terça-feira, 3 de agosto de 2010

JESUS E A IMPUREZA DO CORAÇÃO DO HOMEM

Conhecendo Jesus  Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: JESUS E A IMPUREZA DO CORAÇÃO DO HOMEM

Marcos 7:14-23 (Mt 15:1-20) Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse: “Ouçam-me todos e entendam isto: 15 Não há nada fora do homem que, nele entrando, possa torná-lo ‘impuro’. Ao contrário, o que sai do homem é que o torna ‘impuro’. 16 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!” 17Depois de deixar a multidão e entrar em casa, os discípulos lhe pediram explicação da parábola. 18 “Será que vocês também não conseguem entender?”, perguntou-lhes Jesus. “Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo ‘impuro’? 19 Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado.” Ao dizer isso, Jesus declarou “puros” todos os alimentos. 20 E continuou: “O que sai do homem é que o torna ‘impuro’. 21 Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, 22 as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. 23 Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ ”.

Introdução e Contextualização:

O que leva um menino de 16 anos a matar a mãe e o pai por cause de um jogo de vídeo-game? (caso Daniel Petric, filho de pastor da Assembléia)

O que leva um jovem a matar 32 pessoas numa faculdade dos EUA?

O que leva um homem a matar mais de 3 milhões de pessoas? (Stálin)

O que leva alguém a estuprar e matar mais de 10 mulheres? (maníaco do parque)

O que hoje em dia ninguém consegue negar é a capacidade do homem de cometer maldades extremamente bizarras e inimagináveis. Mas quando perguntamos de onde vem toda essa maldade, de onde vem toda essa iniqüidade – ninguém aceita a resposta que o mal vem do coração das próprias pessoas.

A grande maioria dos psicólogos e estudiosos hoje em dia ensina que todo esse mal vem do ambiente em que vivemos.

· Philip Zimbardo (prêmio nobel da psicologia)– livro o Efeito Lúcifer – Como Pessoas Boas se Tornam Diabólicas – neste livro Zimbardo alega que o problema é o ambiente em que vivemos.

· “Mas da onde vem todo esse mau? Da ignorância, sim, ela não é má nem boa, mas neutra, criados ignorantes pela própria Divindade, foi-nos permitido escolher pelo Bem ou pelo Mau, e quem nos permitiu isso fora o Livre Arbítrio juntamente com a ignorância, sim, neutra como ela o é, deveria ser substituída por algo, porém este algo que escolhemos fora algo longe da Divindade, sendo a maldade, apenas o resultado de faltar em nossa alma à fé, amor, alegria, gratidão, beleza, paciência, compreensão, ou seja, nos falta a Divindade, a qual está em nosso corpo em nossa alma, em tudo quanto existe está impregnado pela Divindade.” (http://www.forumespirita.net/fe/o-livro-dos-espiritos/mal-que-vem-para-o-bem/)

· Sigmund Freud – Para ele a criança nasce com desejos sexuais e que são reprimidos pela cultura religiosa. Freud ensinava que o problema vinha de desejos reprimidos! O problema estava agora nas mentes das pessoas que foram reprimidas – os males viam do inconsciente! Por isso ele usou a hipnose e criou a psicanálise – como meios para lidar com essas repressões. O maior mau que uma pessoa poderia fazer, no ponto de vista freudiano, para uma criança era ensinar uma religião, visto que a religião proíbe a realização de vários desejos.

A nossa sociedade odeia o ensino que todo mal sai de dentro para fora! Sempre usam a desculpa de que na infância a pessoa foi molestada, que o pai era alcoólatra, houve alguma repreensão errada e etc. Hoje a moda é usar a palavra BULLING!

** Quanto mais o homem nega a Criação, mais o problema se torna o nosso ambiente.

** Quanto mais o homem exalta a evolução, mais se nega o problema dos corações dos homens.

Por volta de 400 d.C. Agostino de Hipona foi confrontado pelo monge britânico Pelágio – Pelágio não aceitava a doutrina de que o homem herda o pecado original de Adão e Eva. Para esse monge britânico o homem nascia com o coração e o espírito puros! Apesar do Pelagianismo ter sido considerado como heresia a idéia de que o homem que não nasceu do Espírito é incapaz de fazer coisas com o objetivo de glorificar a Deus foi passada para outras gerações.

No século 17 também tivemos um confronto semelhante entre os ensinos de Jacó Armínio e os de João Calvino – no qual Armínio acreditava que no coração do homem havia bondade e vida o suficiente para o homem se salvar.

Mas será que o coração do homem é puro?

