terça-feira, 2 de agosto de 2011

Jesus Ensina Sobre a Fé – Marcos 11:20-25

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: Jesus Ensina Sobre a Fé – Marcos 11:20-25
Pregado na manhã de Domingo, do dia 31 de Julho de 2011,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros
Marcos 11:20-25 20 De manhã, ao passarem, viram a figueira seca desde as raízes.21 Lembrando-se Pedro, disse a Jesus: "Mestre! Vê! A figueira que amaldiçoaste secou! "22 Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus. 23 Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. 24 Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.25 E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados".[os manuscritos mais antigos não trazem esse versículo - 26Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados.]
Introdução e Contextualização:
Fé é um vocábulo muito usado entre as pessoas, principalmente entre os cristãos. A Palavra de Deus enfatiza esse conceito várias vezes:
Rm 5:1 -Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,
Rm 11:20 - Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema
II Co 5:7 -Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos
II Co 13:5 - Examinem-se para ver se vocês estão na fé
Ef 3:17 - Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite em seus corações mediante a fé
Hb 11:6 - Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Uma das maiores carências na igreja atual é um entendimento bíblico sobre fé.
*Para muitas pessoas fé é o abandono da razão. Essas pessoas acham que fé é algo totalmente separado do raciocínio lógico e do conhecimento dos fatos – algo místico.
*Para outras pessoas fé é superstição.
*Para muitos fé é estupidez e ignorância. Outros cristãos nem sabem o que é fé.
*Hoje há no meio evangélico um movimento que se chama ‘Faith Movement’ – Movimento da Fé – também conhecido como Teologia do Prosperidade ou Confissão Positiva. Os principais desencadeadores desse movimento são: Kenneth Haggin, Joyce Meyer, Joel Osteen, Benny Hinn, Igreja Renascer, Igreja Universal...
Esse Movimento da Fé é uma grande mentira. Eles ensinam que fé é um poder que existe no homem para ele conseguir o que ele deseja. Eles ensinam que fé é um poder pessoal que pode criar tudo o que a pessoa quer – ela cria saúde, ela cria uma Mercedes, roupas belas, mansões, sucesso... A fé é um objeto que o homem tem para criar seu futuro carnal! Para a maioria dos cristãos, fé é o ticket para conseguir cumprir todas as suas cobiças.
Eles prometem que, se você tem fé o bastante, você irá conseguir o emprego, a escola, o carro, a saúde, o corpo que você tanto deseja. Esse tipo de fé coloca o homem acima de Deus!
Essa fé não tem nada de bíblica! Esse tipo de fé é uma mentira.
*Outro grande problema que enfrentamos nas igrejas é a concepção de que fé salvífica é consequência da vontade e força do homem. As pessoas acham que elas podem criar fé por si mesmas – se a pregação for emotiva, se o louvor for tocante, se as luzes estiverem corretamente posicionadas, então a pessoa conseguirá gerar fé.
*Enquanto há muitas pessoas ignorantes para com um entendimento bíblico sobre fé, há também muitos cristãos complacentes que entendem com a mente sobre a doutrina da fé, mas vivem como o mundo. Para muitos, a fé foi algo no passado – eles vivem por tudo, menos por fé! São aquelas pessoas que fazem tudo sem antes procurar a vontade de Deus – Tg 4:13-14. Elas buscam tudo em todos os lugares, menos no Senhor.
Como podemos ver, o conceito de ‘fé’ está em crise, mas isso não é de agora. Os discípulos também precisaram ser ensinados sobre fé, pois, por um grande período de tempo, eles tiveram dificuldade com esse assunto:
Mt 6:30 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Mt 8:26 Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? "
Mt 14:31 Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou? "
Mt 16:8 Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: "Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão?
Mt 17:20 Ele respondeu: "Por que a fé que vocês têm é pequena.
Mc 4:40 Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? "
Os discípulos sofreram com o tópico de fé. Jesus via que eles precisavam de mais ênfase nesse assunto, por isso Marcos 11:20-25 é uma passagem importante nessa matéria. Aqui Jesus vai aprofundar um pouco mais a doutrina fé!
O contexto no qual Jesus ensina sobre a fé é de extrema importância!
Por que o contexto é importante para essa passagem?
1 - Os dias de Jesus na terra estão chegando ao fim e os discípulos não terão mais Jesus por perto. Com Jesus ao lado é fácil ter pouca fé, pois o Deus encarnado está ao seu lado pronto para agir, mas Jesus está partindo e eles precisam entender que o mesmo poder de Deus que operava através de Jesus irá operar através deles por meio da fé e oração.
2 – Jesus pronunciou maldição sobre o Templo – o Templo e todo o sistema religioso de Israel estam prestes a acabar, por isso eles precisam entender que a fé deles deve estar em Deus e não no Templo ou em um sistema religioso.
** Essa passagem necessita do seu contexto para ser interpretada!
CONTEXTO:
Começamos hoje o terceiro dia da última semana de Jesus na terra.
O segundo dia foi marcado por duas ações proféticas/parabólicas da parte de Jesus:
1-) Jesus condenou a figueira --- 2-) Jesus condenou o Templo
As duas ações são muito importantes e elas devem ser interpretadas uma com a ajuda da outra. Essas duas histórias mostram que o Templo, assim como aquela figueira, só é belo por fora. Exteriormente, o Templo [que representa toda a nação e religião de Israel] é como uma saudável figueira – promete frutos, refrigério e satisfação. Mas por dentro há apenas podridão – e já que não há nada de bom, só resta uma coisa: ser amaldiçoado!
Havia apenas confissão. Eles proclamavam com os lábios, mas o coração estava longe!
Mc 7:6 Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
O Templo era como uma bela folhagem verde que aparentava extrema saúde – magnífico, imenso, cheio de sacrifícios e pessoas religiosas – mas não passava de uma figueira podre! Por isso o sistema religioso de Israel foi condenado por Jesus.
** Hoje nós começaremos o terceiro dia. Esse dia será marcado por intensas discussões entre Jesus e os líderes religiosos!
Divisão do Estudo:
I – O OBJETO DA FÉ (vS.20-22)
II – O PODER DA FÉ (v.23)
III – O PODER DA DÚVIDA (V.23)

I – O OBJETO DA FÉ (vS.20-23)
20 De manhã, ao passarem, viram a figueira seca desde as raízes.21 Lembrando-se Pedro, disse a Jesus: "Mestre! Vê! A figueira que amaldiçoaste secou! "22 Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus. 23 Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.
v.20 – “DE MANHÔ – Esse é o terceiro dia da última semana de Jesus e de Israel. Esse dia será marcado por uma intensa batalha contra os líderes religiosos de Israel.
AO PASSAREM, VIRAM A FIGUEIRA SECA DESDE AS RAÍZES
A figueira seca desde as raízes representa a total rejeição de Jesus para com o sistema religioso de Israel, e seu grande símbolo, o Templo!
A raiz seca mostra que não há mais como produzir fruto. Esta árvore, assim como o Templo e todo o sistema religioso de Israel, está pronta para ser cortada e lançada ao fogo!
E assim acontece com todos que professam o nome de Jesus, mas não produzem frutos! Hipocrisia é severamente condenada por nosso Senhor. Ele condena lançando no fogo!
Mt.7:19 – Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
V.21- A ADMIRAÇÃO DE PEDRO:
LEMBRANDO-SE PEDRO, DISE A JESUS: ‘MESTRE! VÊ! A FIGUEIRA QUE AMALDIÇOASTE SECOU!’”
Pedro ficou admirado com o poder das palavras de Jesus. As palavras de Jesus liberam o poder de Deus!
A FIGUEIRA QUE AMALDIÇOASTE SECOU” – Poucos pensam em Jesus como alguém capaz de amaldiçoar alguém. Mas a Palavra de Deus nos mostra que Jesus não era só carinho, cura e felicidade, mas Ele era justo e punia o pecado. O livro de Apocalipse descreve Jesus como um guerreiro que fere as pessoas com a espada que sai de sua boca – julgamento!
Jesus é misericordioso, paciente, longânimo e bondoso, mas Ele é também justo e santo!
A sequidão da figueira é atribuída à maldição que saiu da boca da Jesus. O poder da palavra de Jesus impressionou Pedro. Poder das palavras de Jesus – Hb 1:3 O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa.
Autoridade de Jesus para Julgar:
Jo 5:27 Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem.
É essa autoridade e poder da palavra de Deus através de Jesus que move Pedro a relembrar o caso da figueira!
* Se a figueira secou devido à maldição de Jesus, então o Templo também logo irá se tornar inoperante, pois ele foi amaldiçoado por Jesus!
V.22 – A RESPOSTA DE JESUS:

TENHAM FÉ EM DEUS!
A resposta de Jesus parece não estar no lugar certo, pois o que ‘ter fé em Deus’ tem a ver com a figueira seca?
Mas quando examinamos o contexto histórico e religioso do Templo e o problema da fé dos discípulos, nós podemos ver que a resposta de Jesus está no lugar certo.
FÉ EM DEUS - Essa é a única esperança dos discípulos [e da humanidade]. A fé dos discípulos tem que estar em Deus, no Deus verdadeiro que se revelou na pessoa de Jesus!
* A fé desses homens não poderia estar naquele maravilhoso Templo, pois o Templo estava prestes a cessar de funcionar e ser totalmente destruído.
* A fé dos discípulos não poderia estar em um sistema religioso de homens que já estava condenado e prestes a se tornar inoperante.
Essa é a maravilhosa resposta de Jesus - TENHAM FÉ EM DEUS!
Fé em Deus era o que faltava para Israel! Israel e o judaísmo se tornaram como a figueira – havia lindas folhas, mas não havia frutos – não havia fé genuína, mas apenas hipocrisia e superstição.
Mt 17:17 Respondeu Jesus: "Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los?
Mc 7:6 Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
A parábola de Jesus em Lucas 18 nos mostra que as pessoas não oravam mais pela fé em Deus, mas para se auto-promoverem! A incredulidade trouxe a condenação de Deus!
Fé em Deus é a solução para eles serem frutíferos!
Algumas observações sobre a frase “Tenha Fé em Deus” ἔχετε πίστιν θεοῦ:
1 – É um imperativo! Jesus não está dando uma sugestão ou um conselho, mas ordenando todos os seus discípulos a terem fé em Deus!
2 – O OBJETO DA FÉ – A fé deve estar em Deus e Deus apenas!
Jesus não ordena que eles tenham fé neles mesmos. Hoje a maioria dos cristãos gosta da mensagem da auto-estima: “Creia em você!”, “Tenha fé em você, pois você pode!” – não é isso!!!
Jesus não fala para eles terem fé nas palavras proferidas – Jesus não ensina profissão positiva!
Jesus não ensina os discípulos a terem fé na fé! Muitos hoje ensinam que você precisa crer mais na sua fé – isso é ridículo!
3 – A EXCLUSIVIDADE DA FÉ --- Deus é o único objeto da fé! “Tenham fé em Deus!” – Jesus não ordena ter fé em Deus e nas palavras que professamos ou nas nossas ações.
Muitas pessoas hoje em dia fazem ações e declarações proféticas e colocam a fé nas mesmas. Jesus nos ensina a termos fé em Deus e Deus apenas!
O foco de Jesus é na centralidade da fé em Deus como a marca dessa nova comunidade.
O cristão deve ser marcado pela sua fé em Deus! Diferente da religião judaica que tinha fé no Templo e nos rituais!
Jr 7:8-10 - Mas vejam! Vocês confiam em palavras enganosas e inúteis. ‘Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram, e depois vir e permanecer perante mim neste templo, que leva o meu nome, e dizer: Estamos seguros!
Mas que fé é essa que Jesus está falando?
OS DIFERENTES TIPOS DE FÉ:
1 – FÉ COMUM:
Esse é o tipo de fé que todos possuem. Alguns têm fé no seu clube de futebol, outros na esposa, fé em remédio, algumas pessoas fazem a ‘fezinha’ (jogar na loteria).
Esse tipo de fé levou muitos a Jesus para receberem milagres e curas.
É uma fé temporal e que muitas vezes é sinônimo de idolatria.
Até demônios possuem essa fé [Tg 2:20 Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!]
2 – FÉ SALVÍFICA:
Essa é a fé que leva a pessoa à salvação. Ela é um dom sobrenatural de Deus, pois o homem natural é incapaz de gerá-la.
Ef. 2:8-9 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
A justiça de Cristo é imputada em nós por meio da fé – crer que Jesus é o único salvador e senhor.
[Dentro da fé salvífica há as 3 categorias: Notitia- conteúdo; Assensus – convicção de que a notitia é verdade e nos impulsiona a viver; Fiducia – crer pessoalmente na obra de Jesus para a salvação]
As próximas duas fazem parte da pessoa que já possui a fé salvífica.

3 – FÉ MOMENTÂNEA:
É aquela fé exigida para certos momentos das nossas vidas. Há momentos em que precisamos nos entregar completamente ao Senhor e ter fé de que Ele tem o melhor para aquela situação.
4 – VIDA DE FÉ:
É esse tipo que faz a pessoa se tornar um herói da fé. Grandes missionários como John Paton, Adoniran Judson, Jim Elliot, mostram para nós o que é uma vida de fé. São cristãos que todos os dias vivem ancorados na fé da certeza da promessa de Deus! Assim também foi o caso de Abraão, Moisés, Paulo e tantos outros.
** A pessoa vive diariamente tão convicta das promessas de Deus que ela é dirigida por essas convicções!
Acredito que Jesus esteja se referindo à esse tipo de fé.
Jesus está convocando seus discípulos a viverem uma vida de total confiança em Deus. Esse estilo de vida deve ser a marca do cristão – uma pessoa que não confia em Deus e no emprego, que não confia em Deus e nos bens, em Deus e na faculdade – mas em Deus e Deus apenas, diariamente!
Para esses homens que estão prestes a perder:
A – Jesus; B – o Templo; C – o sistema religioso
Jesus os exorta a terem fé em Deus! Fé em Deus era o que eles mais precisavam e algo com que eles tinham sérios problemas. É a fé em Deus que irá fazê-los frutíferos.
Mas o que é fé em Deus?
O autor de Hebreus nos dá uma definição básica sobre o que é fé:
Hebreus 11:1 - Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. (NVI) ou Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (ACF)
Fé é certeza - ὑπόστασις - substância/garantia daquilo que esperamos.
A fé é a substância presente – tem peso presente – para aquilo que esperamos no futuro.
Essa certeza (garantia) está totalmente ligada à revelação de Deus!
Não é algo místico! A certeza vem da Palavra de Deus!
A fé é, sim, algo racional. Nós olhamos para a Palavra e vemos a fidelidade de Deus e isso gera em nós a convicção de que Ele irá cumprir o que Ele prometeu para o nosso futuro!
Hb 6:9 Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu,
Essa certeza (garantia) é tão profunda em nosso ser que ela se transforma em convicção!
‘É a prova - ἔλεγχος – ‘convicção do que não vemos’!
Convicção é o que nos controla! Essa convicção nos leva a viver contra o mundo!
Fé genuína deve ser fundamentada em um entendimento correto sobre Deus!
É isso o que Jesus vem trabalhando com esses homens: o entendimento correto de quem é Deus!
Fé em Deus envolve a crença correta sobre Deus. O cristão precisa conhecer a Deus e a Sua Palavra para ter a certeza do que se espera e assim viver na convicção do que não se vê!
Jesus está dizendo a Seus discípulos para que eles tenham a certeza de que Deus irá fazer o que Ele prometeu, e que essa confiança em Deus deve ser tão profunda que deve se tornar o que os impulsiona a viver – a convicção!

II – O PODER DA FÉ (v.23)
23 Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.
Muitas pessoas usam essa passagem completamente fora de contexto e a usam como licença para buscarem satisfazer os desejos carnais!
A teologia da prosperidade adora essa passagem e os líderes desse movimento da fé usam esse texto como base para prometer que Jesus irá cumprir todos os seus desejos.
Mas devido à ignorância quanto à Palavra, eles omitem todo o contexto bíblico da passagem.
V.23 – “EU LHES ASSEGURO QUE SE ALGUÉM DISSER A ESTE MONTE: LEVANTE-SE E ATIRE-SE NO MAR E NÃO DUVIDAR EM SEU CORAÇÃO, MAS CRER QUE ACONTECERÁ O QUE DIZ ASSIM LHE SERÁ FEITO
Jesus está usando hipérbole, uma analogia. Esse tipo de linguagem era comum entre os palestinos.
Os rabinos que conseguiam resolver problemas muitos difíceis eram chamados de ‘removedores de montanhas’.
O CONTEXTO:
Jesus havia amaldiçoado uma figueira que tinha folhas [prometia frutos], mas não tinha frutos (11:12-14). Em seguida, Jesus entra no Templo e condena/amaldiçoa o Templo.
O Templo foi simbolizado pela figueira. A ação de Jesus em amaldiçoar a figueira foi sombra da condenação do Templo (o Templo representa todo o sistema religioso de Israel).
O Templo – que era também conhecido como ‘monte’ (Is.2:3; 30:29; Zc 8:3) – era um grande obstáculo para a adoração verdadeira.
Montes e montanhas nesse contexto são lugares, coisas e pessoas que impedem a expansão do Reino de Deus, coisas que são empecilhos para a adoração verdadeira!
O Templo = todo sistema religioso de Israel - era como um monte que necessitava ser lançado no mar!
‘Montes lançados ao mar’ --- A fé genuína em Deus (expressa através de oração) faz com que Ele mova montes – coisas que impedem a adoração das pessoas!
“O que Jesus acabou de fazer é um modelo de como verdadeiros cristãos podem obter o poder de Deus.” (France, pg.448) – através de fé em Deus eles também poderão mover montes!
Jesus está mostrando que, através da fé, Deus fará o que parece impossível aos olhos dos homens.
* Eles têm a mesma capacidade de remover ‘montes’ que atrapalham a verdadeira adoração!
Exemplos bíblicos de ‘atirar um monte no mar’ pela fé em deus:
Hb 11:32-34 Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.
Veja que todos esses homens se tornaram heróis da fé por causa de feitos que eles fizeram para promover, de alguma forma, a expansão do Reino de Deus!
* Outro exemplo: Atos 16 – quando o Senhor treme a terra para que Paulo e Silas saiam da cadeia para pregarem o Evangelho.
QUAL O PODER QUE A FÉ NÃO TEM?
Diferente do que é ensinado pelo Movimento da Fé, a sua fé não é capaz de decidir e programar seu futuro! Os líderes dos movimentos da teologia da prosperidade gostam de usar esse versículo em Mc 11:23 para ensinar que se a pessoa tiver fé ela pode fazer o que ela quiser: ela pode mudar o seu futuro para melhor, ficar rica e saudável.
Se fé lhe desse o poder de mudar seu futuro eu garanto que Abel não ia querer ser assassinado por seu irmão (Hb 11:4).
A fé não tem o poder de controlar a Deus! Fé não é uma coleira que você coloca em Deus e faz com que Ele te obedeça. Fé também não é a ‘lâmpada de Aladim’.
“Fé é uma habilidade dada por Deus para você confiar no futuro que Ele tem para você.” (John MacArthur)
Fé é colocar sua confiança em Deus; é confiar que Deus tem o melhor dEle para minha vida!
Não pense que só por ter fé você vai ser rico, próspero, saudável e bonito.
Hb 11:36-40 Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,37apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.38O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas.39Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.40Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.
*Jesus está ensinando que a essência da religião que Ele está fundamentando é relacionamento verdadeiro com Deus. E esse relacionamento que se dá pela fé faz com que o Senhor faça coisas inimagináveis para nós podermos expandir o Reino dEle!
O grande foco dessa lição é a importância da pessoa ter fé em Deus.
A fé aqui é contrastada com todo um sistema religioso que operava através de rituais externos.
Jesus toca o lugar mais importante do homem – o coração!
“E NÃO DUVIDAR EM SEU CORAÇÃO” -- O foco todo aqui é o coração do homem. O que faltava para Israel era um coração circuncidado, um coração moldado e transformado.
Fé verdadeira está completamente ligada ao coração.
Hoje em dia as pessoas entram na igreja, professam o nome de Jesus, adoram o Movimento da Fé, muitas são cheias da fé, mas o lugar da fé está errado! A maioria dos cristãos, hoje em dia, tem fé nas palavras e nas pregações antropocêntricas pregadas, mas muito poucas são as pessoas que têm fé em Deus por meio de Jesus. O coração da maioria está longe do Senhor! Assim como Israel, essas pessoas são cheias de religiosidade e fé em lugares como Templo e líderes religiosos, mas não há fé alguma em Deus!
* O coração é que precisa antes de tudo ser profundamente tratado pelo Senhor!
III – O PODER DA DÚVIDA (v.23)
23 Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.
Assim como a fé tem o poder de fazer com Deus faça o impossível, a dúvida tem o poder de bloquear as ações de Deus!
Por que a dúvida é tão poderosa?
Pois dúvida é o mesmo que incredulidade – é o mesmo que falta de fé.
Se fé é a certeza dos cumprimentos das promessas de Deus, então dúvida é o oposto!
A dúvida faz com que você duvide do caráter de Deus.
Fé é a certeza e a garantia, dúvida é a incerteza da fidelidade de Deus!
Tiago 1:5-8 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.6Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.7Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor;8é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.
Por duvidar da promessa de Deus, Adão e Eva afetaram toda a humanidade; nos dias de Noé o mundo todo foi destruído; a primeira geração de Israel ficou fora da terra prometida!
Quando duvidamos da fidelidade de Deus, nós passamos a ter fé em outras coisas – isso é idolatria!
CONCLUSÃO:
Que possamos ter fé em Deus!
Que nossa fé não esteja em homens, religiões de homens e em desejos carnais, mas em Deus apenas, por meio de Jesus!
Eu já vi muitas pessoas decepcionadas com o Senhor, pois quando tiveram seus ministérios favoritos abalados pelo julgamento do Senhor (ex. Jimmy Swaggart, escândalos da igreja universal, renascer, padres da igreja católica...) ou por não receberem a cura ou o emprego que tanto queriam – elas ficaram frustradas com Deus – revelando que a fé delas não estava em Deus e em seu caráter, mas em coisas de homens.
Portanto não deposite sua fé em seus desejos, nem em homens, mas em Jesus!
Tenha fé de que Deus pode mover o monte que for, Ele pode fazer o impossível por você se for para a glória do nome dEle!
Viva para a glória de Cristo, para a glória do Evangelho de Deus e você verá quantos 'montes' o Senhor lançará no mar por você.

Por isso, TENHA FÉ EM DEUS E CREIA SEM DÚVIDAR NO CARÁTER DO NOSSO SENHOR!!!!!

6 comentários:

  1. Muito bom o estudo. Vai me ajudar muito na lição da ebd; Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Está mais preocupado com os teólogos da prosperidade ,não explicou nada sobre fé , que é fé afinal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me perdoe,vc nao teve a atençao devida que esse estudo merece,pois o irmao foi bem detalhista no assunto.

      Excluir
  3. sem palavras para um estudo tao detalhado como esse,aprendi muuuuuuuito,pra mim foi de grande utilidade,que deus abençoe o irmao que teve uma dedicaçao muito grande para nos trazer esse tremendo estudo.

    ResponderExcluir
  4. muito bom e sim, esclarecedor estudo. Irei utilizá-lo também em meus estudos Bíblicos. Deus em Cristo os abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Excelente! Jesus continue te abençoando com sabedoria para expor a Palavra dEle.

    ResponderExcluir