JESUS SENTE COMPAIXÃO (v.2)

JESUS USA PÃO (v.41)

JESUS USA PÃO (v.6)

JESUS ENVOLVE OS DISCÍPULOS (v.37)

JESUS ENVOLVE OS DISCÍPULOS (v.3-4)

OS DISCÍPULOS TÊM DIFICULDADE DE ACEITAR (v.37)

OS DISCÍPULOS TÊM DIFICULDADE DE ACEITAR (v.4)

JESUS PERGUNTA “QUANTOS PÃES...?” (v.38)

JESUS PERGUNTA “QUANTOS PÃES...?”

(v.5)

JESUS AGRADECE A DEUS (v.41)

JESUS AGRADECE A DEUS (v.6)

A MULTIDÃO FICA SATISFEITA (v.42)

A MULTIDÃO FICA SATISFEITA (v.8)

HÁ SOBRA DE ALIMENTO (v.43)

HÁ SOBRA DE ALIMENTO (v.8)

Mas não há apenas semelhanças, há também muitas diferenças importantes!

ALIMENTA 5 MIL (6:34-44)

ALIMENTA 4 MIL (8:1-10)

JESUS ESTÁ EM TERRITÓRIO JUDAICO

JESUS ESTÁ EM TERRITÓTIO GENTÍLICO

JESUS ALIMENTA MAIS DE 5 MIL (v.44)

JESUS ALIMENTA QUASE 4 MIL (v.9)

JESUS USA 5 PÃES (v.38)

JESUS USA 7 PÃES (v.5)

SOBROU 12 CESTAS PEQUENAS (v.43)

SOBROU 7 CESTAS GRANDES(v.8)

A CARÊNCIA ESPIRITUAL LEVA JESUS A FAZER O MILAGRE (v.34)

A CARÊNCIA FÍSICA LEVA JESUS A FAZER

O MILAGRE(v.3-4)

PESSOAS SENTAM NA GRAMA (v.39)

PESSOAS SENTAM NO CHÃO (v.6)

1 DIA DE ENSINO (v.35)

3 DIAS DE ENSINO (v.2)

As diferenças juntamente com os versículos 18-21 deste mesmo capítulo nos mostram que realmente houveram duas situações diferentes em que Jesus alimentou as multidões através da multiplicação do pão!

6:31-44 ALIMENTA A MULTIDÃO 8:1-9

6:45-56 CRUZA O MAR 8:10

7:1-23 CONFLITO COM FARISEUS 8:11-13

7:24-30 CONVERSA SOBRE PÃO 8:14-21

7:31-36 CURA 8:22-26

7:37 CONFISSÃO DE FÉ 8:27-30

Divisão do Estudo:

I – A CIRCUNSTÂNCIA

II – A COMPAIXÃO

III – A AÇÃO

I – A CIRCUNSTÂNCIA

1 Naqueles dias, outra vez reuniu-se uma grande multidão. Visto que não tinham nada para comer, Jesus chamou os seus discípulos e disse-lhes:2 "Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. 3 Se eu os mandar para casa com fome, vão desfalecer no caminho, porque alguns deles vieram de longe".

V.1 – “Naqueles dias” - - nos dias da cura do homem que era surdo em Decápolis.

Uma grande multidão se reuniu” - - A fama de Jesus se espalhou principalmente depois que o ex-surdo e as pessoas desobedeceram ao mandamento de Jesus e saíram contando para todos sobre a cura. Muitos ficaram perplexos e admirados e vieram ver Jesus (7:36-37).

V.2-3 - - Essas pessoas já faziam três dias que estavam ouvindo e vendo Jesus ministrar. Três dias!!!

** Hoje em dia se você ministra o evangelho por mais de uma hora as pessoas já ficam impacientes.

3 DIAS – algumas pessoas acampadas, alguns dormindo no chão - - a comida já devia ter acabado no segundo dia.

** Mostra a fome desse pessoal por ouvir e ver Jesus ministrando. Assim como tem gente que passa dias na rua para comprar ingresso para jogos de futebol e shows – essas pessoas passaram 3 dias ouvindo Jesus!

Será que temos a mesma fome por Jesus como essas pessoas?

v.3 – “Alguns deles vieram de longe” – algumas pessoas haviam viajado uma longa distância para verem o Messias! Enquanto os Fariseus viajaram longas distâncias para achar acusação contra Ele.

** Essa multidão já estava ouvindo e vendo Jesus por mais de 3 dias – a comida havia esgotado e Jesus sabia que se eles partissem da forma como eles estavam, eles não agüentariam e desmaiariam!

II – A COMPAIXÃO DE JESUS

Jesus chamou os seus discípulos e disse-lhes:2 "Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. 3 Se eu os mandar para casa com fome, vão desfalecer no caminho, porque alguns deles vieram de longe".

Jesus chamou Seus discípulos e disse-lhes” - - Jesus mostra para os discípulos que Ele vê essas pessoas como indivíduos que precisam de cuidado – Ele não os via apenas como uma multidão. Ele não vê como uma massa de pessoas, mas cada um individualmente!

** Diferente dos “grandes pregadores” de hoje em dia que pouco se importam para com a situação de cada um.

*Jesus alerta os discípulos para a mesma atenção e sentimento, “Quero que vocês sintam isso pelas pessoas!”.

Que Ele possa abrir nossos olhos para ver as necessidades!

**Um grande líder não ensina apenas as praticidades do ministério, mas vai muito além – deve abrir nossos olhos para ver a necessidade das pessoas!

TENHO COMPAIXÃO DESTA MULTIDÃO” - - essa é a única vez que você tem Jesus dizendo, na 1° pessoa, com sua própria boca que Ele tem compaixão das pessoas! Temos vários relatos da compaixão de Jesus, sempre na 3° pessoa (Mc. 1:41; 6:34; Mt. 14:14; 20:34; Lc.7:13). Ele declara na 1° pessoa que Ele tem compaixão por essa multidão de gentios!

Compaixão -- σπλαγχνίζομαι – ter os órgãos interiores movimentados; ter seu interior movido – estômago e intestino (intestino era visto como centro das emoções). *** Ao ver a necessidade física dessas pessoas Jesus tem seu interior movido – compaixão!

COMPAIXÃO = sofrer com alguém – é bem diferente de simpatia! Compaixão leva a uma ação!

Sl. 103:13 – Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem;4 pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.

Sl.116:5 – O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo.

Isa. 30:18 - Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!

Isa.49:10 - Não terão fome nem sede, o calor do deserto e o sol os atingirá. Aquele que tem compaixão deles os guiará e os conduzirá para as fontes de água.

Tg.5:11 - Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.

Quão bom é saber que temos um Deus que criou todas as coisas é soberano sobre tudo e ainda sim tem seu interior movido pelas nossas necessidades!

“Vão Desmaiar Pois Vieram de Longe”Isa. 60:4 - 3As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do sua alvorecer.4 Olhe ao redor, e veja: Todos se reúnem e vêm a você; de longe vêm os seus filhos, e as suas filhas vêm carregadas nos braços.

Assim como Isaias havia profetizado, o povo veio de longe ver a Luz do Messias e receberam a compaixão dEle!

III – A AÇÃO DE JESUS

4 Os seus discípulos responderam: "Onde, neste lugar deserto, poderia alguém conseguir pão suficiente para alimentá-los?" 5 "Quantos pães vocês têm?", perguntou Jesus. "Sete", responderam eles. 6 Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão. Depois de tomar os sete pães e dar graças, partiu-os e os entregou aos seus discípulos, para que os servissem à multidão; e eles o fizeram. 7 Tinham também alguns peixes pequenos; ele deu graças igualmente por eles e disse aos discípulos que os distribuíssem. 8 O povo comeu até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram. 9 Cerca de quatro mil homens estavam presentes. E, tendo-os despedido,10 entrou no barco com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta.

V.4 - A pergunta que se faz é, “Como que eles não lembraram do milagre anterior?”. Marcos e Mateus não se preocuparam em responder essa questão, mesmo por que temos a tendência de vermos história de uma maneira completamente linear, diferente de antigamente! Mas podemos especular algumas teorias:

* Muitos meses e muitas coisas aconteceram nesse intervalo de tempo. É a coisa mais normal do ser humano esquecer os grandes feitos de Deus em nossas vidas (ex. num dia o Senhor provê o emprego que tanto precisamos, no outro dia nos preocupamos com coisas pequenas).

* Alguns comentaristas acham que os discípulos não haviam esquecido daquele milagre, eles apenas acharam que Jesus queria que eles fizessem o milagre desta vez. Seria uma pergunta retórica dos discípulos. Essa alegação é improvável devido a repreensão trazida por Jesus em 8:16-21.

** Provavelmente eles não pensaram na 1° Multiplicação – Depois de 3 dias de ministração Jesus diz que está cheio de compaixão dessas pessoas visto que eles não têm nada para comer. Desta vez Jesus não ordena que eles providenciem o pão, diferentemente da outra vez. Os discípulos lembram Jesus que apesar de ser bonito da parte dEle ter compaixão por essas pessoas por causa da falta de alimento não tinha nada que eles poderiam fazer, “Poxa, legal que você tem compaixão, mas onde nós vamos arrumar alimento para todas essas pessoas?”.

V.5 - - Jesus repete a mesma pergunta que foi feita da vez anterior. Vejo até um pouco de humor, pois ao perguntar novamente, “Quantos pães vocês têm?” – os discípulos lembrariam daquela mesma situação!

“Lá vamos nós novamente! Quantos pães vocês têm ai?”

Desta vez eles não tem 5 pães, mas 7!

V.6-7 - - Jesus pega os 7 pães e alguns peixinhos que eram parte da alimentação das pessoas daquela região.

Organiza as pessoas sentadas no chão (γ) e não na grama desta vez!

Agradece ao Pai e começa a operar mais um milagre.

Pães e peixes são criados prontos para serem comidos!

Compaixão deve ser seguida de uma ação – serviço!!

Não adianta falar que a pessoa é carinhosa e cheia de compaixão, mas ela nunca agi de forma humilhante e radical!

“O fulano é tão cheio de compaixão. Ele sempre pergunta como estou, me liga...” – mas o cara nunca coloca a “mão na massa”, você nunca vê o cara servindo!

Jesus agiu – Ele faz com que essas pessoas se alimentem ao máximo!

Vs.8-9 - 8 O povo comeu até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram. 9 Cerca de quatro mil homens estavam presentes.

7 CESTOS --- muitos focam no simbolismo do número 7, referindo ao significado de perfeição e completo. Deus prove perfeitamente para todos, para todo seu povo por completo – mesmo fora do judaísmo.

* Mais do que o número a importância está na palavra usada para cesto -σπυρίς – um grande cesto de palha usado pelos gentios. Foi dentro de um cesto deste que Paulo se escondeu (At.9:25). Enquanto que na primeira multiplicação eles colheram o resto e colocaram nos κόφινος– cestos menores usados por judeus.

Mais de 4 mil (Mt. 15:38) pessoas foram profundamente alimentadas!

v.10 - E, tendo-os despedido,10 entrou no barco com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta. – Veja que maravilhoso hospedeiro era Jesus – PROVIDÊNCIA ALIMENTO – FAZ AÇÕES DE GRAÇA – DESPEDE AS PESSOAS.

Com isso Ele termina o ministério dEle e esse longo período de ensino para os discípulos entre os gentios.

Agora eles vão para Dalmanuta ou Magdala, perto de Cafarnaum!

** Como continuação da história da mulher siro-fenícia – os gentios comem não só das migalhas, mas do banquete todo do Messias!

Conclusão:

1) Nesse tempo ministrando aos gentios os discípulos puderam aprender várias coisas, 3 em especial:

I – A Divindade de Jesus – curso profundo em Cristologia. Puderam ver mais claramente que Jesus é Deus encarnado. Jesus demonstra sua capacidade de curar todo tipo de doença. Restaurou a vida de uma menina siro-fenícia, criou audição num surdo em Decápolis e vários outros milagres.

II – A Compaixão de Jesus – eles viram que Jesus se preocupava individualmente com cada um. Eles viram que o amor e a compaixão de Jesus retirava qualquer muro social que impedia o contato – Ele conversa e elogia uma mulher cananéia, Ele prioriza um surdo e alimenta mais de 4 mil pessoas que não eram da religião judaica!

III – Eles viram que o propósito de tudo isso era a glória de Deus! Mateus 15:30-31 - Uma grande multidão dirigiu-se a ele, levando-lhe os mancos, os aleijados, os cegos, os mudos e muitos outros, e os colocaram aos seus pés; e ele os curou.31 e tal sorte, que a multidão se maravilhou vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver; e glorificava o Deus de Israel.

2) Jesus o Deus encarnado tem compaixão de nós! Ele sofre com a gente, Ele sabe nossas aflições e mais do que isso Ele está agindo para que chegue o dia em que não teremos mais esses problemas.

3) Quão bom é ser aceito por Deus e poder participar da mesa do banquete – comermos do Pão da Vida e nos fartarmos nEle!

Nenhum comentário:

Postar um comentário