Será que o que contamina o homem são os fatores externos?

Como cristãos devemos olhar para a Palavra de Deus e ver o que Ela nos ensina sobre o estado do homem e do seu coração antes da obra do Espírito Santo.

Uma das verdades bíblicas mais rejeitadas e mais desprezadas é a afirmação que todo o mal vem do coração, do interior, do homem!

Ninguém aceita a idéia de que somos gerados no pecado e que no momento que há vida física em nós, há também morte espiritual.

Salmo 51:5 - Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.

Jeremias 17:9 - O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?

Contexto:

· Continuamos a história passada quando alguns fariseus e escribas que vieram de Jerusalém perguntaram a Jesus por que os seus discípulos não seguiam as tradições dos líderes religiosos em lavar as mãos antes das refeições.

· Como vimos o lavar a mãos era muito importante, pois eles criam que o lavar de mãos e comer os alimentos requeridos na Lei mosaica faziam deles homens puros.

· é nesse contexto que Jesus proclama que não são as coisas externas que tornam o homem impuro, mas as coisas que ja estão dentro do coração do homem.

Para um judeu a circuncisão, o sábado e o “kosher” eram as 3 características distintas e que os faziam diferentes dos outros povos!

· Essa declaração faz a conexão com a próxima história aonde Jesus vai para território gentio e entra na casa de pessoas gentias!

Divisão do Estudo:

I – JESUS DECLARA QUE O ALIMENTO É PURO (vs.14-16)

II – JESUS DECLARA QUE O CORAÇÃO DO HOMEM É IMPURO (vs.-17-23)

I – JESUS DECLARA QUE O ALIMENTO É PURO (vs.14-19)

14Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse: “Ouçam-me todos e entendam isto: 15 Não há nada fora do homem que, nele entrando, possa torná-lo ‘impuro’. Ao contrário, o que sai do homem é que o torna ‘impuro’. 16 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!” 17Depois de deixar a multidão e entrar em casa, os discípulos lhe pediram explicação da parábola. 18 “Será que vocês também não conseguem entender?”, perguntou-lhes Jesus. “Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo ‘impuro’? 19 Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado.” Ao dizer isso, Jesus declarou “puros” todos os alimentos.

V.14 - - “OUÇAM” e “ENTENDAM” – Ele convoca a multidão a prestar muita atenção. Muitos ali escutariam as palavras, mas não iam entender nada. Pois como vimos no capítulo 4 nem todos tem a capacidade de entender e compreender os ensinos de Jesus (4:3, 11-12).

** Não basta só ouvir, é necessário entender!

Jesus, como um general, convoca todos a ouvirem o que Ele tem a dizer a respeito do assunto de leis relacionadas à pureza – Até agora Ele havia quebrado o Sábado e explicado a respeito desse dia (2:23-3:5), mas Ele havia tocado pessoas endemoninhadas, impuras e mortas e não havia explicado o porquê (5:1-43). Desta vez Ele explica por quê Ele pode tocar as pessoas impuras e comer todo tipo de comida sem lavar as mãos.

V.15 - - Não há nada fora do homem que, nele entrando, possa torná-lo ‘impuro’. Ao contrário, o que sai do homem é que o torna ‘impuro’.

Essas pessoas tinham aprendido a vida toda que esses contatos com coisas externas traziam impureza.

Impuro = κοινόω= tornar algo comum, profano – o oposto de sagrado, puro, santo.

*** Jesus está dizendo que não há nada que o homem coma ou toque sem lavar as mãos que torne essa pessoa indigna ou contaminada espiritualmente. Nenhum alimento torna o homem depravado espiritualmente!

Para os judeus isso era inimaginável!!! Como pode uma pessoa declarar que todas aquelas leis e ensinos estavam sendo mal interpretados?

Agora imagine a reação das pessoas, a vida toda foram ensinadas algo diferente disto:

1) Alguns não entenderam, pois não prestaram a atenção – só queriam os sinais.

2) Alguns entenderam e ficaram irados e escandalizados (Mt.15:12)!

3) Outros ouviram e riram de forma sarcástica.

4) Alguns ficaram surpresos e curiosos (como os discípulos)

V.17 - - Os discípulos não conseguiram entender (ἀσύνετος- Jesus tinha pedido que eles ouvissem e entendessem(συνίημι)) o significado verdadeiro daquela declaração.

Esses homens passaram a vida toda sendo ensinados que as coisas externas traziam impurezas para a vida. Sempre foram ensinados que a comida trazia contaminação espiritual! De repente o mestre deles começa a ensinar outra coisa.

O Grande Problema do Judaísmo:

Poucos entendiam a essência da Lei! Muitos poucos entendiam qual era o propósito das leis!

Judaísmo havia se tornado uma religião de atos cerimoniais – na qual as pessoas não entendiam o significado verdadeiro das leis – eles apenas cumpriam um monte de regras nas quais muitas haviam sido criadas por homens.

Eles criam que eles eram bons e puros por dentro e que eram as coisas exteriores que traziam contaminação - Lucas 18:9-12.

Eles criam que eles eram bons desde do momento em que eram concebidos e apenas precisavam manter as leis com restrita obediencia para continuarem puros e perfeitos.

**Eles não precisavam de Deus, apenas precisavam cumprir as leis!

Por isso Jesus os chama de “sepulcros caiados” em Mt.23:27 - "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.

** Assim como a Igreja Católica – cheia de rituais, linda por fora – mas totalmente podre por dentro. Por isso tantos casos de abuso sexual em menores. Está tudo podre por dentro!

** Assim como algumas igrejas que se dizem evangélicas que estão cheias de rituais, mas por dentro está tudo podre – pastores que roubam, idólatras etc.

Muitos poucos rabinos viam que esse sistema religioso estava longe do que Deus havia requerido. 99,999% da população acreditava que comendo certos alimentos e obedecendo certas leis eles estariam se tornando mais e mais puros diante de Deus.

V.18-19 - -18 “Será que vocês também não conseguem entender?”, perguntou-lhes Jesus. “Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo ‘impuro’? 19 Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado (no grego – para a privada).”

A comida não toca no coração da pessoa (no sentido espiritual).

A comida tem o simples ciclo de entrar no corpo, nutrir e sair para a privada (desehno)

Se, realmente, havia todas essas leis para serem obedecidas no Antigo Testamento (Lev.11-18)– estava Jesus abolindo e rejeitando o Antigo Testamento? Visto que as Leis sobre alimentos são bíblicas estava Jesus declarando que o Antigo Testamento não tem valor?

De modo nenhum!!!Mat.5:17-19 - "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. odo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.

Jesus veio para cumprir e mostrar qual era a essência da Lei!

O problema da Lei não estava no comer ou tocar a coisa física, mas na ação interna do coração de se rebelar contra o mandamento de Deus.

A pessoa se tornava impura, pois desobedecia ao mandamento de Deus!

***As leis tinham o propósito de revelar a santidade de Deus e mostrar ao homem que o pecado é uma barreira entre ele e Deus – as leis revelavam a obediência a Deus. Mas uma vez que Jesus Cristo remove a barreira e a comunhão com Deus é restaurada – através da morte dEle – as leis tiveram seu propósito CUMPRIDO e não necessitam ser mais observadas de formas cerimoniais!

Hebreus 9:10,14 - Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa. Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem.13Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,14uanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

** As leis eram sombras, elas simbolizavam algo --- a circuncisão representava a necessidade do homem ter o coração circuncidado por Deus; misturar sementes representava a importância da santidade, de ser inteiro; lavar as vestes e os sacerdotes representava a lavagem a regeneração que precisamos receber do Espirito Santo.

Col.2:16-17 -Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. .

Heb.10:1 -A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar.

Jesus revela que a essência da Lei dada por Deus é cumprida nEle – ao cumprir TODA a Lei e constituir uma Nova Aliança as leis antigas não são mais impostas sobre nós.

V.19C– Ao dizer isso, Jesus declarou “puros” todos os alimentos. – Para a audiência romana essa frase era de extrema importância, pois liberava os cristãos em Roma a não precisarem seguir o kosher judaico.

O assunto de alimentos Puros e Impuros gerou muita controvérsia na igreja primitiva.

Romanos 14:13-17 - Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro.17Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;.

Gálatas 2:1-21 – problema com Pedro e outros líderes.

Atos 10:1-14 – Pedro recebe a visão dos alimentos 15 A voz lhe falou segunda vez: "Não chame impuro ao que Deus purificou".

Atos 15:1-29 – Concílio de Jerusalém.

I Tim. 4:1-5 – O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.2Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada 3e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.4Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças,5pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.6Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido.

A liberação dos cristãos para participarem da comunhão com todos os tipos de pessoas fez com que o cristianismo se espalhasse e mostrasse que ele não era uma ramificação da seita judaica.

A declaração de que todos os alimentos são puros:

1) Fez do cristianismo uma religião fora do judaísmo por completo.

2) Revelou que o problema do homem é interior e não exterior.

