segunda-feira, 25 de julho de 2011

Jesus Condena o Templo – Marcos 11:15-19

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus Condena o Templo – Marcos 11:15-19

Pregado na manhã de Domingo, do dia 25 de Setembro de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 11:15-19 11Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.12No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.13 Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.14 Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso. 15Chegando a Jerusalém, Jesus entrou no templo e ali começou a expulsar os que estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.16e não permitia que ninguém carregasse mercadorias pelo templo.17E os ensinava, dizendo: "Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? Mas vocês fizeram dela um covil de ladrões".18Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei ouviram essas palavras e começaram a procurar uma forma de matá-lo, pois o temiam, visto que toda a multidão estava maravilhada com o seu ensino.19Ao cair da tarde, eles saíram da cidade.

Introdução e Contextualização:

Como você se sente ao ver a santidade de Deus sendo profanada?

Como você reage para com a corrupção na adoração verdadeira a Deus?

Deus tem um imenso zelo pela santidade do Seu nome:

Mt 6:9 Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

A primeira petição que Jesus nos ensina é para que o nome de Deus seja santificado!

Santificado é o oposto de profano, impuro ou comum.

Esse zelo pela santidade do nome de Deus deve ser alicerce de qualquer cristão – que o ‘nome’, ou seja, o caráter de Deus seja santificado, separado entre todos os povos.

Is. 48:9-11 Por amor do meu próprio nome eu adio a minha ira; por amor de meu louvor eu a contive, para que você não fosse eliminado. Veja, eu refinei você, embora não como prata; eu o provei na fornalha da aflição. Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? (NVI) ou porque, como seria profanado o meu nome? (ACF). Não darei minha glória a um outro.

Ez 39:25 Por isso, assim diz o Soberano Senhor: Agora trarei Jacó de volta do cativeiro e terei compaixão de toda a nação de Israel, e serei zeloso pelo meu santo nome.

Ez 20:9 Mas, por amor do meu nome, eu agi, evitando que o meu nome fosse profanado aos olhos das nações entre as quais estavam e à vista de quem eu tinha me revelado aos israelitas para tirá-los do Egito.

Ai daquele que profana o nome santo de Deus!

Um modo bem simples de profanar a santidade de Deus é quando oferecemos uma adoração corrupta – pervertida/falsa!

Levítico 10:1-3, 8-10 1 Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados.2 Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor.3 Moisés então disse a Arão: "Foi isto que o Senhor disse: ‘Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei’ ". Arão, porém, ficou em silêncio.

V8 Depois o Senhor disse a Arão: 9 "Você e seus filhos não devem beber vinho nem outra bebida fermentada antes de entrar na Tenda do Encontro, senão vocês morrerão [provavelmente Nadabe a Abiú haviam bebido]. É um decreto perpétuo para as suas gerações.10 Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro, [o sacerdote – todos os cristãos – devem fazer separação entre o santo e o profano – isso só é possível através de um julgamento sóbrio] 11 e ensinar aos israelitas todos os decretos que o Senhor lhes deu por meio de Moisés"

O Senhor não quer qualquer tipo de adoração. Não basta falar, “o que importa é o coração”.

A adoração engloba todo o nosso ser – o pensar, o agir, o falar, o comportar-se, o vestir.

Adoração corrompida e pervertida são abominadas pelo Senhor!

Jesus disse que Deus busca pessoas que O adoram em Espírito e em VERDADE (oposto de mentira, falso, pervertido).

Deus leva muito a sério a honra e a glória do Seu nome, do seu santo caráter.

Ex 34;12-14 Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que vivem na terra para a qual você está indo, pois eles se tornariam uma armadilha. Pelo contrário, derrube os altares deles, quebre as suas colunas sagradas e corte os seus postes sagrados. Nunca adore nenhum outro deus [esse mandamento é para o povo de Deus], porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.

Ele zela pela Sua santidade, e a santidade de Deus é refletida principalmente pelo povo de Deus. Por isso Pedro diz, “Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’” (I Pe 1:14-16)

O zelo pela santidade do seu nome deve ser a marca da Igreja de Cristo!

O que falta na igreja de hoje são homens como:

Elias - “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me” (I Re 19:14)

Paulo - que condena as pessoas que pregam um outro evangelho – “O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.” (Gl 1:7-10)

Epafras – homem que zelava pela igreja do Senhor – “Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus. Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis.” (Cl 4:12-13)

Isso é o que mais falta na igreja atual – homens como William Tyndale, Martinho Lutero, John Knox – homens de extremo zelo pela santidade de Deus.

Hoje as pessoas aceitam todo tipo de culto, todo tipo de adoração, todo tipo de doutrina, todo tipo de ‘jesus’ – sem zelo nenhum pela santificação do nome de Deus!

As pessoas aceitam todo tipo de heresia, culto e louvor, toda adoração cheia de corrupção, sem se levantarem para defender a santidade do nome de Deus!

Ninguém se levanta pela verdade e pela santidade de Deus, pois traz desconforto!

Essa história em Marcos 11 nos mostra o zelo de Jesus pelas coisas de Deus. O zelo de Cristo pela santificação do nome de Deus é tanta, que o lugar, ou a nação, ou a pessoa que professa ter os frutos de justiça de Deus, mas na verdade não produz nenhum fruto e acaba por profanar o nome de Deus, é condenada e amaldiçoada por Jesus!

Jesus condena toda instituição ou pessoa que proclama e professa pertencer a Deus, mas que na verdade não permanece em Cristo e não produz frutos do Espírito. A pessoa que traz consigo apenas profissão – sem mudanças radicais de caráter – é condenada por Jesus, pois Ele zela pela santidade de Deus!

CONTEXTO:

Como vimos na semana passada, esse é o segundo dia da última semana de Jesus.

Esse segundo dia é marcado por duas ações proféticas/parabólicas da parte de Jesus:

1 – Jesus condena a figueira

2 – Jesus condena o Templo

As duas ações são muito importantes e devem ser interpretadas uma com a ajuda da outra. Essas duas histórias mostram que o Templo, assim como aquela figueira, só é belo por fora. Exteriormente, o Templo [que representa toda a nação e religião de Israel] é como uma saudável figueira – promete frutos, refrigério e satisfação. Mas por dentro há apenas podridão. E já que não há nada de bom, só resta uma coisa: ser amaldiçoado!

Havia apenas confissão. Eles proclamavam com os lábios, mas o coração estava longe!

Mc 7:6 Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

O Templo era como uma bela folhagem verde que aparentava extrema saúde – magnífico, imenso, cheio de sacrifícios e pessoas religiosas – mas não passava de uma figueira podre!

** O Templo era uma confissão pública de que a nação de Israel tinha frutos para oferecer para as outras nações. Mas onde há apenas confissão, ali haverá condenação!

Israel, e principalmente o Templo, é representado pela figueira – uma nação que tem muitas folhas verdes e bonitas, mas que não tem frutos!

Divisão do Estudo:

I – a ação de jesus no templo (vS.15-16)

ii – a justificação de jesus (v.17)

III – a indignação e a admiração (V.18-19)

I – a ação de jesus no templo (vS.15-16)

15Chegando a Jerusalém, Jesus entrou no templo e ali começou a expulsar os que estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.16e não permitia que ninguém carregasse mercadorias pelo templo.

O primeiro dia encerrou-se com Jesus indo ao Templo, observando tudo e depois voltando à Betânia. Agora Jesus volta ao Templo não mais para examinar, mas com o veredicto de julgamento!

Após condenar a figueira que prometia frutos, mas não tinha nada além de folhas – uma parábola encenada que precede e explica a ação no Templo – Jesus chega a Jerusalém e entra no Templo.

“E ALI COMEÇOU A EXPULSAR OS QUE ESTAVAM COMPRANDO E VENDENDO. DERRUBOU AS MESAS DOS CAMBISTAS E AS CADEIRAS DOS QUE VENDIAM POMBAS E NÃO PERMITIA QUE NINGUÉM CARREGASSE MECADORIAS PELO TEMPLO”.

O Templo havia se tornado uma gigantesca feira, principalmente nessa época do ano. O comércio de animais era necessário para os que vinham adorar de outros lugares, assim como o câmbio de dinheiro.

A ação de Jesus não é primariamente contra o abuso dos preços dos animais e da troca de dinheiro, mas contra o lugar onde estava sendo realizado esse comércio. O Templo jamais deveria ser o lugar de comércio.

E ALI COMEÇOU A EXPULSAR OS QUE ESTAVAM COMPRANDO E VENDENDO

Provavelmente esse lugar é a Corte/Pátio dos Gentios.

Veja que Jesus não expulsa só os que ‘vendiam’, mas os que compravam também!

Tanto os vendedores como os compradores eram culpados!

Os vendedores – culpados por causa dos altos preços e pela cobiça.

Os compradores – culpados por serem fracos, dóceis e aceitarem a profanação!

DERRUBOU AS MESAS DOS CAMBISTAS E AS CADEIRAS DOS QUE VENDIAM POMBAS

As pombas eram os animais que as pessoas mais pobres usavam como ofertas ao Senhor [Lv 5:7Se não tiver recursos para oferecer uma ovelha, trará pela culpa do seu pecado duas rolinhas ou dois pombinhos ao Senhor: um como oferta pelo pecado e o outro como holocausto.]

Com as próprias mãos Jesus arremessa as mesas e as cadeiras.

Os cambistas faziam a troca de dinheiro para que as pessoas pagassem o imposto requerido em Êxodo 30:11-16.

A cena foi bem forte – dinheiro e pombinha voando para todo lado! O humilde Rei que havia entrado em Jerusalém montado em um jumentinho, agora age como o Senhor dos Exércitos, o Leão de Judá!

O zelo de Jesus pelas coisas sagradas do Senhor! Foi isso o que João relatou na primeira vez (Jo 2:15-17)

Sl 69:8-9 Sou um estrangeiro para os meus irmãos, um estranho até para os filhos da minha mãe; pois o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim.

V.16 – “E NÃO PERMITIA QUE NINGUÉM CARREGASSE MERCADORIAS PELO TEMPLO

A Corte/Pátio dos Gentios havia se tornado em um atalho para cruzar Jerusalém. As pessoas passavam por essa área como um modo de diminuir a caminhada. Elas passavam carregando todo tipo de coisas – mostrando uma total falta de zelo e respeito pela santidade do Templo.

[Alguns comentaristas acreditam que Jesus não permitia que fossem carregados utensílios (σκεῦος – Is.52:11) sagrados – usados para o Templo – como óleo, incenso... – sendo assim uma proibição na continuidade do funcionamento do Templo]

Tanto o uso para comércio como para atalho mostra que o Templo havia perdido o seu sentido verdadeiro.

Havia uma completa falta de reverência pela santidade daquele lugar.

Quem permitia essas pessoas fazerem do Templo uma grande feira?

A aristocracia sacerdotal! A liderança religiosa de Israel. Eles representam o estado espiritual da nação.

** Jesus não está purificando, mas sim condenando o Templo!

Expulsar as pessoas, derrubar mesas e proibir as pessoas de carregarem utensílios pelo templo são ações de condenação e não de purificação!

“As ações de Jesus são intencionalmente simbólicas. Como os profetas do A.T., Ele faz um gesto dramático encenando a rejeição de Deus para com o Templo. Ele ataca os alicerces de operação do templo: as contribuições e os sacrifícios. Se dinheiro não pode ser mais trocado pela santa moeda (aceita pelo Templo), então o apoio financeiro para os sacrifícios do Templo e o sacerdócio devem terminar. Se os animais para sacrifício não podem ser comprados, então o sistema sacrificial deve acabar. Se nenhuma mercadoria pode ser carregada pelo Templo, então a atividade de culto deve cessar.” (Zondervan Illustrated Bible Background Commentary – Mark, pg.271)

II – a justificação de jesus (v.17)

17E os ensinava, dizendo: "Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? Mas vocês fizeram dela um covil de ladrões".

Após todo o alvoroço causado pelas ações de Jesus no Templo, muitas pessoas foram até Ele, e Ele aproveitou o momento para ensinar o motivo de toda aquela ação. Jesus usa o momento em que todos os olhos estão voltados para Ele para dar a Sua justificação!

E OS ENSINAVA” – Jesus passou algum tempo no Templo expondo a Palavra de Deus, explicando as Escrituras.

Ele ensinava as pessoas usando Sola Scriptura! Não citava Aristóteles, Platão e Sócrates, mas a Palavra de Deus! Hoje, muitos pregadores usam tudo para ensinar as pessoas, menos a Bíblia! Esse é o padrão para um ministro fiel – ensinar as pessoas usando a Palavra e a Palavra de Deus apenas!

Jesus cita uma passagem de Isaías (56:7) e outra de Jeremias (7:11) como base para a Sua ação de condenação do Templo!

Is.56:6-7 E os estrangeiros que se unirem ao Senhor para servi-lo, para amarem o nome do Senhor e para prestar-lhe culto, todos os que guardarem o sábado sem profaná-lo, e que se apegarem à minha aliança, esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e seus sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos".

Jr 7:9-11 Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram,10e depois vir e permanecer perante mim neste templo, que leva o meu nome, e dizer: Estamos seguros!, seguros para continuar com todas essas práticas repugnantes?11Esse templo, que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladrões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso’ ", declara o Senhor.

A MINHA CASA” – O Templo deveria ser a Casa de Deus, e não a casa dos homens! O Templo deveria ser o lugar onde Deus era centralizado e adorado, mas havia se tornado o lugar onde os homens eram o centro!

O Templo deveria pertencer ao Senhor!

Toda atividade no Templo do Senhor deve passar pelo padrão aceito por Ele.

SERÁ CHAMADA CASA DE ORAÇÃO PARA TODOS OS POVOS” – O Templo deveria ser um lugar de oração!

Isaías fala de um Templo aonde pessoas de todas as nações viriam adorar a Deus.

ORAÇÃO = comunhão com Deus!

Essa palavra é importante para o contexto – ver 11:21-25

Era o lugar onde tanto o pobre como o estrangeiro podiam ir para orar e ter comunhão com Deus.

II Cro 7:15 De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.

I Re 8:29, 41-43 Estejam os teus olhos voltados dia e noite para este templo, lugar do qual disseste que nele porias o teu nome, para que ouças a oração que o teu servo fizer voltado para este lugar.41-43 "Quanto ao estrangeiro, que não pertence ao teu povo Israel, e que veio de uma terra distante por causa do teu nome pois ouvirão acerca do teu grande nome, da tua mão poderosa e do teu braço forte — quando ele vier e orar voltado para este templo, ouve dos céus, lugar da tua habitação, e atende o pedido do estrangeiro, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome e te temam, como faz Israel, teu povo, e saibam que este templo que construí traz o teu nome.

Como alguém ia orar e meditar nas maravilhas de Deus no meio de todo aquele barulho? Como alguém ia conseguir orar e examinar a própria vida com o barulho de animais e pessoas gritando por todo o pátio?

O Templo era tudo, menos um lugar de adoração!

O desejo de Deus era que povos de outras raças e nações viessem adorá-Lo em seu Templo. Mas os líderes religiosos fizeram do único lugar aonde os gentios podiam ir para orar um mercado barulhento e sujo. Eles expulsaram os gentios que queriam adorar a Deus para abrir espaço para o lucro e cobiça!

Lucas 18:10 fala de dois homens que foram ao templo para orar – um era um fariseu e o outro um publicano. O fariseu = judeu usa o templo não para adorar ao Senhor através da oração, mas para se exaltar. Pode-se ver um outro exemplo do mau uso do templo!

MAS” – conjunção coordenativa adversativa – estabelece uma relação de contraste entre as frases – ‘Esse Templo era para ser um lugar de comunhão verdadeira entre Deus e o homem, lugar de focar em Deus, MAS...’ Enfatiza a contradição!

VOCÊS FIZERAM DELA UM COVIL DE LADRÕES” – Jesus diz que o culpado são todos eles. Começando com a liderança e descendo até o último nível da camada - o pobre que comprava e incentivava todo o sistema – todos fizeram do templo um covil!

* O contexto de Jeremias 7 é a condenação do Templo!

COVIL DE LADRÕES – Essa frase tem dois significados:

1 – o covil de ladrão era um lugar onde os ladrões se escondiam. Ninguém os achava nesses buracos. O templo virou um lugar de esconderijo. Eles aprontavam de tudo, profanavam o nome do Senhor e depois achavam que podiam se esconder no Templo e isso é claramente condenado por Jeremias (7)

Os líderes religiosos e todo o povo tentavam esconder a impureza dos corações dentro desse magnífico lugar – o templo.

2 – O covil de ladrões era o lugar onde os ladrões se escondiam para roubar a próxima vítima. Os buracos eram escondidos nas estradas fazendo com que eles pudessem pegar suas vítimas de surpresa, sem serem vistos publicamente.

Os líderes religiosos se escondiam no Templo à espera de uma próxima vítima (Mc 12:41-44).

LADRÕES – esses homens eram ‘saqueadores’ (gk. λῃστής). Eles saqueavam as pessoas:

cobravam altas inflações, a taxa de câmbio era de 10-12% (extorsão pura), os sacerdotes ganhavam um lucro das vendas e ganhavam para que os cambistas se instalassem no Templo, as pessoas eram obrigadas a trocarem dinheiro no templo e os animais que eram muito mais baratos em outros lugares eram vendidos por altíssimos preços – uma verdadeira ladroagem!

O que era para ser a CASA de Deus e a CASA de oração se tornou em COVIL de ladrões! A CASA de Deus e de oração – uma casa santa - se transformou em uma casa ‘leprosa’.

O Templo, assim como aquela figueira (11:12-14), tinha uma grande beleza externa, aparentava saúde e prometia vida, mas por dentro estava todo podre! Não havia frutos de santidade e justiça, apenas cobiça e hipocrisia!

* HOJE:

A igreja atual em muito se assemelha ao estado do templo e da religião judaica!

As igrejas hoje em dia são indústrias de dinheiro e marketing.

O uso das igrejas para a promoção de: CDs, livros, shows de música, venda de diversos tipos de Bíblia, venda de óleos para unção, venda de água que liberta, pedaço de pano que cura... está sob a direta condenação trazida por Jesus.

“Qualquer igreja ou ministério que tenta tirar vantagem da presença de Deus para ter lucros e construir um império financeiro está sob o julgamento de Jesus.” (Zondervan Illustrated Bible Background Commentary – Mark, pg.271)

Hoje as pessoas fazem os maiores absurdos com dinheiro e acham que podem encontrar proteção na igreja! Exemplos: O caso do ‘apóstolo’ Hernandes e ‘bispa’ Sônia – dois ladrões que se escondem atrás do templo da igreja Renascer. O que falar de Edir Macedo, Valdomiro, Malafaia e tantos outros que usam o cristianismo para terem enorme lucro?!

III – a indignação e admiração (vs.18-19)

18Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei ouviram essas palavras e começaram a procurar uma forma de matá-lo, pois o temiam, visto que toda a multidão estava maravilhada com o seu ensino.19Ao cair da tarde, eles saíram da cidade.

OS CHEFES DOS SACERDOTES E OS MESTRES DA LEI OUVIRAM ESSAS PALAVRAS

Os ‘chefes dos sacerdotes’ são os ‘donos’ do templo. São eles quem decidiam o que poderia ser feito naquele lugar. Os chefes dos sacerdotes formavam um grupo de cerca de duzentos homens, estando apenas sob o sumo sacerdote; eram eles quem cuidavam do templo.

A acusação de Jesus contra o templo implica em acusação contra eles!

Jesus já havia avisado que esses homens estariam envolvidos em Sua morte: 8:31Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse.

E COMEÇARAM A PROCURAR UMA FORMA DE MATÁ-LO,

A indignação dos líderes religiosos.

A ira deles está aumentando!

Quando você se levanta para proteger a integridade da santidade de Deus, você será atacado! Mas ai daquele que não se levanta!

* Como você reage quando é confrontado com a verdade?

Eles não se auto-examinaram para ver se era verdade, mas ficaram irados!

“POIS O TEMIAM” – As ações de Jesus geram pavor nos líderes religiosos! O medo é tão grande que eles começam a planejar um meio de matá-Lo!

Como pode um homem vindo da Galiléia entrar no Templo fazendo e falando tais coisas?

VISTO QUE TODA A MULTIDÃO ESTAVA MARAVILHADA COM SEU ENSINO

A admiração! Até agora eles estão atraídos pelo radicalismo de Jesus!

Muitas pessoas gostaram das ações e do ensino de Jesus, pois Ele fez o que muitos tinham vontade, mas não tinham coragem!

Devido à acusação levantada por Jesus, muitos querem a Sua morte. Um princípio prático pode ser tirado de lição: muitos cristãos ignoram os pecados das igrejas por medo – não se levantam, aceitam-nos e como conseqüência promovem a iniqüidade por temor de homens. Isso é egoísmo, pois essas pessoas estão mais preocupadas com a fama e preservação do nome de homens do que com a santidade do nome de Deus e da Igreja de Cristo!

“Muitos cristãos permanecem vergonhosamente em silêncio diante da perversidade e imoralidade, principalmente quando são manifestadas dentro dos seus próprios grupos (igrejas). O desafio profético de Jesus custou a sua própria vida.” (Zondervan Illustrated Bible Background Commentary – Mark, pg.269).

Veja o que muitos dizem como desculpa para não se levantarem e condenarem os pecados da igreja: “Amados, por favor CUIDADO ao tocarem nos ungidos de Deus, por mais que estejam eles errados. Vamos vigiar, em nome de Jesus.” ( http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=igreja&op=display&num=576& start=60)

I Pe 4:7,17 – 7 O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração.17 Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

O julgamento começa pela casa de Deus, por isso o povo de Deus deve ser criterioso e sóbrio!

O cristão é chamado a analisar e criticar as coisas (I Tess 5:21).

“O Senhor de Malaquias, a quem eles tanto esperavam, chegou inesperadamente ao Templo (Ml 3:1). Mas eles já haviam desprezado o ‘Elias’ de Malaquias que iria refinar os Levitas (3:3-4).

As autoridades de Israel não estão só despreparadas como também hostis: a terra é então condenada (4:6).” (Commentary on the New Testament Use of the Old – Baker – pg.209)

A destruição começou! O ódio vai culminar na sexta, quando Jesus será morto – o sacrifício será ofertado – e a adoração não mais será feita pelo Templo, mas pela Cruz. Pois é só na cruz de Jesus que há verdadeira adoração, salvação, expiação e libertação!

CONCLUSÃO:

1 - Uma vez que nós somos o Templo de Deus (I Co 6:19), se Jesus nos visitar como Ele visitou o Templo e como Ele visita as igrejas em Apocalipse, o que Ele vai encontrar?

O que Jesus viria em você (o templo de Deus)?

* a mesma cobiça por lucro e mais lucro?

* a mesma hipocrisia dos líderes religiosos em apenas aparentar uma coisa?

* um covil de ladrões?

* falta de zelo pela santidade de Deus?

* uma casa de oração?

* uma figueira com frutos?

2 – Zelo pelas coisas do Reino de Deus: somos chamados a seguirmos o exemplo do Senhor, cujo nome é Zeloso (Ex 34:14) – seguirmos o exemplo de Jesus, Elias, Paulo Lutero e tantos outros homens que zelavam pela santidade de Deus.

Não seja morno, pois os mornos serão vomitados!

Temos que ser zelosos por adoração genuína = bíblica!

Quando você tem uma visão limitada de Deus, você age de uma forma que mostra que as coisas do Senhor não são santas.

Os judeus perderam o entendimento da santidade de Deus. A santidade de Deus é algo que deve gerar um grande temor em todas as pessoas. Mas devido à perda de zelo pela santidade de Deus, os judeus se comportavam como se nada tivesse problema. O mesmo ocorreu na igreja Católica Romana (na época Medieval) e o mesmo ocorre com a igreja atual.

O grande problema da falta de temor pela santidade afeta o que é mais essencial para o homem: ADORAÇÃO!

Eles perderam o temor pela santidade de Deus e como conseqüência eles tinham uma adoração vazia – nada além de folhas!

Que o zelo pelas coisas de Deus nos consuma de forma geral:

· Zelosos pela santidade de Deus nos nossos casamentos – no modo como tratamos nossos maridos e esposas;

· Zelosos pela santidade de Deus no modo de educar nossos filhos – zelo para que eles sejam doutrinados diariamente pela Palavra de Deus;

· Zelosos pela santidade de Deus nos nossos trabalhos e divertimentos – prestaríamos maior atenção nos filmes e programas que assistimos;

· Zelosos pela santidade de Deus na igreja – já nos prepararíamos no sábado para o culto de domingo; domingo seria verdadeiramente o Dia do Senhor.

Que o Senhor nos conceda graça para sermos zelosos e não legalistas; falarmos a verdade, mas em amor; criticar o errado, mas fazer o certo; condenar as falsas doutrinas, mas viver a sã doutrina – tudo isso só é possível através da misericórdia de Deus!

4 comentários:

  1. Amado, seu texto é muito edificante e me ajudou a entender melhor os versículos que eu irei compartilhar com meus irmãos, mas não posso deixar de externar minha tristeza ao ler seu comentário sobre os pastores, inclusive chamando dois deles de ladrões. Creio que apenas mencionar o que ele fazem já era suficiente. Sei que a busca da santidade e da perfeição deve ser uma preocupação constante na vida dos cristãos. Entretanto, por mais que nos esforcemos, não conseguimos a perfeição, ou seja, todos pecamos. Deus é o justo juiz e não nos constituiu juízes uns dos outros. Graça e Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Francisco, fico alegre em saber que o estudo lhe serviu para a sua edificacao! Que o Senhor o abencoe! Sobre a sua critica construtiva sobre mencionar certos pastores como ladroes, eu creio que a Palavra de Deus nos permite usar os nomes daqueles que nao se arrependem. Uma pessoa que prega falsa doutrina seria um falso mestre; uma pessoa que nao se arrepende de adilterio seria um adultero; uma pessoa que nao se arrepende das mentiras e um mentiroso; uma pessoa que rouba e um ladrao. Alguns dos nomes citados ja foram judicialmente provados enquanto outros aguardam o grande dia. Um forte abraco e muito carinho. Muito obrigado!

      Excluir
  2. Me ajudou muito a preparar a aula da escola dominical.
    Muito obrigado e Deus vos abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom tem me ajudado muito nos sermões

    ResponderExcluir