segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Autoridade de Jesus é Questionada – Marcos 11:27-33


Serie de Sermões em Marcos
Titulo: A Autoridade de Jesus é Questionada – Marcos 11:27-33
Pregado na manhã de Domingo, do dia 28 de Agosto de 2011,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros
Marcos 11:27-33 27 Chegaram novamente a Jerusalém e, quando Jesus estava passando pelo templo, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos e perguntaram.28 "Com que autoridade estás fazendo estas coisas? Quem te deu autoridade para fazê-las?"29 Respondeu Jesus: "Eu lhes farei uma pergunta. Respondam-me, e eu lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas. 30 O batismo de João era do céu ou dos homens? Digam-me! " 31 Eles discutiam entre si, dizendo: "Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele?’32 Mas se dissermos: ‘dos homens’... " Eles temiam o povo, pois todos realmente consideravam João um profeta. 33Eles responderam a Jesus: "Não sabemos". Disse então Jesus: "Tampouco lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas".
Introdução e Contextualização:
Hoje começaremos o terceiro dia da última semana de Jesus em Jerusalém. Logo pela manhã, no caminho para Jerusalém, Ele ensinou sobre fé, oração e perdão. Agora, Marcos nos relata o que aconteceu dentro do Templo nesse terceiro dia.
O que nós veremos é uma série de tentativas da parte dos líderes religiosos de Israel para achar um ‘deslize’ nas palavras de Jesus para que eles consigam condená-Lo.
A primeira tentativa de pegar Jesus está nos versículos 27-33; a segunda em 12:13-17 com a questão dos impostos feita por fariseus e herodianos; a terceira tentativa está em 12:18-27 com a questão sobre o casamento após a ressurreição; e a última tentativa que Marcos relata está em 12:28-34, quando um dos mestres da lei questiona Jesus sobre o mais importante dos mandamentos.
Em todas essas situações, as questões direcionadas a Jesus não são feitas com o propósito de aprender a verdade com aquele que é a Verdade encarnada, mas com o propósito de ‘apanhar’ Jesus – 12:13 - ἀγρεύω – caçar Jesus. Eles querem apanhar Jesus de alguma forma para matá-Lo.
Sl 140:5 1Livra-me, Senhor, dos maus; protege-me dos violentos,2que no coração tramam planos perversos e estão sempre provocando guerra.3Afiam a língua como a da serpente; veneno de víbora está em seus lábios.4Protege-me, Senhor, das mãos dos ímpios; protege-me dos violentos, que pretendem fazer-me tropeçar. 5Homens arrogantes prepararam armadilhas contra mim, perversos estenderam as suas redes; no meu caminho armaram ciladas contra mim.
A ira contra Jesus está chegando ao nível máximo; os líderes religiosos que já odiavam Jesus desde o começo do seu ministério (Mc. 3:22) agora já não conseguem mais suportá-Lo, principalmente depois de entrar em Jerusalém como um rei-messiânico e, pior de tudo, amaldiçoar o templo.
Então eles começam a procurar alguma forma para matar Jesus – Lc. 19:47 Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo.
A autoridade de Jesus é o ‘dedo na ferida’ desses homens. Eles estão se queimando de inveja e ciúme de Jesus, pois eles não possuem a autoridade que Jesus possui e as pessoas estavam maravilhadas com isso:
Veja Marcos 1:22 , 27; 2:10; 3:14-15 e também João 2:18 ; 5:27; 10:18
Os líderes de Israel acham que com a ‘maravilhosa sabedoria’ deles, irão conseguir apanhar Jesus de forma astuta. Eles se acham mais sábio que Jesus. Creio que I Co 1:19 resume muito bem essa história:19 Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes"
CONTEXTO:
O acontecimento do segundo dia é de extrema importância para entendermos essa história. Em Marcos 11:12-19 vimos que Jesus entrou no templo e amaldiçoou aquele lugar, condenando o centro religioso de Israel. Como um ‘professorzinho’ da Galiléia se atreve a entrar no lugar mais ‘santo’ do mundo e condenar aquele lugar? A condenação implica em condenação a todo o sistema religioso de Israel – sacerdotes, sumo-sacerdotes, levitas, escribas, fariseus e saduceus. Por isso uma delegação vinda do Sinédrio se aproxima de Jesus na tentativa de apanhá-Lo e terminar com todo esse alvoroço!