** Por isso hoje nós não temos rituais e cerimônias religiosas. Hoje nós não seguimos a Lei Mosaica de forma literal, pois ela apontava para Jesus e foi totalmente cumprida nEle!

Diferente de todas as outras religiões o cristianismo não tem rituais religiosos para santificar uma pessoa. O cristianismo lida direto com o problema – que é o coração do homem!

Por isso Judaísmo sem cristo é seita destrutiva – não oferece ajuda alguma a ninguém! Gutman Locks – “cristianismo destrói judaísmo!”

II – JESUS DECLARA QUE O CORAÇÃO DO HOMEM É IMPURO (vs.20-23)

20 E continuou: “O que sai do homem é que o torna ‘impuro’. 21 Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, 22 as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. 23 Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ ”.

** O Foco foi no que entra no homem – a comida, e como ela não afeta nosso status espiritual. Agora Jesus passa para o que realmente interessa – o interior e o que sai do homem!

O Coração (καρδία)!

Em 7:6-7 Jesus falou do coração – agora Ele explica um pouco mais – “Este povo honra-me com seus lábios, mas seu coração está longe de mim, em vão me honram.

O coração representa toda a personalidade da pessoa. No português coração geralmente sugere as emoções, mas na língua grega e hebraica o coração representa todo o ser interno – é o que faz a pessoa ser o que ela realmente é – sendo o coração o meio pelo qual a pessoa se relaciona com Deus.

Muitas pessoas e muitas religiões tentam dividir o homem 3 em partes: físico, alma e espírito. Mas na Bíblia e no pensamento hebraico o ser humano é um só!

O coração é visto como a parte interior do homem, mas que jamais pode ser vista separada do corpo – o interior afeta o exterior!

I Samuel 4:13 - Quando ele (benjamita que veio trazer as notícias da batalha contra os filisteus) chegou, Eli estava sentado, observando sua cadeira, ao lado da estrada, pois seu coração temia pela arca de Deus. O homem entrou na cidade e contou o que havia acontecido, e a cidade começou a gritar.

Prov. 4:23 - Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

O coração (seu todo ser) não é afetado pelo que você come. Ele foi afetado pelo pecado de Adão!

O problema do homem é o CORAÇÃO!

** Judeus viam a impureza da alma como um germe ou uma infecção causada por fatores externos (assim como Confucionismo e outras religiões).

** Jesus mostra que o pecado é como um câncer que se desenvolve internamente sem jeito de ser evitado.

A podridão está dentro de nós! Isso afeta a raiz do nosso ser que leva a atos pecaminosos!

V.21 - Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, 22 as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. 23 Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’.

Do interior/de dentro do coração do homem = do nosso ser interior

· Saem os maus pensamentos(διαλογισμός - οἱ διαλογισμοὶ οἱ κακοῖ ἐκπορεύονται) = pensamentos impuros, elaboracoes pecaminosas que levam a atos.

· IMORALIDADES SEXUAIS (πορνεία) = relação sexual ilegal (fora de um casamento), fornicação, prostituição e homossexualismo.At.15:20; I Cor.6:13,18 - "Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos", mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo...18 Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.Ef.5:3 - Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados...3 Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.

· ROUBOS (κλοπή) = todo tipo de roubo – do menor ao maior!

· homicÍdioS (φόνος) =Mt.5:21 - "Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.

· ADULTÉRIO S(μοιχεία) = Mt. 5:27-28 - "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração..

· COBIÇAS (πλεονεξία) = Lc.12:15 - Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". ;Col.3:5 - Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. .

· MALDADES (πονηρία) = todo tipo de maldade

· ENGANO (δόλος) = trapaca, fraude,“Lei de Gerseon”

· Devassidão (ἀσέλγεια) = sensualidade, sem morais e sem vergonha

· INVEJA (ὀφθαλμός πονηρός) = olhos que cobiçam o mal

· CALÚNIA (βλασφημία) = palavras torpes, mentiras Ef.4:31 - Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.Col.3:8-9 - Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar9 Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas .

· ARROGÂNCIA (ὑπερηφανία) =orgulho Tg.4:6 – Deus resiste o soberbo.

· INSENSATEZ (ἀφροσύνη) = tolice, sem noção espiritual

Todos esses males vêm de dentro do coração” = Já estão dentro de nós, estão enraizados no nosso interior. Por isso você não precisa ensinar uma criança a ser egoista, a fazer maldade, a roubar algo de alguém – tudo isso já esta dentro da natureza do homem.

E tornam o homem impuro” = Já nascemos impuros. Não existe ninguém justo de nascimento. Somos profanos e distantes, inimigos de Deus a partir do momento que somos gerados.

“Jesus está falando de todos os seres humanos – rico ou pobre, negro ou branco – todos nós por natureza temos um coração como o que Jesus descreve. Essas sementes de pecados habitam nos corações. Às vezes elas não se expõe por medo das conseqüências, a vergonha do que os outros pensarão, o anseio por ser respeitados pelas pessoas, ou acima de tudo pela poderosa graça de Deus. Mas todos têm a raiz de todos esses pecados dentro de nós” (Foundations of Grace, Steven Lawson, pg. 260).

Romanos 3:9-11,21-24 - Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;10 Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer;11 não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus.21 Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, 23pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus 24sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

Mas o lado maravilhoso da história é que Deus como um grande cirurgião nos dá um novo coração!

As Boas Novas, o Evangelho é que Deus através do seu Espírito Santo gera em nós um novo coração, um novo ser para que possamos nos tornar amigos e filhos dEle.

Ezequiel 36:19-27 ; Jeremias 31:33 31"Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá".33 "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Somente Deus tem o poder de nos regenerar nossos corações e lavar nossos interiores!

Ele faz daquele coração contaminado e profano algo novo e limpo.

Aquele coração que odiava a Deus, agora odeia os pecados que lhe dominavam!

**Salmo 51**

Conclusão:

1) O Cristianismo não tem obrigações de rituais religiosos e obrigações alimentícias, pois Jesus é a nossa justiça. O cristianismo bíblico e verdadeiro tem toda a enfase no coração do individuo e não em atos externos, por isso não somos obrigados a manter leis relacionadas a comidas e outras coisas.

2) O problema nosso não está nas coisas fora de nós – não está simplesmente na melhora do ambiente em que vivemos.

Não adiante construir uma sociedade socialista ou comunista na expectativa que a igualdade de bens gerará paz, nao adianta querer oferecer educacao e comida achando que acabara o mal. Jamais os fatores externos criarão paz, amor, fidelidade, verdade.

Todo o problema está enraizado no coração do homem – a partir do momento que nascemos já somos pecadores e nossos corações são malignos! Salmo 51:5 - Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Jeremias 17:9 - O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Prov.20:9 - Quem poderá dizer: "Purifiquei o coração; estou livre do meu pecado? ".

Todo tipo de mal vem dos nossos corações.

Gen.6:5 - E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

Tiago 1:13-15 - Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.14Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.15 Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.

Tiago 4:1-2 - De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

O problema de aceitar essa verdade é que:

1) Você tem que reconhecer que sem a obra de Jesus no seu coração, o seu coração é podre e totalmente inclinado para o mal – sendo incapaz de escolher a Deus. Isso ofende (Mt.15:12)!

Ef.2:1 -Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Joao 6:44 - Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair

*Não tem ninguém bonzinho! Todos são pecadores e carecem da glória da Deus! Mas as pessoas não gostam de ouvir isso!

2) Você tem que aceitar que salvação é totalmente uma obra de Deus – fazendo com que toda a glória da salvação seja dada a graça de Deus.

Ef.2:4-5 -Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Somente Deus, através do Seu Espírito tem poder para fazer a “cirurgia” do coracao, somente Ele pode trocar os nossos coracoes sujos, contaminados e de pedra por coracoes novos e limpos.

Prov.20:9 - Quem poderá dizer: "Purifiquei o coração; estou livre do meu pecado? ".

NINGUÉM! Ninguém pode purificar o coração sozinho!

João 3:1-8

Tito 3:3-5 - Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.4Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,5 não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,6que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.7Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

Como vimos Tiago nos dá o diagnóstico dos nossos problemas – nosso ser interior é o grande causador de todos os males, mas ele tambem nos da a solução: a GRAÇA de Deus.

E quando entendemos que somente o Espírito Santo de Deus é quem pode curar e regenerar esse coração contaminado pelo pecado – daí então apreciamos a Graça de Deus na nossa salvação!

Que a gente possa ter um coração grato pela graça de Deus em nos dar um novo coração quando ainda eramos inimigos dEle.

Que todo dia possamos nos submeter a Deus em completa humildade para que Ele nos conceda graça para vencermos as brigas internas que ainda existem Tg.4:5-6.

Que possamos constantemente clamar a Deus por um coração puro:

Sl.19:14 - Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!

Sl.24:3-4 - Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos.

Mat.5:8 - Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

http://www.freebiblecommentary.org/pdf/VOL02.pdf

http://www.soniclight.com/constable/notes/pdf/mark.pdf

http://www.campbellchapel.org/sermons/2008/06_25_defile.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário