segunda-feira, 16 de agosto de 2010

QUEM É ESSE QUE TESTA/PROVA a FÉ DOS QUE O SEGUEM?

Conhecendo Jesus / Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: QUEM É ESSE QUE TESTA/PROVA a FÉ DOS QUE O SEGUEM?

Marcos 7:24-30 (Mt 15:21-28) 24Jesus saiu daquele lugar e foi para os arredores de Tiro e de Sidom. Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse; contudo, não conseguiu manter em segredo a sua presença.25 De fato, logo que ouviu falar dele, certa mulher, cuja filha estava com um espírito imundo, veio e lançou-se aos seus pés. 26 A mulher era grega, siro-fenícia de origem, e rogava a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio.27 Ele lhe disse: "Deixe que primeiro os filhos comam até se fartar; pois não é correto tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos".28 Ela respondeu: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças".29 Então ele lhe disse: "Por causa desta resposta, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha".30 Ela foi para casa e encontrou sua filha deitada na cama, e o demônio já a tinha deixado.

Introdução e Contextualização:

Para quem é a salvação? Quem pode receber a salvação de Deus?

Os judeus criam que somente eles eram os únicos receptores de salvação.

A história do profeta Jonas nos mostra quão difícil era para um judeu entender que Deus tinha misericórdia e podia conceder salvação a todos os povos.

Os judeus tinham, e ainda têm, um entendimento muito limitado do Antigo Testamento – pois nele vemos claramente o plano de Deus para salvar pessoas de todos os cantos da terra (Isa.49:6;65:1; Amós 9:11-12)

A pergunta, “Quem pode ser salvo?” ou “Para quem é a salvação?” é respondida por Jesus nessa história. Os discípulos, aqui, poderão entender que “Jesus veio buscar e salvar aquilo que está perdido” (Lc.19:10) - qualquer pessoa perdida tem a possibilidade de ser alvo da salvação – independente da nacionalidade e do histórico.

Uma verdadeira “revolução” no modo de pensar de tantas pessoas - todos (de toda nacionalidade, cultura, religião e raça) têm a possibilidade (João 3:16).

Contexto:

· Essa história é muito difícil de ser compreendida sem as duas histórias anteriores. Jesus havia sido questionado porque Ele e seus discípulos não seguiam as tradições dos líderes religiosos com relação aos rituais de purificação e alimentos.

· Jesus explicou que a contaminação do homem está dentro dele e não fora. Ao declarar que o contato físico com pessoas de religiões diferentes e o ingerir de alimentos proibidos pela Lei não tornavam alguém impuro, Jesus abriu a porta do ministério para com os gentios (não judeus).

· Devido ao grande desprezo e perseguição juntamente com a declaração de que as coisas de fora não tornam os homens impuros – Jesus parte para territórios gentios – pessoas “impuras” do ponto de vista judaico!

· Começaremos agora (7:24-8:10) uma nova jornada de Jesus por territórios gentios – fora da Galiléia.

Divisão do Estudo:

I – A PERSISTÊNCIA DE UMA MULHER DESPREZADA (vs.24-27)

1) A CRISE

2) O CLAMOR

3) A FÉ PROVADA/TESTADA

II – A ADMIRAÇÃO DE JESUS PELA FÉ DESTA MULHER (vs.-28-30)

1) A FÉ APROVADA

2) A VITÓRIA DE JESUS

I – A PERSISTÊNCIA DE UMA MULHER DESPREZADA (vs.24-27)

24Jesus saiu daquele lugar e foi para os arredores de Tiro e de Sidom. Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse; contudo, não conseguiu manter em segredo a sua presença.25 De fato, logo que ouviu falar dele, certa mulher, cuja filha estava com um espírito imundo, veio e lançou-se aos seus pés. 26 A mulher era grega, siro-fenícia de origem, e rogava a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio.27 Ele lhe disse: "Deixe que primeiro os filhos comam até se fartar; pois não é correto tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos".

V.24 -Jesus saiu daquele lugar e foi para os arredores de Tiro e de Sidom. Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse; contudo, não conseguiu manter em segredo a sua presença - Jesus estava ensinando em algum lugar perto do Mar da Galiléia – e literalmente Jesus se levantou (ἀνίστημι - se levantar-- Ele estava sentado como era normal dos mestres rabinos sentarem para ensinar) e partiu para um território, bem diferente de onde Ele se encontrava.

Foi para os arredores de Tiro e Sidom atual Líbano! * 48 km de Cafarnaum.

Tiro e Sidom eram as duas cidades mais notáveis da Fenícia = Canaã (terra da púrpura) – descendentes de Cam, filho de Noé (Gen.10:6).

TIRO:

· Tiro se localiza na orla marítima oriental do mar Mediterrâneo.

· Cidade muito antiga, talvez fundada antes de 2.700 a.C.

· Nos tempos de Josué era uma cidade bem protegida e forte (Jos.19:29).

· Após um longo período de tempo sob o domínio egípcio Tiro voltou a ser poderosa. Muitos contatos com Israel durante os reinados de Davi e Salomão – Salomão fez aliança com Hirão, rei de Tiro (I Reis 5).

· Tiro ajudou na construção do Templo.

· Tiro era o empório do comércio mundial. Cidade extremamente rica.

· Mesmo após serem conquistados pelos assírios eles continuaram prósperos (Isa.23).

· Após a queda dos assírios, Tiro se levantou mais forte ainda, com mais arrogância (Ezequiel 26-29).

· Depois foram tomados pelos Persas, Gregos e Romanos – mas sempre com muita resistência.

· Tiro era centro de adoração a baal (que contaminou o reino do norte de Israel).

· Tiro era cidade natal de Jezabel (I Re.16:31).

· O historiador judeu Josefo identifica Tiro como, “nossos inimigos mais amargos”.

· Problema com distribuição de comida (At.12:20).

** A fama de Jesus havia se espalhado de tal forma que mesmo em territórios gentios as pessoas o procuravam!

Marcos 3:7-8 -E retirou-se Jesus com os seus discípulos para o mar, e seguia-o uma grande multidão da Galiléia e da Judéia, E de Jerusalém, e da Iduméia, e de além do Jordão, e de perto de Tiro e de Sidom; uma grande multidão que, ouvindo quão grandes coisas fazia, vinha ter com ele.

1) A CRISE:

V.25 -25 De fato, logo que ouviu falar dele, certa mulher, cuja filha estava com um espírito imundo, veio e lançou-se aos seus pés. 26 A mulher era grega, siro-fenícia de origem, e rogava a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. –

Uma mãe tem uma filha bem nova que vem sofrendo muito por estar possessa por um demônio.

Essa mulher deve ter procurado todo tipo de ajuda possível! Ela deve ter procurado todo tipo de “deus” e nada libertava a sua filhinha!

** A menina se encontrava sob a esfera da morte – visto que demônios eram vistos como espíritos dos mortos, essa menina se encontrava na sombra da morte. E a mãe desesperada por não encontrar a solução para sua filhinha.

CONHECENDO A MÃE:

Poucas pessoas seriam tão desprezíveis como essa mulher – ela traria repugnância a qualquer judeu!

Oração feita por alguns judeus: “Dou-te graças, Deus altíssimo – porque não me fizeste pagão, escravo ou mulher”.

· Era uma mulher (rabinos não se misturavam com mulheres).

· Era uma gentia (não pertencia a comunidade da aliança).

· Era uma Cananéia (Mat.15:22 – era para ter sido exterminada) – Siro-Fenícia (Síria havia controlado Fenícia sob Pitlomeu).

· Tinha uma filha com um espírito imundo.

O foco desta frase está no fato de que assim que essa mulher ouviu sobre Jesus, ela foi procurá-Lo, bem diferente dos líderes religiosos que quando ouviram falar de Jesus foram até Ele para procurar provas para condená-Lo.** O ouvir despertou a fé – a fé desperta uma ação!

2) O CLAMOR da MÃE (v.25c):

· LANÇOU-SE AOS SEUS PÉS --- a mulher se prostra em total reverência e reconhecimento de que esse homem poderia verdadeiramente libertar a sua filha.

· ROGAVA CONTINUAMENTE PARA QUE JESUS EXPULSASSE O DEMÔNIO --- No grego diz que ela ficou pedindo repetidamente para que Jesus libertasse a filhinha dela. Talvez ela tivesse já pedido por vários dias!

Mateus 15:22 – “Tem misericórdia de mim!” --- Queridos, isso sim é entendimento de quem é Jesus.

Tem Misericórdia --- oposto de justiça, é saber que você não merece nada, entender que não é digno de nada!

Ela vê Jesus como um santo Juiz e ela sabe que se ela pedir por justiça ela será condenada, por isso ela clama por MISERICÓRDIA!

Jó 9:1-15 – Embora inocente, eu seria incapaz de responder-lhe; poderia apenas implorar misericórdia ao meu Juiz.

Sl.41:4 – Eu disse: Misericórdia, Senhor, cura-me, pois pequei contra ti.

Sl.123:1-3 - 1Para ti levanto os meus olhos, a ti, que ocupas o teu trono nos céus.2Assim como os olhos dos servos estão atentos à mão de seu senhor, e como os olhos das servas estão atentos à mão de sua senhora, também os nossos olhos estão atentos ao Senhor, ao nosso Deus, esperando que ele tenha misericórdia de nós.3Misericórdia, Senhor! Tem misericórdia de nós! Já estamos cansados de tanto desprezo.

Bem diferente de hoje em dia, quando pessoas acham que merecem receber as bênçãos de Deus – as pessoas hoje não pedem pro misericórdia, mas declaram que “querem de volta o que era delas”!

3) A FÉ É PROVADA/TESTADA:

Mateus diz que Jesus não respondia ao pedido dessa mulher – Mt.15:22-23 E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.

Os discípulos eram tão delicados como elefantes! Eles querem que Jesus mande essa mulher embora.

A mulher clamava repetidamente, os discípulos queriam que Jesus mandasse ela embora e Jesus ficou quieto!

*Depois de certo tempo Jesus responde a essa mulher, não da forma que muitos hoje veriam Jesus respondendo!

v.27 - Ele lhe disse: "Deixe que primeiro os filhos comam até se fartar; pois não é correto tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos" –

Essa é a resposta de Jesus para essa mulher!

Ele conta uma parábola! Ele diz que não é certo pegar a comida das crianças e jogar para os cachorros, primeiro deve alimentar as crianças e depois os cachorros.

2 modos de interpretar essa parábola:

1) de um modo pejorativo: Jesus se referia as crianças como sendo os judeus (Ex.4:22; Os.11:1) e os cachorros como sendo os gentios (termo usado por judeus II Sam.16:9; Sl.22:16) e o pão como sendo o ministério dEle.

2) apenas usa linguagem do dia-dia para refletir a prioridade de Deus.

A resposta de Jesus reflete o padrão de Deus de prioridade aos judeus como nação escolhida.

Israel foi escolhido para promover a salvação, para que fosse o meio da salvação – jamais o fim da salvação.

A salvação foi dada primeiramente aos judeus – Deus escolheu Abraão para ser benção para os povos.

Rom.1:16 - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

E uma vez cumprido as promessas, nós gentios glorificamos a Deus – Rom.15:8-9 -Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais; E para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto eu te louvarei entre os gentios, E cantarei ao teu nome.

A prioridade de Deus para com o povo judeu não deve gerar amargura, mas glória a Deus!

** Essa parábola de Jesus tem 2 funções muito importantes:

1) Mostrar que a prioridade de Jesus é primeiramente os judeus, mas que chegaria a hora dos outros povos.

2) Testar a fé desta mulher!

E que teste não?! Ninguém esperaria tais palavras vindo da boca de Jesus!

** Onde muitos ficariam escandalizados e ofendidos e deixariam de seguir Jesus - essa mulher entende o desafio e continua a persistir na sua fé!

Jesus era totalmente diferente do que pensamos – hoje as pessoas ficariam profundamente ofendidas e iriam tentar processar Jesus.

Mas Deus sempre testa a fé dos seus filhos de formas radicais!

Sl.11:5 - O Senhor prova/testa o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.

Gen.22 – O grande teste de Abraão. Deus pede para que ele sacrifique seu filho!

Jó 7:17-18 - "Que é o homem, para que lhe dês importância e atenção,18para que o examines a cada manhã e o proves a cada instante?

Tiago 1:3 – 2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,3 pois vocês sabem que a prova/teste da sua fé produz perseverança.4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Tiago 1:12-13 - Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.13 Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

II – A ADMIRAÇÃO DE JESUS PELA FÉ DESTA MULHER (vs.28-30)

28 Ela respondeu: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças".29 Então ele lhe disse: "Por causa desta resposta, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha".30 Ela foi para casa e encontrou sua filha deitada na cama, e o demônio já a tinha deixado.**

Jesus vence todos seus debates com os líderes religiosos, nesse aqui Ele se deixa ser vencido pela maravilhosa fé e humildade desta mulher!

1) A FÉ APROVADA:

V.28 - Ela respondeu: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças". – Ela diz, “Tudo bem, você não precisa parar de alimentar as crianças, apenas deixe cair uma migalhinha!”.

Ela não desiste! Ela persevera! Ela se humilha! Ela aceita a posição dela!

Ela sabe que há um só SENHOR das crianças e dos cachorrinhos. E é para esse Senhor que ela clama por misericórdia!

Sim, Senhor...” --- a única pessoa a chamar Jesus de “Senhor” até agora no evangelho de Marcos!

Ela reconhece a carência dela e a soberania de Jesus!

Completa humildade – reconhece o seu lugar.

Completa persistência – ela não desanima (Lc.18:1-8).

Luc.16:16 - "A Lei e os Profetas profetizaram até João. Desse tempo em diante estão sendo pregadas as boas novas do Reino de Deus, e todos tentam forçar sua entrada nele.

*Imagine a alegria no coração de Jesus ao ouvir essas palavras dessa mulher! O teste havia sido vencido por essa mulher tão desprezada e desesperada!

E Jesus torna público o que Ele tanto ansiava – a fé verdadeira desta mulher!

Mt.15:28 - Então respondeu Jesus, e disse-lhe: O mulher, grande é a tua fé (μεγάλη σου πίστις)! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã..

Oposto dos discípulos no barco (4:40)!

Grande fé é gerada através de grandes testes!! Não existe grande fé sem grandes provações!

A Teologia da Prosperidade não ensina fé e sim superstição! A FÉ bíblica é um relacionamento constantemente testado/provado por dores e perdas!

1) A VITÓRIA DE JESUS SOBRE A MORTE:

29 Então ele lhe disse: "Por causa desta resposta, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha".30 Ela foi para casa e encontrou sua filha deitada na cama, e o demônio já a tinha deixado.

Essa é uma das raras ocasiões em que Jesus nem precisa tocar ou estar frente a frente com os demônios. A simples palavra dEle já é suficiente para libertar a menininha da esfera da morte!

Uma criança – menina – gentia – possessa (totalmente desprezada) agora é o recipiente da grande libertação de Deus!

A profecia de Isaias continua sendo cumprida – Isa. 42:6-7 - Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,7 para abrir os olhos aos cegos, para libertar da prisão os cativos e para livrar do calabouço os que habitam na escuridão.

Agora ela pode descansar (está na cama) e mostrar as cicatrizes daqueles anos como prova da graça de Jesus.

Conclusão:

1) Jamais despreze o sofrimento. A dor e o caos são prelúdios para fé!

2) A fé do justo deve ser testada!

Fé Salvadora é Demonstrada Através da: ReverenciaPersistênciaPenitencia

3) A graça do Senhor nunca está tão longe que não pode alcançar pecadores. Todos, tantos os filhos como os cachorrinhos são pecadores e carecem da gloriosa graça de Deus.

Se nos humilharmos e buscarmos a MISERICÓRDIA de Jesus – por mais triste que seja nossa condição, poderemos participar do banquete da salvação!

http://www.freebiblecommentary.org/pdf/VOL02.pdf

http://www.soniclight.com/constable/notes/pdf/mark.pdf

http://www.biblicalstudies.org.uk/mark.php

3 comentários:

  1. Muito legal esse estudo Guga. Continue assim!!
    Abração. Rick

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Eu estava fazendo a leitura e não entendi a parábola do cachorrinho e vindo pesquisar encontrei tão esclarecedor estudo que tirou minha dúvida e me ensinou muito mais do que eu buscava.

    ResponderExcluir