segunda-feira, 23 de agosto de 2010

QUEM É ESSE QUE FAZ TUDO TÃO BEM?

Conhecendo Jesus / Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 7:31-37 31 A seguir Jesus saiu dos arredores de Tiro e atravessou Si dom, até o mar da Galiléia e a região de Decápolis. 32 Ali algumas pessoas lhe trouxeram um homem que era surdo e mal podia falar, suplicando que lhe impusesse as mãos. 33 Depois de levá-lo à parte, longe da multidão, Jesus colocou os dedos nos ouvidos dele. Em seguida, cuspiu e tocou na língua do homem.34 Então voltou os olhos para os céus e, com um profundo suspiro, disse-lhe: "Efatá! ", que significa: Abra-se. 35 Com isso, os ouvidos do homem se abriram, sua língua ficou livre e ele começou a falar corretamente. 36 Jesus ordenou-lhes que não o contassem a ninguém. Contudo, quanto mais ele os proibia, mais eles falavam. 37 O povo ficava simplesmente maravilhado e dizia: "Ele faz tudo muito bem. Faz até o surdo ouvir e o mudo falar".

Introdução e Contextualização:

Obediência a Palavra e aos Mandamentos de Deus é o que realmente marca um cristão!

** Eu posso falar para todo mundo que eu sou cristão, posso encher meu carro de adesivos, só escutar músicas cristãs, ir a igreja 3 vezes por semana e mesmo assim não ser um cristão verdadeiro ou totalmente superficial. O que determina o cristianismo na vida de uma pessoa é a completa submissão à autoridade e aos mandamentos de Jesus. A submissão é demonstrada através da obediência!

I Sam. 15:22 – Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.

Jer. 7:23-24 – Quando tirei do Egito os seus antepassados, nada lhes falei nem lhes ordenei quanto a holocaustos e sacrifícios.23Dei-lhes, entretanto, esta ordem: Obedeçam-me, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo. Vocês andarão em todo o caminho que eu lhes ordenar, para que tudo lhes vá bem.24Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes, seguiram o raciocínio rebelde dos seus corações maus. Andaram para trás e não para a frente.

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita/não obedece (ἀπειθῶν) o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele".

João 14:15, 24 - "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.24Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.

Rom. 6:16 - Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?

At. 5:29 – Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!

Heb. 5:9 – 8Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu;9e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

I Pe. 1:1-2 – Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia, escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

Obediência aos mandamentos de Deus devem ser as marcas de nossas vidas – por mais difícil que sejam as circunstâncias!

Obediência é sinal de amor e submissão a Jesus!

Desobediência é sinal de desprezo e arrogância para com Jesus!

Contexto:

· A intensidade contra o ministério de Jesus na região da Galiléia fez com que ele saísse para outros territórios (7:1-2). Ao declarar que o contato físico não traz impureza espiritual Ele abre as portas para o contato com pessoas gentias!

· Jesus continua a ministrar em territórios gentios.

· Jesus parti agora para Decápolis onde Ele continua a demonstrar toda a autoridade de Deus sobre demônios e doenças!

Divisão do Estudo:

I – A SÚPLICA (vs:31-32)

II – A CURA (vs. 33-35)

III – A REAÇÃO (vs. 36-37)

I – A SÚPLICA (vs.31-32)

31 A seguir Jesus saiu dos arredores de Tiro e atravessou Sidom, até o mar da Galiléia e a região de Decápolis. 32Ali algumas pessoas lhe trouxeram um homem que era surdo e mal podia falar, suplicando que lhe impusesse as mãos.

V.31 – Jesus sai da região de Tiro e Sidom e vai até a outra margem do Mar da Galiléia – Decápolis!

Decápolis = 10 (deca) Cidades (polis)

* Essa viagem demorou semanas ou até mesmo meses! Ele já havia estado em uma cidade dessa região, Gadara (5:1-20).

Decápolis -- Um grupo de dez cidades helenísticas, situando-se quase todas (com exceção de uma) na Transjordânia. A exceção é Citópolis (VT, Bete-Seã), que ficava na extremidade oriental da Planície de Esdraelom, num importante cruzamento a oeste do Jordão. Uma vez que estas cidades eram compostas principalmente por populações helenísticas, Pompeu, em 63 BC, tornou-as cidades livres, subordinadas ao emissário da Síria. Ele provavelmente quis promover o processo de helenização destas cidades e, por isso, impediu que elas fossem tomadas pelos judeus. As cidades administravam os seus próprios negócios e cunhavam as suas próprias moedas, que datavam de acordo com tempo por elas estabelecido. Foram registradas por Plínio (História Natural, v. 18) como sendo: Damasco, Filadélfia (VT, Rabate-Amom), Rafana, Citópolis (VT, Bete-Seã), Gadara, Hipos, Diom, Pela, Gerasa e Quanata. De tempos a tempos, algumas das cidades saiam da lista de cidades helenísticas consideradas como pertencendo a este grupo, enquanto que outras eram acrescentadas. Na lista de Ptolomeu (v. 15, 22), do século II, Rafana não aparece, mas foram acrescentadas nove outras cidades (Abila, Abila Lisânia, Capitólia, Saana, Ina, Samulis, Heliópolis, Adra e Gadora), sendo dezoito ao todo. No tempo de Herodes, o Grande, Hipos e Gadara faziam parte do seu reino, tendo-lhe sido dadas por Augusto. Nero, mais tarde, deu Abila a Agripa II. A independência destas cidades terminou no século III DC, quando foram incorporadas na província da Arábia. Os Evangelhos mencionam Decápolis vários vezes.

** Cidades cheias de ídolos grego-romanos.

** Jesus continua buscando os perdidos fora do território judaico.

V.32Ali algumas pessoas lhe trouxeram um homem que era surdo e mal podia falar, suplicando que lhe impusesse as mãos.

A reputação de Jesus já era presente em várias cidades gentílicas!

Mt 4:25 - Muitas pessoas de Decápolis seguiram Jesus

Mc 5:19-20 – O ex-endemoninhado é chamado por Jesus a declarar as boas novas. Ele foi obediente e anunciou por toda a região de Decápolis o que Jesus havia feito por ele.

Então não é de se estranhar que as pessoas viessem até Jesus.

O Estado desse Homem: “um homem que era surdo e mal podia falar”

Surdo (κωφός) – palavra usada para surdez ou mudez, mas ele não era mudo.

Falava Mal (μογιλάλος) – dificuldade na fala - essa palavra só aparece uma vez na Bíblia, em Isa. 35:6.

É normal a pessoa surda ter dificuldade na fala - principalmente se a audição é afetada antes dos 2 anos de idade!

* Muito comum infecções naqueles dias – não tinha antibiótico!

* Os Surdos na Antigüidade: Os chineses lançavam-nos ao mar, os gauleses sacrificavam-nos ao deus Teutates, em Esparta eram lançados do alto dos rochedos. Na Grécia, os Surdos eram encarados como seres incompetentes. Aristóteles ensinava que os que nasciam surdos, por não possuírem linguagem, não eram capazes de raciocinar. Essa crença, comum na época, fazia com que, na Grécia, os Surdos não recebessem educação secular, não tivessem direitos, fossem marginalizados (juntamente com os deficientes mentais e os doentes) e que muitas vezes fossem condenados à morte. Os Romanos, influenciados pelo povo grego, tinham idéias semelhantes acerca dos Surdos, vendo-o como ser imperfeito, sem direito a pertencer à sociedade, de acordo com Lucrécio e Plínio. Era comum lançarem as crianças surdas (especialmente as pobres) ao rio Tibre, para serem cuidados pelas Ninfas. O imperador Justiniano, em 529 a.C., criou uma lei que impossibilitava os Surdos de celebrar contratos, elaborar testamentos e até de possuir propriedades ou reclamar heranças (com exceção dos Surdos que falavam) http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_dos_surdos.

*Aristóteles considerava o surdo como ignorante, pois era incapaz de escutar e aprender.

*Igreja Católica, até a idade média, acreditava que os surdos não tinham almas. Agostinho cria que os surdos eram conseqüências dos pecados dos pais, mas que eles podiam se comunicar.

* O homem dessa história era desprezado e visto como amaldiçoado!

** Jesus trouxe a verdade de que o surdo é um ser humano como qualquer outro e capaz de receber as bênçãos de Deus!

** “Suplicando que lhe impusesse a mão” --- superstição ou fé, não sabemos, mas eles sabiam que o toque de Jesus tinha poder.

** Alguns familiares ainda se importavam com esse homem e viram em Jesus esperança de cura.

II – A CURA (vs. 33-35)

33 Depois de levá-lo à parte, longe da multidão, Jesus colocou os dedos nos ouvidos dele. Em seguida, cuspiu e tocou na língua do homem. 34 Então voltou os olhos para os céus e, com um profundo suspiro, disse-lhe: "Efatá! ", que significa: Abra-se.35 Com isso, os ouvidos do homem se abriram, sua língua ficou livre e ele começou a falar corretamente.

V.33 – Anteriormente Jesus havia levado à parte apenas seus discípulos, mas agora Ele leva esse gentio surdo e mudo – esse desprezado.

** No meio daquela multidão, todo aquele caos – aquele monte de gente implorando por cura. Um homem que sempre foi desprezado é de repente tratado como dignidade e privilégio!

Jesus chama esse homem à parte!

Um a um com Jesus!

Diferente dos grandes filósofos gregos, Jesus dá toda atenção e concentração a esse desprezado!

(Antes Jesus tirava os discípulos do meio da multidão para curar a surdez espiritual deles – desta vez é para curar a surdez física!).

** Com esse homem Jesus fala por sinais. Quem disse que a língua de sinais só surgiu na França no século 18?! J

6 SINAIS de COMUNICAÇÃO:

1) “Jesus tirou-o à parte” - - demonstra uma compaixão fora do comum! Jesus, o Deus encarnado, tira esse homem do meio da multidão e mostra que Ele se importa com ele!

2) “Jesus colocou os dedos nos ouvidos” - - Jesus identifica qual o problema deste homem. Jesus mostra para ele que Ele sabe qual é o problema.

3) “Jesus cuspiu e passou na língua do homem” - - Jesus identifica mais uma vez qual é o problema.

Há vários relatos da antiguidade em que curas eram realizadas através de salivas.

Havia muitas histórias de curas realizadas através de saliva. A mais famosa é a do historiador Tácito que relata que a saliva do imperador Vespasiano curou um homem da cegueira.

Hoje mesmo há muita pesquisa falando de como a saliva ajuda na cura de feridas (http://www.sciencedaily.com/releases/2008/07/080723094841.htm).

O poder não estava na saliva, mas como no toque o poder estava no agente que promovia a cura!

A saliva de Jesus!

4) “Voltou os olhos para o Céu” - - assim como na multiplicação dos pães, Jesus deixa claro que tudo é feito em comunhão com o Deus eterno! Jesus está dizendo para esse homem que o que está para acontecer não é um truque, mas vem dos céus, vem do Deus que criou todas as coisas. Revela o total poder de Deus na cura e não na mera saliva.

5) “Profundo Suspiro” - στενάζω - gemido de lamento, gemido de frustração (8:12) -- Rom. 8:22- 23 - Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. 23 E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.; II Cor. 5:2, 4 - Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial, 4 Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida.).

** Eu sei o que você tem e tenho compaixão por você. Isa. 53:3 - Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.

Esse suspiro é de alguém frustrado com a conseqüência do pecado na criação que ele fez. Mas Jesus não fica só no lamento. Ele agiu! Ele restaurou e está restaurando ainda hoje!

6) “Ele disse “Efatha” (Ἐφφαθα)” - - Esse surdo podia ver os lábios de Jesus comandando que a audição fosse aberta!

** Muitos curandeiros usavam de palavras estranhas para curar, diziam várias palavras sem significado para curar. Marcos mostra que Jesus falava palavras normais!

A cena é de Jesus no “um-a-um” com esse homem completamente afetado pela Queda – afetado espiritualmente e fisicamente – Jesus está sozinho com alguém vencido pelas conseqüências do pecado. Jesus cheio de compaixão e familiarizado pelo sofrimento deste homem liberta-o dessas correntes e cura o físico dele.

V.35 - Com isso, os ouvidos do homem se abriram, sua língua ficou livre e ele começou a falar corretamente. - - Na palavra de Jesus, assim como na história anterior na qual Jesus venceu os demônios pela palavra, há restauração completa!

“Sua língua ficou livre (NVI)” ou “e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente (ACF)” – a versão Almeida Corrigida Fiel traz com mais clareza a tradução do grego - καὶ ἐλύθη δεσμὸς τῆς γλώσσης αὐτοῦ καὶ ἐλάλει ὀρθῶς.

Literalmente a corrente da língua foi quebrada!

Jesus, o Josué do N.T., vence as batalhas e liberta as pessoas da opressão da morte!

** Como em todas as curas de Jesus não houve a necessidade de terapia – o homem não precisou de fonoaudióloga.

Ele falou corretamente (gk. orthos)!

III – A REAÇÃO (vs.36-37)

36 Jesus ordenou-lhes que não o contassem a ninguém. Contudo, quanto mais ele os proibia, mais eles falavam. mulher! 37 O povo ficava simplesmente maravilhado e dizia: "Ele faz tudo muito bem. Faz até o surdo ouvir e o mudo falar".

V.36 – A Desobediência! Jesus pede para que não proclamem essas curas para que Ele tenha tempo de pregar todo o evangelho.

O Evangelho não é só a cura!

Jesus “ordenou-lhes (διαστέλλομαι)”! Não era um pedido de brincadeira, era uma ordem!

Haveria o tempo que eles iriam proclamar todo o evangelho, mas por enquanto Jesus precisa abafar toda essa histeria!

**Quanto mais lhes pediam para não proclamarem, mais eles desobedeciam e proclamavam!

-- Mostrando/revelando que eles queriam apenas as bênçãos, eles não se importavam em obedecer aos mandamentos de Jesus.

Os corações deles estavam longe de se submeterem ao Senhor!

Ele não quer ser conhecido apenas como operador de milagres tem muito mais coisa, além disto!

Um evangelho que fala apenas de bênçãos não é o Evangelho de Jesus – precisava ter o sofrimento da crucificação, a morte, a ressurreição e a acessão de Jesus!

V.37 - O povo ficava simplesmente maravilhado e dizia: "Ele faz tudo muito bem. Faz até o surdo ouvir e o mudo falar". -

O encantamento do povo é diferente das outras vezes (1:27-28; 2:12; 4:41; 5:15, 20, 42; 6:51) – a palavra usada tem o sentido de que a reação foi mais dramática! ὑπερπερισσῶς (excessivamente/completamente/acima do nível) ἐξεπλήσσοντο (maravilhados/espantados/admirados).

Por quê? Pois o Messias estava no meio deles!

Isaias 35:1-6 – v.6 - Então os coxos saltarão como o cervo, e a língua do mudo (mogilalos) cantará de alegria. Águas irromperão no ermo e riachos no deserto.

** Esse relato mostra muito bem como os homens tratavam Jesus – eles ficavam maravilhados e lhe prestavam homenagem – mas não o aceitavam com Senhor a ponto de obedecer A Seus mandamentos!

Ele faz tudo muito bem!” – igual a Gênesis 1:4, 12, 18, 21 e 31.

O mesmo Deus que criou tudo que era bom é o Deus que em Jesus está redimindo o mundo das conseqüências do pecado.

*** Assim como em Gênesis 1 na Criação Deus cria através da Sua palavra, aqui Jesus cria a audição e a fala através da Sua palavra - e como em Gênesis o final da criação é “isso é bom!”

Jesus tem toda a autoridade para fazer um surdo-mudo ouvir e falar, mas Ele não usa dessa autoridade para evitar esse ex-mudo de falar e as pessoas de ouvir!

** A desobediência do ex-surdo e do povo juntamente com a grande perplexidade das pessoas e a alegria de ver o Messias no meio dos gentios faz com que o caminho seja traçado para a próxima história – 4 mil gentios alimentados no deserto (8:1-9).

Conclusão:

1) Jesus se importa com os que estão perecendo – Ele se importa com os problemas individuais de cada um (assim como Ele chamou esse homem para fora da multidão). Ele geme de frustração pelo pecado e está operando tudo para a concretização da sua Segunda Vindo quando não haverá mais dores. O Messias veio e virá restaurar todas as coisas (Isa. 35:1-6).

2) Obediência é a marca de um coração submisso ao Senhorio de Jesus! Vida de completa obediência deve ser o que nos caracteriza, mesmo em situações que parecem ser impossíveis de obedecermos a Deus (impostos, mentiras, aborto, educação...)!

3) Bendito seja nosso Senhor Jesus Cristo que através do Espírito Santo e mediante o Evangelho abriu nossos ouvidos espirituais para ouvirmos a verdade e soltou nossas línguas para louvarmos a Deus. Éramos como esse homem, mas pela graça de Deus fomos curados. Rom. 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

http://www.freebiblecommentary.org/pdf/VOL02.pdf

http://www.soniclight.com/constable/notes/pdf/mark.pdf

http://www.biblicalstudies.org.uk/mark. php

http://sermonnotebook.org/ntsermons.htm#mark

http://www.biblebb.com/brefindex/mar.htm

http://redeemerjackson.com/recent-sermons/sermon-mp3s/mark

Nenhum comentário:

Postar um comentário