Divisão do Estudo:
I – OS ‘SÁBIOS’ TENTAM APANHAR JESUS (V.28)
II – O PREPARO E A SABEDORIA DE JESUS (VS.29-30)
III – OS ‘SÁBIOS’ SÃO APANHADOS NA ASTÚCIA DELES (VS.31-33)

I – OS ‘SÁBIOS’ TENTAM APANHAR JESUS (V.27-28)
27 Chegaram novamente a Jerusalém e, quando Jesus estava passando pelo templo, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos e perguntaram. 28 "Com que autoridade estás fazendo estas coisas? Quem te deu autoridade para fazê-las?"
Chegaram novamente a Jerusalém e, quando Jesus estava passando pelo templo,” – Essa é a terceira vez que Jesus entra em Jerusalém (11:11, 15). A repetição de εροσόλυμα nos faz lembrar da promessa de Jesus em 10:33 – esse é o lugar de sofrimento.
Será que essa promessa se cumprirá agora?
PASSANDO PELO TEMPLO” - Esse foi o grande foco de Jesus na sua última semana. No primeiro dia Ele entra em Jerusalém e vai para lá (11:11). No segundo dia, o Templo foi o foco (11:15). Em 14:49 Jesus diz ter ensinado todos os dias até o seu julgamento.
O Templo foi o foco, pois ele representa todo o sistema religioso de Israel.
Agora, imagina o medo dos comerciantes ao verem esse ‘maluco’ de novo no Templo.
* A coragem de Jesus. Ele não teve medo em nenhum instante! Em Marcos 10:32 nós vemos Jesus indo à frente de todos – a coragem de Cristo. Agora ele vai para o lugar mais perigoso e prega a verdade!
Hb 12:1-2 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
Ele não teve medo da morte! Lucas 20:1 nos diz que Jesus estava de volta no Templo pregando o Evangelho [Certo dia, quando Jesus estava ensinando o povo no templo e pregando as boas novas, chegaram-se a ele os chefes dos sacerdotes, juntamente com os mestres da lei e os líderes religiosos,]!
Ele não ficou na casa de Lázaro (ou Simão) esperando ‘a poeira baixar’ – Ele voltou no dia seguinte ao templo e pregou e ensinou o evangelho!
Nota Importante:
O historiador judeu Joséfo relata que antes da guerra contra Roma, os líderes de Jerusalém prenderam um camponês rude, Jesus, filho de Ananias, pois ele havia profetizado ‘ais’ [oráculos de destruição] contra a cidade, as pessoas e o santuário dia e noite. Mesmo depois de preso essa homem continuava proclamando a destruição, até que ele foi levado perante o governador romano que o julgou como um maníaco e o esfolou até os ossos (Josephus, J.W.6.5.3).
O ‘Leão da tribo de Judá’ vai sem medo, pois Ele sabe que: O ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão. (Pv 28:1)
Jesus está vestido da couraça da justiça, por isso Ele volta com coragem para o pior campo de batalha.
No dia anterior, Jesus havia diagnosticado a doença, mas agora Ele dá a cura. No dia anterior Ele deu a terrível notícia da condenação do Templo, mas agora Ele dá a maravilhosa notícia da salvação. E isso irrita profundamente os líderes religiosos.
Jesus passou o terceiro dia da Sua última semana ensinando e pregando a verdade no Templo. Por algumas horas a verdade reinou no covil de ladrões!
APROXIMARAM-SE DELE OS CHEFES DOS SACERDOTES, OS MESTRES DA LEI E OS LÍDERES RELIGIOSOS E PERGUNTARAM
Nós podemos ver claramente que o ataque vem da parte dos líderes religiosos. São eles quem se aproximam e fazem a pergunta a Jesus!
Em Lucas 20:1, Lucas usa a palavra φίστημι que tem o sentido de atacar, chegar de forma agressiva.
A presença dos chefes dos sacerdotes (ἀρχιερεύς), mestres da lei/escribas (γραμματεύς) e líderes religiosos – presbíteros/anciãos (πρεσβύτερος - homens saduceus e fariseus) demonstra que a liderança religiosa inteira de Israel está contra Jesus!
Se os líderes espirituais de Israel estão contra Jesus, então todo Israel está contra Jesus. Mesmo que por um pouco de tempo a nação pareça estar a favor de Jesus, logo todos estarão contra o Filho do Homem.
Os três grupos que se aproximam de Jesus formam os grupos profetizados por Jesus em 8:31. O leitor atento se perguntaria, “Será que é agora que Jesus vai ser morto?”.
* Imagine a angústia dos discípulos ao verem os três grupos que Jesus havia profetizado que iriam crucificá-lo!
** Esses líderes religiosos estão furiosos com Jesus, e isso já faz tempo (3:22). Esse rabino da Galiléia não só incomodava com os ensinos, curas e milagres, mas agora com ações contra o Templo! Veja como Lucas diz: Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo (19:47)
Então eles se achegam a Jesus como hienas famintas e tentam emboscá-Lo com uma pergunta que aparentemente seria fatal. Eles querem tirar todo o crédito de Jesus com o povo e achar um motivo para condená-Lo.
COM QUE AUTORIDADE ESTÁS FAZENDO ESTAS COISAS? QUEM TE DEU AUTORIDADE PARA FAZÊ-LAS?” [καὶ ἔλεγον αὐτῷ· ἐν ποίᾳ ἐξουσίᾳ ταῦτα ποιεῖς; τίς σοι ἔδωκεν τὴν ἐξουσίαν ταύτην ἵνα ταῦτα ποιῇς;]
** Isso não é uma pergunta sincera para saber a verdade, mas uma tentativa de humilhar Jesus e arrumar a prova de que Ele era um blasfemador. Eles querem que Jesus dê uma resposta que vai levá-Lo a um descrédito total. Por isso eles atacam a autoridade de Jesus, pois eles sabiam que a autoridade de Jesus não vinha do Sinédrio.
É a autoridade de Jesus que provocava esses homens! Jesus nunca havia pedido a autorização deles para nada; Jesus nem se quer se importava com autoridade deles.
AUTORIDADE = ἐξουσία = liberdade para agir, direito de agir conforme a sua vontade, poder de decidir, agir e determinar!
Autoridade e poder, mas não só o poder: o direito de exercer seu poder é o que gera mais revolta neles.
Jesus já havia demonstrado autoridade sobre as doutrinas/ensinos e os demônios (1:28), sobre os doentes e sobre o perdão (2:10) e agora sobre o Templo.
A autoridade de Jesus havia trazido admiração e espanto na região da Galiléia (1:22, 27; 2:10,12). “Mas essa autoridade ‘carismática’ é diferente de uma autorização oficial requerida para reivindicar uma palavra decisiva nos negócios de Jerusalém e do Templo. O que Jesus fez desde a sua chegada em Jerusalém, e a maneira na qual as pessoas têm respondido, tem constituído algo que requer uma autoridade que não pode ser ignorada por aqueles que têm a responsabilidade pela vida religiosa e comunitária da cidade.” (R.T. France, The New International Greek Testament Commentary-Mark, Eerdmans, pg. 452).
FAZENDO ESSAS COISAS” – Que coisas são essas?
Mateus 21:14-16, 23 nos diz que Jesus ensinou e curou dentro do Templo. Mas o que mais irou os líderes religiosos foi a ação parabólica de Jesus sobre a condenação do Templo.
Eles ficaram indagados como esse homem de Nazaré entrou no Templo e amaldiçoou aquele ‘santo’ lugar proclamando que aquilo era um covil de ladrões.
ESSAS COISAS’, referem-se à ação de Jesus em derrubar as mesas dos cambistas, impedir as compras e proclamar que aquele lugar era um covil de ladrões!
A pergunta deles pode ser interpretada dessa forma:
“Quem te deu a autoridade e a permissão para vir aqui e condenar esse santo lugar, professorzinho de Nazaré? Cadê as suas credenciais, pois nós não te demos?! ”
A estratégia da liderança de Israel é transparente. Ao abordar Jesus diante das pessoas, eles buscam mostrar que Jesus é um estranho, um intruso que não deve ser considerado como digno de confiança. Já que status é um produto de uma alegação de certa posição juntamente com a confirmação pública dessa alegação, esses líderes de Jerusalém tentam humilhá-Lo publicamente através da tentativa de jogar dúvida na sua autoridade.” (Joel Green – The New International Commentary on the New Testament - Gospel of Luke – Eerdmans, pg. 699)
A armadilha foi colocada e arma apontada para Jesus!

II – O PREPARO E A SABEDORIA DE JESUS (VS.29-30)
29 Respondeu Jesus: "Eu lhes farei uma pergunta. Respondam-me, e eu lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas. 30 O batismo de João era do céu ou dos homens? Digam-me! "
Esses homens não sabiam com quem estavam mexendo!
Lucas 2:52 Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. - Jesus cresceu em sabedoria!
Mc 6:2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam ficavam admirados. "De onde lhe vêm estas coisas? ", perguntavam eles. "Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes milagres que ele faz?
A sabedoria de Jesus causava admiração!
I Co 1:30 É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós
Cl 2:3 Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.
Esses líderes religiosos se achavam muito sábios e espertos; eles achavam que com a sabedoria deles iriam conseguir pegar Jesus, mas não sabiam que estavam diante de ‘onde estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento’!
A armadilha que eles armaram para pegar Jesus é desfeita através da resposta de Jesus, resposta essa que é na verdade uma contra-questão – 11:29 Respondeu Jesus: "Eu lhes farei uma pergunta. Respondam-me, e eu lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas.
Jesus constantemente pegava seus adversários respondendo com uma pergunta [contra-pergunta]. Isso era uma tática usada em debates e pelos rabinos - Jesus gostava dessa tática (2:6-9, 18-19,24-26; 3:23-24; 10:2-3, 37-39; 12:14-16).
A CONTRA-PERGUNTA:
v.30 O batismo de João era do céu ou dos homens? Digam-me!
DO CÉU” é o mesmo que ‘de Deus’. Visto que os judeus não falam a palavra ‘Deus’, eles trocaram por ‘céu’. ‘Céu’ é sinônimo de ‘Deus’ (assim como Reino dos Céus é sinônimo de Reino de Deus).
O BATISMO DE JOÃO” - o chamado ao arrependimento que era respondido através da imersão das pessoas nas águas (batismo) como símbolo desse arrependimento, foi o que marcou a vida e o ministério de João Batista.
* Ele era chamado João Batista devido à sua prática de batizar as pessoas (Mt 3:1-12; Lc 3:1-20).
O batismo nas águas ministrado por João foi tão radical e diferente que se tornou a marca da sua vida. “O batismo de João era a característica mais distinta e memorável da sua atividade pública” (R.T. France, pg. 454).
O batismo de João foi tão impactante que pessoas até mesmo de Jerusalém foram até ele para serem batizadas (Mc.1:5).
** Mas o próprio João confessou que o batismo dele era uma antecipação para o batismo mais efetivo daquele mais poderoso do que ele – Jesus (1:7-8).
Todo o ministério de João estava ligado ao de Jesus e vice-versa! Não dá para ter um sem o outro!
“Nosso Salvador mostra quão íntima era a doutrina e o batismo de João com a dele. Eles tinham a mesma origem, design e tendência.” (Matthew Henry)
A resposta de alguém para com o ministério de João era um barômetro que revelava o quão orientada essa pessoa estava dos planos de Deus. Lc 7:29-30 Todo o povo, até os publicanos, ouvindo as palavras de Jesus, reconheceram que o caminho de Deus era justo, sendo batizados por João.30 Mas os fariseus e os peritos na lei rejeitaram o propósito de Deus para eles, não sendo batizados por João.
* A LÓGICA DA PERGUNTA (A SABEDORIA E A ASTÚCIA DE JESUS):
O ministério de João Batista só podia ser de Deus ou do diabo (dos homens).
· Se eles afirmassem que o batismo de João era plano de Deus, então eles estariam em condenação no passado, pois eles não foram batizados, e condenação presente, por não aceitaram o ministério de Jesus que foi tremendamente enfatizado e proclamado por João.
· Se eles afirmassem que o batismo de João era coisa dos homens, então eles estariam fazendo com que todo o povo fosse contra eles, pois a grande maioria das pessoas aceitava o ministério de João como algo divino.
Um número muito grande de pessoas aceitou João como um profeta de Deus (Lc. 7:29)
Mt 14:5 Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo, porque este o considerava profeta.
Malaquias 3:1 "Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá", diz o Senhor dos Exércitos.
Se eles tivessem acreditado em João, iriam aceitar a Jesus e entenderiam que Ele tinha todo o direito de fazer aquelas coisas no templo, pois o templo era Seu!
Se João era o Elias profetizado por Malaquias, então eles não só haveriam desprezado somente o chamado preparatório do arrependimento (e assim estariam sob julgamento), mas também haveriam rejeitado a Jesus - se opondo ao Messias, o próprio Senhor do templo.” (Beale and Carson – Commentary on the New Testament Use of the Old Testament – Baker, pg.212)
Agora eles ficam sem saída! Com essa resposta (usando a contra-pergunta), Jesus passa para o ‘banco do piloto’ e é Ele quem passa a controlar o debate.
A soberania de Jesus! Ele tem poder e controle sobre todas as coisas!!!
Ele vira a arma, que antes estava apontada para Ele, para a cara deles!
DIGAM-ME” - A autoridade de Jesus! A autoridade é tão real que esses homens acabam se prostrando e tendo que se submeter à autoridade de Jesus! Ele aperta ainda mais o parafuso!
Agora são eles quem precisam responder!!!

III –  OS ‘SÁBIOS’ SÃO APANHADOS NA ASTÚCIA DELES (vs.31-33)
31 Eles discutiam entre si, dizendo: "Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele?’32 Mas se dissermos: ‘dos homens’... " Eles temiam o povo, pois todos realmente consideravam João um profeta. 33Eles responderam a Jesus: "Não sabemos". Disse então Jesus: "Tampouco lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas".
Esses homens que eram tão sábios e tão poderosos são pegos na própria armadilha!
ELES DICUTIAM ENTRE SI” - Eles são tão superficiais e estão tão despreparados, que começam a discutir entre eles mesmos. διαλογίζομαι – essa palavra tem o sentido de avaliar e debater algo levando a uma resposta confusa. “Uma mente confusa interagindo com outras mentes confusas, reforçando a confusão original.” (http://strongsnumbers.com/greek/1260.htm)
Eles tinham duas alternativas e as duas alternativas levariam a uma resposta com terríveis consequências:
1° ALTERNATIVA- v.31 Eles discutiam entre si, dizendo: "Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele?’
Se eles dissessem que o ministério de João era de Deus, então eles se auto-condenariam, pois eles rejeitaram o batismo e estão rejeitando o ministério de Jesus.
2° ALTERNATIVA – V.32 Mas se dissermos: ‘dos homens’... "
Marcos não termina, mas Lucas nos mostra o que eles falaram:“Mas se dissermos: ‘dos homens’ todo o povo nos apedrejará.” (Lc 20:6)
Eles seriam mortos apedrejados, pois seriam acusados de blasfêmia, visto que haviam rejeitado o profeta de Deus.
** Por isso eles ficam discutindo entre si! Jesus colocou-os dentro da arapuca deles mesmo!
A HUMILHANTE RESPOSTA:
33Eles responderam a Jesus: "Não sabemos".
Eu imagino quão difícil deve ter sido para sair essas palavras pela boca deles.
A tarefa deles era saber isso. Eles viviam para isso, para saber se algo era de Deus ou não; eles eram respeitados pela avaliação das coisas; eram os sacerdotes que deveriam saber se algo era puro ou impuro – e a reposta deles é humilhante: NÓS NÃO SABEMOS!
A verdade é que eles tinham uma resposta. Para eles, o batismo de João era invenção de homens, pois eles mesmos não foram batizados.
Eles mentem! Humilhados e ainda assim não estão quebrantados.
Sl 59:12 Pelos pecados de suas bocas, pelas palavras de seus lábios, sejam apanhados em seu orgulho. Pelas maldições e mentiras que pronunciam,
Pv 16:18 O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.
Por que Eles Mentem?Por que eles ocultam a verdadeira resposta?
v.32 Mas se dissermos: ‘dos homens’... " Eles temiam o povo
Eles temiam o povo. Eles temiam homens, por isso eles mentem e ocultam a verdadeira resposta!
Pv 8:13 Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.
Se eles temessem ao Senhor, teriam odiado o mal!
O temor de homens revela um coração totalmente sem fé em Deus! Esses homens ainda estão escravizados pelo medo da morte. O temor da morte os leva a buscar a segurança que eles tanto adoravam – a segurança do respeito dos homens.
Eles viviam para serem respeitados por homens, vivam para serem louvados e prestigiados por homens, por isso eles negam a verdade!
Eles não estão preocupados com a verdade, mas apenas em manter a reputação diante dos homens e o poder religioso.
Assim como muitas pessoas (ministros) que hoje estão muito mais preocupadas com a reputação diante dos homens, a verdade da Palavra é deliberadamente rejeitada.
Temer os Homens faz com que a pessoa:
1 – negue a verdade; 2 – não proclame a verdade; 3 – tenha vergonha da verdade.
Dt 1:17 não temereis a face de ninguém (homens), porque o juízo é de Deus
Pv 29:25 Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro.
I Ts 2:4 como homens aprovados por Deus, a ponto de nos ter sido confiado por ele o evangelho, não falamos para agradar a pessoas, mas a Deus, que prova os nossos corações.
* Eles sabem a verdade, mas não falam por temerem aos homens!
Mc. 8:38 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos
A CONSEQUÊNCIA FINAL:
v.33 Disse então Jesus: "Tampouco lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas".
A condenação de Jesus para com a hipocrisia e o desprezo por parte desses homens.
Acabou! Jesus não irá revelar mais nada para esses homens!
* Essa é a pior coisa que existe – o Filho de Deus tão próximo de você e ao mesmo tão ausente devido à sua dureza de coração!
A graça de Deus chegou ao fim. Não há mais revelação para eles, a porta foi fechada – nenhuma luz entrará mais nos olhos desses homens.
* O quanto você tem desprezado o Evangelho?
A prova disso é vista na próxima história, quando Jesus volta a ensinar através de parábolas, a sua arma de guerra para com os que O rejeitaram! Ele não joga mais pérolas aos porcos!
Mas além da tristeza de ver o fim da graça de Deus para com esses homens, nós podemos ver a autoridade Cristo reinando em todo tempo e em todo lugar!
Até nas situações mais críticas a sabedoria e a soberania de Jesus são evidentes!
* Os líderes religiosos foram tentar apanhar Jesus questionando-O sobre a sua autoridade e a autoridade dEle fez com que esses homens fossem apanhados em sua própria arapuca!

CONCLUSÃO:
1 – Jesus tem toda autoridade! É dEle toda autoridade nos céus e na terra! Nas situações mais difíceis, lembre-se que Ele está governando todas as coisas. A autoridade está toda nas mãos de Jesus – não está com Gandhi, nem com Kardec, Buda, o Papa e nem com nenhum líder religioso ou político, mas com Jesus!
Mt. 28:18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Cl 2:10 9 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.
E essa autoridade foi dada aos cristãos para proclamarem a Verdade do Evangelho. Quando pregamos a Verdade de Deus, podemos declarar com autoridade, pois essa autoridade nos foi dada por Jesus:
Mt 28:18-20

2 – Visto que Jesus nos deu a autoridade para proclamarmos a Verdade do Evangelho revelado nas Escrituras, não precisamos temer os homens! Que não sejamos iguais aos líderes religiosos que temiam mais aos homens do que ao Senhor! Quando alguém teme a homens, essa pessoa esconde, ignora e negligencia a Verdade! Ai daqueles que se envergonham e desprezam a verdade de Deus por temor de homens!
3 – Cuidado para que você não seja como esses líderes religiosos que tiveram Jesus em sua frente, mas foram ignorados por Ele devido à dureza do coração! Cuidado com o quanto você tem desprezado a graça de Deus em sua vida! Se Jesus tem te chamado a segui-Lo, então corra para Ele!

Um comentário: