segunda-feira, 9 de agosto de 2010

UM DOS MAIORES CHAMADOS e UM ENORME DESAFIO DE UM HOMEM – O DE SER PAI!

Dia dos Pais (08/08/2010)

** De acordo com a Palavra de Deus ser pai é um dos, senão o, maiores chamados na vida de um homem! Poucas são as coisas que terão tão profundo impacto em gerações futuras como o papel de pai!

Números 14:18 - O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniqüidade e a rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição, e castiga os filhos pela iniqüidade dos pais até a terceira e quarta geração’.

Homens que falham e fracassam em seus papéis como Deus estabeleceu trazem conseqüências profundas em gerações seguintes! Às vezes a gente não sente na geração seguinte, mas os frutos e as conseqüências vêm nas próximas gerações!

Nossa sociedade tem destruído o papel do pai. Pais não são mais pais. O DESASTRE é imenso! As conseqüências são terríveis!

** Como homens a nossa identidade deve estar em Cristo e em nossa familia. Antes de ser um médico, advogado, lixeiro, pastor, professor eu devo ser marcado pelo meu relacionamento com a minha família.

Leia os números dos estudos realizados com crianças sem pais e você verá quão temeroso e quão importante é o papel do pai numa família. Os números relatam crianças que não têm os pais literalmente sofrem muito. Mas há também o abandono emocional e educacional dos pais que apesar de estarem presentes fisicamente estão ausentes em todos os outros aspectos!

* O que é ser um bom pai de acordo com a nossa sociedade?

Uma das maiores mentiras que o mundo nos bombardeia é com a idéia de quê ser um bom pai é pagar escolas boas (caras) e dar as melhores roupas – para isso o pai faz do trabalho um ídolo. Poucas são as horas com os filhos, como conseqüência quando estão com os filhos o tempo é sempre superficial!

*Na Austrália – 30 min. por dia é a média do pai com os filhos (http://www.abc.net.au/news/stories/2010/05/20/2904358.htm).

*Inglaterra em 2006 – média de 19 minutos (http://www.dailymail.co.uk/news/article-396609/19-minutes--long-working-parents-children.html).

* USA - Crianças passam uma média de 2h com os pais por semana, 40% desse tempo e praticando esportes (e assistindo tv - http://findarticles.com/p/articles/ mi_m1272/is_2663_129/ai_63986720/).

Homens sempre viveram sob a pressão cultural de suas épocas. Não importa quão forte é a pressão de nossa sociedade – nós, como homens de Deus, devemos nos agarrar a Palavra de Deus – que é a Verdade que deve reinar nossas vidas.

Se um pai/homem for selado, marcado (como um escravo era antes) pela Bíblia ----- como conseqüência ---- seu filho será um ótimo pai e líder ----- a esposa, as filhas, a nora serão ricamente abençoadas ---- e assim a benção será passada de geração em geração!

Hoje tem muitos livros de como ensinar seus filhos e como ser um bom pai – a psicologia está em festa com esse assunto, visto que é impossível negar as conseqüências terríveis em famílias e crianças sem os pais por perto.

Mas Deus com toda a Sua sabedoria e amor e carinho por nós nos deu um livro fantástico para nos ajudar como sermos pais fiéis a Deus – em casa, trabalho e em qualquer outro lugar – o livro de PROVÉRBIOS. Não tem livro melhor para um pai!

* O livro foi escrito de um pai para um filho (1:8,10; 2:1; 3:1,11,21; 4:1,10,20; 5;1; 6:1,20; 7;1...)

É triste quando temos tantos pais que se dizem cristãos e nunca lêem nem aplicam os conselhos deste livro! O livro é completo!

Provérbios = princípios para serem aplicados na vida; agrupamento de sábios conselhos, concisos em formas, mas profundos em praticidade.

Hoje em dia os maiores conselhos para os pais é para eles serem amigos dos filhos, jogue vídeo-game com eles, assista os mesmo filmes, saia para os mesmos lugares, beba e fume com ele...

Provérbios vai muito mais além do que isto, alguma destas coisas são boas e importantes, mas nossos filhos precisam de profundidade – chega de superficialidade!

Essa Ministração Está Dividida em 3 Partes:

I – O Pai e o Lar

II – O Pai e o Trabalho

III – O Pai e a Igreja

I – O PAI E O LAR

Como disse antes a nossa cultura e sociedade tem desprezado e destruído cada vez mais o papel bíblico do pai.

* Em muitos lares o pai não é mais o cabeça da família e sim a sola do pé. Esposas e filhos não têm respeito, o pai só serve para trazer o dinheiro, e às vezes até nesta área ele é desprezado visto que muitas mulheres ganham melhor do que os maridos.

*Os Simpsons (Homer); Hank Hill –King of the Hill; Toni Soprano; Al Bundi-Um Amor de Familia; Peter Griffin-The Family Guy; Ray Barone-Todos Amam Raymond…. Todos eles são terríveis exemplos de pais e maridos, mas mostram como é visto hoje em dia esse papel!

O que precisamos fazer voltar? Voltar a Verdade de Deus. Como falei no Dia das Mães o único jeito de melhorarmos a situação é voltando para os padrões bíblicos criados por Deus – tanto para o homem quanto para a mulher e filhos.

O Lar é o primeiro lugar onde o homem deve cumprir seu papel de homem! Hoje em dia o foco esta no trabalho, mas não deve ser assim! O primeiro jardim que deve ser arrumado e cuidado é a sua casa - família! Foi lá que Adão falhou!

1) PAI e a ESPOSA

Efésios 5:21-28- - 21Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.22 Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, 23pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.24Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela26para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,27e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.28Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos.

O que nessa passagem não está falando:

* maridos abusem das suas esposas.

* esposas obedeçam seus maridos em tudo.

* o homem tem que ser um tirano, abusador e controlador de tudo e todos.

* o marido é quem dita todos os detalhes – até mesmo as vestes da mulher e filhos.

* marido precisa apenas colocar o corpo na frente da esposa em risco de morte.

** Homens precisam entender a obra do Senhor Jesus para se tornarem melhores maridos e pais! Como um homem vai seguir o exemplo de Jesus se ele não conhece Jesus?

Munus Triplex Christi --- 3 ofícios de Cristo – PROFETASACERDOTEREI.

Precisamos seguir o exemplo de Cristo como pais e maridos:

Profeta = profere as Palavras de Deus – lava com a Escritura.

Sacerdote = intercede pela família. Leva a familia ao trono de misericordia todos os dias através de oração.

Rei = responsável pela casa – responsabilidade! Recebe a culpa dos erros dos filhos.

A sua esposa tem que ser seu grande AMOR, PRAZER e PAIXÃO. Paulo diz que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a Igreja. Ele se humilhou, sendo Deus se fez homem, sofreu e se deu, servindo a ponto de morrer pela Igreja.

É isso que essa passagem quer dizer! O homem com todo seu orgulho, seu ego, deve se humilhar – servir – se dar – morrer pela esposa!

A esposa deve ter a plena certeza que seu marido não vai trocá-la e vai morrer por ela se for preciso.

A esposa deve ser a coroa do marido, deve ser a maior riqueza dada por Deus (depois de Jesus)!

Prov.12:4 - A mulher exemplar é a coroa do seu marido,.

Prov.19:14 - Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor.

Santifique sua esposa com a Palavra, lave-a com a água da presença de Deus em sua vida e você vai ver como as coisas mudam!

Pais obedeçam a Palavra de Deus – se submetam a Cristo, cumpram seus papéis de líderes espirituais, ore com sua família, lave-os na Palavra, amem suas esposas e vocês vão ver como as coisas vão ser diferente!!

** Quando um marido tem a esposa como o grande tesouro ele passa para os filhos um dos ensinos mais fortes de Proverbios – Filho Deleite-se Na Sua Esposa!

Prov.5:15-23 Beba das águas da sua cisterna, das águas que brotam do seu próprio poço.16 Por que deixar que as suas fontes transbordem pelas ruas, e os teus ribeiros pelas praças?17Que elas sejam exclusivamente suas, nunca repartidas com estranhos.18 Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude.19Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer, e sempre o embriaguem os carinhos dela.20Por que, meu filho, ser desencaminhado pela mulher imoral? Por que abraçar o seio de uma leviana?21O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos.22As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do seu pecado.23Certamente morrerá por falta de disciplina; andará cambaleando por causa da sua insensatez.

Oposto do que é ensinado hoje em dia! Hoje a TV mostra o adulterio, a traição como algo normal – não!

2) PAI e os FILHOS

3 Coisas Extremamente Importantes para os Pais Passarem para os Filhos:

1) Ensine seus Filhos a Temerem o Senhor!

Prov.1:7 – O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

Prov.9:10 - "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.

Quer ter filhos sábios e cheios do conhecimento? Ensine-os a temerem o Senhor!

Ensinem seus filhos sobre quem é Deus. Ensine os atributos de Deus (o amor, a graça, a compaixão, não negligencie a justiça, a santidade e a disciplina de Deus). Ensine seus filhos sobre a Criação.

Ensine seus filhos a SOBERÂNIA de Deus.

Ensine sobre Reverência!

Ensine sobre o direito de Deus em nos disciplinar.

Muito mais do que palavras, eles vão olhar as nossas atitudes!

Nossos filhos vêem em nós homens que adoram verdadeiramente esse Deus?

Efes.6:4-Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Prov.10:27 – O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada.

Quer um filho com uma vida longa? Ensine-o a temer a Deus!

Melhor um filho que teme ao Senhor e vive como missionário no meio da floresta amazônica sem nada, do que um cheio de diplomas e dinheiro, mas sem temor algum por Deus!

“Ensine seus filhos a temerem a Deus, caso contrário satanás fará com eles odeiem a Deus!” (John MacArthur).

2) Ensine Seus Filhos Obediência.

Uma vez que eles são treinados a obedecer aos pais, eles terão muito mais facilidade em obedecer a Deus e as outras autoridades.

Uma criança desobediente é um desastre para todos. Seria bom se só afetasse a casa da criança, mas desobediência afeta tudo e a todos.

Na grande maioria das vezes obediência vem através de repreensão e disciplina – oposto da pedagogia e psicologia de hoje.

Prov.25:11 - Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir/obedecer..

Prov.28:4 - Os que abandonam a lei elogiam os ímpios, mas os que obedecem à lei lutam contra eles..

Ensine seus filhos a obedecerem! Quando preciso use a disciplina física!

Deus usa a punição fisica para disciplinar e santificar aqueles que Ele ama! Hebreus 12:4-12

Prov.3:11-12 Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem..

Prov.10:13 -A sabedoria está nos lábios dos que têm discernimento, mas a vara é para as costas daquele que não tem juízo.

Prov.13:24 - Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo..

Prov.23:13 -Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. .

Falta de disciplina = falta de amor

Fracasse em ensinar seu filho a obedecer, e o diabo fará dele um rebelde!

3) Ensine Seus Filhos A Controlar os Corpos.

Muitos pais ensentivam os filhos a promiscuidade. Conheci muitos pais que se alegravam em ver seus filhos tendo relações sexuais com outras mulheres, conheci pais que não viam problema algum dos filhos terem relaçõees sexuais com prostitutas.

A vontade de ter relação sexual é natural e dada por Deus. Mas a relação sexual deve ser feita no padrão do Criador. Essa vontade serve para levar o homem a querer crescer espiritualmente, estudar, trabalhar e se aprontar para o casamento.

Proverbios 2:12, 16 - - 12A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas,16Ela também o livrará da mulher imoral, da pervertida que seduz com suas palavras,17que abandona aquele que desde a juventude foi seu companheiro e ignora a aliança que fez diante de Deus.18Ela se dirige para morte, que é a sua casa, e os seus caminhos levam às sombras.19Os que a ela procuram jamais voltarão, nem tornarão a encontrar as veredas da vida.

Prov. 5:1-12; 6:24-29; 7:5-27; 9:13-18

Ensinem eles a usarem a energia para servir a outras pessoas e a Deus!

II – PAIS E O TRABALHO

O trabalho é um meio que pelo qual glorificamos a Deus. O trabalho jamais deve ser nosso “deus”. Em nenhum momemto ele deve ser mais importante que a família.

Use seu trabalho para verdadeiramente glorificar a Deus.

Prov.10:4-5 - As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza.5Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha..

Prov. 12:11, 24 -Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo.24As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos.

Prov.13:11 -O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.

Prov.18:9 -Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói.

Prov.21:25-26 - O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho.26O dia inteiro ele deseja mais e mais, enquanto o justo reparte sem cessar.

II Tess.3:6-12

Sejamos honesto e trabalhemos duro! Ensinemos nossos filhos a trabalharem de forma que glorifica a Deus!

Assim nós estaremos ensinando nossos filhos a trabalhar!

Prov.6:6-11 --- ensine seus filhos a trabalharem sem chefe e sem supervisão!

Que como pais nós usemos nossos trabalhos para glorificarmos a Deus, provermos para nossas casas, evangelizar e ensinar nossos filhos!

Use seus recursos para glorificar a Deus.

Invista em coisas eternas – Mt.6:18-21

Assim você estará ensinado seu filho a honrar o Senhor com os frutos do trabalho dele! Ensine-o como manejar o dinheiro de forma correta.

Prov.3:9 - Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;10E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

O propósito disto não é fazer uma barganha, mas honrar a Deus com um coração grato e alegre.

Ensine GENEROSIDADE (3:27-28))para com os outros e SABEDORIA (6:1-2;11:15) através do seu salário!

Se você não ensinar seu filho a trabalhar com diligência para a glória de Deus, o inimigo vai fazer que ele use o trabalho para destruir a própria vida.

III – PAIS E A IGREJA

Que possamos ser pais espirituais dos órfãos que vem para a família de Jesus!

Às vezes você não vai ter a possibilidade de ter filho natural ou seus filhos naturais já saíram de casa – mas voce sempre pode e deve ser pai espiritual.

É um mandamento de Jesus que façamos discípulos e ensinemos os mandamentos de Deus!

I Cor. 4:15 – Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho.

Que possamos ensinar os filhos espirituais assim como os naturais a:

Temerem a Deus

Amarem as esposas

Serem os cabeças da casa de forma bíblica

Serem obedientes e receberem as disciplinas com alegria

A controlarem os corpos

A trabalharem duro

Ser pai é algo temeroso – mas que Deus através do Espírito Santo pode nos capacitar.

Se entregue a Jesus por completo – deixe a Palavra de Deus ser sua paixão e seu padrão em todos os aspectos da vida.

Confessemos nossa incapacidade – sejamos humilde e Deus nos concederá graça para impactarmos as próximas gerações de pais!

Tiago 4 –1 De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?..6 Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".7 Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.9 Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

http://www.focusonthefamily.com/parenting/parenting_roles/fatherhood/chosen_for_fatherhood.aspx

http://www.biblestudy.org/bible-study-by-topic/proverbs/diligence-versus-laziness.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário