segunda-feira, 26 de julho de 2010

TRADIÇÕES DE HOMENS X MANDAMENTOS DE DEUS

Conhecendo Jesus / Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: TRADIÇÕES DE HOMENS X MANDAMENTOS DE DEUS

Marcos 7:1-13 (Mt 15:1-20) Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e 2 viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos “impuras”, isto é, por lavar.3 (Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos. 4 Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal.) 5 Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: “Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’?” 6 Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: “ ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 7 Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’.8 Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens”. 9 E disse-lhes: “Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecerem às suas tradições! 10 Pois Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’. Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã’, isto é, uma oferta dedicada a Deus, 12 vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe. 13 Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa”.

Introdução e Contextualização:

· O que é uma adoração vã? O que faz de um culto algo morto e sem valor? O que faz as pessoas cantarem, tocarem, pregarem – acharem que estão fazendo tudo ótimo, mas na verdade é tudo vazio e sem propósito?

· É possível adorar o Deus certo de forma errada! Era isso que os judeus faziam. É isso que muitos hoje fazem!

Isaias 1:10-14

· Deus demanda que a adoração venha de um coração que tenha Jesus como o bem maior, como a paixão suprema e como a maior satisfação! E além disso enraizada na Verdade, nos seus mandamentos (Jo.4:24)

· A chave para uma adoração verdadeira é adorá-Lo em Espírito e em Verdade: Adorá-lo como todo nosso coração, mente e força e adorar seus mandamentos, sua verdade mais que ouro e prata (Sl.19:9-10 -O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo.).

· Precisamos adorar servir ao Senhor com todo nosso ser, conscientes de que Ele merece – Devemos adorá-Lo como Ele nos ordena e não como os homens tentam impor!

A partir do momento que toda a “adoração” se torna algo mecânico – a gente não passa de cultivadores de iniqüidades - hipócritas!

Vamos olhar para esse texto em Marcos e ver o que Jesus nos ensina sobre adoração para que possamos adorá-Lo da maneira que Ele quer ser adorado!

Contexto:

· A partir de agora o ministério de Jesus vai começar a sofrer perseguições mais intensas. A popularidade dEle diminuirá um pouco, visto que Ele começa a se retirar da região da Galiléia.

· Até agora Jesus tem sido visto como esse majestoso operador de milagres e tem sido recebido com muito carisma pelas pessoas, mas nessa seção Jesus começa a ser confrontado pelos líderes religiosos e Marcos foca mais nos ensinos de Jesus.

Divisão do Estudo:

I – JESUS E SEUS DISCÍPULOS SÃO ACUSADOS (vs.1-5)

II – OS ACUSADORES SÃO DESMASCARADOS (vs.6-8)

III – OS ACUSADORES SÃO ACUSADOS (vs.9-13)

I – JESUS E SEUS DISCÍPILOS SÃO ACUSADOS (vs.1-5)

Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e 2 viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos “impuras”, isto é, por lavar.3 (Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos. 4 Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal.) 5 Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: “Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’?”

V.1 - - Os Fariseus e os Mestres da Lei.

Apesar de serem dois grupos diferentes, aqui eles são da mesma escola: Farisaica!

a) Fariseus (Φαρισαος):

· FARISEU SIGNIFICA: SEPARADO (separados dos povos).

· Maioria era homens normais (trabalhadores), diferente dos saduceus.

· Eram mais bem vistos pela população/tinham mais carisma.

· Acreditavam nas tradições orais tanto quanto no Antigo Testamento.

· Criam na ressurreição dos mortos; na soberania de Deus; em anjos e demônios.

· Mais preocupados com a religião (diferente dos saduceus que se preocupavam com a política).

* Eles tinham um enorme foco na pureza e santidade. Visto que impureza expulsa a presença de Deus, ela pertence à esfera da morte e demônios. Impureza não era pecado, pois vinha naturalmente, o que eles viam como pecado era não seguir as normas de purificação. Lavar as coisas era uma forma normal de purificar. E assim começaram a impor várias regras para todos. Se Jesus e seus discípulos não seguem as regras, eles eram desobedientes e impuros = sem a presença de Deus no meio deles!

b) Mestres da Lei (γραμματεύς):

· Literalmente – estudantes da lei.

· Homens cuja profissão era copiar e ensinar o Antigo Testamento.

· Eram muito respeitados pelo conhecimento.

· Eram também os “advogados” devido ao grande conhecimento da Lei.

· Os mestres da lei, ou escribas, podiam ser Fariseus ou Saduceus.

Os dois grupos eram formados por pessoas extremamente arrogantes! Eles vêm de Jerusalém, mais arrogância ainda! Jerusalém era a capital e o centro religioso da Judéia.

Eles vieram de Jerusalém com uma missão. Eles procuram provas contra Jesus (assim como aconteceu em 3:22, quando acusam Jesus de estar endemoninhado).

V.2 – Eles viram os discípulos de Jesus comendo (Pão? Talvez o pão que sobrara da multiplicação?) sem lavar as mãos!

De todas as grandes coisas que Jesus e seus discípulos vinham operando - todos os milagres, curas e maravilhas - esses homens vêem que Jesus e seus discípulos não seguem as tradições dos líderes religiosos!

* Um coração não regenerado não consegue ver o óbvio!

O problema aqui não é a obediência ao Antigo Testamento, mas às regras criadas por círculos religiosos.

**Lógico que se esperava que lavassem as mãos antes de comer por motivos de higiene. Mas esses líderes religiosos não estão preocupados coma higiene, mas com o ritual de purificação antes de comer. Uma vez que eles não se purificam religiosamente eles são impuros e profanos, sem a presença de Deus.

O único ritual de lavar as mãos requerido no Antigo Testamento é para os sacerdotes (Ex.30:18-22).

Estender esse princípio para todos na área da alimentação era caso de tradições orais e não um mandamento de Deus.

Esses homens criaram regras externas que ficaram mais importantes que os próprios mandamentos de Deus.

O ritual de lavar as mãos virou um dos marcos dos fariseus e dos judeus!

· Cartas de Aristéia a Filócrates (uma obra do 2° século antes de Cristo que fala da tradução da LXX) – “Seguindo os costumes dos judeus, eles lavam as mãos no mar durante as orações e então procedem com a leitura e explicação de cada ponto.”

· “Quem come pão sem lavar as mãos é como alguém que teve relação sexual com uma prostitua” (Zondervan Illustrated Bible Background Commentary, Mark – pg.247).

· “Quem lava as mãos tem a vida eterna!”

· Benção da Lavagem das mãos (Brachá Netilat Iadayim)
Baruch ata A-do-nai E-lo-hê-nu melech haolam, asher kideshánu bemitsvotáv, vetsivánu al netilat iadayim. Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificaste com teus mandamentos e nos ordenaste lavar as mãos. (http://www.judaismomessianico.net/brachot.htm)

· Antes de se sair do cemitério os Judeus tem por hábito de lavar as mãos (NETILAT IADAIM) com uma caneca derrama-se água, primeiro sobre a mão direita e depois sobre a esquerda assim sucessivamente até esvaziar a caneca. Pelo mesmo motivo da pá, não se deve passar a caneca (http://www.vidaperpetua.com.br/ Pesquisa_rituais_judaicos.asp)

V.3-4 – Marcos explica as tradições judaicas para a audiência original da carta, que muito provavelmente era romana e não tinha conhecimento dessas tradições.

V.3 κρατοῦντες τὴν παράδοσιν τῶν πρεσβυτέρων --- apegam-se/ agarram-se as tradições/tradições orais dos anciãos = líderes religiosos.

*Tradições dos Anciãos ficou de igual a superior às Escrituras! Assim como os Católicos!

Eles criaram um vasto grupo de materiais – Mishnah/Mixna (repetição) – com todos tipos de regras para interpretar as Leis! 30 capítulos sobre como lavar mãos e utensílios.

O Mishnah necessitou comentários para explicar, esses comentários eram orais e depois foram transcritos – Guemara – Depois formaram o Talmude. Depois o Midrash – um comentário em todos os livros do Antigo Testamento. Eles citavam rabinos atrás de rabinos, as palavras dos rabinos se tornaram mais importantes que as palavras da Bíblia – assim como os Católicos!

Eles alegavam que essas tradições orais/verbais começaram com Moisés- “Moisés recebeu a Lei Oral no Sinai e passou para Josué, e Josué passou para os profetas, e os profetas para os escribas da Grande Sinagoga” (grupo de 120 anciãos que vieram com Esdras). E continua, “Sejam deliberados em julgamento, façam discípulos e criem um muro ao redor da Lei”. E esse muro foi construído com as várias leis criadas por eles mesmos!

Por isso Jesus impressionava quando pregava! Era diferente de todos, Ele citava os autores da Bíblia, Ele mesmo interpretava!

V.5 – A pergunta fatal!

5 Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: “Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’?”

Eles criam que havia toda autoridade divina nas tradições dos líderes religiosos – “Por que seus discípulos não vivem de acordo com as tradições dos líderes religiosos (παράδοσιν τῶν πρεσβυτέρων – ver v.3)?”

A pergunta não foi "por que seus discípulos não lavam as mãos?", mas "por que eles não vivem de acordo coma s tradições?"

Os fariseus e escribas não conseguem ver a autoridade e o poder de Jesus, eles apenas vêem que Jesus e seus discípulos não seguem as tradições religiosas.

II – OS ACUSADORES SÃO DESMASCARDOS (vs.6-8)

6 Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: “ ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 7 Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’.8 Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens”.

V.6 - - A resposta de Jesus: Jesus o Leão Indomável!

Muitos não conseguem imaginar Jesus falando dessa forma, mas não podemos esquecer da justiça e santidade de Deus ao confrontar com o pecado e o pecador!

Jesus e seus homens vinham curando e restaurando várias vidas, eles proclamavam a mensagem de Deus e esses líderes religiosos focaram em tradições de homens! Coisas criadas por homens!

“Bem profetizou Isaias sobre vocês – seus hipócritas (ποκριτής) = um ator que fala/julga sob uma máscara. No teatro os personagens usavam máscaras.

Hipócrita é alguém que disfarça, pretende ser algo, mas não é – um ator, ou alguém que acredita ser algo que não é!

Hipocrisia – fazer de conta, imitar alguém, enganar a si mesmo.

* Vai à igreja e age como se fosse tudo verdadeiro, mas por dentro está tudo podre!

Esse tipo de atitude tem seu julgamento garantido – veja Mateus 23:13-16, 23-33!

Em sua mão há cura e compaixão e graça, mas há também julgamento!

Jesus tira as máscaras de atores! Jesus revela que esses homens não passam de atores de palco.

Vs.7-9 – EXTREMAMENTE IMPOSTNATE!!

“Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 7 Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’.8 Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens”.

Então Ele cita Isaias 29:13:

Veja o contexto de Isaias 29:

No capítulo 28 começa uma série de oráculos de condenação “Ais” contra Israel, Jerusalém e seus líderes (28:14-15). É nesse contexto de condenação para com a idolatria religiosa do povo e principalmente dos líderes de Israel que Isaias traz essa profecia.

‘Este povo me honra (τιμᾷ) com os lábios, mas o seu coração está longe de mim – (nos versículos 14-23, Jesus vai falar do coração). 7 Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens (NVI) / vocês ensinam como doutrinas as regras de homens (ESV)

Adoração labial – isto é, só tem o exterior. Jesus diz que esses homens são iguais aos homens antes do cativeiro babilônico, como conseqüência e assim como nos dias de Isaias eles serão julgados.

Os.6:6 -Por isso eu os despedacei por meio dos meus profetas, eu os matei com as palavras da minha boca; os meus juízos reluziram como relâmpagos sobre vocês. Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos.

O foco de Jesus agora é na segunda parte: “Em vão me adoram. Seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens/ensinam como doutrina as regras de homens!”

A adoração que não vem de um coração apaixonado por Deus é vã!

= Vazia, Sem Propósito!

Isso aplica tanto para quando estamos como congregação como individualmente:

* Ir à igreja com o coração voltado para o trabalho, para a escola, para o futebol --- a pessoa fecha os olhos, ergue as mãos, dança, pula – mas o coração está longe de Deus --- tudo isso não tem propósito para Deus!

* Em casa – na devoção. Ler a Bíblia e orar sem ter o coração voltado para Deus é perda de tempo!

A gente se torna assim como esses homens que foram condenados por Jesus – HIPÓCRITAS!

As igrejas estão cheias dessas pessoas!

Vemos programas de TV, pessoas nos nossos trabalhos, bairros que se dizem cristãs – vemos lendo a Bíblia, com música evangélica no carro --- mas o coração está na idolatria da busca por algum bem maior – um carro, uma cura, um esposo, uma restauração no casamento – Nunca com o coração voltado para exaltar o criador de todas as coisas, nunca para glorificar aquele que veio ao mundo morrer pelos pecados, nunca para louvar o Espírito Santo que nos conforta e nos santifica.

V.8 --Vocês negligenciam/abandonam os mandamentos de Deus (ἐντολὴν τοῦ θεοῦ) e se apegam às tradições dos homens (παράδοσιν τῶν ἀνθρώπων)-

A Primeira Condenação vem para os Líderes Religiosos – os pastores, apóstolos, profetas e tantos outros que gostam desses títulos:

“Vocês ensinam as regras de homens como doutrinas de Deus! Vocês abandonam os mandamentos de Deus e se apegam as tradições dos homens”.

Tiago 3 avisa aqueles que buscam e assumem esse cargo:

Tiago 3:1 - Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.

O contraste: MANDAMENTOS DE DEUS X TRADIÇÕES DOS HOMENS:

Deus tem seus mandamentos que requerem ser obedecidos!

Os mandamentos de Deus devem ser obedecidos e ser como tesouro para nós! A obediência deve fluir do entendimento de que Deus nos ama e mais do que isso, Ele ama a Sua glória e por isso nos dá mandamentos.

Lev.26:3 – Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, Então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto;

Sl.112:1 – Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.

Sl.119:47 – Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo.

119:86 – Todos os teus mandamentos merecem confiança; ajuda-me, pois sou perseguido com mentiras.

119:127 - Eu amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro. Ah se os líderes religiosos de hoje amassem os mandamentos de Deus mais que tudo!

* Quando as tradições e regras de homens prevalecem sobre os mandamentos de Deus, vemos então que a paixão por Deus e o amor pela Palavra de Jesus acabaram! Jo.14:15 -Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

Abandonaram/largaram os mandamentos de Deus para segurarem as tradições dos homens!

Que tristeza quando isso ocorre!

Quando os mandamentos de Deus são trocados por tradições dos homens temos então o fim da GRAÇA!

Quando as regras e tradições de homens são colocadas acima dos mandamentos de Deus, além de haver uma perversão do Evangelho da graça, temos 2 coisas:

1) LEGALISMO = onde o homem coloca obrigações para serem cumpridas. Deus passa a ser visto como um chefe de trabalho, você precisa cumprir certas tarefas para ser bem visto. Há condenação para com as pessoas que não seguem as mesmas regras que você. A graça de Deus é destruída! Paulo teve que defender isso em sua carta aos Gálatas.

· Obrigar a pessoa a falar em línguas para ser membro ou ter liderança na igreja.

· Proibir a pessoa de ingerir álcool.

· Proibição do uso de cartas de baralho.

· Proibição de bateria e guitarra.

· Proibir a pessoa de cortar cabelo, raspar a perna, usar calça, assistir TV.

· Impor idade para batismo

· E muitas outras coisas...

2) LEVIANISMO/LIBERALISMO = onde não restrição alguma. Tudo é liberado e tudo é permitido. Fazem da graça de Deus licença para pecar.

· Não há verdade absoluta, tudo é relativo!

· Não há obrigações que a Bíblia empoe sobre o cristão – há a permissão para: ter sexo antes do casamento, casamento e relação homossexual, uso de drogas etc.

· Evolução ao invés da criação.

· E muitas outras coisas...

Que a paixão por Jesus, que o amor pela glória de Deus e pela Palavra de Deus onde Ele revela Seus mandamentos seja a essência da sua vida!

III – OS ACUSADORES SÃO ACUSADOS (vs.9-13)

9 E disse-lhes: “Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecerem às suas tradições! 10 Pois Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’. Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã’, isto é, uma oferta dedicada a Deus, 12 vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe. 13 Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa”.

V.9 – “Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus (ἐντολὴν τοὺ θεοῦ), a fim (com o propósito) de obedecerem às suas tradições!”

Eles eram peritos em rejeitar os mandamentos de Deus com o propósito de obedecerem as tradições dos homens!

Os campeões em desculpas e disfarces para cumprirem suas tradições e rejeitarem os mandamentos de Deus.

Nos versículos 10-12, Jesus dá um claro exemplo de como esses homens anulavam/rejeitavam os mandamentos de Deus para obedecerem às tradições de homens.

V.10-12 --- Jesus dá um exemplo bem claro de como eles rejeitam o mandamento de Deus pela tradição dos homens.

10 Pois Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’. Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã’, isto é, uma oferta dedicada a Deus, 12 vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe.

Jesus cita Êxodo 20:12 e 21:17, onde a Lei diz que os filhos devem honrar os pais. Mas esses líderes religiosos permitem que as pessoas não obedeçam ao mandamento de Deus por causa da tradição criada por homens.

Ao declarar que algo era “Corban” a pessoa estava consagrando esse objeto ou dinheiro a Deus.

Então, o filho falava par aos pais, “Pai e mãe, esse mês não vou ajudar vocês, pois meu dinheiro foi consagrado a Deus!”. Então eles negligenciavam os pais e rejeitavam o mandamento de Deus, e ficava com o bem e respeitava a tradição dos homens de que não tinha problema visto que o dinheiro havia sido santificado a Deus.

v.13 -13 Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa”-

Eles invalidam a autoridade da Palavra de Deus por meio das tradições criadas por palavras de homens!

A Palavra de Deus passa a ser anulada por palavras de homens!

Conclusão:

1) Quando a Tradição e Regras de Homem Imperam Sobre os Mandamentos de Deus :

a) Cria-se uma Adoração Hipócrita - rituais sem o coração e a mente levam-nos a meras ações repetitivas sem propósito, mas que achamos ser muito importante para Deus.
b) Leva a uma Adoração Vazia -- até parece aos olhos humanos como algo belo, mas na realidade é vazia e sem propósito.
c)  Anula a Palavra de Deus.

2) Respeito por tradições é bom! Tradições saudáveis são boas – por exemplo: ordem do culto, ceia com pão e suco de uva, batismo em águas correntes. Quando tradições e regras de homens são elevadas ao mesmo nível ou superior aos mandamentos de Deus isto é terrível e deve ser combatido – católicos e muitos igrejas cristãs hoje em dia!

3) O remédio para a hipocrisia é arrependimento e voltar por completo para Jesus – amar os mandamentos dEle e tê-los como maior tesouro.

Ele está pronto a nos perdoar (Isa.1:15-19)- Paulo foi um dos maiores hipócritas, um dos maiores seguidores de tradições de homens – mas quando a graça do Senhor o alcançou, ele se arrependeu e passou a ser um dos maiores exemplos de adorador de Jesus! Sl.19:8 - Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário